Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

6 Páginas 123>»
2.2.1 Feitiços básicos Opções
#1 Fábio_CM Enviado : 22/03/18 13:28
Esta tarefa irá determinar os feitiços da profissão feiticeiro. Trata-se da lista básica.

Nesta tarefa, iremos definir as regras de como funcionam os tipos novos de feitiços empregados pelos feiticeiros,como as poções, além de decidir a distribuição deles dentro da lista (x de controle, y de dano indireto, etc.)
#2 Fábio_CM Enviado : 22/03/18 13:32
Esta tarefa deverá criar os feitiços básicos para a lista dos feiticeiros. Os tipos de magias criadas devem seguir a distribuição determinada na tarefa 2.2.1 Feitiços.
#3 Fábio_CM Enviado : 23/03/18 08:16
Olá. Penso nas seguintes definições para nos balizar na criação dos poderes de feiticeiros e também das outras novas profissões e especializações:

Dano indireto ─ Provocam dano através de uma rolagem na tabela de resolução. Os feiticeiros não provocam dano indireto de área.
Dano direto ─ Provocam dano após um fracasso em um teste de resistência à magia.
Recuperação ─ Recuperam até seu valor normal, de forma instantânea ou progressiva, qualquer atributo primário ou secundário, especialmente EF e EH, bem como mitigam ou eliminam uma condição prejudicial aplicada a um personagem (que não sejam ambientais).
Agravamento ─ Aplicam penalidades, limitações ou eliminam alguma capacidade do alvo. Exemplos seriam "-2 colunas para os ataques", "é transformado em um sapo", "fica impossibilitado de usar magias".
Melhoramento ─ Aplicam melhorias ou concedem habilidades novas a um alvo. Exemplos são "+2 colunas para testes de habilidades", "permite voar", "nada com o dobro da VB".
Criações ─ Criam ou invocam objetos/criaturas que podem ser utilizados pelo personagem. Exemplos são "criação de poções", "invocação de um elemental".
Controle ─ Manipula ou controla as ações de uma criatura ou objeto. Exemplos são magias como amizade, controle mental, telecinese.

É possível, embora o ideal é que não seja comum, que uma magia se enquadre em mais de um grupo ao mesmo tempo.

Esqueci de algum tipo de efeito?
#4 samuel.azevedo Enviado : 23/03/18 09:37
Controle - manipula ou controla as ações de uma criatura, ou move objetos. Ex: amizade, controle mental, telecinese...
#5 Fábio_CM Enviado : 23/03/18 09:50
Ok, mas acrescentei "ou objeto".
#6 Fábio_CM Enviado : 23/03/18 09:53
Pergunta: 20 magias não é muita coisa? Acho que será melhor se reduzirmos para 16.

Pensei na seguinte definição para as magias de criações de poções:
Os feitiços de criação de poções enquadram-se em duas categorias: a categoria de criação, por estar produzindo um objeto que pode ser utilizado pelo personagem; e em uma segunda categoria que dependerá dos efeitos das poções. Todo feitiço que cria poções é ritual. O ritual envolve todo o preparo das misturas, utilização dos equipamentos (como um caldeirão) e aguardo para maturação da poção.
#7 samuel.azevedo Enviado : 23/03/18 10:26
Acredito que há muitas magias de magos que poderiam ser reaproveitadas (por exemplo, sono, mutação), então talvez a quantidade não seja assim um problema, mas se quiser pode diminuir.
#8 Fábio_CM Enviado : 23/03/18 10:46
Vamos deixar assim e, se começar a surgir magias repetidas, excluímos algumas.

Coloquei uma distribuição inicial de tipos de magias e abri a tarefa de criação de magias para quem quiser assumir na seção de tarefas.
#9 Fábio_CM Enviado : 23/03/18 16:24
Acrescentei mais um tipo para fechar a conta (por enquanto)

Informação ─ Obtém informações que não seriam possíveis de se obter, ou detalha informações já conhecidas. Exemplos: Detectar magias, Análise.
#10 Azurius Enviado : 23/03/18 21:21
Olá fabito, gostaria de deixar duas sugestões para a melhora da profissão.
LesGou!

