 Coordenador Geral     Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar, Webmaster, Administradores, Coordenador do Livro de magias, Coordenadores Desde: 09/09/2004 Envios: 5.135 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
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Esta tarefa é para revisar a magia leitura que foi muito mal avaliada. Na pesquisa tivemos a seguintes opiniões: ... bem inútil... ... é uma daquelas que demora umas quatro campanhas para usar, fraca... ... Leitura e Modificar Espirito poderiam ser melhorados os efeitos... ... Leitura deveria ser mesclada com a magia que permite ler idiomas desconhecidos, só aumentar velocidade de leitura parece bem fraco. ... inútil, muito inútil... OBS: há uma revisão feita no Aventuras nas Terras Selvagens, mas resolveu o problema da magia (não mudou os efeitos).
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 Duque    Grupos: Revisores, Apoiador, Revisores2, Heróis do Tagmar, Registrado Desde: 05/11/2016 Envios: 403 Cidade: Olinda/PE
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REVISÃO DA MAGIA LEITURA:
A ideia original da magia é interessante, porém não sentimos muita utilidade nas aventuras. Assim, tentei incluir elementos que dessem mais praticidade a magia, como a interligação com a Habilidade Códigos e a leitura de línguas não dominantes pelo evocador.
Fiz um esboço de como seria a magia. Quero ler a opinião de vocês para compor melhor a magia.
LEITURA
EVOCAÇÃO: Instantânea ALCANCE: Toque DURAÇÃO: Variável
Ao tocar um livro/texto o evocador consegue sentir a intenção do autor, sabendo o conteúdo da obra sem precisar ler as palavras. A capacidade de interpretar os escritos vai aumentando conforme o nível da magia. A partir do nível 7, todo livro/texto lido será decorado. É preciso um teste de intelecto médio para lembrar.
Leitura 1: O evocador leva 1 segundo para compreender o conteúdo de uma página. Duração 10 rodadas.
Leitura 2: Idem ao anterior, porém o evocador consegue identificar (apontar somente) se há Códigos inseridos no texto.
Leitura 3: O evocador consegue compreender o conteúdo de uma página em qualquer língua que ele não domine. O tempo necessário para entender é de 5 segundos por folha. Duração 10 rodadas.
Leitura 5: Ao simples toque em um livro/texto de uma língua dominante, o evocador compreende todo o conteúdo, inclusive se há códigos inseridos. Reduz em 1 nível de dificuldade na habilidade Códigos para decifrar.
Leitura 7: Idem ao anterior, porém reduz em 2 níveis. Através da leitura da aura residual, o evocador cria uma identificação com o autor, tendo conhecimento da forma de como ele pensa (ou pensava). Assim, uma obra inacabada ou faltando partes (desde que a parte faltante/inacabada não ultrapasse 30% do todo) pode ser terminada ou preenchida (exceção seria um feitiço/magia/ritual inacabado).
Leitura 9: Idem ao anterior, porém reduz em 3 níveis. A velocidade para leitura de uma língua não dominante se iguala a uma língua dominante. Nesse nível, até um feitiço/magia/ritual inacabado, desde que não exceda 30% do todo, pode ser completado.
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Soldado   Grupos: Registrado
Desde: 16/10/2019 Envios: 10 Cidade: são paulo/SP
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Acho importante frisar no texto da magia que o sacerdote pode ler *qualquer idioma* Já tive mestres que insistem que so pode se ler um idioma que tenha conhecimento antecipado
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 Coordenador Geral     Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar, Webmaster, Administradores, Coordenador do Livro de magias, Coordenadores Desde: 09/09/2004 Envios: 5.135 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
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Hum... ler qualquer idioma pode ser um problema para os mestres e suas aventuras. Ao permitir isto vai limitar os enredos de aventuras.
Uma sugestão é que no nível 5 ele possa ler linguás atuais das raças civilizadas e das raças selvagens. No nivel 7 pode ler qualquer linguá atual de seres sencientes do plano material. No nível 9 poderia ler línguas mortas seres sencientes do plano material. Assim deixamos algo para o mestre por que não possa ser lido (de outros planos).
Isso é uma sugestão. O que acham?
