Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Aventuras Solos
#1 rvslima Enviado : 08/12/07 20:56
Jogador: rvslima
EF:
EH:
Karma:
Muitas vezes, existem pessoas que não possuem um grupo de RPG para jogar. Nesses casos, seria interessante a criação de aventuras solos, onde os jogadores poderiam se divertir sozinhos. Por isso acho interessante a criação destas.

Alguém possui interesse na criação desse tipo de aventura?


#2 Hector Folha-Palida Enviado : 16/12/07 19:58
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Qunado vc diz Solo. vc quer dizer Mj e 1 Jogador, ou MJ sendo o unico jogador??

No caso da primeira eu apoio a ideia, uma vez que eu mestrei pra 3 pessoas diferentes em horas diferentes durante a semana, e no fim de semana todos jogavam juntos. Era interessante já quue nas solos eles trabalhavam mais a interpretação, e qunado em grupo estavam com personagem bem incorporado.

Sobre a segunda é melhor a solitaria pessoa ir jogar um RPG de video-game ou ler um livro...


#3 tuwister Enviado : 18/12/07 08:04
Jogador: tuwister
EF:
EH:
Karma:
Acho que ele quis diser o mestre e + 1 jogador!


#4 mcfion Enviado : 18/12/07 09:08
Jogador: mcfion
EF:
EH:
Karma:
Aventura solo é um jogo para somente uma pessoa... No Brasil ficaram conhecidas também como Aventuras Fantásticas....

Você lê um texto e faz um teste ou uma escolha e vai para o paragrafo numerado resultante do teste ou da sua escolha
#5 Claudiney Martins Enviado : 18/12/07 09:45
Jogador: Claudiney Martins
EF:
EH:
Karma:
Quase todo o conto de aventura pode se transformar em uma aventura solo. Só que são trabalhosas, pois devem ter mais de um caminho para se chegar a solução do desafio e não podem ter pontas soltas.

[]´s
Claudiney
Claudiney Martins

Colaborador de Tagmar desde 2005
Escritor da Série Nova Odisseia Humana (FC)
https://novaodisseia.wixsite.com/humana
#6 Hector Folha-Palida Enviado : 18/12/07 15:35
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Não creio que seja a hora de se criar aventuras fantasticas, mesmo pq ao meu ver RPG é algo para ser jogado em 2 pessoas ou mais, pq senão fica parecendo coisa de maluco mesmo.

Não acho que seja o ideal criar aventuras proprias para solos, mas pode-se criar um modelo de adaptação das aventuras existentes, para a versão solo. Minha opinião pessoal é que todo mestre tem que ter a capacidade de se adaptar aos jogadores, criando desafios que seus proprios jogadores achem interessantes, pois nem todo mundo é fã de StoryTeller(muita interpretação) ou gosta somente de Dungeon Craw. Cada jogador tem seu proprio gosto e a função do MJ é criar algo que aternda essa função. No maximo podemos fazer um modelo, mas nada rigido demais.


#7 zetagmar Enviado : 21/12/07 17:02
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Aventuras solo abre uma possibilidade a mais para o tagmar, mas exigiria ótimos escritores e um tempo absurdo para criar multiplas historias e situações. Neste tipo de historia a coisa tem que ser muito bem feita, se não fica sem graça ou final sofrivel.
#8 Yu_ki Enviado : 21/12/07 23:38
Jogador: Yu_ki
EF:
EH:
Karma:
Aventuras Fantásticas
coleção de aventuras solo que mais tarde deram origem ao mundo de Alansia, ao livro Aventuras Fantásticas: uma introdução ao RPG(tenho), á mini-campanha O saqueador de charadas(tbm tenho), o bestiário Out of the pit(não tenho mas vou comprar) e Dungeoner(uma versão mais detalhada, que eu ainda não achei pra vender, e quando achar....) publicados lá fora pela Steve Jackson Games(a mesma do GURPS sim...) e no Brasil pela Martins Fontes(acho...)...
gosto mto!!!difícil de achar infelizmente, pois por sua simplicidade de regras que abre margem para muita interpretação, vale a pena conferir se tiver como...
PSTristefoi o meu 1º contato real com o rpg, já mestrando...heheheheheh)

This post has been edited by Yu_ki on Dec 21 2007, 11:39 PM


#9 rvslima Enviado : 20/01/08 22:55
Jogador: rvslima
EF:
EH:
Karma:
Desculpem a demora para responder, esta viajando... .

