Academia dos Estrategistas"Uma boa estratégia pode erguer e derrubar reinos e negócios."
Uma boa estratégia pode vencer um combate, ou até uma guerra, antes de acontecer.
Uma boa estratégia é tudo, é a diferença entre o comandante bom e o ruim, entre a vitória e a derrota, entre a vida e a morte."
(Trecho do discurso inicial da aula magna dos estrategistas.)
Os estrategistas são guerreiros que, desde cedo, buscam estudar, através da teoria e da prática, estratégias para a guerra, para os negócios e para a vida. Para isso, se aprofundam em livros, em aventuras, e em reflexões. É comum que estrategistas se tornem líderes militares, ou que líderes procurem entrar na academia para melhor liderar militarmente.
Um bom estrategista pensa como usar ao seu favor: o terreno, o equipamento de seus aliados e dos seus adversários, as habilidades de seus aliados e a dos adversários, o clima, o tempo, a posição do sol, a localização, o posicionamento dele e dos outros, seus pontos fortes e fracos, e até mesmo os pontos fortes e fracos de seus adversários. E, é claro, procura antecipar as reações e estratégias dos adversários.
Mote
"Vamos planejar a nossa estratégia!"
Outras frases comuns
"-Agora!"
"-Em posição de...!"
"-Reagrupar!"
Motivação para Aventuras
Um estrategista aventura-se, pois através da experiência ele poderá entrar em contato com novas estratégias, e poderá refletir sobre situações de vitória e derrota para criar ou melhorar estratégias. Aventura-se para conhecer o coração da humanidade, e aprender a antever as reações das pessoas. Tudo o que faz toma como aprendizado para aprimorar suas estratégias.
Motivação Inicial
Um guerreiro de bom nascimento ou em ascensão hierárquica, que poderá algum dia liderar tropas, normalmente entra nessa academia para se tornar um mestre da arte da guerra.
Roupas e Acessórios
Um estrategista usa roupas apropriadas para as ocasiões, mas sem perder o conforto e a praticidade de movimentação e utilidade. Ele pode se vestir como um ninguém para ser subestimado, ou pode se vestir como o mais rico nobre se isto for lhe conceder alguma vantagem estratégica em encontros e negociações. Da mesma forma, em eventos militares, pode usar as armas e armaduras mais simples, se quiser passar desapercebido ou ser subestimado, ou usar o melhor equipamento se quiser impressionar alguém. Em muitas ocasiões, é comum que ele sugira este comportamento para seus companheiros e/ou subordinados.
Raças
Há estrategistas de todas as raças comuns nas hierarquias de comando de cada exército.
Relação com a Religião
Estrategistas respeitam a religião e são reverentes a todos os deuses, pois sabem que cada um oferece vantagem estratégica em algum campo. Entretanto são mais comuns adoradores de Crizagom. Os mais bélicos podem seguir Blator. Os mais sádicos podem preferir Crezir. E os que preferem vencer mantendo a paz através de diplomacia costumam adorar Selimom e Cambu. Os que se aprofundam em livros para buscar estratégias através da história podem ser adoradores de Palier.
Relação com a Magia
Os estrategistas compreendem que a magia é capaz de mudar o rumo de combates, e portanto, valorizam se aliar com portadores de magia. Também estudam o impacto dos mais diversos feitiços sobre as circunstâncias em um combate, pois precisará entender como reagir se for alvo de um, ou se precisar orientar magos em alguma estratégia.
Relação com Outras Profissões
Eles buscam agir com respeito e diplomacia com todos, pois reconhecem que cada um possui uma utilidade que o destaca dos outros, e por isso poderão precisar de sua colaboração em alguma ocasião. Possuem mais afinidade com outros guerreiros, mas também possuem afinidade com estudiosos em geral, afinal, entre os guerreiros, eles podem ser os mais estudiosos.
Dicas de Interpretação
Todo estrategista é analítico e metódico, e todo bom estrategista aprende a disfarçar suas emoções e até mesmo sua linguagem corporal para não entregar sua real situação aos seus adversários. Apesar de um bom estrategista ter que pensar em tudo, existe, entretanto, algumas tendências de estratégias ou estrategistas.
- Divisores - "Dividir para conquistar" - estes estrategistas tentam separar seus oponentes para enfrentá-los com mais vantagem, também podem tentar jogar seus inimigos uns contra os outros.
- Conquistadores - "A melhor defesa é o ataque" - estes são os estrategistas mais agressivos, normalmente procuram atacar com toda força no momento mais oportuno, muitas vezes, antes até do oponente saber que ele é oponente.
- Pacifistas - "Uma batalha evitada, é uma batalha ganha" - procuram manter a paz enquanto buscam meios de prosperar, fazem muito uso de diplomacia.
- Armamentistas - "A escolha das armas é metade do combate" - buscam se manter com vantagem usando os melhores equipamentos, armas, e armaduras. Muitas vezes também buscam se tornar superiores em técnicas de combate e experiência das tropas.
- Sigilosos - "Se o inimigo não conhece nossas defesas, não saberá como ultrapassá-las" - costumam manter segredo sobre tudo, para que seus adversários não saibam quando estão em vantagem ou desvantagem. Também buscam ajuda de espiões e batedores para descobrir os segredos de seus adversários.
- Articuladores - "O inimigo de meu inimigo é meu amigo" - são talvez tão diplomatas quanto os pacifistas, buscam se articular e formar novas alianças através de negociação e diplomacia.
- Sonsos - "mantenha seus amigos perto, e seus inimigos mais perto ainda" - procuram simular alianças e amizades com possíveis rivais, apenas para saber como melhor tirar vantagem desses "amigos". Podem facilmente se tornar traidores.
- Estudiosos - "Uma pessoa inteligente aprende com seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros" - estes estrategistas são muito observadores, e estão sempre refletindo sobre os acontecimentos em sua volta para aprender com os erros de si e dos outros; também são os que mais buscam novas estratégias na história e nos livros.
Mestres da Academia
Técnicas de Combate
Voz de Comando - 1
Estratégia - 2
Formação de Combate - 2
Conduzir Oponente - 1
Desviar Ataques - 3