Editar Histórico Discutir Voltar para Lista

Criado por fábio_cm

Quando as luas estiverem ocultas e o sol brilhar vermelho,

do sangue e dos ossos de Korumba, surgirá um novo guerreiro,

que conquistará todas as tribos do continente

e guiará seus servos para uma guerra triunfante

matando os inimigos, que pelo caminho resistem

escravizando os povos, que por atrevimento desafiem

Versos traduzidos de um canto tradicional em Kurng.

Orcos são seres de aparência humana, porém com feições desproporcionais, como braços grandes, corpo peludo, rosto assimétrico, dentes caninos inferiores protuberantes e ligeiramente corcundas. Possuem uma expectativa de vida natural um pouco menor do que a dos humanos, com cerca de 60 anos, mas eles raramente, para evitar usar o “nunca” morrem de forma natural, pois sua cultura de violência acaba ceifando-os muito antes disso. Em contrapartida, os orcos se desenvolvem em uma velocidade alarmante e atingem a maturidade com cerca de 5 anos.

Os orcos são muito antigos no continente de Tagmar. Alguns manuscritos élficos sugerem que eles são, inclusive, mais antigos do que os humanos. No entanto, nem mesmo os elfos têm registros da criação desta raça que nenhum deus quer assumir.

Entre eles, os orcos cultuam versões de Cruine, Maira, Ganis, e especialmente Crezir. Eles costumam temer aparições ou representações de Plandis e odeiam Lena. Menções a outros deuses aparecem raramente nas ruínas que eles deixam para trás.

Apesar de cultuarem aos deuses, as doutrinas costumam ser bastante deturpadas, com frequência contaminadas por dogmas dos príncipes infernais. Por exemplo, a crueldade contra os inimigos incapazes estimulada por Diatrimis é colocada como uma doutrina da representação de Crezir, enquanto as representações de ordem da deusa são ignoradas. Apesar disso, os sacerdotes das tribos, geralmente os únicos letrados, sabem bem a diferença entre os deuses e os príncipes infernais.

Além da aparência desagradável, os hábitos selvagens e brutais dos orcos os levam a serem temidos e odiados por boa parte da população de Tagmar. Seu idioma, o Kurng, soa desagradável para qualquer povo civilizado de Tagmar.

Apesar de seus costumes bárbaros, eles são inteligentes o suficiente para se organizar, elaborar táticas de luta e não incomodar criaturas visivelmente mais poderosas. Eles são os mais perigosos entre todos os selvagens devido a sua esperteza e por serem numerosos, somado a uma taxa de crescimento sem igual. Os orcos nascem normalmente em trios, mas é comum que quatro ou cinco sejam resultado de uma mesma gestação.

O militarismo é uma característica cultural. As tribos estão sempre em estado de alerta se preparando para uma batalha. Quando sentem-se capazes, atacam vilas ou cidades próximas ou até mesmo outras tribos de orcos. Dali saqueiam tesouros que utilizam para adornar suas construções de madeira e rochas, ou mesmo para trocarem com outras tribos selvagens.

O comércio entre as tribos órquisas é pouco sofisticado. Eles valorizam o ouro e a prata como moeda de troca, mas não cunham o próprio dinheiro e não entendem obras de arte como fazem as raças civilizadas. Assim, é possível ver uma estatueta de ouro adornando a barraca do líder, mas é muito improvável ver um afresco, cuja madeira da moldura lhes seria mais valorosa. Obviamente que, como uma raça inteligente, há exceções, embora elas normalmente sejam ostracizadas pela maioria.

Os orcos possuem um ódio inerente e ancestral contra anões e elfos. Apenas com os ogros e os trols as “boas” relações são frequentes. Normalmente, por sua maior capacidade intelectual e numérica, os orcos dominam e controlam a relações com estas raças, embora também há casos em que são escravizados por estarem em minoria.

As tribos órquisas variam muito em tamanho. Podem ser pequenas, com algumas poucas dezenas de membros, até enormes, com um milhar ou dois. As últimas, no entanto, são muito raras e geralmente se concentram em áreas selvagens, como ao sul da Muralha de Goguistá. As últimas grandes tribos de orcos na região dos reinos foram expulsas há muito tempo pelos humanos e elfos. A memória desta expulsão é mantida oralmente em algumas tribos, que possuem contos e versos em Kurng para manterem vivo o ódio pelas raças mais civilizadas.

Eles preferem viver em cavernas, normalmente em montanhas altas ou florestas. De lá, o rei do clã e alguns conselheiros tramam saques e ataques contra grupos rivais, humanos ou não. O reinado entre os orcos costuma ser transmitido de forma hereditária após um duelo entre os filhos mais velhos do rei atual, mas são comuns desafios até a morte pelo direito de governar por dissidentes dentro do clã. Esta batalha dificilmente é justa, pois o rei tem acesso a armas e equipamentos muito melhores do que qualquer outro membro.

Orco comum

A força de defesa mais básica em uma tribo órquisa costuma usar lança leve e escudo, embora o treinamento dentro da tribo envolva todo tipo de arma, inclusive arcos e flechas. Frequentemente uma armadura feita de peles animais (equivalente a couro) também é utilizada. O treinamento para o combate é comum tanto para os orcos quanto para as órquisas, que são igualmente ou até mais brutais, mesmo que naturalmente um pouco menores fisicamente.

Orcos comuns são selvagens e imprevisíveis, embora não muito hábeis. Costumam lutar em grupo, mas não possuem organização suficiente para usarem táticas mais sofisticadas se não estiverem seguindo um líder, como um capitão. Mesmo assim, sua força bruta e selvageria é suficiente para colocar medo nos soldados menos preparados de qualquer raça civilizada.

Orco capitão

São os orcos que se destacam em combate e assumem a liderança de pequenos grupos. Grupos de patrulha e pelotões organizados sempre possuem pelo menos 1 capitão. Em tribos muito pequenas, eles serão a força mais poderosa presente, embora o rei possa ser uma exceção.

Costuma armar-se com machados e escudos, ou machados pesados. Também são versados no uso de arcos. Utilizam armaduras médias ou pesadas, geralmente em estado de conservação questionável, pois são oriundas dos saques contra seus inimigos.

Eles coordenam os orcos comuns em combate, bradando ordens em Kurng a todo o momento. Com um destes em batalha, os orcos geralmente coordenam-se para atacar primeiro os magos, bardos e feiticeiros, especialmente se forem elfos.

Caçadores geralmente se enquadram nesta categoria e costuma dar prioridade para o uso do arco às armas corpo a corpo.

Tipo de Criatura

Animais

Ambientação

Reinos / Terras Selvagens

Organização e Habitat

Grupo Médio ou Grande / Montanhar/Florestas/Cavernas

Habilidades / Técnicas de Combate

Magias e Poderes Especiais

---

Peso/Altura

  • comum: 80 Kg / 1,6 a 1,8 m
  • capitão: 80 Kg
Atributos

  • comum: INT(-1), AUR(0), CAR(0), FOR(3), FIS(2), AGI(2), PER(2)
  • capitão: INT(0), AUR(1), CAR(0), FOR(3), FIS(3), AGI(2), PER(1)


LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.