Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : 1.6 Meio Orcos (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 5 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

1.6 Meio Orcos Opções
#1 Fábio_CM Enviado : 09/01/18 11:12
Esta tarefa tem os seguintes objetivos:
1. Criar um texto introdutório resumido para os Meio Orcos que vivem nas Terras Selvagens. A raça não tem referência no livro. O texto deve ser original.
2. Explicar as razões que dão origem ao um meio orco, uma vez que humanos normalmente não sentem-se atraídos por orcos e orcos raramente costumam deixar os humanos vivos.
3. Criar no mínimo 3 caracterizações para os meio orcos. Os tipos podem variar, mas é provável que sejam físicas ou de personalidade. Criar caracterizações de outros tipos que achar conveniente.
4. Explicar as razões dos atributos e demais itens para os meio orcos, contidos na tabela exibida na tarefa 1.0 Atributos das raças das terras selvagens.
5. Sugerir dons especiais (que serão discutidos neste tópico).
#2 Sistema Automático Enviado : 02/02/18 22:03
A Terefa foi solicitada pelo usuário kadaj
#3 Sistema Automático Enviado : 02/02/18 22:08
A Terefa foi solicitada pelo usuário kadaj
#4 Fábio_CM Enviado : 04/02/18 22:49
Kadaj, você é o responsável pela tarefa. Busque os objetivos que estão no primeiro tópico. Esta é uma raça nova, ainda não descrita em detalhes em nenhum livro de ambientação. Assim, você terá que extrapolar as informações que já existem. O Samuel já apresentou algumas origens viáveis no tópico de raças das Terras Selvagens. Assim que tiver uma primeira versão nos avise para considerações.
#5 Kadaj Enviado : 17/02/18 23:39
Obrigado, Fábio_CM.
A versão inicial da raça já está no verbete. Por favor, opinem.

P.S. não sejam cruéis nas opiniões, fiz da maneira mais legal que eu consegui. Estou olhando para vocês mesmo Fábio_CM, Marcelo_Rodrigues e Azurius. :p
#6 Ares Enviado : 18/02/18 02:35
Como eu não sou o Marcelo, o Fábio ou o Azurius, vou ser cruel nos comentários(brincadeira).

Ter um subtitulo esta fora do padrão, mesmo que eu ache legal.(Ou fazer todos os outros textos adotarem um).

O primeiro paragrafo não adiciona nada de útil ou novo, tiraria fora.

Segundo paragrafo: Porque não quebrar em dois, um que fala da conflituosa relação entre humanos e orcos e outro que fala sobre a origem dos meio-orcos.

Terceiro paragrafo: Será que existe algo como uma família estruturada entre meio-orcos? Um meio-orco com um humano gera o que? Para variar, poderia ser um humano e a parte meio-orco ir se diluindo com as gerações, só uma ideia.

Quarto paragrafo: Eu sempre pensei neles meio acinzentados, que tal o tom da pele deles variar de forma meio considerável, passando por tons de verde, a azul, ao cinza e marrom, com manchas diferentes e tudo mais(tem imagens no google de todos estes tipos). O peso deles poderia ser maior, talvez 85 kg. E a informação do peso e da altura deles esta repetida no texto.

Quinto paragrafo: "Paria entre humanos e orcos", o que acha?

Dons Especiais
1:Acho que devia ser uma caracterização(Aparência Orquica).
2:Qual seria a explicação disso?
3:Tenho a impressão que meio que quebra o jogo, só um pouquinho.
4:O motivo disso? Não pode ser só uma mecânica solta sem uma explicação.
Na verdade, não sei porque os meio-orcos teriam algum dom especial.

Caracterizações
1:Porque os pontos em habilidades extra?
2:Porque não um ponto em grupo de armas extra ao invés de técnicas de combate. Seguindo a mesma lógica usada para a profissão berserker.
3:Não entendi o porque.

