Discutir Histórico Ver Ultima Mudança Editar Pesquisar
Colégio do Tempo  

Colégio do Tempo


"É para ontem? Então é comigo mesmo!"
Piada interna dos magos do tempo.

"O tempo não é um limite para nós. Somos os privilégiados que aprendem a tecer com o mana presente nas próprias linhas do tempo."
Cesael, O Eleito, aos iniciados.

"Os outros podem ficar sem tempo, mas o tempo nunca é um empecilho para os verdadeiros seguidores do primeiro e único Senhor do Tempo."
Cesael, Avatar de Crônus, aos Guardiões dos Segredos.


Não se sabe ao certo quando se deu início ao colégio do tempo. Até sua existência é cercada de mistério, e poucos tem sequer ciência de que este colégio existe. Entretanto acredita-se que sua origem pode datar do culto aos titãs, ainda no princípio do 2o Ciclo ou mesmo atualmente nas Ilhas Independentes.

O colégio tem se esforçado para manter seus segredos. A captação de novos membros é feita com muita meticulosidade. Primeiro, os magos que ainda não possuem afiliação a algum colégio são investigados, e apenas os que demonstram não ter devoção a nenhum deus sequer são "convocados". A convocação é na verdade um rapto, que normalmente é feito sem deixar vestígios. Os convocados (ou raptados) são então apresentados ao colégio. Aqueles que se mostrarem contrários ao ingresso terão sua memória apagada e devolvidos ao local de onde foram raptados, mas dependendo do grau de ameaça que demonstrem podem ser até mesmo mortos. Em alguns casos, são convocados magos com ligações importantes para os planos do colégio, e caso esses não demonstrem interesse em ingressar no colégio, para não levantar suspeitas, sua convocação é cancelada através de viagens temporais. Os interessados em ingressar no colégio tem que passar em rigorosos testes envolvendo as magias Desintegração e Transporte Dimensional, em seguida, tem que conseguir passar em um ritual de iniciação que os liga com o mana do tempo. Apenas os magos do tempo mais elevados na hierarquia sabem a ligação desse mana com Crônus.

Obviamente, já ocorreram ocasiões em que estes magos foram vistos conjurando suas magias, o que provocava estranhamento e questionamentos por parte de outros magos. Vendo que não havia como manter a existência do colégio em segredo, o Avatar de Crônus anterior mudou de estratégia, e divulgou boatos sobre a existência do colégio que descobriu a magia do tempo, fazendo questão de omitir toda a parte que o relacionava ao titã.

Os magos deste colégio se chamam de magos do tempo, e são vistos com desconfiança por muitas pessoas.


Hierarquia

A hierarquia do colégio é a seguinte:
  • Discípulo - são os magos recém convocados, que concordaram em entrar no colégio, mas ainda não passaram em todos os testes de iniciação.
  • Iniciado - são os magos que acabaram de passar em todos os testes de iniciação.
  • Temporão - demonstram domínio em todos os estágios de pelo menos 3 magias do colégio, e são responsáveis pelo ensino dos discípulos e iniciados.
  • Adepto - este é o primeiro círculo da elite do colégio, neste nível estão os líderes dos temporões, e a eles é revelado que o mana do tempo é um mana residual da criação do mundo.
  • Ritualista - este é o segundo círculo da elite do colégio, os membros deste grupo estudam sobre a guerra dos Titãs contra os Deuses, além de outros aspectos da cosmologia, e realizam rituais para manutenção das ligações do colégio com o mana do tempo.
  • Prelado - este é o terceiro círculo da elite do colégio, seus membros realizam rituais em homenagem a Crônus; a eles é revelado que o mana que recebem é um mana residual da batalha de Crônus com os deuses antes da criação do mundo.
  • Iluminado - é o primeiro círculo íntimo da elite do colégio, eles aprendem que o mana residual do tempo vem de Crônus, que ainda vive, e está apenas subjugado pelos deuses.
  • Guardiões dos Segredos - estes iluminados são o segundo círculo íntimo da elite do colégio, apenas eles conhecem os planos do Avatar de Crônus para o colégio. São elegidos pelos iluminados, e elegem entre si o próximo Avatar de Crônus.
  • Avatar de Crônus/O Eleito - quando um Avatar de Crônus morre, qualquer guardião dos segredos pode se candidatar ao seu lugar. Entretanto, o certame para decidir quem ocupará o papel de líder do colégio consiste em diversos testes envolvendo as habilidades mágicas estudadas e desenvolvidas no colégio. Esses testes são muito perigosos, e apenas poucos sobrevivem a eles. Os sobreviventes restantes (se houver mais de um), poderão ser votados pelos guardiões dos segredos, para definir o novo líder. Apenas os membros dos círculos de elite conhecem este título pelo nome de Avatar de Crônus, os demais o chamam de O Eleito, achando que é em alusão a eleição realizada pelos guardiões dos segredos, mas sem saber que o nome é na verdade uma alusão a uma pretensa escolha titânica.



Mote
"Eu já falei que um instante no tempo é como um lugar no espaço!"

Motivação Inicial

Ocasionalmente, novos membros são investigados e raptados para este colégio. Alguns magos, conhecendo a existência do colégio, o procuram, mas todos são sumariamente rejeitados. E depois são secretamente investigados para que o colégio saiba se eles são aptos para a convocação.


Motivação para Aventuras

Os magos do tempo precisam se aventurar em missões para seu colégio, tais como captar novos recrutas, alterar alguns eventos importantes para benefício do colégio (e muitas vezes de si mesmos), pesquisar informações sobre a cosmologia e magia, resgatar artefatos importantes, como objetos mágicos, tomos de magia, livros de história antiquíssimos, etc.

Roupas e Acessórios

A maioria é muito discreta, não costumando usar um fardamento ou roupas extravagantes para não chamar a atenção e se misturar no público. Costumam se vestir como magos comuns, mas dentro do colégio usam robes com temas que lembram o tempo, ampulheta e afins. Alguns magos do tempo atuam como "embaixadores" do colégio, divulgando o colégio da forma mais neutra possível em relação a religião, ou conhecidos por feitos notáveis; estes, costumam usar robes com o símbolo da ampulheta nos braços e torço.

Raças

O colégio aceita magos de qualquer raça possível para a profissão.


Relação com a Religião

São vistos com um pouco de desconfiança por sacerdotes, se não pela sua falta de devoção aos deuses, por sua áurea de mistério. Os membros menos importantes do colégio não sabem da existência do aspecto religioso do grupo, e por isso agem com neutralidade em relação a mostrar devoção a qualquer divindade. Os membros dos círculos importantes devem continuar com esse comportamento, mesmo que de forma agora fingida.

Relação com a Magia

A magia é o que move o colégio, e tratam seus conhecimentos místicos como segredos valiosos que não devem ser compartilhados com não membros.


Relação com Outras Profissões

Os magos do tempo podem se juntar a um grupo de aventureiros, sempre pensando em sua própria agenda de interesses. Demonstram ser valorosas aquisições a qualquer grupo. Aos poucos, seus companheiros podem perceber que o colégio possui muito mistério, e isso pode gerar algumas reações motivadas por desconfiança. Acham bardos, exceto talvez os eruditos, muito chamativos, e não gostam muito deles por preferirem um comportamento mais discreto. Veem seu valor em todas as profissões. Os magos do tempo dos círculos importantes enxergam os sacerdotes com um pouco de desprezo, pois subentende-se que estes desmerecem o valor dos titãs; os mais iniciantes também não enxergam bem os sacerdotes, por achar exagerada a questão de devoção a um deus. Talvez se sintam mais próximos dos rastreadores, considerando que sua relação mística é com a natureza, que é, em sua essência, parte dos titãs.


Regras e Particularidades

Por usar o mana remanescente de Cronus, a magia do tempo é muito perigosa. Algumas magias tem efeitos colaterais. E sempre que uma magia do tempo é lançada, há uma pequena chance de um ou mais cronobitas, de estágio equivalente a magia surgirem para atacar o evocador e aliados, de acordo com o número de alvos da magia. Para isso, o MJ deve rolar secretamente um d20, e se der 1 pode decidir se os cronobitas aparecem ou não, de forma a não prejudicar a sessão. Adicionalmente, sempre que uma magia do tempo é usada, fica uma energia residual no local, e a cada magia do tempo lançada no mesmo lugar, esse número aumenta em 1. Por exemplo, um mago do tempo lançou 3 magias, após a terceira, o MJ joga o d20 e olha se o resultado deu até 3, para decidir se aparecem cronobitas.

A magia do tempo, apesar de muito útil e poderosa, não é muito precisa. O MJ sempre poderá definir ou limitar seu efeito, sempre que ela interferir demais no planejamento da aventura. Ou, dependendo da magia e do momento em que for usada, o MJ pode suspender a cena e dizer que naquele ponto da cena se encerra a sessão de jogo, para que ele possa planejar o que acontecerá na sessão seguinte - então os jogadores podem interpretar sua atuação em outra cena que já esteja planejada.

Esta especialização não é indicada para jogadores inexperientes. É aconselhada apenas para jogadores experientes, criativos e que gostem de desafios de raciocínio lógico. O desafio, no caso é manipular toda a complexidade deste colégio, e eventuais paradoxos que possam surgir.