Citação:
Evocação Concomitante de Poções: Poderia fazer várias poções dentro do tempo de um único ritual (pra agilizar), contudo você gastaria karma referente a cada poção.

Citação:
Limite de Poções: (Aura + Estágio) / 2. Arredondado pra baixo.

#11 Fábio_CM Enviado : 23/03/18 21:50
Azurius escreveu:
Evocação Concomitante de Poções: Poderia fazer várias poções dentro do tempo de um único ritual (pra agilizar), contudo você gastaria karma referente a cada poção.

Eu estava pensando em deixar o número de poções criadas variar com a magia. Se o criador achar que o nível 7 da magia faz duas doses, por exemplo, então assim será.

Azurius escreveu:
Limite de Poções: (Aura + Estágio) / 2. Arredondado pra baixo.

Boa essa. Vou acrescentar.
#12 Sistema Automático Enviado : 23/03/18 22:05
A Terefa foi solicitada pelo usuário Fábio_CM
#13 samuel.azevedo Enviado : 24/03/18 17:44
Olá,

Vou sugerir algumas coisas.

Dentre as magias de mago, talvez as que possam ser aproveitadas pelo feiticeiro são: amizade, análise, detecção de magia, invisibilidade, levitação, quebra de encantos, sono, manipulação de luz, transporte dimensional, e as magias perdidas irradiar dardos, permanência e petrificação. Isso seria justificável considerando que eles foram os precursores dos magos...

Mas também podemos criar algo totalmente novo. Ex:

Poção da Metamorfose
Evocação: Ritual.
Alcance: Pessoal.
Duração: Variável.

Este feitiço permite criar uma poção que causa metamorfose em quem a ingere. A pessoa que beber a poção consciente de seus efeitos pode optar por bebê-la sem resistir. O custo em componentes rituais é de 1 mo por nível do efeito, além de um ingrediente especial descrito em alguns dos efeitos abaixo. A poção também pode ser misturada com alimentos/bebidas para transformar uma pessoa involuntariamente (neste caso, ela fará uma RM para tentar resistir ao efeito).

Poção da Metamorfose 1 - transforma uma criatura em outra de mesma espécie/raça mas com aparência diferente. Se quiser replicar a aparência exata de alguma criatura específica, basta adicionar um fio de cabelo, unha, ou outro material da criatura na poção. A voz, a aparência e os atributos físicos serão os mesmos do outro ser enquanto durar o efeito. O efeito dura por 6 h.

Poção da Metamorfose 3 - transforma quem beber a poção num animal, é preciso colocar uma amostra de tecido do animal na poção. As habilidades naturais, aparência e atributos físicos serão iguais aos do animal. O efeito dura por 6h.

Poção da Metamorfose 5 - idem anterior, mas pode alterar o corpo para o de qualquer criatura desde que haja uma amostra dela na poção, a duração é de 1 h. O estágio máximo da criatura que a poção pode replicar é igual ao estágio do feiticeiro.

Poção da Metamorfose 7 - idem efeito 1, mas dura por 24 h.

Poção da Metamorfose 9 - idem efeito 5, mas dura por 24 h.
#14 samuel.azevedo Enviado : 25/03/18 08:22
Esse limite de poções é de poções fabricadas por semana ou de poções ativas? Imagina se um feiticeiro me vende uma poção e eu passo um ano para consumir ela, ele ficará sem poder fazer novas poções ou a minha poderá perder a validade se ele fizer outra logo em seguida?
#15 Fábio_CM Enviado : 25/03/18 09:47
Poções válidas. Quando uma próxima é fabricada, a primeira perde o efeito.
#16 Fábio_CM Enviado : 26/03/18 15:30
Blz Samuel. Escolhi quatro magias perdidas para compor o feiticeiro: Braços de Chumbo, Intuição, Irradiar Dardos e Respiração arcana. Também acrescentei Manipulação de Luz, por imaginar que é um efeito bem básico. Utilizei sua magia de poção, mas dei uma aumentada na descrição (Feitiço 2). Acrescentei mais uma:

Poção do sofrimento


Evocação: Ritual.
Alcance: Pessoal.
Duração: 24 horas.

