Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Lendas (Revisão) (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 4 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

🤝✨ Lendas (Revisão) Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/06/20 11:04
Esta tarefa se destina a revisar a Magia - Lendas. Na pesquisa foi apontada como uma magia muito fraca. Esta magia recebeu os seguintes comentários:

... tem boa utilidade em jogo mas a progressão da magia é fraca....
... poderiam ser melhorados os efeitos....

Quem quiser assumir a tarefa é só responder neste tópico!
#2 Edilton Oliveira Enviado : 02/07/20 13:24
Grande Marcelo,

Reserva para mim essa revisão.
#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/07/20 14:12
Feito!
#4 Edilton Oliveira Enviado : 06/07/20 15:13
Prezados(as),

Essa é uma revisão difícil pois se tiver muitas informações acerca de uma lenda pode quebrar uma aventura. Outro ponto que dificulta sua criação é que essa magia pertence a Bardos, Sacerdotes, Magos e Aaroim (magos sombrios das Terras Selvagens), ou seja, tem que ser algo que se encaixe no contexto de todos.

Eu mudei a evocação, inclui a possibilidade de extrair informações sobre lendas faladas e lendas de pessoas. Tentei melhorar os efeitos e deixar mais claro a magia. E deixei a cargo do Mestre dizer as informações mais relevantes sobre as lendas. Dessa forma, ele pode ponderar melhor sobre o que será dito para não estragar a aventura.

Assim, segue o primeiro esboço. Por favor, comentem e deem sugestões.

#5 Marcelo_Rodrigues Enviado : 11/07/20 18:55
Edilton,

comparando com a magia original a grande diferença é que a nova versão abrange também pessoas, e da forma que está pode virar até plot de aventura onde o grupo sai em busca de pessoas que falem sobre uma determinada lenda. Acredito que ja ficou bem melhor e se deixarmos mais poderosa pode acabar sendo uma "magia-quebra-aventura".

Por mim está ok!
#6 Rywv Enviado : 13/07/20 02:14
Gostei da versão, mas tem duas coisas que me incomodam.

1- O uso de misticismos para detectar, essa magia é oriunda do bardo e que por consequência é utilizada por algumas especializações de outras profissões. Como tal acredito que devemos respeitar sua origem, magias de bardo não podem ser detectadas, se não estiver errado. Por isso acho esse citação mto prejudicial para ele, eu sugiro a remoção dela. Não estou dizendo que essa magia não pode ser discreta para outras profissões, só estou dizendo que tal citando prejudica o bardo.

2- O uso exclusivo para lendas, a versão anterior permitia o uso do encanto em algumas coisas que possuem grandes historias, mas não lendas. Pode ser um pouco de viagem minha, mas vem cmg por enquanto.
Digamos que uma espada foi criada por um grande artesão para eliminar um grande mau, mas esse artesão morreu ao terminar sua arma e esta acabou sendo esquecida. A espada e o artesão não possuem uma lenda, mas sim um grande proposito/historia marcante. A versão anterior ao meu ver permitia ler essa historia, a atual não. Não seria uma perda isso? Pq estamos restringindo a magia a um campo menor de uso, e que por consequência "forçando" o jogador a virar um caça lenda ou não compra-la. Digo isso pq os pontos para compra de magia são escassos, se a magia funcionar só em lendas o jogador vai realmente precisar caçar essas lendas para justificar seu gasto na magia, pelo menos é assim que vejo.

Permitir historias marcantes pode ser um problema agora pq a magia abrange pessoas, sinceramente não sou um jogador mto interessado nesses tipos de magia e só estou levantando alguns pontos que achei pertinentes.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#7 Edilton Oliveira Enviado : 13/07/20 09:07
Nobre Rywv, muito bem observado, vamos lá:

1 - Assim está descrito no livro de magias, sobre magias de Bardo: "A grande maioria de suas magias é muito difícil de notar (as exceções terão observações escritas nas suas descrições)." Então, por essa descrição pode se utilizar de Misticismo para notar já que está descrito no texto. Acho justo e até coerente outro místico notar justamente porque não é exclusivo de bardos, ou seja, a forma de evocar já se difundiu.

2 - A versão anterior da magia Lendas era vaga, ficava dúbio sua interpretação. Dizia o seguinte: "Este feitiço concede informações apenas sobre itens, locais ou pessoas que tenham uma história ou uma lenda associada a si." Por essa descrição, consegue obter informações da história do objeto. Mas logo em seguida isso é dito: "Um item que tivesse sido feito e então esquecido no fundo de um armário não teria nenhuma história associada a ele, por mais poderoso que fosse." Tudo tem uma história, essa certamente tem também: a história da sua criação, a história de por que foi deixada no armário (e ainda posso citar outras histórias associadas a esse evento). Essa magia muito forte pode quebrar facilmente uma aventura. Se eu incluir descobrir a história de algo, acabo de deixa-la extremamente forte. Várias informações podem ser obtidas somente com a história. Nesse exemplo que você deu, do artesão, o propósito só foi marcante para ele, ou seja, foi um fato isolado e nem foi completado porque a espada não foi usada. Conseguir informação desse tipo de evento, fatos isolados, prejudicam muito o equilíbrio do sistema.

Se realmente a história foi marcante, o povo irá se encarregar de divulgar. E em muito pouco tempo já virou lenda (diz o ditado: "quem conta um conto aumenta um ponto"). Se virou lenda, é atingido por essa magia.
#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 16/07/20 08:47
Como ficamos? Fechamos ou tem algum ajuste a fazer?
#9 Edilton Oliveira Enviado : 16/07/20 09:01
Por mim fechou.
#10 rodolfo Enviado : 22/07/20 12:11
Pessoal, segue minha sugestão para a magia:
Por que não adicionar o efeito de criar lenda em níveis menores que 9? Acho que fica bacana. Um bardo nível 5 já deve ter conversado com muita gente, conquistado muitos corações e tocado em muitas tavernas...

Ah sim, não acho que precisa ser evocação ritual para esse efeito. É muito demorado (e custoso)
#11 Edilton Oliveira Enviado : 22/07/20 13:24
rodolfo escreveu:
Pessoal, segue minha sugestão para a magia:
Por que não adicionar o efeito de criar lenda em níveis menores que 9? Acho que fica bacana. Um bardo nível 5 já deve ter conversado com muita gente, conquistado muitos corações e tocado em muitas tavernas...

Ah sim, não acho que precisa ser evocação ritual para esse efeito. É muito demorado (e custoso)

Nobre Rodolfo (fez falta, que bom que voltou),

A criação da Lenda, nessa magia, é somente para objetos ou lugares. Pelo que entendi da sua escrita, você está falando de incluir Lendas sobre pessoas, seria isso? Sendo for isso, na prática, teria o mesmo efeito que a magia Boato .

Caso não seja assim, me explica melhor.
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/08/20 21:48
Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
#13 Sistema de Votação Enviado : 11/08/20 00:00
Resultado da Votação "Lendas (Revisão)":

Aprovado, 4 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
Edilton Oliveira - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
samuel.azevedo - Aprovado
zetagmar - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum