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Tagmar 3.0 Beta 2 Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/02/18 10:26
Srs, estamos disponibilizando hoje a versão do Tagmar 3.0 Beta 2.

Esta é uma versão que já contempla tudo que foi desenvolvido ao longo destes 2 anos, mas não é versão a final! Ele não tem:

- A diagramação ainda não foi feita e está bastante primaria;
- Não contem todas as ilustrações e algumas são temporárias;
- Não contem o crédito a todos que participaram. Isto só será feito mais a frente;
- Não tem a nova capa que ainda não foi feita

Mas esta versão é 100% funcional e já pode ser usada para jogo! Mas a grande diferença para a Beta 1 é que esta versão já contempla toda a revisão de texto.

Importante: queremos pedir a ajuda de todos para ajudar a encontrar qualquer tipo de erro que não seja de diagramação tais como erros de português, estilo de escrita, coerência, referencia. Quem encontrar algum erro, basta mandar o nº da página e o trecho errado.

No link abaixo pode ser baixado não só o Livro de Regras 3.0 Beta 2 como também a ficha automatizada:

#2 samuel.azevedo Enviado : 02/02/18 23:46
#3 Galfaroth Enviado : 03/02/18 11:47
E que venha o Tagmar III. Ansioso pela nova capa.
#4 Azurius Enviado : 03/02/18 16:29
Li rapidamente o livro (7 horas kkk) e encontrei alguns pontos que precisam ser consertados.

Página 15

"A lista das técnicas de combate foi totalmente reescrita e agora existem técnicas Básicas, Restritas da Profissão e Restritas da Especialização;"

O certo é dizer que existem 3 litas:

- Básica: É a lista que está disponível para todas as profissões.
- Restrita: Ladinos e Guerreiros tem suas listas particulares. Esta lista é um adicional a lista básica e as técnicas que ali estão, podem ser adquiridas antes do ingresso a Especialização.
- Avançada: Essas listas estarão disponíveis assim que o personagem ingressar em uma Especialização.




"As Técnicas de Combate agora possuem especializações que podem ser adquiridas uma a uma nos níveis 2,5,8,..."

Tem que trocar o termo especializações por aprimoramentos e sinalizar que essa aquisição é gratuita.

EX: As Técnicas de Combate agora possuem Aprimoramentos. Estes são adquiridos de forma gratuita e estarão disponíveis nos níveis 2,5,8, etc.


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"Agora há uma regra que explica o motivo e o impedimento para que haja "multiclasses" no Tagmar;"

Essa regra só explica o motivo de não poder existir Multiclasse Mística.

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Página 19

Parece que ocorreu um reaproveitamento de textos aqui.

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Humanos

"Os Humanos são o modelo de comparação para as outras raças, e por isso não recebem qualquer ajuste"

Esse texto acima não se enquadra mais com os humanos, eles agora possuem 1 ponto flutuante e isso deve ser dito aqui, já que influencia nos dois modos de gerar ficha.

-

Pequeninos

"Os Pequeninos são uma raça de humanoides de pequena estatura. Fisicamente, eles se assemelham muito aos seres Humanos, exceto na escala: têm, em média, 1,10 metros de altura."

Na verdade os pequeninos tem 1,14 de média.

"Eles são mestres das artes do Subterfúgio,"

Agora os pequeninos são bonificados em testes para se ocultar e se equilibrar, essa parte do texto poderia mudar um pouco.

-

Anões

"Humanos excepcionalmente baixos e atarracados, tendo em média 1,3 metros de altura."

Corrigir pra 1,39

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Elfos Florestais

"O tipo mais comum de Elfo Eles são separatistas"

Letra maiúscula.

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Página 24

"Para o Guerreiro, a característica principal é a Força. É através dela que ele intimida e luta contra seus adversários. Também são importantes o Físico e a Agilidade; o primeiro, para garantir a sobrevivência às feridas dos combates e a segunda, para tentar evitar golpes e dá-los com maior precisão."

Na verdade, agilidade e percepção tem sido muito mais importantes, depois das novas técnicas ela são quase que essenciais. Força hoje em dia é algo muito específico e server meio que pra habilitar o uso de uma arma. Físico em grande parte dos casos vem primeiro que a força.

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"A característica menos privilegiada pelos Guerreiros é a Aura."

Acho meio equivocada essa informação, conheço muita gente que prioriza a aura pra fugir de magias que poderia acabar com a ficha.

-
"Além disso, os Guerreiros podem participar de Academias de Combate, tendo acesso a técnicas restritas de luta."

O certo a se dizer aqui é que ele tem acesso a formas de combate mais rebuscado (técnicas avançadas).


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Ladinos

"os Ladrões, os Piratas e os Assassinos."

Organizar em ordem alfabética seria melhor.

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Magos

"(energia mística presente no universo) diminuindo o contato do feiticeiro com sua fonte de poder, impossibilitando a execução de seus feitiços."

Tem que trocar feiticeiro por mago e feitiços por magias ou encantos.

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Página 25

"A maior dificuldade de um Mago é resistir à fase de iniciante,"

Poderia trocar fase iniciante por primeiros estágios, pois essa ideia de iniciantes remete a início e parece que o jogo tem um fim, quando na verdade o crescimento é infinito.

-

"Uma Agilidade alta pode ser desejável, assim como um bom Físico; as demais características são apenas secundárias,"

Acho que não podemos usar o termo secundário nesse trecho.

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Rastreadores

"os Rastreadores só podem fazer feitiços"

Trocar por magias ou encantos.

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Página 28

"Percepção: Capacidade do indivíduo de perceber o ambiente em que está. Inclui a atenção e a capacidade de concentração. É de extrema importância para Rastreadores e no uso de Habilidades como Manusear Armadilhas, Observar e Escutar."

Substituir as habilidades observar e escutar por usar sentidos.


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Resistência à Magia

"Erro! Fonte de referência não encontrada."

O que é isso?

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Página 34

Colégios

"Magos Ilusionistas, Magos Elementalistas, Magos Necromantes, Magos Naturalistas, Magos Alquímicos e Magos do Conhecimento, conforme o Colégio a que pertençam."

Colocar em ordem alfabética o texto acima e as especializações abaixo que também não estão em ordem.

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Página 40

Posses iniciais.

"OBS: opcionalmente o jogador em vez de pegar os equipamentos da lista, pode pegar apenas a arma especificada na tabela e mais 4 M.P. e 5 M.C., devendo neste caso fazer a sua própria compra de equipamentos."

Está errado, o obs. certo é esse aqui: Obs.: opcionalmente, o jogador em vez de pegar os equipamentos da lista, pode pegar a arma que está na lista e 20 m.p. devendo, neste caso, fazer a sua própria compra de equipamentos.

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Definindo os Atributos

A tabela apresentada com os atributos da raça não mostra que o humano tem um atributo livre como a tabela aprovada.

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Página 43

Energia Física

A tabela está com os valores diferentes dos aprovados.

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Página 98

Tabela de Habilidades

Montar animais está como AGI e na verdade ele agora é Físico. Na descrição da habilidade está certo, mas nessa tabela está errado.

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Página 100

"Refere-se às habilidades em que o personagem de uma determinada profissão recebe 1 nível gratuito sem precisar pagar pontos por ela e cujos testes são feitos com um nível a menos de dificuldade."

Isso aqui não era pra dar nível gratuito ao jogador toda vez que ele passa de estágio? Se é pra fazer isso, está mal escrito.

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Página 101

" Guilda dos Ladrões: Ações Furtivas, Destravar Fechaduras, Escapar, Enganação, Furtar Objetos, Jogatina, Manusear Armadilhas e Escalar Superfícies;
Guilda dos Assassinos: Ações Furtivas, Enganação, Escapar, Manusear Armadilhas, Corrida, Escalar Superfícies e Venefício;
Guilda dos Piratas: Escapar, Jogatina, Náutica, Negociação, Acrobacias, Escalar Superfícies, Malabarismo, Natação e Navegação.
Entretanto, os Ladinos não podem se Aperfeiçoar"

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Página 124

"A Habilidade Ataque de Surpresa pode ser usada para aumentar sua Coluna de Resolução. O agredido não revida no primeiro ataque,"

Duas coisas estão erradas aí. É uma técnica e essa técnica não existe mais.

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A guilda dos ladrões está com 1 habilidade a menos, e a dos assassinos tem 2 a menos. Além disso estão fora de ordem alfabética. Outro ponto importante é que vocês usaram o mesmo termo aperfeiçoar aqui e para outra coisa diferente em cima quando falaram de (misticismo, Religião, Aplicar esforço...).

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Página 112

"Não é permitido combinar técnicas que sejam da mesma categoria. Assim, duas técnicas da categoria “Ataque” não podem ser usadas em conjunto, mas, se forem de categorias diferentes, podem. A única exceção a esta regra são as da categoria “Perícia”, que podem ser usadas com outras da mesma Categoria. De qualquer forma, deve ser respeitado o limite da Quantidade de técnicas a serem usadas em uma rodada."

Esse pedaço precisa ser melhor explicado, precisa de exemplos.

-

"Surpresa Parcial
Caso uma pessoa ou grupo consiga emboscar outro, atacando de surpresa (saindo do meio do mato, se escondendo atrás da porta ou dentro de um armário, etc.), a Surpresa Parcial é obtida. Nesse caso, a pessoa ou grupo vence a iniciativa da primeira rodada automaticamente e tem direito a usar a Habilidade Ataque de Surpresa."

Técnica não existe mais.

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Página 144

Técnica Força Interior

"Obs.: Está técnica possui Limite Diário."

A observação está escrita no lugar errado, fora dos padrões. Ela deveria estar entre a Mecânica e o Quadro de Rolagens.

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Página 174

"O simples descanso também permite a reposição da Força Mágica, embora"

Acima desse texto tem um borrão entre os parágrafos.

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Página 178

Ritual de Conformidade.

Faltou colar a citação que existe na tarefa votada. Acho que esqueceram.
Era essa aqui

"O espírito que se abre para ..."

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Nas caracterizações eu não pretendo analisar profundamente, mas existem várias divergências nos custos.

Fé é um exemplo, se você olhar na tabela você pode perceber que vai de -4 à +4, sendo que no título Fé está assim "Fé {-4 ou 1}", além disso, podemos comprar por exemplo (Proteção dos deuses +4, Deus Patrono +3, Fiel +2) dando um total de +9.

-
Sensibilidade à Veneno

Página 208

Nessa podemos ver 3 custos diferentes se pararmos pra ler atentamente o texto, compararmos o custo ao lado do título da caracterização e no quadro particular da mesma. Muitos erros como esse passaram nas caracterizações.
#5 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/02/18 09:55
Muito bom! Applause

É isso aí pessoal, façam como Azurius, ajudem a deixar o nosso novo Tagmar impecável!

Valeu Azurius, vamos providenciar os ajustes!!! Feliz
#6 Azurius Enviado : 05/02/18 10:47
Vai ficar bacana, eu gostei da imagem na página 17, mas senti de uma imagem icônica abrindo alguma parte do manual, podia ser até mesmo a parte de técnicas.

Esssa imagem aqui:
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/02/18 11:52
Deixa ver se entendi. Vc acha que esta guerrira aí podia estar no livro... É isso?
#8 Azurius Enviado : 05/02/18 12:12
Sabe essas imagens que abrem capítulos?
Ela poderia substituir a imagem da página 102.

Boas imagens são um atrativo a mais.
#9 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/02/18 16:23
Cara a imagem da página 102 também é muito boa. Tecnicamente ela é bem melhor (traços mais definidos e mais detalhada). Talvez esta que vc sugeriu seja mais "sexy" e quanto a da 102 é mais seria.

Tem a da página 251 que poderia ser trocada por ela... mas você (e os demais) já notaram que a maioria das ilustrações de capa de capítulo são femininas?
#10 Azurius Enviado : 05/02/18 19:07
Essas imagens mais sexys atraem a garotada nova.

Tagmar é um rpg feminista kkkk

A de magia eu não curto muito tbm não. é legal, mas não acho que é "A Imagem" sabe?
#11 Fábio_CM Enviado : 13/02/18 13:43
Olá. Gostaria de falar de algumas correções no capítulo de habilidades:

1. Os títulos Área de atuação, Ramo de conhecimento e Tarefas aperfeiçoadas ficariam melhor se estivessem na seção 3.1, antes da descrição das habilidades. Elas apresentam uma mecânica necessária para entender o funcionamento das habilidades.

2. A Tabela de Resolução precisa ser corrigida conforme foi apontado durante as discussões da revisão do Manual de Regras.

3. A seção Uso de habilidades sem nível faz referência a habilidades restritas, que só são apresentadas no fim do capítulo! Acho melhor que estas duas seções fiquem próximas uma da outra (ou no mínimo é necessária uma referência com o título e a página da descrição das habilidades restritas ─ ou quem sabe um link de referência cruzada).

4. Os símbolos das penalidades de carga e armadura não estão mostrados na lista de habilidades nem nas tabelas de habilidades.

5. A seção Língua das Raças e a habilidade Línguas devem ser comparadas, porque elas tem contradições.

6. Na habilidade ações furtivas está escrito: "Devido à particular necessidade de discrição que essa habilidade possui, ela será muito prejudicada se quem desejar usá-la estiver trajando armaduras médias ou pesadas, de acordo com as regras apresentadas na seção de armaduras". Porém, no fim, estas regras estão na seção Penalidades por carga e armadura.

7. A falta de símbolos ao lado das habilidades não deixa claro se elas apresentam penalidades, se são restritas, se possuem áreas de atuação, ramos de conhecimento, etc.
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/02/18 10:06
Beleza Fabio,

muito boa sua revisão. Vou proceder aos ajustes.


Galera, vamos ajudar? Façam como o Azurius e o Fabio. Baixem o Beta 2 e revisem. Achou um erro? Basta postar aqui!
#13 Kadaj Enviado : 17/02/18 01:02
Pessoal, nosso grupo de rpg estava conversando sobre a parte das caracterizações do 3.0, e acabamos vendo que algumas caracterizações ficam um pouco estranhas no mesmo personagem, como por exemplo o personagem possuir mais de um código de conduta e por aí vai.

Sugiro uma errata na parte das caracterizações, explicando em um parágrafo quais grupos de caracterizações aceitam vários tipos diferentes funcionando ao mesmo tempo, e quais não. Por exemplo, explicar que o personagem só compra um código de conduta para o personagem, mas pode ter vários tipos de características negativas do grupo de favores, comprando e pagando por cada uma separadamente.

Fica aqui meu feedback.
#14 Flores Enviado : 22/02/18 12:39
O Tagmar 3 está ficando pica.

Nádegas a declarar.
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