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Armas de qualidade [sugestão]
#1 Champion Enviado : 12/03/08 16:38
Nao seria interessante tb colocar armas obras-primas?Elas consederiam algum bonus pro ataque ou dano da arma,talvez... ou aumentar sua durabilidade...

vamos ver neh? ^^

vlw!
#2 Champion Enviado : 13/03/08 22:36
mas com relaçao as armas e armaduras obra-prima? isso eh uma coisa q eu axo q falto nas regras.Nenhuma arma magica aparece no chao na frente do personagem,e campanhas onde esses objetos sao raros,seria viavel itens op(obra prima),
Nem q eles concedessem um bonus ridiculo.
#3 Yu_ki Enviado : 15/03/08 02:09
obra prima eh apelido carinhoso pra over power, ou como eu mestre prefiro definir (meus jogadores vivem querendo uns senão não jogam mais), ''estraga campanha''....
com eles perde a graça, sem eles.... os jogadores...


#4 Max_Sovat Enviado : 15/03/08 10:04
Salve pessoal!
Bom, com relação a durabilidade da arma que o Champion levantou essa regra iria complicar um pouco as coisas, é uma regra interessante para personagens experientes pois daria um pouco mais de trabalho a eles, como Regra Opcional e com pequenos ajustes ficaria legal. Talvez se colocássemos um índice de dano por batalha, exemplo: Ao final do combate cada jogador rolaria uma vez o dado para o dano em suas armas, escudos e armaduras (com o cálculo parecido com o do Chapion), assim, somente após o conflito os PJs teriam noção se é a hora de procurar outro utensílio ou não e aumentaria a durabilidade de 12 golpes para 12 combates... Outra coisa seria após a arma acabar sua durabilidade, o PJ deveria fazer "uma jogada de sorte" durante os combates seguintes para que sua arma não quebre em meio ao combate.

Outra coisa é sobre as "Obras Primas", acho bem legal este conceito, mas acredito que deveríamos ter o oposto também. Nas aventuras que participava o mestre sempre vinha com "- Vcs acabaram de matar este bando de Orcos porém eles apenas tinha arco-orcos e espadas-orco, as quais vcs não conseguem usar por causa de seu feitio característico... a não ser que tenham graaaande penalidade...

No mais, é isso aí...
Abraços,
Max


A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#5 Champion Enviado : 15/03/08 12:01
Citação:
obra prima eh apelido carinhoso pra over power, ou como eu mestre prefiro definir (meus jogadores vivem querendo uns senão não jogam mais), ''estraga campanha''....
com eles perde a graça, sem eles.... os jogadores...

po eu acho nada a ver.Obra-prima é uma forma d adiquirir uma versao um pouco melhor da sua arma,so isso.Pensa vc ficaria com uma arma op ao inves de uma arma +5?

e alem do mais o op daria um bonus no maximo para alguma coisa,seja dano ou ataque e nao os dois juntos como a arma magica faz.
#6 Hector Folha-Palida Enviado : 15/03/08 13:20
Uma obra-prima poderia simplesmente ser mais cara ^^

Afinal ela é uma obra de arte, e como tal deve ser tratada com mais delicadeza, o que daria uma penalidade no seu uso, afinal ela não é mágica.


#7 Champion Enviado : 15/03/08 15:37
é eh por ai,mas ainda nao chegou la.Ta bom q é uma obra d arte , mais por ser mais bem feita ela seria mais resistente e mais afiada proporcinando algum beneficio.
#8 Arion Enviado : 15/03/08 20:58
Salve pessoal!

Eu gostei dessa idéia do Champion sobre as armas e armaduras "obras-primas"!!! Essa sugestão poderia ser trabalhada de forma bem simples no livro de regras... Basta um pequeno texto informando que a critério dos MJs alguns equipamentos poderiam receber um bônus adicional em virtude da reconhecida habilidade do mestre artífice, ou mesmo da excepcional qualidade do material utilizado... Seria algo como "a melhor espada que eu já fiz"!!!!

Por exemplo: Uma espada comum feita por um grande ferreiro elfo poderia receber um bônus de + 1 pela perfeição da técnica utilizada, ou pela excepcional qualidade do material empregado... E por aí vai... Mas deve ser uma regra opcional e bem sucinta!!!! Também não poderia haver excessos apelativos como uma espada +4!!!! A sua utilização ficaria a critério exclusivo de cada Mestre e apenas em raríssimas situações...

No mais é isto!

