Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Modelo para os textos das criaturas (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 7 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

Modelo para os textos das criaturas
#1 Fábio_CM Enviado : 01/02/17 14:06
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Esta tarefa tem o objetivo de criar um modelo padrão para a apresentação dos textos das criaturas. Com ele serão definidos onde deverá constar uma determinada informação. Por exemplo, descrição da aparência no início, forma como luta no final. O modelo deve ser completo, embora alguns campos serão irrelevantes para algumas criaturas e poderão ser ignorados.
#2 Sistema Automático Enviado : 08/03/17 13:42
Jogador: Sistema Automático
EF:
EH:
Karma:
A Terefa foi solicitada pelo usuário Fábio_CM
#3 Fábio_CM Enviado : 08/03/17 15:24
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Pessoal, há uma primeira versão dessa tarefa disponível no verbete. Peço que vocês analisem porque isso irá servir para todas as tarefas de criaturas a partir daqui.
#4 Hector Folha-Palida Enviado : 09/03/17 10:35
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
No 7º ponto: "Exemplos são" por "Exemplos:"

Fora isso, acho que caberia um exemplo de criação de criatura ao final, aplicando o modelo passo a passo, pois tem muita gente que tem dificuldade de transportar as instruções para a prática, especialmente pessoas sem hábito de escrita.

Abraços
#5 Fábio_CM Enviado : 09/03/17 10:51
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Valeu pela dica.

Hector Folha Pálida escreveu:
Fora isso, acho que caberia um exemplo de criação de criatura ao final, aplicando o modelo passo a passo, pois tem muita gente que tem dificuldade de transportar as instruções para a prática, especialmente pessoas sem hábito de escrita.

Eu peguei uma das criaturas que estava em revisão para fazer isso. Estou trabalhando no Fogo-Fátuo já tentando encaixá-lo neste modelo.
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/03/17 15:43
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Fabio, gostei bastante.

Só uma pergunta: onde você pretende colocar isto? Somente no Criaturas Online, na TagmarPedia ou no livro de criaturas?
#7 Fábio_CM Enviado : 14/03/17 13:55
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Marcelo, a ideia seria colocar na Tagmarpedia e no Criaturas Online. Como é uma orientação para escrever criaturas para ficarem no formato do livro, não faz muito sentido inseri-la no Livro de Criaturas. Mas lá deveria aparecer uma explicação de que os textos estarão dispostos dessa forma para que a leitura e a pesquisa fique facilitada.

Algo mais?
#8 Azurius Enviado : 15/03/17 08:54
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Fala meu gato, bom dia.
Gostaria de dar a minha opinião sobre dois pontos.

Um é sobre uma informação que acho que limita um tanto quanto a localização da criatura.

Origem

Temos que informar os campos de ação dá criatura ao fazê-la, (ilhas independes, bla, bla)

A origem me parece vir pra cravar a criatura no mapa. Eu acho isso maneiro e nocivo ao mesmo tempo.
Maneiro pq vc pode ir em busca dá criatura em tal lugar, nocivo pq limita o campo de atuação da mesma.

Habilidades Naturais

Outro ponto que não existe ainda mas já foi discutido por aqui é: Habilidades Naturais. A um tempo atrás se deu uma discussão exatamente por conta de magias de rastreador x poder natural x habilidade especial (não pretendo entrar em detalhes).

Mas a grosso modo, poder especial está intimamente ligado a magia, enquanto habilidade natural é algo que as criaturas fariam pois seu corpo ou o ambiente de alguma forma as proporciona aquela habilidade.

Bom, é isso. No mais ter um "como se faz uma criatura" é algo que vai agradar a alguns como (eu) e pode não agradar a outros que vão se sentir meio preso por uma receita de bolo.

Gostei do seu trabalho. Flw
#9 Fábio_CM Enviado : 15/03/17 11:44
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Olá Azurius.

Azurius escreveu:
A origem me parece vir pra cravar a criatura no mapa. Eu acho isso maneiro e nocivo ao mesmo tempo.Maneiro pq vc pode ir em busca dá criatura em tal lugar, nocivo pq limita o campo de atuação da mesma.

Não entendi muito bem sua afirmação. A origem não é necessariamente geográfica. Ela deve dizer como a criatura foi criada e por quê. A região onde ela vive e age deve ser preenchida obrigatoriamente no habitat.

Azurius escreveu:
Outro ponto que não existe ainda mas já foi discutido por aqui é: Habilidades Naturais. A um tempo atrás se deu uma discussão exatamente por conta de magias de rastreador x poder natural x habilidade especial (não pretendo entrar em detalhes).

Pensei em colocar isso no comportamento em combate e nas informações complementares, se for necessário (nem todas as criaturas tem habilidades especiais dignas de nota).

Mas podemos abrir um item para isso se for pra melhorar.
#10 Azurius Enviado : 15/03/17 15:35
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Acho que poderiam haver 3 caixas.
Poderes naturais
Poderes especiais
Magias

Assim como a de técnicas de combate deveria ser separada da de habilidades. São coisas distintas.

Onde posto pra pedir a inserção de tipos novos de criaturas?
#11 Marcelo_Rodrigues Enviado : 16/03/17 17:49
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Será que é bom separar Magias e Poderes especial ? Eles são mutuamente exclusivos. Mas os dois não deixam de ser magias da criatura.

Quanto a habilidades e técnicas é bom mesmo separar.

Fábio, o que você acha?
#12 Azurius Enviado : 16/03/17 17:54
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Será que é bom separar Magias e Poderes especial ? Eles são mutuamente exclusivos. Mas os dois não deixam de de magias da criatura.

Quanto a habilidades e técnicas é bom mesmo separar.

Fábio, o que você acha?


Pensei no seguinte Marcelo. Apesar de poder ser similar a magia. Magia é como uma habilidade ou técnica, você tem uma palavra-chave(nome) pra um livro de consulta. O poder não tem um livro de (regras) pra consulta. A consulta esta no corpo( texto) da criatura. Então acho que merece sim essa diferenciação. Até mesmo por um critério organizacional.

Abraço
#13 Marcelo_Rodrigues Enviado : 16/03/17 18:05
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Azurius,

Tem magias como poderes especial.

As magias gastam Karma. Poderes tem quantidade de uso diário. Mas ambos podem uma magia do livro de magia.
#14 Azurius Enviado : 17/03/17 00:18
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Azurius,

Tem magias como poderes especial.

As magias gastam Karma. Poderes tem quantidade de uso diário. Mas ambos podem uma magia do livro de magia.


Não exatamente Marcelo. Existem Poderes Especiais é um termo muito mais abrangente do que esse exemplo. Ele pode conter coisas inventadas pelo criador da criatura. Nós já temos isso inclusive em muitas criaturas. Limitar Poderes Especias apenas a (magia com usos) é um desperdício de um termo técnico.

Consegue entender onde eu quero chegar?
#15 Fábio_CM Enviado : 17/03/17 08:37
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Eu também não acho necessário separar o campo magias de um campo para poderes especiais. Elas são essencialmente a mesma coisa, podendo existir poderes que simulam magias e magias que são poderes especiais naturais.

Se o campo magias abrisse um campo selecionável da lista de magias e com um clique levasse direto para o texto da magia na tagmarpedia eu até concordaria que seria uma boa separar. Mas não vejo uma funcionalidade dessas como prioridade.
#16 Azurius Enviado : 17/03/17 10:11
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Fábio_CM escreveu:
Eu também não acho necessário separar o campo magias de um campo para poderes especiais. Elas são essencialmente a mesma coisa, podendo existir poderes que simulam magias e magias que são poderes especiais naturais.

Se o campo magias abrisse um campo selecionável da lista de magias e com um clique levasse direto para o texto da magia na tagmarpedia eu até concordaria que seria uma boa separar. Mas não vejo uma funcionalidade dessas como prioridade.


Você está colocando poderes especiais misturado com conceito de naturais? Fiquei nessa dúvida.
#17 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/03/17 10:17
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Só para elucidar um detalhe. Os poderes especiais que são magias com quantidade de uso diário são para as criaturas que fazem a magia em questão naturalmente. Elas não aprendem magia. Elas fazem por sua própria natureza. Então não usa Karma, mas sim faz uma quantidade de vezes por dia. Karma é apenas para as criaturas que aprendem o uso de magia.

#18 Fábio_CM Enviado : 17/03/17 10:44
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Azurius escreveu:
Você está colocando poderes especiais misturado com conceito de naturais? Fiquei nessa dúvida.