Aventuras Solo seria Mj como único jogador. Acho melhor eu ir átras de uma coleção de Aventuras Fantásticas mesmo. Talvez mais tarde podemos criar esse tipo de aventura, suponho que o projeto tem outras coisas mais importantes para criar, quem sabe mais tarde...

Agora, sobre ler um livro ou jogar video-game, prefiro RPG de Mesa mesmo, pela grande variedade de reações que podem acontecer para uma determinada ação minha que pode ser desde socorrer à roubar e matar de vez alguém ferido à beira da morte . (Acho que vocês entenderam)


#10 Falgarden Enviado : 21/01/08 08:23
Jogador: Falgarden
EF:
EH:
Karma:
É ideal se o primeiro contato com o RPG for esse... No GURPS vem um exemplo de uma que foi muito boa para eu me ambientar com as regras na época, antes de começar a jogar com meu grupo. Seria muito bom algo assim, entretanto demanda muito trabalho.

A do GURPS envolvia invadir uma casa e roubar um artífice ou algo parecido, só lembro que o cara era muito rico e tinha um segurança chamado Max que usava uma Cimitarra como arma e nenhuma armadura.

Podiamos recriar uma história simples e bem parecida, algo como recuperar um tesouro em uma caverna cheia de perigos ou um labirinto, caso possamos criar algum dia.
#11 rvslima Enviado : 24/01/08 16:06
Jogador: rvslima
EF:
EH:
Karma:
Não é o meu primeiro contato com RPG, mas o primeiro com Tagmar. Eu consegui um grupo para jogar, demorou mas consegui ! (Meu primo que veio passar uns dias aqui, não pensei que ele fosse jogar. Com isso minha irmãs também estão jogando. Já acabamos "O Casamento".)

De qualquer maneira é bom criar aventuras para apenas 1 personagem.


#12 Max_Sovat Enviado : 13/03/08 08:08
Jogador: Max_Sovat
EF:
EH:
Karma:
Li este post e gostei da idéia do Falgarden,
Seria muito interessante transformar uma missão beeeem simples numa Aventura Fantástica (como vcs disseram). Pois assim, qualquer pessoa que acessar o site, poderá baixar esta aventura e se familiarizar imediatamente com as regras de Tagmar2, tendo ela conhecido ou não Tagmar1 entenderam?
Vou tentar simplificar:
Imaginem uma nova pessoa acessando nosso link de Downloads. Aí ela encontra um arquivo embaixo do manual de regras que está nomeado "Entenda Jogando como funciona-Aventura Solo". Daí ela baixa o "livro-jogo" simples, com uma estória assim: Vc é um guerreiro que tem como missão salvar um artefato mágico da Casa de um Nobre Verrogar; As opções seriam entrar furtivamente ou lutar contra os seguranças; haveria algumas armadilhas e surpresas no caminho, até o encontro com um ladino que tem o mesmo objetivo que o seu; vc poderia se aliar a ele ou não. E assim por diante.
Na verdade, seria uma aventura pequena porém que utilizasse alguns recursos de regras, entenderam?
Talvez dessa forma seria interessante e imediatamente aplicável a aventura-solo. Depois, quem sabe, poderíamos fazer elas em grande escala....
Abraços
Max


A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#13 Yu_ki Enviado : 13/03/08 21:35
Jogador: Yu_ki
EF:
EH:
Karma:
bora fazer... eu playtesto!!!!


#14 Falgarden Enviado : 18/03/08 01:05
Jogador: Falgarden
EF:
EH:
Karma:
Sim, gostei. Poderiamos fazer coisas do tipo...

Role 1D20.

Se cair 1 vá para 87.
Se cair entre 2 e 8 vá para 208.
Se cair 9 ou mais, vá para 125.

Onde 9 ou mais na tabela de resolução representaria o sucesso e 1 uma falha crítica... Só que o jogador não seria ainda apresentado à tabela, conheceria apenas algumas regras básicas e superficiais sobre o jogo suficientes apenas para jogar a aventura... Se ele gostar do sistema, passaria a conhecer o livro de regras, já com uma noção rasoável sobre a mecânica do jogo.

Gostei do fato de usar um Arquetipo guerreiro pois seria bem simples de explicar e também gostei do tema da aventura, talvez no porão da casa deste nobre seria o local onde o item estaria escondido, tendo uma entrada para uma gruta subterrânea com alguns desafios mágicos...

Infelismente por enquanto não poderia trabalhar nesse projeto, mas é uma ideia excelente...
#15 Hector Folha-Palida Enviado : 18/03/08 15:45
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Admito que acho que jogar RPG sozinho é meio... Solitario.
Mas a ideis de criar uma especie de "Entenda Jogando", é muito boa. POis não chama atenção (na minha cidade, se vc disser que joga RPG, perguntam se vc já apostou a alma de alguém, ou se é satanista), e realmente seria algo mais simples que fazer algo usando todas as regras. Acho que deve ser algo relativamente curto, pra vc ler enquanto vai se reunir com o grupo pra jogar pela primeira vez.

Bom se eu puder(tiver tempo) eu vou ajudar.


#16 Max_Sovat Enviado : 03/06/08 22:23
Jogador: Max_Sovat
EF:
EH:
Karma:
Salve a todos!

Caro Hector, Cavaleiro da Honra, se me tiver como fazer uma lista dos principais testes executados durante um jogo (coisa simples mesmo), eu monto uma estrutura de linhas de ação para estes testes, daí faço o esqueleto da história e podemos começar a criar esta Aventura-solo do "aprenda jogando".
Se alguém mais se dispor a ajudar nesta lista eu agradeço, pois não jogo a mais de 9 anos e se na minha cidade tiver mais que 5 pessoas que conhecem RPG sem ser jogo de PC é muito... rsrsrs
Criar a história e ambientação é galho fraco, aplicar a regra em cima pra mim é o mais complicado.
Espero retorno,
Max


A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#17 Hector Folha-Palida Enviado : 04/06/08 17:10
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
As principais regras usadas numa mesa variam de acordo com o estilo da Campanha.

Estilo Dungeon Craw - Foco em Pilhar/Matar. Principais rolagens são de combate e magia. Capitulos 4 e 5 do livro de regras. Com algumas rolagens de habilidades.

Estilo Investigativo - Pouco combate e muito uso de Habilidades. Foco no Capitulo 3, mas alguma atenção as regras gerais de combate, pouco uso de magia em combate.

Estilo Misto - Mais avançado, equilibra os dois estilo, usa muito todas as regras, desaconselho para iniciantes.

Bom, foi bem simples, se quiser algo um pouco mais complexo é só avisar

Abraços


#18 Max_Sovat Enviado : 04/06/08 19:47
Jogador: Max_Sovat
EF:
EH:
Karma:
Salve Hector!
Na verdade espero fazer algo misto (com uma aplicação prática dos dois estilos mencionados), algo que faça um iniciante entender a sistemática de jogo e o instigue a se aprofundar nar regras...
Pensei em algo assim:
1- Cenário de Introdução (Taverna por exemplo): Grupo de personagens (Um guerreiro, um mago, um sacerdote e um ladrão, por exemplo) recebe a missão de recuperar artefato.
2- Linhas de ação: Leitor escolhe qual arquétipo do grupo gostaria de jogar (somente o Ladrão e o Guerreiro, os outros serão considerados PNJ's)
3- Formas de se recuperar o artefato: Leitor opina entre duas linhas de ação para a abordagem da casa onde está a ruína (se por arrombamento ou por caminho secreto)
4- Desenrolar da história com alguns testes de habilidades e pequenos combates, além de decisões em conjunto com o grupo.
5- Final: o grupo consegue resgatar o item, porém sofrerá alguma baixa entre os PNJ's no processo.

Seria algo assim que pensei, com a ajuda dos PNJ's, mesmo num lançamento ruim dos dados poderíamos contornar alguns desafios sem fazer o personagem morrer precipitadamente (o que desanimaria ao jogo)...

Ou seja, pra mim os testes tem de ser mais específicos, tipo, escalar superfícies, destrancar fechaduras, etc... Também precisarei de ajuda na construção de fichas para os personagens e quais cristuras seriam o caso colocar em aventura simple assim... Não sou mestre, apenas aspirante escritor...rsrsrs,

Noa mais, é isso
Max

Se alguém tiver alguma idéia diferente, vamos postar!


A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#19 Hector Folha-Palida Enviado : 05/06/08 14:30
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Pode contar comigo na parte de regras e etc. Apesar de detestar fazer fichas(tive um mestre que adora matar os players, teve sessão que eu fiz 4 fichas de D&D), eu faço as que você precisar, assim como qualquer outro detalhe relativo a regras.

Abraços


#20 Falgarden Enviado : 06/06/08 19:17
Jogador: Falgarden
EF:
EH:
Karma:
Na minha opinião só entraria o Ladino como personagem jogador, os outros seriam PNJ's... Pois mesmo ele sendo especialista em habilidades ele tem boas capacidades de combate, assim teriamos uma boa linha de ação com esse personagem.

