Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Blator (revisão e melhoria) (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 7 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

Blator (revisão e melhoria)
#1 Marcelo Villanova Enviado : 03/09/09 17:48
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Esta discussão foi criada para discutir a Tarefa:

Blator (revisão e melhoria)

Vejam o texto direto da TagmarPedia no link acima.

OBS: o material gerado está em avaliação (não foi aprovado), logo peço a todos que façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto proposto.
#2 Marcelo Villanova Enviado : 09/01/10 20:02
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Falta o desenho do seu símbolo ou então escolher outro:

http://www.tagmar.com.br...aspx?g=posts&t=3821

#3 DiegoA Enviado : 10/01/10 08:11
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
eu sou suspeito dizer a minha opinião a respeito, afinal fui eu quem fiz o desenho de Blator q consta nesse link, então já sabem o q acho.. oFeliz

Alguem tem outra sugestão de desenho para este deus?

abçoss
#4 T.REX Enviado : 10/01/10 19:32
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Que tal uma mão apertando outra como "quebra de braço", uma pintada de branco e outra de preto, simbolizando guerra ou briga de raças diferentes (menos aperto de mão simbolizando paz)?

Sds. carnívoras,
#5 Marcelo Villanova Enviado : 10/01/10 20:53
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
O problema é desenhar.
#6 T.REX Enviado : 10/01/10 20:56
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Podemos pegar um desenho no "GOOGLE", ou em qualquer outro site de busca e redesenhar. Pode ser feito assim?

No aguardo.
#7 Marcelo Villanova Enviado : 10/01/10 21:08
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Pode. Lembrando que os traços tem que ser simples.
#8 T.REX Enviado : 10/01/10 21:18
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Verei o que posso fazer.

Sds. jurássicas,
#9 Marcelo Villanova Enviado : 27/01/10 15:27
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nova Versão com novo símbolo.
#10 DiegoA Enviado : 27/01/10 15:45
Jogador: DiegoA
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Seu símbolo são duas lanças se chocando. Porém, entre os anões de Blur é comum o uso de dois machados de guerra se cruzando.


Não seria melhor: simboliza um confronto de forças em um campo de batalha.


o que acham?
#11 Sr dos 9 Enviado : 04/02/10 08:50
Jogador: Sr dos 9
EF:
EH:
Karma:
Olá Tagamrianos!

Bem, o texto de blator esta bom! Lembra um dinvidade clássica dos cenários de fantasia, mas tem uma coisa com a qual eu não concordo, um deus da guerra definido com uma dinvidade BOA? No mínimo ele deveria ser NEUTRO! Guerra é guerra e não importa onde é uma coisa ruim! Mesmo que pela liberdade ou justiça! é a velha história de "os fins justificam os meios!" Ele deveria ser neutro, para lembrar que a guerra é uma faca de dois gumes! Seus sacerdotes e seus templos é que deveriam definir "etos" que demonstracem o alinhamento e não o própriio Deus!Brick wall

Oque vcs acham?

Abs

Luciano
#12 Hector Folha-Palida Enviado : 04/02/10 10:26
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Concordo contigo Luciano.
Se os Sacerdotes de Crisagom são os Paladinos. Os Sacerdotes de Blator seriam Samurais, guerreiros que vivem puramente para a "espada", para a guerra apenas para encontrar oponentes mais poderosos. Eles respeitam apenas a força na guerra, o resto é futilidade.

Abraços
#13 Sr dos 9 Enviado : 04/02/10 21:50
Jogador: Sr dos 9
EF:
EH:
Karma:
É Hector, poderiamos até ver diferentes "aspectos" do Deus, cultuados de maneiras diferentes, mas bom acho que não!

Abs

Luciano - Sr dos 9
#14 Ketalel Enviado : 19/03/10 22:39
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Achei o texto bom, porém tenho uma grande pergunta... quem é o titã Voltan ao qual o texto se refere? Acho que ele não consta na ambientação anterior. OS titãs não estavam todos definidos pela ambientação original?
#15 Ketalel Enviado : 20/03/10 00:00
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Acho difícil pensar numa relação que envolva luxúria entre Blator e sua neta Lena, além disso se bem entendi ela tem uma relação "séia" com Paron.
#16 Hector Folha-Palida Enviado : 20/03/10 02:53
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Titã Volan?

