Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Forma de distribuição de experiência (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 8 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

2 Páginas 12>
VII.1 - Forma de distribuição de experiência Opções
#1 Samyaza Enviado : 09/05/16 18:05
O objetivo deste tópico é revisar a forma de distribuição de experiência.

Forma de distribuição de experiência

Acessem o verbete pelo link acima. Critiquem, dêem sugestões.

OBS: Façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto.
#2 Samyaza Enviado : 09/05/16 18:10
Essa tarefa está disponível, caso deseje assumi-la, entre em contato com o coordenador de regras para receber as orientações iniciais antes de começar a desenvolver seu trabalho.
#3 Samyaza Enviado : 22/06/16 09:36
Prezados tagmarianos, estou temporariamente trancando todas as tarefas de revisão do Manual de Regras. O motivo disso é simples, estou organizando uma reunião com todos os responsáveis por tarefas que tem por objetivo alinhar a forma de trabalho para que possamos ser mais eficientes e organizados na revisão do Manual de Regras.

Não há necessidade de preocupação com o atraso nas tarefas pois os verbetes continuarão acessíveis para seus responsáveis continuarem seus trabalhos, trancaremos apenas os tópicos para mantermos uma organização.

Data: 25 de junho de 2016
Horário: a partir de 21h00min
Ferramenta: skype ou discord
Pauta:
- Dificuldades da tarefa
- Dependência entre as tarefas
- Ordem de execução das tarefas
- Método de execução das tarefas
- Funções de coordenador e responsável por tarefa

Como explicado, as tarefas ficarão trancadas temporariamente e serão destrancadas no domingo (26 de junho) a partir do que foi deliberado na reunião.
Para evitarmos confusões e um gasto de tempo maior do que o necessário, abaixo deixamos algumas regras de conduta, a fim de que seja um encontro civilizado e não tenha o aspecto de uma assembleia de revolucionários, e também tiramos algumas dúvidas:
1 – O coordenador geral está ciente da reunião, autorizou-a e concorda com tal
2 – Ofensas, cinismo, sarcasmo ou semelhantes serão punidas
3 – A reunião se dará por rodadas tratando de cada item da pauta
4 – A cada rodada o responsável pela tarefa ou coordenador (excetuando o coordenador de regras) terá 5min para falar se assim desejar. Qualquer outro membro poderá participar limitado ao uso do chat
6 – O desrespeito à sequencia ou pertinência dos assuntos será punido
7 – A reunião será gravada a fim de manter a transparência e dirimir dúvidas sobre o que foi deliberado
8 – As deliberações sobre a ordem e o método de execução das tarefas terão vigência a partir do dia 26 de junho, quando serão apresentadas no projeto
9 – As deliberações deverão respeitar as diretrizes do projeto e podem ser ajustadas pelas orientações que o coordenador geral, no exercício dos direitos de sua função, possa apresentar.
10 - Todo responsável pela tarefa deverá ajustar sua forma de trabalho ao que foi deliberado ou será afastado da execução da tarefa.

#4 Sistema Automático Enviado : 01/08/16 13:11
A Terefa foi solicitada pelo usuário marcoelric18
#5 Sistema Automático Enviado : 12/12/16 19:07
A Terefa foi solicitada pelo usuário Nestu
#6 Nestu Enviado : 12/12/16 19:10
Hail Guerreiros.

Acho que solicitei essa tarefa, não sei direito. Alguém pode me ajudar? Como faço ela? Pray

To meio perdido ainda por aqui, mas aprendo rápido! d'oh!
Apthia e Necromus irmãos de sangue e de batalha.
#7 Samyaza Enviado : 13/12/16 00:18
Olá Nestu, bem vindo às tarefas de revisão do Manual de Regras.

A primeira orientação é indicar, caso você ainda não tenha lido as diretrizes, estruturas, organização e procedimentos do projeto. Caso já tenha lido, vamos tratar apenas do objetivo da tarefa:

O objetivo dessa tarefa é revisar a forma como a experiência é distribuída hoje nas regras do Tagmar 2, especificamente esse trecho:

Citação:
"Experiência

Tudo que o seu personagem aprende nas aventuras em que participa é simbolizado pelos pontos de experiência. Este valor começa em zero (o início das aventuras do herói). Conforme o seu desempenho durante a sessão de jogo, o Mestre de logo lhe dará mais ou menos pontos.

O normal é se receber 2 pontos por evento ou fase maior de uma aventura (geralmente, existem de 3 a 6 destas cenas por história jogada). Apesar disto, é possível se receber 1 ou mesmo nenhum ponto de experiência (dependendo da situação), assim como é também possível se receber 3 ou até 4 pontos (sendo este último muito raro).

Vão se somando os pontos recebidos em cada aventura até chegar a um patamar tal que seu personagem sobe um degrau na escala de poder: aumenta um Estágio.

A distribuição dos pontos de experiência é subjetiva, variando de acordo com a situação e o MJ. Por isto, não se espante se um grupo de Estágio 10 não ganhar nenhum ponto de experiência por derrotar meia dúzia de orcos comuns."

Para proceder com esta tarefa você deve, navegar até o verbete referente e editá-lo com sua sugestão de melhoria, sempre ficando atento às observações feitas pelos membros aqui nesse tópico e tentando sempre, da melhor forma, adequar o seu texto à essas sugestões.

Quando você considerar que seu texto está pronto, vc deve me informar, eu faço uma leitura mais detalhada e abro ou não o verbete para votação.

Abraços!
#8 Nestu Enviado : 14/12/16 20:17
Olá Samyaza, onde eu encontro esse lance de diretrizes, estruturas e organização?
#9 Nestu Enviado : 14/12/16 20:22
Guerreiros, tirei um tempo pra analisar um pouco mais a fundo a tabela de experiência e na parte que diz que pode não haver experiência em que o amigo acima citou e gostaria de saber o que vocês acham. Vou deixar minha opinião abaixo também.

Eu acredito que é muito frustrante pra um jogador acabar uma sessão de jogo sem receber experiência. Parece que seu tempo foi infrutífero. Gostaria de saber o que vocês acham a respeito e como fazem em suas mesas.

Agradeço desde já a ajuda de quem puder opinar.
#10 Fábio_CM Enviado : 14/12/16 20:39
Nestu escreveu:
Eu acredito que é muito frustrante pra um jogador acabar uma sessão de jogo sem receber experiência. Parece que seu tempo foi infrutífero. Gostaria de saber o que vocês acham a respeito e como fazem em suas mesas

Concordo com você nesse ponto. É bastante frustrante terminar uma sessão sem receber nada de experiência. Eu tenho alguma dificuldade para distribuir.

Eu acho a forma de distribuição de experiência de Tagmar subjetiva demais. Ela é útil quando você utiliza uma aventura pronta ou bem planejada, mas é de difícil aplicação quando o jogo é mais aberto.

Acho que você poderia dar alguns parâmetros objetivos para os mestres se basearem durante o jogo. Sugestões:
  • A vitória em um combate importante para a história ou sem baixas pode conceder 2 pontos de experiência.
  • Um combate simples e sem baixas ou evitar um combate com o uso de interpretação concede 1 ponto de experiência.
  • Uma cena bem interpretada, mas sem riscos para a saúde ou moral dos personagens pode conceder 1 ponto de experiência.
  • A vitória em um duelo de habilidades pode conceder 1 ou 2 pontos de experiência, dependendo do risco envolvido.

Só sugestões.
  • #11 Azurius Enviado : 15/12/16 10:16
    Esse sistema de xp é bom nos poucos níveis iniciais. Depois vai ficando estranho.

Se eu pudesse dar uma dica que não foge muito do que existe hoje e se acomoda de certa forma com a evolução (me baseando em jogos on-line)

Ao passar de níveis os jogadores enfrentam dificuldades em grande parte do tempo iguais ou maiores que os seus estágios. Poderíamos pensar numa forma de a cada "N" sessões o jogador aumenta o seu nível. (Sempre pensando nesse quisito dificuldade x experiência).
    É a forma mais prática de um mestre manter o controle sobre a experiência dada.

Ex: Estágio 1 (exp total para upar =11) Digamos que o herói demore 3 sessões pra upar, vai dar uma média de 3/4/4 xp

Essa distribuição se enquadra no que eu disse dificuldade x experiência.

Se assumimos que os jogadores fazem um jogo por semana, da pra fazer chegar no nível 10 em cerca de quase 8 meses. O que ao meu ver é um tempo considerável.

Qualquer coisa explico melhor depois.
    #12 samuel.azevedo Enviado : 15/12/16 10:26
    Na minha opinião é interessante, mas acho que cabe ao mestre distribuir a experiência entre as sessões de forma que seu grupo evolua em média dentro de um cronograma.

Jogar três partidas por estágio pode ser pouco para um grupo que joga todo fim de semana. Mas pode ser muito se o grupo se reúne apenas uma vez por mês.
    #13 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/12/16 17:42
    Nestu,

Acho que você pode é dar mais exemplos para o mestre. Talvez até uma tabela.

Se você ver nossas aventuras oficiais você pode ter uma ideia melhor do que complementar olhando para os pontos que são dados nesta aventuras.

Mas gostaria de ressaltar alguns pontos importantes que não recomendo mudanças, pois o "pontos de experiencia" do Tagmar é radicalmente diferente de um certo RPG famoso. Muito Feliz

- No Tagmar não damos pontos por tesouros obtidos

- No Tagmar damos pontos para personagens que tem boas ideias, ações inteligentes e que resolvem enigmas.

- No Tagmar não damos pontos por quantidade de monstros mortos. O que premiamos é por participar de um combate, aí sim damos pontos, sendo que os que arriscam mais (são mais heroicos) devem ganhar mais pontos.

- A pontuação não cresce com o estágio. Ele é fixa por tipo de coisa feita. Se notar a tabela de pontos de experiencia vai espaçando o intervalo entre os estágios, o que que propositalmente vai dificultando a passagem de estágio. Isto foi feito propositalmente para evitar que o personagem suba rápido demais.

#14 Samyaza Enviado : 16/12/16 19:48
    Olá Nestu, vc pode ler mais sobre a organização do projeto aqui.

Sobre como conduzir a tarefa, siga a observação do M.Rodrigues, nada de experiência por inimigo derrotado.

O padrão de distribuição de experiência usado nas aventuras é a divisão por cena, onde cada cena concede um ou mais pontos de experiência, isso impacta diretamente na forma como o narrador estrutura a sua aventura pois "obriga-o" a quebrar os eventos em cenas para fazer a distribuição e muitas vezes essa "quebra" é subjetiva (procure nos arquivos do projeto a campanha A Sombra, na parte de dúvidas, sugestões e comentários há uma distribuição de experiência por cenas. Em outras aventuras do PBF narradores usam outros métodos, compare-os para que vc tenha alguma sugestão).

Caso seja mantido o sistema de distribuição de experiência por cena, a tarefa deverá trazer orientações sobre como o narrador aloca os pontos de experiência na cena, para mim, a melhor forma de fazer isso é o narrador determinando, para cada cena, um ou mais objetivos para uma cena (por exemplo: passar pelas armadilhas do corredor e abrir a porta para chegar ao outro lado; vencer o grupo de orcos que atacou a vila; convencer o regente à seguir a orientação do sacerdote; descobrir qual objeto foi levado do laboratório do alquimista,etc) e que seja dado os pontos por objetivos cumpridos, ainda é possível particionar essa distribuição em "o grupo cumpriu totalmente", o "grupo cumpriu parcialmente".

O maior problema desse sistema é que os jogadores podem "forçar" cenas para ganhar mais pontos, então tem que haver uma orientação que indique ao narrador que ele pode determinar que uma cena não conceda nenhum ponto de experiência e que, obviamente, ele não precisa informar os objetivos da cena ou quantos pontos cada objetivo dará.

#15 Nestu Enviado : 18/12/16 11:23
    E ai guerreiros, tudo bem? Gostaria de agradecer antes de mais nada todas as opiniões e vou tentar sintetizar de alguma forma um pouco de cada sugestão dada por vocês tentando respeitar ao máximo o que me foi pedido. por hora é só. Obrigado a todos.
    #16 Samyaza Enviado : 19/12/16 16:09
    Ficaremos no aguardo.
    #17 Nestu Enviado : 01/01/17 20:57
    Como foram as festas guerreiros?

Pensei bastante em tudo que foi dito aqui, admito que pensei em muitas coisas mirabolantes. No final cheguei a conclusão que a palavra do mestre de jogo era a final.

Tentei ajustar pra que ficasse do agrado de todos. E espero estar no caminho.

Aguardo pra saber a resposta de vocês.
    #18 Fábio_CM Enviado : 02/01/17 09:10
    Olá Nestu. A explicação da experiência está bem simples, mas eu senti falta de alguns valores para orientação. Por exemplo, a efetividade do personagem em combate, dentro das limitações de sua profissão, são recompensadas com quantos pontos de experiência? Um?

O mesmo para as outras formas de aquisição. Uma boa ideia talvez possa valer ponto de experiência, mas não mais do que 1 por sessão de jogo. Ou há exceções?
    #19 Samyaza Enviado : 09/01/17 20:52
    Olá Nestu, além das palavras do Fabio_CM, gostaria de levantar uma questão, na forma atual (versão 2.3) a experiência é dada é por "fase maior de aventura", conforme:

Citação:
    O normal é se receber 2 pontos por evento ou fase maior de uma aventura (geralmente, existem de 3 a 6 destas cenas por história jogada).

Isso quer dizer que, fora os pontos extras, cada aventura rende de 6 a 12 pontos de experiência, perceba que você manteve o valor da experiência mas alterou o "momento" em que ela é recebida.

Quando alteramos o "momento" em que a experiência é dada podemos cair no erro de ou dar experiência a mais do que o previsto ou dar experiência a menos do que o previsto, isso ocorre, pq o termo "sessão de jogo" é subjetivo demais. Podemos ter uma sessão inteira de jogo focada em combate que consumiu 3 horas e vai render 2 pontos de experiência assim como podemos ter uma sessão de mesma duração mas com várias cenas importantes porém mais curtas que vão render os mesmos 2 pontos.

Receber experiência é uma forma de demonstrar a evolução, aprendizado e treinamento dos personagens conforme o jogo avança, determinar a experiência por um termo (sessão de jogo) que o personagem não "compreende" talvez seja um erro, minha sugestão seria trocar o termo sessão de jogo por cenas e incluir um texto que instrua o narrador a:

1 - determinar quando uma cena começa e outra termina (para que ele possa "contar" as cenas)
    2 - definir um objetivo para cada cena atribuindo graus de dificuldade (para que ele possa "pontuar" cada cena)

Desta forma o narrador teria um critério mais objetivo para se orientar e, talvez, a distribuição não fique distorcida do objetivo original.

#20 Kadaj Enviado : 03/05/17 15:39
    Fala pessoal!
    Quero assumir essa tarefa, porém não consigo assumir pelo botão. Se alguém da coordenação puder me colocar na tarefa, agradeço!
    #21 Azurius Enviado : 03/05/17 18:16
    Bkz, já coloquei a tarefa no seu nome.