Sugestões
Aparência Humana: Remove ou diminui bônus em ações relacionadas com carisma ao lidar com humanos, elfos e anões.
Aparência de Orco: O meio-orco tem um forte herança dos orcos em sua aparência, garante bônus em testes de intimidação.
Estomago de Orco: O meio-orco tem um estomago super resistente, evitando problemas por comer comida estragada e uma resistência maior a venenos.
Resistência ao Frio: O meio-orco, por ter o sangue dos orcos das regiões mais gélidas, tem algum bônus que o ajuda a aguentar o frio.
Pele Camuflada: O padrão de mancha na pele do meio-orco permite que ele tenha bônus em situações de camuflagem.

Algumas outras pequenas ideias, porque esta tarde e eu vou dormir: Bônus para o olfato, linguagem bilíngue(língua dos orcos mais dos humanos), fúria incontrolada(negativo).
#7 samuel.azevedo Enviado : 18/02/18 10:39
Olá,

Há raros povos das terras selvagens que convivem com orcos, trolls, e outras raças selvagens. E permitem mestiços em seu meio. Então, pode haver alguns casos de meio-orcos que não são exatamente párias...

O que você chama de dons especiais podem ser as características da raça.

Abraço
#8 Kadaj Enviado : 18/02/18 13:28
Refiz o texto do meio-orco com base nas sugestões de Ares e Samuel.
O subtítulo é ais para eu me organizar, e quando acabar a tarefa o testo final não os apresentará.
Realmente eu dei uma exagerada nas características e nas caracterizações, já refiz com base nas sugestões. O texto também ficou mais fluído e organizado. Se puderem, leiam novamente para ver se existe mais alguma sugestão.
Muito obrigado pelo feedback e fiquem à vontade pera enviar mais.
#9 Azurius Enviado : 18/02/18 14:43
Sugestão

Labia (1)
O personagem é habil em convencer as pessoas quando ele precisa. Recebe +2 nas habilidades , enganação, Negociação e persuasão.
#10 Fábio_CM Enviado : 19/02/18 11:09
Kadaj, a introdução não está boa. Não parece uma introdução.

Afinal, o que são os meio orcos? Você fala sobre isso no segundo parágrafo, enquanto no primeiro fala mais dos orcos. Acho que fica melhor e mais de acordo com os outros textos já existentes (do manual de regras e dos gouras, já aprovado) se você explicar o que são eles logo no começo.

Onde encontramos meio orcos? Estamos falando das terras selvagens, mas eles devem ser raros nos mangues, e mais comuns nas terras dos bárbaros e talvez até existam alguns nas geleiras.

Citação:
Aparência humana -(...) O personagem não tem penalidade em testes de primeiras impressões.

Se não tiver essa caracterização, ele sofre penalidade nas primeiras impressões? Não está no texto.

Citação:
(...) garantindo bônus de +4 em testes de intimidação.

Como não existe uma habilidade Intimidação, sugiro que troque por "garantindo um bônus de +4 em tarefas de intimidação" ou "garantindo um bônus de +4 em testes para intimidar"

Citação:
O personagem é considerado sempre como tendo um nível a menos de exaustão ...

O que é um nível a menos de exaustão?

Sugestão:
Como o meio orco está um pouco mais fraco do que as outras raças, uma vez que ele não possui habilidades especiais, sugiro acrescentar como características de raça as capacidades:
Faro aprimorado: Todo meio orco possui o faro apurado dos orcos. Eles possuem as tarefas aperfeiçoadas "farejar" quando testa seguir trilhas e a tarefa aperfeiçoada "perceber cheiro de sangue" quando testa usar sentidos.
Isolamento térmico: Os pelos avantajados no corpo dos meio orcos lhe garantem uma melhor proteção a variação térmica do que os humanos. Eles fazem qualquer teste de resistência ao frio ou ao calor como se possuíssem +1 em físico.
#11 Kadaj Enviado : 19/02/18 15:23
Fábio_CM, obrigado pelo feedback no texto. Tentei dar uma melhorada. Caso você tenha tempo, peço que dê uma lida para ver se melhorou.