Arion


#9 Champion Enviado : 16/03/08 18:23
<EW! finalemente alguem compreendeu! rsrs
vlw arion,esse é o espirito huahhuahuauhauh
#10 Hector Folha-Palida Enviado : 17/03/08 15:00
Caro Champion,

eu compreendi a sua ideia desde o começo. Mas como mestre tive experiencias desgostosas com itens obra-primas(que a meu ver são over-power), e tentei lhe mostrar o quanto são desagradaveis. Mas opinião cada um com sua, e eu respeito todas.
Sobre materiais especiais, já estou preparando algo nesse caminho.

No mais, acho que realmente deve ser uma regra OPCIONAL, pois para alguns jogadores, ter que se preocupar com detalhes tecnicos é por vezes estorvante.

Abraços, e continue contribuindo


#11 Falgarden Enviado : 18/03/08 01:41
Gostei dessa regra de durabilidade, sendo opcional... Tipo, cada arma teria pontos de durabilidade, onde ao acabar esses pontos, dependendo da arma, ela precisaria de um reparo de um armeiro... Seja para amolar o fio ou para reforjar uma espada quebrada...
Esses pontos seriam calculados e reduzidos do item após o combate, dependendo do oponente a ser golpeado nesse combate... Quanto mais "duro" o(s) oponente(s), mais a arma ficaria danificada...

Essas novas armas poderiam ter um dano adicional (no máximo +2) porém seriam raríssimas de serem encontradas e muito caras. A grande diferença estaria realmente nesses pontos opcionais de durabilidade que seriam muito mais elevados que uma arma comum...

This post has been edited by Falgarden on Mar 18 2008, 01:46 AM
#12 Arion Enviado : 18/03/08 11:09
Salve pessoal!

Olha acho que poderíamos adotar o seguinte parâmetro:

1) Arma ou armadura de qualidade feita por um profissional altamente reconhecido: + 1; (caso raro!!!)
2) Arma ou armadura de qualidade feita com um material extremamente raro e de reconhecida qualidade: + 1; (caso muito raro!!)
3) Arma ou armadura de qualidade feita por um profissional reconhecido usando um material raro de reconhecida qualidade: + 2; (Caso raríssimo!!!!)

Claro que deveria haver no texto uma advertência que esse regra opcional seria uma exceção que ficaria a cargo de cada MJ. E que o principal intuito da sua existência seria incentivar/incrementar a interpretação dos personagens e não a apelação dos Power!!!!

Agora, em relação à durabilidade dos equipamentos, não acho que deveríamos quantificar essa resistência... Isso só iria cansar os jogadores... RPG é antes de tudo diversão!!!! Contudo, poderia haver algum texto mencionando que "a critério dos Mjs alguns equipamentos poderiam ser danificados com o passar do tempo de acordo com a intensidade da sua utilização" Mas apenas algo subjetivo assim... Mais tabelas e números não é um bom negócio!!!!

No mais é isto!

Arion

This post has been edited by Arion on Mar 18 2008, 11:11 AM


#13 Hector Folha-Palida Enviado : 18/03/08 14:35
FAÇO MINHA A OPINIÃO DO SABIO ARION.


#14 Max_Sovat Enviado : 18/03/08 23:21
Salve!!!
Concordo plenamente com Arion e Hector!!!
Ressalto a idéia inversa para armas e armaduras feitas para determinadas raças ou que sejam especiais...
Exemplo: Um Arco-Orco pode ser utilizado normalmente por um orco, porém teria -1 de bonus para qualquer outra raça. Ou ainda,
Um Arco Longo que consegue lançar uma flecha muio mais longe e com mais precisão que qualquer outro, porém tem um nível de dificuldade para maneja-lo (à semelhança do mito grego em que o Rei some e retorna como mendigo para desposar a própria esposa, conseguindo exatamente envergar seu arco longo)
No mais,
é isso
Max


A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#15 Hector Folha-Palida Enviado : 24/03/08 14:07
Só por ser um chato vou dizer o que se segue:^^

o mito citado pelo Grande Max, é a história de Ulisses que retorna da guerra de troia e é narrada nos poemas epicos de Homero, chamados de Odisseia.

Baum tai um detalhizinho historico.^^

Abraços


#16 Max_Sovat Enviado : 25/03/08 08:03
Salve Grande Hector!!!
Chato? Nunca!!!
Vc não sabe a vergonha que tive de citar vagamente este mito... para um estudante de história eu tô bem fraquinho de memória né? hehehe...
Faço suas as minhas palavras, é este mito mesmo!!!
Abraços,
Max


A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#17 Falgarden Enviado : 25/03/08 11:02
Tive uma ideia com questão a regras opcionais de durabilidade... Cada arma teria níveis de resistência:

Excelente: Bonus de +2, a arma é uma obra prima e muito resistente (feita com uma liga rara e caríssima). Role 1D20 ao final das batalhas, a arma não se quebra facilmente, mas pode cair de qualidade ao se tirar 2 ou menos no dado.

Ótima: Bonus de +1, a arma é muito resistente e afiada. Role 1D20 no final das batalhas, 3 ou menos indica que a arma caiu um nivel de resistência, 1 indica que a arma caiu dois níveis.

Boa: Sem bonus, uma arma nova rasoável e/ou em boas condições de uso. Role 1D20 no final das batalhas, 3 ou menos indica que caiu de resistência, 1 significa que ficou frágil e 0 (ver modificadores) que precisa ser reparada para ser novamente usada.

Rasoável: Sem bonus, a arma já está com um certo uso. Role 1D20 no final das batalhas, 4 ou menos indica que caiu de resistência, 2 que está avariada mas pode ser reparada e 1 indica que está inutilizável, não pode ser reparada.

Frágil: Redutor de -1, a arma está prestes a se quebrar e se levada a um armeiro pode ser recuperada à resistência rasoável, é melhor recuperá-la rapidamente ou irá perdê-la. Ao tirar um 12 ou menos no final da batalha indica que a arma precisa ser reparada, ao tirar um 7 ou menos significa que está completamente inutilizável.

Modificadores (Não se aplica à Arcos): Batalhas contra oponentes frágeis (de pele frágil e sem armadura nenhuma) dá bonus de +1 no resultado da rolagem (ex: se tirar 3 no dado, vira 4). Batalhas contra oponentes duros (como golens de pedra), usando armaduras pesadas (como Couraça) ou em que a arma é aparada mais de uma vez dão um redutor de -1 no resultado da rolagem.

Obs1: Para Arcos o nível máximo de qualidade seria Ótimo.
Obs2: À critério do Mestre, em vez de ser rolado no final, essa rolagem poderia ser feita durante algum momento crucial da batalha, fazendo a arma se danificar durante o combate, especialmente se for frágil... Mas ou durante, ou no final, nunca as duas.

This post has been edited by Falgarden on Mar 25 2008, 11:23 AM
#18 Champion Enviado : 27/03/08 20:01
Citação:
Tive uma ideia com questão a regras opcionais de durabilidade... Cada arma teria níveis de resistência:

Excelente: Bonus de +2, a arma é uma obra prima e muito resistente (feita com uma liga rara e caríssima). Role 1D20 ao final das batalhas, a arma não se quebra facilmente, mas pode cair de qualidade ao se tirar 2 ou menos no dado.

Ótima: Bonus de +1, a arma é muito resistente e afiada. Role 1D20 no final das batalhas, 3 ou menos indica que a arma caiu um nivel de resistência, 1 indica que a arma caiu dois níveis.

Boa: Sem bonus, uma arma nova rasoável e/ou em boas condições de uso. Role 1D20 no final das batalhas, 3 ou menos indica que caiu de resistência, 1 significa que ficou frágil e 0 (ver modificadores) que precisa ser reparada para ser novamente usada.

Rasoável: Sem bonus, a arma já está com um certo uso. Role 1D20 no final das batalhas, 4 ou menos indica que caiu de resistência, 2 que está avariada mas pode ser reparada e 1 indica que está inutilizável, não pode ser reparada.

Frágil: Redutor de -1, a arma está prestes a se quebrar e se levada a um armeiro pode ser recuperada à resistência rasoável, é melhor recuperá-la rapidamente ou irá perdê-la. Ao tirar um 12 ou menos no final da batalha indica que a arma precisa ser reparada, ao tirar um 7 ou menos significa que está completamente inutilizável.

Modificadores (Não se aplica à Arcos): Batalhas contra oponentes frágeis (de pele frágil e sem armadura nenhuma) dá bonus de +1 no resultado da rolagem (ex: se tirar 3 no dado, vira 4). Batalhas contra oponentes duros (como golens de pedra), usando armaduras pesadas (como Couraça) ou em que a arma é aparada mais de uma vez dão um redutor de -1 no resultado da rolagem.

