Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Crezir (alteração no texto) (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 9 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

2 Páginas 12>
Crezir (revisão e melhoria)
#1 Marcelo Villanova Enviado : 03/08/09 13:30
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Esta discussão foi criada para discutir a Tarefa:

Crezir (revisão e melhoria)

Acessem o documento no link acima. Critiquem, dêem sugestões.

#2 Marcelo Villanova Enviado : 24/08/09 13:30
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nova versão com pequenas correções gramaticais.
#3 Arauto das Eras Enviado : 25/08/09 20:55
Jogador: Arauto das Eras
EF:
EH:
Karma:
Uma das coisas que mais gosto no panteão de Tagmar2 é o surgimento de deuses a partir de outros. Poderiam explorar mais a mitologia de como esses deuses nascem.

Mas uma coisa que tira a graça completamente do panteão de Tagmar2 é esse negócio de família unida e feliz. Não da gancho pra aventura, não se sente clima de entriga.

No panteão greco-romano, que é também uma família, há muita conspiração e não nescessariamente há um vinculo afetivo. Zeus, que nasceu da cabeça de Cronos, matou o "pai" sem nem ter esse sentimento de que Cronos era seu pai.

A deusa Crezir daria uma ótima vilã, assim como Blator.
Crisagom, Blator e Crezir poderiam ser arqui-inimigos e lutarem por poder e devotos. Maira poderia ser a deusa heroína que sempre salva o mundo da destruição dos deuses guerreiros.

Crezir teria como objetivo destruir quase tudo, exceto seu exército, e governar o mundo e o inferno através da opressão.

Blator defenderia que apenas os mais fortes devem sobreviver, mas Maira não concorda com isso pois todos os animais tem um lugar no ciclo da vida, no ecosistema. Por isso seriam inimigos.

Crisagom pregaria que todos que forem bons devem lutar contra os perversos e governar espalhando justiça e verdade.

#4 Marcelo Villanova Enviado : 25/08/09 21:50
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Creio que esta questão já foi discutida e explicada.
#5 Arauto das Eras Enviado : 25/08/09 22:29
Jogador: Arauto das Eras
EF:
EH:
Karma:
Não existe nada de bom na guerra. A guerra traz o ódio ou é consequência do ódio; gera rancor, ressentimento, todo tipo de violência.

Até Crisagom deveria ter conflitos internos, por causa das guerras que trava com boas intenções, que o levariam aos poucos para o "lado negro da força". Deveria ter sentimentos de ódio pelos inimigos...de culpa por não ter conseguido proteger quem deveria.

É uma pena o panteão de Tagmar2 estar desse jeito. Compromete todo um belo e bem organizado trabalho que os tagmarianos daqui tem feito.
#6 baldur Enviado : 26/08/09 13:06
Jogador: baldur
EF:
EH:
Karma:
Arauto,

Eu acho que entendo Crezir e vou tentar explicá-la:

Os deuses representam a ordem em Tágmar, os titãs, o caos e os demônios, a destruição.

Crezir é representada como uma deusa (e não como uma demônia) pois representa a fúria. Mas o que é a fúria? A fúria, ao meu entender, é a força da vontade levada ás últimas consequências. Enquanto Blator representa a guerra, a batalha, o conflito puro e simples e Crisagom os meios em que um conflito deve acontecer de forma racional (até a própria razão aplicada ao conflito), Crezir representa a última fronteira da razão, a loucura e o frenezi da batalha, a irracionalidade que faz os filhos deixarem a razão de lado e ultrapassarem seus limites.

Se por um lado a guerra não é "prazeroza", por outro ela é necessária (palavras de um filho de Blator). Você foca o lado negro da guerra, mas não pense que a guerra só se trava num campo de batalha. Nos esportes (até mesmo os não marciais), no trabalho e na vida diária sempre nos deparamos com obstáculos que devem ser removidos para que possamos seguir em frente e chegar a um objetivo. Quando este objetivo parece distante, por mais valoroso que ele seja, Crezir entra em campo. Os filhos clamam por Crezir para que lhes seja dada a força para ultrapassarem qualquer obstáculo, ainda mais os de ordem física. Até uma mãe na hora do parto, clama por Crezir, quando a dor do parto é muito grande, pois essa mãe sabe que após a dor, virá a recompensa de ter uma nova vida em seus braços.
Dessa forma, Blator é a certeza dos obstáculos no caminho, Crisagom é a razão e a lógica aplicada à resolução do problema e Crezir a força de vontade encarnada.
Isso é Crezir: a força poderosa da vida, explodindo e ultrapassando os limites do visível e concebível.
P.S.- Com certeza, você tem ouvido demais os sermões dos sacerdotes de Selimom. Como dizia meu amigo Bardo, Tuinterii: "Vix pacem, para bellum!" (Esse era seu grito de batalha. Alguém sabe o que isso significa?)
#7 Marcelo Villanova Enviado : 26/08/09 13:25
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Brilhante explicação.
#8 Arauto das Eras Enviado : 26/08/09 22:09
Jogador: Arauto das Eras
EF:
EH:
Karma:
Baldur diz:
"mas não pense que a guerra só se trava num campo de batalha. Nos esportes (até mesmo os não marciais), no trabalho e na vida diária sempre nos deparamos com obstáculos que devem ser removidos para que possamos seguir em frente e chegar a um objetivo."

Então guerra é só no sentido figurado? Crezir não é mais a deusa da fúria e sangunolencia, mas deusa dos obstáculos a serem superados ????? E por isso ela é tb amorosa, preocupada com os outros?

Desisto...desisto...desisto, vcs venceram.
#9 baldur Enviado : 26/08/09 23:39
Jogador: baldur
EF:
EH:
Karma:
Pô, Arauto, assim eu não sei o que fazer!

A sanguinolência e a fúria na batalha são UNS dos aspectos de CREZIR, mas, para os filhos em geral, ela também representa ultrapassar os limites, como dito, físicos, principalmente.

Eu não sei onde você quer chegar. Você quer criar uma mitologia? Então invente histórias tendo como base estes arquétipos. Infelizmente, comparar a mitologia grega com, sei lá, mil anos de história, com NOSSA mitologia tagmariana é injusto pacas!

O que eu quis mostrar pra você é que, não se deve limitar o arquétipo dos Deuses de Tágmar com algumas palavras. Seus significados vão muito além disso. Estou gostando dos textos por causa disso, eles estão abrindo as fronteiras dos arquétipos dos Deuses para um novo horizonte. Tornando-os mais tridimensionais.

E, para finalizar, não desista. Discuta, brigue, faça o que fizer, não desista. Para isso que existe o fórum. O máximo que pode acontecer é um de nós ser expulso por FLAME-WAR. E você sabe a guerra não traz nada de bom....

Só não vá expalhar por ai que eu disse isso...


#10 Marcelo Villanova Enviado : 27/08/09 19:59
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
A cosmogonia de Tagmar deve entrar nesse livro.
No princípio havia a energia e a anti-energia. Os titãs e os demônios, isso mesmo os demônios são anteriores aos deuses. Os Titâs deram origem aos deuses. Os titãs embora sejam energia eram caóticos enquanto os deuses a ordem. Os deuses derrotaram seus pais e criaram o mundo material a partir da energia dos seus pais, além de aprisionarem os demônios.

Diferentemente do panteão greco-romano, onde os deuses alguns são bons e outros maus, os deuses de Tagmar são bons ou neutros. Eles representam a ordem. Assim, mesmo que entre eles não exista a concórdia, não existe o conflito.

Blator mesmo sendo o deus da guerra, não é um deus mau, ele acredita que no mundo o mais forte tem mais chance, ele não crê na guerra pela guerra, mas na guerra como meio. Os anões (retrato de Blator) não é um povo conquistador. Mas se acharem necessário guerrear para defender seus interesses eles o farão. Assim, tbm é Blator. Blator não crê na negociação, na diplomacia, mas que vc só é respeitado se demonstrar que é forte.

Crezir simboliza o prazer na guerra, a inconsequencia. Crezir detesta covardes e até não liga muito para estratégia, uma vez iniciada a guerra não há espaço para duvida e exitações, ela é como os kamikazes japoneses ou homens bombas muçulmanos, a vitória acima de tudo, sem medo e rendição (tipo o filme 300).

Crisagom é mais equilibrado, a guerra precisa ter planejamento, honra (de que adianta vencer um adversário enfraquecido ou inferiorizado?), os paladinos de Crisagom batem em retirada se isso for uma estrategia, os de D&D não. Crisagom prega a batalha justa e por motivos justos, se não houver outro meio. Acima de tudo a lealdade e a honra em combate.

Por fim, os deuses de Tagmar são diferentes dos deuses greco-romanos exatamente nesse ponto: os deuses greco-romanos são bons ou maus, porque não há demônios, eles mesmos podem ser os anjos ou demônios. Em Tagmar os deuses são a ordem, os Titâs a energia caótica e os demônios a anti-energia.

Tudo isso deve entrar na introdução do livro deuses e demônios, só falta um voluntário para estrever.
Alguem se habilita?
#11 baldur Enviado : 28/08/09 07:32
Jogador: baldur
EF:
EH:
Karma:
Muito agradecido pela explicação, Marcelo.

Eu acho que esta explanação já põe os pingos nos "is" e esclarece de vez esse ponto obscuro.

Peço até desculpas se fui rude e errei na descrição desta Deusa, mas, como disse, essa é uma das idéias que tenho sobre Crezir.

Sempre achei que os textos dos DEUSES mais difíceis seriam da tríade da guerra (BLATOR, CREZIR E CRIZAGOM)e da tríade da agricultura (SEVIDES, LIRIS E QUIRIS) devido a semelhança de seus arquétipos e conceitos. Mas mesmo estes textos estão muito bem embasados, só dependedo de alguns detalhes estéticos para serem finalizados.

Sobre a cosmogonia dos deuses: estou muito ansioso por ver essas explicações em texto. Espero que o texto tenha algo de poético, pois a criação do mundo, com a mitologia de Tágmar, dá possibilidades infinitas ao escritor.

Na minha cabeça a idéia era que os Deuses combateram um ou mais Titãs e domaram seus poderes, cada um de sua forma. Assim os Deuses teriam e seriam a mistura da força (e conceitos) dos Titãs que domaram. Imagine Crezir comendo o coração de Piros!!!!

Bom, de qualquer forma, agredeço imensamente a explanação acima. Ela foi perfeita.





#12 Marcelo Villanova Enviado : 03/09/09 11:57
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nova versão. O objetivo é deixar claro que Crezir não é malígna, ela pode ser caótica, mas não é uma deusa malígna.
#13 Marcelo Villanova Enviado : 04/09/09 13:03
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
A triade da guerra embora sejam deuses da guerra não são maus e nos proprios textos deles isso é dito.
#14 Ketalel Enviado : 20/03/10 01:42
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Tudo bem Marcelo, já discutimos em outros tópicos sobre isso, então vamos ao prato principal.
Partimos do Estabelecido: Crezir É NEUTRA.