No inicio o jogador poderia escolher 2 entre 5 arquétipos para acompanha-lo, cada um de uma Profissão e, dependendo dos Arquetipos que ele escolher, influenciaria no decorrer da aventura. Por exemplo se o Guerreiro estiver no grupo um determinado combate seria mais fácil ou se aparecesse um determinado oponente demoníaco e o Sacerdote estiver no grupo as coisas ficam mais fáceis.

São mais algumas ideias, que bom que se animou em fazer, tomara que fique bom. Abraços.
#21 Max_Sovat Enviado : 08/06/08 00:57
Jogador: Max_Sovat
EF:
EH:
Karma:
Salve Falgarden! Hector!

Falgarden, na verdade as opições de arquétipos para PJ's seriam apenas o Ladino e o Guerreiro, pois ali o leitor pode escolher o que priorizar, habilidades ou combate (claro que as duas profissões são boas nos dois, porém cada uma pende mais para um lado que outro, e isso seria considerado na história) porém teria quase todos as outras profissões como PNJ's juntos no grupo, pois aí poderíamos mostrar situações onde cada um desempenha papel de melhor maneira (só o rastreador que não consegui encaixar na história... ainda...). Sua idéia da escolha de personagens num universo de seleção maior é interessante, porém aumentaria o número de variáveis na história, acabando por torná-la mais complexa, acredito que para 1ª versão é melhor algo mais simples, e depois sim aperfeiçoar. Agradeço a atenção e espero que coninue contribuindo para a causa!

Hector, agradeço sua disposição e com certeza precisarei de auxílio, você e Falgarden tem ajudado a manter vivo esta idéia... obrigado,

MAx


A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#22 Falgarden Enviado : 08/06/08 16:52
Jogador: Falgarden
EF:
EH:
Karma:
Blz, Max, que bom que temos ajudado de alguma forma, infelizmente não posso me disponibilizar para ajudá-lo diretamente, mas qualquer auxílio que precisar, pode falar, tenho experiência com as Aventuras Fantasticas da SJG (Livros de Aventura Solo com sistema próprio da mesma produtora do GURPS), conhecendo bem o mecanismo utilizado e sei que não seria difícil adaptá-lo a Tagmar. Também já criei duas porém para serem jogadas em computador, feitas em Basic a muitos anos atrás, uma dessas aventuras era bem extensa.

O difícil mesmo é o fato de ter que se criar várias linhas para a história e elas precisam se cruzar corretamente. Sei como dá trabalho.

Mas não desista, se quiser me mandar mensagem para falar como está fazendo, podemos trocar experiências. Abraços.

This post has been edited by Falgarden on Jun 8 2008, 04:58 PM
#23 Hector Folha-Palida Enviado : 17/06/08 16:28
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Não deixeramos a Chama se apagar...

Pode contar comigo Max. Estamos sempre prontos pra ação.

Uma coisa que me passou pela cabeça, teremos que testar a aventura e tudo mais. Qual seria um bom tempo para que esta aventura durasse? Digo, quanto tempo um jogador iniciante deveria levar para terminar a Aventura? 1 hora? Menos que isso? Acho importante levarmos isso em consideração para decidir o tamanho da aventura.

No mais, aguardo contato para ajudar.


Abraços


#24 Max_Sovat Enviado : 15/03/09 09:42
Jogador: Max_Sovat
EF:
EH:
Karma:
Salve amigos!
Bem, quem disse que esqueci daqui? Claro que não!
Como não estava comm cabeça para revisar textos preferi escrever uma história, daí coloquei algumas variáveis e até que está ficando legal...
Preciso de umas fichas de personagens, são estes:

Guerreiro: Oncar Gl<es (Humano negro, jovem alistado para o exército lunense)
Ladino: Uri Trevisam (Jovem Meio elfo de cabelos ruivos - Armadura de couro rígido, escudo de madeira pequeno e gládio)
Sacerdote: Dermam Sais (Elfo de meia idade, alto posto na Ordem de Parom de Luna - sem especificação de armas) e Manati Paris (Elfo de cabelo prateado, sobrinho de Dermam e iniciante no sacerdócio, pretende entrar na Ordem de Parom - maça e escudo pequeno de metal).
Rastreador: L<er (Humano cabelo castanho e cheio de cicatrizes, praticamente um eremita, conhece as trilhas ao sobé da cordilheira de Navalha - Arco e flechas, armadura de couro leve e machete)
Mago: Felius Romaji (Humano de cabeça raspada e tatuagem das costas à cabeça, é iniciante no colégio de magia de Luna - Cajado, magias ainda não especificadas)
Bardo: Sarendi Trevisam (Meio elfo de meia idade com cabelos longos e pele parda - toca flauta, magias de hipnoze, amizade, sedução e por aí vai)

Bem, o início da aventura já está pronto, a princípio teremos como jogador o Ladino e o Guerreiro, provavelmente coloque o Bardo e os demais após fecahr a história com os dois... (Só uma cena de bar com os dois já me rendeu sete páginas!!!)