Mais uma herança "Maldita" do Tagmar 1 XD

CREIO QUE ESSE DETALHE PASSOU DESAPERCEBIDO, devem ter deixado pra consertar depois e ficou...
#17 Ketalel Enviado : 20/03/10 03:12
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Herança maldita...hehe... boa... tem que corrigir...
#18 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/11/12 08:12
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

mais uma texto dos deuses para avaliação final. Façam suas ultimas considerações.

OBS: o texto agora se encontra na Tagmarpedia. Acessem em Blator.
#19 Leonardo Enviado : 08/11/12 11:55
Jogador: Leonardo
EF:
EH:
Karma:
Eu gostei. Feliz
#20 AirtonJr777 Enviado : 08/11/12 22:06
Jogador: AirtonJr777
EF:
EH:
Karma:
O texto está bom e de fácil leitura.

Solicito verificar algumas coisas:

1) Não existe separação, no corpo do texto, entre os tópicos SIMBOLO e RELAÇÃO ENTRE OS DEUSES, estão misturados;

2) Na parte de LOCAIS SAGRADOS, não poderia haver alguma referência ao templo principal da Ordem Sacerdotal dos destemidos Senhores da Guerra, localizado na Cordilheira dos Destemidos, nos Montes Palomares, entre Filanti e Verrogar, como acontece no texto de Crezir [que fala do Ninho dos Dragões]?;

3) Ainda persiste a inconsistência a respeito do tal Titã Voltan na história do PREFÁCIO e no corpo do texto do deus, na parte ITENS SAGRADOS. Acredito que tem de ser mudado;

4) na parte dos ITENS SAGRADOS não poderia ser citada alguma coisa das relíquias do corpo do texto da Ordem Sacerdotal deste deus, como foi feito no texto da deusa Crezir?

Por enquanto é só...

Um grande abraço a todos;

Airton Jr.Dancing
#21 Marcelo Villanova Enviado : 09/11/12 11:49
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Fala Aírton quanto tempo...

1. Já tinha visto isso, mas estava esperando a definição de um desenho de símbolo de Blator para consertar tudo de uma vez só.

2. Pessoalmente eu nao sou favorável a repetir o que esta nos livros das ordens sacerdotais, porque a idéia e mostrar que os seguidores dos deuses nao se limitam somente as ordens. Mas podemos colocar sim.

3. Ok.

4. Idem ao número 2

Apareca mais vezes.
#22 AirtonJr777 Enviado : 10/11/12 13:15
Jogador: AirtonJr777
EF:
EH:
Karma:
Nobre Coordenador Villanova, como está a árdua tarefa que herdaste deste que vos escreve?

Pelo que tenho acompanhado [sim, eu nunca abandonei o fórum ou o projeto [vide prólogo/epílogo do livro das magias perdidas/ancestrais], acesso quase todos os dias, me atualizo, mas apenas não tenho mais tanto tempo para analisar com detalhes e/ou postar com frequência, daí meu aparente "sumiço"] você tem se saído muito bem e tem feito um excelente trabalho na ambientação, parabéns!!

Concordo contigo que os adoradores dos deuses tagmarianos não podem ficar restritos/limitados às ordens sacerdotais [já que a maioria deles sequer faz parte dos escolhidos para ingressar nas mesmas] , mas não podemos esquecer que elas também são compostas por adoradores destes deuses; o que eu propus foi apenas uma pequena referência aos locais das sedes das mesmas no corpo do texto do deus, sem muito destaque, apenas para constar. Incluo aqui também alguma referência aos itens sagrados. Nada de muito detalhado, apenas citações.

Feitos os esclarecimentos, digo que estou feliz com o andamento do projeto e parabenizo a todos pelo excelente trabalho.

Um grande abraço a todos;

AirtonJrDancing

P.S: Se encontrarem o T.Rex, falem que eu mandei um grande abraço para o dinossauro...
#23 Marcelo Villanova Enviado : 10/11/12 14:30
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Inicialmente pensei em fazer desta tarefa uma alternativa aos livros das ordens sacerdotais, para que os leitores consigam perceber que as ordens nao possuem o monopólio do culto. Então se repetirmos nessa tarefa as mesmas coisas que estão nos livros das ordens sacerdotais então nao seria mais alternativa, seria o mesmo. Ate porque em nenhum texto de nenhum dos outros deuses repetimos os lugares sagrados e os itens mágicos que estão no livro das ordens sacerdotais, mas dar alternativas.
Mas se isso for consenso, nao tem problema podemos sim repetir aqui o que esta nos livros das ordens sacerdotais.