Quanto às caracterizações, vou reformular e amanhã já devem estar no verbete.

Gostei bastante da característica faro aprimorado, mas a de resistência ao frio poderia incorporar algum nível de resistência a venenos e comer comida estragada junto, como a caracterização que o Ares sugeriu. O que você acha?
#12 Fábio_CM Enviado : 19/02/18 15:54
Kadaj escreveu:
Gostei bastante da característica faro aprimorado, mas a de resistência ao frio poderia incorporar algum nível de resistência a venenos e comer comida estragada junto, como a caracterização que o Ares sugeriu. O que você acha?

Acho boa ideia. Só veja quantos pontos vai custar.
#13 Fábio_CM Enviado : 27/02/18 15:04
Olá Kadaj, alguma novidade?
#14 Kadaj Enviado : 02/03/18 23:23
Fábio_CM, coloquei as habilidades discutidas anteriormente e refiz as caracterizações.
Pesso que o pessoal dê uma lida caso tenham a chance e opinem.
#15 samuel.azevedo Enviado : 03/03/18 12:27
Olá,

O texto está bem escrito e com poucos erros (só achei a palavra atraque onde deveria ser ataque). Sugiro adicionar um parágrafo falando da presença de meio-orcos em algumas tribos das terras selvagens que permitem a convivência dos orcos na tribo.

Acredito que o último parágrafo poderia ficar abaixo do tópico Características da raça.

Sobre as caracterizações, são boas ideias mas os bônus e custos precisam ser refeitos. Sugiro olhar as caracterizações existentes que mais se aproximem e comparar o custo ou o bônus para adaptá-los.

Por enquanto é isso, se eu tiver outra ideia para sugerir posto aqui.

Abraço
#16 Kadaj Enviado : 11/03/18 02:09
Samuel, vou adicionar o parágrafo e rever as caracterizações. O tópico das características da raça está ali só para eu me guiar na hora de colocar lembretes e sugestões. Tentei seguir o modelo de texto da Tagmarpedia, que só possui um texto único para tudo sobre a raça. A versão final será composta somente do texto acima desse tópico.
Muito obrigado e fique livre para opinar novamente!
#17 Rywv Enviado : 07/04/18 02:09
E ai vai sair ou não? kk
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#18 Kadaj Enviado : 14/04/18 03:05
Pronto para votação.
#19 Fábio_CM Enviado : 17/04/18 10:24
Citação:
Sobrevivente - Os meio-orcos por serem constantemente hostilizados procuram aprimorar-se em todas as formas de combate possíveis para se manterem vivos, por conta disto têm qualquer caracterização positivas relativas a combate com seu custo reduzido em um ponto.

Isso é bastante amplo. O melhor seria listar as caracterizações com custo reduzido.

É uma característica com potencial de desequilibrar a raça. Mas não é certo.

Citação:
Aparência ☆{-2 ou 2}: Sua herança sanguínea influenciou um pouco em sua aparência.

Faz sentido não sofrer penalidades se tiver Aparência Humana, mas por que o bônus? Humanos normais, sem manchas ou agressividade, não possuem bônus algum, por que o meio-orco teria?

A aparência de orco concede mais um nível de penalidade? Isso significa -2 níveis em primeira impressão? É uma penalidade e tanto. Isso significa hostilidade certa em quase qualquer situação, e uma péssima reputação no longo prazo, especialmente devido ao baixo carisma inato da raça. Acho melhor rever.

Acho que uma característica inata da raça seria proibi-la de comprar caracterizações de beleza, imaginando que eles não podem ser "um exemplar perfeito" de uma raça mista que ninguém enxerga perfeição (bem diferente dos meio-elfos).

