Grupo: Conhecimento
Atributo base: Intelecto
Teste sem nível: Não 🚫
Restrita: Sim 👨🎓
Penalidades: Nenhuma
Quem possuir esta Habilidade terá um conhecimento sobre venenos e drogas, incluindo o seu preparo e utilização. O personagem poderá tentar reconhecer um veneno ou os seus sintomas, prepará-los e saber manipulá-los de forma correta. Esta Habilidade também engloba o preparo dos antídotos.
Para preparar um veneno, um personagem deve primeiro especificar que tipo de veneno ou droga deseja. Existem inúmeros em Tagmar e todos eles podem ser enquadrados em cinco tipos (ver Livro Regras Complementares). O Nível de Dificuldade e o custo do veneno ou droga variam de acordo com o tipo, mas as demais características, como efeitos, força de ataque e tipo de aplicação mudam de um para outro.
Um teste bem-sucedido de Venefício permite ao personagem extrair ou produzir veneno ou droga adequadamente de uma planta ou animal e os fabricar quando dispuser dos equipamentos necessários. Um fracasso consome o material, mas o produto é inútil. Em uma Falha, o personagem acaba por se envenenar com o veneno ou droga que tentava produzir.
Venenos feitos para serem usados em armas sempre são bastante visíveis. Caso alguém examine uma arma à procura de veneno, ele sempre será encontrado. Em situações onde não se puder examinar a arma (em combate, por exemplo) é necessário um teste de Usar Sentidos (médio) para perceber.
Venenos de ingestão normalmente têm sabor facilmente identificável e por isso são misturados em bebidas de sabor forte (vinho tinto ou aguardente, por exemplo) ou em comidas condimentadas. Quem comer ou beber o alimento envenenado terá direito a fazer um teste de Usar os Sentidos para sentir que há alguma coisa errada com a comida ou bebida. O Nível de Dificuldade do teste é Fácil para alimentos sem sabor (como água), Médio para alimentos normais (como carnes e vinhos) e Difícil para alimentos com gosto forte (como aguardente e comidas bem condimentadas). Um personagem que procure por alterações no alimento ou bebida envenenada segue as regras da habilidade Venefício. Contudo, identificar que há algo de estranho com o gosto de um alimento ou bebida não significa perceber que ela está envenenada. A critério do Mestre, um personagem que não tenha razão para desconfiar do envenenamento não tem direito a teste.
Outro uso da Habilidade é saber aplicar corretamente o veneno, sabendo misturá-lo à comida de forma a deixar o sabor o menos perceptível possível ou a uma arma de forma a que ele não se desprenda da mesma. Ambos os casos requerem um teste com Nível de Dificuldade Fácil de Venefício. Em caso de sucesso, o veneno foi corretamente usado. Um fracasso faz com que o veneno seja percebido ou se desprenda da arma após duas rodadas de combate, mas o veneno ainda tem seu efeito normal se ingerido ou injetado. Uma Falha quer dizer que o veneno é imediatamente percebido (uma camada amarelada em cima do vinho) ou que sai imediatamente da arma, tornando-o inútil.
As drogas são uma variação dos venenos que podem ser produzidas com esta Habilidade. Diferente dos venenos, uma droga sempre concede um benefício inicialmente. No entanto, todas elas são viciantes e provocam crises de abstinência se o personagem não voltar a utilizá-la no final de seu ciclo. O número de vezes que um personagem pode fazer uso de uma droga sem se viciar está em sua descrição. Elas se enquadram nos mesmos cinco tipos de venenos, aumentando suas dependências e efeitos colaterais da abstinência com o aumento do tipo, mas também os benefícios iniciais.
Enfim, a última utilidade desta Habilidade é a capacidade de preparar antídotos, se tiver identificado o veneno ou droga e possuir os ingredientes necessários. Caso o personagem obtenha sucesso no preparo do antídoto, a neutralização do veneno é bem-sucedida. Caso seja necessário algum método especial de aplicação (como a vaporização), será preciso um sucesso em um teste com Nível de Dificuldade Fácil em Medicina para a neutralização. O Nível de Dificuldade para preparar o antídoto em geral é o mesmo daquela para preparar o veneno.
Venefício é sempre visto com muito preconceito nas sociedades de Tagmar. Ser reconhecido como um envenenador é uma sentença de morte em quase todo o mundo conhecido e, por isso, ninguém que conheça esta Habilidade irá confessar isso voluntariamente. Para complicar ainda mais as coisas, preparar venenos utilizáveis é muito complicado, o que não permite que um personagem aprenda essa Habilidade (compre nível 1 nela) sem ter quem o ensine. Estes dois fatos juntos fazem com que aprender a usar venenos seja bastante difícil. Convencer o envenenador a ensinar o seu ofício é ainda mais complicado e sempre irá envolver o pagamento de somas absurdas (pelo menos 15 ou 20 moedas de ouro).
Rotineiro: examinar uma arma à procura de veneno; preparar um veneno/antídoto ou droga tipo I em laboratório totalmente equipado.
Fácil: aplicar corretamente um veneno; preparar um veneno/antídoto ou droga Tipo I com o estojo de venefício ou um veneno/droga Tipo II em laboratório.
Médio: observar a presença de veneno na arma durante combate; preparar um veneno/antídoto/droga Tipo II com estojo de venefício ou um veneno/antídoto/droga Tipo III em laboratório.
Difícil: preparar um veneno/antídoto/droga Tipo III com o estojo de venefício ou um veneno/antídoto/droga Tipo IV em laboratório.
Muito Difícil: preparar um veneno/antídoto/droga Tipo IV com o estojo de venefício ou um veneno/antídoto/droga Tipo V em laboratório.
Absurdo: preparar um veneno/antídoto/droga Tipo V com o estojo de venefício.
Impossível: preparar um veneno/antídoto/droga Tipo V sem estojo de venefício tendo que buscar os itens nas redondezas.