Este feitiço cria uma poção transparente e inodora como a água, que se mantém fria mesmo quando submetido a altas temperaturas, contanto que o frasco se mantenha intacto. Quando ingerida, esta poção se mostra um veneno mágico poderoso que provoca fortes dores em suas vítimas. Ele não pode ser remediado por antídotos comuns e apenas uma quebra de encantos ou outras magias de anulação são capazes de suspender os efeitos maléficos de uma poção do sofrimento.

Os materiais para a confecção da poção custam 1 moeda de prata por nível de efeito.

Após ingerir a poção, a vítima deve realizar um teste de RM contra a Força de Ataque da poção. Um sucesso remete a perda de 1 ponto de EF por intoxicação natural a cada 3 horas, por um dia (os componentes de sua fabricação são tóxicos mesmo sem a magia), mas nenhum outro efeito é sentido. Esta perda de EF pode ser suspenso com um tratamento após sucesso fácil em Medicina (Primeiros Socorros). Uma falha na RM implica na incapacidade de recuperar EF, EH e karma naturalmente por 24 horas, além dos efeitos abaixo, de acordo com o nível da poção:

• Poção do sofrimento 1 - 1 ponto de dano imediatamente após ingerir a poção, mais 2 pontos de dano a cada 4 horas até o fim do efeito do feitiço (total de 13 pontos de dano na EF).

• Poção do sofrimento 2 - 3 pontos de dano imediatamente após ingerir a poção, mais 1 ponto de dano a cada 2 horas até o fim do efeito do feitiço (total de 15 pontos de dano na EF).

• Poção do sofrimento 4 - 6 pontos de dano imediatamente após ingerir a poção, mais 1 pontos de dano a cada 2 horas até o fim do efeito do feitiço (total de 18 pontos de dano na EF).

• Poção do sofrimento 7 - 10 pontos de dano imediatamente após ingerir a poção, mais 2 ponto de dano a cada 4 horas até o fim do efeito do feitiço (total de 22 pontos de dano na EF).

• Poção do sofrimento 10 - 14 pontos de dano imediatamente após ingerir a poção, mais 1 ponto de dano a cada 2 horas até o fim do efeito do feitiço (total de 26 pontos de dano na EF).

Seguiremos que ainda temos várias para fazer.
#17 samuel.azevedo Enviado : 26/03/18 16:46
Eu realmente acredito que eles deveriam ter as magias Detecção de Magia, Análise e Quebra de Encantos, ou efeitos nestas áreas... E talvez as magias Medo e Maldições (ou quem sabe uma dessas duas se encaixe mais para o xamã).

Outras sugestões:

Poção da Restauração
Evocação: Ritual.
Alcance: Pessoal.
Duração: instantânea.

Com este rito, o feiticeiro consegue criar uma poção de cura a partir de mistura de ervas comuns e medicinais no custo de 5 mp por nível do efeito. Cada poção pode ter um dos efeitos descrito em seu nível, escolhido durante o ritual (por exemplo, uma poção de restauração 1 pode servir para curar 4 de EF e outra poção de restauração 1 pode servir para curar 8 de EH). Mas se o evocador quiser adicionar mais um dos efeitos de mesmo nível na poção, o custo total do ritual é de 5 mp x nível do efeito + 5 mp por efeito adicional; por exemplo, a bruxa Morgana quer fazer uma poção de restauração 10 que cura 24 de EF + 48 de EH + doenças tipo V + venenos tipo V + remover maldições ou outros efeitos de magia até nível 10, ela gasta 5 mp x 10 níveis +4 efeitos adicionais x 5 mp= 50 +20 = 70 mp, conseguindo uma poção de restauração que restaura tudo isso mas que custou 70 mp para preparar.
Note que não é possível somar o mesmo efeito várias vezes na mesma poção; por exemplo, o xamã Riu quer fazer uma poção de restauração 1 que restaure 8 de EF e tenta gastar 10 mp de materiais, mas ele só consegue criar uma que restaura 4 de EF neste nível.

