Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : 🎵 Zombaria (nova magia) (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 5 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

🎵 Zombaria (nova magia)
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/01/21 14:09
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Este tópico é para discutir a nova magia Zombaria para lista básica de bardo
#2 Edilton Oliveira Enviado : 13/01/21 18:14
Jogador: Edilton Oliveira
EF:
EH:
Karma:
Grande Marcelo,

Gostei da ideia da magia, combina bem com bardos e falta a essa profissão esse tipo de magia para usar no combate. Vamos as observações:

- "...ele deve ofender a forma com o que o oponente combate"
Por que somente a forma como ele combate? Acho que qualquer zombaria se enquadraria, por exemplo, zombar de um defeito físico, se ele apanhou de uma mulher, se usa uma roupa feia, etc. Lembre-se que é tempos medievais...

- descontrole de -1 é tão nada... não pode começar com -2?

- "Zombaria 7: Descontrole impede o oponente de fazer o seu próximo ataque e este recebe ajuste de – 2 até o final da magia."
Pelo que eu entendi, em toda rodada ele faz a RM, e caso falhe, se aplica o efeito. E se ele falhar nas 10 rodadas, não conseguirá atacar, logo, para quê serve o redutor de -2 (caso falhe em todas RM)?

- "Zombaria 9: Descontrole faz com que o oponente deixe a arma cair longe. Se estiver usando duas, o mestre deve sortear qual."
Se ele tiver com duas armas, vai atacar com a outra na mesma rodada, ou seja, para o primeiro ataque, a magia não teve efeito (e era para ser o melhor efeito porque está no nível máximo).
#3 rodolfo Enviado : 19/01/21 20:40
Jogador: rodolfo
EF:
EH:
Karma:
concordo com as observações do nobre Edilton.

Adiciono a observação que o alcance está fora do padrão. Melhor delimitar (15 metros, por exemplo) e pôr a quantidade de alvos na descrição
#4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/01/21 08:28
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Edilton Oliveira escreveu:


- "...ele deve ofender a forma com o que o oponente combate"
Por que somente a forma como ele combate? Acho que qualquer zombaria se enquadraria, por exemplo, zombar de um defeito físico, se ele apanhou de uma mulher, se usa uma roupa feia, etc. Lembre-se que é tempos medievais...

Ajuste feito

Edilton Oliveira escreveu:

- descontrole de -1 é tão nada... não pode começar com -2?

Note que é cumulativo. Se em 10 rodadas o cara falhar 50% serão -5 para uma magia nível 1. Aqui deixei como está
Edilton Oliveira escreveu:

- "Zombaria 7: Descontrole impede o oponente de fazer o seu próximo ataque e este recebe ajuste de – 2 até o final da magia."
Pelo que eu entendi, em toda rodada ele faz a RM, e caso falhe, se aplica o efeito. E se ele falhar nas 10 rodadas, não conseguirá atacar, logo, para quê serve o redutor de -2 (caso falhe em todas RM)?

Por que na rodada seguinte ele pode passar no teste, ai ele ataca, mas continua com o -2

Edilton Oliveira escreveu:

- "Zombaria 9: Descontrole faz com que o oponente deixe a arma cair longe. Se estiver usando duas, o mestre deve sortear qual."
Se ele tiver com duas armas, vai atacar com a outra na mesma rodada, ou seja, para o primeiro ataque, a magia não teve efeito (e era para ser o melhor efeito porque está no nível máximo).

