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1 As raças nas terras selvagens Opções
#61 Azurius Enviado : 10/03/18 22:20
Fabio, encontrei citações sobre o elfos sombrios no livro de terras selvagens que deveriam ser aplicadas nessa tarefa para que eu possa dar continuidade ao meu trabalho.

Citação:
Existem três tipos de assim chamados Raijim. Os Raijim propriamente ditos são herdeiros de sangue dos elfos sombrios que originalmente eram florestais. Esses elfos sombrios são fisicamente mais resistentes que seus parentes, mas são poucos, pois é muito mais comum que os filhos das Sombras se dediquem às artes arcanas e não às armas.


Aqui encontrei citações de elfos sombrios descendentes de florestais que possuem atributos diferentes.
Minha sugestão para seus valores:
Leia o resto do texto...


É citado que eles são mais resistentes fisicamente eu não tenho certeza que são se é em comparação com os sombrios derivados dos dourados ou em comparação com os florestais normais, por isso acredito que ter Físico 0 e EF igual ao florestais seja a melhor solução.


Citação:
“A biblioteca é bem protegida e possui um grupo seleto de bardos eruditos especialistas na proteção e manutenção dos volumes. Muitos livros aqui foram trazidos por meios nada convencionais.”


Nesse trecho deixa claro que os Elfos sombrios tem bardos em sua sociedade.


Citação:
“Os magos e a magia são extremamente comuns em Caridrândia. Inúmeros elfos sombrios são manipuladores místicos da realidade. Ao contrário do que acontece no Mundo Conhecido onde os Colégios de magia são instituições secretas e protegidas a sete chaves, em Caridrândia os colégios de magia erigem grandes torres ou salões onde seus membros se reúnem publicamente para debater idéias ou apresentar novos postulados sobre a magia. Vale ressaltar que estes colégios romperam suas ligações com os colégios mágicos do mundo conhecido quando abandonaram Lar. O povo de Caridrândia também vê com naturalidade as excentricidades dos muitos magos espalhados pela cidade e aceitam bem a magia, mesmo aqueles que não a conhecem.”


Nesse trecho deixa claro que os Elfos sombrios tem outros colégios além do colégio sombrio.
#62 samuel.azevedo Enviado : 11/03/18 17:05
Alguma chance de termos meio-gigantes? Pray
#63 Fábio_CM Enviado : 11/03/18 17:26
Meio gigantes meio humanos??? Acho... impraticável.

Azurius, sua citação não me faz pensar em criarmos outro elfo sombrio, mas sim que devemos rever os atributos básicos do sombrio que estamos criando.

Apesar dos elfos sombrios terem sido criados de dois tipos de elfos diferentes, eles são apenas uma raça. Porém, como pode existir uma grande diferença entre eles, sugiro que alteremos os atributos da raça para permitir que eles tenham uma escolha entre os bônus de percepção ou intelecto. Para isso, precisaríamos reduzir um pouco a aura.

Sugestão:
Elfos sombrios: Percepção +1 ou +2, Intelecto +1 ou +2, Aura +1 (os outros atributos permanecem sem alteração do que está na tabela do verbete). Na criação do personagem, o jogador deveria escolher se o elfo sombrio que está criando possui 2 em percepção ou intelecto. O atributo não escolhido seria +1.

O que dizem?
#64 samuel.azevedo Enviado : 11/03/18 17:32
Essa parte dos elfos sombrios diferentes, poderia ser explorada com caracterizações. Na construção escolher uma de duas caracterizações iniciais...
#65 Azurius Enviado : 12/03/18 14:04


Fábio, esse sekbet é tipo um jacaré né?
Jacarés nadam muito mais rápido do que se movimentam em terra, podia aumentar um pouco a velocidade deles em água.

Na versão do zetagmar (essa aqui ) os sekbets eram ágeis e perceptivos, pra mim isto era um grande acerto, agora temos um skebet penalizado em agilidade e com 1 de percepção.
minha sugestão é que eles recebam"
Agi 1
Per 2 (Atributo importante pra ser Rastreador e grande parte dos guerreiros e se deus quiser do xamã tbm)
Fisico 0
Força 2 (eles são muito mais forte que corpulentos), mas pode ser +1/+1 em força e físico
Carisma -2
Int -1 ou -2
Aura 0

Importante ressaltar que um Elfo Sombrio tem 5 pontos positivos e 3 negativos. Gostaria de vê-los no mesmo esquema.