Poção de Restauração 1 - cura 4 de EF ou 8 de EH.
Poção de Restauração 2 - cura 8 de EF ou 16 de EH ou doenças tipo I ou venenos tipo I ou remove maldições ou outros efeitos de magia de nível máximo 1.
Poção de Restauração 4 - cura 12 de EF ou 24 de EH ou doenças tipo II ou venenos tipo II ou remove maldições ou outros efeitos de magia de nível máximo 4.
Poção de Restauração 6 - cura 16 de EF ou 32 de EH ou doenças tipo III ou venenos tipo III ou remove maldições ou outros efeitos de magia de nível máximo 6.
Poção de Restauração 8 - cura 20 de EF ou 40 de EH ou doenças tipo IV ou venenos tipo IV ou remove maldições ou outros efeitos de magia de nível máximo 8.
Poção de Restauração 10 - cura 24 de EF ou 48 de EH ou doenças tipo V ou venenos tipo V ou remove maldições ou outros efeitos de magia de nível máximo 10.


Conjuração
Evocação: instantânea.
Alcance: variável.
Duração: variável.

O feiticeiro estende suas mãos e faz um objeto aparecer. O objeto tem a duração variável conforme os efeitos abaixo. Nos efeitos 3 em diante, o evocador pode escolher onde o objeto vai surgir, caso ele escolha que o objeto irá surgir tocando uma criatura ou imediatamente a sua frente, a criatura pode fazer um teste de RM para resistir ao efeito.

Conjuração 1 - conjura um objeto inanimado de até 1 kg para a mão do evocador. O objeto pode ser entregue a outra pessoa ou ser largado no chão e continuará existindo por 5 min, mas terá uma aparência levemente translúcida que indica que não é um objeto comum.
Conjuração 3 - idem anterior, mas o objeto pode pesar até 5 kg e dura por 15 min, e pode ser conjurado para a mão do evocador ou para um lugar que ele aponte a até 5 m.
Conjuração 5 - idem anterior, mas o objeto pode pesar até 10 kg e dura por 30 min, e pode ser conjurado para um lugar até 10 m.
Conjuração 7 - idem anterior, mas o objeto pode pesar até 20 kg e dura por 1 hora, e pode ser conjurado para um lugar até 15 m.
Conjuração 9 - idem anterior, mas o objeto pode pesar até 40 kg e dura por 6 horas, e pode ser conjurado para um lugar até 20 m.


#18 samuel.azevedo Enviado : 26/03/18 16:48
As magias extraoficiais Chamas Eternas e Gelo Eterno talvez encaixem para o feiticeiro ou para o feiticeiro dracônico.
#19 Fábio_CM Enviado : 26/03/18 17:13
samuel.azevedo escreveu:
Eu realmente acredito que eles deveriam ter as magias Detecção de Magia, Análise e Quebra de Encantos, ou efeitos nestas áreas... E talvez as magias Medo e Maldições (ou quem sabe uma dessas duas se encaixe mais para o xamã).

Análise eu não tenho certeza, mas quebra de encantos realmente faz falta. Detecção de magia vou acrescentar, já que sua especialidade é a sensitividade, que combina bastante.

Maldições eu acho que combina muito mais com o bruxo e com o xamã.
#20 samuel.azevedo Enviado : 26/03/18 17:33
Será que eles não podem ter uma magia similar a Assimilação, que permita copiar magias de outros místicos ?
#21 Fábio_CM Enviado : 27/03/18 00:15
samuel.azevedo escreveu:
Será que eles não podem ter uma magia similar a Assimilação, que permita copiar magias de outros místicos ?

Será? Não é algo muito mago? Os feiticeiros podem aprender as magias com observação, mas isso não acontece de uma hora para a outra porque eles não tem teoria, diferente dos magos. Assimilação me parece algo muito avançado. Só impressão. Quem sabe um efeito parecido, com uma apresentação diferente, sirva.