Ajuste feito

Rodolfo escreveu:
Adiciono a observação que o alcance está fora do padrão. Melhor delimitar (15 metros, por exemplo) e pôr a quantidade de alvos na descrição

Ajuste feito!
#5 Edilton Oliveira Enviado : 20/01/21 10:23
Jogador: Edilton Oliveira
EF:
EH:
Karma:
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Note que é cumulativo. Se em 10 rodadas o cara falhar 50% serão -5 para uma magia nível 1. Aqui deixei como está

Não tinha notado que era cumulativo. Deixou bem mais poderosa. Mas seria bom deixar mais explícito. Por exemplo:

“Os testes são uma vez por rodada e as penalidades se aplicam nas colunas de ataques da arma que está sendo usada pelo oponente. Importante frisar que as penalidades são cumulativas, dessa forma, por exemplo, se falhar em todas as RM, no nível 1, o alvo da magia chegará a ter -10 na última rodada de efeito do encanto.”
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 24/01/21 10:58
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Ajuste feito!
#7 fabrito Enviado : 05/03/21 12:48
Jogador: fabrito
EF:
EH:
Karma:
Boa tarde, aqui não seria interessante termos um nível desta magia (pode ser o 9) em que a vítima foge envergonhada? Seria a humilhação máxima, acho que faz mais sentido do que apenas soltar as armas. Ele poderia ficar envergonhado e fugir de batalha, tentando se esconder, no estilo da magia Medo.
#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/03/21 10:58
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
fabrito e galera,

fiz um ajuste com base na sugestão. Veram se gostaram.

Atenção: esta magia está bem poderosa porque pode ser usada no combate e o teste acontece toda rodada sem ter que gastar pontos de karma, o que faz com que as penalidades se somem, e nos efeitos 7 e 9 por se repetirem acabam em algum ponto fazendo o oponente falhar na RM.
#9 Edilton Oliveira Enviado : 08/03/21 11:52
Jogador: Edilton Oliveira
EF:
EH:
Karma:
Grande Marcelo,

O nível 5 está mais forte que o nível 7. Note que no efeito 5 o inimigo pode ficar 10 rodadas sem atacar. No nível 7, se tiver com 2 armas, cai apenas 1, ele continua atacando, e o místico precisa gastar karma novamente se quiser usar ainda dentro das rodadas.
Sugestão: a(s) arma(s) que está(ão) portando cai(em) a uma distância que precisa de 1 rodada para pegar. A magia não cessa, apenas quando terminar a duração.

O nível 9 está extremamente poderoso. A partir do momento que o inimigo se entrega, pode ser morto automaticamente (pelo ladrão do grupo ou um bardo sacana, sem teste).
Sugestão: ele foge humilhado até acabar o encanto. Ex.: o místico lança a magia e apenas na rodada 4 o inimigo falha. Por 6 rodadas ele foge humilhado.
#10 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/03/21 11:33
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Fiz uns ajustes no efeito e pus mais detalhes na observação.

Validem!
#11 T.REX Enviado : 25/03/21 15:25
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Olá!

Think Durante um combate largar as armas por motivo de descontrole?!? Pelo contrário. Eu empunharia minha arma com mais força e atacaria com mais violência pela zombaria.

Essa é a interpretação que estou tendo no texto da magia.

No aguardo.
#12 Edilton Oliveira Enviado : 25/03/21 18:14
Jogador: Edilton Oliveira
EF:
EH:
Karma:
Grande Marcelo,

Citação:
Humilhado ele foge de combate. O efeito da magia se encerra despois disto.

Ele foge e a magia se encerra. Se os jogadores decidirem perseguir o inimigo, ele vai fugir para sempre? Acredito que tem que ter um limitador (tipo, foge por 1 hora, ou algo do tipo).
#13 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/03/21 10:49
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Feito!
#14 Edilton Oliveira Enviado : 28/03/21 08:20
Jogador: Edilton Oliveira
EF:
EH:
Karma:
Por mim, votação!
#15 samuel.azevedo Enviado : 29/03/21 15:09
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Boa tarde,

Citação:
O Mestre deve exigir que o jogador faça a interpretações dos insultos a cada rodadas em que a magia estiver ativa. Caso ache que um insulto foi pertinente o oponente deve fazer um teste de RM e se falhar o efeito acontece.

Se passar num dos testes, o oponente continua fazendo testes a cada rodada ou a magia se encerra?