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 Coordenador    Grupos: Registrado, Coordenador do Aventuras nas Terras Selvagens, Heróis do Tagmar, Coordenadores Desde: 12/06/2007 Envios: 3.221 Cidade: Pelotas/RS
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1. Eu acho que o nível 1 da magia deveria apenas identificar em que idioma está a escritura. Isso já é muito útil na maioria dos casos. Ela não precisa dizer o que é este idioma, mas apenas qual seu nome (Por exemplo, ele poderia saber que trata-se de Kurng. Porém, se ele não sabe o que significa essa palavra, ele terá que procurar por outros meios). 2. Como citou o Marcelo, níveis subsequentes poderiam abrir mais idiomas além de aumentar a velocidade. Também não acho prudente liberar qualquer leitura com uma magia de lista de especialização. ○ Minha sugestão: Nível 3, escritura não mágica em qualquer idioma que o personagem já tenha escutado, a critério do mestre, desde que seu criador seja nativo do plano em que o evocador se encontra; Nível 5, Qualquer escritura não mágica do terceiro ciclo, feita por uma criatura nativa do plano em que o evocador se encontra; Nível 7, qualquer escritura não mágica de uma criatura do plano em que o evocador se encontra; Nível 9, qualquer escritura feita por uma criatura nativa do plano em que o evocador se encontra. 3. A duração da magia está muito pequena. Penso que ela deveria levar algumas horas. Se o mestre disser: "esse tomo vai levar 4 dias para ler", as 10 rodadas da magia não vão adiantar nada.
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Baronete   Grupos: Registrado, Revisor de texto Desde: 09/09/2018 Envios: 32 Cidade: Serra/ES
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Concordo com as revisões de vocês desta revisão, mas mesclar com a magia que lê idiomas desconhecidos também é uma boa ideia.
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 Duque    Grupos: Revisores, Apoiador, Revisores2, Heróis do Tagmar, Registrado Desde: 05/11/2016 Envios: 403 Cidade: Olinda/PE
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Boa! Se no novo esboço precisar incluir isso, vou deixar bem claro, valeu! merlinus escreveu:Acho importante frisar no texto da magia que o sacerdote pode ler *qualquer idioma* Já tive mestres que insistem que so pode se ler um idioma que tenha conhecimento antecipado
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 Duque    Grupos: Revisores, Apoiador, Revisores2, Heróis do Tagmar, Registrado Desde: 05/11/2016 Envios: 403 Cidade: Olinda/PE
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Sem dúvida que, por um lado, limitaria o enredo de aventuras. Por outro lado, obrigaria o MJ o desenvolver sua capacidade criativa para contornar a situação. Os jogadores ficariam felizes com uma magia útil, e o MJ evoluía na criação de histórias. Mas fazendo uma análise mais fria, lendo as observações, esse poder descaracteriza o mundo de Tagmar, onde é mais “pé no chão” que outros ambientes de RPG. Vou pegar essas sugestões (que eu gostei bastante) e em breve posto mais um esboço da magia. Valeu!!! Marcelo_Rodrigues escreveu:Hum... ler qualquer idioma pode ser um problema para os mestres e suas aventuras. Ao permitir isto vai limitar os enredos de aventuras.
Uma sugestão é que no nível 5 ele possa ler linguás atuais das raças civilizadas e das raças selvagens. No nivel 7 pode ler qualquer linguá atual de seres sencientes do plano material. No nível 9 poderia ler línguas mortas seres sencientes do plano material. Assim deixamos algo para o mestre por que não possa ser lido (de outros planos).
Isso é uma sugestão. O que acham?
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 Duque    Grupos: Revisores, Apoiador, Revisores2, Heróis do Tagmar, Registrado Desde: 05/11/2016 Envios: 403 Cidade: Olinda/PE
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Vamos por tópicos: 1. Acredito que IDENTIFICAR o idioma descaracteriza a magia LEITURA. E apenas identificar o idioma teria grande probabilidade de cair nas mesmas reclamações dos jogadores: pouca utilidade prática. 2. Boa! Juntamente com a sugestão de Marcelo, vou tentar esboçar uma nova magia e posto aqui. 3. Para entendermos melhor essa magia, temos que ter um comparativo. É certo que em Tagmar os textos eram escritos à mão, ocupariam mais espaço que o de um livro impresso hoje em dia. Mas é preciso ter um parâmetro. Desta forma, vamos utilizar a média de leitura dos dias de hoje para compor melhor a magia. Hoje, uma página de livro tem em média 250 palavras, e um ser humano as lê em 60 segundos. Se a descrição da magia diz que o evocador leva 1 segundo para compreender uma página, ou seja, em 10 rodadas, levando em conta o turno com 15 segundos, o evocador lerá 150 páginas! Isso no primeiro nível. Nos níveis mais avançados, não importa o tamanho, precisará apenas de um toque. E convenhamos, se formos usar todas as possibilidades que o mestre pode falar, é possível que todas as magias percam o sentido. Por exemplo, SE o mestre disser: “tem um dragão imperial dourado atrás de vocês”, qual magia vai servir? Massa, Fábio! Quero ler mais observações sua no próximo esboço, pode ser? Fábio_CM escreveu:1. Eu acho que o nível 1 da magia deveria apenas identificar em que idioma está a escritura. Isso já é muito útil na maioria dos casos. Ela não precisa dizer o que é este idioma, mas apenas qual seu nome (Por exemplo, ele poderia saber que trata-se de Kurng. Porém, se ele não sabe o que significa essa palavra, ele terá que procurar por outros meios). 2. Como citou o Marcelo, níveis subsequentes poderiam abrir mais idiomas além de aumentar a velocidade. Também não acho prudente liberar qualquer leitura com uma magia de lista de especialização. ○ Minha sugestão: Nível 3, escritura não mágica em qualquer idioma que o personagem já tenha escutado, a critério do mestre, desde que seu criador seja nativo do plano em que o evocador se encontra; Nível 5, Qualquer escritura não mágica do terceiro ciclo, feita por uma criatura nativa do plano em que o evocador se encontra; Nível 7, qualquer escritura não mágica de uma criatura do plano em que o evocador se encontra; Nível 9, qualquer escritura feita por uma criatura nativa do plano em que o evocador se encontra. 3. A duração da magia está muito pequena. Penso que ela deveria levar algumas horas. Se o mestre disser: "esse tomo vai levar 4 dias para ler", as 10 rodadas da magia não vão adiantar nada.
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 Duque    Grupos: Revisores, Apoiador, Revisores2, Heróis do Tagmar, Registrado Desde: 05/11/2016 Envios: 403 Cidade: Olinda/PE
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Sem dúvida que é! No próximo esboço, vamos ver como vai ficar. Quero sua opinião de novo, blz? DarkWater escreveu:Concordo com as revisões de vocês desta revisão, mas mesclar com a magia que lê idiomas desconhecidos também é uma boa ideia.
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 Duque    Grupos: Revisores, Apoiador, Revisores2, Heróis do Tagmar, Registrado Desde: 05/11/2016 Envios: 403 Cidade: Olinda/PE
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Segue o novo esboço da magia LEITURA com base nas observações.
Evocação: Instantânea
Alcance: Toque
Duração: Variável
Ao tocar um livro/texto o evocador consegue sentir a intenção do autor, sabendo o conteúdo da obra sem precisar ler as palavras. A capacidade de interpretar os escritos vai aumentando conforme o nível da magia.
Até o nível 7, o evocador não consegue compreender escritura mágica, porém consegue identificar que existe essa parte no texto, só não compreende. Compreende todo o resto.
A partir do nível 7, todo livro/texto lido será decorado. É preciso um teste de intelecto médio para lembrar.
Leitura 1: O evocador leva 1 segundo para compreender o conteúdo de uma página em uma língua que ele domina, exceto escritura mágica. Duração 10 rodadas.
Leitura 3: Idem ao anterior, porém o evocador consegue compreender qualquer língua de raças civilizadas e raças selvagens, exceto escritura mágica. Além de compreender, o evocador consegue identificar (apontar somente) se há códigos inseridos.
Leitura 5: Ao simples toque em um livro/texto de uma língua civilizada ou selvagem, exceto escritura mágica, o evocador compreende todo o conteúdo, inclusive se há códigos inseridos. Reduz em 1 nível de dificuldade na habilidade Códigos para decifrar.
Leitura 7: Idem ao anterior, porém o evocador consegue compreender qualquer língua atual de seres senciente do plano material, exceto escritura mágica. Reduz em 2 níveis de dificuldade na habilidade Códigos para decifrar. Através da leitura da aura residual, o evocador cria uma identificação com o autor, tendo conhecimento da forma de como ele pensa (ou pensava). Assim, uma obra inacabada ou faltando partes (desde que a parte faltante/inacabada não ultrapasse 30% do todo) pode ser terminada ou preenchida (exceção seria um feitiço/magia/ritual inacabado).
Leitura 9: Idem ao anterior, porém o evocador consegue compreender qualquer língua atual ou morta de seres senciente do plano material, inclusive escritura mágica. Reduz em 3 níveis de dificuldade na habilidade Códigos para decifrar. Nesse nível, até um feitiço/magia/ritual inacabado, desde que não exceda 30% do todo, pode ser completado.