Essa especialização tem que ser autorizada previamente pelo MJ, pois pode interferir no planejamento das seções. É importante que o MJ de um grupo com magos do tempo sempre planeje as aventuras tendo em mente um plano b para descrever o que poderia estar acontecendo algumas horas antes ou depois das cenas e encontros.

Ao mestre que deseja usar viagem no tempo em suas aventuras. Sugiro que pense em um instante no tempo da mesma forma que pensa em um lugar. O grupo pode ir nesse lugar, fazer o que tem que fazer, e depois voltar para o lugar de onde veio (o tempo presente).


Dicas de Interpretação

Como não há muitos magos do tempo, se dividem conforme a hierarquia. Mas em relação a comportamento, há dois comportamentos principais: os estudiosos, que acham que mexem com o karma do tempo em sí, e os cultistas, que escondem seu culto a Crônus.

Os jogadores que quiserem se aventurar por essa especialização tem que usar de muita estratégia na hora de lançar as magias específicas do colégio. Por exemplo, um transporte temporal bem aplicado, pode livrar o grupo de um encontro acima de sua capacidade, mas se algo der errado, um dos componentes pode ficar para trás.



Mestres da Academia

Cesael, O Eleito, Avatar de Crônus - este meio-elfo de idade desconhecida e cabelos prateados já é o líder do colégio há mais de 100 anos; não se sabe sua verdadeira idade, mas seu rosto aparenta ser muito jovem. Ele é muito poderoso e respeitado dentro do colégio, mas ao mesmo tempo possui inimigos dentro e fora dele.



Lista de Magias
Magia - Custo*

Quebra de Encantos - 1
Transporte Dimensional - 1
Acelerar - 1
Adiantar - 2
Âncora do Tempo - 1
Atrasar - 2
Cópias Paradoxais - 2
Degradação - 1
Desfazer - 2
Envelhecimento - 1
Esquecimento - 2
Invocar Cronobita - 3

Previsibilidade - 1
Recuperação - 1
Rejuvenescimento - 2
Repetir - 3
Retardar - 1
Segunda Chance - 1
Transporte Temporal - 3
Visão do Tempo - 1
Voltar - 1
* As magias sem link são magias oficiais.

Magias Perdidas
Magia - Custo
Dreno de Vida - 3
Parar o Tempo - 3
Prevenção - 1


Magias Ancestrais
Viagem Temporal - 4


OBS: modificar o colégio para que não se adore Cronus, a adoração fica livre, mas pode haver uma facção de adoradores de Crônus e rumores contra o colégio.

Verbetes que fazem referência

Ambientação Extraoficial

Verbetes relacionados

Guia de Construção de Cidades | Ilhas Independentes | Quarto Ciclo | Planalto Vermelho | Alquimia | Livro dos Vilões | Colégio do Tempo | Mapa Celeste | Cenário Oriental | Contos de Tim Bombaril | Diário de Um Viajante Planar | A Origem das Raças | Biblioteca Nacional de Saravossa | A Vila do Peixe Pérola | Origem do Malês | Colégio do Tempo | Línguas de Tagmar | Imagem para Calendário | Botânica de Tagmar | Brasões e Bandeiras de Tagmar | Arqueiro | Bárbaro | Especialista | Paladino | Confraria dos Misticos | Confraria dos Trapaceiros | Confraria dos Raros | Confraria dos Bufões | Trilha dos Detetives | Trilha dos Predadores | Trilha dos Contempladores dos Astros | Colégio do Tempo | Guilda dos Espiões | Guilda dos Acadêmicos | Guilda Mercantil | Guilda dos Caçadores de Recompensas | Colégio da Adivinhação | Colégio do Tempo | Colégio Cronomântico | Colégio de Luz e Trevas | Colégio Transformacional | Colégio do Sangue | Colégio do Tempo | Colégio do Tempo | Academia de Infantaria Pesada | Academia dos Estrategistas | Academia dos Guerreiros Arcanos | Academia dos Lutadores | Guarda do Cetro Prateado | Ordem Militar de Ganis | Especialização Marinheiro | Colégio do Tempo | Ordem dos Curandeiros | Ordem dos Esotéricos | Colégio do Tempo | Colégio do Tempo | Colégio do Tempo | Colégio do Tempo | Caminho do Antimago | Caminho do Arquimístico | Colégio do Tempo | Colégio do Tempo | Colégio do Tempo | Colégio do Tempo | Os Herdeiros do Dragão | Os Tiarani | Meio Orco | A Magia e as Raças | Orientais | Novos Tipos de Criaturas | Caracterização de Criaturas | Raças Civilizadas | Colégio do Tempo | Textos de tarefas para serem aproveitados | Hinos-dos-reinos