Citação:
OBS: não é possível se evocar novamente esta magia se a mesma ainda estiver em ação. Quando a magia faz as armas caírem longe, é muito difícil ou mesmo impossível regatá-las (caiu num buraco, rio, ou atrás do oponente). O Mestre decide se é possível ou não recuperar a arma. De qualquer forma, resgatar uma arma caída faz que a pessoa possa receber um Ataque Oportuno.


Essa restrição é para evocação contra qualquer oponente ou só sobre o mesmo que já está sob efeito?

Abraços
#16 Nironde Enviado : 29/03/21 20:43
Jogador: Nironde
EF:
EH:
Karma:
Zombaria 9: Descontrole faz com que o oponente deixe cair longe todas as armas que estiver usando.

Todas as armas as quais empunhar contra seu oponente?

Ou qualquer coisa sai voando do nada para longe?
#17 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/03/21 14:12
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Usando, quer dizer em uso (usadas no momento da evocação). Pode ser mais de uma por causa da técnica Ambidestria.

Se tá na bainha não tá em uso né? Muito Feliz
#18 Nironde Enviado : 31/03/21 19:53
Jogador: Nironde
EF:
EH:
Karma:
Se a arma irá para longe, como ocorreria com o arco por exemplo?

Agora seria engraçado a arma escapar das mãos de seu portador e sair "voando". Obs. Mesmo no chão seria como similar telecinese.
Ao tentar apanhar pode ser chutado na hora de apanhar a arma.
O bardo deve fazer a arma ou objeto se afastar.
Limitador
A distância do bardo da arma seria até de 200m.

Faria juízo ao nome de Zombaria
Kkk ver seu portador tentando alcançar a arma em algum momento. Até perceber que a arma esteja se afastando dele.

Como um elemental do ar estivesse carregando...

Quem é que não iria atrás da arma?
Deveria estar sempre ao alcance mas sempre como um ímã repelindo de seu portador.

Assim sendo por aquela determinada arma que provavelmente sendo a principal daquele indivíduo.

Uma arma secundária pode não oferecer uma grande ameaça ao bardo.
#19 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/04/21 08:27
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
No caso não se aplica, já que arco não é arma de corpo-a-corpo e a magia tem este limitante.

De qualquer forma o efeito de deixar cair é semelhante a falha crítica e cabe ao mestre encenar o que aconteceu.
#20 Nironde Enviado : 01/04/21 10:02
Jogador: Nironde
EF:
EH:
Karma:
Tinha me esquecido do detalhe se tratar "corpo a corpo".

Técnica de Combate com Escudo por exemplo, pode ser usado corpo a corpo.
E agora?

Uma arma que caia das mãos ou que não permite ser resgatada apenas daria uma única oportunidade de ataque oportuno.

Zombaria poderia ter mais a oferecer. Algo que esteja ao alcance ou estar sujeito a acontecer novamente por estar sob efeito.
Cada vez que falhar no teste RM.

É isso que acontece no seu último efeito? Estar sujeito a acontecer novamente e ter ataque oportuno para cada vez que for desarmado com a quela arma?
#21 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/04/21 12:20
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Nironde,

dava para por mais coisa, mas está bastante forte. Fazer um teste de RM por rodada é bem poderoso.

Para explicar isso vamos falar de probabilidades de lançamento sucessivos... digamos que o Bardo está combatendo alguém de estágio maior o que daria uma RM > que 50%. Digamos que o oponente só falhe com 8 ou menos.

Na primeira rodada são 8 em 20 de falhar, o que dá 40% chance de isto acontecer.

Na segunda rodada considerando que agora já foram 2 lançamentos, a chance de dar um 8 em 2 lançamentos é de (8*20+8*12)/400, o que dá 64% chance de isto acontecer.

Terceira rodada: 78%
Quarta rodada: 87%
Quinta rodada: 92%

Nas demais rodadas... 95%, 97%, 98%, 99% e 99,4%

A magia dura 10 rodadas, então a chance do cara acabar de perder a arma é muito grande!

