Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Regras para Nomes no Projeto Tagmar 2 Opções
#1 Rywv Enviado : 28/08/16 19:14
Edição da Coordenação: este tópico tinha o nome de "W, Y e K" e estava na seção "Off-Topic". Ele foi respondido pela coordenação, foi renomeado e movido para este novo local. Por favor, vejam a resposta no último post para poder compreender os motivos da "Regras para Nomes"

Abaixo segue postagens originais.

Nome do Personagem
O Tagmar é um RPG brasileiro e valoriza nossa língua. Por isto devem-se evitar grafias que não existem no português, desta forma não use as letras Y, W, bem como palavras terminadas em N (use M no lugar). Fonemas inexistentes no português tais como TH, PH, SH, GH, SW, SC, TW não devem ser usados. Letras dobradas tais como TT, LL e a letra K, são toleradas, mas devem ser usadas com parcimônia.
O ideal é a criação de nomes originais, evitando-se nomes comuns do português (João, Maria, Pedro) e de outras línguas (Piere, John, Paolo, Boris, Xang...). Os nomes em Tagmar devem ser neutros não devendo soar como qualquer língua existente.
Após a escolha do nome do personagem, deve-se então anotá-lo na ficha.

http://www.tagmar2.com.b...e=Regras%20para%20nomes

Um tempo atras quando estava cogitando a ideia de colocar Claymore na tabela fui barrado por causa dessa regra, então deixei de lado mas agora me deparei com o seguinte.

A partir da nova regra ortográfica, o alfabeto brasileiro ganha mais três letras, passando de 23 para 26 letras no total. Foram incluídos o K, o W e o Y.
Fonte
http://guiadoestudante.a...fico-k-w-y-625131.shtml
http://portal.mec.gov.br.../acordo_ortografico.pdf

Acho que ja ta mais do que na hora de revisar essa regra.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#2 Fábio_CM Enviado : 28/08/16 20:57
É verdade, é preciso rever essa norma.

Se não me engano, essas letras entraram sobre alguma condição, que acho que era apenas para serem usadas em palavras "aportuguesadas".

Qual é o som oficial do y em português? O mesmo do i?
Ajude no desenvolvimento do Livro de Criaturas. Assuma uma tarefa e participe!
#3 Rywv Enviado : 28/08/16 21:12
Fábio_CM escreveu:
É verdade, é preciso rever essa norma.

Se não me engano, essas letras entraram sobre alguma condição, que acho que era apenas para serem usadas em palavras "aportuguesadas".

Qual é o som oficial do y em português? O mesmo do i?

Ipsilon mesmo, isso ta no segundo link.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#4 HelenaLino Enviado : 29/08/16 16:56
A questão dos fonemas que hoje não são permitidos, também é algo interessante a adicionar.
#5 samuel.azevedo Enviado : 29/08/16 17:55
#6 Azurius Enviado : 29/08/16 22:33
Bem observado, cadê nosso amigo Marcelo Rodrigues pra se posicionar a respeito?
#7 Rywv Enviado : 31/08/16 20:23
Azurius escreveu:
Bem observado, cadê nosso amigo Marcelo Rodrigues pra se posicionar a respeito?

Tbm queria saber.
Gar,"O Louco"
#8 samuel.azevedo Enviado : 31/08/16 21:33
Um detalhe interessante: os fonemas e encontros consonantais da palavra BANKDI fazem parte da língua portuguesa?
#9 Max_Sovat Enviado : 07/09/16 20:51
Tagmar também é bem português... rsrs
A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#10 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/09/16 22:47
Srs,

esta não é a primeira e nem a segunda que tenho de explicar os motivos da Regras para Nomes, mas com certeza será a ultima.

Primeiro vamos a regra em sí:

Citação:
O Tagmar é um RPG brasileiro e valoriza nossa língua. Por isto devem-se evitar grafias que não existem no português, desta forma:

Não use as letras Y, W, bem como palavras terminadas em N (use M no lugar).

Fonemas inexistentes no português tais como TH, PH, GH, SH, DH não devem ser usados.

Letras dobradas tais como TT, LL e a letra K, são toleradas, mas devem ser usadas com parcimônia.

O ideal é a criação de nomes originais, evitando-se nomes comuns do português (João, Maria, Pedro) e de outras línguas (Piere, John, Paolo, Boris, Xang...).

Os nomes em Tagmar devem ser neutros não devendo soar como qualquer língua existente.

segundo, é importante entender que é uma regra aplicada ao projeto todo. Vale para ambientação, regras, criaturas, romances, TagmarPedia e a tudo que é gerado pelo Projeto Tagmar 2.

Terceiro, os motivos pelos quais foram criadas (já faz um bom tempo):

Quando estávamos fazendo a expansão da ambientação foi que esta regra surgiu. Ela se destinava a impedir o anglicismo, que são as palavras de origem inglesa, mas foi ampliada para outras línguas, inclusive há uma restrição para nossa nossa própria língua (momes latinos). O bloqueio do W e Y e dos fonemas que não existem no portugues (PH, TH, WR) foi para impedir que estas palavras de outras línguas entrassem no nosso RPG. Não tem nada a ver se a letra está ou não no português. Tem a ver com o 'complexo do vira lata' e da enorme mania em valorizar termos estrangeiros... Dá dó ver os anúncios divulgarem 'delivery' no lugar de 'entrega a domicílio' (sem crase srsrsrsrs). Feliz

Foi com esta determinação que revisamos todo o Livro do O Império que estva lotado de termos em árabes e foi assim que o Imiryl Pé Grande virou Imiril Pé Grande. Muitos outros nomes do Tagmar 1 foram ajustados com esta base. Sei que há alguns nomes que escaparam, mas vamos aproveitar esta nossa revisão do Tagmar 2.4 para terminar de sanar isto.

Como a regra diz 'Os nomes em Tagmar devem ser neutros não devendo soar como qualquer língua existente'. O nome do nosso RPG é assim, não tem origem e não parece com nenhuma língua, nem com o nosso próprio português.

Bem... como disse esta é a ultima vez que explico isto.

Por enquanto não está previsto mudar esta regra que se aplica ao projeto todo.

abraços a todos,

Marcelo Rodrigues
Coordenador Geral do Projeto Tagmar 2

OBS: Estou trancando este tópico e movendo ele para para um local mais apropriado para que todos possam saber.

Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum