Nobre Nicolasbb,
Bom dia. Sua observação achei interessante, no entanto discordo de alguns pontos.
Eu, nas minhas aventuras, utilizo bastante os ATRIBUTOS. Vamos a eles.
Citação:AGILIDADE, p. ex.. Se for um movimento que envolva todo o corpo pode ser testada com ACROBACIAS. Se for com as mãos, com, uma MALABARISMO é a melhor pedida etc... Até ESQUIVA (téc. de combate) pode ser usada eventualmente. De modo que, nesse atributo, não sobra espaço para qualquer teste puro, a meu ver.
Em aventuras minhas, eu testo AGILIDADE para movimentos rápidos. Utilizando o corpo todo, há situações que ACROBACIA não serviria e sim VELOCIDADE. Um exemplo bem banal, uma corrida de cavalos.
Citação:FÍSICO. Tudo pode ser testado com Resistência Física.
Eu utilizo o FÍSICO quando um herói sofre uma pancada violenta. Para o uso da RESTÊNCIA FÍSICA, utilizo para ataques com veneno, comida estragada ou manter o sono distante, procurando manter o herói acordado a madrugada inteira. Tudo bem que ambos são a mesma coisa, mas eu gosto de diferenciar e dar mais emoção aos heróis.
Citação:AURA. Idem Físico.
Neste caso, realmente não encontro diferenças.
Citação:INTELECTO é outro que tem habilidades de sobra. Tem até um exemplo de uso na aventura "O Casamento" de usá-la para notar que durante a tempestade é melhor procurar um abrigo, mas, para isso, entendo melhor rolar um SOBREVIVÊNCIA.
Para o INTELECTO eu procuro testar a INTELIGÊNCIA do herói. O criador do herói pode não saber o que fazer em determinada situação. Se eu achar que ele está demorando muito, neste caso eu peço para ele testar o INTELECTO (claro, estou sendo bonzinho). Se ele tiver sucesso no rolamento eu, como MJ, direi a ele como deve proceder. Se fracassar no teste, "boiará na maionese".
Citação:CARISMA também tem habilidades para tudo. Até o efeito que o simples fato de um PJ entrar numa sala exerce nos presentes pode ser calculado com SEDUÇÃO ou LIDERANÇA ou ETIQUETA, a depender da situação.
Também neste ponto não vejo, até o momento, um teste fora das habilidades ligadas a ele.
Citação:PERCEPÇÃO tem Observar e Escutar que cobrem as principais percepções. Exceção apenas para o olfato, o tato e o paladar. Como solução, talvez possa-se usar o Escutar para o olfato e paladar, já que o sistema olfativo-palatar está ligado ao auditivo, mas confesso que é forçar a barra.
A PERCEPÇÃO eu utilizo não só para as "principais percepções". Utilizo também para sentir a presença de alguém ou alguma coisa perto de mim.
Citação:FORÇA. O único (junto com Aura) que não tem nenhuma habilidade (em sentido estrito) que dele dependa. Para suprir essa falta sugiro criação da habilidade ESFORÇO. Confesso que o nome está feio, mas se chamarmos a habilidade de Força vai ficar idêntico ao atributo.
Particularmente não vejo necessidade de criar uma habilidade ligada a FORÇA. O próprio atributo já diz tudo.
Citação:Uma incoerência é que um personagem com pouca Força (atributo), com a experiência/evolução, teria mais capacidade de esforço que um com muita Força, mas estágio baixo. A desculpa seria que o personagem, embora mais fraco, consegue dominar melhores técnias de se fazer esforço, tais quais: melhor postura, melhor uso do princípio da alavanca, melhor pegada etc.
Aqui eu discordo com relação a um ser mais fraco ter mais capacidade de esforço que um outro ser. O ser forte
PODE perfeitamente dominar as mesma técnicas do ser fraco. Isso caberá ao ser ter muita prática no uso da técnica (me corrija se eu interpretei mal suas palavras).
Afinal, não é necessário cada atributo ter um "teste disso ou daquilo" ou o atributo não ter uma habilidade ligada a ele. O importante é o valor de cada um deles para melhorar a performance dos heróis. Testa quem quiser. Para você ter uma idéia: nas minha aventuras com meus filhos, criei um atributo chamado SORTE. Seu valor é baseado no rolamento de 1D10+10. Para determinadas situações, uma decisão minha pode criar atritos com o grupo que coordeno. Então o herói terá que testar a SORTE, rolando 1d20, para saber se terá sucesso ou não na situação colocada. Se tirar um valor abaixo do valor do atributo, o personagem terá sucesso. Se tirar maior, fracassará. Me baseei nos livros
AVENTURAS FANTÁSTICAS. No entanto, para cada uso deste atributo, seu valor não será descontado.
Uma coisa eu aprendi neste projeto. Tudo o que está nas regras, com certeza, já foi bastante discutido. Críticas, elogios e sugestões foram abordados para facilitar a leitura e a técnica do jogo. O que vemos hoje nos livros de TAGMAR 2, foi decidido por unanimidade (votação/VOTATOONS). E aprendi mais. Na dúvida, a última palavra é do DEUS MJ.
"Ufa" mesmo. Também cansei.
Sds. do rei dos dinossauros,GRRAAAAAAAAAAUNCH!!! TIRANOSSAURO REX