Logo, vamos deixar assim que já está super forte!
#22 Nironde Enviado : 02/04/21 17:42
Jogador: Nironde
EF:
EH:
Karma:

Mas é possível se fazer.
Por exemplo:
Poderia ser um modo a cada 3 rodadas um novo teste.

É possível adequarmos as condições se houver interesse.

E tem outros meios de fazer a oferecer mais, basta reequilibrar o tempo de efeito.

#23 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/04/21 10:47
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Nironde,

desculpe-me mas não poderei atender as suas sugestões, como disse já tá bom. Não dá apara tornar mais forte. Se enfraquecer vai ficar inútil, ninguém vai querer pegar.

Note que já tem alguns limitante como por exemplo o componente roleplaying como obrigatório.

Além do Nironde, tem mais alguém para dar alguma observação?

#24 Flores Enviado : 03/04/21 15:01
Jogador: Flores
EF:
EH:
Karma:
Se há classes de magias que vão do estágio 11 ao 20, foi pensado em talvez adaptar a ideia de Nironde para que seja o Estágio 11 na atual proposta (1 ao 11)?
E ai ficando como teste e, na próxima revisão trabalha-se em cima de acordo com o retorno da comunidade.

Apenas uma sugestão.
#25 RenatoCardos Enviado : 03/04/21 18:42
Jogador: RenatoCardos
EF:
EH:
Karma:
Gostei da magia, mas ela afeta qualquer tipo de criaturas? Mostos vivos? Criaturas Místicas? Dragões? E se oponente não estiver usando armas? Vai que o dragão tira 1 no dado, ele sai correndo porque foi humilhado?Brick wall
#26 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/04/21 09:26
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Beleza Renato,

realmente procede sua sugestão. Fiz um ajuste e pus um limitante. Feliz

#27 Edilton Oliveira Enviado : 04/04/21 10:05
Jogador: Edilton Oliveira
EF:
EH:
Karma:
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Beleza Renato,

realmente procede sua sugestão. Fiz um ajuste e pus um limitante. Feliz

Um limitante desta magia é que ele só afetas certas raças humanoides (raças civilizadas, selvagens e gigantes).

Que tal acrescentar algo do tipo: ... A zombaria tem que ser proferida em uma língua que o inimigo entenda.
Não tem lógica xingar em uma outra língua e o inimigo se ofender.
#28 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/04/21 08:13
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Edilton Oliveira escreveu:

Que tal acrescentar algo do tipo: ... A zombaria tem que ser proferida em uma língua que o inimigo entenda.
Não tem lógica xingar em uma outra língua e o inimigo se ofender.


Não sei... vc pode zombar só com gestos e trejeitos. O que acha disto?
#29 Edilton Oliveira Enviado : 05/04/21 08:47
Jogador: Edilton Oliveira
EF:
EH:
Karma:
Marcelo_Rodrigues escreveu:


Não sei... vc pode zombar só com gestos e trejeitos. O que acha disto?


Acho que pra uma magia de RPG, pode ser.

Falando sociologicamente, talvez uma outra cultura não consiga interpretar um gesto maldoso como algo pejorativo. Se um brasileiro der uma dedada pra um aborígene australiano (ou um índio tupiniquim raiz), dificilmente ele interpretará como ofensa ou zombaria.
#30 Flores Enviado : 05/04/21 14:52
Jogador: Flores
EF:
EH:
Karma:
Edilton Oliveira escreveu:
Marcelo_Rodrigues escreveu:


Não sei... vc pode zombar só com gestos e trejeitos. O que acha disto?


Acho que pra uma magia de RPG, pode ser.

Falando sociologicamente, talvez uma outra cultura não consiga interpretar um gesto maldoso como algo pejorativo. Se um brasileiro der uma dedada pra um aborígene australiano (ou um índio tupiniquim raiz), dificilmente ele interpretará como ofensa ou zombaria.


