1.1 Como se joga Tagmar?

A Preparação

Na primeira etapa, para se iniciar o jogo, o jogador deverá possuir um personagem. Este poderá ser adquirido de duas formas:
👉 Recomendamos aos jogadores iniciantes usarem as fichas prontas que estão no Livro dos Arquétipos, que têm todas as suas características prontas e calculadas, permitindo ao jogador se focar em como jogar.

Os jogadores que decidirem criar um novo personagem deverão imprimir ou tirar uma fotocópia da ficha manual do personagem ou usar a ficha automatizada em Excel.

⚠️Se for fazer o seu próprio personagem, recomendamos fortemente que você use a ficha automatizada em Excel, pois o Excel irá calcular toda a ficha, bastando que no final você imprima ou copie para o papel.

Reunindo o Grupo

O segundo passo é reunir de 3 a 7 jogadores. Depois se escolhe o Mestre do Jogo (de agora em diante nos referimos a ele apenas como “Mestre”). Esta pessoa deverá conhecer bem as regras, ter capacidade de liderança e, acima de tudo, bom senso. Recomenda-se que este seja o jogador mais experiente do grupo formado. Assim, um grupo de jogo conterá 1 Mestre e 2 a 6 jogadores que manipularão um personagem cada. Os jogadores poderão criar um personagem ou usar um dos Arquétipos (personagens prontos).

Tagmar não é só o nome do jogo (pronuncia-se Tágmar), mas também do lugar onde vivem e onde atuarão os personagens do grupo, um mundo ao mesmo tempo muito semelhante e muito diferente do planeta Terra que conhecemos, onde a magia é uma realidade do cotidiano e onde convivem raças, povos e monstros míticos. Tagmar dá aos jogadores o ambiente de suas aventuras, sua história e geografia. Mais informações estão detalhadas nos livros de ambientação.

👉 É recomendado que o Mestre e todos os jogadores leiam o Livro de Introdução à Ambientação, que contém um grande resumo do mundo de Tagmar. Com esse livro, as aventuras serão bem mais interessantes e emocionantes. Se você estiver lendo este livro em PDF, clique no QRCode ao lado e você poderá baixar o Livro de Introdução à Ambientação. Se você estiver lendo a versão impressa, basta escanear o QRCode.

Cada jogador disporá de uma ficha do personagem na qual estão listadas todas as suas características principais (físicas, mentais, sociais e habilidades aprendidas), assim como sua raça e profissão. O conhecimento das regras possibilitará ao jogador conhecer as limitações e possibilidades de seu personagem e de seu ambiente.

A profissão de um personagem é de suma importância para o jogador, pois afetará o tipo de procedimento que este poderá adotar durante um jogo. As seis profissões (Guerreiro, Ladino, Sacerdote, Mago, Rastreador e Bardo) oferecem ao jogador possibilidades e capacidades distintas, sendo detalhadas nos próximos capítulos.

O jogador pode também pertencer a uma raça humana ou a uma que não a humana (pequeninos, anões, elfos e meio-elfos). A escolha da raça afetará as características físicas do personagem, bem como sua escolha de profissões.