Citação:
Sede de Sangue {1}: O meio orco nasceu para batalha, quando frente a um embate não consegue evitar de ficar eufórico, não existe nada nesse mundo que lhe dê mais prazer do que uma luta armada. Enquanto em combate, você desvirtua-se das outras coisas recebendo menos um nível em Usar Sentidos para testes relativos a visão, contudo você consegue desferir golpes com maior brutalidade em seus adversários, consequentemente aumentando o dano final causado. Note que não aumentará o acerto, caso você acerte um 75% o acerto ainda contará como 75%, entretanto o dano será igual ao 100%.

O benefício dessa caracterização é muito alto e a penalidade muito baixa para o custo dela. Poderia custar 3 facilmente.

Citação:
• Herança Militar: Muitas vezes o personagem nasce em uma sociedade militarizada e tem que aprender de forma rápida e hábil como sobreviver desde novo se tornando hábeis combatentes.

Não entendi a razão dessas caracterizações. Por mim todas elas podem ser excluídas. Os meio-orcos não tem lar, não há porque terem qualquer herança militar.

Citação:
• Outras Caracterizações:

Várias dessas caracterizações são abrangentes e não tem porque serem inatas da raça. Elas podem ser excluídas. Algumas podem vir a ser incluídas posteriormente como caracterizações gerais das Terras Selvagens, abertas para qualquer um. Entre elas estão Dom, Incompetente, Lábia, Mestre em Armadilhas e Poliglota.
#20 Rywv Enviado : 17/04/18 12:23
Herança Militar foi sugestão minha, a sociedade Orco é militarizada e la se prega a lei do mais forte, foi por isso que sugeri ela.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#21 Azurius Enviado : 17/04/18 13:25
Quanto a remoção das "outras caracterizações" gostaria de sugerir que elas fossem já pra sua devida tarefa que seria idêntica a que ocorreu nos livros dos reinos.

Aparência pode ser revista mesmo como fábio disse.

Sangue Quente poderia ficar algo nesse tipo aqui:

Citação:
Sede de Sangue (1)
O personagem nasceu para batalha, quando de frente a um combate não consegue evitar ficar eufórico, não existe nada nesse mundo que lhe der mais prazer do que uma lutar armada. Enquanto luta se desvirtua das outras coisas e se preocupa em apreciar a luta ao máximo entrando em uma espécie de frenesi fazendo com que seus golpes se tornam mais brutais recebendo bônus de +3 de dano em seus ataques, no entanto, qualquer rolagem que não seja referente a luta tem 1 nível a mais de dificuldade e mesmo depois da luta terminar é necessário passar em um teste de carisma médio para se acalmar, caso contrario continua recebendo a penalidade durante as próximas 4 rodadas.

Extra: os hunos eram um povo nômade e bélico os meio-orcos poderiam seguir o mesmo estilo sim.
#22 Fábio_CM Enviado : 17/04/18 13:33
Azurius escreveu:
Quanto a remoção das "outras caracterizações" gostaria de sugerir que elas fossem já pra sua devida tarefa que seria idêntica a que ocorreu nos livros dos reinos.

A tarefa ficará disponível depois das raças estarem prontas.
#23 Azurius Enviado : 17/04/18 13:34
#24 Kadaj Enviado : 21/04/18 02:38
Minha internet está mal. Vou usar esse post como backup das outras caracterizações. Vou retirar elas e deixar aqui por enquanto. Mudei aparência. Vou deixar como positiva para ambos os lados. O meio orco se beneficia tanto por ser mais humano quanto por ser mais orco. Sede de sangue vou deixar custando 3 por enquanto. Se vocês achar me que fica ruim eu mudo.

• Outras Caracterizações:

Dom ☆{-3 à 3}: Existem aqueles que nascem com dom para aprender e os que não. (Cada item positivo desta caracterização só pode ser adquirido uma única vez, contudo as características negativas podem ser adquiridas uma por grupo).

- Sem Dom {-3}: Personagem não tem dom para certo tipo de coisa, escolha um grupo de habilidade e as habilidade desse grupo custam um ponto a mais.