Quando li o tópico pensei exatamente no ponto citado.
Se for para criar algo fiel e perfeito, para tal seria necessário o conhecimento na linguagem do alvo.
Se bem que os Bardos estão com magias de interpretação de línguas que podem ser trabalhadas em associação.
#31 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/04/21 16:17
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Beleza,

coloquei o seguinte texto: Para que a ofensa tenha efeito é necessário que o oponente compreenda o que está sendo dito, logo se o evocador não falar uma língua que o oponente compreenda, a magia não terá feito

Confiram Feliz
#32 Marcelo_Rodrigues Enviado : 06/04/21 13:40
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Fechamos?
#33 Edilton Oliveira Enviado : 06/04/21 15:15
Jogador: Edilton Oliveira
EF:
EH:
Karma:
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Fechamos?

Grande Marcelo,

Refleti um pouco no que você falou (zombar com gesto e trejeitos), e pensei acrescentar o seguinte:
“Para que a ofensa tenha efeito é necessário que o oponente compreenda o que está sendo dito ou interprete como ofensa o gesto do evocador, logo, se o místico não falar uma língua que o inimigo compreenda ou não entenda o gesto como pejorativo, a magia não funciona”. Por exemplo:
- O bardo humano está enfrentando um guerreiro napói. O bardo não fala a língua dos napois e o guerreiro não entende o idioma do humano. O bardo evoca Zombaria e faz gestos para provoca-lo, entretanto, o gesto não tem efeito insultuoso para o napoi. A magia não funciona. Mas o ladino do grupo avisa ao bardo que os napois se sentem ofendidos quando os xingam de bico pequeno. Fazendo gestos com as mãos, simulando um bico pequeno, o bardo evoca novamente a magia Zombaria, e dessa vez tem efeito.

#34 T.REX Enviado : 06/04/21 18:29
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Srs,

Eh? No meu ponto de vista, um indivíduo levar uma ofensa pode ser tranquilo para aquele que lança a magia (pois é o caso das escritas apresentadas aqui), como pode ser perigoso. Teria que depender do gênio do indivíduo atacado. Na vida real, se um cara me ofende, vai me deixar mais zangado. Posso me descontrolar, mas não a ponto de deixar cair algo das mãos.

Se a ideia da magia é cometer uma falha no oponente, não concordo com o nome. Do contrário, deveria existir outros meios de aplicar uma falha no adversário. sem ser ofendido. Das duas uma.

No aguardo.
#35 Flores Enviado : 06/04/21 19:10
Jogador: Flores
EF:
EH:
Karma:
T.REX escreveu:
Srs,

Eh? No meu ponto de vista, um indivíduo levar uma ofensa pode ser tranquilo para aquele que lança a magia (pois é o caso das escritas apresentadas aqui), como pode ser perigoso. Teria que depender do gênio do indivíduo atacado. Na vida real, se um cara me ofende, vai me deixar mais zangado. Posso me descontrolar, mas não a ponto de deixar cair algo das mãos.

Sinceramente, este é o efeito da magia, é tipo magia de Psique. Não que eu esteja defendendo..
Todavia vejo assim, se HUMANOS podem soltar bolas de fogo, armas podem cair das mãos.

T.REX escreveu:
Se a ideia da magia é cometer uma falha no oponente, não concordo com o nome. Do contrário, deveria existir outros meios de aplicar uma falha no adversário. sem ser ofendido. Das duas uma.

Vou ser sincero contigo, caso algum dia eu volte a narrar aventuras de Tagmar, será like Tagmar 1, sem toda esses detalhes e pormenores. As vezes vejo todos os detalhes atualmente existente no T3 e penso que deixou de ser um RPG e está quase um minimundo de um jogo virtual com todos os detalhes de regras, ações de guerreiros e tals. Sempre fui do RPG mais action e o que é criado no projeto é mais assemelhado ao Social. Pra mim, é um ponto totalmente estranho. Entendeu?
Agora, em relação as minudências, no fim pouco importa, pois o MJ e jogador farão exatamente o que está escrito no texto da magia, e quanto mais detalhes, menos ações no final do dia de jogatina por ficaram presos em excesso de trâmites.

Rola o dado!

#36 Nironde Enviado : 08/04/21 09:10
Jogador: Nironde
EF:
EH:
Karma:

E se o alvo for mudo?

Gestos podem ser interpretados, linguagem corporal ser compreendido com facilidade.

Não vejo impedimento.

#37 Flores Enviado : 08/04/21 19:13
Jogador: Flores
EF:
EH:
Karma:
Nironde escreveu:

E se o alvo for mudo?

Gestos podem ser interpretados, linguagem corporal ser compreendido com facilidade.

Não vejo impedimento.



A magia então deve estar em alcance visual?
#38 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/04/21 13:53
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Acho que ele quis dizer "surdo"....

De qualquer forma na magia já está explicito: "Para que a ofensa tenha efeito é necessário que o oponente compreenda o que está sendo dito"

Quanto a estar no "alcance visual", isto também não se aplica, já que é uma magia válida apenas para combate corpo-a-corpo.

#39 Flores Enviado : 09/04/21 18:27
Jogador: Flores
EF:
EH:
Karma:
Então, realmente fiquei em dúvida após a colocação dele.

A minha opinião é que por ser magia pode ignorar determinadas particularidades, devendo ser funcional.
#40 Nironde Enviado : 10/04/21 09:02
Jogador: Nironde
EF:
EH:
Karma:
Marcelo
Citação:
Acho que ele quis dizer "surdo"....

De qualquer forma na magia já está explicito: "Para que a ofensa tenha efeito é necessário que o oponente compreenda o que está sendo dito"


Sobre linguagem corporal

Em outras palavras, a linguagem corporal é a transmissão de mensagens ao interlocutor por meio da expressão do corpo. Elas podem ser faciais, posturais, visuais ou gestuais. Alguns exemplos de sinais transmitidos pela linguagem corporal são:

duração de um olhar;
movimentos de mão;
braços cruzados ou descruzados;
expressão facial;
pernas e pés inquietos etc.

Por serem mais subjetivos do que a linguagem verbal, esses sinais são bem mais difíceis de serem interpretados. Especialmente aqueles mais sutis e inconscientes.

Isso porque a linguagem corporal, na maioria das vezes, é controlada por estímulos inconscientes — tanto para quem emite a mensagem quanto para quem a interpreta.

Apesar de alguns gestos serem conscientemente exteriorizados, outros são mais sutis e até mesmo ocultos.

Portanto, a percepção das mensagens transmitidas pela linguagem corporal nem sempre são conscientes. Em outras palavras, o receptor pode captar informações transmitidas pelos gestos de seu interlocutor sem perceber.
Marcelo
Citação:
Quanto a estar no "alcance visual", isto também não se aplica, já que é uma magia válida apenas para combate corpo-a-corpo.

Não quer dizer que precise ser só quando inicia um combate.
Mas pode ser antes de começar um.
Ambos estejam próximos e a ligação entre eles.
Qual é o problema nisso?
#41 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/04/21 10:16
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

por mim esta ok. Mais alguma outra sugestão?
#42 Nironde Enviado : 10/04/21 11:59
Jogador: Nironde
EF:
EH:
Karma:

Então basta encher os ouvidos de cera de abelha 🐝 que não haverá efeito algum.

#43 Flores Enviado : 10/04/21 14:40
Jogador: Flores
EF:
EH:
Karma:
Nironde escreveu:

Sobre linguagem corporal

Em outras palavras, a linguagem corporal é a transmissão de mensagens ao interlocutor por meio da expressão do corpo. Elas podem ser faciais, posturais, visuais ou gestuais. Alguns exemplos de sinais transmitidos pela linguagem corporal são:

duração de um olhar;
movimentos de mão;
braços cruzados ou descruzados;
expressão facial;
pernas e pés inquietos etc.

Isso é cultural. Variando o significado de local para local e também os gestos e seus significados.
Movimentação de braços são involuntários para pessoas destreinadas, entendo que seja comum.

Alguns destes aspectos são mais tiques de pessoas que acabam imitando outras por hábito sem sequer perceber, claro que há a línguagem consciente e incosciente. Conforme você menciona abaixo.

Nironde escreveu:
Por serem mais subjetivos do que a linguagem verbal, esses sinais são bem mais difíceis de serem interpretados. Especialmente aqueles mais sutis e inconscientes.

Isso porque a linguagem corporal, na maioria das vezes, é controlada por estímulos inconscientes — tanto para quem emite a mensagem quanto para quem a interpreta.


"Apesar de alguns gestos serem conscientemente exteriorizados, outros são mais sutis e até mesmo ocultos." <<< Frase interessante para estar em algum material do Tagmar.

Nironde escreveu:

Portanto, a percepção das mensagens transmitidas pela linguagem corporal nem sempre são conscientes. Em outras palavras, o receptor pode captar informações transmitidas pelos gestos de seu interlocutor sem perceber.

Sim. E esse parece um ponto interessante para estar contido na redação do verbete.

Nironde escreveu:

Marcelo
Citação:
Quanto a estar no "alcance visual", isto também não se aplica, já que é uma magia válida apenas para combate corpo-a-corpo.

Não quer dizer que precise ser só quando inicia um combate.
Mas pode ser antes de começar um.
Ambos estejam próximos e a ligação entre eles.
Qual é o problema nisso?


Talvez para resolver tal questão e deixar mais redondo, no texto possa haver uma explicação relatando que o encantamento é através de movimentação de ondas ou de aura/energia.
#44 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/04/21 16:32
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Flores,

Acho que não precisa. Como ja tem um trecho dizendo que o oponente tem de compreender o insulto e como este tem de ser proferido verbalmente pelo jogador, fica a cargo do mestre decidir. Vou por no texto sobre a decisão do mestre.
#45 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/04/21 16:48
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal, fiz 2 ajustes.

1) Voltei com a possibilidade de insultar fazendo gestos.

2) Deixei claro que a zombaria tem de ser compreendida pelo alvo da magia e que a decisão se ele compreendeu e se foi insultado é de exclusiva decisão do Mestre.
#46 T.REX Enviado : 10/04/21 19:02
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Lordes Edilton e Marcelo,
Como vão?


Think Algumas observações minhas:

1º) Contanto que o Mestre apresente as características físicas bem detalhadas para os jogadores, antes do aventureiro mostrar suas interpretações aos insultos, por mim tudo bem. Mas isso não interfere em nada.

2º) No sucesso da RM o evocador descontrola o oponente para receber um dos cinco efeitos. Até aí tudo bem. Entretanto, sugiro que, no caso do opositor resistir à magia, sua fúria aumenta, ganhando colunas que favoreçam seu contragolpe. Volto a defender esta ideia porque, zombar, debochar de alguém, pode tanto minar o entusiasmo de alguém como pode irritá-lo ainda mais.

3º) Efeitos 7 e 9: deixar cair longe todas as armas. Sugiro deixar claro uma metragem aproximada (ou rodadas). A palavra longe acho pesado. Se o combate terminar, as armas do oponente podem interessar aos vencedores. Estando próximas, ficaria fácil a busca por elas. Mas de acordo com o texto, parece-me que o armamento foi lançado a quilômetro de distância e jamais serão encontradas (aliás, tá aí um ponto que precisava ser minuciosamente estudado no projeto).

Fora esses três pontos, abaixo encontrei as seguintes frases na redação.

Citação:
"(...) Para que funcione esta magia exige um componente interpretação no qual ele deve ofender o oponente verbalmente (ou com gestos ou trejeitos)."
Gestos e trejeitos possuem o mesmo significado. Um é sinônimo do outro.

Citação:
"(...) quanto a sua aparência, a forma que combate, suas vestimentas, gesto obceco, etc."
Gesto obseco? Seria obsceno?

Por favor, não me interpretem mal. Aprecio o trabalho dos colegas. Criar uma magia não é para todos. Eu não tenho essa capacidade. Magia não é o meu forte. E sim devorar aventureiros Muito Feliz. Meus parabéns!

Sds. paleozóicas,
Tiranossauro Rex
#47 Edilton Oliveira Enviado : 12/04/21 10:47
Jogador: Edilton Oliveira
EF:
EH:
Karma:
Egrégio Coordena Jurássico de alcunha T.REX,

Citação:
2º) ... Entretanto, sugiro que, no caso do opositor resistir à magia, sua fúria aumenta, ganhando colunas que favoreçam seu contragolpe. Volto a defender esta ideia porque, zombar, debochar de alguém, pode tanto minar o entusiasmo de alguém como pode irritá-lo ainda mais.

Entendo seu raciocínio, mas se essa moda pega (quem passar na RM ganha bônus), poucas magias vão valer a pena. Não seria atrativo para uma profissão já com poucos atrativos.

Citação:
3º) Efeitos 7 e 9: deixar cair longe todas as armas. Sugiro deixar claro uma metragem aproximada (ou rodadas). A palavra longe acho pesado.

Concordo, também acho "longe" pesado. É bom deixar claro para jogadores não tumultuarem o ambiente (debatendo com o Mestre sobre quão longe caiu).
#48 Marcelo_Rodrigues Enviado : 12/04/21 11:59
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Nobre T.rex,

gostei da sua observação sobre o "longe". Tirei este "longe". Assim está igual ao "falha crítica amarela"

Aproveitei e ajustei o erro... era mesmo 'obsceno'.

OBS: deixei o "gestos ou trejeitos", sei que são sinônimos mas são um pouco diferentes um do outro. Gestos estamos nos referindo a gestos obscenos (geralmente feitos com a mão ou com a cabeça) , trejeitos é uma coisa mais corporal.
#49 T.REX Enviado : 12/04/21 19:26
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Meus queridos,
Citação:
Egrégio Coordena Jurássico de alcunha T.REX,
Calma, meu jovem. Nem tanto... Kkkkkkkk Applause Applause Applause V.Sa. está nervoso. Kkkkkkkkk

Sobre a palavra longe... Dancing

Sds. reptilianas,
Tiranossauro Rex

#50 Marcelo_Rodrigues Enviado : 16/04/21 11:05
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
fechamos?
#51 Alexandre Lopes Enviado : 18/04/21 11:53
Jogador: Alexandre Lopes
EF:
EH:
Karma:
Saudações Nobres!

A magia esta bem interessante!

Mas pensei no seguinte...

O que acontece quando o bardo sai do alcance da magia ?

Ela se quebra?




Por que pergunto isso? Qual é o Bardo que conseguiria combater por 10 rodadas com um guerreiro por Ex, acho que o alcance poderia ser revisado, Mas neste caso ele o bardo só poderia fazer esta ação no seu turno ao invés de 2!




#52 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/04/21 09:39
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Alexandre,

ajustei o alcance.... e já respondendo a sua pergunta, há um trecho na magia que explica bem isso:

Caso o oponente saia de combate, o combate seja interrompido ou o evocador troque de oponente a magia se encerra imediatamente.
#53 Alexandre Lopes Enviado : 21/04/21 05:15
Jogador: Alexandre Lopes
EF:
EH:
Karma:

Show!

Marcelo_Rodrigues escreveu:
É importante frisar que as penalidades são cumulativas


Com isso, me gerou uma dúvida quanto ao "efeito X nível" da magia. Se eu utilizar o nível 5 da magia, só posso escolher este efeito ou posso escolher os efeitos dos níveis anteriores?

Ex: Nível 5 Descontrole impede o oponente de fazer o seu próximo ataque. + Nível 3 Descontrole dá um ajuste de – 2 até o final da magia.
#54 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/04/21 08:17
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
#55 Sistema de Votação Enviado : 01/05/21 00:00
Jogador: Sistema de Votação
EF:
EH:
Karma:
Resultado da Votação "?? Zombaria (nova magia)":

Aprovado, 5 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
Edilton Oliveira - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
rodolfo - Aprovado
samuel.azevedo - Aprovado
T.REX - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest (2)

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.