Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : 🎵 Linguagem (revisão com fusão de Escrita e leitura) (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 4 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

🎵 Linguagem (revisão com fusão de Escrita e leitura)
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/01/21 17:57
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Este tópico visa fundir as magias Linguagem com Escrita e e Leitura para tornar ela mais util.

Abaixo os comentários das 3 magias:

Escrita
...é boa, mas precisa melhorar um pouco a mecânica. Porque 1 uso da habilidade escrita e não um tempo? A língua pode ser uma que ele não conhece?
...magia de contexto, sem uso prático.
...da maneira como está é inútil.
...é horrível, melhoraria se imitasse Linguagem.


Linguagem
...é muito boa, porém a mecânica tá podre. No último efeito concede "infinito"? Podia melhorar a duração ao longo dos efeitos.
...magia mal escrita, por ex, se eu comprei 1 nível na habilidade escrita, o primeiro nível dessa magia é desnecessário. Somente conceder nível na habilidade é pouco.
..."Caso o evocador saiba ler em alguma língua, o feitiço também lhe permite de ler (mas não de escrever) nesta nova língua."???? ;
...a magia é muito útil, mas a progressão é horrível.

#2 Arpelima Enviado : 03/01/21 22:13
Jogador: Arpelima
EF:
EH:
Karma:
Pode deixar essa comigo.

Feliz
#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/01/21 10:30
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Arpelina,

coloquei os comentários de Escrita e Linguagem. Mas lembre que deve incluir também as capacidade de leitura.

Uma sugestão: faça é que não ganhe tudo de uma vez. Tipo num nível ganha Leitura, no outro fala, no outro escreve (nesta ordem, já que ler é mais fácil que falar, e falar é mais fácil que escrever)
#4 Arpelima Enviado : 04/01/21 21:53
Jogador: Arpelima
EF:
EH:
Karma:
Nobre Marcelo ! Muito Feliz

Ainda estou bolando como fazer ... amanhã quando chegar do trabalho já escrevo algo...

pensei exatamente como vc sugeriu mas complemento , entender o q é falado é muito mais fácil que falar.


Pensei em a evolução levar em conta se linguagem trata-se de uma língua ainda falada ou é uma "língua morta"... desta forma ... contatar Bardos Escribas muito experientes poderiam por si só já ser um objetivo de uma aventura. Traduzir uma língua morta pode ser uma tarefa impossível para quem não tiver esta magia. Assim este seria um efeito disponível nos níveis mais altos.

O que vcs acham?
#5 samuel.azevedo Enviado : 05/01/21 16:56
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Penso na progressão assim:

Dialeto de um idioma que conhece
Idioma que tem algum interlocutor falando naquele momento ou que ouve com frequência
Idioma que já ouviu alguém falando no passado
Idioma que nunca ouviu mas ainda é bastante conhecido entre muitas pessoas
Idioma morto
#6 Arpelima Enviado : 05/01/21 19:50
Jogador: Arpelima
EF:
EH:
Karma:
Boa Noite Tagmarianos!

Outra perguntinha

A magia Escrita tinha níveis 1,3,5,7,9 e Linguagem 1,2,4,6

Essa nova eu tinha pensado em 1,3,5,7,9 ... pode ser ?

Qual o nome da nova Magia? Sugestões please!
#7 Arpelima Enviado : 06/01/21 22:02
Jogador: Arpelima
EF:
EH:
Karma:
Boa noite Tagmar!

Primeira versão da nova magia postada ... Me digam o q acham.
#8 samuel.azevedo Enviado : 07/01/21 14:32
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Boa tarde,

Acho que precisa trocar os efeitos 7 e o 9 (mas mantém as durações).

Abraços
#9 Arpelima Enviado : 07/01/21 18:09
Jogador: Arpelima
EF:
EH:
Karma:
Salve Samuel ! ... Pareceu até nome de novela Eh?

Eu achei q uma língua falada em outro plano ... Ainda é falada ... Mas uma língua morta não é fala por ninguém em plano nenhum ... Achei mais poderoso . Think
#10 Edilton Oliveira Enviado : 07/01/21 19:27
Jogador: Edilton Oliveira
EF:
EH:
Karma:
Eu estou inclinado a concordar com o Arpelima.

Uma língua morta, por exemplo, uma língua do segundo ciclo, acredito que é mais rara. Enquanto que uma língua dos demônios... Digamos que a seita pode ter ajudado na divulgação.
#11 samuel.azevedo Enviado : 08/01/21 17:21
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Faz sentido... Mas o que é mais fácil de ter: um estudioso que conheça uma língua morta do próprio plano, ou um estudioso que conheça uma língua de outro plano?
#12 Arpelima Enviado : 08/01/21 18:17
Jogador: Arpelima
EF:
EH:
Karma:
Entendo o q vc está dizendo ... Mas não se trata de estudo mas de magia ... Não é uma pesquisa em livro ... Mas uma magia q pegaria impressões mágicas deixadas pela língua e trariam este conhecimento para o bardo. Nesse caso uma impressão mágica no nosso plano é mais fácil que uma num plano elemental por exemplo.

Muito Feliz
#13 Edilton Oliveira Enviado : 08/01/21 18:23
Jogador: Edilton Oliveira
EF:
EH:
Karma:
samuel.azevedo escreveu:
Faz sentido... Mas o que é mais fácil de ter: um estudioso que conheça uma língua morta do próprio plano, ou um estudioso que conheça uma língua de outro plano?

Nobre Samuel, depende.

Depende da incidência das criaturas extraplanares nesse plano. Sua aparição é frequente? Mantém contato com humanos? Se a resposnta for sim, é possível que sua língua seja relativamente conhecida. Já conhecer uma língua morta, por exemplo, de uma população que viveu em uma Ilha na costa de Eredra, não teve contato com o continente, extinta ainda no começo do segundo ciclo. Entende?

Mas o exemplo que dei pode ser alterado, claro.

No caso da magia, faz sentido a língua dos demônios pela ambientação de Tagmar (contato intenso com demônios, recente, há apenas 100 anos, se não me engano). Isoladamente, eu concordaria.
#14 Arpelima Enviado : 08/01/21 18:51
Jogador: Arpelima
EF:
EH:
Karma:
Ficou incompleta a minha resposta tive que ir buscar minha esposa...
...
Entendo o q vc está dizendo ... Mas não se trata de estudo mas de magia ... Não é uma pesquisa em livro ... Mas uma magia q pegaria impressões mágicas deixadas pela língua e trariam este conhecimento para o bardo. Nesse caso uma impressão mágica no nosso plano é mais fácil que uma num plano elemental por exemplo.
...

Porém a comparação é de uma língua falada em um plano elemental , por exemplo, com uma forte impressão mágica e uma que não é falada em lugar nenhum desde o começo do segundo ciclo ... como foi o exemplo do Edilton... ou seja as impressões mágicas estariam bem fracas ... entendo que este caso seria mais difícil ... mas, ainda no exemplo de Edilton, ele citou uma língua demoníaca seria mais fácil pois ela foi (ou é ? vai saber ) amplamente falada em Tagmar a muito menos tempo, apesar de sua origem extraplanar.

Mas no fim das contas ... vale a regra de ouro... a palavra final sempre será do Mestre.

Mas falando sério a inversão entre níveis faz muito pouca diferença na magia.
#15 Griseus melanops Enviado : 12/01/21 22:38
Jogador: Griseus melanops
EF:
EH:
Karma:
olá pessoal!

Texto limpo e objetivo, Não deixa duvidas.
concordo com a ordem dos níveis.

Não sei se esta além da capacidade dos bardos, mas seria interessante algo como interpretação/leitura de Runas, Saber seus efeitos.

#16 Marcelo_Rodrigues Enviado : 12/01/21 23:08
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Srs,

segue minhas observações:

1) Verifiquei que só Bardos e ordem de cambu tem a magia Linguagem, logo não vejo porque não não mantar o mesmo nome, assim a ordem de Cambu também se beneficiaria.

2) No trecho "Outro detalhe, certas línguas possuem sons e gestos impossíveis". Que linguas? Teria algum exemplo, pois o mestre pode ficar sem referencia

3) No trecho... "magia funciona acessando o conhecimento coletivo dos falantes da língua em questão, logo acessar uma Língua Morta é extremamente difícil"... aqui na verdade antes do nivel mais altos é impossível, logo o "extremamente difícil" fica esquisito.

#17 rodolfo Enviado : 13/01/21 07:05
Jogador: rodolfo
EF:
EH:
Karma:

Olá, pessoal.
Texto simples, efeitos claros. Muito bom na minha opinião.


Marcelo_Rodrigues escreveu:

1) Verifiquei que só Bardos e ordem de cambu tem a magia Linguagem, logo não vejo porque não não mantar o mesmo nome, assim a ordem de Cambu também se beneficiaria.

Também sou de acordo com o Marcelo
#18 Arpelima Enviado : 26/01/21 20:52
Jogador: Arpelima
EF:
EH:
Karma:
Boa Noite Tagmar!!

Senhores fiz as alterações sugeridas por Marcelo e Rodolfo.

Apesar de Comunicação Mística Tava mais "Nome de Magia" Muito Feliz ... Fiquei bem satisfeito com o texto final.

Notei que havia esquecido de limitar os efeitos 1 e 3 a apenas uma língua por evocação, então coloquei no texto.

Da uma olhada e se não houverem objeções dou o texto por finalizado.
#19 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/01/21 11:40
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Acho que a magia ficou boa porque a progressão ficou bem interessante.

Quanto ao nome já renomeei para Linguagem, assim os Sacerdotes de Cambu poderão usa-la (faz todo sentido para Sacerdotes de Cambu)
#20 Marcelo_Rodrigues Enviado : 06/02/21 10:46
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Fechamos?
#21 samuel.azevedo Enviado : 20/03/21 10:04
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Bom dia,

O "apenas uma língua pode ser abrangida por evocação" parece que está na descrição de vários efeitos e depois não percebi quando passa a ser mais de uma pela descrição dos efeitos. Se for algo pra ficar mesmo fixo melhor puxar esse detalhe pra descrição, mas na minha opinião poderia ser algo para ampliar nos níveis mais altos de efeito.

Sobre o texto nos trechos abaixo:

"Esta poderosa magia permite que o evocador se comunique em qualquer linguagem oral ,escrita ou mesmo gestual."
Já prevejo jogador apelão querendo falar linguagem de animais (o que seria mais adequado só para rastreadores), talvez seja bom explicar que é para linguagem de seres inteligentes (pessoas, demônios, dragões...).

"Outro detalhe, certas línguas possuem sons e gestos impossíveis de ser produzidos pelo Evocador, como por exemplo a linguagem dos Goura e a dos Napól, cujos sons só podem ser reproduzido por Papos e Bicos e alguns gestos por farfalhar de asas, neste caso o Místico será capaz de escrever, ler e compreender mas será impossível falar."

Eu não concordo que seria impossível falar, a pessoa pode falar o idioma da mesma forma que outro humano falaria aquele idioma com as limitações de não conseguir reproduzir alguns sons, gerando um sotaque. Será que nas terras selvagens não vai ter nenhum humano que saiba falar os idiomas de napóis, gouras e sekbets?!

Abraços


#22 Flores Enviado : 20/03/21 10:49
Jogador: Flores
EF:
EH:
Karma:
samuel.azevedo escreveu:
Bom dia,
"Outro detalhe, certas línguas possuem sons e gestos impossíveis de ser produzidos pelo Evocador, como por exemplo a linguagem dos Goura e a dos Napól, cujos sons só podem ser reproduzido por Papos e Bicos e alguns gestos por farfalhar de asas, neste caso o Místico será capaz de escrever, ler e compreender mas será impossível falar."

Eu não concordo que seria impossível falar, a pessoa pode falar o idioma da mesma forma que outro humano falaria aquele idioma com as limitações de não conseguir reproduzir alguns sons, gerando um sotaque. Será que nas terras selvagens não vai ter nenhum humano que saiba falar os idiomas de napóis, gouras e sekbets?!


Concordo com a colocação de samuel.azevedo a respeito do trecho contido no verbete da magia.
#23 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/03/21 09:21
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Também concordo. Fiz uma alteração para que nestes caso a partir do efeito 7 ele poderá falar estas línguas.

Confiram!
#24 T.REX Enviado : 25/03/21 15:32
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Olá!

Gostei do que li. Por mim pode fechar.

Sds. saurísquias,
Tiranossauro Rex
#25 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/03/21 10:50
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
#26 Sistema de Votação Enviado : 02/04/21 00:00
Jogador: Sistema de Votação
EF:
EH:
Karma:
Resultado da Votação "?? Linguagem (revisão com fusão de Escrita e leitura)":

Aprovado, 4 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
Edilton Oliveira - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
RenatoCardos - Aprovado
samuel.azevedo - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.