Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Populacao
#1 Detlef Enviado : 31/12/07 20:10
Prezados Senhores

gostaria de ter uma ideia do tamanho da populacao no mundo de tagmar com suas respectivas racas...

quantos habitantes devo imaginar que existem numa grande cidade...

creio que essas informacoes sao relevantes para se ter uma ideia de quantos soldados um certo Reino pode por em campo de batalha quando em guerra total contra outro reino...

muito obrigado...
#2 heimdall Enviado : 01/01/08 09:38
Isso seria o mesmo que perguntar qual a população total da Terra na época do descobrimento... Não tem como ser preciso... Ainda mais em Tagmar, que ainda não saiu a tarefa das Ilhas Independentes... Naquela época não existia o Censo!

#3 Detlef Enviado : 01/01/08 12:43
Meu amigo...

Talvez lhe falte certo censo de historia

todos que se ocupam do prazer de ler a historia geral da humanidade... (mesmo que apenas por prazer) sabe que no fim da Antiguidade a cidade de Roma contava com pouco mais de 1 milhao de habitantes e que era a cidade mais povoada da Europa naquela epoca...

da mesma forma se calcula que a quantidade de Barbaros Germanicos que lutavam contra os Lindes da Europa eram de tres vezes mais que as forcas de defesa...
por que? porque e completamente possivel calcular o nivel de crescimento das populacoes ao longo dos anos mesmo sem haver censo demografico...

outro exemplo... a cidade de Shangri-la (capital do Imperio Mongol) era a cidade mais populosa do mundo no seculo XIV com cerca de 4 milhoes de habitantes... durante a corte de Cublai-Ca (neto de Gengis-Ca)

sabe-se estimar tambem o coeficiente populacional de Astecas dizimados pelo processo de conquista espanhola na America Norte e Central...

entao... conforme minha pergunta... preciso de uma estimativa (nao o numero exato) de habitantes que tem uma grande cidade no mundo de Tagmar...

caso necessario posso enviar outros exemplos...

e acredite... e completamente possivel se ter uma estimativa da populacao total do planeta Terra nao apenas na Epoca das Grandes Navegacoes (Idade Moderna) mas em todas as eras da Humanidade... inclusive antes de que se houvesse a Historia... (ou seja...na Pre-Historia)

obrigado pela cooperacao

Obs. para ajudar coloco aqui abaixo o link da Wikipedia que detalha o assunto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C...%C3%A3o_Mundial

podem-se procurar tambem em inumeros livros de Historia...entre eles um bem conhecido..:

"Livro de Ouro da Historia da Humanidade" encontrado em todas as boas livrarias.

This post has been edited by Detlef on Jan 1 2008, 12:56 PM
#4 heimdall Enviado : 01/01/08 17:34
Em primeiro lugar, eu disse que não tem como ser preciso... Leia o que escrevi... Não falei sobre estimativas... Calcular é uma coisa, ser preciso é outra...
Mas, como vc mesmo disse, talvez me falte "senso" de história, já que eu falei em nível mundial, e não apenas Roma, ou povos bárbaros em volta de Roma... Não estava falando de uma fração do mundo... Por exemplo, época do Descobrimento... Vc falou de Europa e dos povos dizimados... E os outros povos? Dá pra se ter noção de quantos eram? Já que o mundo não era totalmente conhecido?
Além do mais, em RPG lidamos não apenas com a raça humana... Temos um contigente populacional de inúmeras outras raças, e, como eu falei (insisto para que leia) em Tagmar não tem como se precisar porque não saiu a tarefa das Ilhas Independentes, ou seja, como vamos saber quantas pessoas são de lá se ainda nem sabemos quantas ilhas têm lá?
Com relação a ter "senso" de história, desculpe desapontá-lo, mas eu tbm leio sobre História... Eu apenas falei que naquela época não existia Censo a nível mundial, já que os gregos utilizavam algo similar ao Censo... E, como os romanos adotavam os costumes gregos, era natural terem o mesmo... Mas diga-me, no mundo de hoje, tem com precisar o número de habitantes da China? Todos sabemos que lá só pode ter 1 filho por casal, e que os pais registram apenas a primeira criança, para não desobedecerem as leis (ao menos era assim até pouco tempo)... E então, qual a população total da China?
Ah, Wikipedia não é aquele site atualizado pelo próprio leitor?...

#5 fabiohenrique Enviado : 01/01/08 19:46
Citação:
gostaria de ter uma ideia do tamanho da populacao no mundo de tagmar com suas respectivas racas...

quantos habitantes devo imaginar que existem numa grande cidade...

creio que essas informacoes sao relevantes para se ter uma ideia de quantos soldados um certo Reino pode por em campo de batalha quando em guerra total contra outro reino...

Detlef,

- se você quer fazer guerra entre duas nações, você mesmo pode estipular o número de soldados, mesmo porque algumas nações podem ter recrutamento obrigatório, outras não, algumas devem ter magos entre seus exércitos e por ai vai.

- o que o Heimdall disse faz sentido, tem muitas raças é um mundo de fantasia. Não deixe que detalhes estraguem sua campanha.

