Há exatamente uma treze de anos atrás, quando parecia que o sistema D20 ia reinar absoluto no mercado de RPG de fantasia medieval, um grupo de fãs se reuniu para começar, de forma muito tímida, uma proposta inovadora... Relançar o 1º RPG brasileiro! Nascia no dia 9/9/2004 o Projeto Tagmar 2. A iniciativa era pequena, mas possuía uma grande ambição... Trazer de volta o Tagmar ao publico brasileiro.
Levou 1 ano de trabalho intenso, mas em 2005 o Tagmar retornou ao mercado brasileiro como o primeiro grande RPG totalmente gratuito do Brasil.
Mas para a surpresa de todos e contra todas as expectativas, o projeto começou ganhar corpo. Foi nessa época que vislumbramos a oportunidade de não parar. Vimos que era possível produzir coisas originais e com qualidade!
E o projeto lançou 1, 2 ,3 livros, 4, 5, 6... não parou mais... Veio o Tagmar 2.1, depois o 2.2 e em 2010 o Tagmar 2.3 e agora o 13 anos depois vem Tagmar 3!
E contra todas as expectativas nestes 13 anos continuamos a produzir livros dos mais variados tipos: ambientação, magias, objetos mágicos e criaturas. Tivemos um percalço em 2013, mas o projeto voltou e se renovou!
Olhando para os 13 anos que se passaram notamos um fato curioso... Em 1991 nascia o Tagmar 1, o primeiro RPG Brasileiro. Treze anos depois nascia o Tagmar2 e juntamente em mais 13 anos está nascendo o Tagmar 3. Para muitos o 13 é um número de azar, mas para o Tagmar se tornou um número que representa o renascimento!
“
E agora?” Fazemos esta mesma pergunta todo ano... “
Para onde vamos?”
O projeto está encerrando uma fase e iniciando outra... o novo Manual de Regras já começou a ser diagramado e sua fase de testes irá começar em uma semana...
Muitas pessoas perguntam - Como tudo isso é possível? A resposta é bem simples: Tudo isto que aconteceu nestes 13 anos só foi possível por que o Projeto Tagmar é movido pela força do trabalho coletivo!
Gostaríamos de aproveitar para agradecer a todos os colaboradores e as inúmeras pessoas que nos tem apoiado, pois tudo isso que já foi produzido e que ainda vai ser produzido, só é possível pela incrível disposição dos colaboradores. É a força dos RPGistas brasileiros que move este projeto!
Treze vivas para o Tagmar !
Abraços a todos,
Marcelo Rodrigues
Coordenador do Projeto Tagmar