Não há uma diferença clara entre estes conceitos. A baforada de um dragão, por exemplo, é um de seus poderes especiais, mas também é uma habilidade natural. A magia possessão invocada por um um fantasma tem uso diário, pois é uma habilidade natural da criatura e suas ilusões são poderes especiais que podem ser simuladas por magias.
#19 Azurius Enviado : 17/03/17 11:24
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Chegamos no ponto em que eu queria.

Então precisamos definir esses conceitos. Pra que que vai fazer criaturas saiba o que significa cada um e por conseguinte saiba diferenciar.

Da uma lida no encanamento Mimetismo Animal. Ele depende que essas definições não sejam subjetivas.
#20 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/03/17 12:07
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Fabio, então coloca no modelo esta diferença dos poderes especiais. Inclusive vale explicar que tanto na magia como habilidade a pessoa tem que colocar o nível entre parenteses.
#21 Azurius Enviado : 17/03/17 13:40
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Acho que isso é daquela parte de construção de criaturas Marcelo e não dessa tarefa que está vigente.
#22 Fábio_CM Enviado : 17/03/17 14:04
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Acrescentei o seguinte:
Citação:
Todas as capacidades excepcionais da criatura devem ser listadas neste quadro. As habilidades inatas devem ser expressas como o efeito conhecido (apresentado como um número sem parênteses após o núme do poder) e o número máximo de usos diários (escrito entre parênteses), enquanto as magias devem consumir karma para serem realizadas e o número entre parênteses deve ser o nível do efeito máximo conhecido pela criatura.


Mas eu estava pensando no seguinte enquanto escrevia: As habilidades naturais possuem um número de uso diário. Ok. No entanto, elas são menos versáteis do que as magias. Como disse o Marcelo, a criatura não treina para executá-las. Assim, uma determinada criatura que simule uma magia não pode (ou não deveria poder) lançar qualquer efeito desta magia diferentes daqueles descritos em sua ficha. Mas isso não está claro no quadro de criaturas.

Por exemplo, a Fênix Negra tem uma aura de morte que provoca o efeitos da magia Doenças (5). Esse efeito significa hemofilia. Como é uma habilidade inata, então ela não é capaz de fazer o efeito 3, que é uma gripe.

Assim, imagino que devemos criar uma convenção para representar de formas diferentes o que são os poderes especiais e o que são as magias. Por exemplo, podemos atribuir que um número entre parênteses signifique que a criatura é capaz de lançar qualquer efeito do 1 até o número listado, enquanto apenas o número sem o parênteses represente o efeito específico. No caso da Fênix Negra, o texto deverá dizer que ela é capaz de lançar a magia Doenças 5 e não Doenças (5).

Ficou claro o que quero dizer??
#23 Azurius Enviado : 17/03/17 14:15
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Não devemos diminuir poder de uma coisa ou de outra devemos classificar a forma com que as coisas acontecem. Assim evitamos desequilíbrios.

Ex: Habilidadades Naturais: São capacidades que podem ocorrem de forma voluntária ou não e que tem ocorrência de forma biológica.

Mais ou menos assim e sem limitar que uma coisa é mais fraca que a outra no geral.
#24 Azurius Enviado : 17/03/17 14:18
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Falando nisso é necessário fazer uma revisão na regra geral de criação de criaturas. A que está disponível no livro de criaturas.
#25 Fábio_CM Enviado : 17/03/17 14:20
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Azurius escreveu:
Não devemos diminuir poder de uma coisa ou de outra devemos classificar a forma com que as coisas acontecem. Assim evitamos desequilíbrios.

Mais ou menos assim e sem limitar que uma coisa é mais fraca que a outra no geral.

Não estou falando de ser mais fraca ou não, mas de ser menos flexível. É uma situação óbvia mas que acabei vendo que não há clareza apenas agora.

Azurius escreveu:
Ex: Habilidadades Naturais: São capacidades que podem ocorrem de forma voluntária ou não e que tem ocorrência de forma biológica.

Esta tarefa não vai definir o que são habilidades naturais ou magias, apenas orientar como elas devem ser apresentadas no texto das criaturas.
#26 Azurius Enviado : 17/03/17 14:34
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
A parte de definir vai estar já na regra de criação então. Correto?
#27 Fábio_CM Enviado : 18/03/17 00:55
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Azurius escreveu:
A parte de definir vai estar já na regra de criação então. Correto?

Então... mudei de ideia. Coloquei uma definição básica do que são esses poderes e magias para agilizar um pouco.

Leia o resto do texto...
Citação:
Magias e poderes especiais são as capacidades excepcionais das criaturas que não podem ser representadas por habilidades comuns. Elas se diferenciam uma da outra pela mecânica de jogo envolvida.

Poderes especiais são capacidades inatas que as criaturas podem possuir e que conseguem manifestar de forma espontânea. Estes poderes podem ser mundanos, quando manifestam-se fisicamente devido a biologia da criatura, ou misticos, quando manifestam-se por intermédio da aura da criatura. A classificação em poder mundano ou místico deve ser apresentada no corpo do texto.

Mesmo que os poderes especiais místicos simulem algum ou alguns efeitos de magias, a criatura não gasta karma para manifestá-los. Em vez disso, as estatísticas da criatura devem informar quantas vezes por dia o poder pode ser realizado, a cada quanto tempo ele pode ser repetido ou, ainda, se ele funciona de forma contínua. Com excessão da forma de uso, todas as regras que se aplicam às magias também se aplicam aos poderes especiais místicos.

As magias diferem dos poderes especiais porque só podem ser conhecidas por criaturas inteligentes. Elas funcionam da mesma forma que funcionam para os PJs, através do consumo de karma. Quando sabe realizar magias, o nível máximo que ela é capaz de realizar deve estar escrito no quadro. No entanto, diferente do que ocorre com poderes especiais, a criatura pode optar por realizar qualquer um dos efeitos de nível mais baixo da magia que conhece a um custo menor de karma, exatamente como podem fazer os PJs.

Tanto magias quanto poderes especiais devem ser listadas no quadro, mas quando ambas coexistirem elas devem ser diferenciadas em parágrafos distintos. As habilidades inatas que simulam magias devem ter apenas o nome citado, seguido do nível do efeito da magia que simulam. Quando o poder for original, um resumo do que já fora apresentado no corpo do texto deve ser escrito neste quadro. As informações de frequência de uso devem ser apresentadas entre parênteses. As magias devem ter o nome citado e o nível máximo conhecido pela criatura apresentado entre parênteses.

Exemplo:
Cavaleiro Estígeo Campeão: Aura de maldade e morte: funciona como uma “aura de medo” (semelhante aos efeitos cumulativos das Magias Medo 8 e Canção do Tormento 8).Toque Pirético: 1) Efeito semelhante à Magia Doenças 7; 2) Dreno de Energia Vital (o cavaleiro ganha 2 pontos de EF e 1 ponto de EH para cada toque bem sucedido, retirando a mesma quantidade de pontos em EF e EH de sua vítima);Energia Infernal 5 (2x/dia).
#28 Fábio_CM Enviado : 21/03/17 13:00
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Iniciamos a votação. A data para encerramento é 28/03/2017 .
#29 Rywv Enviado : 21/03/17 14:22
Jogador: Rywv
EF:
EH:
Karma:
A tarefa ta legal e bem feita mas acho que o nome Poderes especiais nao se encaixa bem, pq é estranho falar que a audição e o olfato do lobo são poderes especiais sendo que são habilidades naturais do animal, seria bem melhor usar Capacidades Inatas em vez de poderes especiais.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#30 Fábio_CM Enviado : 21/03/17 14:30
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Rywv escreveu:
A tarefa ta legal e bem feita mas acho que o nome Poderes especiais nao se encaixa bem, pq é estranho falar que a audição e o olfato do lobo são poderes especiais sendo que são habilidades naturais do animal, seria bem melhor usar Capacidades Inatas em vez de poderes especiais.

O termo poderes especiais foi utilizado porque é como aparece no Criaturas Online. Capacidades Inatas seria um termo mais genérico e acho que também seria bom.

Mas sobre o lobo, seu poder especial não é ter audição ou visão, mas sim ter uma audição e visão muito mais apuradas do que um ser humano.
#31 Sistema de Votação Enviado : 28/03/17 00:00
Jogador: Sistema de Votação
EF:
EH:
Karma:
Resultado da Votação "Modelo para os textos das criaturas":

Aprovado, 7 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
Bruno - Aprovado
elton10pkn - Aprovado
Fábio_CM - Aprovado
Hazafer - Aprovado
Hector Folha-Palida - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
Rywv - Aprovado
#32 Fábio_CM Enviado : 28/03/17 08:24
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Tarefa aprovada. O modelo passa a ser oficial para a construção de novos textos de criaturas.
Usuários visualizando este tópico
Guest (3)

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.