Valeu,
Max



A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#25 Hugar Enviado : 15/03/09 10:42
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Comecei a ler este tópico e resolvi opinar. Desconsiderem-me caso não gostem de minha idéia.

O Hector comentou sobre o tempo pra essa aventura. Acho q esta aventura precisa ter uma história não curta, porém o seu desemrolar deve ser rápido.

Pra da uma acelerada, q axam se os PNJs ja tiverem suas ações feitas, sem rolar dados pra eles. Assim, eles se dividem na entrada do castelo/ruinas seja o q for, ficando o PJ sozinho. Ele rola uns dados, faz umas escolhas e então se encontra com um PNJ mago q havia pego outro caminho. Eles seguem juntos. De repente, encontram o PNJ ladino, q havia seguido com o rastreador, caído no chão, cheio de escoriações, cortes, marcas de ataque. Ele diz q o rastreador foi pego por uma criatura, em um lugar q quase não se podia ver, e foi ataca por ela tbm. Ele axa q o rastreador morreu.

E assim vão indo. Os PNJs com ações prontas, até msm em uma situação de combate, onde um inimigo iria a cada personagem. Enquanto o PJ lutava o PNJ ladino luta tbm, porem sem jogar dados. No fim do combate do PJ é anunciado q o ladino venceu seu oponente.

Não tenho experiencias com esse tipo, embora ja tenham ouvido flar muito deles.

Até!


#26 Hector Folha-Palida Enviado : 15/03/09 11:50
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Max estou pronto para fazer as fichas como prometido. Só me falta um dado: Estágio.
Vou começar a fazer as fichas como se estes fossem estágio 1. Caso não o sejam me avise para que eu faça as mudanças necessárias.

Abraços


#27 Max_Sovat Enviado : 15/03/09 11:52
Jogador: Max_Sovat
EF:
EH:
Karma:
Salve Hugar!
Essa é a idéia mesmo! Na verdade é assim que estou fazendo...

Salve Nobre Paladino!
Bem, coloquei uma breve descrição deles para vc visualiazar melhor. Porém aqui vai uma "noção" de estágios:

Guerreiro: Oncar Gl<es Estágio: 1
Ladino: Uri Trevisam Estágio: 1
Sacerdote: Dermam Sais Estágio: 12 e Manati Paris Estágio: (qual é o estágio para entrar para uma Ordem? Sei lá...) 1
Rastreador: L<er Estágio: 3
Mago: Felius Romaji Estágio: (Qual estágio para entrar num colégio?) 2 ou 3
Bardo: Sarendi Trevisam Estágio 4

Na verdade destes todos os únicos com alguma experiência seriam o Bardo e o Rastreador, porém no vejo o mago como estágio 1 num colégio né?

Valeu,
Max

This post has been edited by Max_Sovat on Mar 15 2009, 12:02 PM


A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#28 Hector Folha-Palida Enviado : 15/03/09 13:01
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Pode deixar que eu faço.

Te mando tudo amanha ou terça.

Abraços


#29 Falgarden Enviado : 16/03/09 18:48
Jogador: Falgarden
EF:
EH:
Karma:
Sugestões (não sei como já está sendo feito):

Seria um grupo total de 6 personagens (cada um de uma profissão), mas você poderia jogar apenas com o guerreiro ou o ladino (como já foi falado), porém, a missão teria dois objetivos e uma delas é resgatar o artefato.

Você seria o encarregado de chefiar a missão de busca, pois, embora seja o mais inexperiente do grupo, tem a confiança de quem os "contratou". Então aí o jogador poderia escolher mais 2 para seguí-lo dentre os 5 restantes, sendo que haveria uma explicação embaixo da utilidade de cada tipo de profissão numa aventura como essa.

Após escolhidos os personagens a aventura se desenrolaria e dependendo de quem acompanha o personagem e os caminhos escolhidos a aventura seria mais ou menos difícil, sendo que ele também teria a oportunidade de encontrar algum dos outros 3 do outro grupo no caminho.

Durante os combates, só seriam rolados os dados para o combate entre o aventureiro escolhido e a(s) criatura(s) que ele estiver combatendo diretamente... Exemplo: Poderiam encontrar 3 orcos, mas apenas 1 iria lutar contra o Ladino/Guerreiro, então só esse combate seria rolado.

Então o combate seria desenrolado assim (ex.):

87

Ao entrar na sala escura seu grupo encontrou 4 orcos, lute com apenas 1 se seu grupo estiver em 3, ou contra 2 se seu grupo não estiver completo.

Orco (características)

Vá para 102 se o combate durar 4 turnos ou menos.
Vá para 3 se o combate durar entre 5 e 8 turnos
Vá para 49 assim que chegar o 9º turno e o combate não tiver terminado.

- x -
Onde ele poderia perder membros do grupo ou ser ajudado no combate, dependendo de quem estivesse com ele.

Entre outras opções como localizar um rastro se o Rastreador estivesse com ele, o combate com uma criatura demoníaca ser mais fácil se o Sacerdote estiver com ele, etc. Tudo dependeria do caminho escolhido e o grupo composto.

Eu poderia usar meu conhecimento em Basic ou linguagem similar, para agilizar os playtest, testando as várias alternativas de forma rápida com o que for sendo feito.

Se me enviar o material que está sendo feito, posso tentar ajudar mais: [emails não podem ser postado no forum]

This post has been edited by Falgarden on Mar 16 2009, 06:57 PM
#30 Marcelo Teixeira Enviado : 17/03/09 12:47
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
Estava lendo o tópico e comecei a me lembrar dos inúmeros livros que joguei antes de conhecer RPG. Lembro que até tinha um que eram dois livros, onde se podia jogar duas pessoas e em determinadas partes, um aguardava o outro para decidirem o que fariam. joguei também aquele livrinho que era uma introdução ao RPG e também a aventura solo para GURPS.

Cheguei até escrever um mini livro com uma dessas aventuras solos e parei no início do segundo. posso até fornecer o pdf do jogo caso alguém deseje.

Enfim, gostei bastante da idéia e no que me lembro, na aventura do GURPS, as batalhas eram resolvidas pelo próprio leitor, como se ele jogasse por ele e pelo inimigo, ou seja, teria que saber o mínimo das regras. Na verdade, não era para ele aprender o jogo sem ler as regras, mas sim para ver se havia entendido e ver como funciona a sistemática do jogo e entender um pouco mais sobre o que é RPG.

Se quiserem, posso ajudar com algumas dicas e idéias, mas acho que estão seguindo por um bom caminho.


#31 Max_Sovat Enviado : 17/03/09 12:51
Jogador: Max_Sovat
EF:
EH:
Karma:
Salve mestres!!!
Primeiramente obrigado pela ajuda dos dois! Realmente vai me ser útil!
Falgarden, a história se desenvolve quase desta forma que descreveu:
1) São seis personagens, cada um com uma profissão
2) Por enquanto escrevo as histórias dos Ladino e do Guerreiro
3) O grupo começa todo junto, porém haverá uma hora que irá se dividir.
4) Quem vai ficar com o PJ vai depender da atuação no capítulo I e II, onde será determinado a afinidade dos personagens
5) O objetivo e ambientar o PJ iniciante ao sistema e~ao mundo de Tagmar2, por isso o foco é nas tomadas de decisões em interação de personagens e raças e no uso de habilidades, bem como o combate

Gostei bastante da forma que colocou as opções para combate, tinha pensado em algo diferente mais acho que vou utilizar sua idéia...

Estou mandando o Capítulo I para vocês dois e mais alguns amigos do projeto, espero que gostem...

Valeu,
Max


A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#32 T.REX Enviado : 17/03/09 18:08
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Prezados,

Boa tarde.

Gostei do que li. Este tópico me fez lembrar um jogo solo que escrevi. Porém o assunto não tem nada a ver com História Medieval (desculpem-me pelo que digitarei abaixo).

Trata-se do desenho animado SPEED RACER e o seu fabuloso carro MACH 5.

O jogo já está pronto. Resta revisar. São 5 livros ao todo. Um dando continuidade ao outro. Cada livro possui 400 a 650 números de seqüência. Nele o jogador se passará por Speed Racer guiando seu cupê branco contendo 7 controles especiais adaptados no painel do volante (do "A" a "G"), mais o "H" acoplado entreo os assentos do carro para controlar o "Pássar Robo" (ou GIZMO ROBOT).

A história que criei juntei partes do próprio desenho animado com partes de filmes passado na televisão, histórias em quadrinhos e fatos reais.