- Habilidoso {1}: Seu personagem possui dom para uma certa tarefa. Na prática você deve escolher uma habilidade, esta habilidade passa a ter seu custo reduzido em um, se o seu custo fosse ser reduzido para zero ao invés disto você recebe um bônus de mais quatro em suas rolagens ou um aperfeiçoamento a sua escolha.

- Dom Exacerbado ☆{3}: Seu personagem possui um dom raro para uma certa tarefa e o mesmo é enaltecido como um "gênio". Na prática, qualquer rolamento na habilidade escolhida tem seu nível aumentado em um nível, exceto Verde (Falha); o resultados de cor Azul (Muito Difícil) pode tornar-se Crítico (Cinza); o Crítico (Cinza) pode tornar-se Impossível.

Escravo Fugitivo ☆{-3 a 0}: Você nasceu ou tornou-se escravo mas conseguiu escapar, no entanto, você carrega uma marca na nuca que é o brasão do seu senhor e ao mesmo tempo um símbolo de escravidão e esta marca identifica-o como um escravo de elfos sombrios. Pessoas que odeiam os sombrios podem achar que você esta ali a mando de seu senhor, aliados do povo sombrio podem identificar você como um fujão e querer levá-lo de volta ou entrega-lo para um escravista. Por conta disso você recebe penalidade de um nível em Primeiras Impressões. Veja que a marca pode ser escondida mas nunca removida, caso seja removida o personagem perde a caracterização. O valor desta caracterização depende de dois fatores: o primeiro possui valor fixo que é o fato de ser Fugitivo, o segundo é que tipo de escravo você era, a soma dos dois valores gera o custo e caracterização escolha.

- Fugitivo {-2}: Você se libertou da escravidão através da fuga.

Tipo de Escravo:

- Carrasco ou Minerador {-1}: Você trabalhava nas minas e por um milagre conseguiu fugir, no entanto, com uma mão na frente e outra atrás. O personagem não tem acesso aos itens iniciais, você começa com algumas roupas bem rudimentares e simples, com um pouco de comida. Se o usuário desta caracterização decidir adquirir a caracterização Herança Mágica, este deverá inventar uma história para que ele consiga adquirir este objeto ao decorrer de seu nível inicial, o mestre pode fazer uso deste objeto na mão de um inimigo se desejar para inserir o mesmo na campanha.
- Militar de Baixo Valor {0}: Você era um recém chegado nas tropas élficas, seu personagem tem direito de começar com os itens iniciais e a caracterização Herança se desejar.
- Militar de Alto Valor {2}: Você era veterano das tropas élficas com algumas conquistas. Você pode começar com qualquer equipamento defensivo e pode escolher uma arma pesada, uma arma média e uma leve e pode começar com a caracterização Herança caso deseje. Além dos itens anteriores, você pode ter comida e alguns itens iniciais básicos como corda, tocha, óleo de lanterna, pederneira e etc

Incompetente ☆{-9 a -2}: O personagem nasceu com uma incapacidade em uma área específica e receberá a(s) seguinte(s) limitação(ões). Só é possível comprar uma caracterização de cada e a caracterização magia só pode ser adquirida por místicos.

- Combate {-2}: Perde um ponto em Grupos de Armas por nível.
- Habilidade {-2}: Perde dois pontos de Habilidade por nível.
- Magia {-2}: Perde um ponto de aquisição de Magia por nível.
- Técnicas {-3}: Perde um ponto de aquisição de Técnicas de Combate por nível.

Lábia {+1}: O personagem é hábil em convencer as pessoas quando ele precisa, recebendo mais duas colunas nas habilidades: Enganação, Empatia, Negociação e Persuasão.

Mestre em Armadilhas {1}: Você tem um conhecimento estendido sobre o assunto, pode ser por causa de seu habito de caça ou por explorar ruínas perigosas. Cada vez que adquirir esta caracterização recebe um aperfeiçoamento na habilidade Manusear Armadilhas.