Quanto ao dinossauro acho que foi extinto rsrsrsrsrs.
#24 Marcelo Villanova Enviado : 12/11/12 23:56
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Alterei o conto principal e troquei titã Voltan pelo principe demoniaco Mocna, que é o criador das feras infernais.
#25 Claudiney Martins Enviado : 17/11/12 22:04
Jogador: Claudiney Martins
EF:
EH:
Karma:
Villanova

Segue minha opinião. Aconselho as seguintes alterações:

P1 (parágrafo 1): 'conhecido' no lugar de 'conhecida'; tirar a palavra 'já' (desnecessária);

P5: 'príncipes demoníacos' estão sem os devidos acentos;

P6: parágrafo confuso;

P7: 'lutaram' deve ser alterado por 'lutavam' para concordar com os demais verbos;

P8: 'cobriu o firmamento' ficou estranho. Sugiro 'tingiu o firmamento';

Último: retirar 'como troféu de batalha', pois esta subtendido e é supérfluo.

Abraço,
Claudiney Martins

Colaborador de Tagmar desde 2005
Escritor da Série Nova Odisseia Humana (FC)
https://novaodisseia.wixsite.com/humana
#26 Fábio_CM Enviado : 17/11/12 22:16
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Em "Doutrinas do culto" acho que caberia "pensamento estratégico".
#27 Marcelo Villanova Enviado : 17/11/12 22:36
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Citação:
P7: 'lutaram' deve ser alterado por 'lutavam' para concordar com os demais verbos

Discordo. Verbo no perfeito indica ação no passado, verbo no imperfeito indica ação no passado que se prolongoupor um periodo de tempo. As ações são diferentes por isso verbos em tempos diferentes.

Citação:
Em "Doutrinas do culto" acho que caberia "pensamento estratégico".

Como assim? Esta muito vago isso...
#28 Fábio_CM Enviado : 18/11/12 13:53
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Blator é um deus que preza pela estratégia e pelo planejamento nas batalhas, então acho que isso deveria ser incluído nas doutrinas de alguma maneira, porque seus sacerdotes devem ter esses conceitos internalizados. Pensei na frase que coloquei acima, mas poderia ser qualquer coisa que estimulasse uma forma de pensar planejada e organizada.
"Busca interior" também é muito vago. A que se refere isso? Busca interior do quê? Um complemento aí é necessário para ficar claro a quem lê direto a doutrina.
#29 Marcelo Villanova Enviado : 18/11/12 14:04
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Estratégia não é específico de blator, pode ser uma doutrina de Crisagom também.
Aqui colocaremos elementos que sejam especificos e únicos para o culto desse deus.
#30 Fábio_CM Enviado : 18/11/12 14:13
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Marcelo Villanova escreveu:
Estratégia não é específico de blator, pode ser uma doutrina de Crisagom também.
Aqui colocaremos elementos que sejam especificos e únicos para o culto desse deus.

Por que tem que ser únicos? Se não constar no texto principal dos deuses onde vai ficar?
#31 Marcelo Villanova Enviado : 18/11/12 14:17
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Veja: temos uma triade da guerra aqui: Crisagom, Blator e Crezir. Precisamos diferenciar o culto aos tres, dando singularidade a eles. Se voce coloca um elemento comum não está tornando singular, mas confundindo.
O leitor tem que facilmente saber diferenciar a forma de cultuar Blator de Crisagom e de Crezir. Estrategia não é singular, mas é comum, pois pode servir tanto para Crisagom quanto para Blator.
#32 Fábio_CM Enviado : 18/11/12 17:00
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Bem, eu não acho isso necessário, mas é um ponto de vista.

Na minha opinião, lendo o texto dos deuses deve ser possível dizer todas as esferas em que ele pode atuar. Se dois deuses compartilham a mesma área de atuação, então ela deve aparecer nos dois (ou mais) textos ou então deve-se, neste momento de oficialização do livro dos deuses, optar qual dos deuses vai carregá-la.
Agir com estratégia não está aparecendo em momento algum no texto de Blator, por exemplo, mas essa é uma característica que atribuímos a ele lendo outros materiais (assim como atribuimos, em menor escala, a meu ver, a Crisagom)
#33 Marcelo Villanova Enviado : 18/11/12 18:33
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nao estou falando da área de atuação do deus, mas do culto, simplesmente isso. Se o culto a crisagom preza a estratégia e o culto a Blator também, porque ao invés de terem igrejas diferentes nao são uma só? Se o conjunto doutrinário e igual? E em cima dessa pergunta que to diferenciando o culto de um do culto ao outro. Estratégia nao diferencia, mas iguala, nao importa se em grau maior ou menor para um ou para outro. O objetivo e singularizar o culto.
#34 Marcelo Villanova Enviado : 18/11/12 20:55
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Imagine que entra no fórum um participante novo que diga:
Estava lendo sobre os deuses e pensei: porque o culto a tríade da guerra, crisagom, Blator e Crezir nao e igual ao culto da tríade de Maira (vet, Nil e Mon)? Afinal os tres tem a mesma área de atuação, a guerra. E o culto deles poderia ser na mesma igreja, assim como a das tres faces de Maira! O que acham?

Eu responderia:
O culto dos tres e diferenciado porque a doutrina de culto e diferente.

Portanto, precisamos singularizar o culto entre esses tres e a estratégia e comum e nao singular.
#35 Fábio_CM Enviado : 19/11/12 07:55
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Seria um argumento justo, mas não é só isso que diferencia um culto do outro.
Suponha que um comandante bole o seguinte plano:
"Agora que conquistamos esta vila inimiga, vamos nos disfarçar como aldeões e aguardar a chegada das tropas inimigas para pegá-los de surpresa"
Este é um plano válido para qual dos dois deuses? Certamente um devoto de Crisagom não aceitaria tal manobra, pois não é honrada. Mas por quê? Porque o culto é diferente, apesar de ambos terem o foco na guerra e na estratégia. As doutrinas devem ser vistas como um conjunto e não isoladamente.
Quando se coloca:

Doutrinas do culto (Blator)
Força interna;
Dedicação a sua causa;
Busca interior; (esta ainda não está clara para mim)
Luta pela liberdade;
Estratégia pela vitória; (sugestão)

deve soar diferente de

Doutrinas do culto (Crisagom):
Defender a verdade a qualquer custo;
Viver com os preceitos de honra e justiça;
Espalhar a mensagem de Crisagom(honra, verdade e justiça) por todos os lugares;
Servir como exemplo de honestidade e coragem em todas suas atitudes; (Veja que esta doutrina abrange todas as atitudes do devoto, inclusive seu modo de planejar. Isso não é visto nas doutrinas de Blator)

Se a ideia é realmente diferenciar, faz sentido não aparecer nas doutrinas do culto as mesmas palavras, mas não existe outro lugar senão o livro dos deuses para colocar as divergencias entre os dois deuses.

Pelo menos é o que eu acho.
#36 Marcelo Villanova Enviado : 19/11/12 14:05
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nao to falando em diferenciar os deuses, mas diferenciar o culto!
Por que um devoto de crisagom nao pode usar de estratégia para derrotar um demonista? Por que ele nao pode usar disfarce e subterfúgio? Se estiver em menor número e essa estratégia significar a salvação de uma cidade inteira por exemplo? Por que ele se negaria a se disfarçar? Um paladino de tagmar nao e igual ao paladino de d&d, isso esta dito no livro das ordens sacerdotais no capítulo que fala dos paladinos de crisagom.
Estratégia nao e singular de um culto, mas comum, poderia muito bem aparecer em doutrinas de Crezir (pois lá diz que ela nao e tonta), ou de Crisagom ou de Blator. Os deuses da guerra nao são irracionais ou burros, todos eles sabem a importância da estratégia num combate.
Agora se você discorda de forca interior apresente a sugestão, dizer nao gostei ou nao ficou claro nao ta ajudando em nada.
#37 Fábio_CM Enviado : 19/11/12 15:25
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Não falei de força interior (força interna, se foi a qual se referiu, tá bom), falei de busca interior. E também não disse que não gostei, disse que não entendi o que significa - daí não dá pra gostar ou não. Busca interior do quê? Talentos? Superação? Virtudes? Motivações? Se existir um complemente que eu não enxerguei pode estar ótimo.
Você fala o tempo todo em culto, mas o livro também está caracterizando os deuses. Não é um livro somente sobre o culto, mas também sobre os próprios deuses. O livro das ordens sacerdotais que tem foco no culto.