Acredito que pra ela ser finalizada só falte os exemplos de como dar exp ao jogador.
    Qualquer dúvida é só falar.
    #22 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/05/17 19:42
    Uma orientação importante: leia as nossas aventuras oficiais. Elas dão um bom parâmetro para esta pontuação.

Outro ponto: nas aventuras oficiais os pontos são por cena completada e não por partida de jogo. Recomendo seguir este padrão.
    #23 Azurius Enviado : 03/05/17 19:59
    Acho que o Marcelo resolveu o problema, na regra pode conter ou um link pra uma aventura para que o mestre tenha ideia ou um quadro com a experiência da cena como encontramos na aventura e uma leve explicação do que aconteceu.

Realmente é importante que se troque o termo sessão por cena.

Abraço.
    #24 Kadaj Enviado : 03/05/17 23:24

Pessoal, antes de eu fazer alterações, tenho uma sugestão e gostaria de ouvir a opinião de vocês.
    Minha ideia é colocar além do verbete revisado e uma tabela para a distribuição da experiência, uma regra opcional. Quero colocar uma variante da regra de experiência, uma regra para objetivos alcançados. No caso, quando o grupo alcança objetivos importantes na história eles passam de nível. Vejam o exemplo e me passem o feedback.
    Exemplo:
    "Fábio é o MJ em um grupo onde Júnior, João e Márcio jogam. Na campanha de Fábio, o grupo deve descobrir o motivo das pessoas de uma cidade passarem no momento por surtos de raiva. Na sessão de hoje, os personagens finalmente descobriram que a nascente do rio foi usada para propagar uma poção de ira altamente concentrada. Após o grupo dormir, Fábio avisa aos jogadores que os personagens agora estão no estágio 2."
    #25 Alisson Enviado : 04/05/17 07:50
    Leia o resto do texto...

Muito bacana a regra Applause Dancing

Citação:
    Pessoal, antes de eu fazer alterações, tenho uma sugestão e gostaria de ouvir a opinião de vocês.
    Minha ideia é colocar além do verbete revisado e uma tabela para a distribuição da experiência, uma regra opcional. Quero colocar uma variante da regra de experiência, uma regra para objetivos alcançados. No caso, quando o grupo alcança objetivos importantes na história eles passam de nível. Vejam o exemplo e me passem o feedback.
    Exemplo:
    "Fábio é o MJ em um grupo onde Júnior, João e Márcio jogam. Na campanha de Fábio, o grupo deve descobrir o motivo das pessoas de uma cidade passarem no momento por surtos de raiva. Na sessão de hoje, os personagens finalmente descobriram que a nascente do rio foi usada para propagar uma poção de ira altamente concentrada. Após o grupo dormir, Fábio avisa aos jogadores que os personagens agora estão no estágio 2."

Muito bacana a regra Applause

Precisa corrigir isso:
    Citação:
    Jogadores que não participação de uma interação por opção não devem receber nenhum ponto de experiência.

Abraços.
    Ich möchte Zeuge deiner Liebe sein
    #26 Kadaj Enviado : 06/05/17 19:47
    Alterei praticamente o texto inteiro e adicionei a regra opcional que mensionei no final do verbete. Peço que vocês leiam novamente e me passem o feedback de como ficou. Beijos de luz e abraços de trevas por trás, do seu ladino mais querido. ;)
    #27 Azurius Enviado : 06/05/17 20:15
    Citação:
    a duração desses ventos

Acho que na frase acima vc queria escrever eventos.

Troque o termo MJ por Mestre em itálico.

Gostei das escritas,.
    #28 Kadaj Enviado : 06/05/17 20:19
    Modificações até agora retificadas.
    #29 Azurius Enviado : 06/05/17 20:43
    Kadaj, dei uma arrumada no seu texto só pra melhorar a visualização da galera.
    #30 Kadaj Enviado : 06/05/17 20:49
    Perfeito. Agradecido. Feliz
    Usuários visualizando este tópico
    Guest
    2 Páginas 12>
    Ir para o Fórum