- outra coisa, não sei se você foi intencional ou não, mas o conceito de guerra total, só passou a existir na segunda guerra mundial. Não tem como duas nações de Tagmar fazerem "guerra total"
#6 Detlef Enviado : 02/01/08 19:21
Perdoem me

Claro que nao Ha como o caro amigo saber que sou professor de Historia... nao apenas um leitor...

como disse (favor tambem ler o que escrevi)

as estimativas cujo exemplo dei no link da wikipedia... mas tambem ofereci outro exemplo de um livro de renome internacional... "Livro de Ouro da Historia da Humanidade" encontrado em todas as boas livrarias.

entao... como ia dizendo...
talvez eu nao tenha me feito entender...
a parte que me interessa da populacao seria apenas do mundo conhecido... nao tenho interesse ainda no tocante as Ilhas Independentes...

e quando falo do Mundo conhecido (vejo que sempre tenho de ser bem claro aqui) digo apenas a parte continental, ou seja...aquilo que existe no mapa de tAGMAR...

do resto, ainda nao estou interessado...

muito obrigado

Sr Fabio... creio que o senhor tem toda a razao no conselho que ofertas...

mas o conceito de Guerra Total a que me refiro, penso que talvez nem tudo deva ser igual ao que ocorreu na Historia Medieval de nosso planeta Terra.
Imaginei que talvez esse conceito poderia muito bem existir no Mundo de Tagmar por causa da Guerra Total utilizada pelo mundo contra a chamada Seita. (que na minha visao foi um tipo de Guerra Total.)

Mas independente disso... Muito obrigado Sr.Fabio..
Caso eu nao obtenha uma resposta para a minha duvida .... com certeza utilizarei de seu bom conselho...
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/01/08 19:45
Pessoal,

quando criamos o Livro dos Reinos foi proposital não colocarmos detalhes de dados memográficos. Nossa ideia é deixar livre para que o Mestre. Assim uma cidade classificada como "grande" terá a população que o mestre achar melhor. É por este mesmo motivo que não há fichas de dos personalidades descritas nesse livro.

O detalhamento excessivo acaba por bloquear e limitar o Mestre.

Mas é claro que dar uma ideia geral sobre as principais cidades não deixa de ser uma boa ideia.

#8 Detlef Enviado : 02/01/08 19:49
Entao por favor Sr Marcelo...

como jogador e/ou mestre experiente...

diga-me: quantos habitantes teria a cidade de Saravossa por exemplo....pois creio que e uma das mais importantes cidades do mundo conhecido...

obrigado
#9 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/01/08 07:33
Detlef,

como disse, ao criar os Livros dos Reinos não planejamos a questão dos dados demográficos. Logo apenas podemos dizer que Saravossa é a maior cidade do mundo. Uma comparação boa seria roma antiga... mas como o mundo de Tagmar sofreu uma grande catástrofe (Cataclismo) e depois teve a guerra contra a seita que durou séculos, imagino que seja bem menor.

Desta forma não tenho como predizer... mas sinta-se livre para nas suas aventuras estipular um populacional que vc ache mais condizente. A ambientação de Tagmar foi projetada para dar flexibilidade aos mestres.
#10 Yu_ki Enviado : 03/01/08 07:44
eu imagino algo entre 50 a 80 mil,mesmo pelos fatores limitantes já citados como o cataclismo e as guerras, mas por ser uma cidade teóricamente estável e em crescimento era de se esperar que atraísse migração...

#11 Marcelo Villanova Enviado : 03/01/08 15:40
Acho q mais do que isso, sendo a maior cidade de Tagmar acredito que tenha uns 200 mil habitantes. Isso se vc considerar que esses 80 mil que vc citou cabem por exemplo no maracanã.
#12 Yu_ki Enviado : 03/01/08 20:31
falo de população permanente e econômica/política/militarmente ativa,pois há tambem os viajantes,mercadoresm,mulheres,velhos,crianças e escravos,que geralmente não são incluídos nessa estatísticas...

#13 Detlef Enviado : 03/01/08 22:41
Muito Obrigado pelas ideias...queridos amigos

ja tenho entao uma base para formular minha aventura...

mais uma vez...

obrigado por tudo
#14 zetagmar Enviado : 05/01/08 12:21
Andei lendos os post e gostei muito do que está sendo resolvido.
Detlef estou interessando nesta questão de crescimento populacional. Quero trocar algumas informações contigo sobre isso.
Com isso fazer uma determinação básica de crescimento populacional para as raças e exércitos.

Gostaria de saber ainda como será feito a manutenção dos reinos e outras questões de "estado".
Abraço
#15 Hector Folha-Palida Enviado : 07/01/08 19:21
Uma pergunta que apareceu na minha cabeça ao ler este topico...

Caro detlef,

Como estudante de historia, respeito seu titulo de professor e tudo mais. Porém como jogador de RPG, pergunto: As noções numericas e estatisticas citadas aqui para supostamente administrar um estado, como total de população, capacidade belica em caso de guerra total e etc. São dados geralmente citados por cima pelo mestre durante uma aventura Normal, Claro que existe tipos de aventura mais exoticos que essa informações podem ser muito uteis, mas no estilo classico não teria pouca utilidade pratica?
Isso é realmente algo que vc considera vital para o projeto?