O exemplo que eu dei não pode ser extrapolado para qualquer situação. Assim você distorce as palavras.
Um sacerdote de Crisagom jamais usaria de inocentes como escudo. Não precisa ser um "paladino de D&D" para ser impedido de fazer isso, porque o deus de Tagmar deixa bem claro que reprova essas atitudes - a honra acima de tudo.
Sem dúvida que sacerdotes de Crisagom e Crezir podem muito bem (e fazem) estratégias, assim como faz o sacerdote de Selimon na defesa de seu templo, o de Cruine na investida contra mortos-vivos, ou quem quer que seja para os fins que são necessários. Não é porque consta um termo em um culto que os outros ignoram que aquilo exista - Palier é o deus da magia, mas nem todos os magos são devotos deste deus.
Estratégias militares são os pontos fortes dos deuses da guerra. Isso é um estereótipo que deve ser mantido. Faz parte da identidade deles. Faz parte do "charme" do personagem (no caso, um deus). Por que tirar isso deles? Por que não está destacado no texto? Por que não dizer que o deus da guerra é o mais genial em estratégias de guerra, assim como o da magia é o mais genial no uso da magia? Isso não faz dos outros ignorantes nessa área, mas faz dele o Ás! Ah, mas existe mais de um deus com esse talento? Ora, mas eles tem visões diferentes, métodos diferentes. Eles não são iguais porque fazem a mesma coisa de modos diferentes. Por consequência, seu culto é diferente porque tem apenas 1 característica em comum, e que são interpretadas e aplicadas de forma diferente. O culto de Crisagom preza e doutrina no caminho da excelência em planejar, combater e vencer sem perder a honra. O culto de Blator preza e doutrina no caminho da excelência em planejar e combater para vencer e sobreviver.

Não é uma crítica ao texto, que afinal está esclarecendo e dando novas perspectivas a Blator. É só uma visão que eu acho que faltou ressaltar para enaltecer mais uma característica que ele possui. Minha sugestão é pontual, mas você retruca de tal modo que faz parecer que eu estou criticando tudo que foi escrito...
#38 Marcelo Villanova Enviado : 19/11/12 15:33
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Pra mim parece que você gosta de polemica pela polemica. Veja: o ponto e doutrinas de culto, portanto fala do culto e nao dos deuses. estratégia e comum aos tres e você mesmo já concordou, mas continua polemizando...
Estratégia faz parte da arte da guerra e os tres são deuses da guerra, se você quer enfatizar isso no corpo do texto sugira onde e como: temperamento, religiao, representacao? Lembrando que e uma característica comum aos tres e nao apenas a um só.
#39 Fábio_CM Enviado : 19/11/12 15:50
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Sugiro em temperamento e em área de atuação.
Em temperamento:
Citação:
"Enérgico com aqueles que o seguem sempre busca exaltar nestes a força para vencer os obstáculos, sejam estes quais forem. Para Blator a paz é conseguida pela guerra e somente os mais fortes desfrutarão de tempos de paz. É um deus inteligente e que busca a vitória através dos mais ardilosas esratégias, tendo prazer em ser reconhecido por isso"

Em área de atuação:
Citação:
"Para aqueles que desconhecem este deus acreditam que sua área de atuação é somente a guerra, mas existe aqueles que buscam sua força para alcançar objetivos considerados inalcançáveis. Em esportes dos mais diversos é visto como aquele que concede a vitória a seus preferidos. Nos jogos favorece aqueles capazes de superar seus adversários pela perspicácia."

(Mas que deveria também constar nas doutrinas, eu acho que devaria)
#40 Marcelo Villanova Enviado : 19/11/12 15:57
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Então e isso que to pedindo. Applause
Façam sugestões para o texto, me ajudem, acrescentem...
Nao sejam genéricos e vagos, sejam específicos, digam onde no texto vocês querem que seja trocado, alterado, acrescentado etc... Assim vocês me ajudam muito mais.
#41 T.REX Enviado : 07/05/13 11:32
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
GRRRRRR-RA!

