Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Práticas "medievais"
#1 mcfion Enviado : 01/08/07 15:03
O Tagmar e o Tagmar 2 são baseados na europa medieval e seu legendário....

Podemos aproveitar para superar um erro absurdamente comum em outros RPG's: a total disparidade histórica...

Ok, é um cenário de fantasia, mas porque não ser algo mais coerente e informativo?

Eu sugiro uma pesquisa sobre temas medievais e que sejam escritos textos de referência para os narradores para serem usados no Tagmar... por exemplo:

Comércio em Tagmar
Táticas de batalha em Tagmar
Profissões em Tagmar
Culinária em Tagmar
Política em Tagmar

Magia, mesmo que pouca, influencia essas coisas, então não basta pegar como era na idade média e deixar igual, mas também acho que cair no mesmo erro de usar o senso comum sobre idade média como base muito ruim.... Porque mais do mesmo?

Por exemplo: Ferreiro e Armeiro são profissões diferentes... Os combates medievais não eram nada como aparece no cinema, o comércio medieval era bem diferente do nosso (na época era o sistema político do feudalismo, só no mercantilismo que as coisas mudaram para algo mais próximo do nosso capitalismo)

Existe muito material sobre isso na internet, e esse tipo de pesquisa de base vai diferenciar em muito a qualidade do material...

Podemos também usar mais mitos e lendas como base para textos...

Outra coisa seriam textos descrevendo melhor o dia a dia nas regiões, nas cidades, aldeias e afins, tomando como base pesquisas como a "Vida privada na idade média"

O que acham de incorporar esse conceito de pesquisa para embasamento dos textos? Posso ajudar com indicações de sites e textos sobre alguns assuntos (como fiz em pertences e afins)

Assim temos algo novo duas vezes: Algo com algum embasamento histórico (o que é raro nos RPG's), e um cenário de Fantasia diferenciado...

Além do mais esse material pode gerar mais plots para aventuras e coisas assim

O que acham?

This post has been edited by mcfion on Aug 1 2007, 03:07 PM
#2 Marcelo Teixeira Enviado : 02/08/07 00:00
Não seria detalhar demais?

#3 mcfion Enviado : 02/08/07 11:09
Não precisa ser algo extensivo tipo uma tese de doutorado sobre uso de escudo em batalha campal =P...

Mas pequenos textos, podem ser diluídos dentro dos textos das regiões... Mas devem existir grandes caravanas e rotas de comércio em Tagmar, tanto em terra quanto em mar...

As regiões podem ter uma lista de matéria prima disponível e artigos geralmente exportados... Uma pequena lista de itens importados importantes... Disso já dá para se ter uma ideia de algumas profissões... Eu tinha visto em algum lugar da net um gerador de população, você colocava o número de habitantes e ele fornecia quantos de cada profissão (e como era ad&d classes de pc e npc) disponível...

Por exemplo: Um reino florestal élfico provavelmente vai ter como fonte o extrativismo e com profissões importantes como caçador, coletor de ervas, coureiro e etc.. Num reino de montanha anão vamos ter mineradores, cultivadores de fungos e criadores de cabra... Os anões não tem madeira e os elfos não tem minério... Isso é uma coisa simplista demais, mas dá para ter uma noção... Imagina se alguém funda um reino entre estes dois e começa a cobrar imposto sobre trafego de produtos, imagine a tensão política... Bem mais interessante e sem ter que apelar para vilões monstruosos que só querem conquistar o mundo...

Com uma ambientação bem detalhada as opções para campanhas são BEM maiores... E se tiver embasamento histórico adaptado para fantasia medieval vamos nos diferenciar da maioria dos RPG's...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo_na_Europa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medieval
www.sca.org

Tem muita informação boa na internet (e muita ruim também), tomando um certo cuidado fica fácil aprofuundar esses textos...
#4 Claudiney Martins Enviado : 02/08/07 11:54
Talvez devesemos assumir como uma espécie de pré requisito a leitura destes textos, já com algumas adaptações para Tagmar. Desta maneira, automaticamente o escritor irá colocar estas referências em seu texto.

[]´s
Claudiney
Claudiney Martins

Colaborador de Tagmar desde 2005
Escritor da Série Nova Odisseia Humana (FC)
https://novaodisseia.wixsite.com/humana
#5 Yu_ki Enviado : 02/08/07 13:47
eu tbm acho q seria interessante,já q eu indiquei o tagmar 2 pro meu prof de história...

#6 AirtonJr777 Enviado : 02/08/07 14:45
Colegas, não levem a mal o que vou postar aqui (pensei muito antes de colocar isto por escrito!!)

Acho pertinente todas as discussões que foram levantadas até aqui e elas são extremamente valiosas, pois ESTE É O MOTIVO DE EXISTIR DO FÓRUM: gerar idéias para FUTURAS (VEJAM BEM, FUTURAS!!!) melhorias do Tagmar 2.

O grande problema que eu vejo em implementar tudo o que já foi conversado nestes últimos dois a três dias (teogonia/cosmologia; comércio; raças; regras; melhorias do sistema, etc..)É QUE FALTA MATERIAL HUMANO PARA REALIZAR TUDO ISSO!!!! (todos os que estão envolvidos na realização das tarefas [só eu, sem falar dos outros colegas, estou envolvido em duas e "quase" pegando mais uma , uma ordem sacerdotal!!]temos nossos afazeres diários, somos pais, funcionários, estudantes, etc...) A COISA ANDA DEVAGAR MESMO!!!!!!!!

Além do que, não podemos "ir à lua pensando que é queijo"!! Tem-se que ter um mínimo de ordem e organização para que as melhorias possam ser implementadas com o parecer de todos os que estão dispostos a discutir o que é melhor para cada um dos pontos a serem melhorados no Tagmar 2 (quer seja ambientação, sistema, regras, aventuras, criação de criaturas{que frase esquisita! }, etc..)

Quero, pois, pedir aos colegas que estão na euforia das discussões, um pouquinho de paciência para que as melhorias possam ser implementadas e convocar aos participantes que "ponham a mão na massa", pois tarefas têm de montão!!! (eu achava que não ia dar conta nem de terminar a primeira tarefa, pois sou funcionário público, trabalho 8 horas por dia, dou plantões em hospitais e ainda sou casado e pai de três filhos, sendo dois deles pré-adolescentes!!!!)

Um grande abraço a todos (e já me escondendo atrás de meu escudo da invisibilidade +10 contra agressões, esperando os tomates que poderão vir... )
Airton Jr

#7 Arion Enviado : 02/08/07 17:59
Sem tomates nobre Airton! Vou lhe emprestar também o minha armadura de ouro de Crisagon + 5 com piroproteção, visão noturna, bolas de fogo e tudo mais...

Concordo com tudo que você falou... Todos nós temos nossas tarefas diárias... Cada um com as suas obrigações... E não são poucas!! Tagmar é um grande Hobby para todos nós... É muito bom quando vc esquece um pouquinho das contas, processos, chefe, livros, política, caos aéreo, e liga o computador para ver coisas boas... que vc gosta... que lhe faz muito bem..

Então, tudo no seu tempo... o projeto Tagmar 2 também tem o seu tempo... Eu estava louco para pegar uma tarefa desde que me cadastrei aqui... mas tava trabalhando umas trezentas horas por dia!!! agora que deu uma aliviada posso "gastar" um tempinho extra com a minha terapia... (peguei a tarefa das abelhas gigantes) e estou curtindo muito... Não sei quando vai ficar pronto... mas tudo me interessa muito!!! é uma higiene mental para mim... e acredito que seja para todos nós... Então, tudo tem o seu tempo...