O que acham de trocar a magia de Poção do Sofrimento por esta abaixo de Hálito Flamejante? Teria que mudar o tipo para criação / dano indireto. A outra me pareceu poderosa, mas pouco útil na prática.

Poção do hálito flamejante


[box]Evocação: Ritual.
Alcance: Pessoal.
Duração: Instantânea.[/box]

Este feitiço cria uma poção vermelho intenso que permite ao usuário cuspir uma rajada de chamas muito quentes que podem ser utilizadas como ataque. O alvo do hálito deve estar a no máximo 6 metros de distância e não podem haver obstáculos entre o ele e o usuário da poção. A poção deve ser ingerida e em seguida cuspida na forma de uma labareda de chamas.

O preparo desta poção consome materiais no custo de 1 moeda de prata por nível do efeito e envolve a mistura de diversas ervas e carvão. Cada frasco de poção criado é suficiente para diversas doses, que variam com o nível do efeito utilizado.

O feiticeiro é capaz de ingerir um gole da poção e atacar com o hálito flamejante utilizando a força de ataque do feitiço, que é determinado em sua criação. Qualquer um que não seja o criador da poção pode tentar utilizá-la para o mesmo propósito mas, antes disso, devem ser bem sucedidos em um teste médio de malabarismo. Um fracasso faz a poção incendiar-se na boca do usuário, provocando o seu dano de 100% diretamente em quem tenta utilizá-la.

• Poção do hálito flamejante 1 ─ Duas doses. Dano com 100% = 16.
• Poção do hálito flamejante 2 ─ Três doses. Dano com 100% = 16.
• Poção do hálito flamejante 4 ─ Três doses. Dano com 100% = 24.
• Poção do hálito flamejante 7 ─ Quatro doses. Dano com 100% = 24.
• Poção do hálito flamejante 10 ─ Quatro doses. Dano com 100% = 32.
#22 Fábio_CM Enviado : 27/03/18 00:34
para o feitiço 9:

Sufocar


[box]Evocação: Instantânea
Alcance: 30 metros
Duração: 5 rodadas[/box]

O feitiço de sufocar permite que o feiticeiro realize um grande mal estar sobre suas vítimas, dando-lhes a impressão de estarem sufocando por sofrerem grande pressão nas vias respiratórias. O número de alvos é determinado pelo nível da magia, mas todos devem estar dentro do raio de efeito. Este feitiço não possui nenhum efeito visual marcante, embora oscilações do ar ao redor das vítimas podem ser notados com frequência.

As vítimas de sufocar que falharem em sua resistência a magia sofrem -4 colunas em qualquer teste realizado, exceto RM e RF. Além disso, em cada uma das 5 rodadas em que o feitiço está agindo, a vítima deve realizar um teste de RF contra a FA do feitiço para não permanecer sem ar, sob o risco de sufocar, conforme regras de segurando a respiração, em mecânica de jogo.

Sufocar 1: Permite afetar 2 alvos.
Sufocar 3: Permite afetar 4 alvos.
Sufocar 5: Permite afetar 6 alvos.
Sufocar 7: Permite afetar 10 alvos.
Sufocar 9: Permite afetar 15 alvos.
#23 Fábio_CM Enviado : 27/03/18 00:36
Alterei um campo de magias de agravamento para informação, para incluir detectar magias.
#24 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/03/18 07:10
Fabio e galera,

Não esqueçam de olhar o livro de objetos mágicos. Ele tem regras para fazer poções. O ATS não pode contradizer o que está lá.
#25 Fábio_CM Enviado : 27/03/18 08:40
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Fabio e galera,

Não esqueçam de olhar o livro de objetos mágicos. Ele tem regras para fazer poções. O ATS não pode contradizer o que está lá.

O livro de objetos mágicos não diz quase nada sobre como fazer poções. Na verdade, a parte mais útil está nos exemplos, embora poucos sejam poções.

