Grupo: Subterfúgio

Atributo base: Agilidade

Teste sem nível: Sim

Restrita: Não

Penalidades: Armadura 🦺

Esta Habilidade representa a capacidade de se libertar de amarras e outras formas de restrição de movimentos (algemas, cavaletes de madeira, poços repletos de gosma pegajosa, o agarramento de um gigante ou dragão, etc.) sem o uso de força bruta, a proeza de passar por ambientes apertados, tais como cavernas, buracos, caixas, janelas pequenas, etc., bem como a capacidade de fazer nós diferentes e mais eficientes.

Cada tentativa para escapar de amarras leva pelo menos uma rodada. Para livrar-se de uma amarra feita por um escapista talentoso, o personagem precisa ser bem-sucedido em um Teste Resistido contra ele. Um empate significa que o personagem continua amarrado, mas pode tentar de novo em uma rodada. Um fracasso significa que ele acabou apertando o nó e a próxima tentativa receberá as penalidades normais, mas vai levar 1 minuto. Cada novo fracasso dobra o tempo necessário para a próxima tentativa.

Essa Habilidade também pode ser utilizada como uma reação imediata a uma tentativa de agarrão. Nesse caso, a tentativa não exige tempo algum e um sucesso indicará que o personagem conseguiu evitar ficar preso. No entanto, um personagem que já esteja agarrado ou preso por qualquer que seja o método segue as regras normais da Habilidade ou, quando em combate, da técnica de imobilização empregada contra ele.

Rotineiro: escapar de uma torção de braço.

Fácil: se espremer por uma passagem um pouco mais estreita do que o seu corpo.

Médio: escapar de amarras de cordas com um nó normal.

Difícil: escapar de uma imobilização que afete metade do corpo (como um terreno de lama densa que prenda os pés); pisar numa área com uma gosma pegajosa; escapar de uma rede que não acertou em cheio o personagem.

Muito Difícil: escapar de algemas bem justas; livrar-se uma estrutura de prisão que permita poucos movimentos (como um cavalete de madeira); espremer-se por entre os dedos de um gigante que tenta esmagá-lo usando a força.

Absurdo: escapar de uma imobilização total que apenas a sorte poderia resolver (preso totalmente por uma rede, mergulhado no lodo de um lago, num elemental da água que quer mantê-lo preso ou em algum tipo de material pegajoso).

Impossível: passar por uma abertura menor que seu corpo sem se machucar; escapar de um compartimento sem aberturas.