Passos largos {1}: acostumado a estar sempre em movimento, tem +2 em VB.

Poliglota {1 à 3}: Além do seu idioma materno, você sabe falar em dois idiomas adicionais (custo 1), ou três (custo 2) ou cinco (custo 3).

Sobrevivência do mais apto {+2}: O personagem aprendeu a sobreviver por conta própria desde jovem. Por este motivo o personagem recebe mais quatro em Sobrevivência e Seguir Trilhas, além das tarefas aperfeiçoadas de Encontrar Abrigos e Ocultar Trilhas.

Vulnerável ao Clima Extremo ☆{-2}: Você tem menos três colunas de penalidade em todos os testes quando está em climas muito quentes ou muito frios
#25 Kadaj Enviado : 21/04/18 02:41
Galera, leiam mais uma vez quando tiverem tempo e vejam se assim fica legal. Caso haja mais alguma coisa que vocês queiram acrescentar, só comentar. Abraço.
#26 Azurius Enviado : 21/04/18 02:51
Tá simples, mas tá legal pra raça. Applause
#27 samuel.azevedo Enviado : 21/04/18 23:40
Boa noite,

O texto está simples e muito bom. Só fiquei em dúvida se a palavra descendência foi usada corretamente, talvez a palavra mais adequada fosse ascendência ou herança.

Quanto as armas, seria ótimo se houvesse uma, os meio-elfos por exemplo tem uma arma própria deles (as espadas gêmeas se não me engano). Porque os meio-orcos não tem uma arma própria também? Se bem que esta questão das armas poderia ficar fora desta tarefa, e deixar para tratar numa tarefa separado para definir armas de cada uma das raças e povos das terras selvagens.

Quanto a caracterização Sede de Sangue, a princípio achei desproporcional, mas depois analisei melhor e vi que o custo é 3, ela dá penalidade de um nível em Usar os Sentidos durante o combate, e bônus 25% no dano (se houver acerto). Então, conclui que está ok, mas o trecho final que menciona que o bônus é no dano e não no acerto precisa ser melhor escrita. Talvez explicando que um erro ainda é um erro, e 75% na EH não vira 100% para efeitos de tocar o físico...

Senti falta de alguma caracterização negativa própria da raça. Talvez possa ser tirada desse trecho: "Devido ao temperamento herdado dos orcos, o meio-orco sente emoções de uma forma poderosa. A ira não só acelera sua pulsação, como faz seu corpo queimar. Um insulto machuca como ácido, e a tristeza enfraquece sua força. Ao mesmo tempo eles tem uma risada alta e de coração, e prazeres comuns como uma refeição, bebida, lutas, música e dança enchem seus corações de alegria. Eles tendem a ter um temperamento explosivo e são mais inclinados a ação e luta do que planejamento e argumentação." Ou talvez possa indicar outras caracterizações comuns para a raça dentre as que já existem no livro de regras novo.

Abraços
#28 Rywv Enviado : 22/04/18 15:52
Escravo Fugitivo é um caracterização mto especifica, pelo o que lembro do livro de ambientação as únicas raças jogáveis que podem ter ela são os sekbets e os meio-orcs.

Acredito que Poliglota não vai ficar acessível para todos, e é algo que ele deveria ter.

Sobrevivência do mais apto é algo que só existe nessa tarefa, alem de ser perfeito para o meio-orc.

Sede de Sangue ta um pouco caro, ela da tanto bonus como onus então deveria custar no máximo 2.
Gar,"O Louco"
#29 Fábio_CM Enviado : 30/04/18 00:03
Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
#30 Sistema de Votação Enviado : 08/05/18 00:00
Resultado da Votação "1.6 Meio Orcos":

Aprovado, 5 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
elton10pkn - Aprovado
Fábio_CM - Aprovado
Hazafer - Aprovado
Kadaj - Aprovado
samuel.azevedo - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum