Manipulação de Luz (revisão) - [Magias] Em Oficialização - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

2 Páginas <12
Responder...
Manipulação de Luz (revisão) Opções
#31 Rywv Enviado : 18/11/20 20:33
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Não, explosão de luz não gera dano, logo não dá para usar a mecânica de magia indireta. Note estas mecânicas (diretas/indiretas) foram criadas apenas para diferenciar as magias que faziam dano das demais. Se não dá dano é direta independente da logica... não sei de perceberam mas as mecânicas não foram cridas (na época do Tagmar 1) para atender a lógica, mas sim o contrário. Fizemos as regras e depois inventamos um a logica para explica-las Muito Feliz

Bem... Rywv, fechamos ou vai fazer algum ajuste ainda?

Aumentei um pouco a duração da cegueira para torna a magia mais atraente. Tirando isso não pretendo mudar outras coisas, mas é necessário decidir como vai funcionar contra escuridão magica.

RavenVitrius escreveu:
Era bom observar como a magia oposta a essa vai funcionar né. A magia escuridão não tem RM, tem alcance, e pode ser lançada sobre alguém. E lá diz que não tem RM pq o efeito não é lançado contra alguém diretamente. Porque a explosão de luz então funcionaria como efeito direto?

Sendo um efeito direto, o evocador então tem controle sobre os afetados correto? Assim não se precisa discutir se afeta o grupo ou não.

Eu particularmente estou achando que está um pouco confuso as concepções, é uma magia que não é lançada contra ninguém diretamente, mas é um efeito direto e que você não tem controle de quem é afetado.

A luz criada por essa magia penetra na escuridão mágica?

Ao meu ver a magia com certeza vai ser imensamente mais usada para cegar que para iluminar, fugindo um pouco do que era e do nome manipulação de luz.

É isso, abraços!

Escuridão provavelmente vai ser revisado quando chegar a vez do mago, manipulação de luz recebeu revisão pq cruine tem. A magia tbm é bem clara sobre o que faz e como funciona.

A questão de afetar escuridão magia é importante, aqui podemos trabalhar com quem tem total/nível maior ganha ou confronto, que sinceramente não lembro como funciona, mas lembro de ja ter visto no sistema algo tipo rolar força de ataque contra força de defesa.

Tbm posso te falar que agora sim ela vai funcionar para iluminar, antes a magia tinha um duração nos níveis mais baixos ridícula de curta. Só nível 8 e 10 tinha duração longa o suficiente para valer a pena, isso se alguém nutrice até la pq não me lembro de ter visto alguém nutrir mais que 1 a 2 níveis nessa magia.

Obs.:Tem outra postagem respondendo no #30.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#32 RavenVitrius Enviado : 23/11/20 21:28
Essa concepção de só magia de dano ser indireta e ter a mecânica da tabela é algo muito contra-intuitivo, fica sem sentido legal, pq tipo uma pessoa pode resistir a uma explosão de luz, isso soa bem nada haver.
Tudo que causa efeito indireto deveria ser resolvido de forma diferente. Inclusive as curas heróicas não dão dano e se resolvem na tabela.

Retirar a opção de lançar magia diretamente em alguém é ok, agora tirar o alcance da magia, faz dela uma tocha mágica e nada mais.

Por mim a magia tem alcance escalonando com nível indo de toque até uma distância não tão grande.

Pode ficar sem poder ser lançada contra alguém.

A explosão de luz ser efeito direto é bem estranho. Tagmar já está na versão 3.0 com uma penca de coisas que fojem muito do que era tagmar 1. Está na hora das magias terem umas mecânicas diferentes ja que estão sendo revisadas. Nem precisa ser a minha ideia, mas efeito direto não.
#33 Fábio_CM Enviado : 24/11/20 16:51
Eu achei a magia interessante, mas está muito direta.

Primeiro, uma sugestão no texto para não gerar dúvidas:
Substituir "Cria luz com raio de 2 metros de iluminação plena e 1 de penumbra".
Por "Cria luz com raio de 2 metros de iluminação plena mais 1 metro de penumbra".