Só essas duvidas que me ocorreram...

Estou muito interessado num sistema de combate em massa, já testei uns que foram meio decepcionantes na parte da participação dos pjs. Por isso aguardo ansioso detalhes a respeito do seu sistema.

#16 arabedoido77 Enviado : 29/11/11 21:56
Não sei se esta pergunta caberia neste tópico, mas foi algo que me despertou uma curiosidade até para a questão de acrescentar detalhes aos personagens. Já queria perguntar isso antes, mas vamos agora:

Quais são as etnias que existem em Tagmar no caso dos humanos? No caso brancos, negros, orientais? Existem etnias, ou são todos do tipo europeu mesmo?
#17 matheusjsrd Enviado : 29/11/11 22:16
Acho que o povo do império seria parecido com os árabes, os reinos conhecidos parecidos com portugueses e espanhóis(regiões mais quentes da europa, pois no tagmar não é frio como na europa) e o povo das terras selvagens parecidos com os bárbaros(por ser esta região a mais parecida com a escandinavia, noruega, suécia e etc que são de onde vem os bárbaros.)
#18 arabedoido77 Enviado : 30/11/11 08:23
Certo. Então, pelo menos como entendi, só existem essas duas etnias mesmo. Negros e orientais não existem ao menos no mundo conhecido. Está certo isso?

A curiosidade, como eu disse, está mais para não fazer um personagem que destoe com a descrição do mundo mesmo. A confusão também surgiu quando vi uma das planilhas que tem campos para cor de pele, cabelo, olhos etc. Fiquei na dúvida, pois havia tido a intenção de fazer um personagem negro, mas precisava saber se eles existem em Tagmar e se existirem, qual a região em que seriam mais comuns.
#19 El Gato Enviado : 30/11/11 09:46
acho que não tem porque não ter todas as raças no rpg.
e porque exatamente eles teriam que estar distribuídos em áreas diferentes?
#20 Marcelo Villanova Enviado : 30/11/11 10:11
Essa é uma discussão ainda em aberto no livro Raças & Profissões, na tarefa: humanos. Passem lá, baixem a tarefa, leiam e comentem...
#21 arabedoido77 Enviado : 30/11/11 10:32
Só respondendo ao questionamento do El Gato, imagino uma lógica similar àquela do nosso mundo. Na época medieva e um pouco antes, salvo em casos raros de migração voluntária ou forçada, os brancos ficavam na Europa e norte da África, negros na parte central e sul da África, orientais se restringiam À China e Japão, indígenas na América etc.

Apenas fiquei curioso se em Tagmar existia algo similar, com a incidência maior de determinadas etnias em diferentes regiões. Claro que conforme vemos a descrição do mundo, haveria grande distribuição, pois o povo tenderia a ser mais tolerante com essas diferenças, principalmente por ainda lidarem com outras raças humanoides.

Vou ver o material citado. Valeu, Marcelo.
#22 matheusjsrd Enviado : 30/11/11 11:39
Pois é, eu acho que a situação é assim. Não tem como saber sobre etnias. As vezes, nas ilhas independentes podem ser colocadas aparencias e traços indígenas e quanto a negros, dividiriam com os árabes o império. O sul dos reinos do mundo conhecido-eredra, ludgrim, levânia- e as cidades estado no norte do mundo conhecido poderia ter orientais, acho. Lógico que averiam todas as etnias em todos os lugares, mas a maior concentração se daria nessa área.
#23 El Gato Enviado : 30/11/11 13:28
arabedoido77 escreveu:
Só respondendo ao questionamento do El Gato, imagino uma lógica similar àquela do nosso mundo. Na época medieva e um pouco antes, salvo em casos raros de migração voluntária ou forçada, os brancos ficavam na Europa e norte da África, negros na parte central e sul da África, orientais se restringiam À China e Japão, indígenas na América etc.

Apenas fiquei curioso se em Tagmar existia algo similar, com a incidência maior de determinadas etnias em diferentes regiões. Claro que conforme vemos a descrição do mundo, haveria grande distribuição, pois o povo tenderia a ser mais tolerante com essas diferenças, principalmente por ainda lidarem com outras raças humanoides.

Vou ver o material citado. Valeu, Marcelo.

eu entendi perfeitamente isso.
só que você não acha melhor deixar essa questão nas mesas?
acho que as pessoas vão ficar mais soltas para escolher a raça que desejar sem nenhuma influencia.
abraço.
#24 arabedoido77 Enviado : 30/11/11 15:38
Realmente... Deixemos isso por enquanto ao encargo do Mestre.

A propósito, li o material e lá realmente já tem praticamente a resposta para o questionamento que levantei. Valeu, gente.
#25 El Gato Enviado : 30/11/11 16:27
arabedoido77 escreveu:
Realmente... Deixemos isso por enquanto ao encargo do Mestre.

A propósito, li o material e lá realmente já tem praticamente a resposta para o questionamento que levantei. Valeu, gente.

O que você exatamente leu?
Cola ai.
Abração.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.