Podem não

#66 Azurius Enviado : 12/03/18 14:13
Essa aqui é a tarefa do Zetagmar
#67 Azurius Enviado : 12/03/18 14:33
Fábio_CM escreveu:
Meio gigantes meio humanos??? Acho... impraticável.

Azurius, sua citação não me faz pensar em criarmos outro elfo sombrio, mas sim que devemos rever os atributos básicos do sombrio que estamos criando.

Apesar dos elfos sombrios terem sido criados de dois tipos de elfos diferentes, eles são apenas uma raça. Porém, como pode existir uma grande diferença entre eles, sugiro que alteremos os atributos da raça para permitir que eles tenham uma escolha entre os bônus de percepção ou intelecto. Para isso, precisaríamos reduzir um pouco a aura.

Sugestão:
Elfos sombrios: Percepção +1 ou +2, Intelecto +1 ou +2, Aura +1 (os outros atributos permanecem sem alteração do que está na tabela do verbete). Na criação do personagem, o jogador deveria escolher se o elfo sombrio que está criando possui 2 em percepção ou intelecto. O atributo não escolhido seria +1.

O que dizem?


Fábio, uma simples escolha entre intelecto 2 ou Percepção 2 já soluciona esse problema. E pode vir na razão que o samuel explicou, como característica da raça. Não devemos mexer na aura pq ela está atrelada a maldição. A mudança é simples e fácil.

Só colocar na sua tabela que int é 0 ou 2 e per 0 ou 2 e deixa que na descrição da raça eu explico o pq do "OU".
#68 Fábio_CM Enviado : 14/03/18 11:43
Quanto aos Sekbetes
Citação:
Agi 1
Per 2 (Atributo importante pra ser Rastreador e grande parte dos guerreiros e se deus quiser do xamã tbm)
Fisico 0
Força 2 (eles são muito mais forte que corpulentos), mas pode ser +1/+1 em força e físico
Carisma -2
Int -1 ou -2
Aura 0

Eu acho a distribuição atual boa por ser mais equilibrada. Podemos trocar alterar Agilidade -1 para Agilidade 0, e Carisma -1 para Carisma -2. Lembre-se que o Carisma é também a força de vontade, e um atributo baixo pode explicar a forma como eles acabam servindo aos elfos sombrios E o quanto eles são influenciados pela aura maligna dos mangues (que você não cita na descrição da raça. Dê uma olhada).

Veja que para uma criatura do tamanho deles, uma agilidade 0 já significa que eles são ágeis! (pense bem, os humanos são ágeis e tem agilidade 0). Não gosto da ideia de reduzir o físico, porque lhe prejudicaria como berserkeres (profissão que não existia quando o zetagmar pensou na distribuição dos atributos). Então acho que 1 ponto em físico e 1 em percepção já está bom.

Quanto à VB em água, podemos alterar. Qual seria o valor ideal?

Ainda sobre a tabela, estou achando o peso deles muito baixo. Considerando que eles tem 2,10 m, mais uma cauda de 1 metro, eles são equivalentes a crocodilos (ou maiores, já que são bem corpulentos e tem membros maiores). Portanto, acho que os Sekbetes deveriam pesar em torno de 200 kg.

Fazemos as alterações?

Quanto aos elfos sombrios
Azurius escreveu:
Fábio, uma simples escolha entre intelecto 2 ou Percepção 2 já soluciona esse problema. E pode vir na razão que o samuel explicou, como característica da raça. Não devemos mexer na aura pq ela está atrelada a maldição. A mudança é simples e fácil.

Fácil mas muito drástica para uma mesma raça. Os elfos sombrios são uma raça só, não devemos criar muitas diferenças entre eles. A maior parte das suas diferenciações deve ser social, não física. A distribuição de pontos feita pelo jogador deve resolver a maior parte das diferenças que existem de um indivíduo para outro, como dizer que o de origem florestal é mais forte e o de origem dourada é mais esperto.

Por isso, falei de uma alteração do intelecto e da percepção, tanto para que as opções pela mudança de atributo não alterem em mais de 1 o valor final, quanto para contemplar uma origem florestal.

Quanto às novas profissões
Pessoal, estamos votando os feiticeiros e com os berserkeres bem encaminhados. Creio que esteja na hora de decidirmos quais destas profissões as novas e antigas raças podem assumir.

Minhas ideias:
○ Os humanos podem possuir a qualquer profissão. Essa é uma das qualidades da raça.
○ Elfos florestais podem assumir qualquer profissão.
○ Elfos dourados não podem ser berserkeres, pois são incapazes de compreender e aceitar os conceitos tribais da profissão.
○ Os anões não podem ser berserkeres nem feiticeiros. A magia arcana é exótica para eles seja qual for sua origem.
○ Pequeninos podem assumir ambas as profissões.

○ Elfos sombrios não podem ser nem berserker nem feiticeiro. O primeiro devido a sua prepotência e incapacidade de aceitar conceitos tão primitivos; o segundo porque eles jamais se sujeitariam a aprender com outras criaturas, considerando que isso seria indigno de sua superioridade. Os elfos sombrios são donos de si e não aceitam nada diferente disso.
○ Os Sekbetes podem ser berserkeres ou feiticeiros.
○ Os gouras não podem ser berserkeres, mas podem ser feiticeiros. O berserker possui um poder muito abstrato para que eles compreendam; mas a magia arcana dos feiticeiros é o único poder arcano que eles são capazes de reproduzir, uma vez que possui utilidade óbvia.
○ Os napós podem ser tanto berserkeres quanto feiticeiros.
○ Os meio-orcos podem ser tanto berserkeres quanto feiticeiros.
#69 samuel.azevedo Enviado : 14/03/18 13:03
Acho que sombrios poderiam ser feiticeiros sim, acredito que existe até o termo feiticeiro sombrio no livro.

Já pequeninos bersekers eu não tenho certeza, me parece selvagem demais para uma raça tão "frágil". Será que fica bom?
#70 Fábio_CM Enviado : 14/03/18 13:16
O Livro das Terras Selvagens troca mago por feiticeiros e magias por feitiços em quase todo o livro. Não devemos levar esses termos ao pé da letra o tempo inteiro, especialmente entre os sombrios, que são obviamente magos.

Eu não consigo ver uma razão que faria os elfos sombrios, soberbos e auto suficientes a ponto de não aceitarem subserviência nem mesmo aos deuses, se permitirem aceitar que uma criatura possua mais poder do que eles (porque os feiticeiros precisam aceitar esse fato, se quiserem aprender feitiços novos).
#71 samuel.azevedo Enviado : 14/03/18 13:19
Faz sentido!
#72 Azurius Enviado : 14/03/18 15:48
Sei que elfo sombrio virou raça, mas ele deriva de duas raças amaldiçoadas e estas carregam carga genética. Elfo Sombrio é mais uma questão de condição do que raça.

Por isso continuo acreditando na possibilidade da mudança do atributo.

Afinal como vc mesmo disse, se 0 é ágil no caso do sekbete, no dele 0 é um ser até considerado um ótimo valor pros descendentes dos florestais.

Outra coisa, vc disse que eu não citei o lance aí do mangue. Mas eu não vi isso, você pode me indicar a pagina?

Por último, concordo no fatos dos elfos sombrios não serem nem feiticeiros e nem berserkes. Mas acho que os sekbetes deveriam ser os dois.

Quanto ao comentário do Samuel lá embaixo. Dá pra fazer pequenino gladiador ficar bom, esse tal de berserker que vai fazer magia então, nem se fala kkkk
#73 Fábio_CM Enviado : 14/03/18 16:18
Azurius escreveu:
Sei que elfo sombrio virou raça, mas ele deriva de duas raças amaldiçoadas e estas carregam carga genética. Elfo Sombrio é mais uma questão de condição do que raça.

Afinal como vc mesmo disse, se 0 é ágil no caso do sekbete, no dele 0 é um ser até considerado um ótimo valor pros descendentes dos florestais.

Em termos de jogo, elfo sombrio não é uma condição, é 1 raça. E o problema não é possuir 0, mas sim ter a opção de mudar entre 0 (algo razoável), ou 2 (algo excepcional).

Azurius escreveu:
Outra coisa, vc disse que eu não citei o lance aí do mangue. Mas eu não vi isso, você pode me indicar a pagina?

Está na página 41 do livro de terras selvagens, na seção "O calor dos Mangues":
Citação:
Todavia, há nos Mangues um poder místico desconhecido e, muitos dizem, maligno. Ele pulsa no solo, na lama, nas árvores, em tudo. Esse poder aquece o mangue e o sustenta como se tentáculos invisíveis cruzassem o solo, abraçassem as árvores e agarrassem os seres vivos. Essa sensação causticante afeta com maior intensidade as criaturas de índole bondosa. Esses, quando permanecem muito tempo nos Mangues, sentem-se desconfortáveis, claustrofóbicos e irritados. Nenhum período de descanso é suficiente, não se consegue dormir direito e comer é uma tarefa penosa e sem gosto. Tudo parece ser deprimente. Após duas semanas caminhando no meio do pântano o riso desaparece do rosto do mais otimista dos pequeninos e um desespero inexplicável começa a se instalar nos corações, roubando-lhes até mesmo a vontade de viver. É comum que expedições inteiras acabem matando uns aos outros. Esses efeitos não são sentidos pelos seres de índole “má”, mas esses se tornam mais e mais introspectivos e malignos, tornando-se mais cruéis, violentos e irritadiços. Pessoas que passem muito tempo viajando por este solo maldito podem ter sua personalidade mudada para sempre. A não ser que tenham uma força de vontade realmente grande ou um espírito verdadeiramente bondoso

Os Gouras resistem a esse efeito porque não tem sentimentos. Os Napóis tem uma força de vontade muito grande. Os sekbetes parecem que não resistem muito bem, porque são belicosos e tendem para a crueldade. Mas vale uma menção disso no texto.

Azurius escreveu:
Por último, concordo no fatos dos elfos sombrios não serem nem feiticeiros e nem berserkes. Mas acho que os sekbetes deveriam ser os dois.

Os Sekbetes poderão ser ambas as novas profissões, pelo que coloquei.

Altero os sekbetes para Agilidade 0 e Carisma -2?
#74 Azurius Enviado : 14/03/18 17:55
Fábio_CM escreveu:
Os Gouras resistem a esse efeito porque não tem sentimentos. Os Napóis tem uma força de vontade muito grande. Os sekbetes parecem que não resistem muito bem, porque são belicosos e tendem para a crueldade. Mas vale uma menção disso no texto.


Citação:
Eles habitam as regiões das bordas dos Mangues


Eu não achei no livro nada mencionando como os sekbetes são afetados por isso esse até o motivo para não ter visto essa passagem. Outra coisa é que no Gouras também não tem menção sobre o assunto.
E não acho que eles tenham tendência a crueldade ate pq eles seguem Crizagom e Crezir . Não acho que seja necessário mencionar isso pq vai depender muito da índole do jogador e isso caso ele entre nos mangues, pq mesmo que o texto sugira que eles vivem nas bordas, essa bordas estão bem longes dos mangues.

Esqueci da VB: Eu dobraria na água.

Quanto ao peso de 200 kg, temos algumas magias que falam de peso, quanto mais pesado o colocarmos, mais difícil será de alguém acertar essas magias. Por isso pensei em deixar ali na casa dos 100 kg. E existe uma menção no livro que diz que eles pesam mais que 100 e não que 200. podemos ficar ali na casa dos 150 +/-

Ultima sugestão pra resolver a tabela dos elfos sombrios.



Abração
#75 Fábio_CM Enviado : 15/03/18 16:08
Azurius, você só concedeu +1 ponto de atributo para o elfo sombrio, sem mexer em nenhum outro. Para aumentar um atributo, precisamos tirar de outro.
#76 Azurius Enviado : 17/03/18 02:41
#77 Fábio_CM Enviado : 17/03/18 02:58
Aí sim.
#78 Azurius Enviado : 18/03/18 19:55
Fábio, você pode abrir os elfos de lar pra que eu possa fazer?
#79 Azurius Enviado : 18/03/18 21:22
Fábio, a ef dos sekbetes precisa ser aumentada um pouco mesmo com +2 de força e +1 físico. a diferença de proporção ainda é bem grande.
Humano 1,77 e 77 kg e tem 17 EF.
Sekbetes 2,10 e 170 kg e tem 18 de EF.

Sugiro 20 a 25 EF, da uma olhadinha aí e vê o que da pra fazer por gentileza.
#80 Fábio_CM Enviado : 19/03/18 08:34
Azurius escreveu:
Fábio, a ef dos sekbetes precisa ser aumentada um pouco mesmo com +2 de força e +1 físico. a diferença de proporção ainda é bem grande.
Humano 1,77 e 77 kg e tem 17 EF.
Sekbetes 2,10 e 170 kg e tem 18 de EF.

Sugiro 20 a 25 EF, da uma olhadinha aí e vê o que da pra fazer por gentileza.

Tem razão. As regra de peso dariam uma EF para ele de 26. Vamos usar 24, o que acham?

Ah, outra coisa. Os sekbetes tem o formato do corpo muito diferente de qualquer outra raça. Sugiro que você acrescente que encontrar armaduras para eles é raro e caro.
#81 Marcelo_Rodrigues Enviado : 19/03/18 11:17
pela tabela que está no verbete p Skebete tá com um saldo de +2. É isso mesmo?

Outra coisa, como ele já tem bonus em força e físico já vai ganhar mais EF. 24 não é muito não?