Obs1: Para Arcos o nível máximo de qualidade seria Ótimo.
Obs2: À critério do Mestre, em vez de ser rolado no final, essa rolagem poderia ser feita durante algum momento crucial da batalha, fazendo a arma se danificar durante o combate, especialmente se for frágil... Mas ou durante, ou no final, nunca as duas.

essa regra ficou interessante.Mas so existe um problema nela....utilizando-a teria q ser feito mais tabelas com armas de qualidade baixa,ver preço,modificador d ataque...enfim teria q mudar muita coisa...

para facilitar eu colocaria o seguinte:

todas as armas tem qualidade media.as armas obra primas tem qualidade boa e as magicas otima.assim fica mais simplificado....

#19 Champion Enviado : 27/03/08 20:02
e no livro diz msm q quando vc tira uma falha na hora d reparar a arma ou armadura ela se danifica no primeiro combate.Essas sim q seriam as armas de qualidade baixa ou fragil como vc colocou
#20 Champion Enviado : 27/03/08 20:04
aqui! e com relaçao a regra para os pvs das armaduras q eu tinha levantado????
#21 tuwister Enviado : 30/03/08 06:17
Bem vou levantar aqui duas idéias que caíriam bem mais que possivelmente ficariam para um futuro próximo.

1° Lançar um livro de armamentos que abordasse todo o contéudo de armas e armaduras sendo elas mágicas ou não.Nesse livro estariam encaixadas todas as regras referentes as armas OP, Mágicas, Normais e tambem as armaduras.

2° Haver a criação de armas exóticas que não existem para dar ao mundo de tagmar um estilo próprio em suas armas, isso poderia deferenciar tagmar mais ainda.

Bem ficam aí minhas dicas, espero que delas surjam idéias boas.


#22 Fábio_CM Enviado : 30/03/08 22:32
Bem, o assunto das armas deveria ser tratado com cuidado, na minha opinião. Acho que a chance das armas se reduzirem de qualidade deveria ser reduzida um pouco nos dados . Mas o método, na minha opinião, ficou bem bom. A regra é muito interessante

Uma sugestão para a regra das armaduras:
Cada vez que um personagem sofre dano na EF em combate (e o dano é no bônus de armadura) o mestre anota um ponto a menos para esta armadura específica (independente da quantidade de dano sofrido).
Quando a EF é recuperada, o novo máximo atingido é a absorção da armadura-pontos anotados pelo mestre. Por exemplo:
Um guerreiro é atingido 3 vezes em combate, mas um deles foi devido a um acerto crítico, ou seja, o golpe não atingiu a armadura mas diretamente o corpo dele. Assim, o mestre anota 2 pontos para sua cota de malha parcial. Então, a nova absorção da armadura passa a ser 7 ao invés de 9, e o único meio de recuperar o restante é através de um especialista.

Acho que fica bem simples
#23 Champion Enviado : 30/03/08 23:08
eu axei interessante a sua regra fabio
#24 Hugar Enviado : 03/04/09 16:41
Voltando ao assunto.

É mto boa essa ideia.

Certa vez pensei: que tal um livro (tipo de ambientação) que falasse só das armas, armaduras, esse tipo de coisa? falaria como é feito; pra q é feita (L,M ou P); curiosidades, enfim, extras só para falar de coisas inuteis na parte da mecanica do jogo.

Axo q esse livro poderia incluir essas armas OP, entre outras. Poderia dar dicas de combate; onde e quando usar tecnicas; dicas pra uso de habilidade; etc...

umas coisas pra se ler e ajudar o jogador, ou não...


#25 Hector Folha-Palida Enviado : 04/04/09 08:54
Algo parcido com um Guia avanaçado de combate?

Vale lembrar que já existem algumas regras que poderiam compor esse guia: Arremesso de armas, personalização de armaduras e umas outras.


#26 Bolcs Farkas Enviado : 04/04/09 09:02
Reralmante é uma ideia interessante Nobre Hugar.
Esse seria um livro de complementação às regras que poderia ajudar tanto Pjs como tambem Mjs iniciantes e mesmo veteranos que quiserem dar uma incrementada em suas campanhas com aqueles Pjs mais chatos e desmotivados.

Acho que é legal

Valeu Nação

Que o Licantropo viva sempre!!! E que Maira nos abençoe!!!



#27 Hugar Enviado : 04/04/09 11:57
Exatamente Nobre Hector.

Seria um guia de dicas para os jogadores, mostrando-lhes vários exemplos de combate, taticas avançadas, além de curiosidades sobre o mundo de Tagmar na seção de armas, armaduras, etc...

Poderiamos incluir é claro regras opcionais, mas apenas de modo a demonstrar sua praticidade. O modo teorico todo axo eu, na minha opinião, deveria constar inteiro num livro de regras opcionais.