Prezados,

Voltei. Calma, vamos devagar. Ainda não estou extinto Dancing

Mestre Marcelo,

Beleza?

Bicho estou devendo aquele símbolo de quebra de braço ainda. Foi mal. Mas acho que não precisa mais.

O trabalho está muito bom, mas vamos as minhas percepções (corrija-me se eu estiver errado, por favor Think ).


REPRESENTAÇÃO e SÍMBOLO:
Citação:
“Armado com um machado ou um grande martelo dourada é visto em combate com grande fúria e lutando com determinação e afinco.”

Citação:
"Seu símbolo são duas lanças se chocando. Porém, entre os anões de Blur é comum o uso de dois machados de guerra se cruzando."


Por que duas lanças se chocando? Não seria melhor dois martelos, já que Blator é visto com machados e martelos?

Também compreendi que você não gosta de copiar textos de um livro já existente no projeto. Nem eu. talvez resumir ou substituir algumas palavras por outras, apresentando a mesma ideia. Todavia para um cara que quer aprender detalhes de um determinado deus, lendo livros diferentes, encontrando inconsistências entre seus textos, penso que vai confundir a cabeça dele.

No Livro das Ordens Sacerdotais aprendi que o símbolo é uma espada cruzada com um machado, com um escudo por trás.

Achei estranho.


RELAÇÃO ENTRE DEUSES e DESCENDENTES:

Posso interpretar errado, mas fica a critério de o leitor achar que Blator e sua neta tinham um caso escondido?


FESTAS E CELEBRAÇÕES:

Desculpe-me, mas onde posso verificar essas datas especiais de Blator? Foi no chute?


PAÍSES EM QUE A RELIGIÃO MAIS ATUA:

AirtonJr777 citou em seu post nº 20, desta sessão, uma inconsistência sobre localização ao templo principal. No Mundo conhecido existem milhares de seguidores, com uma Orem em cada reino. Tomei conhecimento que não devemos misturar Ordens com Congregações, onde a principal desta última se localiza no Monte dos Palmares, entre Verrogar e Finlanti.

Contudo, Blator é adorado intensamente em Blur, reino dos anões. Em nações humanas posso afirmar que Verrogar é um reino bem devotado. Mas por que Dantsém e não Finlanti?

Bom. Por enquanto é só. Maiores dúvidas retorno.

Mas bom trabalho.

Sds. dinossaurianas,

#42 Marcelo Villanova Enviado : 07/05/13 14:00
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
1. A sua pergunta já tem a resposta. Ordem sacerdotal é uma coisa o culto geral ao deus é outra (dê uma lida no texto dos sacerdotes em raças & profissōes para maiores detalhes). Sendo assim os símbolos não são necessariamente iguais.

2. Sim

3. Na tarefa calendário de tagmar

4. Porque o autor quis sair do lugar comum (reinos da região a fronteira)
#43 Ketalel Enviado : 07/05/13 16:17
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Villanova, sempre achei que diferenciar o símbolo da ordem e do deus daria dor de cabeça. Não é a primeira vez que é perguntado sobre os símbolos dos deuses. Não seria melhor simplificar e deixar apenas UM símbolo (o da ordem)? Afinal isso confunde muita gente (inclusive a mim).
#44 Marcelo Villanova Enviado : 07/05/13 16:53
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
A questão de fundo não é simplesmente o símbolo. Mas a seguinte pergunta: as ordens sacerdotais monopolizam todo o culto? Claro que não, pois os membros dasordens são sacerdotes de nível superior a 5. Sendo assim uma minoria, que mantém seus segredos, símbolos próprios e culto próprio. Sao os mais próximos as diretrizes dos deuses e mantém algumas expecificidades.

O culto comum (batizado de congregacoes) abarca pequenos templos, aglomerações mais modestas, sacerdotes sem karma etc... Sao mais brutos, mais simplistas, com simbologia e cultos próprios e mais genéricos.

