Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Projeto Tagmar 2 completa 7 anos
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/09/11 14:49
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
A 7 anos a trás o mercado de RPG caminhava numa direção exótica na qual um RPG dava a impressão que iria se tornar o único RPG do mercado. No auge do sucesso do D&D 3.5 um grupo de fãs se reuniu para começar, de forma muito tímida, uma renovação do pioneiro RPG brasileiro... nascia no dia 9/9/2004 o Projeto Tagmar 2. A iniciativa era pequena, mas possuía uma grande ambição... Trazer de volta o Tagmar ao publico brasileiro.

Durante um ano de trabalho, a equipe cresceu, e os trabalhos avançaram rapidamente, e em apenas 1 um ano produziu-se uma atualização massiva do sistema, onde dezenas de problemas foram atacados e resolvidos.

O projeto começava a ganhar corpo, passou a enfrentar o seu segundo desafio... Poderíamos produzir coisas originais e com qualidade? Até então o projeto tinha se concentrado em revisar/atualizar o antigo material do Tagmar. Em 2006 finalmente foi lançado o primeiro grande livro totalmente original: O Livro dos Reinos.

O projeto ganhou confiança, e de 2006 a 2007 a produtividade aumenta... Os livros passam a ter capas coloridas, é lançado o Tagmar 2.1, o Livro dos Arquétipos, Tagmar-Daemon, Crônicas de Tagmar, A Ilha dos Corvos, Livro de Criaturas, culminando em julho de 2007 com a criação de um fórum de discussão e o lançamento da versão 2.2

O ano de 2007 termina e no ano seguinte pela primeira vez o Tagmar atrai novos jogadores. Uma nova leva de fãs começa a surgir, com novas idéias e muita disposição. O projeto atinge a sua maturidade e muitos lançamentos importantes são realizados entre 2007 e 2009... Traição e Magia (1º Romance para Tagmar), Livro das Ordens Sacerdotais (apoio a interpretação), Quadrinhos de Humor para Tagmar, Guia de Regras Resumido, Kit Mestre de Jogo, Nova Tabela de Críticos, Novos Mapas para Tagmar, Aventuras "A Vingança" e “O Torneio”, Livro dos Objetos Mágicos, Terras Selvagens (o 2ª grande livro de Ambientação). O ano de 2010 inicia e é lançado o Escudo do Mestre, o Livro de Regras Opcionais e o Tagmar 2.3.

E um fato chama a atenção... mesmo depois de 7 anos, a atividade no projeto não para e os números são bem impressionantes. Hoje o projeto disponibiliza quase 30 títulos, com uma média mensal de 1500 downloads; conta ativamente mais de 70 pessoas e nos últimos 12 meses produziu e lançou:

- O Império
- Livro de Criaturas 2.3
- Kit Iniciante
- Guia de Magias para Principiantes 2.3
- Livro de Magias 2.3
- Guia de Regras Resumidas - Versão 2.3

Além destes lançamentos, o projeto Tagmar 2 embarcou em 2010 no mundo digital com a entrada da TagmarPedia. Esta fermenta online disponibiliza diretamente no formato wiki o material oficial do Tagmar e também passa servir de espaço para material extraoficial. Está é a grande novidade deste ano de 2011, na qual fãs começaram a produzir material. Hoje já são 288 verbetes extraoficias.

Outro destaque digital é o Criaturas Online que permite a criação e compartilhamento de criaturas feitas pelos próprios mestre e jogadores.

E agora?” Fizemos esta mesma pergunta a um ano atrás... “Para onde vamos?

O caminho iniciado no ano passado será expandido e o Tagmar 2 cada vez mais estará presente no mundo online. Estão previstos para serem disponibilizados:

- Gerador de Ficha (gerar e armazenar as fichas online)
- Sistema de Jogo Online (semelhante o IRPG)
- MapaPedia (uma navegador interativo conectando o mapa do Tagmar ao conteúdo da TagmarPedia)

Muitas pessoas perguntam... Como tudo isso é possível? A resposta é bem simples... Tudo isto que aconteceu nestes 7 anos só foi possível por que o Projeto Tagmar 2 é movido pela força do trabalho coletivo!

Nós do Projeto Tagmar 2 gostaríamos então de convidar a todos a participarem. Toda colaboração é bem vinda. Há espaço para todos: criadores de regras; escritores de aventuras, contos, romances; desenhistas e ilustradores; todos aqueles que quiserem arregaçar as mangas. Come fazer isto? Visite a nossa Página de Inscrição.

Gostaríamos de aproveitar para agradecer a todos os colaboradores e as inúmeras pessoas que nos tem apoiado, pois tudo isso que já foi produzido e que ainda vai ser produzido, só é possível pela incrível disposição dos colaboradores. É a força dos RPGistas brasileiros que move este projeto!
#2 Leonardo Enviado : 09/09/11 15:02
Jogador: Leonardo
EF:
EH:
Karma:
Parabéns!! Lembro como se fosse hoje a primeira vez que eu joguei Tagmar (foi meu primeiro RPG que eu joguei), agente se reunia na casa do meu amigo. Eu lembro que agente parou de jogar por que meu guerreiro entrou em conflito com o mago do meu outro amigo e ele acabou morrendo, caindo na propria armadilha que tinha feito pra mim. huahauhahuahu
#3 Maedhros Enviado : 09/09/11 15:13
Jogador: Maedhros
EF:
EH:
Karma:
AVE COMPANHEIROS! Venho a todos para parabeniza-los por tal feito. A dependencia do exterior para com RPGs foi rompida quando TAGMAR aparecu... pois bem, novamente digo "PARABÉNS" a todos que fazem o projeto continuar. E QUE AS ESPADAS CONTINUEM AFIADAS E AS VOZES PRONTAS PARA O GRITO DE BATALHA!!!
#4 Marcelo Teixeira Enviado : 09/09/11 15:33
Jogador: Marcelo Teixeira
EF:
EH:
Karma:
Como jogador desde a primeira versão (a que vinha dentro de uma caixa e era preto e branco), dou meus parabéns ao projeto que vem evoluindo e aperfeiçoando dia após dia. Parabéns a todos que têm juntado esforços para ajudar nesse projeto e desejo que continuemos esse trabalho por muitos anos mais!

Dancing Applause
#5 Samyaza Enviado : 09/09/11 17:19
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Sinto-me extremamente orgulhoso de ver o quão longe o Tagmar2 está indo, saber que tanto o sistema como o cenário tem se expandido, sendo desenvolvido por jogadores e narradores. Acho, que é mérito de cada colaborador do projeto os números apresentados pelo Marcelo e estimo que esses números se transformem em dados rolando na mesa de todo o país.

Filtrando um pouco o forum, há algum tempo, cheguei a conclusão de que a maioria dos colaboradores se encaixam nas seguintes definições:

1 - Jogadores que produzem material mas não jogam Tagmar ou outro cenário/sistema;
2 - Jogadores que produzem material mas jogam outro cenário/sistema;
3 - Jogadores que não jogam Tagmar ou outro cenário/sistema, baixam os livros, mas não jogam;
4 - Jogadores que não jogam Tagmar, baixam os livros mas jogam outro sistema.

Poucos são aqueles que deixam claro que usam o sistema de regras ou o cenário. O motivo não é o desmérito do primeiro ou do segundo, e sim, o fato de que muitos desses jogadores estão isolados sem grupo, ou que seu grupo "torce o nariz" e prefere jogar outros sistemas/cenários.

Com a previsão do Marcelo o problema do isolacionismo será logo sanado, e o Tagmar vai provar seu valor em mesa, com os dados rolando (e que o destino nos livre da tabela de críticos). Mas, convido todos do fórum a não aguardarem a disponibilização dessas ferramentas, senhores, Tagmar é um mundo vivo, em constante mutação, graças a forma como é desenvolvido, vamos sair do ostracismo, façam contatos, procurem grupos, vamos formar mesas e mais mesas de Tagmar, online, do modo convencional, vamos encher os encontros de RPG de Tagmarianos ansiosos pela glória do combate!

Eu vejo que hoje, a 'população rpgística" mudou drasticamente, o que o rpgista se tornou hoje, pra mim é tão deplorável quanto o que acontece na música, o rpgista "moderno" EM MINHA OPINIÃO hoje é tão medíocre quanto as bandinhas de pop (que se autointitulam de rock). Os fãs de mangá são quase a metade, senão mais, da população que frequenta os encontros e isso me entristece. Falando de rgp´s nacionais, temos alguns exemplos:

O desafio dos bandeirantes foi extinto;
Era do Caos idem;
Quando saiu o trevas, outras editoras se aventuraram e tentar usar a mesma idéia de cenário e hoje ou faliram ou não produzem mais material;
3D&T sofre preconceito e não possui suporte, se vc procurar na internet, encontrará várias versões do sistema de regras e algumas adaptações de anime/game/mangá, compreendo que o sistema se dedica a isso, mas se é genérico, pq ninguém nunca escreveu algo original pra ele?
O old dragon, que faz sucesso, não é nada mais que alterações e miscelâneas das várias versões do sistema D20.
O Opera que tinha bons resultados, agora tem boa parte do seu material vendido
O Tormenta, é hoje o que é o encontro de RPG, feito pra garotinhos e garotinhas (não sei se precisava diferenciar os gêneros, mas enfim...) que gostam de ser vestir de forma ridícula, gritar frases em japonês que ninguém entende e querem ser respeitados por uma sociedade extremamente preconceituosa como a nossa!

Mas no meio disso tudo o Tagmar existe, vivo, latente, formado por jogadores, novatos e antigos, que respeitam a tradição e a origem do RPG, que criam materiais de ambientação, não livros repletos de variações de um mesmo tema onde o único objetivo é subsidiar meios do jogador vencer mais fácil as criaturas, negligenciando a capacidade de raciocinio dos jogadores, limitando-a a somar bônus ou subtrair redutores. Tagmar vai além disso, contar com bônus é decretar a derrota, aqui o jogador precisa ser esperto, ter raciocinio rápido e capacidade interpretativa. No Tagmar o jogador precisa ser JOGADOR e não um matemático pra produzir uma ficha que funciona de forma quase autônoma.


Bom, acho que já falei demais, deculpem-me os prováveis erros de português, desculpem-me se ofendi alguém, e
PARABÉNS AO TAGMAR PELA SUA QUALIDADE E EXCELÊNCIA COMO RPG
#6 baldur Enviado : 09/09/11 18:58
Jogador: baldur
EF:
EH:
Karma:
Parabéns a todos!

Não querendo desmerecer nossos coordenadores, queria deixar aqui meu agradecimento especial ao MARCELO RODRIGUES, pela sua coordenação. Com certeza, sua iniciativa e liderança em frente ao projeto é o que mantêm a identidade do grupo coesa e proativa.

Eu sempre disse e continuo dizendo que o PROJETO TAGMAR II é para mim um sonho que se tornou realidade. Tagmar para mim era um jogo avançado para seu tempo. Mas que, devido a vários fatores, não conseguiu subsistir comercialmente. Quando a GSA fechou, então, para mim foi o fim de uma era no RPG BRASILEIRO. Mas se engana quem pensa que foi o fim de TAGMAR.

Desde o fim do século passado(oh, quanto tempo...) eu tinha a idéia de fazer uma segunda edição do Tagmar,com novas regras, raças, magias, etc. Então, naquele tempo, com uma conecção discada muito da fajuta (um verdadeiro trabalho de garimpagem para nenhum lorde anão botar defeito), comecei a minha aventura tentando reunir suplementos feitos por fãs. Qual foi minha surpresa ao ver a quantidade de jogadores ainda ativos. Ainda maior minha surpresa ao ver a quantidade de material de boa qualidade que poderia ser usada em jogo (o Marcelo pessoalmente já viu minha coleção de arquivos impressos de Tágmar).

O incrível é que não foi isso que me fez entrar no projeto... Na verdade, na época eu estava mestrando para um grupo de colegas em um colégio próximo tentando ensinar o RPG. Logo trouxe meu livro da segunda edição de TAGMAR com todos os livros suplementos que eu possuía ( e ainda possuo) para jogar. A princípio eles estranharam (na verdade eles pensavam que eu fosse trazer um D&D), mas com o tempo começaram a gostar do jogo e se interessar cada vez mais. Daí começou meu trabalho. Eles queriam saber sobre a economia, geografia, história e outros detalhes dos Reinos do Mundo Conhecido. Como isso era importante, já que eles estudavam estes tópicos em sala de aula, eu tive que iniciar uma pesquisa que deu início aos primeiros rascunhos sobre os textos expandidos dos Reinos do Mundo Conhecido. Neste mesmo período o projeto TAGMAR II esta iniciando seus trabalhos, com o Marcelo esboçando algumas diretrizes do projeto. Eu, humildemente, encaminhei meus textos para o Marcelo, que logo em seguida entrou em contato comigo e iniciou os trabalhos em cima daqueles rascunhos que eu usava para jogar.

Então, "Tamos aí", desde 2004, talvez não muito ativo no projeto, mas sempre opinando e dando idéias sempre que possível. É realmente um projeto de altíssima qualidade.

PARA AQUELES QUE NUNCA JOGARAM TAGMAR: aproveitem, Tágmar é gratuito, têm qualidade e tradição no RPG brasileiro. E, em muitos pontos é muito melhor do que alguns outros jogos de produtoras internacionais por aí. Além do fato de que, no PROJETO TAGMAR II, sua opinião é sempre válida. Você conversa e interage com os criadores do RPG, os próprios jogadores. È antes de mais nada, um projeto vivo, democrático e bem organizado.

PARA AQUELES QUE PARTICIPAM DO PROJETO TAGMAR II: JOGUEM MAIS!!! RPG é diversão. Como diz meu Guru rpgístico, John Four, do site roleplaying tips: "Tenham mais diversão a cada jogo!" Só jogando podemos saber se uma regra é boa ou ruim, se um detalhe do cenário é condizente ou não, enfim, é para a mesa que o jogo foi destinado. Não é para o debate acalorado de um tópico ou de outro, nem para criação aleatória de regras extraordinárias. Lembrem-se que no tudo que temos de mais forte agora no cenário e regras foi construído na sua grande maioria tendo como base a prática do jogo por simples jogadores em suas mesas. A força do Projeto está no fato de que os fãs, apesar das contrariedades (falta de jogadores, muitas vezes por preconceito, falta de suplementos oficiais, etc), continuaram jogando e se divertindo. Nada mais, nada menos.


Mas, o sonho ainda não acabou, ainda temos várias tarefas inacabadas e outras ainda sendo projetadas. Quem sabe um dia a gente não consiga produzir uma web série sobre o Mundo de TÁGMAR... Muito Feliz


Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.