Livro Básico para Tagmar [Core Rulebook] - Dúvidas e Sugestões Gerais - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Responder...
Livro Básico para Tagmar [Core Rulebook] Opções
#1 elton10pkn Enviado : 30/07/18 22:45
Salve, galera.
Estou aqui para dar uma sugestão em prol do crescimento do projeto. Há algum tempo, mestrando para iniciantes, me deparei com o problema de explicar o porquê de Tagmar possuir dois livros para se começar a jogar: Ambientação e Regras. Quem é do projeto sabe que a ideia é permitir que a ambientação seja jogada por outros sistemas, mas para quem é iniciante isso é um tiro no pé. Se formos comparar com os demais RPG da atualidade, TODOS que eu conheço: Tormenta, 13ª Era, Eclipse Phase, Numenera, 7th Sea, Shadowrun, D&D 5e, Dragon Age etc possuem um Core Rulebook, ou seja um manual básico com o cenário e as regras. O que é bastante irônico porque o Tagmar 1 tinha por premissa exatamente isso, um livro para se jogar diferentemente dos outros da época. Não sou desse tempo, Tagmar é mais velho que eu, mas hoje estamos no tempo do "um livro" e o Tagmar 2/3 não.
Então, tenho como proposta a criação de manual básico para tagmar, resgatado a sua origem minimalista. Sim. Eu sei que o sistema é muito robusto hoje em dia, mas pode ser resumido. Eu não estou propondo a extinção do Livro de Regras, de nenhum na verdade, talvez só o de Introdução a Ambientação que seria a base do manual básico.

A minha proposta é a seguinte a criação de um Manual Básico com os seguintes materiais:
  • A ambientação: o livro de introdução a ambientação é perfeito para isso.
  • Regras Básicas: um resumo das regras, o sistema de Tagmar é simples e o que dá volume é a descrição detalhada das técnicas de combate e habilidades. Isso pode ser resumido numa versão para iniciantes.
  • Criação de personagens: estilo o livro de criação rápida de personagens.
  • Magias: Só a lista básica de cada profissão.
  • Equipamentos
  • Seção para o mestre: isso eu realmente sinto muita falta em Tagmar, basicamente eu tive que ler esse parte em outros livros de RPG quando quis mestrar.
  • Criaturas: somente as clássicas e de estágio bem baixo, no máximo 10.

Se colocarmos só o essencial acho que livro não vai passar de 400 páginas, o que é bem razoável.
Dessa forma só vejo o projeto ganhando porque vamos dar uma cara a ele. Tipo, quer jogar Tagmar o livro é esse. E é claro quando as situações na mesa ficarem mais complexas e os jogadores/mestres mais experientes eles vão passar para os demais livros.

E é claro que eu vou entrar nessa! Dancing
#2 Fábio_CM Enviado : 31/07/18 09:00
elton10pkn escreveu:
Se colocarmos só o essencial acho que livro não vai passar de 400 páginas, o que é bem razoável.

Uuh, 400 páginas! Dá pra colocar o livro inteiro de ambientação nessa aí. Somados, Ambientação e Regras tem só um pouco mais do que isso.

Até pouco tempo eu não acharia necessário fazer um livro só, já que tudo está disponível para download facilmente. Quem quisesse imprimir em casa, imprimia.

Porém, com essa nova história de impressão de alta qualidade sob demanda, eu concordo totalmente com você que faz falta um livro que traga toda a informação básica de uma vez só.
#3 elton10pkn Enviado : 31/07/18 10:19
Citação:
Uuh, 400 páginas! Dá pra colocar o livro inteiro de ambientação nessa aí. Somados, Ambientação e Regras tem só um pouco mais do que isso.

Exato, mas sugeri o de Introdução porque ele é "desnecessário" vamos dizer assim. O livro de ambientação já faz um bom trabalho de introdução, ele é pequeno e dá uma visão geral sobre o mundo. O de Introdução atual só foca nos reinos que seria o foco do mais básico.

Citação:
Até pouco tempo eu não acharia necessário fazer um livro só, já que tudo está disponível para download facilmente. Quem quisesse imprimir em casa, imprimia.

Porém, com essa nova história de impressão de alta qualidade sob demanda, eu concordo totalmente com você que faz falta um livro que traga toda a informação básica de uma vez só.

Esqueci de mencionar isso. Não tinha muitos problemas também quando o foco era a leitura online, mas agora que temos impressão sob demanda faz falta.
Sem falar que eu acho desnecessário ter vários livros com menos 100 páginas que poderiam ser unidos em um. A exemplo os livros dos colégios de magia. Quando era só a impressão caseira era bem prático, agora na impressão profissional é completamente inviável.
#4 Fábio_CM Enviado : 02/08/18 09:54
Bem, vamos dar andamento nesta ideia. Vou organizar uma seção para que possamos montar o livro e decidir o que entra e o que fica de fora. Embora tenhamos as bases, ele precisa ser olhado com atenção nos detalhes.
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum