Ver Discussão (130) Histórico Ver Ultima Mudança Editar Pesquisar
Poção do Sono  

Poção do Sono
Evocação: Variável
Alcance: Pessoal
Duração: Variável

Este feitiço cria uma poção, com variações líquida ou em incenso, que causa sono em uma ou mais pessoas. Os efeitos rituais tem custo de 5 mp por nível do efeito.

A partir do efeito 2, todas as evocações são rituais.

Poção do Sono 1 - Durante a evocação escolha Poção da Sonolência ou Poção do Desmaio, ambas de evocação instantânea e lançam o líquido direto das mãos do evocador contra uma criatura. A criatura tem direito a teste de RM para resistir ao efeito. Não é possível guardar a poção, pois ela evapora e se dissipa ao término da rodada. Poção da Sonolência: Se falhar na RM, a criatura fica sonolenta, com penalidade de -2 em todas as colunas por 6 rodadas. Poção do Desmaio: se falhar na RM, a criatura tem uma vertigem e cai, despertando imediatamente mas demora uma rodada para se recompor a agir, podendo apenas se levantar e manter seus reflexos minimamente para se defender (ou seja, os ataques contra ela não são direto na EF, mas pode ser vítima de ataques oportunos).

Poção do Sono 2 - Produz 3 frascos com Poções do Sono. Cada poção pode ser inserida em alimentos ou bebidas para que alguém ingira involuntariamente, ou administrada diretamente para uma pessoa que a ingira de forma voluntária. Quem a ingerir de forma involuntária deve fazer um teste de RM para não sofrer o efeito da poção. Quem falhar na RM fica sonolento (penalidade de -4) por 20 rodadas (5 min), se a pessoa for incomodada (barulho, combate) o efeito passará após os 5 min, mas se ela não for incomodada adormecerá após as 20 rodadas. Uma vez adormecida, a pessoa irá dormir um sono leve por 8 horas mas durante este sono se houver som alto ou alguém agitar seu corpo ela desperta.

Poção do Sono 4 - Produz um frasco de Incenso do Sono.que ao se abrir ou quebrar libera um gás de incenso num raio de 6m e permanece no ar neste espaço por 4 rodadas antes de se dissipar. Todos que respiraram o incenso tem que fazer uma RM para não sofrer os mesmos efeitos descritos na Poção do Sono (vide efeito 2).

Poção do Sono 6 - Cria 3 doses de Poção Concentrada do Sono, uma poção bem mais concentrada que a poção do sono. Cada dose pode ser atirada no rosto de qualquer criatura. Se a criatura não tiver imunidade a sono, deve fazer a RM para não sofrer os efeitos. Quem falhar na RM fica muito sonolento (penalidade de -6) por 8 rodadas (2 min), e no término deste tempo deve fazer uma nova RM para não cair adormecida. Uma vez adormecida, a pessoa irá dormir um sono pesado por 8 horas mas durante este sono se houver som alto ou alguém agitar seu corpo ela poderá fazer uma nova RM para resistir ao efeito e despertar.

Poção do Sono 8 - Cria um Elixir do Sono. Cria um poderoso elixir, capaz de fazer uma criatura dormir imediatamente após o consumo se falhar na RM. O sono é pesado e dura por 12 horas e nada pode acordar a pessoa a não ser algum efeito de quebra de encantos ou algum ataque que cause dano nela.

Poção do Sono 10 - Cria um Incenso de Elixir do Sono, que é composto de um frasco contendo incenso e um frasco contendo o elixir. Quando os dois frascos são quebrados, um gás forte se expande num raio de 6 m e dura por 3 minutos nesta área. Quem respirar o gás deve fazer uma RM para não sofrer efeitos equivalentes ao elixir do sono (vide efeito 8).

Verbetes que fazem referência

Itens Sagrados e Itens Profanos, LISTA DE MAGIAS