Poderiamos mostrar taticas de combate, incluindo o uso de técnicas, magias e habilidades, q podem fazr inclusive q um grupo fraco vença de um grupo maior em numero ou poder.

Acho importante demonstrar isso para não ficar no tedioso: eu bato, vc bate...

Isso tambem enriquece a interpretação pois pode-se mostrar concretamente a astucia dos herios no combate, seus movimentos, etc...

Na minha mesa de jogo, tento (inutilmente) mostrar aos jogadores o q fazer em um combate, mas eles não abstr<em e continuam apenas combatendo com armas comuns e usando bola de fogo e raio eletrico.

O uso dessas taticas poderia inclusive deixar o jogo muito mais divertido!


#28 Hector Folha-Palida Enviado : 04/04/09 18:57
Que tal montar um artigo piloto, que seria a base do capitulo/livro. Temos o blog para divulgar e coletar opiniões e quem sabe até estimulamos algumas mentes inventivas a escrever algo.

Abraços

Ps: Sou fã do Sun Tzu, uso o s nsinamentos dele faz tempo, e entendo sua frustação.


#29 Hugar Enviado : 05/04/09 00:22
Sun Tzu, autor de Arte da guerra? Vi esse livro numa livraria um dia desses. Quase comprei.


#30 Hugar Enviado : 05/04/09 00:42
Voltando ao assunto original desse topico, resolvi colocar aqui algumas concepções das OP a meu ver:

- Armas de qualidade seriam armas construidas de material a torna-la melhor em algum aspecto (mais leve, mais colunas, mais dano, aumento de total);
- Não possuem bonus de armas mágicas, entretanto há um bonus que deve ser aplicado a uma caracteristica propria da arma;
- Não seriam nem tão raras nem tão dificeis de se encontrar ou obter, mas deve-se trata-la com os mesmos conceitos de uma arma mágica, evitando-a a fim de não provocar desequilibrio;
- O personagem poderia construir uma se obter os materias necessários e testes de dificuldade absurda em trabalhar com metal;
- Não seria de necessidade uma historia, origem ou finalidade propria;
- Deveria ser tratada como uma arma comum, não de poder descomunal como uma mágica;

Descarto (na minha opnião) a criação de regras ou um modelo para durabilidade de armas e armaduras. Não teria fim prático. Porem insentivo mestres a pedirem q seus personagens reparem o arsenal apos muito tempo de uso, e o uso de penalidades (aquele gládio q se usa desde o primeiro dia de Tagmar).

OPs não seriam motivos de aventuras inteiras, mas apenas uma caracteristica de um personagem, uma vantagem (sempre penso no RPG como uma história, pouco me valendo os resultados dos dados, mas sim a essencia da história e seus personagens). Armas mágicas são motivo de aventuras e campanhas inteiras, senão da propria essencia do personagem (O Rei Arthur e Excalibur).

É isso minha opinião. Peço q opinem a fim de melhorar e desenvolver essa grande ideia e até mesmo a durabilidade de armas.


#31 tuwister Enviado : 05/04/09 11:41
Retornando ao assunto...

Como havia dito acho muito boa e tambem importante a criação de um guia de armas e armaduras, pois isso expandirá bastante as idéias que o sistema passa sobre armas, e como citado a cima, podem ser citados de formas mais explicada, o uso de armas em batalhas, e tambem em outros casos, como armadilhas...

Concordo com quase tudo que o Hugar disse, a não ser o fato da durabilidade, acho que é interessante ter uma regra para durabilidade dessas armas, porem se formos penssar elas são mais bem trabalhadas e com material de melhor qualidade, então isso as faria mais resistentes, por isso acho importante essa regra, porque dependendo do material da qual são feitas está sua durabilidade, isso não quer diser que vamos transformar as as armas mais simples em descartaveis, e sim que armas simple precisam ser constantemente reparadas enquanto as OP levariam mais tempo para ir pro ferreiro, penssando nisso há tambem outra condição, encontrar um ferreiro com habilidade capaz de reparar uma peça dessa sem denifica-la ou alterar uma coisa, esse ferreiro poderia ser o próprio criador da arma, e achá-lo poderia render uma boa aventra...
Acho que se soubermos ligar alguns fatos a outros podemos faser uma regra que não só sirva para diminuir a utilisação dessas armas raras como tambem torná-las chaves para outras aventuras!


#32 Hugar Enviado : 05/04/09 12:57
Concordo com o Mestre Tuwister, mas sou a fovor de uma regra o mais simples possivel e bem pratica. Podemos colocar a durabilidade dessas armas e armaduras, enfim, no tal guia de combate ou qualquer coisa assim, como uma regra opcional. Poderiamos incluir as OPs tambem.