Citação:
A ausência de medo diante do perigo e da morte, a fúria, a coragem, o frenesi, a bestialidade estampada nas faces retorcidas no campo de batalha é sem dúvida o cartão de visita da deusa da destruição. Dentre todos os maiores horrores que a guerra pode proporcionar, sem a menor sombra de dúvida nada se compara a Crezir.


Citação:
Alguns medem o tamanho de uma guerra por suas fronteiras, outros pela quantidade de reinos afetados ou ainda por suas conseqüências, mas a deusa não, Crezir mede uma guerra pelo número de corpos caídos no campo de batalha, pela quantidade de membros decepados e de cabeças arrancadas. Para Ela não há nada mais belo que o som do metal penetrando a carne do oponente, nada mais doce que o cheiro metálico do sangue brotando em profusão enquanto Ela se lança ao massacre em um verdadeiro banho de sangue, ceifando vidas e pisoteando os corpos daqueles já caídos.


Citação:
Assim como a Deusa seus Sacerdotes e seguidores não são só adoradores da guerra (isso seria muito pouco), mas da matança e da carnagem. Um Sacerdote ou seguidor de Crisagom jamais destruiria uma aldeia inimiga que oferecesse rendição; um Sacerdote ou seguidor de Blator decidiria o que seria mais acertado estrategicamente; mas um Sacerdote ou seguidor de Crezir provavelmente mataria até o último ser vivo e queimaria a vila até as cinzas.


Isso não me parece uma Deusa NEUTRA

Gostei da explicação do Baldur, acho que essa idéia seria ótima se fosse aproveitada na descrição da Deusa, e quem sabe até fazer como fizeram com Lena e alterar a área de atuação para SUPERAÇÂO ao invés de MATANÇA.
Se pintarmos a deusa como está no texto, não ficará muito diferente de Diatrimis, precisamos focar ALGUM aspecto positivo de Crezir e não descrevê-la torrando uma pobre vila indefesa abaixo. Ou alterar a área de atuação de Diatrimis para alguma outra coisa a qual nem os deuses fossem imunes e que por isso tendo sido expulsa.
Talvez como uma deusa que vise a transformação, a renovação através do caos (como Shiva), uma deusa que incentive as práticas esportistas como disse Baldur, que fortaleça os vencedores, mas não MATE COM REQUINTES DE CRUELDADE o perdedor.

Essa é minha opinião. Por favor, peço uma saída quanto a esse impasse de Crezir para que não volte a tona novamente.
#15 Hector Folha-Palida Enviado : 20/03/10 02:48
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Eu vejo Crezir como uma deusa da guerra mais selvagem e menos tática, mais simples e menos complicada. A diferença dela para Crisagom é apenas o método, o fim é o mesmo. Ambos pregam o sacrifício em combate, enquanto um se foca na vitória moral(honra, Justiça) ou outro se volta para a vitória real, total e palpável que deixa provas e cicatrizes. Para Crezir faz sentindo eliminar o ultimo das sobreviventes para que estes nunca mais possam lutar ou se rebelar, o que hilariamente acaba gerando uma "Paz".

mas concordo em estender sua área de atuação para fora do campo de batalha.
#16 Marcelo Villanova Enviado : 20/03/10 11:23
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Lembrando que mesmo que se expanda a area de atuação de Crezir ele continuará sendo uma deusa da guerra, assim como crisagom e blator e temos que ter cuidado para não desviar essa ótica.

Os três se diferenciam am método e objetivos.

Blator crê no uso da força para se alcançar os objetivos.
Crisagom, na justiça.
Crezir, no prazer do combate. Esse é o ponto fundamental em Crezir, ela é a deusa dos que se regozijam com o prazer da luta, a emoção do combate. Esse é o núcleo da area de atuação de Crezir, e isso que não pode ser mudado, mesmo que venha a ser expandido. O que precisa é ser compreendido.

Para os povos antigos o combate era um meio de se provar honra e força, grandes soldados eram heróis nacionais, mesmo que socialmente não fossem lá grande coisa. Crezir é a deusa desses, dos que sentem prazer em combater e lutar, deusa adorada por gladiadores e bárbaros, dos que fazem da matança uma forma de serem conhecidos e reconhecidos. Enfim, é a deusa dos que são temidos pelo seu empenho em combate, por sua ferocidade. Provavelmente é a deusa que ensinou os seus seguidores a entrarem em frenesi. Pronto eis a definição de Crezir. O frenesi que os gladiadores e barbaros possuem, isso é Crezir, não é nem mau nem bom, é neutro.
#17 Ketalel Enviado : 20/03/10 12:32
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
E qual seria o diferencial dela para Ekisis?
Não podemos deixar que um sacerdotes dos deuses pare antes de aceitar derrotar a seita por objetivos comuns com os demônios. Precisa haver algo que as diferencie.
#18 Marcelo Villanova Enviado : 20/03/10 12:53
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
O lado selvagem de Crezir não é bem compreendido, por isso muitos tem restriições a essa deusa, isso pode ser usado pelos demonistas, para confundir os filhos e fazeram crezir parecer malígna.

Dando um proposito definido para os sacerdotes de crezir: mostrar que Crezir é a deusa do prazer da batalha, do frenesi em combate (vulgo Furia em D&D).
#19 Ketalel Enviado : 20/03/10 13:17
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Mal compreendida ok, então vamos fazer com que aqueles que lerem o texto compreende-la melhor. Que propósito seria o dos sacerdotes? Prazer, apenas pelo prazer não é um propósito. Nem vencer a todo custo ou matar os inimigos! Vamos fazer com que aqueles que lerem o texto entenderem que Crexir não é apenas uma bárbara furiosa, que ela é uma deusa boa. A questão é, como fazer isso? Que aspecto positivo positivo podemos evidenciar em Crezir sem deturpar a idéia já colocada?
#20 Marcelo Villanova Enviado : 20/03/10 13:23
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
não disse que ela é uma deusa boa, to dizendo a 300 mil anos que ela é uma deusa neutra.

E simplesmente o proposito dela é rogozijar-se com a batalha pura e simplesmente. Por que não? tem quem sente prazer em comer, beber e outras coisas mais...

Seus seguidores e sacerdotes querem ser conhecidos pela habilidade em combate. Por que não?

Por que uma pessoa não pode ter como objetivo de vida tornar-se conhecido por ter matado todos os seus inimigos? E assim ser temido? Por que isso necessariamente tem que ser mau?
#21 Ketalel Enviado : 20/03/10 13:31
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Porque é (hehe).
Marcelo, vejo bem, ela pode até ser assim... mas se for, vai ficar IGUAL à personalidade de Diatrimis.
#22 Marcelo Villanova Enviado : 20/03/10 13:37
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
sinceramente desisto...
pq é, não é argumento.
diatrimis é um demonio, ela ker a alma dos filhos para torturas, para isso ela precisa afasta-lo dos deuses, do culto etc... Assim, como os demias principes.

Crezir não, o prazer dela esta na batalha pura e simplesmente. Diatrimis não, esta na corrpção do devoto afastando- o da divindade.
É a mesma diferença entre Anasmadis e Lena. O que Anasmadis tenta fazer com o cuilto a Lena? Pervertê-lo, é o mesmo raciocínio de Diatrimis pra Blator e Crezir.

Essa faz parte da diferença de deuses e demonios.

A pessoa que gosta de Ultimate fight, que gosta de ver dois homens de sunga rolando no chão e sangue espirrando, é uma pessoa má? Ela vai te responder: é um esporte como outro qualquer.

No filme 300, a frase: sem rendição e sem misericórdia, é uma frase má? Quando eles terminam de matr inimigos, feridos que não ofrecer qualquer resistência e estão no chão, com suas lanças, isso é mau? Pois isso é Crezir. No mesmo filme os espartanos são lembrados por sua habilidade em combate e fúria e destreza, isso é Crezir. Isso é mau? Por que? Por que é, se essa é sua resposta não tenho mais o que falar...

Mas se quiser continuar a ver Crezir como maligna, desisto, continue...
#23 Ketalel Enviado : 20/03/10 20:27
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Marcelo, sem essa de desistir amigo!
Os Espartanos SÃO malignos no filme 300. A falta de misericórdia faz a pessoa maligna. A descrição a torna maligna. Por conveniência podemos dizer que o "mal" é todo ato egoista, que visa o bem próprio (ou prazer) em detrimento do bem estar de outrem. O "bem" seriam atos altruístas (como podemos ver no D&D). A definição de Crezir está deficiente pois a coloca vendo sua busca por sangue em detrimento do bem estar alheio (diferente de Lena).
E Anasmadis e Lena, estão opostas pelos fins que é dar prazer a todos (conforme Lena o prazer deve ser recíproco) e de ter prazer próprio.
Já Diatrimis e Crezir não tem fins, fazem guerra pelo prazer próprio em detrimento dos outros, não há diferenciação entre seus objetivos. A diferença é apenas que cada uma quer almas para si própria, seria apenas uma disputa territorial, como dois traficantes no mesmo bairro. Não gosto de ter essa visão negativa sobre Crezir, mas é a única emoção que o texto me causa, repulsa, a visão de Crezir como grande vilã, a conquistadora apenas por um capricho, enquanto outros deuses pregam o bem estar de TODAS as criaturas vivas.
Se o objetivo de Diatrimis é corrupção a área de atuação dela é corrupção, mas não há como se corromper uma coisa que já está completamente corrompida! Não se pode sujar mais um pano que já está imundo.
Não quero que você desista! Quero que você veja uma opinião sobre Crezir que tenho certeza outros mestres também tem. Quero que o texto seja alterado para que essa deusa NÃO tenha conotação negativa, diferente da má fama que já carrega.
Eu acredito que seja desejo seu e de todos que coordenam o site que outros como eu expressem suas idéias e que elas façam diferença e ajudem no enriquecimento do cenário.
Agora pra fechar, uma pequena definição da Wikipedia sobre Psicopata:
Citação:
A psicopatia (ou sociopatia) é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições.
#24 Ketalel Enviado : 20/03/10 20:42
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Evidenciemos então no texto de Diatrimis os crimes que compõe a deusa no corpo do texto. A saber: genocídios, infanticídios, estupros, massacres. Para não gerar mais discussões sem propósito!
#25 Marcelo Villanova Enviado : 20/03/10 22:51
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Todos os deuses de Tagmar são contarditorios moralmente, não queremos nenhum maluco jogador de rpg matando em nome dos deuses tagmarianos, por isso os colocamos cheios de contradições morais e todos eles são bem questináveis. Até mesmo Crisagom, pois como pode alguem pensar que uma guerra pode ser justa? Qqer um sabe que em guerras inocentes sempre morrem e são os que mais sofrem, se ele não sabe disso é burro ou inocente. Portanto, nenhuma divindade de Tagmar possui espírito altruísta cristão.
Dentro de uma mentalidade antiga, os deuses antigos eram todos eles moralmente incorretos, mas eram deuses; a noção de altruismo associada a divindade só veio com as religiões monoteistas, pricipalmente cristianismo.
Uma divindade malígna e outra boa, causaria uma guerra entre seus seguidores e sacerdotes, ideia que já foi rejeitada no projeto.
Pontos de ambientação já determinados desde o Tagmar 1 nãos erão refeitos, mas ampliados, sendo assim, Crezir continuará a ser uma deusa da guerra, daqueles que sentem prazer no combate. Ela é classificada como neutra, exatamente porque não há nisso bondade, mas tbm não é malígna pois a propria descrição dele diz que ela conhece perfeitamente a diplomacia e ama seus seguidores, o que não acontece com Diatrimis.
portanto, esses pontos não estão em discussão: Crezir é uma deusa da guerra e não é malígna. Nem Blator.
#26 Joao Enviado : 26/09/11 17:22
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Marcelo,

Como estava cuidadno de Lena me interessei pela família, a começar pela mãe. Aí vim ver como anda este tópico e lí a interessante discussão acima.
Pergunto se não posso dar uma reeditada no texto e enviar para você e ver se ficou bom. Inclusive tentando dar uma caráter para a deusa que esclareça melhor os aspectos levantados aqui.


Não sei se você notou, com os bardos e a Lena: Gosto de enfrentar o desafio de escapar dos esteriótipos. Percebi que com Crezir o desafio é grande, mas gostaria de tentar. Posso?




#27 Marcelo Villanova Enviado : 26/09/11 17:38
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Pode, mas antes faço a seguinte observação: o projeto tagmar2 tem como princípi que os deuses de Tagmar não são maus e que não há conflito entre eles e nem uma guerra santa entrre os sacerdotes.
Ok?
#28 Joao Enviado : 26/09/11 17:40
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Ok.

E, como fiz em Lena, para ficar mais de acordo com o manual de regras e deixar a Deusa mais abrangente eu mudaria o título para:

Crezir, a deusa da fúria, do ato de matar e do prazer na luta.

Interpretar "matança" por "ato de matar" ao invés de "sanguinolência", que significa "sede de sangue", deixa-a bem melhor para torná-la neutra. Nesse contexto ela pode,inclusive ser deusa dos caçadores em geral ( dos que gostam do esporte da caça não dos rastreadores). E mesmo assim ela não deixa de ser a deusa da guerra desmedida.
#29 Marcelo Villanova Enviado : 26/09/11 17:42
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Pode fazer.
#30 arabedoido77 Enviado : 26/09/11 20:26
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Eu preciso sanar uma pequena curiosidade: Afinal, Crezir é um deus ou uma deusa? Em alguns textos, vejo citações no feminino e em outros no masculino. Qual é o consenso?
#31 Marcelo Villanova Enviado : 26/09/11 20:36
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
É uma deusa. Filha de Blator e com Selimom teve dois filhos, sendo mãe de Plandis e Lena
#32 Leonardo Enviado : 27/09/11 00:52
Jogador: Leonardo
EF:
EH:
Karma:
Eu acho que Crezir não devia ser apenas a deusa da fúria e da matança, ela devia ser a deusa dos sentimentos intenssos, que não podem ser controlados (em batalha ou fora delas) a deusa do destempero, fazendo um contra ponto com Crisagon que é meio um deus da razão, até com Blator.

#33 Marcelo Villanova Enviado : 27/09/11 10:14
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
As familias divinas "pegam" a mesma área de atuação.
Por exemplo: a famíia da agricultura; sevides, liris e quiris.
Assim tbm a familia da guerra: blator, crisagom e crezir. Blator é o deus do lado tático da guerra, Crisagom é o deus do lado justo da guerra (se é que há um) e Crezir a deusa da paixão (do prazer) na guerra. Ela seria a deusa daqueles que gostam da batalha. A idéia de ampliar a area de Crezir é bom, sendo tbm a deusa da caça, dos gladiadores e do combate como esporte.
#34 Joao Enviado : 27/09/11 22:57
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Bom, mandei uma nova versão.


Escrevi o que imaginava e como jogava. Se estiver indo no caminho certo posso enriquecer mais.

Abraços

João
#35 arabedoido77 Enviado : 28/09/11 08:03
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
Se me permitem, achei legal a ideia de associar Crezir aos gladiadores e aos sentimentos intensos. Bem adequado mesmo. Fiquei pensando se ela não poderia também ter um pouco de influência em questões de vingança.
#36 arabedoido77 Enviado : 28/09/11 08:05
Jogador: arabedoido77
EF:
EH:
Karma:
arabedoido77 escreveu:
Se me permitem, achei legal a ideia de associar Crezir aos gladiadores e aos sentimentos intensos. Bem adequado mesmo. Fiquei pensando se ela não poderia também ter um pouco de influência em questões de vingança. Ou será que vingança seria mais a área de atuação de Crisagom, o tal lado justo da guerra?

#37 Marcelo Villanova Enviado : 28/09/11 12:30
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nova Versão.
#38 Joao Enviado : 28/09/11 13:18
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Bom, só vou justificar um pouquinho a linha que tomei...
Embora não estivesse no título a versão que baixei acabava por citar Crezir como deusa da destruição, assim tomei essa linha para desenvolver a idéia pois imaginei que muitos jogadores, inclusive eu, caracterizavam ela por esse viés.

Talvez se possa desenvolver melhor o "prazer na luta", mas preferí enviar a versão 5 para entender se a linha escolhida está boa, caso contrário seria perda de tempo.

Até

João

#39 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/10/11 17:26
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Uma sugestão:

ajustar a seguinte frase:


Uma vez que se foi considerado seu inimigo, não há hesitação: o caos deve ser destruído.

para

Uma vez que se foi dada a oferta de rendição, e não foi aceita, não há hesitação: o caos deve ser destruído.


Não se esqueçam: um inimigo não deve ser morto sem dar chance de rendição. Fazer isto seria uma covardia, e a deusa não tolera covardes.


Uma coisa que seria legal é deixar claro que aquele que foge da batalha é um covarde, logo os sacerdotes de Crezir não devem fugir de uma batalha já iniciada. Mas isto pode ser suicida. Imagine um grupo de 10 gigantes aparecendo e o grupo nivel 1 deveria fugir, mas e o Sacerdote de Crezir fica?. Crezir pode ser tudo, menos estúpida. Talvez devemos colocar que a única exceção seria recusa ao inicio da batalha quando esta for suicido e sem gloria, onde fosse claro e estúpido iniciar o combate.

Desta forma um seguidor de Crezir não precisa entrar em combate se for uma estupidez completa onde não haja nada a ganhar. Mas ao aceitar e iniciar este não deve recuar.

OBS: Editei este post, em vermelho corrigi o texto (que escrevi errado)
#40 Leonardo Enviado : 01/10/11 19:16
Jogador: Leonardo
EF:
EH:
Karma:
Marcelo_Rodrigues escreveu:

Uma coisa que seria legal é deixar claro que aquele que foge da batalha é um covarde, logo os sacerdotes de Crezir não devem fugir de uma batalha já iniciada. Mas isto pode ser suicida. Imagine um grupo de 10 gigantes aparecendo e o grupo nivel 1 deveria fugir, mas e o Sacerdote de Crezir fica?. Crezir pode ser tudo, menos estúpida. Talvez devemos colocar que a única exceção seria recusa ao inicio da batalha quando esta for suicido e sem gloria, onde fosse claro e estúpido iniciar o combate.

Desta forma um seguidor de Crezir não precisa entrar em combate se for uma estupidez completa onde não haja nada a ganhar. Mas ao aceitar e iniciar este não deve recuar.


E isso poderia se estender para Crisagon e Blator:

Um sacerdote de blator não fugiria nunca de uma batalha, anão ser que outra pessoa esteja em desvantagem e que precise de sua ajuda.

E um sacerdote de Blator, vugiria por uma questão estratégica, o famoso Bater em Retirada!!!. Muito Feliz

Daria tudo o mesmo praticamente, mas com conceitos diferentes proprios de cada Deus.

Alias poderia ser feito um codigo de cont=duta desse tipo pra cada Deus e pra cada aspecto da batalha.
#41 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/10/11 19:18
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Mais uma coisass.

1) Trovão é o barulho do relâmpago. O simbolo correto é o Raio ou se preferirem coloquem Relâmpago.

2) Sugiro trocar:

Não é preciso perder um guerreiro fora da guerra.

por

Duelos não conduzem a destruição do caos, e a morte desta forma não é bem vista pela Deusa.

3) Tem outras referencias erradas do trovão, como disse é rio ou relâmpago.

4) A cor do raio é branco...
#42 Joao Enviado : 01/10/11 20:14
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Que bom que houve manifestções.
Antes de tudo, como escrevi, já tinha mudado muita coisa do texto original e muita coisa deixei como estava por não saber se seria perda de tempo, vendo os comentários percebo que as mudanças foram bem vistas. Bom, vamos às respostas:


-- A idéia de nunca fugir da batalha estava no texto original, apenas deixei como estava. A versão 6 pode ser modificada. Concordo com o argumento e sugiro o seguinte texto:

"um seguidor de Crezir avaliará bem antes de entrar em batalha, pois uma vez nela não há volta. O recuo estratégico e a fuga, embora esta última seja um sinal de fraqueza e vergonha, são tolerados porém a rendição é vista como perdição. Nunca deve-se render frente aos arautos do caos"

-- Sobre a "condição de rendição". Discordo do argumento. Pode-se admitir que covarde é quele que entra em uma guerra e no momento que irá perder, se rende na esperança de que lhe poupem a vida. Cito três civilizações que se dizem valorosos e que usaram destes métodos em guerra para causar pânico nos seus adversários: Gregos (como um todo, não só os espartanos), Persas e Hunos. Os dois primeiros, quando capturavam eram pra fazer escravos. O terceiro não capturava, pois eram nômades e manter prisioneiros criava um problema.
Além disso, é bom lembrar que no original ela era deusa da matança e da sanguinolência, alterei para a deusa da destruição e as mudanças que fiz atenuaram bastante a sua postura, mas o contexto destrutivo e impiedoso da guerra faço votos por manter em Crezir. Esse paradoxo é que faz de Crezir uma deusa única. Qualquer um deve pensar duas vezes (ou mais) antes de entrar em batalha com um seguidor de Crezir: É matar ou morrer.

-- Trovão é o barulho. Falha minha. Ralâmpago entra.

-- "Duelos não conduzem a destruição do caos, e a morte desta forma não é bem vista pela Deusa." Muito melhor!!! Feliz

-- A cor do raio. bem, na versão que enviei estava "prateado" fazendo referência ao brilho (cintilar), mas o M. Villanova modificou para "vermelho". Prefiro prata ao branco.
Mas a cor do raio na verdade é próxima de azulado-violeta, vem da ionização do ar que na sua maioria é feita de nitrogênio. Mas você falará "mas nas fotos do raio ele aparece branco", se tirar uma foto do Sol ele também aparecerá branco, embora digamos que ele é amarelo. As fotos são ofuscadas pela intensidade de luz. Veja: http://www.youtube.com/w...7t4&feature=related . A origem destes raios é a mesma.

Seriá porque o link não apareceu completo:
vai de novo
http://www.youtube.com/w...7t4&feature=related

#43 Joao Enviado : 01/10/11 20:35
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
PS: Pode-se mudar o símbolo de crezir para o Fogo? Ou ele está reservado para outra entidade?
#44 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/10/11 08:38
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Sim, fogo reservado a Tanis, Titan segunda que apare no Império.

Sugestão de cor: Prata com Preto. Uma armadura assim é muito maneira. http://princearmory.com/product.php?productid=53
#45 Joao Enviado : 02/10/11 18:44
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Gostei da sugestão. Espero que o pessoal goste também.
Antes de enviar uma versão 6 vou esperar um pouco mais para ver se outros adoradores de Crezir se manifestam.
(Lembro de ter lido em algum fórum que o T. Rex é fã dela...)
#46 alantagmar Enviado : 03/10/11 08:48
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Eu normalmente uso esses seguintes conceitos com relação aos "deuses da guerra":

Crizagom: honra e justiça. Nesse caso, o uso do combate como regulação das relações entre os mais fracos e os mais fortes, pois apesar da necessidade de existência entre os poderes, os fortes tem responsabilidade sobre os fracos. Fora desse conceito, a guerra não deverá ser praticada. conta-se ainda a prática do modo de vida cavalheiresco (semelhante aos paladinos), e o empunhar de armas, junto a um carater ilibado, moldam a personalidade do individuo num coração nobre. O padrão de comportamento da corte, como se vê em clichês como o do Rei Arthur, por exemplo, traçando um paralelo, seria influencia da doutrina de Crizagom, e o reno de Azanti seria o modelo mais pujante do Mundo Conhecido (ainda que a Mesa de Prata esteja entrando em decadência em corrupção). Cores: azul, branco e platina.

Blator: guerra e força. Blator se preocupa com a ascensão dos mais fortes e a guerra é o ponto máximo disso. A guerra precisa ter regras para que essa avaliação seja de fato perfeita, e por isso, desde uma disputa de cavaleiros a um embate bárbaro, isso deverá ser explicitado dede o começo, não como um mecanismo de honra, mas como fato de medição. Guerras devem ser travadas constantemente, pois somente pele provação eterna você alcança evolução. Outros atributos como Inteligência, percepção e carisma não são ignorados, mas eles se concretizam nos atributos físicos. Verrogar é o que mais explicita esses conceitos e de fato, sua cultura gira em torno dos ditames de Blator. Cores: vermelho, amarelo e dourado.

Crezir: fúria, matança e sentimentos desenfreados. Crezir vê a guerra como um motivo final de vazão de seus sentimentos mais puros (leia-se primitivos). Ela não é contra a organização das sociedades, mas elas só devem existir para facilitar esse alcance. Se força determina todos os pontos de poder: liderança, cópula, riqueza, respeito, honraria, temor aos inimigos, então a força desenfreada trará isso 10 vezes mais, e com o mais completo prazer. Não por acaso, os lenitas (seguidores de Lena) possui esse mesmo principio, mas nos prazeres da carne. As terras selvagens são os que mais apreciam o conceito de Crezir, pois eles vivem a máxima da liberdade. Cores: cinza escuro (ferro escurecido), vermelho e preto

Acho que não há problema em deuses dividirem as mesmas cores. Seria legal ver um personagem usando a habilidade Religião para conseguir diferenciar um crezirita de um tanita ou blatorita.
#47 Joao Enviado : 17/10/11 22:31
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Opa Alantagmar!

Será que os textos de Lena e Crezir que estão disponíveis deram conta do recado, ou você tem algo a acrescentar neles?

Até!
#48 alantagmar Enviado : 18/10/11 08:41
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Escrevi apenas para mostrar o que são esses deuses para mim, e o que eu uso nas minhas aventuras. Se servir, podem aproveitar.
#49 baldur Enviado : 25/10/11 01:26
Jogador: baldur
EF:
EH:
Karma:
Bem, pegando a onda do Alan eu já tenho a seguinte visão dos Deuses da Guerra:

Blator é o Deus da SUPREMACIA ATRAVÉS DA FORÇA.Ele é patrono dos exércitos. Ele é ligado ao combate de grandes massas, batalhas e guerras. É o Deus que preza a eterna luta para a escolha do mais forte, pois ele decide o rumo do resto do grupo. Ele é o deus dos Generais e grandes ditadores, pois Blator acredita que os fortes lideram e os fracos seguem.

Enquanto Blator é o Deus das grandes massas, seus filhos são mais individualistas:

Crezir representa a fúria e (como bem citado no texto) a destruição que elimina o mal. Sem piedade, sem compaixão, uma vez tomada a direção do ataque, nunca pode-se retrair. O mal deve ser destruído. Mas ela é a fúria contra o inimigo, difere de Blator pois este aceita acordos e estratégias como meio para impor a superioridade. Para Crezir não existe guerra que não termine com a aniquilação do inimigo. Crezir está no instinto de sobrevivência, na força oculta que nos faz ultrapassar limites, na adrenalina que faz com que rendamos 101%. Ainda assim, Crezir quando solta semeia a destruição. (Aqui no Rio de Janeiro ela é conhecida comumente como BOPE. Seu símbolo é uma caveira com uma faca encravada...).

Crizagom é também um Deus da Guerra, mas diferente de sua irmã e seu pai ele é o Deus que é ligado à estratégia, honra e justiça, geralmente nesta ordem. Enquanto Crezir e Blator se satisfazem com a guerra "per se", Crizagom vê a guerra como um meio, não um fim. A finalidade de todo ato violento é a necessidade de reduzir a capacidade de ataque inimigo até sua rendição. Ainda assim, Crizagom é um Deus mais ligado ao heroísmo na batalha. Diferente de seu pai, ele acredita que cada soldado faz a diferença e nem sempre a quantidade é indicativo de superioridade. E diferente de sua irmã ele não acredita que a força bruta e instintiva vença a técnica e a estratégia. É o Deus dos Heróis.

Temos que levar em conta que, também para dar uma apimentada no cenário, seus seguidores ainda são "humanos", isto é, ainda que agem segundo interesses e pontos de vista próprios e de seus grupos, desvirtuando os desígnios do deus a qual seguem para atender a seus preconceitos .

De uma forma generalizada, uma imagem que me vem a mente é que os Romanos deveriam cultuar Blator, os povos bárbaros, Crezir, e os templarios, com sua devida adaptação, deveriam seguir a Crizagom. Novamente citando, com sua devida adaptação, isso não impediu Cesar de vencer os Gauleses, mesmo sendo em menor número, nem dos Hunos quase tomarem Roma, mesmo sendo bárbaros, nem dos templários terem massacrado Jerusalém, mesmo sendo cavaleiros nobres.

Isto é só uma idéia.
#50 alantagmar Enviado : 25/10/11 08:23
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Ótimo Baldur

Uma mescla de nossas idéias já dá um bocado de coisa para se jogar.

Convém ainda que dizer:

Lutar não é monópolio desses deuses. Eles apenas a enfatizam.

Através de seus clérigos, Maira combate ferozmente destruidores da natureza; Cambu afasta os assaltantes das estradas e os que atrapalham as negociações; Selimon luta contra os inimigos até estes se afastarem dos indefesos camponeses, sem contudo, perseguí-los; Sevides enfrentam saqueadores de plantações e assassinos de crianças; Cruine move exércitos para destruir o castelo de um conde vampiro, opressor ou não; Lena caça estupradores; Plandis luta sabe lá porque (é um deus confuso...); Ganis destrói armadas que invadam a Baía Borbulha, quando em época de acasalamento dos polvos; etc.

Enfim.

Aliás, fica claro que, as vezes, os interesses desses deuses irão se cruzar com os dos três deuses da guerra.

ISSO SÓ ENRIQUECE O CENÁRIO!
#51 Marcelo Villanova Enviado : 25/10/11 09:34
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Lembrando que: TODOS os deuses de Tagmar odeiam covardes, e nunca admitem que se extermine um inimigo indefeso ou inferiorizado,até mesmo Crezir não admite tal coisa. Exemplo: a magia corrente, nem mesmo Crezir admitiriam que um sacerdote matasse um inimigo paralisado sob a magia corrente. Isso seria uma covardia e indigno para qqer um dos deuses de Tagmar.
#52 baldur Enviado : 25/10/11 15:23
Jogador: baldur
EF:
EH:
Karma:
Marcelo,

Antes de mais nada: A1.03 - Crezir o texto para mim está muito bom.

Vindo ao encontro de sua dúvida quanto ao conceito de Crezir e tendo como base o que já foi discutido, cheguei a conclusão abaixo:
Crezir vem na minha cabeça como um furacão, uma tempestade e, como o próprio texto diz, um raio. Mas como um raio pode ser construtivo? Como uma força que para nós faz referência ao poder destrutivo da natureza, seja ela externamente, como no raio, ou internamente, como na fúria da batalha e prazer pela sanguinolência, pode ser considerada uma força benéfica para a vida e para os filhos?

No meu conceito, Crezir representa a força selvagem, o instinto de sobrevivência diante ao perigo e o sentimento de superioridade que se tem quando se usa a força e quando esta se faz efetiva, a fúria e sanguinolência na batalha. Então
- ELA É SELVAGEM! Ela é uma força de empuxo total que pode ser comparada com uma flexa em vôo. A partir do momento que ela sai do arco, ela não retrocede, só parando quando encontrar algo em que se fincar. Como dito na discussão, ela não é estúpida a ponto de entrar em um combate claramente impossível, mas uma vez que inicie o embate, ela não para até atingir seu objetivo ou ser devidamente extinta.
- ELA É A VIDA DIANTE DO PERIGO DE MORTE: Diante de uma situação de perigo, até os menor dos camundongos, quando acuados, atacam. Muitos são os casos de superação diante do perigo de morte. Ela é este empuxo irracional que supera o obstáculo, quebra barreiras e vence batalhas! Desta forma ela não pode ser quantificada nem racionalizada, mas direcionada para um fim.

Se por um lado sua selvageria é certas vezes instintiva, por outro, ela se delicia com este momento. É a sensação viciante da adrenalina quando dentro da corrente sanguinea. Nisto ela se torna uma emoção racional, não animalesca, quando multiplicada pela vontade dos filhos.

Como eu disse antes, Blator, na minha concepção é o Deus dos Exércitos, dos Grupos Militares, da vida diária na Caserna, da guerra convencional, da profissão militar e da supremacia através dos números e da força. Ele acredita na guerra, em consequência, o militarismo, como único métodoo de dirimir qualquer dúvida sobre qualquer questão. Blator também é o Deus do conceito de guerra inserido em uma sociedade. Seus filhos (Crizagom e Crezir), no entanto, não encaram a guerra como um "modus vivendi", mas como um meio. Assim como não é a seringa que cura, mas o remédio que está dentro dela, a guerra é considerada uma ferramenta imprescindível pelo qual Crizagom e Crezir se manifestam, mas não sua principal força.
Enquanto Crizagom representa os conceitos racionais da guerra, aquilo que pode ser medido e catalogado através do raciocínio lógico, como honra, estratégia, tática e, por aglutinação e preceito (já que deve-se racionalmente haver uma causa para a guerra), justiça, Crezir representa os conceitos sensoriais e instintivos da guerra, o que vive e tem forma do ponto de vista do instinto de sobrevivência e dos sentidos de cada ser; a total irracionalidade da fúria e da emoção de superioridade através da violência empregada ao combate.
Desta forma, Crezir, apesar de demoníaca para alguns é, na verdade, uma expressão da guerra, que não pode ser subestimada nem esquecida.

Poderíamos fazer uma lenda de como ela derrotou PIROS, o Titã do fogo, com as mãos nuas, terminando por arrancar seus membros e banhar-se em seu sangue. Que tal?

Sobre os deuses odiarem covardes: É aí que entram os sacerdotes! Eles estão no mundo pois CARREGAM dentro deles a centelha divina do seu Deus (para fins de ambientação, eles agem de acordo com o CONCEITO que define o Deus a qual seguem). Sendo assim, saem pelo mundo para consertar os maus que os filhos, consciente ou inadvertidamente, fazem. Ainda mais quando um destes filhos é seguidor do mesmo Deus. Raramente um Deus amaldiçoa um filho diretamente (isto é explicitado em Tagmar, pelo fato dos Deuses não andarem mais sobre o mundo). Ele o faz através de seus sacerdotes.

Bom queria sua opinião como coordenador sobre estes conceitos.
#53 Ares Enviado : 25/10/11 15:50
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Concordo com a visão do baldur,sendo Crezir uma deusa não somente da destruição,mais da força selvagem e primordial dentro de todos que nos empurra para a frente e para só quanto a morte chega.E quem sabe nem após ela.
#54 Rafael Enviado : 25/10/11 17:15
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
Na minha opinião Crezir representa os prazeres e fúrias da guerra: O orgulho de vencer uma batalha, de derrotar um oponente que era mais forte, o sentimento de superioridade ao ver o inimigo se render.
Na parte da fúria: A raiva, a vingança contra quem te faz sofrer, e que te deixa com o desejo de destruí-lo. Não encaixaria ela na destruição pela destruição.
Neste ponto de vista, Crezir não é uma deusa maligna.

Gostei muito do texto. Só mudaria algumas coisas. Acho que o que deveria adicionar é que seus seguidores se lutam, é contra alguém de força igual ou maior a sua, para que haja orgulho na vitória. Só lutam com adversários mais fracos, se estes o irritarem ou fizerem sofrer, ou fizeram algo covarde (como torturar ou matar alguém mais fraco ou indefeso intencionalmente [e não quando efeito colateral do seu acesso de fúria], sem que este não o tivesse feito nada), despertando assim o desejo de vingança.

Não concordo que haja tolerância com os covardes e não concordo com contradição existente na doutrina, pois estes também fazem parte do caos e precisam ser destruídos.
Se um clérigo de Crezir sente prazer em matar alguém mais fraco que não lhe fez nada, quando descoberto, deveria ser expulso da ordem e caçado pelos demais, que se vingarão dele por fazer a ordem passar vergonha. Afinal, tolerância não é o forte de Crezir.
#55 Marcelo Villanova Enviado : 25/10/11 17:58
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Na verdade to tentando pensar como alguem que pela primeira vez lê o material de Tagmar e se depara com Crezir e com esse tópico:
Em essência Crezir é a deusa do prazer na batalha. Daí vem as questões: como pode o prazer na batalha não ser mau? O que a difere por exemplo do Principe demoniaco Diatrimis? Ou de Blator e Crisagom?
Fica evidente que um seguidor de Crezir anda no fio na navalha, e por isso as doutrinas de culto da deusa precisa ser melhorado. No restante tbm gostei do texto.
#56 baldur Enviado : 25/10/11 18:50
Jogador: baldur
EF:
EH:
Karma:
É. Acho que exagerei no texto.
#57 Marcelo Villanova Enviado : 25/10/11 19:37
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Ao contrário, na verdade vc definiu bem o que é Crezir. Mas o que até agora nós não discutimos, ao contrario nós tentamos amenizar a imagem de Crezir, mas não discutimos é:

Do Livro a Introdução a Ambientação pg 27
Citação:
Crezir,
nascida do indicador esquerdo, representa a fúria e
a matança, o prazer do sangue e a loucura do
combate.


Como pode o prazer do sangue ou a loucura do combate ou a furia e matança não ser mau? Penso que falta explicar isso no texto de Crezir.

Além disso, na parte: Doutrinas do Culto

Citação:
Doutrinas do culto:
 Destruir o caos usando dos meios que forem necessários.
 Batalhar com fúria cega e sem piedade ao oponente.
 Todo oponente subjugado deve ser valorizado e sacrificado à Deusa
 Nunca render-se em batalha; vença ou morra
 Respeitar fielmente a hierarquia religiosa da Deusa


Precisa ser melhorado: Sem piedade ao oponente? Sacrificar o oponente a deusa? Ta mais pra Diatrimis isso.
#58 Ares Enviado : 25/10/11 21:29
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Citação:
 Todo oponente subjugado deve ser valorizado e sacrificado à Deusa

Aqui acho que da pra ver de duas formas:
1-A pessoa é capturada e morta num rito sagrado e tal pra Deusa.
2-O sacrifício dos inimigos seria considerado na própria batalha,como uma morte digna para os oponentes.Os sacerdotes pensariam que aqueles que são mortos por eles em batalhas são privilegiados e eles(os mortos) seriam privilegiados por isto no pós morte,quase todos no caso.
Pra mim esta segunda é melhor.
Citação:
 Batalhar com fúria cega e sem piedade ao oponente.

Não vejo problema em não ter piedade do oponente,principalmente se os sacerdotes e seguidores de Crezir acharem que esta morte em batalha melhora-se o quesito destes no pós morte.
Citação:
Como pode o prazer do sangue ou a loucura do combate ou a furia e matança não ser mau?

Se eles pensarem que estão lutando por algo bom,eles não considerariam uma coisa má.Os EUA consideram bom e certo atacar o Iraque com fosforo branco,mais quem é atingido e queimado considera isto mal e errado.
A mesma coisa se Verrogar atacar outro reino,são pontos de vista.
#59 Fábio_CM Enviado : 25/10/11 22:11
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Não seria uma questão de atualizar o texto do livro principal para que fique mais claro e de acordo com a concepção mais atual e elaborada de Crezir?

Sobre as doutrinas:

1. Destruir o caos usando dos meios que forem necessários.
Se eles "destroem o caos" eles buscam a ordem. Como pode ela então batalhar com fúria cega, se deixando levar pela loucura do combate? Acho que a palavra "caos" deva ser substituída por "mal".

2. Todo oponente subjugado deve ser valorizado e sacrificado à Deusa.
Acho que essa doutrina não tem como ser seguida, ou pelo menos está mal esclarecida. Eles lutam SEMPRE até a morte, independente do oponente, correto? Eu acho que é mais de acordo com a Deusa fazer o sacrifício no próprio campo de batalha, sem cerimônias ou piedade. Este seria, ao meu ver, o sacrifício ideal a deusa. Mas e se o oponente for indigno? A doutrina prega que o mate também, mas isto não seria uma honra não merecida?
Sendo assim, acho que existem duas opções: criar um modo especial de sacrifício (como perfurar o coração, por exemplo) para um sacrifício digno e um modo para o sacrifício indigno OU retirar esta sentença.
#60 Marcelo Villanova Enviado : 25/10/11 22:28
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Se eles pensarem que estão lutando por algo bom,eles não considerariam uma coisa má.Os EUA consideram bom e certo atacar o Iraque com fosforo branco,mais quem é atingido e queimado considera isto mal e errado.
A mesma coisa se Verrogar atacar outro reino,são pontos de vista.


Desta forma vc está relativisando o conceito de bom ou mau e ao inves de esclarescer está confundindo. Seguindo esse raciocinio, um grupo poderia interpretar Crezir como uma deusa má e iniciar uma guerra santa para exterminar sua nefasta influencia no mundo e tbm exterminar seus sacerdotes...

Citação:
Não seria uma questão de atualizar o texto do livro principal para que fique mais claro e de acordo com a concepção mais atual e elaborada de Crezir?


É exatamente isso. Conjugar essa tarefa com a definição de Crezir que está no livro de introdução a ambientação.
#61 Joao Enviado : 27/10/11 12:36
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Alterações da versão crezir v_5 para v_6.

1 – Reorganização dos parágrafos: alguns dos parágrafos foram mudados para seções que tinham mais a ver.

2- Alteração de alguns textos para deixar mais clara a doutrina da deusa.

3- Alterações pontuais tendo em vista os comentários neste fórum. No entanto ainda mantive a linha central exposta nos comentários abaixo.


Comentários:

Antes de tudo gostaria de fazer um comentário sobre a Concepção da deusa. Ela é um paradoxo ambulante, a linha de frente que combate o caos (os demônios) em favor da ordem (os deuses) usando as ferramentas do próprio caos.

Desta contradição é que surgem algumas confusões de conceitos e é preciso deixar claro no texto.

O conceito dos ``covardes.''

Existem várias atitudes consideradas covardes e não acredito que todas sejam de comum acordo e muito menos que todas sejam odiadas pelos deuses.
Por exemplo, uma pessoa que ao ver a possibilidade de uma batalha foge pode ser considerada covarde por alguns, mas sensato por outros. Aliás Plandis seria um ótimo deus dos covardes. “Quem vive e foge, vive para fugir de novo.”

Se fizermos os deuses e seus seguidores intolerantes a todo tipo de covardia, teríamos cabeças de vários camponeses decepadas por demonstrarem covardia ao fugirem da batalha. E o personagem ladino de um jogador meu seria o primeiro a morrer, por sequer tentar abrir uma porta, por medo da morte.

No entanto entendo o que não é tolerado por nenhum deus é o sadismo. O prazer único em maltratar outrem. É seguindo esta linha que o texto foi escrito. Da mesma forma que em Lena.

Assim, tendo em vista as conversas aqui eu queria atentar para algumas características do texto.

“como na fúria da batalha e prazer pela sanguinolência, pode ser considerada uma força benéfica para a vida e para os filhos?”

Veja que o foco foi mudado.
Sanguinolência é, por definição, o prazer pelo sangue e não pela batalha. Por isso mesmo que o texto exime Crezir da deusa da sanguinolência. Ele é deusa da fúria e do prazer na batalha o que não está necessariamente ligado com o fato de ser sanguinário, embora o derramamento de sangue seja seja um dos “efeitos colaterais” da guerra.

Acabei acrescentando a ideia dela ter derrotado Piros com as mãos nuas, mas não acrescentei o detalhe “terminando por arrancar seus membros e banhar-se em seu sangue.” Não acrescentei justamente por isso. Se ela arrancou os membros foi no calor da batalha. E não “terminando.” O prazer foi na luta, na batalha e não na crueldade sobre um vencido. Apesar desta crueldade poder se fazer presente durante a batalha.

Desta forma é importante entender que o prazer da batalha não é necessariamente mau. Pois pode-se lutar por vários motivos. A necessidade da batalha, ela pode ser infeliz, mas lutar pela liberdade nunca é má.

O conceito dos “sentimentos intensos” eu coloquei como “impulso pela vida”. Pois Plandis e Lena também trabalham com sentimentos intensos. Gostaria que o Baldur olhasse para ver se ficou do agrado.

Por fim, ainda mantive a palavra “caos” ao invés de trocá-la por mal, pois os demônios são arautos do caos. E o paradoxo é realmente esse, usar do caos para combatê-lo, como uma vacina. Mudar o texto implicaria em mudar tudo ou escrever combater o mal com o mal, o que daria muito mais trabalho para explicar e tirar o peso perverso (se é que dá...).

Espero que gostem da nova versão.
#62 Marcelo Villanova Enviado : 27/10/11 13:28
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Muito bem, chegamos finalmente a conclusão ao qual eu queria q vcs chegassem... Sendo Crezir uma deusa paradoxal, as doutrinas de culto da deusa precisam ser muito precisas e exatas, para não fazerem dos sacerdotes arautos do caos e confundi-los com um demonista ou ainda para não confundir os próprios sacerdotes.

Por exemplo: sacrificar o oponente a deusa, ficou dúbio.
#63 Marcelo Villanova Enviado : 27/10/11 20:20
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nova Versão

Ainda acho q as doutrinas de culto precisam ser melhoradas
#64 Rafael Enviado : 27/10/11 21:39
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
soube a doutrina religiosa, acho que estão todos assentimentais demais. Acho que poderíamos criar mais alguma baseada nesse próprio texto.

Talvez,
Citação:
Aliás, para eles, considerar um não seguidor de Crezir mais forte ou igual, seja amigo ou inimigo, é ao mesmo tempo honrar e rivalizar com ele.

Tipo, "Honrar e superar os seres mais fortes que você."

ou
Citação:
Em tempos de paz, que certamente não durará muito até que todo caos for extirpado de Tagmar, os seguidores de Crezir se dedicam aos prazeres dos duelos e da caça. Esta é uma maneira saudável de manter os sentidos afiados para a batalha que certamente se aproxima. Mas, e repete-se o que já foi escrito, os duelos não conduzem a destruição do caos e a morte desta forma não é bem vista pela Deusa.

sairia algo como "Esteja sempre preparado para a guerra (ou enfrentar o caos)." (beleza, este também é assentimental).

No sexto parágrafo da concepção, está "mas diferente só outros dois deuses" substituir só por dos.
No penúltimo paragrafo da concepção, a primeira palavra é Elem, substituir por Além.

Faltou falar como é a relação dela com Lena e Plandis.
#65 Joao Enviado : 28/10/11 18:32
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Legal as observações!

Sobre Lena e Plandis, não percebi que faltou esse detalhe. Já tinha escrito algo, mas não percebi que não saiu no texto final. Com relação a Lena apesar de uma relação tempestuosa com a filha, se preocupa e a admira sem falar ou deixar muito explicito. Com relação a Plandis, ele é o seu filho querido e companheiro que por muitas vezes aparece ao lado dela em situação de batalha. (tal como as várias loucuras que aparecem na guerra).
#66 Rafael Enviado : 29/10/11 01:16
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
Valeu, e Parabéns pelo texto.
Crezir era a deusa que eu menos gostava e se tornou minha deusa favorita.
#67 baldur Enviado : 29/10/11 13:49
Jogador: baldur
EF:
EH:
Karma:
Com certeza o texto está muito bom para mim, passando qual o limite de Crezir. Crezir é a deusa que, psicologicamente falando, está no limite da racionalidade humana. Muito bom.
Dúvidas:
os vencidos mortos podem ser considerados "sacrifícios para a Deusa"? E o destino dos vencidos vivos, que se renderam: os seguidores poderiam usá-los como escravos para qualquer uso (lutas, trabalhos forçados, escravos sexuais...) "em nome da Deusa"? Isto seria aceito pela Deusa de forma aberta ou apenas tolerado seguindo alguns limites? OU não seria tolerado? Mulheres e crianças podem ser pegos como escravos? Acredito que matar mulheres (indefesas) e crianças também não é tolerado pela Deusa. Mas no caso de Orcs ou criaturas similares?

Marcelo Villanova,

Desculpe a pergunta, mas para fins de esclarecimento: existe alguma diretriz, se é que isso é aplicável, para a produção das doutrinas? Existe algum texto sobre Deuses de Tagmar que pode servir como padrão?

Obrigado a todos. O texto está ficando cada vez melhor devido a participação ordeira de todos os debatedores.
#68 Marcelo Villanova Enviado : 29/10/11 14:00
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Não existe um texto padrão.

Fiz a minha observação baseado na reflexão:Crezir é uma deusa que está no fio da navalha, combate o caos com o proprio caos. Tal atitude pode confundir os homens. mas para que os homens não sejam confundidos, os sacerdotes da deusa tem de ser precisos e não podem ser dubios, suas doutrinas não podem dar margem a duplicidade e maus entendimentos, pq se assim o for os homens verão a deusa como malígna. E a própria deusa deve zelar por isso.

Sendo assim, doutrina como: sacrificar o inimigo, é muito dubio. Precisa ser mais especifico: como é esse sacrificio? Em que circunstancia? Em quais casos? etc...
#69 Rafael Enviado : 29/10/11 16:34
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
Acho que é na batalha que se mostra a devoção a deusa e não na morte em si. Na vitória dos instintos de sobrevivência ou vingança sobre o caos.
Os vencidos vivos, para mim continuam a vida deles. Se aceita rendição, não há maiores punições aos rendidos e não acredito que a deusa permita a produção de caos sem o motivo de destruí-lo. (fazer escravos sexuais é coisa de Anasmadis, não de crezir.)

Para mim, Crezir é a principal divindade dos Orcs (por mim ela os criou), que buscam vingança por terem suas terras invadidas, e o que vale para um humano vale para qualquer raça inteligente. (é coisa de covarde um escravo lutar por você.)
#70 Joao Enviado : 30/10/11 22:56
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,
Citação:

"sacrificar o inimigo"


Onde no texto se encontra esta referência?

Sobre o destino dos vencidos, do meu ponto de vista a vergonha já se abate sobre eles por terem sido vencidos. O resto é decidido no jogo.

E mais:
Se eles vão se tronar escravos ou não isso é uma questão da moral do reino. Crezir está mais para uma deusa neutra, ao contrário de Lena que desaprova tal ato. De outra forma, os verrogaris seriam todos demonistas . Minha opinião é que, nestas questões de moral, é mais interessante deixar que os próprios seguidores de um deus neutro debatam entre si qual é a melhor maneira de seguí-lo.

É preciso tomar cuidado para que não construamos as doutrinas dos deuses de maneira interferir na própria ambientação criada para os reinos.

E por fim, mais uma vez escrevo que nenhum deus de tagmar, segundo meu ponto de vista, tolera o sadismo. Seja mental, físico, sexual, espiritual e etc... se isso não está claro no texto, acho que se deve melhorar...

Como o Rafael disse:
Citação:
e não acredito que a deusa permita a produção de caos sem o motivo de destruí-lo.


Talvez isso isso deva ser destacado no texto na parte da doutrina...

Ter um escravo e puní-lo por não trabalhar não é um ato sádico (embora escandaloso para seguidores de Lena como eu). Mas maltratar um escravo por puro prazer isso sim é imperdoável aos deuses.
#71 Marcelo Villanova Enviado : 31/10/11 10:25
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Onde no texto se encontra esta referência?


No final do texto em doutrinas de culto.
#72 Rafael Enviado : 31/10/11 13:16
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
Villanova, essa referência não existe na versão 6.

#73 Marcelo Villanova Enviado : 31/10/11 15:51
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Tava falando de maneira geral, na intenção de mostrar que as doutrinas de culto precisam melhorar, pois os sacerdotes de Crezir não podem ser confundidos com demonistas.

Citação:
Doutrinas do culto:
 Destruir o caos usando dos meios que forem necessários.
 Batalhar com fúria cega e sem piedade ao oponente.
 Nunca render-se em batalha; vença ou morra
Respeitar fielmente a hierarquia religiosa da Deusa


Por exemplo: sem piedade ao oponente, e se o oponente se render? Se forem mulheres e crianças?
OU
Usando os meio que forem necessários? E se pra isso tiver que fazer algo indigno ou mau?

#74 Ares Enviado : 31/10/11 15:58
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
acho que a falta de piedade ao oponente é em batalha,se ele estiver lutando e a família do inimigo estiver escondida,quanto o sacerdote achar não vai matar,pois não seria considerado um oponente em combate.
E no caso de crianças terem sido mandadas pro campo de combate,duvido que fossem consideradas mesmo assim um desafio e muito menos um oponente a altura.E com certeza quem manda-se as crianças seria um ser digno de ser morto pela visão do sacerdote e não as crianças.
#75 Rafael Enviado : 31/10/11 18:25
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
Acho que o que conta é a raiva. Se na luta, o inimigo se rende, não é mais um inimigo. Irá morrer se o seguidor de Crezir estiver com raiva dele.

Se for um inocente, não morre, a não ser no calor da batalha. Não vai acontecer de estar procurando um inimigo, encontrar uma criança e matá-la.

Acho que o que falta é definir qual a posição dos sacerdotes de Crezir se houver irmãos da ordem em ambos os lados da batalha. no livro das ordens, diz que eles não podem se atacar. Isto será mantido?
#76 Marcelo Villanova Enviado : 31/10/11 20:44
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Sim, está mantido. Por isso, que estou falando que as doutrinas de culto precisam ser melhoradas. Não dá pro culto a Crezir ser totalmente caótico, ele vai precisar de algum tipo de ordem e racionalidade.
#77 Joao Enviado : 31/10/11 20:58
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:

Lembro de um conto do "Lobo Solitário", um samurai que é o oficial da morte (carrasco) do império Japonês no período por volta de 1600. Ele foi mandado para executar um senhor de terras que tinha apenas 8 anos pois sua família tinha se revoltado contra o Shogum. Na verdade, os condenados a morte tinham que cometer o suicidio ritual (haraquiri ou sepuku) e para não haver a agonia da morte lenta, o oficial cortava-lhe a cabeça. Era um ato de misericórdia. Voltando a criança, ela não tinha coragem de cortar a própria barriga e o lobo solitário lhe ofereceu um leque para apoiar na barriga "a fim de acalmar a alma" enquanto tirava a vida da criança.

Foi um assassinato frio. E em nenhum momento o carrasco, herói da trama, é tratado como mau. Ele, como samurai, cumpriu seu dever para com o seu senhor.

Entendo que existem valores que nos são estranhos.

Mas a pergunta que quero fazer é se vamos encaixar todos os deuses dentro da moral cristã moderna.

Lembro também que houveram alguns jogadores que ficaram incomodados com uma "deusa do sexo," propondo inclusive em torná-la um demônio.

Concluindo,

Imagino que, se queremos deuses neutros, isso significa que eles são indiferentes à certas questões que um deus bom defenderia.

Também penso que as questões de moral mais profundas dos deuses neutros devem ser deixadas para que o mestre na mesa de jogos decida.

Minha diretriz única para todos os deuses é: não há prazer no sofrimento. Sadismo e masoquismo cabe aos demônios.

Para finalizar, eu diria que, do meu ponto de vista, se uma criança for encontrada lutando no campo de batalha,

Um sacerdote de Crisagom a salvaria da batalha e a levaria para a sua tenda.

Um sacerdote de blator lhe daria uma surra e diria para voltar mais tarde, se sobrevivesse.

Um sacerdote de Crezir, mataria a criança e depois mataria quem a enviou.

#78 Marcelo Villanova Enviado : 31/10/11 21:05
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Não to usando a moral cristã. Só to dizendo que o texto está vago, dando margem a muitas interpretações (e más interpretações também, alguem pode interpretar o culto a Crezir como um culto demoniaco disfarçado ou não?) Basta ver na primeira pagina desda discussão as opiniões do companheiro Arauto das Eras:
Citação:
Crezir teria como objetivo destruir quase tudo, exceto seu exército, e governar o mundo e o inferno através da opressão


Por exemplo: sem piedade ao oponente, não há nenhuma excessão?
Ou
Usar os meio que forem necessário. Então um sacerdote de Crezir pode fazer qqer coisa desde que vença. A deusa aprovaria isso?

Será que isso não reforça o pto de vista do nobre Arauto das Eras?

Lembrem-se que Crezir não pode ser confundida com um demônio pelos povos de Tagmar. Então, leiam com cuidado as doutrinas de culto do jeito que estão escritas sem maiores detalhes e se perguntem: Será que seu culto não pode ser mau visto? Se sim, Como melhorar? Se não, então, o texto está pronto.

Pessoalmente acho que o texto pode ser melhorado, principalmente as doutrinas de culto, pq do jeito que está parece que os sacerdotes de Crezir são puramente um bando de desordeiros. E sabemos que isso não é verdade. No texto diz que: Crezir busca a ordem, mas por meio do caos. E os sacerdotes? Eles são a extensão da deusa, também buscam a ordem. Assim, por exemplo, um inimigo rendido e submetido, a ordem já foi alcançada, não sendo necessário matar impiedosamente. Mas o texto precisa que isso esteja escrito e não somente subentendido, pq mensagens subentendidas são exatamente o que estão dando problemas.

Por exemplo: batalhar com furia cega, sem piedade ao oponente. Eu mudaria para: batalhar com furia cega, até que a vitória fosse conquistada. Pq a frase: sem piedade ao oponente, pode dar a idéia de sadismo.
A primeira: destruir o caos, usando os meios que forem necessário. Tbm pode ser melhorada.
#79 Joao Enviado : 31/10/11 22:43
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Hum.. entendi.
Mas o texto foi bastante mudado desde o comentário do nosso nobre colega, será que o texto não dá conta desta interpretação?

Olha só,
Concordo com "até que a vitória seja alcançada"

Agora, o
"destruir o caos, usando os meios que forem necessários." eu acho que a dubiedade é bem vinda ai. O significado de "necessários" eu deixaria para dois sacerdotes de crezir discutirem sobre o assunto. Afinal, dentro de uma mesma religião existem vertentes teológicas.

Vai de encontro inclusive com a postura "os fins justificam os meios." Sei que é uma postura duvidosa -e certamente não é a minha -- mas sabemos que existem indivíduos em movimentos religiosos ou políticos que defendem isso. Acho que a neutralidade da deusa aparece aí. ( e certamente incomodam os seguidores de Lena como eu)

Mas podemos acrescentar que "o sofrimento alheio gratuito é visto com fúria pela deusa"

outra vez o "gratuito" é passível de interpretação...

Mas, uma vez que deixamos claro no texto (pois isto não estava no texto anterior) que Crezir defende a ordem e é contra os demônios, que luta ao lado dos seus colegas de panteão, que ama Selimon, respeita Crisagon e etc... o cuidado que estamos tendo com Crezir, que concordo que devamos ter, não estaria ficando exagerado?

Não estaríamos afunilando demais a ponto de tirar a liberdade de interpretação e atuação do jogador/mestre?

Então faço as perguntas, No texto novo, ele deixa claro ou deve ser acrescentado:
a) Que não há desejo de Crezir se sobrepor aos seus colegas de panteão?
b) Que o objetivo de Crezir não é muito diferente dos outros deuses, só que por outros meios?
c) Que não existe objetivo de dominar o mundo, mas livrá-lo de vez dos demônios.
d) Que a a dor o e sofrimento, por mais que apareçam pelo caminho, não é o objetivo da deusa?
e) Que a deusa não busca o sofrimento.
f) Que se os seguidores de Crezir causam dor e sofrimento, não é por prazer ou desejo mas por uma questão de conjuntura e por isso é necessário que se mostrem indiferentes a dor e o sofrimento. (Não há prazer, por ser um sentimento demoníaco e não podem sentir dor por ser um sinal de fraqueza)?

Pensando no post meu anterior, fiquei imaginando se Crezir não é também a deusa dos samurais...
#80 Rafael Enviado : 31/10/11 22:54
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Usar os meio que forem necessário. Então um sacerdote de Crezir pode fazer qqer coisa desde que vença. A deusa aprovaria isso?


Acredito que sim, desde que vencer seja atingir seus objetivos e não apenas ganhar a luta. Crezir é a deusa que faz o trabalho sujo, que é necessário mas os outros deuses não querem fazer. Ela não é muito cuidadosa, ao resolver um problema sem querer ela pode ter gerado outros.
Isto não quer dizer que ela deseje destruir tudo. Está mais para o "é sem querer, querendo" dos chaves. Não acho que alguém que leu esta versão do texto (6) chegue a isto (que ela quer destruir tudo).

Acho que se alguma coisa precisa se mudada, é apenas as doutrinas. Não vejo problemas no resto do texto.

Eu apoio a ideia de mudança do Marcelo Villanova para o segundo item da doutrina.

O primeiro item poderia ser "estabelecer a ordem onde existir o caos" (embora nem sempre os métodos de Crezir sejam os mais eficientes para isso. As vezes é melhor usar os métodos de Selimon, as vezes os dela). O temperamento da Deusa deixa implícito que é pelos meios que forem necessário.

Acho normal que muitas pessoas de Tagmar não gostem do trabalho de Crezir, até provável que ajam demônios mais simpáticos aos olhos povo que ela, mas entendem que ela não é um demônio.
#81 Marcelo Villanova Enviado : 31/10/11 23:02
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Tbm não vejo problema no texto. Só nas doutrinas de culto, essa parte precisa ser melhorada.

Citação:
f) Que se os seguidores de Crezir causam dor e sofrimento, não é por prazer ou desejo mas por uma questão de conjuntura e por isso é necessário que se mostrem indiferentes a dor e o sofrimento. (Não há prazer, por ser um sentimento demoníaco e não podem sentir dor por ser um sinal de fraqueza)?

Isso deveria estar na doutrina de culto. Pq não está?

Citação:
O primeiro item poderia ser "estabelecer a ordem onde existir o caos"

Essa idéia é boa.
#82 Joao Enviado : 01/11/11 11:35
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Ok, se é isto então vamos organizar as doutrinas. Proponho (baseado nos comentários):

=====
-- Extinguir o caos e seus asseclas: Só depois da destruição do caos nascerá a ordem e a moral.
-- Destruir o caminho do caos usando o próprio caos: Assim, ninguém pensará em enveredar para este caminho novamente.
-- Batalhar com fúria cega até alcançar a vitória: render-se não é uma opção.
-- Buscar o prazer na batalha: A simples mostra da força de Crezir nos braços de um seguidor é motivo de alegria.
-- Estar sempre treinado e preparado para a batalha: não há descanso até que o caos seja totalmente extinto de Tagmar.
-- A dor e o sofrimento pertencem ao caos e devem ser restritos ao campo de batalha: E lá deve-se ser indiferente a dor de quem for, o prazer leva ao caos e a piedade leva a fraqueza.
-- Participar uma vez por mês a um rito em honra a Crezir e uma vez por ano a um culto a Selimon: Para assim, afiar e lavar a alma.
-- Honrar e superar a força e a coragem dos outros: Sejam amigos ou inimigos.
-- Respeitar a hierarquia religiosa.
-- Suportar o pesado fardo dado aos seguidores de Crezir: mesmo mau vistos pelos companheiros de panteão sua doutrina se faz necessária para garantir a vitória sobre os demônios.

===========


O que acham?
#83 Marcelo Villanova Enviado : 01/11/11 12:09
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Citação:
-- A dor e o sofrimento pertencem ao caos e devem ser restritos ao campo de batalha: E lá deve-se ser indiferente a dor de quem for, o prazer leva ao caos e a piedade leva a fraqueza.

Esse não ficou claro, precisa ser melhor formulado.

Citação:
-- Participar uma vez por mês a um rito em honra a Crezir e uma vez por ano a um culto a Selimon: Para assim, afiar e lavar a alma.

A parte de Selimom pode ser tirada.
#84 Rafael Enviado : 01/11/11 13:14
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
Gostei de todas as doutrinas.
Citação:
-- A dor e o sofrimento pertencem ao caos e devem ser restritos ao campo de batalha: E lá deve-se ser indiferente a dor de quem for, o prazer leva ao caos e a piedade leva a fraqueza.

Para mim está claro. No campo de batalha, deve-se ser indiferente a dor e sentimento dos outros. Talvez especificar que o prazer que leva ao caos é o prazer na dor e no sofrimento e não o prazer na luta, que faz parte da Deusa.

Eu apoio que uma vez por ano, participem de um culto a Selimon. O panteão é o mesmo, cada um age de forma diferente, mas tem os mesmo objetivos. O peso que um seguidor que Crezir leva nas costas é muito pesado e pode deixar o seguidor confuso(ser completamente indiferente no campo de batalha, quem consegue isso?!). Selimon os ajudaria manter a sanidade (Crezir não é a melhor para confortar ninguém, nem os da sua ordem). Poderia ser um culto específico para os seguidores de Crezir, ou um dia de confraternização entre os seguidores de Crezir e Selimon, que se realiza uma vez por ano.
#85 Joao Enviado : 01/11/11 15:18
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Acatando a sugestão

Citação:

-- A dor e o sofrimento pertencem ao caos e devem ser restritos ao campo de batalha: E lá deve-se ser indiferente a dor de quem for, o prazer vindo do sofrimento alheio leva ao caos e a piedade leva a fraqueza.


Agora, sobre Selimon, acho que deve ser mantido. O Rafael pegou o espírto da coisa. Nada tem a ver com o fato de Crezir ser casada com Selimon. Tem a ver com "lavar a alma", tal como está no texto. Aliás, isso só ajuda a fazer mais sentido tal casamento inusitado.
#86 Marcelo Villanova Enviado : 01/11/11 15:25
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Se um sacerdote de um deus recorre a outro, significa que seu deus é incapaz de fazer o que ele pede.
Pq Crezir não pode lavar a alma de seus sacerdotes?
#87 Joao Enviado : 01/11/11 15:40
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Bom,

1o O culto a selimon não necessáriamente é recorrer a um sacerdote de selimon. Como disse o nobre Rafael, pode ser uma confraternização, onde os sacerdotes de crezir levam seus seguidores para uma visita a um templo de Selimon e lá participam do seu culto.

2o Não Acredito que exista monoteismo em Tagmar. Os deuses não são auto-suficientes. Eles não são todos poderosos e cada um tem uma esfera de ação. Muitas vezes um deus vai ser incapaz de fazer o que se pede e nada impede de um seguidor recorrer a outro deus, muito menos se sua doutrina permite isso. Ser sacerdote (ou devoto, lembremos que é uma pequena minoria dos seguidores de qualquer deus que são sacerdotes) de Crezir significa que acredita na doutrina da deusa e não necessáriamente que ela é mais poderosa ou melhor que os outros deuses. Eles pertencem ao mesmo panteão.

3o Isso mostra um paradoxo mais interessante: do exercício da tolerância religiosa pelos mais impiedosos em batalha, tal como Crezir é casada com Selimon.
#88 Ketalel Enviado : 01/11/11 15:49
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
João,
Suas colocações foram muito interessantes, gostei da reformulação do texto. Coloca bem Crezir de uma ótica diferente do que a maior parte das pessoas tem (uma deusa caótica) e insere a tolerância em um contexto importante na ordem.
#89 Marcelo Villanova Enviado : 01/11/11 18:06
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Note que vc está colocando a participação no culto a selimom dentro das doutrinas de culto, portanto, algo OBRIGATORIO a todos os sacerdotes, ao inves de facultativo. É a única divindade de Tagmar que OBRIGA seus sacerdotes a participar do culto de outra divindade.
Tudo que está nas doutrinas de culto obriga o sacerdote. Uso o mesmo argumento q vc usou: e a liberdade do jogador/mestre que não quiser fazer isso e achar q a propria deusa pode fazê-lo?
Percebe a confusão q isso vai dar?
Pq nos textos de Sevides, Liris e Quiris não existe preceito de participar no culto um dos outros?
Ou
Pq no texto de Ganis não existe preceito ao culto a Maira ou vice versa?
O fato de Crezir ter tido filhos com Selimom (nunca foi dito que ela casou com ele), significa necessáriamente que um sacerdote de Crezir tenha que cortejar tbm Selimom.
O que está na doutrina de culto obriga TODOS os sacerdotes a fazer.
Um sacerdote de Crezir pode perfeitamente não se sentir obrigado a ir a tal culto e não ser considerado infiel por isso. Pra isso que servem as doutrinas de culto, elas DETERMINAM o que o sacerdote de cada divindade deve crer e fazer.
#90 Joao Enviado : 01/11/11 18:36
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:

Pois é,
A questão é que os seguidores de Crezir, buscam sim a paz e a ordem como fim. Como diz o início do texto: Exterminar o caos para que a ordem e a moral possa prevalecer. Mas o caminho é duro e muitas vezes infeliz.

Mas vou escrever em outros termos:

Crezir é uma deusa da guerra, pronta para a batalha, temperamental e exigente com seus seguidores. Seu perfil é de uma deusa que empurra para a frente nem que seja no grito, não é de um deus que afaga e conforta. Não é que ela não possa, ela não sabe confortar.

E como toda mãe preocupada com o filho sujo, manda (obriga) ele tomar banho, mesmo que não queira!

Assim, foi exatamente esta minha intenção, tornar o culto anual a Selimon obrigatório.

Se isto não existe nos outros deuses, isto não é argumento para não ter em Crezir. Os outros deuses também não usam do caos e da impiedade em batalha.

Se Crezir é ou não casada com Selimon isso é um mero detalhe.

Uma vez que estamos esmiuçando a doutrina da Deusa o meu argumento anterior foi pro espaço. E de qualquer forma, independente do que está escrito no texto, como se custuma dizer, vale a regra de ouro e o mestre tem a palavra final.
#91 Marcelo Villanova Enviado : 01/11/11 18:39
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Dou um exemplo:
Qdo nas doutrinas de culto de Cruine diz que o sacerdotes não pode admitir mortos-vivos, significa que TODOS os sacerdotes de Cruine não podem tolerar mortos-vivos, sob pena do proprio deus (a pena fica a critério do mestre)
Ou
Qdo um sacerdote de Maira causa um mal a natureza, está sob risco de pena da deusa (tbm a criterio do mestre)

Assim, colocando a participação de um sacerdote de Crezir nas doutrinas de culto, vc esta obrigando todos os sacerdotes a participarem desta confraternização, tbm sob pena se eles não o fizerem.

Isso que significa DOUTRINAS DE CULTO, são normas que obrigam todos os sacerdotes desta divindade.
#92 Joao Enviado : 01/11/11 18:44
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Minha resposta se encontra no post anterior.
#93 Marcelo Villanova Enviado : 01/11/11 18:54
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
E continuo dizendo o mesmo.
E a regra dá palavra do mestre é decisiva aqui não vale. Ou vc vai me dizer que o mestre pode admitir q um sacerdote de Maira possa maltratar a natureza por pura maldade sem pena alguma? Simplesmente pq q palavra do mestre é final? Ele ate pode fazer isso, mas dai estaria violentando o jogo e as regras do jogo.

O fato de Crezir ter tido filhos com Selimom não significa que essa relaçãos seja necessária entre os sacerdotes. Ao contrário até Selimom e Crezir se desentendem mais do que se entendem.

Um sacerdote de Crezir pode ate participar de um culto a Selimom, mas isso não pode ser algo obrigatorio a ele por doutrina, mas no maximo facultativo. E isso não pode estar a criterio do mestre e sim escrito na ambientação.
Por exemplo: um mestre pode permitir que um jogador faça um anão mago, pq não existe nada na ambientação q impeça. Mas um sacerdote de Crezir é OBRIGADO a ir a um culto de Selimom pq na ambientação tem uma regra que o OBRIGA A IR (e isso não está sob o discernimento do mestre, a menos que ele objetivamente ignore um elemento da ambientação, então para ficar a critério do mestre isso não pode estar em doutrinas de culto, mas em religião e mesmo assim como algo facultativo).

E se Crezir cre q seus sacerdotes estão fazendo aquilo que ela quer pq ela quer sua purificação? A menos que eles tenham se desviado.

E como assim ela não sabe confortar? Será que estamos falando da mesma deusa?

Citação:
Temperamento
Crezir é senhora de um temperamento bem instável. Nos poucos momentos em que a deusa parece gozar de uma calma aparente, o mais insignificante acontecimento pode ser suficiente para despertar sua ira. Porém, Crezir não é cruel para com seus filhos e seguidores. Apesar de rígida, ela é uma mãe zelosa de seus filhos, protegendo seus fiéis como um companheiro de campanha defende um irmão de armas. Seus acessos de fúria não fazem da deusa uma criatura leviana e estúpida, incapaz de usar a inteligência ou até mesmo a diplomacia para conseguir o que quer, muito pelo contrário, quando quer Crezir pode ser bastante audaz com as palavras.


Repito de novo, DOUTRINA DE CULTO determina a ação de TODOS os sacerdotes, e tal participação no culto a Selimom NÃO PODE SER OBRIGATORIA, tão somente facultativa.
#94 Rafael Enviado : 01/11/11 21:40
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
No texto diz que Crezir é zelosa, que não é leviana ou estupida e que é capaz de usar a inteligencia e a diplomacia. Em monmento nenhum diz que ela é capaz de confortar seus seguidores, apenas que ela cuida deles.
Eu não vejo problema nenhum com a doutrina do culto, mas, para não ficarmos nesta discussão, eu proponho que este ponto seja retirado das doutrinas e crie-se uma data comemorativa para esse fim, em homenagem a Selimon e Crezir, acabando-se assim com a obrigatoriedade e ao mesmo tempo deixando-a como algo comum.

Mas sinceramente, acho que devíamos pensar na relação das ordens com o panteão também e não restrita ao Deus principal. Afinal, trata-se de uma mesma religião. Mas também, este não seja o caso agora. Por isso proponho a mudança.
#95 Marcelo Villanova Enviado : 01/11/11 21:44
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Qdo diz q Crezir é uma mãe zelosa...
Pergunto: tua mãe consegue te confortar? Penso que essa é uma característica do zelo materno. Ou não?

Nem definimos os padrões dos deuses principais. Como vamos pensar nos deuses como Panteão? Não se deve primeiro engatinhar para depois aprender a andar? Nem terminamos de definir Crezir (pois isto ainda é uma tarefa extra-oficial) e nem o seu culto, como é que um sacerdote vai cutuar ou participar de outro culto se nem o seu próprio está definido?
#96 Rafael Enviado : 01/11/11 21:57
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
Concordo. por isso disse que este não é o caso agora.

Minha mãe consegue me confortar, mas...
Não consigo ver Crezir como maternal. Acredito que foi Selimon que teve o "papel de mãe" com Lena e Plandis, enquanto Crezir teve o "papel de pai" e dava os puxões de orelha, por mais amorosa que ela fosse com eles. É um casal a frente do seu tempo para o mundo medieval.
#97 Marcelo Villanova Enviado : 01/11/11 22:02
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Tai no texto que ela é mãe zelosa, e até agora ninguem questionou isso. Se ela é mãe zelosa pq ela manda seus "filhos" para outro?
#98 Ares Enviado : 01/11/11 22:06
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Pelo mesmo motivo que eu devia ir no psiquiatra,por mais zelosa e carinhosa que minha mãe seja as vezes tem problemas que precisa de uma atuação externa e mais calma.
Tenho 15 anos só pra constar.
#99 Rafael Enviado : 01/11/11 22:14
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
Sim, ela é uma mãe zelosa, que cuida dos seus filhos. Quando, uma criança esta doente, ela não é levada no pediatra? Não é levada à escola para aprender? Parte do cuidado (e do amor) significa saber suas limitações e levar seus filhos para ser cuidado por outros. No caso de Crezir, lhe falta o conforto, que é feito por Selimon.

Você acha que trocar essa doutrina (melhor, tirar a parte de Selimon desta doutrina e trocar...) por uma data comemorativa não resolve o problema?
#100 Marcelo Villanova Enviado : 01/11/11 22:35
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Sim resolve, só que isso é outra tarefa: calendário de Tagmar.

O que estou dizendo é q o que colocarmos em DOUTRINAS DE CULTO, NÂO ESTA sob o discernimento do mestre, se ele burlar estará violentando a ambientação. Para garantir a liberdade do mestre está regra NAO PODE estar escrita em doutrinas de culto.

E discordo que Crezir não saiba confortar:
Citação:
Significado de Confortar:
v.t. Tornar forte; fortificar, avigorar.
Animar, consolar: confortaram a viúva.
V.pr. Buscar ânimo, consolo.

Ela sabe sim, do jeito dela, mas ela sabe.

Usuários visualizando este tópico
Guest
2 Páginas 12>

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.