Grupo: Influência

Atributo base: Carisma

Teste sem nível: Sim

Restrita: Não

Penalidades: Nenhuma

Empatia é a capacidade de reconhecer os sentimentos de outras pessoas, se colocar no lugar delas ou supor suas intenções. Ela também pode ser utilizada para sugerir sentimentos em outras pessoas e comandar a própria linguagem corporal. Um teste de Empatia ainda pode ser solicitado para tentar perceber se outra pessoa está mentindo. Contudo, o uso de Empatia nunca pode forçar uma pessoa a dizer a verdade, nem mesmo faz com que o usuário a descubra. O resultado da Habilidade apenas indica se há mentira nas palavras do alvo.

Empatia é conhecida por artistas, sacerdotes e espiões. É uma Habilidade natural em muitas pessoas, mas que pode ser desenvolvida com treinamento apropriado. Muitas vezes ela será testada de forma resistida contra Persuasão ou Extrair Informação, ou para perceber alguma forma de Enganação. A diferença entre o nível obtido pelo usuário de Empatia e do personagem em resistência está relacionado a um resultado geral da seguinte forma:

Diferença = Nível obtido pelo usuário de Empatia - Nível obtido pela resistência.

0 níveis de diferença = resultado Rotineiro

1 nível de diferença = resultado Fácil

2 níveis de diferença = resultado Médio

3 níveis de diferença = resultado Difícil

4 níveis de diferença = resultado Muito Difícil

5 ou mais níveis de diferença = resultado Absurdo

Esta Habilidade também pode ser utilizada para sedução, que consiste em causar uma atração física e/ou emocional em outra pessoa, de modo que esta tentará agradar o sedutor da maneira que puder, desde que não se prejudique. Após o uso bem-sucedido de sedução, qualquer Habilidade ou teste que envolva o atributo Carisma será realizado com um Nível de Dificuldade a menos contra a pessoa seduzida.

Rotineiro: reconhecer o estado de espírito de uma pessoa em uma conversa rápida; seduzir uma pessoa apaixonada que está dando total atenção ao personagem.

Fácil: fazer outra pessoa entender seus sentimentos ou sensações de forma discreta e indireta, através de linguagens corporais; seduzir uma pessoa que o admire muito.

Médio: perceber uma mentira em uma pessoa pouco conhecida; conseguir ditar o clima de um diálogo (triste, alegre, furioso, etc.); seduzir uma pessoa que já possui certa simpatia pelo personagem.

Difícil: reconhecer traumas e outros sentimentos fortes, mas inconscientes; seduzir uma pessoa que mal conhece, ou acabou de conhecer o personagem.

Muito Difícil: identificar sutis alterações no comportamento de uma pessoa, permitindo perceber se estão sendo ditas mentiras elaboradas ou encobertos sentimentos latentes; seduzir uma pessoa que não gosta do personagem.

Absurdo: distinguir verdades de exageros; seduzir uma pessoa que o despreza graças a uma admiração improvável por alguma característica do personagem.

Impossível: descobrir uma verdade através de alguém que não a conhece; perceber o sentimento de criaturas que não o possuem, tal como golens ou mortos-vivos; seduzir um inimigo.