O objetivo e simples: mostrar que um e diferente do outro. Uma diferença sao os símbolos diferentes. Se colocarmos símbolos iguais nao estaremos diferenciando mais identificando.
#45 T.REX Enviado : 07/05/13 18:34
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Villanova,

Para esclarecer esse assunto, deixando tudo bem conciso, posso dizer então que o livro das Ordens Sacerdotais são para os sacerdotes de nível 5 pra cima, são para os sacerdotes mais experientes; culto próprio. Já o livro Deuses e Demônios servem para os sacerdotes de nível 4 para baixo; são para os sacerdotes de culto comum, os menos experientes. Certo ou errado?

Isto é importante pra mim. Preciso entender bem pois escrevo um romance para o nosso projeto (esperando que seja aprovado pelo Marcelo Rodrigues, claro).

Se a resposta for negativa, elucide-me-me, por favor.

Se for positiva, penso que trechos explicativos, exibindo a diferença em todos os sentidos, entre os cultos e outras coisas mais deveriam ser apresentadas para cada Deus. Talvez não nos dois livros aqui em questão, e sim em outro, sei la.

No aguardo.
#46 Marcelo Villanova Enviado : 07/05/13 19:44
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Está mais ou menos certo. O livro deuses e demônios é um aprofundamento sobre eles, o culto não é o objetivo do livro, mas consequência. A diferença entre um e outro (ordens e congregações) está melhor desenvolvida em raças & profissões (este sim é para sacerdotes de nível 4 para baixo), texto escrito pelo fabio cm, vale conferir.

Penso que as diferenças de culto não são exatamente o ponto desse texto, que é primordialmente sobre os deuses em si, mas basta comparar com os textos das ordens sacerdotais.
Por exemplo: Cruine, esta muito bem explicitado que o culto da ordem da noite eterna é a caçada aos mortos vivos, enquanto o culto geral é mais no enterro aos mortos e demais serviços funerários.
O objetivo não é fechar portas mas abrir portas, estamos dando apenas ganchos para mestres e jogadores desenvolverem pequenas congregações, dando noções gerais do culto, simbologia, característica do culto etc.
#47 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/05/13 20:56
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Concordo com a posição do Villanova. Os simbolos descritos neste livro são os símbolos mais populares. Espadas para reinos humanos e elficos e machados para os anões.

A ordem pode ou não ter um simbolo próprio que seja diferente do simbolo popular.
#48 T.REX Enviado : 08/05/13 11:58
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Eu sei que o objetivo deste livro é tratar especialmente dos deuses e demônios, e não cultos e congregações. Só achei estranho essa diferença que eu desconhecia. Independente de que lugar/região fosse o culto/congregações, sempre achei que eram os mesmos.

Agora aprendi que não. Vou procurar os trabalhos de Fabio_CM para instruir-me mais.

Valeu Villanova; valeu Boss.


Só um pequeno ponto. Não fica feio entre os deuses, um deles ter um caso com a neta? No caso Blator com Lena? Selimon, Crezir e Plandis não ficariam com raiva?

No aguardo desta questão sem importância (curiosidade apenas).




#49 Marcelo Villanova Enviado : 08/05/13 18:08
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Qual a moral que move os deuses de Tagmar? A judaico-cristã? A resposta a esse questão responde a sua pergunta.
#50 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/05/13 08:12
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
T.Rex,

a mitologia do Tagmar foi muito inspirada na mitologia grega. A história dos Titã e deuses é praticamente a mesma, inclusive vários Titãs do Tagmar tem novos idênticos aos dos gregos.

Logo a questão moral realmente é similar as histórias e tragedias gregas. Com certeza a moral dos deuses não tem nada a ver com a Judaica-cristã!
#51 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/05/13 08:13
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Mas aproveitando a animação. Fechamos? Posso colocar para votação?
#52 T.REX Enviado : 09/05/13 10:40
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Questões solucionadas... Tudo bem. Por mim pode fechar.

Parabéns aos responsáveis por este trabalho.

Sds. carnívoras,
#53 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/05/13 06:53
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Iniciamos a votação. A data para encerramento é 25/5/2013 .
#54 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/05/13 06:42
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Resultado da Votação "Blator (revisão e melhoria)":

Aprovado, 7 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
AirtonJr777 - Aprovado
Ares - Aprovado
Fábio_CM - Aprovado
Hector Folha-Palida - Aprovado
Marcelo Villanova - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
RenatoCardos - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.