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Cobras são répteis escamados, carnívoros e da subordem das serpentes; seus corpos são alongados, com membros e aberturas dos ouvidos ausentes, olhos imóveis e sem pálpebras, cobertos por escamas transparentes, língua delgada, bífida e protrátil e dentes cônicos. As venenosas podem ser de espécies como: Coral, Víbora, Urutu-Cruzeiro, Cascavéis, etc.

A sua origem é desconhecida, alguns xamãs afirmam que elas seriam evoluções dos lagartos, outros já acham que seriam evoluções de répteis marinhos.

Estes animais podem ser encontrados no mundo todo, exceto nas regiões onde o clima é sempre de intenso frio em qualquer época do ano. Nos trópicos, porém, está a maior variedade. A maioria das cobras vive no solo, mas outras preferem as árvores, algumas passam a vida inteira em túneis subterrâneos outras somente dentro d'água, contudo, existem algumas espécies que podem ficar tanto dentro quanto fora d'água.

Em combate, evitam animais de porte muito maior que o seu e só os atacam se sentirem-se ameaçadas, podem se camuflar em meio a folhas secas e entre a vegetação. Caso uma presa em potencial se aproxime deste animal, a mesma se enrolará e preparará o bote. Se o alvo chegar próximo o bastante, a cobra dará então o seu bote. Caso o bote faça dano na EF ou 100% na EH, o personagem deve fazer uma Resistência Física contra o tipo de veneno que o animal em questão possuir. Os venenos das cobras podem ser de três tipos:

1ª) Ação Proteolítica: São capazes de criar lesões e até mesmo necrosar os tecidos, abaixo temos um exemplo deste tipo de veneno.

Venenos Tipo I

Veneno Necrosante: Este é o veneno extraído de cobras muito perigosas (como uma Jararaca, Urutu, entre outras) produzido de maneira a se tornar viscoso o bastante para não se desgrudar de armas durante um combate. Este veneno só tem funcionalidade se injetado diretamente na corrente sanguínea das vítimas. Para injetar o veneno é necessário causar dano na EF ou atingir um golpe 100% na EH da vítima com uma arma de corte ou perfuração embebida com a substância. Para a produção deste veneno é necessário possuir uma dose de veneno natural.

Força de Ataque: 3

Método de aplicação: Injetável.

Efeitos: Caso a vítima passe no teste RF, o local da picada trará dor com aumento progressivo. Neste caso ela receberá penalidade de -1 coluna em todos os testes físicos. Este efeito negativo cessa ao término de 24 horas. Caso a vítima não passe no teste de RF, a região afetada começa a inchar gradativamente e surgem manchas (-2 colunas em todos os testes físicos). Depois aparecem bolhas, que inclusive podem conter sangue no seu interior. Quando as reações locais tornam-se mais intensas a vítima é acometida por uma febre alta (-3 colunas em todos os testes físicos). Todo este processo demora cerca de 12 horas, após isto, se o indivíduo não recebeu o antídoto, a área afetada pelo veneno necrosará e deverá ser removida imediatamente com o uso da habilidade Medicina (a dificuldade deve ser definida pelo mestre após analisar o caso).

Duração do efeito: Variável (Vide Texto Acima).

2º) Ação Coagulatória: São capazes de criar coágulos no sangue matando a vítima por falta de oxigênio no corpo, abaixo temos um exemplo deste tipo de veneno.

Venenos Tipo V

Veneno Mortal: Este é o veneno extraído de cobras muito perigosas (como as Cascavéis, entre outras) produzido de maneira a se tornar viscoso o bastante para não se desgrudar de armas durante um combate. Este veneno só tem funcionalidade se injetado diretamente na corrente sanguínea das vítimas. Para injetar o veneno é necessário causar dano na EF ou atingir um golpe 100% na EH da vítima com uma arma de corte ou perfuração embebida com a substância. Para a produção deste veneno é necessário possuir uma dose de veneno natural.

Força de Ataque: 15

Método de aplicação: Injetável.

Efeitos: Caso a vítima passe no teste RF, os efeitos negativos vão demorar 2 horas pra começar a sua ação.

Caso a vítima não passe no teste de RF, após 30 minutos aparecem dores musculares em todo o corpo (principalmente na nuca), perda de visão Parcial ou Total (um lançamento de dado será necessário para decidir se a perda será parcial ou total, sendo parcial com um resultado par e total com um resultado ímpar), podendo haver vômito. A vítima morre após 6 horas caso não tenha recebido o antídoto.

A vítima receberá um redutor de -2 colunas para qualquer atividades para cada hora que estiver sobre os efeitos do veneno.

Duração do efeito: 4 à 6 Horas.

3º) Ação Neurotóxica: São capazes de criar paralisações de partes do corpo e até mesmo do corpo inteiro, abaixo temos um exemplo deste tipo de veneno.

Veneno Tipo III

Veneno Paralisante: Este é o veneno extraído de cobras ou escorpiões produzido de maneira a se tornar viscoso o bastante para não se desgrudar de armas durante um combate. Este veneno só tem funcionalidade se injetado diretamente na corrente sanguínea das vítimas. Para injetar o veneno é necessário causar dano na EF ou atingir um golpe 100% na EH da vítima com uma arma de corte ou perfuração embebida com a substância. Para a produção deste veneno é necessário possuir uma dose de veneno natural de um escorpião laranja ou outro veneno similar.

Força de ataque: 8.

Método de aplicação: Injetável.

Efeitos: Caso a vítima passe no teste de resistência ela sentirá grande dor ao redor do ferimento, recebendo -1 coluna até limpar muito bem o ferimento com um teste Fácil de Medicina (existe o risco de infecção caso isso não ocorra antes de 24h). Caso a vítima falhe no teste de resistência, ela sentirá uma dor muito forte e receberá um ajuste de -4 colunas para qualquer teste que realizar, exceto outros testes de resistência, durante uma hora. Após esse tempo a dor diminuirá e a penalidade será de -1 coluna até que o ferimento seja tratado (existe o risco de infecção caso isso não ocorra antes de 12h).

Duração do efeito: 1 hora mas possui efeitos colaterais (ver descrição).

Informações Complementares

Alguns tipos de equipamentos como: Botas de cano alto, Armaduras com perneiras, etc. podem proteger o personagem de serem picados, entretanto, caso sejam, a habilidade medicina pode ser usada para tentar combater o veneno. Ambas as opções devem ser avaliadas pelo Mestre.

Tipo de Criatura

Animais

Ambientação

Reinos / Terras Selvagens / O Império / Ilhas Independentes

Organização e Habitat

Solitário / Florestas, bosques,planícies e colinas

Habilidades / Técnicas de Combate

Ações Furtivas(3), Escalar Superfícies(1), Escapar(3), Usar os Sentidos(3) / Bote(1), Esquiva(2), Imprevisibilidade(2)

Peso/Comprimento

1 Kg / 0,5 a 2 m

Atributos

INT(i), AUR(0), CAR(-1), FOR(0), FIS(0), AGI(1), PER(1)


NomeEstEFEHDefesaAtaqueLMP100%75%50%25%RFRMMoralVB
Cobra Venenosa 1212L1Mordida32143211115
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