#33 tuwister Enviado : 05/04/09 13:09
Erá exatamente a isso que eu me referia Hugar!

This post has been edited by tuwister on Apr 5 2009, 01:10 PM


#34 Bolcs Farkas Enviado : 06/04/09 06:46
Olá novamente irmãos

Parece que um guia adicional de armas é um consenso aqui, podiamos já começar a trabalhar alguns textos introdutórios e dar algumas sugestões gerais.]
O que voce acha Marcelo?

Valeu Nação

Que o Licantropo viva sempre!!! E que Maira nos abençoe!!!


#35 Marcelo Teixeira Enviado : 06/04/09 07:09
Achei muito interessante a discussão e principalmente no que diz respeito a criar um guia de armas / armaduras / técnicas de combate / armadilhas / etc.

Quanto a durabilidade dos equipamentos, acho legal ter uma regra (mesmo sendo opicional) para falar desse assunto. Nem que seja para dar uma noção ao mestre de quanto deveria durar uma arma e o quão uma espada duraria mais ou menos que um machado por exmplo. Não esquecendo da idéia já citada acima de que poderíamos ter armas de baixa qualidade (bonus de no máximo -2), armas padrões, armas de ótima qualidade (bonus de no máximo +2) e armas mágicas.

Particularmente, isso sempre foi um problema nas minhas campanhas, determinar o quanto duraria uma arma e armadura. Poderia até ser uma forma de se tirar um item mágico que se tornou poderoso demais e está desequilibrando uma campanha. Isso me fez lembrar na época que eu jogava Tagmar 1, com um ladrão pequenino com colunas altíssimas pela sua agilidade e ainda possuía uma espada +4 com curas espirituais 8 duas vezes por dia. Com o passar do tempo a coisa foi ficando muito fácil, quase não errava e nem precisava esperar o sacerdote me curar. Agora se tivesse essa regra, provavelmente o mestre já teria feito quebrar minha arma de alguma forma.

Para finalizar, sou da opinião que se crie logo uma regra para isso e o tal "guia" também.


#36 Bolcs Farkas Enviado : 06/04/09 07:40
Olá novamente Tagmarianos

Ta ai Nação, a aprovação do Marcelo quanto ao guia das armas e armaduras e também sua opinião favorável à regra "opcional" de durabilidade das armas. É a oportunidade de se fazer um guia enxuto das armas e armaduras de tagmar e um guia de regras opcionais de uso das mesmas.
Agora é definir nas discussoes o que vai entrar, e como vão ficar distribuidas as coisas no guia.

Acho que poderia ser por partes:

1- Tipos e grupos de Armas ( Baixa, media e alta durabilidade
2- Descrição e sugestão de uso em combate de cada uma das armas
3- Regras opcionais

O que voces acham?

Valeu Nação

Que o Licantropo viva sempre!!! E que Maira nos abençoe!!!



#37 Marcelo Teixeira Enviado : 06/04/09 12:25
Ei pera lá. Eu não sou o Rodrigues. Ele quem manda, só dei opinião. Não confundam os Marcelos.


#38 Hugar Enviado : 06/04/09 13:42
Só alguns pontos:

-O objetivo principal seria falar sobre as armas, armaduras e etc...
-Incluiriamos um capitulo somente para taticas de combate q juntasse efeitos de técnicas, magias e habilidades num só;

Que axam de colocarnos tambem algo sobre o peso apromimado da arma, afim de ajudar a calcular o peso?

Outra ideia minha, q talvez substitua esta, seria a criação de um livro do personagem. Poderia incluir como se comportar a fim de ganhar mais pontos de experiencia, incluir as tecnicas, as caracteristicas de armas/armaduras etc, as taticas de combate envolvendo magia, tecnicas e habilidades, e como agir para q seu personagem seja um verdadeiro heroi.

Poderia incluir dicas de onde e como usar as habilidades, colocando informações extras da raça de seu personagem e o q este costuma fazer. Assim o personagem seria muito astuto e saberia o momento para usar habilidades para procura de armadilhas, e adivinhar q aqule gato é um demonio.

Seguindo esta ideia poderia surgir um livro do mestre (nada de D&D), com informações e dicas para a criação das melhores aventuras e interpretações, cheias de misterios Além de informações sobre monstros, seu comportamento e onde melhor coloca-los.

Que axam?

Por mim substuiria bem e tagmar teria um acervo bem rico!


#39 Hector Folha-Palida Enviado : 06/04/09 14:32
A idéia do livro do mestre, esta sendo trabalhada já. Será o livro do vilões, ou era, nele constará vilões, algumas masmorras, como contruir uma masmorra, dicas para narrar nos 3 estilos basicos. Acho que por hora é isso que constará nele.

Abraços


#40 Bolcs Farkas Enviado : 07/04/09 03:17
Hi galera, foi mal!!!
confundi

Valeu Nação

Que o Licantropo viva sempre!!! E que Maira nos abençoe!!!



#41 Bolcs Farkas Enviado : 07/04/09 03:19
Poxa Galera

Mais que a ideia é otima isso é né

Valew Nação


Que o Licantropo viva sempre!!! E que Maira nos abençoe!!!



#42 Jonas C. Enviado : 07/04/09 16:51
Olá a tds, ñ li Todos os posts, mas a respeito d armas bem trabalhadas, eu fazia o seguinte qndo mestrava:

Existiam armas bem trabalhadas, por exemplo, por anões... elas recebiam +1 na tabela da arma, ou recebiam +1 no dano... mas eram mais caras...

E tinham tmb armas com menos qualidades, q custavam menos, e recebiam -1 na tabela da arma ou no dano...

e eu cheguei a criar armas extremas, demoníacas, q eram bizarras... essas causavam danos superiores a 24! Como uma bastarda, larga (como a do cloud) e grotesca...

Bem, isso... vlw pessoal!


#43 Hugar Enviado : 07/04/09 22:50
nuss hein Jonas C. Esse sua arma deveria ter o dano base igual a besta pesada dos anões, no Tagmar 1. O dano base é 7! Gostei dessa sua ideia. Vou pensar nisso antes de vender armas aos aventureiros!


#44 Bolcs Farkas Enviado : 08/04/09 09:21
Putz será que essa arma da caçar um certo dino que aterroriza as tavernas de Tagmar...

Sem ofensa tá grandão!!!!!!!!!!!!




#45 Hugar Enviado : 08/04/09 13:39
Voltando ao segundo assunto desse tópico, (q axo eu, deveria ser criado um novo topico para discução) esse Guia de Combate Avançado poderia ser fundido as regras opicionais, e caractersticas de armas/armaduras/op/mestre feitor/etc... num unico livro. Axo q talvez um livro do jogador, uma vez q não seria de uso obrigatorio para os mestres nem jogadores. Mas se o jogador quiser aprender algo e levar a melhor num combate, ou um Mestre q queira ampliar suas aventuras fantasticamentes!


#46 Hector Folha-Palida Enviado : 08/04/09 14:11
Hugar, minha idéia original é criar um Guia de Regras Avançadas. Este guia seria formado de regras opcionais e independentes entre si. Dessa forma o grupo utiliza somente as regras avançadas que desejar.
E num segundo momento um Guia para Mestres. Neste constaria todo tipo de dicas para os mestres, assim como metodos para construir masmorras e as proprias campanhas, além é claro de incluir um compendio com os Maiores Vilões de Tagmar.(o T.Rex seria um deles XD).

Que tal a divisão?

A ideia de armas de qualidade e etc. entraria no Guia de Regras Avançadas.

Abraços


#47 Hugar Enviado : 08/04/09 19:12
Axo q as regras deveriam estar separadas, e num livro somente combates avançados, incluindo o q eu ja disse antes, e tendo caracteristicas de armas, armaduras, op (esse talvez não), etc...


#48 Hector Folha-Palida Enviado : 08/04/09 20:32
O problema que esse livro de combate avançado não teria mais que 30 paginas, enquanto um guia de regras avançadas, um capitulo dedicado a Combate com 30 paginas não seria um problema. Lembrando que combate é uma coisa, construção e melhoria de armaduras é outra e utilizar armas obra-prima é uma terceira coisa.


#49 Hugar Enviado : 08/04/09 21:55
sim, sim, claro. Só axo q fica estranho combate avançado num livro de regras. E qual o problema com livros pequenos? Axo até melhor pois abardoria apenas um conteudo especifico de interesse de jogadores.


#50 Hector Folha-Palida Enviado : 09/04/09 02:55
Trabalho gerado para fazer varios livros pequenos é bem maior que o trabalho para fazer um maior.


#51 tuwister Enviado : 09/04/09 09:06
Eu concordo com a sua idéia Hector, acho que um guia de regras avançadas poderia ser muito util, e acho que tagmar ta precisando de alguns liros que detlhem mais as suas regras pois para inciantes sem instrução de alguem que ja jogou esse sistema as veses se torna meio dificio compreender algumas regras principalmente as de combate, tendo em vista que para cada tipo de arma (L,M,P) tem-se uma tabela diferente, acho essencial a criação deste livro...

Mas voltando ao 2º assunto rpincipal do post, vejo que muitos concordão com a crição do livro de Armas.

Acho que tanto no livro de regras avançaadas quanto nele (em um dos dois e não nos dois) poderiamos icluir as regras de combate, e criação de armas com mas detalhamentos, mas acho que na questão das OP seria mais plausivel ser no proprios guia de armas, pois assim o manual teria seu assunto voltado totalmente para o esmo tema que seria as armas.

Minha sugestão seria fazer um livro tipo "Armas E Combates - Guia Avançado de Regras"

Sei que faser livros em separados é bem mais trabalhoso, porem acho que se formeos penssar em faser menos trabalho pode ser que não de certo, pois ao juntar diverssas regras em um só livro, estaremos de certa forma o deixando mais confuso e também, complicando mais pois as veses se quer so imprimir determinado assunto, e não tudo que aquele livro abrange, porem tem que se iimprimir tudo para não perder a estética do livro...

Quanto ao livro aqui vai sugestões de tópicos que poderiamos abordar nele:
(Já citados pelo Bolcs Farkas)
1- Tipos e grupos de Armas ( Baixa, media e alta durabilidade
2- Descrição e sugestão de uso em combate de cada uma das armas
3- Regras opcionais

E mais alguns:

► Armas Obra Prima
► Combate Desarmado (com mais detalhes envolvendo tecinicas de combates)
► Guia de armamento(com dicas e desenhos de armas, armaduras e escudos, para aflorar mais as mentes dos jogadores e mestres)
► E tambem com as tebelas de cada arma (assim como no guia de maagia, onde está tabelado cada magia)
► Regras para criação de Armas, tradicionais e/ou exóticas... E as famosas Obra Prima.
► Regras de Durabilidade de armas

Essas são sugestões para possíveis assuntos abordados no manual.


#52 Hugar Enviado : 09/04/09 10:48
Só não compreendi uma coisa Tuwister: vc quer num só livro, ou em dois?


#53 tuwister Enviado : 09/04/09 11:02
O ideal seria em um só livro, eu citei dois, porque tem o livro de regras avançadas que o Hector pretende faser, mas acho que ideal mesmo seria faser um só, para combate e armas (um livro só contendo os dois assuntos)... Pois não confudiria tanto a cabeça dos jogadores e mestres...


#54 Hugar Enviado : 02/08/09 15:28
Restaurando o assunto realmente inicial desse topico, as armas OP, q temos resolvido sobre elas?

Podemos criar uma pequena regra opcional, ou talvez melhor, uma orientação para mestres de como criar e colocar essas armas ou armaduras em aventuras. Poderia cobrir varios pontos um tanto trabalhosos em aventuras, como armas novas, diferentes; evitar o excesso de armas magicas, q por vezes se tornam necessarias; incluir armas mais fortes em aventuras sem q se desbalanceie o jogo; e por ai vai.

Prefiro chamar isso de orientação do regra, uma vez q não seria objetiva e clara, mas sim apenas orientativa e flexivel, e claro, simples, para poupar trabalho ao mestre.

Caracteristicas de OPs (q me lembro de cabeça):
1- Podem conferir algum bonus em colunas de ataque ou dano;
2- Podem incluir bonus contra algum tipo de criatura ou ser especifico;
Ex: Após muito estudar os orcos, um artificie anão descobriu uma maneira de confeccionar uma espada capaz de melhor perfurar o couro dessas criaturas garantindo um bonus de 3 colunas de ataque.

3- Poderiam ser mais leves ou mais pesadas;
4- Podem ter seu tempo de vida util expandido ou retraido;
5- A criterio do bom senso do mestre poderiam inclusive conferir bonus para uso de alguma tecnica de combate!
Ex: uma espada confeccionada com um metodo diferente poderia torná-la mais leve, favorecendo o uso da Tecnica de Combate Esquiva em 2 niveis.

6- Expandiria fronteiras ao mestre!

Acho tambem q os proprios PJs pioderiam confeccionar essas OPs, e poderiamos aproveitar a regra de criação de Armas Exoticas para formular essa nova.

Regras não são meu forte, mas me ofereço para trabalhar em cima disto e apresentar a vcs. Pretendo tambem colocá-la disponivel no blog em qualquer caso.

Q me dizem?
#55 Hector Folha-Palida Enviado : 02/08/09 17:02
Vá em frente chefia.
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