Salve, galera.
Estou aqui para dar uma sugestão em prol do crescimento do projeto. Há algum tempo, mestrando para iniciantes, me deparei com o problema de explicar o porquê de Tagmar possuir dois livros para se começar a jogar: Ambientação e Regras. Quem é do projeto sabe que a ideia é permitir que a ambientação seja jogada por outros sistemas, mas para quem é iniciante isso é um tiro no pé. Se formos comparar com os demais RPG da atualidade, TODOS que eu conheço: Tormenta, 13ª Era, Eclipse Phase, Numenera, 7th Sea, Shadowrun, D&D 5e, Dragon Age etc possuem um Core Rulebook, ou seja um manual básico com o cenário e as regras. O que é bastante irônico porque o Tagmar 1 tinha por premissa exatamente isso, um livro para se jogar diferentemente dos outros da época. Não sou desse tempo, Tagmar é mais velho que eu, mas hoje estamos no tempo do "um livro" e o Tagmar 2/3 não.
Então, tenho como proposta a criação de manual básico para tagmar, resgatado a sua origem minimalista. Sim. Eu sei que o sistema é muito robusto hoje em dia, mas pode ser resumido. Eu não estou propondo a extinção do Livro de Regras, de nenhum na verdade, talvez só o de Introdução a Ambientação que seria a base do manual básico.
A minha proposta é a seguinte a criação de um Manual Básico com os seguintes materiais:
- A ambientação: o livro de introdução a ambientação é perfeito para isso.
- Regras Básicas: um resumo das regras, o sistema de Tagmar é simples e o que dá volume é a descrição detalhada das técnicas de combate e habilidades. Isso pode ser resumido numa versão para iniciantes.
- Criação de personagens: estilo o livro de criação rápida de personagens.
- Magias: Só a lista básica de cada profissão.
- Equipamentos
- Seção para o mestre: isso eu realmente sinto muita falta em Tagmar, basicamente eu tive que ler esse parte em outros livros de RPG quando quis mestrar.
- Criaturas: somente as clássicas e de estágio bem baixo, no máximo 10.
Se colocarmos só o essencial acho que livro não vai passar de 400 páginas, o que é bem razoável.
Dessa forma só vejo o projeto ganhando porque vamos dar uma cara a ele. Tipo, quer jogar Tagmar o livro é esse. E é claro quando as situações na mesa ficarem mais complexas e os jogadores/mestres mais experientes eles vão passar para os demais livros.
E é claro que eu vou entrar nessa!