Como vc mesmo disse, nobre colega, as discussões são "O MOTIVO DE EXISTIR DO FORUM" devemos incetivá-las... mas tudo com paciência~e realismo!!! Fica o meu incentivo: continuem as discussões... mas não se esquecem: Tudo na vida tem o seu tempo...

Abraços!

Arion

#8 Yu_ki Enviado : 02/08/07 18:49
uhum...to fazendo ukaramba d coisa mas ainda to fazendo(num ritmo um pouco lerdo os aquamarinos,qualquer ideia ajuda,mande uma PM,ok?)...e se essa ai entrar eu vou ajudar no que puder...

#9 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/08/07 21:57
Galrera... só queria aproveitar e exclarecer algumas coisas...

Quem dera ter uma centena de bons colaboradores, mas infelismente nossos recursos humanos são limitados e não temos como fazer tantas coisas simultaneamente como gostaríamos. Desta forma temos optado por não ter muitas tarefas simultâneas para poder dar um foco para a galera.

Mas gostaria de dizer que desde a época do YahooGrupos e depois no MSNGrupos, muitas coisas foram feitas exatamente porque alguém sugeriu alguma coisa, ou porque algo interessante apeteceu nas discussões. O fórum aberto é nossa fonte de ideias para futuros trabalhos. Com certa frequência a coordenação coleta essas ideias, quando não as ressucita apos muito tempo para as transformar em Tarefas Oficiais.

Devagar, mas firmemente chegamos ao Tagmar 2.2 com uma gama de livros jamais visto por qualquer projeto aberto...

Parabéns a todos pelo belo trabalho! Vida longa ao Tagmar!!
#10 mcfion Enviado : 02/08/07 23:11
Suas colocações são muito boas Airton e concordo com elas...

Não espero que tudo o que tenho discutido seja feito na hora, quem sou eu para cobrar se nem peguei uma tarefa (por enquanto). Só acho que essas questões que levanto podem ser incorporadas ao material em desenvolvimento e o material por vir... O Tagmar 2 já é um bom cenário com um sistema que funciona, portanto não existe pressa para implementar essas melhorias...

Como disse estou a disposição para ajudar nessas coisas de idade média e afins, e realmente estou pensando em pegar uma raça para escrever sobre...

Acho que o projeto está indo em passos bem rápidos, e espero que com o tempo ele tenha mais colaboradores... Tenho tentado arregimentar alguns, mas está difícil... Se faltam colaboradores poderíamos pensar em como melhorar o "marketing" e a divulgação do projeto =) Uma ideia seria com algo como o clube de RPG que postei na parte Off (toda palestra que dou sobre RPG e Educação eu falo do Tagmar como uma alternativa gratuita e de qualidade de RPG Nacional)...

Voltando ao tópico: Minhas postagens no forum tem girado em torno de uma única coisa - aprofundamento das descrições da ambientação para facilitar adaptações e permitir uma variabilidade maior de campanhas nos três tipos de jogo (competitivo, simulativo e narrativo), por isso acredito que uma breve (não precisa ser muita coisa) pesquisa histórica poderia fortalecer em muito o sistema...

O material tem que ser todo revisado e refeito agora? Não... Revisado? sim, com o tempo (eu mesmo estou pensando em fazer isso, lendo, comentando e fazendo sugestões no forum), mas não temos pressa para isso e cada um faz o que pode, como pode e quando pode =)

Eu vivo falando do JLS justamente para aliviar trabalho, e acho que noções de game design e de idade média ajudariam muito (também posso fazer algumas indicações para quem se interessa por estudo teórico de jogos). Se o número de posts e de tópicos pareceu pressionar, desculpa, esta não era a intenção, ela sempre foi provocar reflexões e melhorias no projeto...
#11 Arion Enviado : 02/08/07 23:33
Nobre mcfion,

Acho que vc tem mais é que "descarregar" suas idéias aqui... o espaço é bem democrático!!!! Na verdade, acredito que quanto maior o número de informações acessadas, melhor será a qualidade do material produzido... Então continue "soltando" as suas idéias... Vc tem uma visão bem diferente e interesse dos games de RPG: uma visão pedagógica... isso enriquece a discussão... Sem dúvida!

Abraço!

Arion

#12 Yu_ki Enviado : 03/08/07 13:38
putz,pedagógico tbm foi sempre o meu alvo tbm,pq eu qria algo q os professores pudessem usar nas aulas,pq ta chato pra karamba....eu ate gosto d história,mas a galera da sala não gosta mto,e o meu prof ja teve um breve contato com o rpg,mas não sabe muita coisa...
então talvez eu colabore com ele...haha

#13 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/08/07 14:07
Sim, também concordo com Arion, e recomendo que todos deem suas ideias, pois é para isto que existe o fórum aberto

Quero pedir também a atenção de todos para as Discussões Oficiais, pois elas são mais objetivas e servem para refinar os trabalhos já relaizados. Dêem um pulo lá e também deixem suas opiniões
#14 Hector Folha-Palida Enviado : 05/11/07 12:31
Mcfion meu caro irmão tagmariano,

sou um amante de historia, leitor habitual e fui professor particular dessa materia por 4 anos, minhas areas prediletas são Roma antiga, Idade Média e Nazismo. Sobre a segunda só posso dizer que seria o ultimo lugar onde vc desejaria viver. Ela não foi chamada de idade das Trevas por que não houve avanços tecnológicos(é que se diz em livros escolares), foi uma epoca terrivel, chegar aos 20 anos era uma proeza epica, enriquecer então um sonho absurdo. Pessoas morriam em meio a fezes e ali ficavam. Os pobres sem dinheiro pra enterrar os mortos os jogavam nos rios, poluindo a agua consumida pela cidade. A palavra higiene inexistia, um cavaleiro nobre de armadura pesada, fazia suas necessidades sem tira-la, e depois ainda estuprava mulheres, infectando com muito mais que um filho. Crianças eram vendidas como mercadoriaparaq nobres pedofilos, ou mesmo sanguinarios. Já ouvia falar na condessa que se banhava em sangue de virgens para manter sua beleza e juventude, bom ela existiu.

por fim, Se diz fantasia medieval pq a realidade medieval era um inferno, reis eram analfabetos e nada nobres. Toda a cultura estava nas mãos da igreja que deturbava-a a seu favor. O comercio eram meras feiras para se trocar verduras, a politica morreu na Roma antiga e foi revivida Idade Moderna, pq sem estudo e conhecimento não existe não há como fazer politica, e lembre-se eram pequenos feudos isolados entre si, cada senhor feudal se achava Rei, e realmente era dentro de suas terras.

Pense se vc gostaria de jogar numa ambientação assim somada de monstros devoradores de humanos, magos capazes de explodir pessoas... vc estaria jogando polvora em brasa.

Peço que considere isso caro irmão

This post has been edited by Hector Folha-Palida on Nov 5 2007, 12:33 PM

#15 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/11/07 18:02
Só para posicionar como é Tagmar...

È um mundo com tecnologia do século X, mas com uma sociedade do inicio renascentista, e com uma religião do periodo grego. Muitas pessoas não percebem este anocroismo
#16 samuel.azevedo Enviado : 25/12/09 06:51
Falando em anacronismos. Vocês sabiam que na época de Cristo, um geômetra e inventor grego chamado Heron (ou Herão) criou alguns robôs e máquinas autônomas? Dentre elas um robô humanóide que andava para frente e pra trás movido a energia cinética de grãos de trigo, e uma máquina que soltava um jato de cerveja colocando uma moedinha nela. A máquina logo conquistou os templos, e era usada para vender água benta.

#17 Hugar Enviado : 26/12/09 00:01
Isto é realmente interessante.
Usuários visualizando este tópico
Guest (2)

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.