Que acham de colocar um -2 em intelecto?
#82 Azurius Enviado : 19/03/18 12:35
Não vejo motivo para o sekbetes ter int -2 só pq ta com saldo +2, os anões, elfos sombrios, elfos florestais, dourados e napóis também possuem saldo + 2, o que precisa ser ajustado são os Gouras pq estão com saldo 0 e os meio-orcos que estão com saldo +1 até mesmo pq o meio-elfo tem saldo +2 então não existe motivo para o meio-orco continuar com saldo +1.
Minha sugestão:
Goura: int 2, aur 0, car -2, fis 1, for 0, agi 0 , per 1
Meio-orco: int 0, aur 0, car -1, fis 1, for 1, agi 0 , per 1

Fabio, Gostaria que você abrisse um tarefa para os Elfos de Lar, eles possuem coisas que os elfos dos Reinos não, exemplo disso é o Sabre Élfico que não existe nos Reinos e só existe em terras Selvagens.
#83 Marcelo_Rodrigues Enviado : 19/03/18 18:42
Hum... ok quanto ao saldo, mas 24 de EF não vai dar muita Vantagem em relação aos anões??
#84 Azurius Enviado : 19/03/18 18:52
No livro diz que eles tem 2,10 e mais de 100 kg. Meu coordenador me pediu pra colocar o valor na casa dos 170.
Trabalhando na criatura terminei reparando que a massa corpórea era realmente grandiosa. por isso vim aqui apontar que havia uma incoerência na tabela.
Quanto aos 24, eu acredito que está em um valor razoável pro que é apresentado.
#85 Rywv Enviado : 06/04/18 21:06
Uma coisa que me veio a mente esses dias é existe meio-elfo nas terras selvagens, e se existe em que sociedade ele estaria?
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#86 Fábio_CM Enviado : 07/04/18 02:04
Rywv escreveu:
Uma coisa que me veio a mente esses dias é existe meio-elfo nas terras selvagens, e se existe em que sociedade ele estaria?

Ué, estão espalhados
#87 Azurius Enviado : 11/04/18 08:31
Só reiterando o que já foi falado sobre os sombrios na postagem #59 e #60. Mesmo que eles sejam bardos ruins eles ainda podem ser bardos. Por isso dei a sugestão do bardo de caridrândia no outro tópico.

Leia o resto do texto...
#88 zetagmar Enviado : 18/04/18 12:24
Alguns item poderiam ser colocados:
Nápois - por serem "aves" e não as do tipo aquáticas, poderia ter VB 10 para nadar.
Para os Sekbets a idade que considero legal é de no máximo 100 anos, isso seria um ancião. A média de vida desta raça, por conta de suas atitudes beligerantes não devem passar dos 80 anos.
Para os Gourais a idade que considero máxima seria a de 30 anos. Apesar de viverem relativamente pouco, seu ritmo reprodutivo é maior e o número de indivíduos por "gestação" seria imensamente maior.

Porque um Goural não pode ser um rastreador ?

Os Elfos Sombrios não podem ser Berserkeres ? No livro da Terra Selvagem existe o Raijim-Seru, elfos deformados

" Raijim-Seru são elfos sombrios que abdicaram de sua natureza, já corrompida, para tornarem-se máquinas de guerra, destruição e ódio. Através de um intrincado ritual infernal um elfo sombrio tem seu corpo mutilado e costurado a partes de outras criaturas. Esse ritual cria um monstro totalmente antinatural. Toda a energia karmica do elfo é usada para dar vida a esse pesadelo. Em troca de sua aura mágica o elfo recebe mais força, resistência ou velocidade. Embora ainda sejam muito raros, os Raijim-Seru têm sido enviados às terras bárbaras para competir nas arenas de gladiadores dos povos selvagens."

#89 Fábio_CM Enviado : 18/04/18 13:25
Atualizei a tabela com algumas informações das tarefas concluídas.

○ Como a tarefa dos Gouras não falou em expectativa de vida, atribuí 30 anos, conforme sugestão do zetagmar.
○ A expectativa de vida dos Sekbetes ficou em 300 anos, conforme tarefa aprovada. Embora eu tenha achado exagero, ficou assim no texto final.
○ Não me recordo da razão dos elfos sombrios não poderem ser berserkeres, mas talvez possam, assim como bardos. Faço as alterações?
○ Colocar uma VB aquática para uma raça que já pode voar não a deixaria com muitas qualidades?
#90 Azurius Enviado : 18/04/18 14:08
Acho que berserker não é do feitio deles. Mas bardo é citado.
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