Além disso, enquanto estamos trabalhando em uma versão 3.0, o livro de objetos mágicos está na versão 2.2.
#26 samuel.azevedo Enviado : 27/03/18 09:12
Bom dia,
As poções feitas com feitiço estão com uma mecânica parecida com magias que já existem, como Sagração de itens. Então, são apenas uma forma alternativa e temporária enquanto a gênese de artefatos produzir itens mais duráveis. Logo, uma coisa não atrapalha a outra.

Abraços
#27 samuel.azevedo Enviado : 27/03/18 09:20
Um dos efeitos de Assimilação copia temporariamente uma magia que foi evocada diante do assimilador... Ele pode usá-la por um espaco curto de tempo. A ideia seria algo neste sentido...

Quanto as magias sugeridas, o hálito encantado pode causar dano no usuário? Não concordo com essa penalidade. Precisa definir o grupo de armas ou forma de ataque, e em falha rola o crítico de falhas... Sufocar está sufocando muita gente!

A magia Conjuração que escrevi acima poderia encaixar no feitiço de criação 15?

Abraços
#28 Fábio_CM Enviado : 27/03/18 09:27
samuel.azevedo escreveu:
Um dos efeitos de Assimilação copia temporariamente uma magia que foi evocada diante do assimilador... Ele pode usá-la por um espaco curto de tempo. A ideia seria algo neste sentido...

Quanto as magias sugeridas, o hálito encantado pode causar dano no usuário? Não concordo com essa penalidade. Precisa definir o grupo de armas ou forma de ataque, e em falha rola o crítico de falhas... Sufocar está sufocando muita gente!

A magia Conjuração que escrevi acima poderia encaixar no feitiço de criação 15?

Abraços

* O hálito pode causar dano em um usuário que não seja o criador da poção. O teste é malabarismo porque é a habilidade utilizada para efeitos similares sem magia.

* Pra quanto reduzo sufocar? Veja que a magia não faz muita coisa além de dar uma penalidade modesta (o teste de RF pouco atrapalhará, erro inimigos muito mais fracos).

Depois adiciono conjuração.
#29 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/03/18 09:52
Fabio,

quanto a afirmação "Além disso, enquanto estamos trabalhando em uma versão 3.0, o livro de objetos mágicos está na versão 2.2." não está pertinente. O livro do Objetos mágicos não deve ser afetado pela versão 3 do sistema, com exceção de alguma referencia a habilidades e técnicas que tenham sido alteradas/excluídas.

Em breve ele será revisto rapidamente apenas pára se ajustar as mudanças do 3.0 (saem revisão de conteúdo).

Foi apenas um chamada para vocês lembrarem de ler este livro, ok?

OBS: mais tarde este livro vai ser revisado quando sair a nova versão do Livro de Magias.

#30 Fábio_CM Enviado : 27/03/18 10:20
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Fabio,

quanto a afirmação "Além disso, enquanto estamos trabalhando em uma versão 3.0, o livro de objetos mágicos está na versão 2.2." não está pertinente. O livro do Objetos mágicos não deve ser afetado pela versão 3 do sistema, com exceção de alguma referencia a habilidades e técnicas que tenham sido alteradas/excluídas.

Em breve ele será revisto rapidamente apenas pára se ajustar as mudanças do 3.0 (saem revisão de conteúdo).

Foi apenas um chamada para vocês lembrarem de ler este livro, ok?

OBS: mais tarde este livro vai ser revisado quando sair a nova versão do Livro de Magias.


Com isso quero dizer que ele não foi atualizado nem para a 2.3. Não será rapidamente que a atualização para a 3.0 será feita.
Usuários visualizando este tópico
Guest (3)
6 Páginas 123>»
Ir para o Fórum  
Você não pode adicionar novos tópicos neste fórum.
Você não pode responder a tópicos deste fórum.
Você não pode excluir suas participações deste fórum.
Você não pode editar suas participações neste fórum.
Você não pode criar enquetes neste fórum.
Você não pode votar em enquetes neste fórum.

YAFPro Theme Created by Jaben Cargman (Tiny Gecko)
Powered by YAF | YAF © 2003-2009, Yet Another Forum.NET