Lembrando que Tagmar não usa o termo penumbra. O manual de regras fala em "lutar no escuro", ou "em pouca luz" (página 122, ajuste de -7 colunas), embora penumbra seja um termo menos ambíguo.

Pra mim, como já mencionei, a magia está muito direta, com níveis crescentes e que não acrescentam nada de interessante no que a magia pode fazer. Eu sugiro que você pense menos em escalonar a magia e mais em gerar efeitos distintos. Pra mim ela poderia ter duração fixa de 8 horas, ou talvez até mais. Abaixo alguns exemplos:

1 - Vela. Cria luz na mão ou no dedo do evocador e ela tem raio de 1 metro de iluminação plena e mais 1 metro de penumbra (pouca luz), diâmetro total de 4 metros.
2 - Tocha. Cria luz em um ponto no objeto tocado. A luz tem raio de 4 metros de iluminação plena e mais 3 metros de penumbra (pouca luz), diâmetro total de 14 metros.
4- Lanterna: Cria luz direcionada em forma de cone em um objeto tocado, que ilumina claramente por 20 metros e cria penumbra (pouca luz) em mais 10.
6 - Explosão. Cria uma explosão de luz com diâmetro de 20 metros que cega todos que estiverem olhando para ela (falha na RM) por 2 rodadas.
8 - Pontos focais. Cria até 4 luzes semelhantes ao nível 2 - tocha, cada um a até 20 metros do evocador em local que ele já tenha visto.
10 - Farol. Cria uma forte luz em um ponto a até 50 metros do evocador. A luz ilumina claramente por 50 metros de raio e cria penumbra em mais 25. Total de 150 metros de diâmetro. O evocador pode determinar um padrão de oscilação para esta luz, como uma cintilância que aumenta e reduz o brilho. A oscilação pode ser utilizada como uma forma de passar mensagens codificadas, se o usuário possuir a habilidade necessária.
#34 Marcelo_Rodrigues Enviado : 24/11/20 17:26
Tá aí Fabio, gostei! Applause

OBS: atualmente tenho direcionado as revisões desta forma que considero bem melhor. Só aumentar alcance/duração/dano é bem sem graça. Triste
#35 Rywv Enviado : 24/11/20 17:34
RavenVitrius escreveu:
Essa concepção de só magia de dano ser indireta e ter a mecânica da tabela é algo muito contra-intuitivo, fica sem sentido legal, pq tipo uma pessoa pode resistir a uma explosão de luz, isso soa bem nada haver.
Tudo que causa efeito indireto deveria ser resolvido de forma diferente. Inclusive as curas heróicas não dão dano e se resolvem na tabela.

Retirar a opção de lançar magia diretamente em alguém é ok, agora tirar o alcance da magia, faz dela uma tocha mágica e nada mais.

Por mim a magia tem alcance escalonando com nível indo de toque até uma distância não tão grande.

Pode ficar sem poder ser lançada contra alguém.

A explosão de luz ser efeito direto é bem estranho. Tagmar já está na versão 3.0 com uma penca de coisas que fojem muito do que era tagmar 1. Está na hora das magias terem umas mecânicas diferentes ja que estão sendo revisadas. Nem precisa ser a minha ideia, mas efeito direto não.

A questão das mecânicas das magias só pode ser revisadas no livro de regras(foi assim com o acréscimo de aura no dano e coluna), e só deus sabe quando vai ser revisado novamente. E eu tbm sou bem contra como a magia curas heroicas funciona, acho bem inútil ter mais de 1 nível nela.

Como comentei la na postagem 13, acho o alcance anterior mto longo o que deixa a magia poderosa. Mas se a maioria quiser eu volto com ele, só não considero boa ideia.

Fábio_CM escreveu:
Eu achei a magia interessante, mas está muito direta.

Primeiro, uma sugestão no texto para não gerar dúvidas:
Substituir "Cria luz com raio de 2 metros de iluminação plena e 1 de penumbra".
Por "Cria luz com raio de 2 metros de iluminação plena mais 1 metro de penumbra".