Feito. Até aqui seria a adequação das observações. Acredito que contemplou todas as sugestões. Esse item abaixo seria um plus.
Pessoal, como Leitura é uma magia que consta na lista de sacerdote de Palier, e um dos votos da ordem é “Nunca permitirás que o conhecimento e a magia dos demônios prosperem”, achei interessante incluir o conhecimento da língua do plano infernal (afinal, devotos do Deus do Conhecimento sem dúvida irão pesquisar sobre a língua dos demônios). Seria o último nível da magia. E, em conversa com um amigo, ele sugeriu o efeito de “transforma qualquer livro no assunto que precisa”. O que vocês me dizem? Acrescentamos ou deixamos como está?
Leitura 10: Idem ao anterior, porém o evocador acrescenta compreensão de línguas do plano infernal. Ao simples toque, o evocador transforma o conteúdo de qualquer livro no assunto que precisa.
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Sugestão: no lugar de criar um efeito 10, põe a questão de ler texto demoníacos no estágio 9
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 Duque    Grupos: Revisores, Apoiador, Revisores2, Heróis do Tagmar, Registrado Desde: 05/11/2016 Envios: 403 Cidade: Olinda/PE
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Marcelo_Rodrigues escreveu:Sugestão: no lugar de criar um efeito 10, põe a questão de ler texto demoníacos no estágio 9 Sugestão aceita: EVOCAÇÃO: Instantânea ALCANCE: Toque DURAÇÃO: Variável Ao tocar um livro/texto o evocador consegue sentir a intenção do autor, sabendo o conteúdo da obra sem precisar ler as palavras. A capacidade de interpretar os escritos vai aumentando conforme o nível da magia. Até o nível 7, o evocador não consegue compreender escritura mágica, porém consegue identificar que existe essa parte no texto, só não compreende. Compreende todo o resto. A partir do nível 7, todo livro/texto lido será decorado. É preciso um teste de intelecto médio para lembrar. Leitura 1: O evocador leva 1 segundo para compreender o conteúdo de uma página em uma língua que ele domina, exceto escritura mágica. Duração 10 rodadas. Leitura 3: Idem ao anterior, porém o evocador consegue compreender qualquer língua de raças civilizadas e raças selvagens, exceto escritura mágica. Além de compreender, o evocador consegue identificar (apontar somente) se há códigos inseridos. Leitura 5: Ao simples toque em um livro/texto de uma língua civilizada ou selvagem, exceto escritura mágica, o evocador compreende todo o conteúdo, inclusive se há códigos inseridos. Reduz em 1 nível de dificuldade na habilidade Códigos para decifrar. Leitura 7: Idem ao anterior, porém o evocador consegue compreender qualquer língua atual de seres senciente do plano material, exceto escritura mágica. Reduz em 2 níveis de dificuldade na habilidade Códigos para decifrar. Através da leitura da aura residual, o evocador cria uma identificação com o autor, tendo conhecimento da forma de como ele pensa (ou pensava). Assim, uma obra inacabada ou faltando partes (desde que a parte faltante/inacabada não ultrapasse 30% do todo) pode ser terminada ou preenchida (exceção seria um feitiço/magia/ritual inacabado). Leitura 9: Idem ao anterior, porém o evocador consegue compreender qualquer língua atual ou morta de seres senciente do plano material e do plano infernal, inclusive escritura mágica. Reduz em 3 níveis de dificuldade na habilidade Códigos para decifrar. Nesse nível, até um feitiço/magia/ritual inacabado, desde que não exceda 30% do todo, pode ser completado.
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 Coordenador Geral     Grupos: Registrado, Heróis do Tagmar, Webmaster, Administradores, Coordenador do Livro de magias, Coordenadores Desde: 09/09/2004 Envios: 5.135 Cidade: Rio de Janeiro/RJ
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Por mim está ótimo, quer fechar?
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 Duque    Grupos: Revisores, Apoiador, Revisores2, Heróis do Tagmar, Registrado Desde: 05/11/2016 Envios: 403 Cidade: Olinda/PE
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Por mim, pode ser. Marcelo_Rodrigues escreveu:Por mim está ótimo, quer fechar?
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Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
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Resultado da Votação "Leitura":
Aprovado, 4 votos (100%) Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)
Votos individuais: Marcelo_Rodrigues - Aprovado regisdante - Aprovado samuel.azevedo - Aprovado T.REX - Aprovado
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