Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Liris (revisão e melhoria) (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 11 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

Liris (revisão e melhoria)
#1 Marcelo Villanova Enviado : 20/07/09 18:09
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Esta discussão foi criada para discutir a Tarefa:

Liris (revisão e melhoria)

Leiam o documento no link acima.
#2 Marcelo Villanova Enviado : 18/09/09 19:39
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nova Versão
#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 31/12/11 12:39
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Versão 4 disponibilizada. Baixem e avaliem.
#4 Urucum Enviado : 31/12/11 14:14
Jogador: Urucum
EF:
EH:
Karma:
Qual será o
próximo deus a ser trabalhado?
#5 Marcelo_Rodrigues Enviado : 31/12/11 14:34
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Depois de Liris, será Quiris.
#6 Ares Enviado : 31/12/11 14:37
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Fiquei com algumas duvidas.
Qual seria seu relacionamento com Maira?Já a primeira parece ser mais ligada ao natural trabalhado e transformado e a segunda é praticamente de toda a vida nas suas três formas,mas ligada ao aspecto selvagem.

Citação:
representa tabém a abundância da vida

também

As parteiras devem fazer muitas preces,a Cruine,a Liris etc Muito Feliz

Citação:
Camponeses de todas regiões de Tagmar acreditam que se

todas as regiões

Citação:
A trezentos metros da nascente do rio Sevides, na margem esquerda se encontra um grande platô feito em pedra. Incrustado no chão em formato de meia-lua o símbolo de Líris marca um dos locais mais sagrados da ordem e onde grandes cerimônias são realizadas pelos altos membros da ordem.

Este lugar possui algum tipo de proteção da ordem que deve ser colocado?
#7 Marcelo Villanova Enviado : 31/12/11 15:15
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Não entendi a duvida?
#8 Ares Enviado : 31/12/11 15:43
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
na parte Relação entre deuses
Fala somente de alguns deuses e eu fiquei na duvida de qual seria a relação entre Maira e Liris.
Na segunda duvida sobre o lugar sagrado,fiquei na duvida se este seria protegido pela própria ordem.Pois parece ser o lugar de culto máximo a Liris e onde os altos membros da ordem se encontram,existiria algum tipo de proteção no local magica ou não?
#9 Marcelo Villanova Enviado : 31/12/11 15:51
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Os deuses de maneira geral matem uma relação respeitosa e de cooperação entre si. Alguns mantem algo a mais do que só isso, é o caso de Crezir e Selimom...
A outra pergunta respondi no outro tópico.
#10 T.REX Enviado : 01/01/12 11:33
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Prezados,

Minhas percepções:

Primeiramente vou deixar de lado os erros gramaticais. No momento não faz importância (se bem que sou contra este pensamento).

PREFÁCIO:

O Prefácio nos mostra uma história ocorrida em Magis, uma cidade famosa pelo seu enorme teatro e festas anuais. No centro dela uma estátua de pedra existia (a de Liris - a deusa da colheita). Pensando no dinheiro, o governador Henris mandou tirar a estátua de Liris, colocando em seu lugar a estatua de Lena. Anos mais tarde, Liris, invocada, lançou uma maldição contra o governador, matando-o de fome.

* A história - aparentando ser verdadeira - foi extraída de um livro de Maudi, guardada em Saravossa. Se a história é verdadeira, então pergunto: onde fica a cidade Magis no mapa? Em todos os reinos de Tagmar não encontro esta cidade. O Busca do meu PDF não encontrou esta cidade em livro algum. Sugiro colocarmos um nome de uma cidade conhecida (perdoem-me caso exista realmente esta cidade mas não encontro. Por favor, mostre-me onde).

* Lena é a deusa do prazer erótica e do prazer no trabalho. Mas se a intenção do governador era ganhar mais dinheiro, sugiro Cambu (deus da diplomacia, comércio e inter-relações).

* Por que anos mais tarde Liris resolveu se vingar? Achei este período muito longo. Sugiro um ou dois dias de vingança.

*
Citação:
Desde então ninguém jamais tentou trocar ou irritar a deusa novamente.

Calculo - assim sendo - que após a morte do governador, a estátua Liris voltou para o seu lugar de origem. Mas será que a deusa Lena gostou da atitude de Liris? Um homem do plano material foi morto pensando em Lena. Esta não pensa em brigar com Liris (essa é uma outra história)? No ponto que apresentei mais a frente - RELAÇÃO ENTRE OS DEUSES - também sugeri alteração.


REPRESENTAÇÃO:

* Liris é zelosa para com os frutos da agricultura e da criação animal. Por que criação animal? Não é Maira Nil quem cuida disso? Sei que para agricultura, animais são importantes. Mas penso que Liris não é a responsável pelo bem dos animais e no que eles podem oferecer. O mesmo parágrafo do ponto aqui citado termina, mostrando-nos que Liris está sempre presente nas COLHEITAS, CARREGANDO GRANDES FARDOS DE SEMENTES E SACOLAS DE FRUTOS. Sugiro tirar os animais daqui.


RELAÇÃO ENTRE OS DEUSES:

Liris tem problemas com Cambu e uma boa relação com Lena. Aqui é mais um ponto onde sugiro tirar Lena e colocar Cambu no Prefácio deste texto.

Ainda, neste mesmo ponto, vejo Liris tendo problemas com seu pai devido a trabalhos lentos e incapazes dos objetivos serem atingidos. Penso que trabalhos dos deuses não podem ser lentos e fracassados. Deuses são seres perfeitos em todos os sentidos. E mais: no ponto TEMPERAMENTO, Liris busca paz e a natureza acima de tudo, como seu pai e irmão. Com este último tudo bem, mas com o pai está tendo problemas. Sugiro mudanças sobre o relacionamento com o pai dela.

Citação:
Dizem que o amor que nutrem um pelo outro é maior que o simples amor de irmãos.

Não entendi. Existe amor "carnal" entre Liris e seu irmão?


FESTA DA COLHEITA:

Mais uma vez pergunto: o que o nascimento de um animal tem a ver com Liris?


ÁREAS DE ATUAÇÃO:

Citação:
A área de atuação de Líris não fica somente na questão da colheita das plantas e na saúde das criações. Ela representa tabém a abundância da vida e o final de um ciclo ou para alguns o início de um novo ciclo.

Criações... Discordo. Liris é colheita. Ponto final.


CORES:

Como é a cor lavanda? É similar a que cor? Lavanda é uma planta odorífera, usada na fabricação de águas-de-colônia, sabonetes, etc. Que tal o bege, cor dos cereais das plantações?


RELIGIÃO:

Liris prega o equilíbrio das raças e a paz. Discordo. Liris é COLHEITA.


TEMPLO:

Templos feitos de pedra, tijolos cozidos ou madeiras. Por que não de palha?


VESIMENTA:

Olha a cor lavanda aqui novamente.


ITENS SAGRADOS:

Citação:
Entretanto, se mal usado pode provocar a destruição da colheita ou a morte dos animais.

Mais uma vez os animais metidos na vida de Liris que não estou de acordo.


DOUTRINAS DO CULTO:

Zelar por toda a forma de vida... Que tal das plantações?


Resumindo: fora os pontos que apresentei, achei a história muito show. Parabéns ao autor do texto, cujas escritas precisam ser corrigidas gramaticalmente. Citei alguns pontos contra. No meu entendimento, não podem fazer parte da vida da deusa Liris, de acordo com a idéia apresentada pelo autor e a esfera atuação da mesma deusa. Outros pontos mostrados pelo criador desta escrita, também citei o que penso.

Bom, por enquanto é só. Mais tarde minhas possíveis tréplicas.

Sds. jurássicas,


#11 Marcelo Villanova Enviado : 01/01/12 12:31
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Quanto ao conto:
A cidade é pra não existir mesmo, pra que a história possa parecer uma lenda ou ainda em alguma cidade desaparecida no segundo ciclo. A única sugestão que faço é trocar Lena por algum principe demoniaco.

Qto as cores:
Já falaram isso antes, então desafiei o crítico. Pensa então em cores diferentes para deuses e principes demoniacos. Depois de um tempo ele me retornou dizendo: realmente é dificil pensar em cores diferentes para eles sem recorrer a cores exóticas. Então faço a vc o mesmo desafio: pense em cores diferentes para deuses e principes demoníacos (por exemplo: Crezir sugeriram preto e prateado, mas que diabos é prateado? Não é um tipo de cinza? Mas cinza já tem dono). São 28 cores diferentes ou combinação de cores diferentes. Lavanda é um tipo de lilas (desculpe, sem ofender, mas vc se deu o trabalho de procurar no google?). Bege já tem dono. Qual é a cor de cereais e de plantações? Amarelo? Já tem dono. Essa parte de cor é mais dificil do que parece ser.

Qto aos animais e área de atuação:
Animais são usados no processo de plantio como animais de tração etc. Penso que por isso dos animais. Podemos especificar q sua area de atuação se estende tbm a Pecuária, já que pecuária e agricultura são atividades economicas afins.

Qto ao templo:
Aqui está apenas uma descrição básica e não padrão. Mas podemos colocar esse acrescimo.

Qto a Quiris:
O autor sugere amor sentimental (platônico enfim... vc entendeu) entre os irmão e não amor carnal.

Qto a gramática:
As tarefas são divididas em áreas e cada uma com seu coordenador, para que eu possa me preocupar exclusivamente com a ambientação, deixo esse ponto para outra pessoa que tenha mais conhecimento do que eu. Por exemplo: o conto introdutório anterior a esse foi todo ele rejeitado por causa do conteudo, eu teria tido trabalho em vão se ficasse catando todos os erros gramaticais dele (desculpe mais uma crítica, tbm sem nenhuma intenção de ofender, vc pode perfeitamente corrigir o texto e me mandar por email o texto corrigido, essa foi uma das primeiras coisas que o Rodrigues me disse assim que entrei no projeto e ainda não era coordenador: correção gramaticais qqer um pode fazer e mandar para o coordenador por email. "Quem sabe faz a hora não espera acontecer", lembra-se dessa música?).
#12 T.REX Enviado : 01/01/12 20:09
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Nobre Villanova,

Cores:

Infelizmente, por queda de internet, não pude estudar no Google. No entanto, tive trabalho sim de estudar sobre o assunto no dicionário. E dessa forma apresentei palavras da água-de-cheiro. O "Pai-de-burro" (dicionário) não me explicou que tipo de cor faz parte o lavanda. Mas agradeço você de ter a paciência de me ensinar. Sendo um tipo de lilás, pergunto: esta cor já foi escolhida para algum demônio ou deus?


Animais e áreas de atuação:

De acordo com as regras do livro principal, Liris é a deusa da COLHEITA - palavra esta que significa tirar, separar da planta. Erro em pensar que, os animais domesticados, possuem ligação com a deusa Liris?


Gramática:

Ok, mestre Villanova. Vou torcer para que os erros que encontrei sejam corrigidos por nosso Coordenador de Revisão - Samyaza.

No aguardo.
#13 Marcelo Villanova Enviado : 05/01/12 18:32
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nova Versão

Leiam e avaliem pq esse deve ser o proximo texto a ir a votação.
#14 Marcelo Villanova Enviado : 05/01/12 18:32
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nova Versão

Leiam e avaliem pq esse deve ser o proximo texto a ir a votação.
#15 T.REX Enviado : 05/01/12 19:59
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Irmão Villanova,

Show!!!


Mas dúvidas ainda tenho. Me ajude, por favor: todos os prólogos dos deuses e demônios são extraídos de um livro. Não sei se são da biblioteca de Saravossa. Porém pergunto. Essas histórias PODEM ou NÃO serem verdadeiras? Ficaria um ponto de interrogação no ar sobre a veracidade dessas escritas?

Ainda no prólogo: o período de Líris rogar uma maldição no governador. Por quê um período tão longo?

CONCEPÇÃO:
Citação:
Ela porta uma foice dourada como o Sol, a cada balançar das suas mãos, qualquer ser, animal ou vegetal, tocado por sua lâmina produz frutos em abundância.

Que tal:
"Ela porta uma foice dourada como o Sol. A cada balançar de suas mãos, todo ser vegetal, tocado por sua lâmina, produz frutos em abundância."


IETNS SAGRADOS:
Citação:
Entretanto, se mal usado pode provocar a destruição da colheita ou a morte dos animais.

As palavras "morte dos animais". Aqui pode haver duas interpretações. A morte dos animais com SIMILARIDADE a destruição da colheita, ou a morte dos animais por SENTIR FOME, devido a destruição da colheita. Proponho tirarmos da frase citada "morte dos animais".

Ainda nos Itens Sagrados:
Citação:
Muitos afirmam que a união dos amuletos de Hudrar (ver texto sobre Quíris) e de Aksas pode levar a abertura dos portões celestiais e expurgar todos os demônios de Tagmar.

Além de demônios, criaturas também? Pergunto isso porque, atualmente, uma criatura, que atravessa portões celestiais, está sendo discutida no meu Conselho.


DOUTRINAS DO CULTO:

O ponto "Equilíbrio da Vida". Da forma como está escrito podemos interpretar que essa vida trata-se tanto do vegetal quanto animal. Que tal "Equilíbrio da vida vegetal"?


NÍVEL DE POPULARIDADE:

Me ensine: os agricultores, na idade média, todos faziam parte da camada pobre?

Mestre Villanova,

Obrigado.

No aguardo.
#16 Marcelo Villanova Enviado : 05/01/12 21:20
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Todos os contos podem ser verdadeiros ou lendas... Fica a critério do MJ se quiser usar algum deles pra se inspirar numa aventura.

1. Os deuses são implacáveis , mas não impiedosos, o governador não pode reclamar que Liris não deu tempo dele repensar seu ato e se arrepender.

2. Deixo isso pra revisão.

3. E pq não a morte dos animais? Pq acha que os animais são intocáveis para Liris? De que adiantaria se só a colheita fosse perdida, mas em compensação tivessem a mesa farta de carne pra comer? Ririam de Liris...

4.Criaturas demoniacas tem um monte: mastim infernal, cavalo infernal etc...

5. Mais uma vez: pq acha q os animais são intocáveis para Liris? Só pq Maira pode ficar brava? Se ela pode amaldiçoar um governador pq não pode querer proteger todo tipo de vida? Pq ela só se importaria com a colheita? Sem a vida animal ou humana o que seria da colheita? Ou pra que ela serviria? Não acha que está restringindo demais as ações dela não? Lembre-se ela é uma deusa e as criaturas são os filhos.

6. Geralmente sim. Os ricos eram os grandes proprietarios (geralmente nobres) das terras e o povo era obrigado a dar a eles um percentual do que plantavam (pesquise no google sobre feudalismo). Os ricos não pegam no pesado.
#17 T.REX Enviado : 05/01/12 22:54
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Mestre,

Desculpe-me mais uma vez importuná-lo.

1) Mas sobre o tempo (no caso anos - no plural). Não é muito? Se a idéia de dias é um tempo muito curto para que o governador pense a respeito de sua atitude, por que não um ano apenas (são doze meses para pensar a respeito). Além do mais, neste período de doze meses, o governador deve ter tido bastante lucro com o que havia planejado. Com muita certeza, sua escolha pela estátua nova era para todo o sempre.

2) Acho que não expressei corretamente minhas palavras. Eu estava me referindo a palavra animal. Porque criaturas não dão frutos com o balançar da foice, nas mãos de Liris. Somente vegetais.

3) Ok.

4) Ok.

5) Ok.

6) Ok.

Fora isso, por mim, já pode fechar para votação.

Sds. jurássicas,
#18 Marcelo Villanova Enviado : 05/01/12 23:06
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
1. Posso trocar por "passado um tempo", indeterminado.

2. Mas fruto no sentido de filhotes. Mais uma vez pq pra vc os animais são intocáveis para Liris?
#19 Ares Enviado : 05/01/12 23:09
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Frutos também se referiria a ovos,leite,etc?
#20 Marcelo Villanova Enviado : 05/01/12 23:18
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nova versão

Acho q ficou mais claro agora.
#21 T.REX Enviado : 05/01/12 23:43
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Chefia,

Pode fechar!!! Muito Feliz

Agora vou ler o deus do Plantio, Quiris.

Sds. carnívoras,
#22 Marcelo Villanova Enviado : 06/01/12 00:18
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Para povos que vivem da agricultura, Liris esta indiretamente ligada a prosperidade, pois com uma colheita boa se tem: mesa farta, possibilidade de bons negócios, gado bem alimentado. Portanto, ela é uma deusa bem popular em Tagmar.
#23 T.REX Enviado : 06/01/12 02:14
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
O mesmo para deus Quiris, já que a camada de seu povo é pobre?

No aguardo.
#24 alantagmar Enviado : 06/01/12 13:41
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Você quer dizer diretamente, né Villanova?...rs
#25 alantagmar Enviado : 06/01/12 13:56
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
T.REX, minhas ressalvas a seus comentários

Ainda, neste mesmo ponto, vejo Liris tendo problemas com seu pai devido a trabalhos lentos e incapazes dos objetivos serem atingidos. Penso que trabalhos dos deuses não podem ser lentos e fracassados. Deuses são seres perfeitos em todos os sentidos.

Depende. Se os deuses forem pensados semelhante aos da mitologia grega, então eles não seria tão perfeitos assim, pois teriam sentimentos humanos (humanóides). Ou melhor, nós, humanóides, é que teríamos esses sentimentos da herança criacionista dos deuses

Não entendi. Existe amor "carnal" entre Liris e seu irmão?

Não sei se entendi o problema

Se o problema for relacionamento sexual, então como Selimon e Crezir tiveram dois filhos?

Mas, se o problema for o fato de 2 irmãos estarem se relacionando intimamente, aí é uma questão de tabu. E mais um vez citando mitologia grega, lá o que não falta é situação de incesto.

A área de atuação de Líris não fica somente na questão da colheita das plantas e na saúde das criações. Ela representa tabém a abundância da vida e o final de um ciclo ou para alguns o início de um novo ciclo.

Considerando que após uma colheita, a terra será preparada para um novo plantio, então se percebe um novo ciclo. De certa forma o texto poetisa redundantemente porém não errado.
#26 Marcelo Villanova Enviado : 06/01/12 13:57
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Quis dizer indiretamente mesmo.
Pq diretamente é pela ação conjunta dos deuses. De que vale as bênçãos de Liris sem as bênçãos de Cambu? De que adianta um produtor ter uma boa colheita, mas não tem pra quem vender ou de quem comprar o que precisa?
Então a prosperidade é diretamente obra da ação conjunta dos deuses.
Isolados os deuses trabalham indiretamente para a prosperidade, pois precisam um dos outros. Essa é a idéia da colegialidade dos deuses em Tagmar.
#27 alantagmar Enviado : 06/01/12 14:04
Jogador: alantagmar
EF:
EH:
Karma:
Rapaz, esse colegialismo fica estranho quando você coloca no mesmo barco Blator e Selimon, por exemplo.
#28 Marcelo Villanova Enviado : 06/01/12 14:06
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Isso já foi explicado no tópico de Crezir, se não me engano, ou no próprio topico de Blator, ou dentro do próprio texto dele.
#29 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/01/12 14:58
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Beixei a última versão, li e gostei!

Para mim está pronto. Mais alguém sugere alguma melhoria?

OBS: se ninguém mais falar nada, vai para votação.
#30 Fábio_CM Enviado : 09/01/12 11:33
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
* No texto do prefácio tem a maldição de Liris. Neste texto ela demonstra uma clara superioridade sobre Morrigalti, o príncipe demônio, já que ele não foi capaz de salvar seu fiel. Estou correto em interpretar dessa forma?

* Página 3:
É vista sempre acompanhada de seu pai e irmão, este que sempre se encontra atrás dela e a acompanha atentamente com os olhos.
No texto de Quiris a deusa Liris aparece ao lado de seu irmão, e não a frente.

É cordial com todos tendo somente alguns mal entendidos com Cambu, que alguns séculos atrás tentou seduzi-la, causando grandes problemas a ele.
O mesmo que comentei no texto de Quiris. Não seria inapropriado falar em tempo quantitativamente quando se trata de um deus? Especialmente no que se refere a "tempo atrás" acho melhor ficar de forma indefinida.

* Página 4:
Seu tempo se encontra sempre a esquerda do templo destinado a Sevides, como sua filha se encontra para com seu pai.
Como comentei no texto de Quiris, esquerda e direita são relativos e podem confundir. O melhor seria um ponto cardeal, como oeste para a esquerda.

* Liris me pareceu mais poderosa e influente do que Quiris.
#31 Marcelo Villanova Enviado : 09/01/12 11:55
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
1. Todos os deuses são mais poderosos que os principes demonios, pq os demonios não podem atuar diretamente em Tagmar, mas somente por meio de um avatar o que diminui o seu poder e força.

2. Num alinhamento dos deuses: Liris esta do lado esquerdo de Sevides, Quiris esta do lado direito, mas ele se coloca um pouco atras olhando sempre para Liris.

3. seculos atras já é indefinido, pq pode ser 100, 200, 300, 400... Dá muito mais ideia de tempo do simplesmente tempos atras.

4.O referencial é Sevides, usar os pontos cardeais é que pode confundir. Sevides é o referencial, direita e esquerda dele.

5. Sem plantio não há colheita, então o poder de Liris ´depende diretamente da ação de Quiris.
#32 Marcelo Villanova Enviado : 10/01/12 22:02
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Tópico trancado para votação.
#33 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/01/12 22:05
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Iniciamos a votação. A data para encerramento é 20/1/2012 .
#34 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/01/12 08:05
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Resultado da Votação "Liris (revisão e melhoria)":

Aprovado, 11 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
baldur - Aprovado
Fábio_CM - Aprovado
Hector Folha-Palida - Aprovado
Ketalel - Aprovado
Marcelo Villanova - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
matheusjsrd - Aprovado
Samyaza - Aprovado
T.REX - Aprovado
Vercenorax - Aprovado
zetagmar - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.