1. Usaremos as regras do manual 3.0.
2. Curas Físicas só funciona se o alvo estiver beirando a morte, ou em missão sagrada.
3. As magias de ataque do tipo Bola de Fogo, o mago usa o seu estágio para acertar a magia independente do nível usado.
4. Cansaço significa a perca de EH. Ou seja, em alguns casos vou descontar 2 de EH por hora de viagem. Com agravo do clima, x2. Do peso carregado L,M,P (x1,x2,x3).
5. Para tornar os combates mais letais, toda vez que o NPC ou Jogador tiver sua EH zerada. Todo ataque será na tabela de críticos. Os efeitos do critico não surtirão impacto se ainda houver absorção. Um sucesso na técnica resistência a dor anula os efeitos do critico, a dificuldade é igual a porcentagem de dano sofrido. No caso de Cinza, o dano será 125%, entretanto somente matará instantaneamente se ultrapassar -15 na EF.
6. Como conseguir novas habilidades, técnicas, magias e armas? O tempo de aprendizagem é o custo da "perícia" em questão x 40 horas. O dobro se você não tiver um professor! Para as habilidades restritas ** ou magias perdidas, o tempo de aprendizagem é multiplicado por 400!
7. Um cavalo comum viaja 40 km por dia em condições normais! A estrada, o tempo, podem ser fatores que reduzem a velocidade do animal, cada fator reduz a metade. Uma pessoa viaja a metade disso.
8. Um navio comum veleja 70 km por dia em condições normais!
9. Armas leves não sofrem redução de dano quando usadas como armas secundárias, em conjunto com a técnica ambidestria.
10. Na descrição dos elementais diz "Armas de esmagamento são inúteis contra estas criaturas. Também são imunes às magias Meteoros". Nessa mesa será o contrário! Todas as criaturas de pedra (elementais, golens, etc) só serão afetados por danos de esmagamento médio ou pesado. Eles serão totalmente imunes a perfuração. Danos do tipo Corte serão reduzidos a 50% de dano para machados e 75% de danos para espadas, com um agravante! Se um ataque de espada, rolar falha critica a espada se partirá...
11. O ritual de focus custa 2 mp. Os componentes necessários são um giz encantado com a magia Marca Arcana 1 e um chá de ervas chamada de Salvia Divinorum (Sábio Vidente) ou de um tipo de cogumelo chamado de mágico.
11.1. O giz é produzido por um mago alquímico que tenha acesso a magia Marca Arcana, que tem a capacidade de criar um elo entre o evocador e uma pessoa ou objeto através do toque.
11.2. A Salvia Divinorum, é encontrado em florestas elfícas, enquanto os cogumelos são encontrados no interior de algumas cavernas. Em ambos os casos quando feito um chá alucinógeno.
11.3. Uma runa mágica deve ser desenhada no chão com o giz mágico. O mago deve sentar-se no meio da runa em posição de lótus, segurando o objeto que sera efetuado o vínculo de Focus, então o mago toma o chá e entra em transe.
11.4. Nas próximas cinco horas o karma confundirá seu corpo e será um mero objeto como é o seu focus. Então quando você tentar recuperar seu Karma as tensões prejudiciais ficarão retidas no Focus, e seu corpo recuperará a energia limpa ou seja o Karma.
11.5. Os Bardos usam os mesmos componentes e ritos dos magos.
11.6. Para Rastreadores, o ritual é um pouco mais complexo. Não precisa do giz mágico, porém é necessário os alucinógenos. O rastreador deverá conquistar o objeto de seu focus. Por exemplo: Se o focus do rastreador é um colar de dentes de leão ou a pele de um lobo, ele deverá ter derrotado a criatura. Em outros casos, se for um animal de estimação, que morreu em combate. De qualquer forma quando o rastreador entrar em transe depois que tomar o chá, ele viajará pelo mundo espiritual e o espírito do animal em questão deverá achar que o rastreador é merecedor.
11.7. Para Sacerdotes, o ritual é mais simples, são cinco horas de oração! Os componentes místicos são velas comuns e giz que deverá ser consagrado com a magia Sagração de Itens 1. O procedimentos então é basicamente igual, o simbolo sagrado da ordem deve ser desenhado, as velas são colocadas em cada vértice.
11.8. Em todo caso o mistico só pode ter um focus de cada vez, então todas as vezes que for realizar o ritual de focus em outro objeto, deverá ser evocada a magia Quebra de Encantos no objeto de focus anterior ou então no mistico alvo.