Lembrando que Tagmar não usa o termo penumbra. O manual de regras fala em "lutar no escuro", ou "em pouca luz" (página 122, ajuste de -7 colunas), embora penumbra seja um termo menos ambíguo.

Pra mim, como já mencionei, a magia está muito direta, com níveis crescentes e que não acrescentam nada de interessante no que a magia pode fazer. Eu sugiro que você pense menos em escalonar a magia e mais em gerar efeitos distintos. Pra mim ela poderia ter duração fixa de 8 horas, ou talvez até mais. Abaixo alguns exemplos:

1 - Vela. Cria luz na mão ou no dedo do evocador e ela tem raio de 1 metro de iluminação plena e mais 1 metro de penumbra (pouca luz), diâmetro total de 4 metros.
2 - Tocha. Cria luz em um ponto no objeto tocado. A luz tem raio de 4 metros de iluminação plena e mais 3 metros de penumbra (pouca luz), diâmetro total de 14 metros.
4- Lanterna: Cria luz direcionada em forma de cone em um objeto tocado, que ilumina claramente por 20 metros e cria penumbra (pouca luz) em mais 10.
6 - Explosão. Cria uma explosão de luz com diâmetro de 20 metros que cega todos que estiverem olhando para ela (falha na RM) por 2 rodadas.
8 - Pontos focais. Cria até 4 luzes semelhantes ao nível 2 - tocha, cada um a até 20 metros do evocador em local que ele já tenha visto.
10 - Farol. Cria uma forte luz em um ponto a até 50 metros do evocador. A luz ilumina claramente por 50 metros de raio e cria penumbra em mais 25. Total de 150 metros de diâmetro. O evocador pode determinar um padrão de oscilação para esta luz, como uma cintilância que aumenta e reduz o brilho. A oscilação pode ser utilizada como uma forma de passar mensagens codificadas, se o usuário possuir a habilidade necessária.

Fiz a troca do "e" por "mais". Sobre penumbra não vejo mto problema pq deixo entre parêntese que me refiro a escuridão parcial. O termo escuridão parcial é usado em Luta às Cegas e para se referir ao poder especial do anão em ver na penumbra. A nova raça meio-orc tbm adota no termo escuridão parcial, acredito que não vai causar problema manter assim.

E a ideia é que a magia fosse simples e direta, primeiro pq é uma magia de baixo custo(1 por nivel) e segundo para evitar brechas que causam macetes. Mas como disse na resposta para RavenVitrius, vou adicionar alcance, mesmo não achando uma boa ideia.

Devo fazer as modificações outra hora, agora não é possível.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#36 RavenVitrius Enviado : 24/11/20 19:27
Um outro adendo, acho que essa magia e a magia escuridão devam ser opostas e semelhantes. Logo o que for definido para está magia deverá ser parâmetro para a magia escuridão. Inclusive um sistema de magia contra magia, que é uma situação possível, onde a de maior nível prevalece sobre a de menor nível, e uma opção para o caso de empate.

Sobre a mudança ter haver com o livro de regras, eu não vejo o motivo, uma vez que o livro de regras não determina explicitamente como uma magia deve funcionar. Existe um tópico que fala sobre efeito direto e um sobre efeito indireto e só.

Eu acredito que seria bom a magia ser versátil, não necessariamente op. Mas que tivesse opções um pouco variadas do que se pode fazer com ela.

Ps: Continuo não achando bom o efeito da explosão ser direto, foge do que está escrito no livro. Pq a explosão vai ocorrer de qualquer forma da forma que está. Aí a explicação para quem resiste seria que a luz não foi forte suficiente?
Por mim do mesmo jeito que curas heróicas curam pelo resultado na tabela, a cegueira tbm deveria vir de um rolamento. Inclusive na revisão do manual acho que deveriam ter mudado a mecânica para magias de área. Um rolamento só faz mais sentido e é mais prático, eu particularmente sempre um rolamento só para bolas de fogo.
Usuários visualizando este tópico
Guest
2 Páginas <12
Ir para o Fórum