Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Projeto Tagmar 2 completa 10 anos! Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/09/14 08:36

Há exatamente uma década atrás, quando parecia que o sistema D20 ia reinar absoluto no mercado de RPG de fantasia medieval, um grupo de fãs se reuniu para começar, de forma muito tímida, uma proposta inovadora... Relançar o 1º RPG brasileiro! Nascia no dia 9/9/2004 o Projeto Tagmar 2. A iniciativa era pequena, mas possuía uma grande ambição... Trazer de volta o Tagmar ao publico brasileiro.

Levou 1 ano de trabalho intenso, mas em 2005 o Tagmar retornaria ao mercado brasileiro como o primeiro grande RPG totalmente gratuito do Brasil.

Mas para a surpresa de todos e contra todas as expectativas, o projeto começou ganhar corpo. Foi nessa época que vislumbramos a oportunidade de não parar. Vimos que era possível produzir coisas originais e com qualidade! Todo que tinha sido feito até 2005 era revisar e atualizar o antigo material do GSA. Mas em 2006 o Projeto Tagmar 2 lança seu primeiro grande livro totalmente original: O Livro dos Reinos, uma expansão para a ambientação.

E o projeto não parou mais... Os livros passam a ter capas coloridas, é lançado o Tagmar 2.1, o Livro dos Arquétipos, Crônicas de Tagmar, A Ilha dos Corvos, Livro de Criaturas, culminando em julho de 2007 com a criação de um fórum de discussão e o lançamento da versão 2.2.

A década vai terminando e pela primeira vez o Tagmar atrai novos jogadores. Uma nova leva de fãs começa a surgir, com novas ideias e muita disposição. O projeto atinge a sua maturidade e muitos lançamentos importantes são realizados. A primeira década do século XXI termina com o lançamento do Tagmar 2.3. E o projeto não para... vem os livros Traição e Magia (1º Romance para Tagmar), Livro das Ordens Sacerdotais (apoio a interpretação), Quadrinhos de Humor para Tagmar, Guia de Regras Resumido, Kit Mestre de Jogo, Nova Tabela de Críticos, Novos Mapas para Tagmar, Aventuras "A Vingança" e “O Torneio”, Livro dos Objetos Mágicos, Terras Selvagens (o 2ª grande livro de Ambientação), Escudo do Mestre, o Livro de Regras Opcionais, Livro das Magias Perdidas e O Império (mais uma expansão da ambientação).

Olhando para os 10 anos que se passaram, levantamos alguns números bem impressionantes. Hoje o projeto disponibiliza mais de 30 títulos, com uma média mensal de 2000 downloads;.

Além destes lançamentos, o projeto Tagmar 2 se aprofundou no mundo digital com a entrada da TagmarPedia. Esta fermenta online disponibiliza diretamente no formato wiki o material oficial do Tagmar e também passou a servir de espaço para material extraoficial e em oficialização.

Mas nem tudo são flores. Em 2013 um desentendimento interno paralisou o projeto por 6 meses. E agora no inicio do ano, após uma reformulação de suas diretrizes o projeto retornou as suas atividades.

E agora?” Fazemos esta mesma pergunta todo ano... “Para onde vamos?

O projeto está agora entrando numa fase de revisão e melhoria do material já lançado. Iniciamos uma boa revisão da ambientação a fim de melhorar e detalhar o material já lançado. Terminamos também o livro de Crônicas de Tagmar Volume 2 (que está agora na revisão de texto).

Muitas pessoas perguntam - Como tudo isso é possível? A resposta é bem simples: Tudo isto que aconteceu nestes 10 anos só foi possível por que o Projeto Tagmar 2 é movido pela força do trabalho coletivo!

Nós do Projeto Tagmar 2 gostaríamos então de convidar a todos a participarem. Toda colaboração é bem vinda. No momento estamos precisando muito de:

- Revisores: temos vários textos pronto que aguardam apenas a revisão de texto. Você é bom em português? Que tal nos dar uma força?

- Ilustradores: temos muitos textos prontos e que carecem de ilustrações. Você gosta de ilustrar fantasia medieval? Sua ajuda será muito bem vinda.

- Coordenador de Divulgação: o projeto Tagmar 2 está precisando de uma pessoa para tocar os trabalhos de divulgação. Você gosta de marketing nas mídias sociais? Precisamos de alguém com experiência.

Mas há também espaço para todos: criadores de regras; escritores de aventuras, contos e romances; todos aqueles que quiserem arregaçar as mangas são mais que bem vindos. Como fazer isto? Simples, basta clicar aqui e mandar uma mensagem para nós.

Gostaríamos de aproveitar para agradecer a todos os colaboradores e as inúmeras pessoas que nos tem apoiado, pois tudo isso que já foi produzido e que ainda vai ser produzido, só é possível pela incrível disposição dos colaboradores. É a força dos RPGistas brasileiros que move este projeto!
#2 baldur Enviado : 09/09/14 17:20
Muito grato por participar de um projeto pioneiro, talvez até no mundo, mesmo que minha participação tenha sido mínima, lá no comecinho do projeto em 2004-2006.

Foi um sonho que compartilhei com várias pessoas. São dez anos de muito trabalho do pessoal, especialmente do Marcelo Rodrigues.

Um abraço a todos e vamos ai para mais dez anos!

#3 AirtonJr777 Enviado : 10/09/14 22:05
Parabéns a todos os colegas colaboradores, em especial ao Marcelo Rodrigues, que nunca deixou a peteca cair. Como o colega Baldur, também sinto-me honrado em ter contribuído, mesmo que pouco, para o desenvolvimento do projeto, lá nos anos 2007 a 2012; pena que as circunstâncias da vida pessoal se sobreponham à nossa vontade de poder colaborar um pouco mais. De qualquer forma, que venha mais uma década de trabalho e desenvolvimento em grupo.

Um grande abraço a todos;

Airton Jr.Dancing
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum  
Você não pode adicionar novos tópicos neste fórum.
Você não pode responder a tópicos deste fórum.
Você não pode excluir suas participações deste fórum.
Você não pode editar suas participações neste fórum.
Você não pode criar enquetes neste fórum.
Você não pode votar em enquetes neste fórum.

YAFPro Theme Created by Jaben Cargman (Tiny Gecko)
Powered by YAF | YAF © 2003-2009, Yet Another Forum.NET