A escrita começa com Speed ouvindo conselhos de seu mecânico Sparky sobre a dura corrida que o piloto irá participar. Sparky diz que no GP participarão pilotos audociosos, capazes de matar qualquer um se for preciso. Pilotos como os Demônios Acrobatas, Kabala e outros mais. Carros poderosos farão parte da corrida como o GRX, o Estrela Dourada do Corredor-X (Racer-X - irmão de Speed Racer) e muitos outros. Entretanto, Speed acha que seu mecânico acredita que Speed não será capaz de enfrentar todos os seus adversários com o Mach 5. Então eles brigam.

Na madrugada, na garagem da família Racer, Pops Racer, pai de Speed monta o Mach 5 sem a ajuda do mecânico Sparky, trabalhando sozinho. Speed oferece ajuda mas seu pai nega, brigando com o próprio filho pela ausência do mecânico e único amigo de Speed. Pops ordena que Speed durma e descanse para o GP do dia seguinte que começa as 08:00 AM - a Corrida Mundial Sem Limites.

Mas para piorar a situação, Pops pega uma febre que o derruba no chão, chamando a atenção de Mom Racer e Trixie. As duas levam Pops para o Hospital e Speed fica encarregado de terminar a montagem do Mach 5 sozinho, sem ter tempo de testar os equipamentos do carro. No término da montagem, Speed pisa forte no acelerador, abandonando a garagem da equipe Mifune (cuja sigla deste nome encontra-se desenhada no capô do Mach 5).

Após preciosos minutos, enfim, Speed chega na corrida, no momento em que é dado o sinal verde da largada.

Este é o nício de uma grande aventura que Speed irá passar em cinco capítulos.

Haverá momentos em que Speed terá que enfrentar o poderoso MAMMOOTH CAR, gangsters, os perigos da natureza e outras coisas mais. Em um determinado capítulo, Speed precisará da ajuda de Trixie (sua namorada), Sparky, Chim Chim (o chimpanzé) e Spritle (seu irmão caçula - os dois últimos sempre se escondendo na mala do Mach 5).

Um capítulo, Speed perderá seu cupê branco e seus entes queridos, cabendo o próprio piloto a resgatar seu carro e família e tentar acabar com a raça da gangue cujo covil encontra-se no interior de um vulcão. Vulcão este localizado numa ilha repleta de... (vai perder a graça se eu contar tudoagora).

É muito maneiro e adrenalina pura.

Quando criei este jogo longo, me baseei nas regras do TAGMAR 1. Eu era moleque e tinha feito o jogo inteiro em cadernos. Atualmente estou passando a limpo este jogo para o WORD, revisando ao mesmo tempo. Penso em passá-lo para o VISUAL BASIC (sei lá...).

Quem tiver interesse em saber mais detalhes deste jogo, do objetivo da gangue e outras coisas mais (NADA COMERCIAL) é só me procurar.

Mas vamos voltar ao assunto do tópico.

Só acho que para um jogo solo, cada ponto de um número deve estar muito longe do outro - que é complicado (se assim for o que pensam em montar). Perde a graça um ponto lido dar continuidade na página seguinte.

Se precisarem de ajuda me procurem. Sou bom nisto.


Sds. reptilianas,

GRRAAAAAAAAAAUNCH!!!
TIRANOSSAURO REX
#33 Marcelo Teixeira Enviado : 18/03/09 09:59
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
Esta parte de embaralhar os tópicos é fácil, basta manter anotado que tópico leva a qual e então fazer a alteração dos números.


#34 T.REX Enviado : 18/03/09 12:44
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Bom dia a todos.

É justamente a numeração a parte mais trabalhosa.

Primeiramente precisamos começar a montar os tópicos para cada número. No término dos tópicos, saberemos o total deles.

Posso estar enganado. Mas de início recomendo numerar os tópicos em seqüência - do nº 2 ao último dele, como se fosse páginas cada tópico. Depois, os tópicos devem ser misturados. Atomaticamente seus números seqüênciais também serão misturados de acordo com cada tópico. Tendo uma ordem de tópicos misturados, aí sim que devemos numerar corretamente.

Penso assim.

Sds. jurássicas,

GRRAAAAAAAAAAUNCH!!!
TIRANOSSAURO REX
#35 Max_Sovat Enviado : 18/03/09 12:51
Jogador: Max_Sovat
EF:
EH:
Karma:
Salve aventureiros solitários!
Bom, a numeração por enquanto não está difícil de fazer não, fiz em forma de sequência X.X.X (o primeiro vai ser o número do capítulo, o segundo identifica de qual personagem é a ação, o terceiro as opções de ação). Isso numa primeira etapa, depois vou embaralhar e daí renumerar. Não é difícil, mas dá muito trabalho com certeza...
Vou voltar ao texto no final de semana, mandei o texto inicial a vários amigos do projeto via e-mail, por favor leiam e opinem...
Obrigado,
Max


A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#36 Falgarden Enviado : 18/03/09 17:27
Jogador: Falgarden
EF:
EH:
Karma:
Por enquanto está bacana, estou gostando da história, só tem um erro na numeração inicial, pois a referência indica 2 e 3 e o texto real está em numeração diferente, fora isso, acho que está legal, ainda não testei muito as tragetórias mas pelo menos a parte do ladino está muito bacana...

Uma sugestão é criar um fluxograma com as numerações para que você não se perca e nem deixe acidentalmente alguma parte da história sem conexão. Agora no início é facil gerenciar, mas conforme a história for variando já fica mais difícil.

Ah sim, pow grande T (ou Tzão), manda essa parada do Speed Racer pra mim em PdF ou DOC... Gostei muito desse jogo...
#37 T.REX Enviado : 19/03/09 10:26
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Irmão Fal,

Permita-me dar uma revisão. Pois há anos que não mexo no jogo que está trancado a 7 chaves. Com o seu interesse sobre o jogo SPEED RACER, novamente me animei. Vou dar uma revisada no 1º capítulo SPEED RACER - A CORRIDA MUNDIAL SEM LIMITES - e o mandarei em PDF. Me passe seu e-mail e conversarei mais a respeito.

Para aqueles que tiverem interesse em conversar sobre este assunto, me mandem um e-mail também ([emails não podem ser postado no forum]).

Aqui não é bom tratarmos deste meu jogo solo.

Sds. pangenianas,

GRRAAAAAAAAAAUNCH!!!
TIRANOSSAURO REX
#38 Bolcs Farkas Enviado : 19/03/09 13:25
Jogador: Bolcs Farkas
EF:
EH:
Karma:
Saudações Irmãos

Adorei a idéia de uma aventura digamos de ambientação ao RPG, pra quem não tem muito conhecimento do jogo e como se joga será ótimo, além de desmistificar na cabeça dos novos a idéia muito difundida de que RPG é isso ou aquilo (todos sabem das ideias sobre RPG que rolam pelo mundo onde pessoas condenam o que não conhecem nem tem o minimo de descência de pesquisarem por dois minutos na rede sobre o assunto).
Se quiserem me mandar material posso como ainda bem leigo dar uma olhada e opinião.

Abração a toda a nação.

Que o Garou viva sempre!!! E que Gaia nos abençoe!!!


#39 jkuri Enviado : 09/10/09 11:08
Jogador: jkuri
EF:
EH:
Karma:
Pra Jogos Solo eu denomino como Aventura em Off um jogo paralelo que pode ajudra jogadores inesperinetes em duvidas em quanto mestre narra e até mesmo pra conhcer e se adptar melhor na narrativa e como agur com sua classe , porem tem um detalhe, e quando jogador se mostra mais com afinidades na aventura solo do que em uma campanha?
As vezes um jogo solo é bom quando somente joador e mestre tem razões boas pra isso para descontrair relembra personagem já esquecido mas que tem boa srecordações e etc...
Mas em minha opnião tudo é valido quando se é coerente sobre para jogadores que achem vantagem nessa forma de narrativa, porem eu prefiro aventuras em grupo, pois jogo só tem melhor desempenho em grupo, pois assim Aventura solo resumindo é mais treino.
#40 †_Junior_† Enviado : 09/10/09 19:10
Jogador: †_Junior_†
EF:
EH:
Karma:
E aew amigos!

Bom eu não sei se alguma vez esse asunto foi levantado aqui no site, mas na minha opnião, seria uma boa se houvesse aventuras utilizáveis para Mestres um pouco iniciantes que seus jogadores atingem o estágio 5. Afinal ao atingir esse lv os jogadores adentram em alguma academia(guerreiros), alguma ordem(sacerdotes) etc, e seria uma boa se houvesse umas aventuras de como esses personagens conseguiram evoluir. Acho que muitos mestres (isso falo de mim tb) não criam aventuras para seus jogadores alcançarem essa patente.

Essas aventuras seriam aventuras solos, afinal é para o personagem individualmente.

Brick wall Não sei se essa é uma boa idéia, mas aguardo opniões!
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.