Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
⚔️ Técnicas dos Guerreiros & Ladinos (revisão)
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 06/08/24 09:50
Esta tarefa é para discutir a revisão das Técnicas dos Guerreiros & Ladinos
#2 Samyaza Enviado : 07/08/24 14:07
Em Ambidestria, aparece o termo Imperícia, o conceito dele será mantido? Caso sim, ok, caso não: qual a diferença de ter FA 1 na técnica e ter FA10?
#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/08/24 14:23
As técnicas com imperícia são as que a pessoa precisa ter ela no nivel igual ao do grupo da arma, se não recebe penalidade:



Citação:

Regras de Uso...
Imperícia: Para que a técnica funcione sem receber penalidades será preciso que o combatente possua nível nesta técnica igual ou maior do que o nível que possui no Grupo de Armas usado (CmE, CmM, Em, etc.). Se o nível for inferior, uma penalidade será aplicada a(os) ataque(s). A penalidade será igual a diferença entre os dois níveis (do grupo de armas e da técnica) e é aplicada ao total.


Se não tiver imperícia o cara só vai comprar 1 nível! Brick wall

Mas parece que precisamos deixar mais claro neste item das regras de uso
#4 Samyaza Enviado : 07/08/24 14:37
Em Atirar em Movimento:

Atirar em Movimento 9: É possível efetuar um ataque para qualquer lado e usar sua velocidade de movimento total (sem redutores).

Isso se refere a usar toda a sua VB ao invés de VB/2? A parte de sem redutores é sem qualquer redutor na VB mesmo os de terreno e de visibilidade?
#5 Samyaza Enviado : 07/08/24 14:45
Em Conduzir o Oponente acho as distâncias poucas, sugiro aumentar um pouco a qtde de metros por onde um inimigo é conduzido.
#6 Fábio_CM Enviado : 07/08/24 15:51
Samyaza escreveu:
Em Atirar em Movimento:

Atirar em Movimento 9: É possível efetuar um ataque para qualquer lado e usar sua velocidade de movimento total (sem redutores).

Isso se refere a usar toda a sua VB ao invés de VB/2? A parte de sem redutores é sem qualquer redutor na VB mesmo os de terreno e de visibilidade?

Talvez substituir o "sem redutores" por "sem penalidade por ataque".
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/08/24 11:58
Srs, fiz o ajuste do cabeçalho para por o "Restrição", assim todos os "OBS:" foram retirados.

Ainda não avaliei os comentários e em breve volto com ajustes com base neles.
#8 Lucianolog Enviado : 10/08/24 01:04
Achei um avanço a atualização das técnicas, creio que já vai agilizar bastante na mesa em comparação a versão anterior.
#9 Samyaza Enviado : 11/08/24 22:35
Sugiro retornar com a Técnica Aprimorar, motivos:

1 - em sua natureza ela torna os guerreiros realmente diferenciados em combate das outras profissões.
2 - ao mantê-la na lista, preserva-se a ideia de não quebrar a incompatibilidade de personagens, ao passo que removê-la obriga então um reajuste a todo personagem que tinha essa técnica como opção.

Sugestão:

Aprimorar
Duração: Uma rodada
Mecânica: Efeito de Nível
Restrição: é preciso escolher um grupo de armas para receber o benefício da técnica.
O jogador deve escolher um grupo de armas, ele receberá o bônus da técnica enquanto estiver lutando com uma arma deste grupo e não estiver nenhuma outra técnica sob efeito.

Aprimorar 1 aumenta em +1 as colunas de ataque e dano com grupo de armas específico.
Aprimorar 3 aumenta em +3 as colunas de ataque e dano com grupo de armas específico.
Aprimorar 5 permite fazer um ataque extra na rodada.
Aprimorar 7 aumenta em +5 as colunas de ataque e dano com grupo de armas específico.
Aprimorar 9 permite fazer um segundo ataque extra na rodada.
#10 Samyaza Enviado : 13/08/24 13:39
Li a opção de Aprimorar, considerações:

1 - se for pensar em "tapar buraco", mantendo esta técnica para que seja mantida a compatibilidade e não precise alterar fichas de personagem, ok.

2 - acho que os novos efeitos fogem da ideia original da técnica que era aumentar colunas de ataque, por isso defendo que seja mantida a ideia original da técnica pois ela era a única que garantia aos guerreiros uma excelência superior em combate em relação às outras profissões.

3 - não sendo possível incluir os efeitos de (a) aumento de coluna e (b) pelo menos um ataque extra (com ou sem redutor), sugiro que seja aberta uma votação entre as opções.

4 - uso como precedente a técnica pugilato que permite até 3 ataques extras, portanto, acredito que não haja um problema (na estrutura do sistema) de ter uma técnica com esse efeito.
#11 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/08/24 14:02
O problema é que esta técnica Aprimorar tem duração de 1 combate, e se mantivermos a técnica original com duração de 1 combate vai se sobrepor (combo) as técnicas que são bônus em dano e coluna ou ataques múltiplos. Se vc reduzir a duração para 1 rodada, ai não vai mais ter sobreposição (combo), mas aí além de ficar fraca, vai ser mais uma técnica a dar bônus semelhante a outras.

A ideia nova de Aprimorar é dar um bônus diferente, e que posso ser usada em conjunto, mas não de o mesmo bônus. Da forma que está agora é uma técnica para ser usada quando precisa-se acertar ou não cometer uma falha grave. OBS: varias técnicas tivemos de rescrever e fugiram da ideia original da técnica. Isto é uma coisa que temos de aceitar que para melhorar não dá para ficar como estava.

Quanto a pugilato,

devemos lembrar que o cara está lutando com as mãos e o dano é baixo. Inclusive tem a restrição que não tinha na original: "Não é possível usar pugilato contra oponentes com devesa Pesada"
#12 Artorius Enviado : 13/08/24 15:13
Fala Galera!

Concordo em partes com o nobre Samyaza.

Eu via essa técnica como a primazia do treinamento com uma arma.
Como se o guerreiro vivesse com ela, dorme e acorda com ela, vai ao banheiro com ela....

Essa poderia ser uma técnica que permite alguma sobreposição de bônus, mas eu manteria a "penalidade" que havia na técnica anterior que aumenta o custo de aquisição no grupo. (mas ao invés de beneficiar todo o grupo apenas uma arma).

mas ao invés de apenas um benefício na falha a técnica poderia conceder outros favores:
  • ganhar bônus na iniciativa com o uso dessa arma (1/2 da FA);
  • poder usar duas técnicas numa mesma rodada, 1x no combate;
  • se estiver com a arma em punho pode desferir um ataque antes da iniciativa;
  • caso acerte um critico ou o oponente tenha uma falha permitir desferir um ataque extra;

    são algumas sugestões, apesar de eu achar todas pertinentes. Muito Feliz
  • #13 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/08/24 15:27
    Artorios, fazer sobreposição de bônus é que não queremos. Era isso que o modelo antigo fazia e não era bom. Serve só para bombar o personagem e não é nada original. Tem varias técnicas que dão bonus semelhantes, principalmente nas especializações (ainda vamos disponibilizar).

    A proposta nova é fazer diferente da antiga. Se perceber ela retira penalidades de falha e erro.

    "Aquele que é mestre com uma arma nunca erra!"


    #14 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/08/24 17:22
    Mas vou pensar em como melhorar esta técnica... aguardem!
    #15 Samyaza Enviado : 13/08/24 18:27
    Marcelo_Rodrigues escreveu:
    Artorios, fazer sobreposição de bônus é que não queremos. Era isso que o modelo antigo fazia e não era bom. Serve só para bombar o personagem e não é nada original. Tem varias técnicas que dão bonus semelhantes, principalmente nas especializações (ainda vamos disponibilizar).

    A proposta nova é fazer diferente da antiga. Se perceber ela retira penalidades de falha e erro.

    "Aquele que é mestre com uma arma nunca erra!"




    Mas, Boss, a sobreposição de bônus é justamente o que estamos argumentando que tornava os guerreiros realmente mais eficazes que as demais profissões. Posso fazer algumas perguntas? Considerando as discussões até agora:

    1 - Quem não quer? No caso quem são esse "nós"?
    2 - Quem determinou que não era "bom"? No caso, aparentemente, parece que a maioria concordava com isso.
    3 - Quem propôs? Propôs com base no retorno dos comentários?
    4 - Essa questão não pode ser votada? Pq, até o momento, me parece que a única pessoa a não concordar com os bônus nas colunas seria você.
    #16 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/08/24 07:05
    Samyaza,

    O projeto funciona com base que tarefas que possuem responsáveis, no caso o "nos" são as pessoas que fizeram esta tarefa.

    Normalmente tarefas tem só um responsável e só após o trabalho de que é apresentado ao grupo. Isto é o normal. Para esta grande empreitada fizemos um grupo de trabalho e eu, Fábio, pirata, artorios, edilton e outros é que estamos desenvolvendo isso.

    Agora que já estão bem trabalhados como é padrão, esmos apresentado ao grupo.

    Quanto a por em votação, isto é uma decisão do coordenador (eu). Então por enquanto não vamos partir para isso.

    Vamos aguardar mais pessoas se manifestarem.

    Mas quero dizer que para por bônus como na original, estaremos voltando a proposta original que é overpower.
    #17 Samyaza Enviado : 14/08/24 08:06
    Marcelo_Rodrigues escreveu:
    Samyaza,

    O projeto funciona com base que tarefas que possuem responsáveis, no caso o "nos" são as pessoas que fizeram esta tarefa.

    Normalmente tarefas tem só um responsável e só após o trabalho de que é apresentado ao grupo. Isto é o normal. Para esta grande empreitada fizemos um grupo de trabalho e eu, Fábio, pirata, artorios, edilton e outros é que estamos desenvolvendo isso.

    Agora que já estão bem trabalhados como é padrão, esmos apresentado ao grupo.

    Quanto a por em votação, isto é uma decisão do coordenador (eu). Então por enquanto não vamos partir para isso.

    Vamos aguardar mais pessoas se manifestarem.

    Mas quero dizer que para por bônus como na original, estaremos voltando a proposta original que é overpower.


    Compreendido chefe, mas vamos lá, dessa lista pelo menos Artorios e Fabio são favoráveis da dar bônus em coluna, os demais (Piratata, Edilton e outros) não se manifestaram ainda, então, só pra compreender mesmo, por enquanto a tendência da maioria é por manter o bônus em coluna, correto?

    Quanto a questão de por em votação, que critério vc pretende usar para talvez colocar essa questão em votação? Seriam necessárias quantas pessoas para por em votação? E quantas pessoas seriam necessárias para nem ir pra votação, já fazer a mudança direto.

    Eu espero que volte a proposta original.
    #18 Fábio_CM Enviado : 14/08/24 09:34
    Citação:
    Compreendido chefe, mas vamos lá, dessa lista pelo menos Artorios e Fabio são favoráveis da dar bônus em coluna (...)

    Só um complemento porque esta afirmação está incompleta.

    Eu sou favorável ao bônus em coluna, mas não à ativação simultânea de muitas técnicas. Esse foi, inclusive, um dos pontos de partida da revisão para remover a confusão que está gerada no modelo atual.

    Portanto, eu não acho um problema que se busque uma alternativa para a técnica de Aprimorar, porque o modelo original também tinha seus problemas.

    Artorius escreveu:
    Eu via essa técnica como a primazia do treinamento com uma arma.
    Como se o guerreiro vivesse com ela, dorme e acorda com ela, vai ao banheiro com ela....

    Essa poderia ser uma técnica que permite alguma sobreposição de bônus, mas eu manteria a "penalidade" que havia na técnica anterior que aumenta o custo de aquisição no grupo. (mas ao invés de beneficiar todo o grupo apenas uma arma).

    E este é um dos grandes problemas da técnica original. No modelo atual, ela é praticamente um exemplo de que as técnicas são feitas para serem utilizadas em conjunto. Aprimorar, como está, é uma técnica necessária para o guerreiro. Todos que leram minimamente as técnicas a escolhem. Se o cara conhece as regras, ele investe os pontos SEMPRE. E isso é um problema que estamos tentando evitar. Afinal, se o ponto é sempre investido, o melhor seria deixar ela como parte da profissão de uma vez.

    Para mim, temos que encontrar uma alternativa para a técnica que permita ao jogador ter uma escolha real entre esta técnica ou outras. Se ela for uma técnica automática, com bônus cumulativo, ela vai seguir sendo uma compra obrigatória.

    A sugestão que eu dei para a técnica obriga o personagem a ativá-la em um turno e seus efeitos são aumentados com o tempo de combate. Isso já força a uma escolha entre a urgência de preferir causar mais dano imediatamente com outra técnica, ou acreditar que é possível resistir mais tempo para usar a técnica em poder completo (quatro rodadas é muito tempo em Tagmar). Neste caso específico eu não acho um problema o acúmulo de bônus, porque eles não virão imediatamente. (Vou colocar a versão que falei aqui embaixo, porque percebi que ela só está no Whatsapp).

    Artorius escreveu:
    ganhar bônus na iniciativa com o uso dessa arma (1/2 da FA);
    poder usar duas técnicas numa mesma rodada, 1x no combate;
    se estiver com a arma em punho pode desferir um ataque antes da iniciativa;
    caso acerte um critico ou o oponente tenha uma falha permitir desferir um ataque extra;

    Eu gostei das sugestões. Acho que todas elas caberiam na mesma técnica, principalmente o segundo e o quarto.

    Leia o resto do texto...

    APRIMORAR
    Duração: 1 combate.
    Mecânica: Bônus de FA.
    Restrições: 1 uso por combate; imperícia.

    Esta técnica melhora os golpes do combatente quanto mais imerso ele fica no combate. Ao executá-la, o personagem deve escolher um grupo de armas no qual tenha nível, e este grupo receberá os benefícios da técnica enquanto ela estiver ativa, desde que ele cumpra o requisito de imperícia.

    O usuário desta técnica recebe os bônus abaixo a partir da rodada em que ativa a técnica. A cada rodada, o bônus progride para a linha seguinte, até o listado para a rodada 4. Os bônus não progridem em uma rodada que o combatente não realize um ataque, mas a técnica permanece ativa. Caso ele faça um ataque com uma arma de um grupo diferente, ou fique inconsciente, a técnica é encerrada.

    Rodada 1: +1 coluna de resolução para o(s) ataque(s).
    Rodada 2: +3 colunas de resolução para o(s) ataque(s).
    Rodada 3: +25% de dano.
    Rodada 4 e seguintes: o combatente pode realizar um ataque extra na rodada. Este ataque se soma a qualquer outro que o personagem já possa realizar, mas é feito sem qualquer penalidade.
    #19 Samyaza Enviado : 14/08/24 10:01
    Por mim assim como vc sugeriu está ótimo Fabio, pois mantém a essência dela, guerreiros serão melhores com armas do que as outras profissões.
    #20 Artorius Enviado : 14/08/24 10:30
    Fala Galera!

    Fizemos uma força tarefa para já dar uma nova cara e ajustar as diversas técnicas, e trazer algo já mais conciso. A diferença que Aprimorar tinha ficado de fora e esta sendo feita agora!

    Samyaza, se olhar meu comentário acima, verá que eu não dei nenhuma sugestão para bônus de colunas ou dano Think

    O que eu sugeri que essa técnica poderia ter algo a mais além do beneficio quando houver falha, e nos níveis mais altos o beneficio de fazer um branco virar amarelo não é efetivo. (apenas é claro quando se usa outra técnica como golpe duplo que reduz 2 níveis do segundo ataque)


    Não consegui ver as mensagens no Whats, mas da sua sugestão Fábio não sou favorável a ataques extras padronizados, pois após ativada essa técnica o guerreiro poderá usar outras podendo empilhar vários ataques na rodada.
    #21 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/08/24 10:53
    Artorius,

    uma sugestão par deixar a minha proposta melhor seria fazer Aprimorar não contar para o limite de 1 técnica por rodada (tem isto escrito nas novas regras de uso). Com isto passa a ser uma técnica mais interessante por não gastar a opção.

    Fabio,

    gostei também das suas sugestões, também podemos fazer.


    A todos,

    vou pensar aqui e ver se bolo algo novo e volto a postar.
    #22 Fábio_CM Enviado : 14/08/24 11:10
    Artorius escreveu:
    Não consegui ver as mensagens no Whats, mas da sua sugestão Fábio não sou favorável a ataques extras padronizados, pois após ativada essa técnica o guerreiro poderá usar outras podendo empilhar vários ataques na rodada.

    Verdade, mas apenas a partir da 4ª rodada de combate, e isso se ele se mantiver atacando (se ele usou um aparar na rodada 3, por exemplo, só atacaria duas vezes na 5ª). Foi uma sugestão, mas ainda acho que podemos encontrar uma solução melhor.

    Marcelo Rodrigues escreveu:
    uma sugestão par deixar a minha proposta melhor seria fazer Aprimorar não contar para o limite de 1 técnica por rodada (tem isto escrito nas novas regras de uso). Com isto passa a ser uma técnica mais interessante por não gastar a opção.

    Sei não...

    Ela teria que ser algo muito sutil para poder ser utilizada com outras todo o tempo, sem gastar o "uso da técnica".
    #23 Dragoon Enviado : 14/08/24 12:16
    Eu achei elas bem elaboradas e interessantes ate melhor explicadas do que em outros sistemas
    #24 Samyaza Enviado : 14/08/24 14:51
    Artorius escreveu:
    Fala Galera!

    Concordo em partes com o nobre Samyaza.

    Eu via essa técnica como a primazia do treinamento com uma arma.
    Como se o guerreiro vivesse com ela, dorme e acorda com ela, vai ao banheiro com ela....

    Essa poderia ser uma técnica que permite alguma sobreposição de bônus, mas eu manteria a "penalidade" que havia na técnica anterior que aumenta o custo de aquisição no grupo. (mas ao invés de beneficiar todo o grupo apenas uma arma).

    mas ao invés de apenas um benefício na falha a técnica poderia conceder outros favores:
  • ganhar bônus na iniciativa com o uso dessa arma (1/2 da FA);
  • poder usar duas técnicas numa mesma rodada, 1x no combate;
  • se estiver com a arma em punho pode desferir um ataque antes da iniciativa;
  • caso acerte um critico ou o oponente tenha uma falha permitir desferir um ataque extra;

    são algumas sugestões, apesar de eu achar todas pertinentes. Muito Feliz



  • Artorios, refiro-me à sobreposição de bônus e possibilidade de desferir ataque extra.

    Tentarei ser mais claro, eu não acho que a técnica precisa ser como estava originalmente, com bônus elevado e etc, o que eu percebo é uma "falha" onde as vezes temos ladinos e rastreadores (mais comumente) sendo mais eficazes com uma arma do que um guerreiro com a mesma arma, isso me parece uma distorção do valor narrativo (o conceito de que os guerreiros são melhores em combate) do valor mecânico (a concretização disso nas regras).

    A técnica Aprimorar corrigia isso, permitia começar com um bônus maior em ataque e permitia atacar pelo menos mais uma vez. Aí entra a questão que vcs discutiram, todo guerreiro pegava Aprimorar justamente pq era uma técnica rápida, simples e eficaz, pelo menos em comparação às demais. Remover a ideia de atacar melhor (mais coluna) e atacar mais (ataque extra) para mim é um desserviço aos guerreiros, não precisa ser um bônus em dano e coluna a cada nível na técnica, pode ser apenas bônus em coluna, não precisa ser 3 ataques extras como pugilato, pode ser 1 só, mas que de alguma forma (seja com essa técnica ou de outra maneira) os guerreiros continuem a se destacar no combate e, especificamente, nestes parâmetros (mais colunas e mais ataques).
    #25 Artorius Enviado : 15/08/24 16:30
    Fala Samyaza,

    Discordo totalmente sobre outras profissões serem melhores em combate do que o Guerreiro, tenho na minha mesa inclusive essas profissões citadas, e a diferença é gigantesca. O guerreiro "coloca todos no bolso" fácil, isso descontando a técnica Aprimorar.

    Sobre fazer mais de um ataque tem varias outras técnicas que farão isso.
    (Ex. Golpe Duplo, Ambidestria, Atravessar Op, Disparo Rápido) apenas na lista do guerreiro, fora as outras das especializações.


    Portanto como essa técnica tem duração de um combate irá "combar" com essas técnicas, por isso o cuidado quanto aos efeitos dela.
    #26 Samyaza Enviado : 18/08/24 22:35
    Artorius escreveu:
    Fala Samyaza,

    Discordo totalmente sobre outras profissões serem melhores em combate do que o Guerreiro, tenho na minha mesa inclusive essas profissões citadas, e a diferença é gigantesca. O guerreiro "coloca todos no bolso" fácil, isso descontando a técnica Aprimorar.

    Sobre fazer mais de um ataque tem varias outras técnicas que farão isso.
    (Ex. Golpe Duplo, Ambidestria, Atravessar Op, Disparo Rápido) apenas na lista do guerreiro, fora as outras das especializações.


    Portanto como essa técnica tem duração de um combate irá "combar" com essas técnicas, por isso o cuidado quanto aos efeitos dela.


    Artorius, eu me referi às colunas de ataque, Ladinos e Rastreadores tendem a ter Agilidade e Percepção (respectivamente) mais elevados que os Guerreiros e então, no final, tendem a acabar com colunas de ataque mais elevadas nos grupos de armas que usam esses atributos, é a fim de compensar isso que defendo a ideia de manter uma Técnica que aumente as colunas de ataque do guerreiro de forma a compensar essa situação.

    As outras técnicas que vc citou, salvo engano, dão ataques extras mediante condições muito específicas, não como algo mais fixo e, se possível, "mais cedo" ao guerreiro, se não a proposta inicial do guerreiro que seja, pelo menos a proposta do FabioCM
    #27 Artorius Enviado : 19/08/24 10:40
    Fala Galera,

    Na minha visão dificilmente haverá guerreiros que não utilizem armas pesadas que o atributo é FORÇA. Eh?
    (Isso que comentou ocorre talvez apenas no primeiro dia da campanha de estagio 1, quando os personagens ainda não tem muitos recursos, podendo não ter uma arma pesada.)

    E penso que no caso do Rastreador ele ainda precisa se preocupar em ter pontos em Aura, Percepção, Agilidade (pelo menos) precisando distribuir ainda mais seus pontos de Atributos, e o mesmo vale para o Ladino cuja proposta esta no uso das Habilidades.
    Por isso nenhuma outra Profissão será tão focada e "treinada" quanto o Guerreiro no quesito combate, independente da situação. Feliz


    E quanto as técnicas, já no estágio 1 o Guerreiro pode utilizar o Golpe Duplo ou Ambidestria ou Disparo Rápido toda rodada indiscriminadamente. Dancing
    #28 Samyaza Enviado : 19/08/24 16:22
    Artorius escreveu:
    Fala Galera,

    Na minha visão dificilmente haverá guerreiros que não utilizem armas pesadas que o atributo é FORÇA. Eh?
    (Isso que comentou ocorre talvez apenas no primeiro dia da campanha de estagio 1, quando os personagens ainda não tem muitos recursos, podendo não ter uma arma pesada.)

    E penso que no caso do Rastreador ele ainda precisa se preocupar em ter pontos em Aura, Percepção, Agilidade (pelo menos) precisando distribuir ainda mais seus pontos de Atributos, e o mesmo vale para o Ladino cuja proposta esta no uso das Habilidades.
    Por isso nenhuma outra Profissão será tão focada e "treinada" quanto o Guerreiro no quesito combate, independente da situação. Feliz


    E quanto as técnicas, já no estágio 1 o Guerreiro pode utilizar o Golpe Duplo ou Ambidestria ou Disparo Rápido toda rodada indiscriminadamente. Dancing


    Vamos lá meu bom!

    1 - Sim guerreiros tendem a ter Força alta mas não possuem acesso inicial às armas Pesadas (pelas regras começa-se com uma arma de dano 16 e não tem, salvo engano, arma pesada de dano 16), logo, Ladinos e Rastreadores que começam com Agilidade e Percepção altos (respectivamente) tendem a ter mais colunas de ataque do que o Guerreiro.

    2 - Vamos analisar a ideia de mais de um ataque do Aprimorar (com qualquer arma) e das técnicas que vc citou.

    2.1 - Aprimorar funciona com qualquer arma.
    2.2 - Golpe duplo só com armas pesadas e usando as duas mãos, o que impede que um guerreiro com escudo consiga 2 ataques, Aprimorar permitiria.
    2.3 - Ambidestria até permite 2 ataques com armas leves e médias mas a condição é ter 2 armas o que impede novamente que um guerreiro com escudo consiga 2 ataques, Aprimorar permitiria.
    2.4 - Disparo rápido: permite 2 ataques apenas com armas de disparo, ou seja, novamente, um guerreiro com escudo não consegue 2 ataques, Aprimorar permitiria isso.

    E para além da questão de mais ataques, ainda fica a questão da coluna que não aumenta e, geralmente, é sobrepujada por outras profissões.
    #29 Artorius Enviado : 19/08/24 17:45
    Samyaza escreveu:

    Vamos lá meu bom!

    1 - Sim guerreiros tendem a ter Força alta mas não possuem acesso inicial às armas Pesadas (pelas regras começa-se com uma arma de dano 16 e não tem, salvo engano, arma pesada de dano 16), logo, Ladinos e Rastreadores que começam com Agilidade e Percepção altos (respectivamente) tendem a ter mais colunas de ataque do que o Guerreiro.
    R. Como mencionei acima, isso TALVEZ ocorra na primeira sessão da aventura, e NUNCA mais!
    Ps. Se fosse fazer um Guerreiro Arqueiro eu teria mais percepção do que o Rastreador.

    2 - Vamos analisar a ideia de mais de um ataque do Aprimorar (com qualquer arma) e das técnicas que vc citou.
    2.1 - Aprimorar funciona com qualquer arma.
    R. A técnica antiga tinha que escolher um grupo e ter seu custo aumentado em 2.

    2.2 - Golpe duplo só com armas pesadas e usando as duas mãos, o que impede que um guerreiro com escudo consiga 2 ataques, Aprimorar permitiria.
    R. Use Combate com escudo e faça o ataque com o escudo!

    2.3 - Ambidestria até permite 2 ataques com armas leves e médias mas a condição é ter 2 armas o que impede novamente que um guerreiro com escudo consiga 2 ataques, Aprimorar permitiria.
    R. Use as 15m.p do kit inicial e compre a arma secundária.

    2.4 - Disparo rápido: permite 2 ataques apenas com armas de disparo, ou seja, novamente, um guerreiro com escudo não consegue 2 ataques, Aprimorar permitiria isso.
    R. Realmente não dá pra usar arco e escudo ao mesmo tempo. Brick wall

    E para além da questão de mais ataques, ainda fica a questão da coluna que não aumenta e, geralmente, é sobrepujada por outras profissões.
    R. Claro que não, pois diferente das outras profissões o guerreiro tem pontos suficientes para ter todos seus grupos de armas no nível máximo.

    #30 Samyaza Enviado : 19/08/24 21:34
    Artorius escreveu:
    [quote=Samyaza]
    Vamos lá meu bom!

    R. A técnica antiga tinha que escolher um grupo e ter seu custo aumentado em 2.
    Sim e, mesmo assim, era escolhida pq ela diferenciava o guerreiro de outras profissões no quesito combate.

    R. Use Combate com escudo e faça o ataque com o escudo! [Golpe Duplo]
    Como maninho se pra usar Golpe Duplo tem que ser arma pesada e tem que usar com as duas mãos?

    R. Use as 15m.p do kit inicial e compre a arma secundária.
    O problema não é como conseguir a segunda arma é não conseguir fazer 2 ataques com uma arma e usar um escudo.

    R. Realmente não dá pra usar arco e escudo ao mesmo tempo. ]
    Ufa, pelo menos aqui deu pra entender.

    R. Claro que não, pois diferente das outras profissões o guerreiro tem pontos suficientes para ter todos seus grupos de armas no nível máximo.
    Ter os grupos de armas no máximo muda pouca coisa em combate, a maioria das profissões citadas tem pontos suficientes para manterem seus grupos de armas principais (PmA, CL e CmE) da mesma forma que um guerreiro.


    #31 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/08/24 07:47
    Srs,

    Depois de muitas tentativas para deixar a técnica Aprimorar, decidimos retirar ela definitivamente, já que ela não se encaixava no novo modelo em que as técnicas não se combinam (fim dos combos).

    Mas não estamos retirando isto de vez, pois a solução foi transformar a técnica "Aprimorar" em regra.

    Assim foi incluído no texto das regras a nova regra "Grupo de Armas Aprimorados" que será a substituta da Técnica "Aprimorar". Leia ela aqui: https://tagmar.com.br/wi...%20Ajuste%20das%20Regras
    #32 Samyaza Enviado : 28/08/24 13:25
    Boss, se o ataque extra se tornou uma coisa exclusiva no estágio 5, mantenha a sua proposta original de "Aprimorar" pq daí não precisa fazer revisão nos PdMs.
    #33 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/09/24 21:40
    Como disse, a proposta original não se encaixou no modelo novo, pois não pode mais fazer combo, e a proposta estava fraca.

    Como ja tem varia técnicas que dão ataque extra para personagens a partir de estagio 1, logo fazer dar mais ataque a partir do estágio 5 é uma progressão razoável.
    #34 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/09/24 21:41
    Mas é aí galera? Mais alguma outra sugestão para ajustar as tecnicas de Guerreiros e Ladinos?
    #35 Artorius Enviado : 16/09/24 10:35
    Fala Galera!

    Acho que poderíamos descer para a Lista Básica (todas profissões), as Técnicas Ambidestria e Combate com Arco.
    E poderiam vir na lista do Guerreiro e Ladino com custo reduzido.
    #36 JogoDeMago Enviado : 17/10/24 21:06
    Boa noite.
    A técnica "Ambidestria" vai permitir usar 2 ataques todo turno sem nenhuma penalidade? É isso mesmo?

    "combate com escudo" ficou bem fraco no uso para defesa, somente 25% de redução de dano para deixar de atacar na rodada?

    Técnica "contra-ataque"
    "Se ele obtiver um dano superior ao do ataque do seu adversário..." é dano nominal mesmo(5 de dano, 10 de dano...) ou nível de dano (amarelo, laranja...)?

    Técnica "Escolta"
    "Sempre que o protegido do combatente for atacado por alguém, a defesa que será usada para o aumentar a defesa do protegido, conforme o nível." Só eu que achou confuso essa parte do texto?

    Técnica "Pugilato"
    "Restrição: Imperícia e não é possível usar pugilato contra oponentes com devesa Pesada." Erro ortográfico.


    #37 Fábio_CM Enviado : 18/10/24 11:27
    JogoDeMago escreveu:
    "combate com escudo" ficou bem fraco no uso para defesa, somente 25% de redução de dano para deixar de atacar na rodada?

    Olá. Só para destacar um detalhe. Se usada no modo defensivo, Combate com escudo é ativado por todo o combate. Ele não impede o personagem de atacar, ou de sequer utilizar outras técnicas nas rodadas posteriores a ativação de Combate com escudo.

    Sua duração consta no cabeçalho da técnica desta forma: "Duração: Uma rodada (ataque) ou um combate (defesa)"

    Usuários visualizando este tópico
    Guest (30)

    LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.