Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

3 Páginas 123>
IV.8 - Técnicas de Combate - Lista Avançada Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 12/06/17 15:55
Tópico criado pra discutir o balanceamento das técnicas de combate das listas Avançadas.
#2 Marcelo_Rodrigues Enviado : 12/06/17 15:58
Srs,

vamos agora discutir a lista avançada.

OBS: a técnica "Especializar" por enquanto não será discutida visto que ainda não foi fechada esta questão.
#3 Azurius Enviado : 12/06/17 22:39
Não estou entendendo a sua pressa meu amigo.

Já lhe disse que sem discutir como vai ficar a técnica, não tem como discutir o resto. Ela tem impacto em todas as técnicas.
#4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/06/17 10:27
Azurius, já foi discutido e já está agendada votação.

Podemos então prosseguir nesta. O texto é enorme e o pessoal precisa começar a ler e postar as considerações de cada um.

#5 Azurius Enviado : 13/06/17 12:41
Não sei se você reparou, mas na minha coordenação eu não estava abrindo uma discussão que dependia de outra ser encerrada. Você está fazendo exatamente o que estava reclamando de mim. Tá errado meu amigo.

A sua decisão de discutir algo sem saber como vai ficar a outra parte ao invés de economizar tempo dos usuários, vai gasta-los infrutífera mente. Não dá pra correr antes de engatinhar.
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/06/17 15:37
O outro item ja foi discutido e ja foi agendado a votação.

Nada impede de ja analisarmos as tecnicas ja que nao havera impactos significativos nesta tarefa.

Vamos prisseguir.
#7 zetagmar Enviado : 13/06/17 22:55
Inicialmente uma coisa que me chamou atenção é, porque algumas das habilidades da lista avançada não estão associadas a nenhum atributo? Achei estranho.

5.4.4-12 Carga Montada
"Efeito: A carga sobre montarias é particularmente conhecida por ser devastadora. A principal manobra de combate das cavalarias de Tagmar já foi responsável por definir o vencedor de muitas guerras. A Carga Montada consiste em aumentar o impacto do ataque ao conduzir a montaria a toda velocidade em direção a seu oponente e golpear aproveitando o impulso da corrida."

Reescrever:
"Efeito : Consiste em aumentar o impacto do ataque ao conduzir a montaria a toda velocidade em direção a seu oponente e golpear aproveitando o impulso da corrida."

Pq? Ser mais objetivo possível. Tem muitas habilidades para serem lidas.

"Mecânica: A montaria deve percorrer uma distância (em metros) que seja equivalente à metade da sua velocidade base. Em seguida, somasse o seu total desta técnica nas colunas de ataque de ambos. Caso o ataque do cavaleiro atinja a EF ou obtenha resultado 100% ou maior na EH, a vítima deverá passar em um teste Vermelho (Difícil) no atributo "Físico" ou será derrubado no chão e ficará levemente tonto pelo impacto, contudo não perderá sua ação, entretanto poderá sofrer os efeitos da técnica Ataque de Oportuno até o fim da próxima rodada. Obviamente alvos com mais que o Dobro do peso do atacante somado ao da montaria não podem ser derrubados por está técnica. Essa técnica não pode ser usada com armas leves ou projéteis. "

"Pré-condições da mecânica:
1º - O alvo deve estar a uma distância superior a metade da velocidade base da montaria.
2º - A técnica não é usada com armas leves ou projéteis."

"Mecânica: somasse o seu total desta técnica nas colunas de ataque de ambos. Caso o ataque do cavaleiro atinja a EF ou obtenha resultado 100% ou maior na EH, a vítima deverá passar em um teste Vermelho (Difícil) no atributo "Físico" ou será derrubado no chão e ficará levemente tonto pelo impacto, contudo não perderá sua ação, entretanto poderá sofrer os efeitos da técnica Ataque de Oportuno até o fim da próxima rodada. Obviamente alvos com mais que o Dobro do peso do atacante somado ao da montaria não podem ser derrubados por está técnica."

Dúvida: A técnica em si é derrubar o adversário? Pergunto isso porque não tem muita lógica nisso. Acreditei que a técnica em si fosse um embate usando a velocidade da montaria para ganhar mais força no golpe contra o adversário, sendo este sobre uma montaria ou não.
Com um adversário desmontado a técnica ficaria extremamente perigosa, principalmente se o oponente não fizesse uso de armas de longo alcance como lanças.
Isso porque o deslocamento do cavalo permite que o golpe ficasse muito mais forte. Na técnica em si não haveria o uso da montaria para desequilibrar, não usaria a montaria para acertar, isso poderia ser uma consequência indireta do deslocamento.

Logo as possibilidades poderiam ser:
Dano da arma usada agravado pelo deslocamento da montaria. (objetivo direto da ação)
Dano pelo impacto da montaria contra o adversário. (objetivo indireto da ação)

Contra adversários com dobro do peso (montaria + atacante), o dano provocado seria reduzida pela metade. Peso excedentes ao dobro, o valor do dano seria dividido sistematicamente, triplo do peso - 3 vezes menor o dano, quatruplo - 4 vezes menor o dano, etc.
#8 zetagmar Enviado : 13/06/17 23:15
5.4.4-13 Centaurizar

"Efeito: Alguns talentosos cavaleiros passam por um treinamento incomum e aprendem como nortear com perfeição suas montarias em combate, conduzindo-as com uma primazia invejavelmente notória. Estes nobres cavaleiros recebem o título de “Centauros” em seus grupamentos como honraria."

Reescrever:
"Efeito: Entrelaçamento perfeito entre montaria e cavaleiro, onde o primeiro entende e executa com perfeição os comandos do segundo."

Pq? - Ser objetivo na informação.

"Mecânica: Em combate a montaria recebe EH extra equivalente a duas vezes o total que o guerreiro possuir nesta técnica e um bônus de mais três em suas colunas de ataque e em seu dano. A EH deve ser contada de forma separada e será gasta primeira pela montaria. Os bônus concedidos por esta técnica, não podem ser contados mais de uma vez, se renovam em combates posteriores e cessam caso o cavaleiro não esteja dentro de um combate e sobre a sua montaria.
É importante ressaltar que: A EH dada a montaria pela técnica não serve para incorporar a EH do guerreiro com técnicas como (Combate Montado, etc.)."

"Pré-condições da mecânica: Somente é usada em montarias treinadas para a guerra."

"Mecânica: Durante o combate a montaria, ocorre os seguintes modificadores:
No EH da montaria sob efeito da técnica Centaurizar = [ Passa a ser EH da montaria + (2 x Pontos da Técnica Centaurizar)];
na Coluna de Ataque um bônus de +3 e no dano um bônus de +3.

Uso do EH da montaria: "A EH deve ser contada de forma separada e será gasta primeira pela montaria."
O que isso quer dizer? Que primeiro se faz uso do EH da montaria para só então depois fazer uso do EH adquirido pela técnica centaurizar?

Duração da técnica - Enquanto durar o combate e o cavaleiro se encontrar sobre a montaria.


#9 zetagmar Enviado : 13/06/17 23:27
5.4.4-14 Combate com Arco

Efeito: Esta técnica permite ao combatente efetuar disparos em um combate corpo-a-corpo.

Só pelo enunciado a técnica em si é deveras perigosa e mortal. Acredito que a abordagem deva conter alguns outros critérios a serem considerados.
Em um combate corpo-a-corpo a proximidade é tudo e o disparo de uma arma de projétil a "queima roupa" deveria ser considerado com um dano triplicado. É claro que um arco que não perfura uma armadura de aço, não vai continuar furando a queima roupa, mas quando houver a possibilidade de perfurar a armadura, a queima roupa o dano deve ser maior ou então a impossibilidade do adversário efetuar a ação naquela rodada, já que o impacto da flecha é muito grande impulsionando-o para trás.
O agravante contudo para o arqueiro é que no combate corpo-a-corpo o arco pode ser danificado facilmente, o que neste caso, ele na rodada seguinte perde a funcionalidade, não sendo possível efetuar disparo, pois a corda ou a estrutura do arco se encontra danificada, o que por fim o transforma em um simples porrete ou vara.

#10 zetagmar Enviado : 13/06/17 23:34
5.4.4-22 Defletir Ataque

"Efeito: Algumas vezes, quando uma pessoa passa muito tempo observando um ser vivo, acaba por entender os padrões de movimento e de dobras de suas articulações. Com um treinamento mais severo, e aliado a uma acuidade visual acima do senso comum, é possível controlar através da expressão corporal os movimentos instintivos de outros, por uma fração de segundo. Esse curto intervalo de tempo é o suficiente para desestabilizar o equilíbrio do alvo.
Embora rara essa condição de acuidade visual pode ser imitada em uma forma menos efetiva por alguém sem tantos talentos naturais. A técnica defletir ataque é o resultado dessa aplicação. Seu princípio básico é utilizar o movimento feito pela postura de combate do oponente, juntamente com uma imposição de movimento feita pela postura do usuário, para assim fazer com que o ataque do alvo seja desviado para uma direção desejada, seja ela um aliado do alvo ou simplesmente um objeto com dureza maior para causar danos à arma."

SÉRIO?????
Vou te dizer, ficou impressionantemente bonito o que está escrito, mas não entendi nada!!!
Olha, sem querer ofender ninguém, mas ficou filosófico demais. A coisa ao meu ver deve ser mais seca.

Pré-condição da técnica:
1º - Esta técnica só funciona corpo-a-corpo;
2º - Não pode ser usada contra armas que tenham sido arremessadas, projéteis de besta ou arco.

"Efeito: Com o uso da técnica é possível através de uma postura defensiva, fazer com que os ataques do adversário sejam redirecionados para um alvo a sua escolha dentro do alcance do golpe defletido."
#11 RenatoCardos Enviado : 14/06/17 15:03
As tecnicas estão boa, mas tem varias com problemas de poder excessivo. Há tambem algumas coisas que não entendi.

Ajustar Disparo O que seria "anulado completamente um ataque seu"?

Animosidade Está muito apelona. Em todo inicio de combate dará uma grande quantidade de EH. Um personagem nivel 10 terá +20 de EH. Como boa parte das vezes há apenas 1 combate por dia, isto acabará por funcionar como uma "armadura". Minha sugestão é colocar um rolamento de acordo com a situação. Um combate contra os esqueletos não é o mesmo que o combate o grande chefão de fase.
Mais uma problema: em uma versão mais antiga esta técnica tinha limite diário. Achava melhor recolocar.

Brutalizar Na prática a troca das colunas pelos danos será sempre vantajoso. Exemplo: Um guerreiro na coluna 10 faz em média 50% e na coluna 0 faz 29%. A perda é de 21%. Se ele tiver usando uma montante com força 4. Teremos 21% de 28 que dá 3,3. Só que ele somou 10 no dano. Ou seja será sempre vantagem retirar coluna para dar dano. A especialização então nem se fala. O +10 vai virar +20 toda rodada!

Sugestão: poria uma rolagem de acordo com condições. E se não conseguir ele perde as colunas mas não soma o bonus. Assim passa ter um risco. A especialização eliminaria o perder a coluna em caso de falha.

Centaurizar Na frase "Especialistas nesta técnica conseguem dobrar os benefícios recebidos pela técnica." O que seria "os benefícios"? Há mais de um. Achava bom explicar melhor.

Golpe Letal Na prática na média soma metade da tecnica a cada rodada. É como dar uma espada +5 para um guerreiro nivel 10. Não há nenhuma penalidade. O personagem vai usar sempre. Sugestão é inverter o efeito da especialização com a da tecnica sem especialização e diminuir o bonus a metade. Assim poderia tirar também a intermitencia.

Inibir Ataque Como funciona isso de o oponente é que atacou primeiro? Vale para o proximo? E para as rodadas seguintes também? Não entendi isto.

Intimidar Esta parece uma magia. Falhe no teste ou perca muita EH. Um guerreiro nivel 10 vai dar 20 dano na EH. Esta eu não tenho sugestão. Para mim tem que sair ou ser substituida. Muito apelona.

Pressionar o Oponente Na média isto dará uma arma +3 coluna para o guerreiro.

Retalhar Na pratica aumenta em 50% já que tem a intermitencia. A especialização vai dar ao guerreiro nivel dez uma espada +10. Muito apelona esta. Esta bem mais poderosa que Golpe Duplo.
#12 Fábio_CM Enviado : 14/06/17 15:55
Atirar em movimento não está na lista de descrição, mas está na tabela inicial.

RenatoCardos escreveu:
Brutalizar Na prática a troca das colunas pelos danos será sempre vantajoso. Exemplo: Um guerreiro na coluna 10 faz em média 50% e na coluna 0 faz 29%. A perda é de 21%. Se ele tiver usando uma montante com força 4. Teremos 21% de 28 que dá 3,3. Só que ele somou 10 no dano. Ou seja será sempre vantagem retirar coluna para dar dano. A especialização então nem se fala. O +10 vai virar +20 toda rodada!

Renato, os 21% de 28 são 6 pontos de dano, não 3. Mas não existem mais armas de dano 28. Isso nos leva a 21% de 24, que são 5. Sim, o guerreiro melhora o dano provocado quando usa a técnica. Se isso não fosse verdade ele não precisaria de técnicas de combate. Todas as técnicas devem trazer uma melhora ao guerreiro em relação ao personagem que não esteja usando técnicas. Elas não são uma opção gratuita, mas um recurso.

Contudo, concordo que a especialização está exagerada. A sua sugestão para a especialização é uma boa.

Golpe Letal. Está muito forte. A sugestão do Renato é boa: permitir que o dano excedente da EH atinja a EF já é um grande benefício, especialmente sem custos. O dano que ignora a EH poderia ser no máximo igual ao nível na técnica.

RenatoCardos escreveu:
Intimidar Esta parece uma magia. Falhe no teste ou perca muita EH. Um guerreiro nivel 10 vai dar 20 dano na EH. Esta eu não tenho sugestão. Para mim tem que sair ou ser substituida. Muito apelona.

Não vejo problemas nessa técnica. 20 de dano no estágio 10 é bem pouco considerando que um guerreiro desses estará usando uma arma que provoque um 100% igual ou maior do que 20. Além disso, não há "dano médio" nessa técnica, porque ou ela funciona, ou não. Como ela não afeta a EF, será inútil contra alguns oponentes. Enfim, acho que o efeito está de bom tamanho. A especialização que é estranha. Como é possível "ganhar automaticamente a iniciativa" em um combate com muitos participantes? Se a redução de iniciativa foi de 4 pontos, mas mesmo assim ela acabou maior do que a do guerreiro, como ele poderia agir antes? E os outros que ficaram no meio do caminho? (digo, entre a iniciativa da vítima e o guerreiro).

Pressionar o oponente. Está confusa. A vítima da técnica fica em situação desfavorável ou não? Isso é importante. Por exemplo, outro personagem poderia explorar a técnica utilizada pelo guerreiro e lançar um Ataque Oportuno contra a vítima de um Pressionar Oponente?

Resguardar. Um pouco confusa e fraca. Minha sugestão: O arqueiro abdica de seus ataques nesta rodada e deve escolher um alvo para ser seu protegido. Se seu protegido for atacado, ele irá disparar contra o atacante a fim de facilitar as manobras defensivas do protegido. Assim, a técnica permite que o arqueiro aplique penalidades iguais ao nível em Resguardar nas colunas de ataque utilizadas contra seu protegido. A técnica só funciona contra 1 atacante de seu protegido e o arqueiro precisa ter o agressor em sua linha de visão para Resguardar funcionar. A especialização permite que o arqueiro distribua suas penalidades em quantos agressores do protegido ele desejar, mas a soma das penalidades não pode ser superior ao dobro do nível na técnica.


Na minha opinião o problema é o mesmo de sempre: a possibilidade infinita de acúmulo de técnicas. Não há até aqui nenhuma demonstração de como isso pode influenciar no combate.
Ajude no desenvolvimento do Livro de Criaturas. Assuma uma tarefa e participe!
#13 Azurius Enviado : 15/06/17 11:07
Pessoal que tá comentando aqui, vou pedir a gentileza de ajudar na finalização dessa tarefa aqui http://tagmar.com.br/forum/default.aspx?g=posts&m=105047#post105047

Abração.
#14 RenatoCardos Enviado : 15/06/17 11:12
Fabio. O 28 de dano é que o PJ que exemplifiquei tem força 4.

Quanto a sua afirmação "Todas as técnicas devem trazer uma melhora ao guerreiro em relação ao personagem que não esteja usando técnicas", é uma reclamação que venho fazendo. Se uma técnica pode ser usada a qualquer momento, sem testes e sem penalidades ela então não apresenta risco, e aí vira default. O PJ vai usar o tempo todo e transforma a técnica num simples bônus fixo. Aí junte com outras tecnicas semelhante e vc tera um personagem bobado.

Brutalizar: uma sugestão é que quando o PJ tirasse branco, na próxima rodada ele continua a perder as colunas mas não ganha o bonus extra.

Intimidar: Uma sugestão é caso o oponente passe no teste o PJ perde 5 de EH e ele não pode usar mais a técnica no oponente. Este é um fator risco, já que o PJ não sabe o valor da moral do oponente. Outra sugestão. Caso alguém seja intimidado e não possua EH, fica aterrorizado (ficando paralisado ou sai correndo de medo, o mestre decide).
#15 Marcelo_Rodrigues Enviado : 16/06/17 08:23
Pessoal,

ainda não terminei de ler tudo e em breve vou comentar algumas outras ainda não citadas.

Mas queria dizer que está ótimo a participação de todos aqui. Continuem postando comentários, mas façam como o Fabio, Renato e o Zetagmar. Deem SEMPRE uma sugestão de melhoria. Não é produtivo criticar sem dar uma sugestão para corrigir o problema.
#16 Marcelo_Rodrigues Enviado : 19/06/17 17:13
Vamos as minhas observações sobre algumas técnicas não citadas ainda.

Defletir Ataque
Esta meio complicado. Outro ponto é uma dúvida: pode defletir armas de corpo-a-corpo? Se sim tem que ser alguém ao lado do oponente, correto? Se sim, isto não está claro. Se puder defletir armas de arremeço e flechas e meio forçação defletir para qualquer direção.

Expectativa
Está overpower porque pode ser combinado com outras técnicas e fará pular fácil 10 colunas de ataque. Por mim retirava esta técnica já que só serve para dar bônus extra e não tem penalidades, quadro de rolagem ou qualquer outras situação interessante.

Força Interior
As penalidades são muito fracas perto da vantagem de dobrar bonus de força. De novo pode servir apenas para bombar já que as penalidades após o combate são inúteis já que boa parte das vezes só há um combate em um dia. Sugiro que o teste seja antes e que se der branco ou verde ele não ganha e fica com as penalidades.

Golpe Letal
Também apenas uma técnica que só soma dano. Não tem penalidades, quadro de rolagem ou qualquer outras situação interessante. Sugiro inverter a especialização com a mecânica normal e reduzir o o dano pela metade.

Postura Defensiva
Também apenas uma técnica que só da bonus. Não tem penalidades, quadro de rolagem ou qualquer outras situação que a torne interessante. Minha sugestão é eliminar ou reescrever colocando algo mais interessante que apenas dar bônus. Talvez um quadro de rolagens com penalidades para branco ou verde.
#17 Azurius Enviado : 22/06/17 16:28
A tarefa especialização já tá pronta pra votar Marcelo.

Tô olhando os comentários dos senhores, e tô gostando da participação, assim que eu observar que já tiver terminado as sugestões eu começo a discutir ponto por ponto

Abraço.
#18 Marcelo_Rodrigues Enviado : 26/06/17 13:24
Azurius,

não há nenhuma impedimento para prosseguir esta tarefa, por isto estou aqui postando um aviso final:

Caso você não prossiga imediatamente com a tarefa estarei repassando ela para outra pessoa.
#19 Azurius Enviado : 26/06/17 23:00
Dei uma editada no verbete e tentei acomodar um pouco de cada sugestão que foi dada. Espero ter chego a um denominador comum.

Abraços
#20 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/06/17 07:39
Pessoal,

o Azurius fez uma atualização. Quem quiser ver as mudanças basta consultar aqui:

http://tagmar.com.br/wik...sion1=26&Version2=17
#21 Rywv Enviado : 27/06/17 14:48
zetagmar escreveu:
5.4.4-14 Combate com Arco

Leia o resto do texto...
Efeito: Esta técnica permite ao combatente efetuar disparos em um combate corpo-a-corpo.

Só pelo enunciado a técnica em si é deveras perigosa e mortal. Acredito que a abordagem deva conter alguns outros critérios a serem considerados.
Em um combate corpo-a-corpo a proximidade é tudo e o disparo de uma arma de projétil a "queima roupa" deveria ser considerado com um dano triplicado. É claro que um arco que não perfura uma armadura de aço, não vai continuar furando a queima roupa, mas quando houver a possibilidade de perfurar a armadura, a queima roupa o dano deve ser maior ou então a impossibilidade do adversário efetuar a ação naquela rodada, já que o impacto da flecha é muito grande impulsionando-o para trás.
O agravante contudo para o arqueiro é que no combate corpo-a-corpo o arco pode ser danificado facilmente, o que neste caso, ele na rodada seguinte perde a funcionalidade, não sendo possível efetuar disparo, pois a corda ou a estrutura do arco se encontra danificada, o que por fim o transforma em um simples porrete ou vara.

Acho que poderia realmente oferecer bonus, mas nao de dano e sim de coluna.

RenatoCardos escreveu:

Animosidade
Leia o resto do texto...
Está muito apelona. Em todo inicio de combate dará uma grande quantidade de EH. Um personagem nivel 10 terá +20 de EH. Como boa parte das vezes há apenas 1 combate por dia, isto acabará por funcionar como uma "armadura". Minha sugestão é colocar um rolamento de acordo com a situação. Um combate contra os esqueletos não é o mesmo que o combate o grande chefão de fase.
Mais uma problema: em uma versão mais antiga esta técnica tinha limite diário. Achava melhor recolocar.

Rolagem ficaria mto esquisito, imagina tu tirar um numero alto combatendo um dragão mas quando fosse lutar contra um lobo tirasse um numeor horrivel, complicado.
Um dia no jogo pode se equivalente a varias sessões de jogo, logo pode ter varios combates no mesmo dia por esse motivo eu acho que deveria voltar o limite diario.
Citação:
Brutalizar Na prática a troca das colunas pelos danos será sempre vantajoso
Leia o resto do texto...
. Exemplo: Um guerreiro na coluna 10 faz em média 50% e na coluna 0 faz 29%. A perda é de 21%. Se ele tiver usando uma montante com força 4. Teremos 21% de 28 que dá 3,3. Só que ele somou 10 no dano. Ou seja será sempre vantagem retirar coluna para dar dano. A especialização então nem se fala. O +10 vai virar +20 toda rodada!

Sinceramente eu me perdi nos seus cálculos, mas ele só vai pode trocar 10 colunas se ele for nivel 10 e tiver 10 pontos no grupo CPE/tecnica Brutalizar, ele nunca vai usar o bonus de coluna que ele recebe da agilidade/força.
Citação:
Golpe Letal Na prática na média soma metade da tecnica a cada rodada. É como dar uma espada +5 para um guerreiro nivel 10. Não há nenhuma penalidade. O personagem vai usar sempre. Sugestão é inverter o efeito da especialização com a da tecnica sem especialização e diminuir o bonus a metade. Assim poderia tirar também a intermitencia.

Tirar intermitencia é igual a da bonus infinito pro jogador.
Citação:
Retalhar Na pratica aumenta em 50% já que tem a intermitencia. A especialização vai dar ao guerreiro nivel dez uma espada +10. Muito apelona esta. Esta bem mais poderosa que Golpe Duplo.

Aqui eu acho que a especialização poderia da um bonus equivalente a metade do total, acho que reduziria bastante o poder.

Fábio_CM escreveu:
Golpe Letal. Está muito forte. A sugestão do Renato é boa: permitir que o dano excedente da EH atinja a EF já é um grande benefício, especialmente sem custos. O dano que ignora a EH poderia ser no máximo igual ao nível na técnica.

Acho que ficaria legal.
Citação:
Resguardar.
Leia o resto do texto...
Um pouco confusa e fraca. Minha sugestão: O arqueiro abdica de seus ataques nesta rodada e deve escolher um alvo para ser seu protegido. Se seu protegido for atacado, ele irá disparar contra o atacante a fim de facilitar as manobras defensivas do protegido. Assim, a técnica permite que o arqueiro aplique penalidades iguais ao nível em Resguardar nas colunas de ataque utilizadas contra seu protegido. A técnica só funciona contra 1 atacante de seu protegido e o arqueiro precisa ter o agressor em sua linha de visão para Resguardar funcionar. A especialização permite que o arqueiro distribua suas penalidades em quantos agressores do protegido ele desejar, mas a soma das penalidades não pode ser superior ao dobro do nível na técnica.

Gostei, ficou bem mais parecida com as tecnicas defensivas.
Citação:
Na minha opinião o problema é o mesmo de sempre: a possibilidade infinita de acúmulo de técnicas. Não há até aqui nenhuma demonstração de como isso pode influenciar no combate.

Tenho uma sugestão para resolver isso. As tecnicas poderiam ser divididas em grupos, dessa forma tecnicas do mesmo grupo não poderia se usadas juntas, exemplo:


Bonus de dano:
Brutalizar, golpe letal...

Bonus de coluna:
Contra-Ataque, Pressionar o Oponente ...

Posturas de combate:
Postura Ofensiva, Postura Defensiva , Imprevisibilidade, Posicionamento...

Multiplos ataques:
Disparo Rápido, Flechadas Múltiplas, Ambidestria, Retalhar, Golpe Duplo, Golpe Giratório...

Tecnicas defensivas:
Desviar, Aparar, Resguardar, Combate com Escudo..
----
Uma coisa que gostaria de comentar é que quando vc COMPRA algo ele nao deveria te trazer maleficio e se o fizer não deveria ser equivalente aos beneficios. Entao gastar o seu mais precioso recurso pra comprar algo que tem beneficio/maleficio equivalente é mto zoado, as tecnicas antigas eram ruins por causa disso.

As tecnicas precisam ser balanceadas, tem que ter um poder razoavel e não ser overpower ou te trazer um puta de um prejuizo só pq vc ta usando elas.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#22 Rywv Enviado : 27/06/17 14:54
Brutalizar
causado, entretanto, caso erre, o ataque posterior ao uso da técnica receberá a mema quantidade de redutores; o efeito dos redutores perdura até o próximo ataque ou até a próxima rodada.
Não tem sentido, a penalidade da tecnica ja é a perda de coluna no proprio ataque, pq deveria prejudicar o proximo ataque?
O que deveria ser nerfado é a especialização e não a mecanica basica da tecnica.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#23 RenatoCardos Enviado : 28/06/17 08:36
Li o texto e vi que há varias coisas que não foram atualizadas então vou repostar as que acredito que ainda precisem de alteração.

Ajustar Disparo texto não alterado. O que seria "anulado completamente um ataque seu"? Está dúbio. Merece uma explicação melhor

Animosidade Melhorou com a reinclusão do limite diário, mas como boa parte das vezes há apenas 1 combate por dia, isto acabará por funcionar como uma "absorção" , similar a várias magias de proteção, só que não há karma a ser gasto! Minha sugestão é colocar um rolamento de acordo com a situação. Um combate contra os esqueletos não é o mesmo que o combate o grande chefão de fase. O problema da técnica é que ele vai ser usado sempre, o que transforma apenas num bonus fixo.


Brutalizar Melhorou muito com a reinclusão da penalidade por erro. Aqui vai uma melhoria apenas no texto.

"entretanto, caso erre, na próxima rodada o personagem não poderá usar a técnica e receberá a mesma quantidade de redução de colunas que ele usou no ataque que ele errou.

Centaurizar Continuo com a dúvida pois na frase "Especialistas nesta técnica conseguem dobrar os benefícios recebidos pela técnica." O que seria "os benefícios"? Há mais de um. Achava bom explicar melhor.

Golpe Letal Ficou bom, mas o texto diz "O dano excedente não pode ultrapassar o total nesta técnica." O que acontece se for maior? Exemplo. O PJ com nivel 10 na tecnica faz um ataque e dá 20 de dano que somado coma metade dá 25 de dano. Mas o oponente só tinha EH = 10, logo ele zera a EH e no lugar de dar 15 de dano na EF dará 5.

É isso? se for, recomendava por este exemplo.

Inibir Ataque Continuo sem alteração e continuo com dúvida. Como funciona isso se o oponente é que atacou primeiro? Vale para o proximo? E para as rodadas seguintes também? Não entendi isto.

Intimidar melhorou um pouquinho, mas continua parecendo uma magia. Falhe no teste ou perca muita EH. Um guerreiro nivel 10 vai dar 20 dano na EH. Continua apelona. Uma sugestão é que se ele falhe ele é que fica intimidado e recebe uns redutores. A ideia aqui é que o guerreiro vai ter que escolher quem ele acredita que seja "intimidável".

OBS: era bom deixar claro que não se pode intimidar mortos vivos, demonios e todas as demais criaturas imunes a medo ou a controle mental. Também acredito que não é possível intimidar criaturas irracionais correto?

Pressionar o Oponente Continua inalterada. É uma tecnica de dar bonus e mais nada. Na média isto dará uma arma +3 coluna para o guerreiro. Eu retiraria ela ou reformularia para algo mais útil que apenas dar bonus. Brick wall

Retalhar Continua inalterada. Na pratica aumenta em 50% o dano do personagem já que tem a intermitencia. Muito apelona esta. Esta bem mais poderosa que Golpe Duplo. Eu retiraria ela ou reformularia para algo mais útil que apenas dar um ataque extra. Se somar com golpe duplo... já viu o que vai dar né? Brick wall Brick wall Brick wall

#24 Fábio_CM Enviado : 28/06/17 09:34
Primeiro sobre alguns levantamentos que eu já havia feito:

Atirar em movimento não está na lista de descrição, mas está na tabela inicial.
Golpe Letal já está melhor. Ainda é mais poderosa do que o ideal, mas nenhum grande exagero.
Pressionar o oponente. Está confusa. A vítima da técnica fica em situação desfavorável ou não? Isso é importante. Por exemplo, outro personagem poderia explorar a técnica utilizada pelo guerreiro e lançar um Ataque Oportuno contra a vítima de um Pressionar Oponente?
Resguardar. Um pouco confusa e fraca. Minha sugestão: O arqueiro abdica de seus ataques nesta rodada e deve escolher um alvo para ser seu protegido. Se seu protegido for atacado, ele irá disparar contra o atacante a fim de facilitar as manobras defensivas do protegido. Assim, a técnica permite que o arqueiro aplique penalidades iguais ao nível em Resguardar nas colunas de ataque utilizadas contra seu protegido. A técnica só funciona contra 1 atacante de seu protegido e o arqueiro precisa ter o agressor em sua linha de visão para Resguardar funcionar. A especialização permite que o arqueiro distribua suas penalidades em quantos agressores do protegido ele desejar, mas a soma das penalidades não pode ser superior ao dobro do nível na técnica.



RenatoCardos escreveu:
Animosidade Melhorou com a reinclusão do limite diário, mas como boa parte das vezes há apenas 1 combate por dia, isto acabará por funcionar como uma "absorção" , similar a várias magias de proteção, só que não há karma a ser gasto! Minha sugestão é colocar um rolamento de acordo com a situação. Um combate contra os esqueletos não é o mesmo que o combate o grande chefão de fase. O problema da técnica é que ele vai ser usado sempre, o que transforma apenas num bonus fixo.

O "boa parte das vezes" já justifica a técnica. Uma magia não tem essa restrição, que pode causar a morte de um personagem. Afinal, os jogadores não sabem se aquele será ou não o único combate, e portanto nunca saberão se é o momento de usar a técnica.

Apenas acho que a "iminência de um combate" deve ser mais bem trabalhada. O cara que se enfia em uma dungeon está sempre na iminência de um combater, mas isso não deve ser suficiente para manter a técnica ativa.

Rywv escreveu:
Brutalizar
causado, entretanto, caso erre, o ataque posterior ao uso da técnica receberá a mesma quantidade de redutores; o efeito dos redutores perdura até o próximo ataque ou até a próxima rodada.
Não tem sentido, a penalidade da tecnica ja é a perda de coluna no proprio ataque, pq deveria prejudicar o proximo ataque?
O que deveria ser nerfado é a especialização e não a mecanica basica da tecnica.

Concordo com o Rywv. A técnica já apresenta um problema, não há porque penalizá-la duplamente. Só algumas observações:
• A especialização a deixa muito poderosa.
• Os conceitos de "errar" devem ser claros com um "branco ou verde" escrito do lado, ou ainda um "75% ou menos de dano na EH".

Golpe letal é mais uma técnica que soma o dano, assim como o brutalizar. As combinações é que são o problema.

RenatoCardos escreveu:
Intimidar melhorou um pouquinho, mas continua parecendo uma magia. Falhe no teste ou perca muita EH. Um guerreiro nivel 10 vai dar 20 dano na EH. Continua apelona. Uma sugestão é que se ele falhe ele é que fica intimidado e recebe uns redutores. A ideia aqui é que o guerreiro vai ter que escolher quem ele acredita que seja "intimidável"

Eu já disse acima, mas repito: não vejo problema nesta técnica.
Também não vejo razão para ela não funcionar contra criaturas irracionais ou imunes ao controle mental. O efeito deveria ser nulo apenas contra criaturas imunes a efeitos de moral (como alguns mortos-vivos).

RenatoCardos escreveu:
Pressionar o Oponente Continua inalterada. É uma tecnica de dar bonus e mais nada. Na média isto dará uma arma +3 coluna para o guerreiro. Eu retiraria ela ou reformularia para algo mais útil que apenas dar bonus

É mesmo uma técnica muito simples, mas eu enxergo outro problema: a dupla rolagem. Eu acho que o resultado do ataque já deveria apresentar os bônus, e não obrigar o personagem a fazer outro lançamento de dados, retardando ainda mais o combate.
Uma sugestão seria que, em vez de conceder colunas, a técnica reduzisse a VB do oponente ou lhe concedesse penalidade de movimento (mais agressiva), expressando que ele está "pressionado" e não consegue se mover da mesma forma.

RenatoCardos escreveu:
Retalhar Continua inalterada. Na pratica aumenta em 50% o dano do personagem já que tem a intermitencia. Muito apelona esta. Esta bem mais poderosa que Golpe Duplo. Eu retiraria ela ou reformularia para algo mais útil que apenas dar um ataque extra. Se somar com golpe duplo... já viu o que vai dar né?

Renato, acho que você não entendeu a técnica.

O PJ deve efetuar uma única rolagem para os dois ataques.

As técnicas defensivas Aparar, Combate com Escudo, Defletir Ataque e Desviar, caso sejam usadas contra esta técnica, receberão redução em suas colunas de resolução igual ao total nesta técnica. A redução não pode levar as colunas das técnicas a colunas negativas e não permite que outros se beneficiem desta redução.


Retalhar funciona apenas para reduzir a eficiência de técnicas de defesa. A especialização que não é muito interessante.
Ajude no desenvolvimento do Livro de Criaturas. Assuma uma tarefa e participe!
#25 Azurius Enviado : 28/06/17 11:42
Pessoal, vamos ajustar sim.
Só que eu preciso que vocês deem sugestões sobre qual melhoria pra que possamos discutir até que cheguemos em um denominador comum.

Só as críticas não estão sendo suficientes pra embalar a revisão do trabalho.

No aguardo.
#26 RenatoCardos Enviado : 28/06/17 12:03
O problema do brutalizar era que é uma enorme vantagem tirar 1 da caluna e colocar 1 no dano.

Imaginem o seguinte. um guerreiro nivel 10 ataca alguem na coluna 15. Ai ele decide usar a tecnica e tirar 10 colunas. Assim ele atacará na coluna 5 com + 10 de dano. Só que coluna 5 com +10 de dano é muito melhor que coluna 15 sem este +10 de dano.

Segundo a planilha que o Marcelo me enviou, na coluna 5 o dano médio é 40% e se for uma arma de dano 20 vai dar 8 de dano.

Na coluna 15 o dano médio é 64% que para uma arma de dano 20 vai dar perto de 13 de dano.

Assim com a técnica dar na coluna 5 um total de 18 (8+10) que é bem melhor que 13. E quando o cara especializar aí dobra e no lugar de +10 ele vai ganhar +20!

Esta tecnica é muito boa e dá um baita dano extra. Devia ter uma condição a ser cumprida como é o caso de varias outras como Ataque Oportuno. Se deixar como estava o cara vai usar sempre, toda santa rodada!

Sugestão: esquece esta penalidade que eu tinha sugerido e coloca que ela tem restrição de uso de uma vez por combate por oponente.
#27 Marcelo_Rodrigues Enviado : 28/06/17 17:02
Uma ideia alternativa para Brutalizar: todo vez que o personagem acertar a 1ª vez a EF de um oponente ele pode potencializar o seu golpe (girando com força a arma) somando a metade do nível a técnica ao dano (sem perder colunas!). Seria uma coisa meio que torcer a arma dentro do ferimento para aumentar o dano. Muito Feliz

Especialistas somam 1 por nível na técnica no lugar de 1/2.

A ideia por traz desta mudança é teremos uma condição especifica para o uso. E não uma coisa que vai ser usada sempre.

#28 Azurius Enviado : 28/06/17 23:07
Vou pedir duas coisas aos senhores, que postem as sugestões e que tenham paciência pra minha resposta.
To atolado de prova, amanhã faça uma e sexta faço a outra e ai terminam as minhas P2. Na semana seguinte tenho 17 provas pra fazer.

Vou olhar tudo que vocês postarem e vou tentar uma abordagem diferente. Nós vamos discutir as melhoras ponto-a-ponto. Vou anotar todas as sugestões e aí nós vamos uma por uma debatendo os motivos e as consequências. Assim acredito que não vamos precisar de duas opções pra votação e vamos poder ouvir todos os pontos de vista.

Vlw aí, abraço.
#29 Rywv Enviado : 01/07/17 23:17
Li todas as tecnicas com mta calma e tentei analisar todos os pontos, e essas são as minhas observações.

Ajustar Disparo
Seria melhor trocar o "um alvo" por " uma rolagem de ataque".

Animosidade
1°obs: Deveria deixar claro se o dano recebido sera reduzido primeiramente do bonus de Animosidade ou da EH do usuario.
2°obs: Pelo o que entendi mesmo que a EH de Animosidade for zerada, ela vai ser restaurada para o proximo combate, e isso é mto forte. Sugiro que ele só possa usar o que sobrou do combate anterior, isso para combates que ocorrerem no mesmo dia.

Brutalizar
1°obs: Esse trecho não faz sentido na tecnica.", entretanto, caso erre, o ataque posterior ao uso da técnica receberá a mema quantidade de redutores; o efeito dos redutores perdura até o próximo ataque ou até a próxima rodada."
2°obs: A especialização é mto forte, acredito que se mudar pra algo como "1/3 do total convertido em bonus de dano" ja estaria bom.

Carga Montada
"Somasse o seu total desta técnica nas colunas de ataque de ambos."
Não deveria beneficiar a montaria.

Centaurizar(que nome feio)
1°obs: "e um bônus de mais três em suas colunas de ataque e em seu dano."
A tecnica parece um misto de animosidade com furia, ta bem estranho alem de um pouco forte. Minha sugestão é trocar esse bonus de coluna e dano por "a montaria recebe 1/3 do total dessa tecnica como coluna de ataque" dessa forma o jogador é obrigado a nutrir essa tenica em vez de receber bonus de graça.

2°obs: A especialização tbm ta bem forte, acredito que ela poderia funcionar exatamente igual a Animosidade.

Combate com Arco
A tecnica é mto simples e quase sem utilidade, acho que poderia adicionar algo nela, tipo "1/3 do total em coluna de ataque".

Defletir Ataque
"irá usar esta técnica em conjunto com alguma técnica defensiva"
Não tem uso em conjunto, vc só usa a tecnica defensiva caso vc falhe em redirecionar o ataque e isso deixa essa tecnica mto forte. Sugiro que seja necessario bloquear totalmente ou parcialmente o ataque com algum tecnica defensiva pra ai sim o usuario realizar o teste de redirecionar o ataque. Outra coisa é que deveria ter um perda de dano quando se redirecionar o ataque, algo como 25%.

Desequilibrar
Ta ok.

Direcionamento
Ta ok.

Estilhaçar
1°obs: "Esta técnica deve ser usada com um ataque ou com as técnicas Aparar e Combate com Escudo."
Acho que deveria deixar claro se é um ataque normal ou se é um ataque que esteja usando golpe letal.

2°obs: Outra coisa é que armas normais não deveria prejudicar armas magicas, acho bem zoado isso.

Expectativa
Pelo conjunto de tecnicas do cavaleiro é estranho ele ter um tecnica que aumenta coluna de ataque, acho que essa tecnica deveria aumentar as colunas de tecnicas defensivas, é mais compativel com o cavaleiro. Outra coisa, retrucar com o escudo ja é forte, imagina retrucar com a arma, é surreal.

Explorar Fraqueza
Como disse antes acho estranho o cavaleiro ter tecnica que aumenta coluna de ataque, mas por conta do contexto da tecnica me parece adequada para ele, ja que pode beneficiar o grupo.

Flechadas Múltiplas
Apesar de achar a especialização dessa tecnica bem ruinzinha, acho que a tecnica ta ok.

Força Interior
A tecnica é bem forte, tanto a mecanica quanto a especialização. Minha sugestão para essa tecnica seria trocar "2 pontos de dano por ponto de força" para "1 ponto de dano EXTRA para cada 2 pontos de força", e trocar a especialização para algo que anule o efeito negativo gerado pelo uso da tecnica, ou pelo menos que corte o efeito negativo pela metade.

Fúria
A especialização ta bem forte.

Golpe Giratório
Ta ok.

Golpe Letal
Eu naõ entendi o pq de ter trocado as coisa de lugar, mas pra mim ela ainda ta ok.

Inibir Ataque
É melhor trocar o "até a próxima rodada" por "até o final dessa rodada", deixa mais claro que só funciona nessa rodada.

Intimidar
Acho que ta tirando mto EH dos oponentes, sugiro tirar o "2x" e deixar só "total na tecnica", outra coisa é que o valor da iniciativa perdida não deveria ser um valor fixo, e sim uma fração do total da tecnica, algo com 1/3 ou 1/4.
Sempre achei que essa tecnica deveria ter virado habilidade, mas tem gente que gosta ne.

Mira
Ta ok.

Posicionamento
Acho que deveria dizer que o usuario tbm não é capaz de atacar os oponentes impedidos, só pra evitar macetes.

Postura Defensiva
1°obs: Sugiro que o valor somado na defesa ativa seja metade da percepção arredondado para baixo.

2°obs: Mover esse trecho da mecanica para a especialização "Enquanto postura defensiva estiver ativa, qualquer outra técnica defensiva utilizada que possuir o mesmo nível ou menor que esta técnica recebe (1) nível em suas rolagens." e remover a especialização atual.

Acho que isso é suficiente pra ajustar a tecnica, pq a atual é mto forte.

Postura Ofensiva
Ta ok.

Pressionar o Oponente
Acho que a tecnica ta um pouco forte, seria melhor trocar o 50% da mecanica por 75% e colocar na especialização que o 75% passa a ser 50%.

Resguardar
Eu gostei mto da mecanica que o fabio tinha sugerido, acredito que ficaria mto melhor.

Retalhar
Gostei mto da tecnica, a mecanica é bem legal. Só não gostei da especialização, ela é mto forte e fogue da ideia original da tecnica que é quebrar as tecnicas defensivas. Se for pra manter essa especialização o usuario deveria receber só 1/3 do total na tecnica como bonus de coluna de ataque e deveria perder o beneficio de reduzir as rolagens defensivas do oponente.

Ricochetear
O jogador não tem nenhum motivo ou obrigação de nutrir essa tecnica, sugiro adicionar algo como Imperícia.

Sangramento
Sinceramente não sei mto bem oque achar dessa tecnica.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#30 Rywv Enviado : 01/07/17 23:31
RenatoCardos escreveu:
O problema do brutalizar era que é uma enorme vantagem tirar 1 da caluna e colocar 1 no dano.

Imaginem o seguinte. um guerreiro nivel 10 ataca alguem na coluna 15. Ai ele decide usar a tecnica e tirar 10 colunas. Assim ele atacará na coluna 5 com + 10 de dano. Só que coluna 5 com +10 de dano é muito melhor que coluna 15 sem este +10 de dano.

Segundo a planilha que o Marcelo me enviou, na coluna 5 o dano médio é 40% e se for uma arma de dano 20 vai dar 8 de dano.

Na coluna 15 o dano médio é 64% que para uma arma de dano 20 vai dar perto de 13 de dano.

Assim com a técnica dar na coluna 5 um total de 18 (8+10) que é bem melhor que 13. E quando o cara especializar aí dobra e no lugar de +10 ele vai ganhar +20!

Esta tecnica é muito boa e dá um baita dano extra. Devia ter uma condição a ser cumprida como é o caso de varias outras como Ataque Oportuno. Se deixar como estava o cara vai usar sempre, toda santa rodada!

Sugestão: esquece esta penalidade que eu tinha sugerido e coloca que ela tem restrição de uso de uma vez por combate por oponente.

Vc realmente acha que o cara ter +5 de dano no nivel 10 é mto forte???O.o
Tirando que enquanto ele ataca na coluna 15 ele só falha se tirar 1 no dado de 20 faces, ja na coluna 5 ele falha se tirar algo entre 1 e 6.
Ele troca a chance de falha de 1 em 20 para 6 em 20 pelo aumento de dano, ele perde 1/4 do dado fazendo isso.

Aqui ta a tabela pra quem quiser confirmar.
Leia o resto do texto...
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
Usuários visualizando este tópico
Guest
3 Páginas 123>
Ir para o Fórum  
Você não pode adicionar novos tópicos neste fórum.
Você não pode responder a tópicos deste fórum.
Você não pode excluir suas participações deste fórum.
Você não pode editar suas participações neste fórum.
Você não pode criar enquetes neste fórum.
Você não pode votar em enquetes neste fórum.

YAFPro Theme Created by Jaben Cargman (Tiny Gecko)
Powered by YAF | YAF © 2003-2009, Yet Another Forum.NET