Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Crezir (alteração no texto) (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 9 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

2 Páginas <12
Crezir (revisão e melhoria)
#101 Rafael Enviado : 01/11/11 23:43
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
Eu falava confortar no sentido de dar conforto (aconchego, consolo, ajuda com alguma aflição).

Pode ser que durante uma batalha, um seguidor de Crezir acabe matando seu próprio filho.

Segundo a doutrina de Crezir

Citação:
Mesmo assim, não há tristeza ou arrependimento na batalha, a vitória da ordem sobre o caos, dos filhos de Crezir sobre seus inimigos, sempre será motivo de regojizo. Inclusive para aqueles que se foram durante a tempestade.


Neste caso é mais fácil falar do que fazer. Que consolo um pai teria aqui?

No calendário de Tagmar, só há o nome do feriado e a data. A descrição, pelo o que eu vi ocorre na descrição dos Deuses. Eu acredito que essa data comemorativa enriquece e completa a ambientação da Deusa, resolvendo o problema doutrinário. Estou esperando a opinião do João sobre a troca desta doutrina por um dia comemorativo para pedir o acréscimo no calendário de Tagmar.
#102 Marcelo Villanova Enviado : 02/11/11 00:16
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
E eu estou dizendo (apartir da definição da palavra dentro do dicionário da lingua portuguesa) que ela sabe perfeitamente consolar, dar aconchego, confortar, animar, fortificar etc... Do jeito dela, mas sabe.
Uma coisa é não fazer do jeito que queremos, outra, totalmente diferente, é não saber fazer, isto é, a ignorância.

Citação:
Seus acessos de fúria não fazem da deusa uma criatura leviana e estúpida


Mesmo que a discussão seja transferida para outro tarefa ou tópico ainda continuo discordando desse conceito.

Se for pra confortar, Crezir pode perfeitamente fazer, como disse, do jeito dela (e aqui pergunto será que não queremos impor a ela o nosso conceito de conforto ideal?).
Se for pra purificar (supor que o sacerdote tenha se desviado, se arrependido e queira voltar e se limpar da impureza), Crezir tbm pode fazer. Basta o mestre dar ao tal sacerdote uma missão de purificação, além de participar de algum culto a deusa por determinado tempo etc...

Agora, se for simplesmente para criar uma data em que se celebra a união de Crezir com Selimom, teria de se escolher um mes: mês de Crezir? Ou o mês de Selimom?
#103 Fábio_CM Enviado : 02/11/11 01:14
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Achei o texto muito bom.

Onde está escrito que os sacerdotes da deusa precisam ir aos cultos de Selimon? Isto não aparece no arquivo que está no primeiro post, aparece? Think
Completando, não me parece um sinal de fraqueza elas aconselharem os fiéis a gostarem de Selimon, mas também não concordo se isto for obrigatório. Eu pensei no mesmo: a criação de um dia de adoração tanto a Crezir quanto para Selimon. O melhor seria na mês de Crezir, pois representaria a "calmaria nos tempos de fúria".

Marcelo, este conforto que você fala pode não ser o suficiente mesmo na própria opinião de Crezir. No texto está escrito que ela protege seus fiéis como irmãos de armas. Isso significa que a deusa poderia se colocar a frente de uma flecha pelo fiel, mas se tiver que dizer uma palavra de conforto, seria algo como "levante-se e lute, que você ainda está vivo". É neste momento, acredito, que Selimon seria a alternativa. Mas afinal, ela e Selimon tem uma relação tão estreita para que ela tenha a liberdade e a confiança para fazer isso com seus sacerdotes? E como os sacerdotes de Selimon recebem os sacerdotes de Crezir? A boa recepção pode não ser recíproca.

Para terminar, um comentário geral sobre a deusa em Tagmar:
Eu acho estranho uma deusa como esta ser muito cultuada por nações e soldados. Ela certamente não deveria ser a deusa preferida por personagens tidos como líderes de guerra, por exemplo. Ela se parece muito mais como uma deusa adorada por guerreiros solitários (pra mim elas são a alma dos gladiadores), ou soldados heroicos mas que não estão em posição de comando. É obvio que um soldado, que não é um sacerdote, teria a racionalidade de planejar uma batalha. Mas, como seguidor de Crezir, ele se sentiria inclinado a tomar as atitudes mais radicais. Para um reino como Verrogar, por exemplo, que tem tradicionalmente a estratégia como valor ensinado há muitas gerações, permitir um seguidor desta deusa em altos escalões é até mesmo arriscado. O mesmo vale para a Levânia. Muito cuidado deve ser tomado para acrescentar a deusa nesses locais, e acho que o general de Verrogar deve continuar sendo uma exceção a regra, até porque, segundo os preceitos da religião de Crezir, atacar incessantemente um reino enfraquecido como Dantsem que não fez nada para Verrogar não é digno da deusa.
#104 baldur Enviado : 02/11/11 01:51
Jogador: baldur
EF:
EH:
Karma:
Se só as doutrinas do culto ficaram meio "nubladas" acho que o texto do João resolve tudo. Vejo que o debate agora é o fato de Crezir ser ou não uma mãe zelosa com seus filhos. Olha, meu pensamento mitológico é bem simples: muitas deusas mães nas mitologias conhecidas não eram necessariamente as deusas que criavam seus filhos. Isto é uma base para idéias. Então ela pode ser uma mãe, mas não necessariamente ter o dote materno ou personalidade necessários para cuidar dos filhos. Não há até agora nada escrito, em forma de lenda (Marcelo Villanova me corrija se eu estiver errado), que Crezir CUIDOU de seus filhos. Isso pode ter sido feito por Maira, Ganis ou o próprio Selimom, se for o caso.

Sobre as doutrinas, minha opinião é que todos os ítens são bons menos:
Citação:
-- A dor e o sofrimento pertencem ao caos e devem ser restritos ao campo de batalha: E lá deve-se ser indiferente a dor de quem for, o prazer leva ao caos e a piedade leva a fraqueza.


Com a devida correção, vale.

Citação:
-- Participar uma vez por mês a um rito em honra a Crezir e uma vez por ano a um culto a Selimon: Para assim, afiar e lavar a alma.


Olha, sou contra. A causa é que os Sacerdotes de Crezir podem encontrar conforto não só no culto de Selimom, mas de qualquer Deus mais pacífico. Maira, Sevides, Ganis todos eles são pacíficos e podem ser considerados pela Deusa como "valvula de escape" para a Deusa, menos Palier...Não é necessário ser uma DOUTRINA a ser seguida a risca.

#105 Ares Enviado : 02/11/11 02:07
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Vai minha sincera opinião,acho que qualquer um que seja devoto desta deusa tão intensa,e principalmente os sacerdotes precisariam de um tempo de paz a cada tempo pra não serem tomados por uma loucura.Um dia por ano,acho que não precisa ser de Selimon mais de algo que acalme os ânimos de forma que impeça que este combatentes do caos sejam tomados pelo caos e fiquem com prazer na dor dos outros em vez da própria batalha.
Acho que não precisava ser um deus especifico e nem uma data especifica,algo inserido no texto como:
Citação:
De tempos em tempos os Sacerdotes de Crezir para acalmar a alma e relembrarem seu proposito de destruir o Caos pelo Caos e não se tornar este se retiram por um pequeno período de tempo longe de conflitos externos,em que combatem o Caos dentro de si próprios.
Muitas vezes neste período de meditação estes se servem das graças de outros deuses com caráter menos guerreiro e que privilegiam a paz,mais sem renegar Crezir a qual sempre estão ligados.

O texto pode ter ficado meio confuso e tal,mais o principal é transformar esta data formal focada num deus principal em uma data pessoal para relembrar os valores dos Sacerdotes de Crezir.
#106 Rafael Enviado : 02/11/11 02:38
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
Confortar pode ser usado tanto no sentido de fortificar quanto de consolar, que não necessariamente é a mesma coisa. Eu não enxergo Crezir confortando (consolo) um seguidor seu fora do campo de batalha e durante a batalha não é lugar para isso.

Não é a Crezir que eu desejo impor o conceito de conforto ideal, tanto que eu digo que ela não é capaz disso. É a seus seguidores que desejo impor, pois para os homens (ou outra raça) o conforto do jeito dela não é suficiente.

Não acho que seja só o fato de Criar uma data. Acho que pode ser no mês do sangue (Crezir), mas talvez no mês da Paixão (Plandis) pois este mês é o que tem menos datas comemorativas. Que neste dia os sacerdotes de Crezir procuram alento para a alma.

Baldur, na minha opinião, Crezir é uma Mãe presente e zelosa. Isto eu acho que não entrou em discussão. Minha dúvida é se ela é confortadora, no sentido de consolar, dar carinho.

#107 Joao Enviado : 02/11/11 02:57
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Achei bacana as sugestões do Rafael e do Ares. Acrescentar um evento no texto não é problemático pois o próprio calendário de Tagmar nem está em votação e pode ser acrescentado no decorrer dela.

Enfim,
O Objetivo deste ponto da doutrina era de explicitar o lado humano e frágil dos seguidores de Crezir, lado este que são forçados a reprimir, e na incapacidade do próprio culto -- voltado tão somente para a batalha (qualquer que ela seja) -- de oferecer um alento. Assim, usar da tolerância religiosa e da mobilidade do panteão para construir -- nas paralvras de bauldur -- uma válvula de escape. A maneira como isso se daria, em segredo, como um rito ecumênico se seria só com Selimon ou qualquer outro deus e etc só tornariam mais ricas as possibilidades. Ao mesmo tempo impediria uma guerra santa e isso na atitude, na prática, não apenas porque está escrito "não pode".

Nada tem a ver com "purificar" por pecar contra Crezir. E acho que a discussão tomou proporções grandes e o foco foi ofuscado.

Mas para explicitar uma posição antagônica: A idéia de "não saber confortar" ser associada a estupidez e a leviandade é, no mínimo, forçada. Se por um lado diz-se existir uma idealização do conforto, por outro existe uma idealização da maternidade. Se existem mães zelosas e amorosas que não sabem lidar com doçura às aflições de seus filhos? Existem -- pergunte a qualquer psicólogo -- e são uma parte expressiva, às vezes por excesso de amor e zelo. Um paradoxo que faz parte das relações humanas. Falar que "sabem lidar do seu jeito, e são vocês que não entendem" entendo como uma boa desculpa para dizer que não sabem lidar de fato.

Enfim, temos mudança nas doutrinas:
Citação:

-- Extinguir o caos e seus asseclas: Só depois da destruição do caos nascerá a ordem e a moral.
-- Destruir o caminho do caos usando o próprio caos: Assim, ninguém pensará em enveredar para este caminho novamente.
-- Batalhar com fúria cega até alcançar a vitória: render-se não é uma opção.
-- Buscar o prazer na batalha: A simples mostra da força de Crezir nos braços de um seguidor é motivo de alegria.
-- Estar sempre treinado e preparado para a batalha: não há descanso até que o caos seja totalmente extinto de Tagmar.
-- A dor e o sofrimento pertencem ao caos e devem ser restritos ao campo de batalha: E lá deve-se ser indiferente a dor de quem for, o prazer vindo do sofrimento alheio leva ao caos e a piedade em batalha leva a fraqueza.
-- Honrar e superar a força e a coragem dos outros: Sejam amigos ou inimigos.
-- Respeitar a hierarquia religiosa.
-- Suportar o pesado fardo dado aos seguidores de Crezir: mesmo mau vistos pelos companheiros de panteão sua doutrina se faz necessária para garantir a vitória sobre os demônios.


E acrescentar o parágrafo escrito por Ares a fim de criar um pequeno rito facultativo de meditação.

Fabio, eu li o seu texto e realmente não sei o que pensar....


#108 Marcelo Villanova Enviado : 02/11/11 09:21
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Não me oponho a criação de um rito facultativo.
O que me oponho é ao conceito (idéia) de que Crezir não saiba confortar, pra isso ela precisaria ser ignorante, o que não é o caso. Ela sabe do jeito dela mas sabe.
Nem todas as pessoas são iguais, para uns o jeitão de Crezir pode bastar, para outros não. Por isso, sou contra essa participação num rito a Selimom ser obrigatoria.

E não acham que estão tendo uma visão humana demais dos deuses de Tagmar não?
Citação:
Não há até agora nada escrito, em forma de lenda (Marcelo Villanova me corrija se eu estiver errado), que Crezir CUIDOU de seus filhos. Isso pode ter sido feito por Maira, Ganis ou o próprio Selimom, se for o caso.

Tudo bem que eles são antropomorficos, mas é apenas uma comparação. Ou vc imaginam, Crezir parindo, Selimom trocando fralda, passando hipoglos, Crezir e Selimom indo pegar um cineminha e entregando Lena e Plandis a babysiter Maira pra cuidar deles por 50 reais a hora, Lena completando 18.000 anos e atingindo a maioridade para ser a deusa do amor e podendo votar, entrando na faculdade dos deuses, Plandis sendo reprovado no psicotécnico para tirar a carteira de motorista...
Penso neles de forma mais imaterial do que material. Afinal são deuses. Blator gerou Crezir e Crisagom dos seus indicadores, da mão direita Crisagom e da mão esquerda Crezir, portanto nasceram "adultos". Pq não Lena e Plandis?

Na Marvel, existe um grupode mutantes do Canadá, chamados Tropa Alfa, e nesse grupo existe uma personagem chamado Passaro das neves, filha de uma deusa indigena com um humano. Se me lembro bem, a gestação, o parto, o nascimento da criança e o seu desenvolvimento ate a idade adulta foi em questão de minutos (ou horas não me lembro bem, afinal são deuses). Minutos (ou horas) depois da relação entre a tal deusa e o humano, Passaro das Neves estava lá na frente dele. É mais ou menos assim, que imagino o nascimento de Lena e Plandis e não numa cena familiar no Panteão tagmariano, qque já foi criticada plo Arauto das Eras no inicio dessa discussão.

Mas como isso não está em discussão, mais uma vez repito, sou totalmente contra o conceito de que Crezir não saiba confortar.
#109 Joao Enviado : 02/11/11 13:01
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Olha Marcelo, tudo bem que você seja contra, e as posições e argumentos foram colocados, acho que apartir de agora vão ficar repetitivos e cansativos. Todos os outros não se mostraram contra essa idéia, a unica objejão foi a obrigatoriedade e, por parte de Baldur, ser somente com Selimon. As doutrinas foram reformuladas e acho que o parágrafo de Ares da conta do recado. Ou é necessário que você se convença como coordenador para que entre no texto e depois ir à votação?

Agora, a observação do Fábio a respeito do perfil dos adoradores de Crezir é também importante. Existiria um reino que a seguisse? Oficiais de alta patente não a seguiriam? Ainda estou refletindo no assunto.
#110 Marcelo Villanova Enviado : 02/11/11 13:07
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Sim, eu quero ser convencido de qual a necessidade de isso entrar nesse livro ué
Ninguem esta atentando para o fato de que estão usando pressupostos coisas q nunca foram ditas em lugar nenhum e em texto nenhum.
Esse, não é um livro de psicologia, por isso trabalhamos conceitos dentro do que esta no dicionario da lingua portuguesa, seguindo essa definição: Crezir sabe confortar, simples assim. Agora se ela é maezona etc... Isso deve entrar nesse livro??????
Ou é pra eu calar a boca pq ninguem se opos?

Só quero que vcs notem que estão dando um passo maior que a perna. Não estamos entrando no interior da deusa e interpretando suas reações, comportamentos, emoções etc...
Então, pergunto de novo: realmente é necessário que nesse livro se entre nesse tipo de detalhe???

Só quero q vcs pensem: que referencial estão usando? Onde diz qe os deuses tiveram infacia igual ao dos homens? Será que é necessária essa discussão nesse livro?
COmo é um culto de conforto? Atraves do contato físico? Vc vai no templo de Selimom, o sacerdote de poe no colo, da beijinho, faz um cafuné e ta tudo limpo? Ou vc reza e as vibrações do mana do deus entram em sintonia com o do sacerdote e isso o conforta? Se for essa ultima opção: pq o mana de Crezir não pode devolver confiança ao sacerdote? É necessário que isso entre nesse livro?

Kd livro ou tarefa de Tagmar2 possui sua especificações e delimitações (fronteiras) e o coordenador tem q saber quais são. E é exatamente o que estou fazendo, tentando mostrar que esta discussão não está nos limites previstos para esse livro.

Agora se vc quer a coordenação, ela é toda tua.
#111 Joao Enviado : 02/11/11 14:14
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
ôa! Muita calma nessa hora!

Em nenhum momento falei que você deveria se calar. Comentei que estamos nos repetindo. Entendo que isso não faz andar pra frente.

Até agora não tinha entrado num impasse com você em nenhum ponto e não sabia como proceder. Se foi entendido como uma ofensa, peço desculpas.

Se for para me repetir, repito, eis o foco:

Citação:

O Objetivo deste ponto da doutrina era de explicitar o lado humano e frágil dos seguidores de Crezir, lado este que são forçados a reprimir, e na incapacidade do próprio culto -- voltado tão somente para a batalha (qualquer que ela seja) -- de oferecer um alento. Assim, usar da tolerância religiosa e da mobilidade do panteão para construir -- nas paralvras de bauldur -- uma válvula de escape. A maneira como isso se daria, em segredo, como um rito ecumênico se seria só com Selimon ou qualquer outro deus e etc só tornariam mais ricas as possibilidades. Ao mesmo tempo impediria uma guerra santa e isso na atitude, na prática, não apenas porque está escrito "não pode"


Podemos fazer com que o próprio culto ofereça o alento? Sim podemos. Mas porque fazer todos os cultos auto-suficientes?? Isso mataria uma idéia de um panteão.

Em momento nenhum eu quis entrar no âmago da Deusa, poderiamos ficar só no culto. No entanto surgiu a pergunta do porque Crezir permitir isso.

Então respondi dela não saber lidar com a doçura. Foi só uma sugestão.

Eis outra sugestão:

Independente de Crezir saber ou não confortar, ela não vê com bons olhos que o seu culto perca o foco da batalha e da destruição, portanto ela orienta que pelomenos uma vez por ano seus seguidores procurem observar ou participar de um culto a um Deus pacífico para que reflitam a respeito do caos, da ordem, da guerra e da paz.

#112 Marcelo Villanova Enviado : 02/11/11 14:16
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Só quero q vcs pensem: que referencial estão usando? Onde diz qe os deuses tiveram infacia igual ao dos homens? Será que é necessária essa discussão nesse livro?
Como é um culto de conforto? Atraves do contato físico? Vc vai no templo de Selimom, o sacerdote de poe no colo, da beijinho, faz um cafuné e ta tudo limpo? Ou vc reza e as vibrações do mana do deus entram em sintonia com o do sacerdote e isso o conforta? Se for essa ultima opção: pq o mana de Crezir não pode devolver confiança ao sacerdote? Não acham que estão complicando algo simples? É necessário que isso entre nesse livro?

Kd livro ou tarefa de Tagmar2 possui sua especificações e delimitações (fronteiras) e o coordenador tem q saber quais são. E é exatamente o que estou fazendo, tentando mostrar que esta discussão não está nos limites previstos para esse livro.

E repito o que já disse: se ainda nem definimos o proprio culto de Crezir, como já vamos criar um "culto ecumênico"? Realmente é necessário isso nesse livro?

Gostando ou não essa é a tarefa do coordenador, infelizmente precisa ser chato, pq tem aparece muita viagem ou coisas que ainda não se pretende abordar.
#113 Joao Enviado : 02/11/11 14:29
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Então, nem precisa de culto ecumênico.

Repito a nova sugestão:
Citação:

Independente de Crezir saber ou não confortar, ela não vê com bons olhos que o seu culto perca o foco da batalha e da destruição, portanto ela orienta que pelomenos uma vez por ano seus seguidores procurem observar ou participar de um culto a um Deus pacífico para que reflitam a respeito do caos, da ordem, da guerra e da paz.


Tal como um adorador de Vênus que quando vai à guerra, com certeza pede as bençãos de Atenas e Ares.

Ou é impossível atingir o objetivo o qual estou propondo?

#114 Marcelo Villanova Enviado : 02/11/11 14:31
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Desde que não seja obrigatório, que era algo q vc estava propondo. Pois, pode existir muitos, que se sintam satisfeitos com o culto a própria Crezir, entrando em sintonia com o maná dela.

Ah, e os deuses gregos não são referencial para os de Tagmar.
#115 Joao Enviado : 02/11/11 14:36
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Em nehum momento usei os deuses gregos como referencia.
Pode-se substituir por qualuqer outros deuses de qualuqer outro panteão que afrase continua válida. A questão é só em Tagmar existe um politeismo ou um monoteismo para cada deus.

Por fim, a obrigatoriedade já foi retirada.
#116 Marcelo Villanova Enviado : 02/11/11 15:12
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Mudaria a frase para:

Para que seu culto não perca o foco da batalha e da destruição, Crezir orienta que pelo menos uma vez por ano seus seguidores procurem observar ou participar, se assim desejarem, de um culto que os leve a reflitir a respeito do caos, da ordem, da guerra e da paz.

Como menos palavras incisivas e impositivas.


#117 baldur Enviado : 02/11/11 17:27
Jogador: baldur
EF:
EH:
Karma:
Marcelo Villanova,

Só para esclarecer: A idéia não é essa. Quando eu falei das "lendas" quis dizer isto mesmo, se existem contos em forma de lendas ou algum texto similar que conte a infância dos filhos de Selimom com Crezir no Projeto Tagmar II. Porque realmente o que fazemos aqui é simplemente FOCANDO O JOGO, tendo como finalidade descrever de modo mais claro a ambientação, por isso, estamos andando na contramão da criação, voltando a dizer, mitologicamente falando. Nas mitologias os Deuses são caracterizados pelas lendas. Através destas lendas é que podemos vislumbrar os conceitos, poderes e as limitações dos Deuses. Elas não têm o intuito de esmiuçar a vida rotineira dos Deuses...

Se o conceito do nascimento dos deuses no Projeto diz que eles nasceram e cresceram num tempo diferente dos filhos, esta é uma diretriz e ponto. Mas se podemos vislumbrar UM MOMENTO da vida dos Deuses que esclareça os seus conceitos, poderes e limitações, estaremos embasando cada vez mais a ambientação em Tagmar.

Acho que, num futuro não muito distante, poderíamos criar uma tarefa sobre lendas envolvendo os Deuses de Tágmar. Mas, antes de mais nada, vamos finalizar este texto que se ficar melhor, estraga.

Gostei muito das modificações. Para mim Crezir não se preocupa muito com o "pós-guerra". O negócio dela é, ao contrário, preparar para a guerra. Concordo com o Marcelo em não deixar o fato deles terem que cultuar Selimom como um trilho, mas uma trilha a ser seguida pelos seguidores e sacerdotes de Crezir.

João, poderíamos deixar a idéia de politeísmo em Tagmar da seguinte maneira: A população de cada reino cultua com mais avidez alguns deuses, de forma moderada uma parte e outros são quase esquecidos. Aos sacerdotes, como estão ligados diretamente ao seu Deus específico, vale impôr a visão de seu Deus, pelos meios estabelecidos pelas suas doutrinas. Desta forma a população em geral é mais pluralista em seu culto enquanto os sacerdotes são mais específicos, mas não menos respeitosos.

De novo um texto grande... tenho que parar com isso.
#118 Marcelo Villanova Enviado : 02/11/11 18:12
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Mas é exatamente para isso que to chamando a atenção de vc: pois estão tirando conclusões acertivas baseados em fatos (ou lendas; lembrando que lenda nunca é diretiva, mas especulativa) que nunca foram ditos em livro nenhum de Tagmar. E pra completar, ainda tenho de aceitar pq a maioria aceitou!?!?!

Repare como são as coisas: se vc buscar na lista de magias da ordem de Crezir, vc vai encontrar a magia Cura Heroica. A cura heroica é capaz de restaurar a EH. A EH é um numero que quantifica o espirito de bravura, heroismo, coragem etc... de um personagem. Ora, se dentro da Ordem de Crezir existe uma magia capaz de restaurar esse elemento, pergunto: como assim ela não é capaz de confortar? Sera que estamos falando a mesma coisa? Pra mim é evidente que um sacerdote de Crezir, pode entrando em sintonia com o Mana da deusa sentir-se confortado com isso.

Por isso, só to convocando o bom senso de vcs e pensem: em termos de possibilidade, é possível que esse sacerdote se sinta confortável ao sentir o Maná da deusa? Existe essa chance? Ou ele tem que necessariamente ir a outro deus para conseguir isso?

Então, essa é a minha função como coordenador olhar todos os livros e saber o que esta em todos eles para poder harmonizar os textos. Mesmo que todo mundo concorde não tenho como deixar passar elementos que vão contradizer a lógica da ambientação.

Por ultimo, concordo com isso:
Citação:
A população de cada reino cultua com mais avidez alguns deuses, de forma moderada uma parte e outros são quase esquecidos. Aos sacerdotes, como estão ligados diretamente ao seu Deus específico, vale impôr a visão de seu Deus, pelos meios estabelecidos pelas suas doutrinas. Desta forma a população em geral é mais pluralista em seu culto enquanto os sacerdotes são mais específicos, mas não menos respeitosos.
#119 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/11/11 23:16
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

e sembre bom ver uma discussão animada, principalmente por que fazia bom tempo que não via um tópico quase pegando fogo. Feliz

Concordo com o ponto de vista do Villanova. Devemos ser um pouco mais observadores com nossa ambientação, evitando criar coisas que causem contradições ous que acabem complicando mais do que ajudando. Brick wall

No mais acho que podemos em breve fechar estas últimas pendencias e e concluir o texto, não acham? Think

#120 Joao Enviado : 03/11/11 00:28
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:

Pra mim as doutrinas do post #107 (se notarem já não havia obrigatoriedade em presenciar o culto de outro deus desde aí) e mais o parágrafo reformulado do post #116 já esta bom.

No meu caso minha preocupação extrapola o texto de Crezir. A discussão começou quando compartilhei da mesma preocupação do Marello villanova no post #78, ao citar o Arauto das Eras.

E a reflexão que fiz foi que os deuses de Tagmar e suas doutrinas estão tomando uma característica de auto-suficiencia e independencia de tal forma que um seguidor de um deus não vai entender o porquê de existir outros deuses. Assim se reforça uma característica monoteista. Tal como, se Crezir da conta de tudo, pra que Selimom?

Dito de outra forma, abre-se a oportunidade para a interpretação, como já foi proposto, de guerra entre os deuses e a idéia de um deus querendo se sobrepor aos outros.

Desta maneira, queria evitar isso criando um comportamento politesita e não um decreto "não pode ter guerra santa". E esse foi o foco de minha discussão: justificar o comportamento politeista, seja pelo caminho que for.

Mas pelo que entendi desta discussão, não há essa possibilidade na ambientação oficial.

Para finalizar, em momento nenhum disse o contrário do que o baldur comentou e o que o Villa Nova grifou.
E mais, disse que
Citação:

Ser sacerdote (ou devoto, lembremos que é uma pequena minoria dos seguidores de qualquer deus que são sacerdotes) de Crezir significa que acredita na doutrina da deusa e não necessáriamente que ela é mais poderosa ou melhor que os outros deuses. Eles pertencem ao mesmo panteão.


Ou seja, acima de tudo acredita que a doutrina da deusa está certa, mas nem por isso tem desdem por outros deuses.

Então, bola pra frente. Não tocarei mais no assunto.
#121 Marcelo Villanova Enviado : 03/11/11 20:13
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nova Versão
#122 baldur Enviado : 03/11/11 21:16
Jogador: baldur
EF:
EH:
Karma:
João,

Eu acho que chegamos ao ponto básico da questão: chegamos a um acordo sobre o texto... e ELE está ÓTIMO!

Vamos agora partir para outros textos dos deuses!

Sobre esta questão que você levantou, sobre como se processa a interatividade dos Deuses com os filhos, como eles dividem suas funções no panteão, poderíamos fazer o seguinte somente para não ficar sem explicação, isto é, para que nós joguemos em paz:
Os Deuses têm campos de atuação bem definidos (ponto). Nestes campos eles são imbatíveis e insubstituíveis. Então um Deus pode interceder pelos seus seguidores num campo que não tem a ver com ele, mas não pode ir contra a vontade do Deus principal. Desta forma, milagres ligados a cura física (coisa de Selimom), são cedidas aos sacerdotes de todos os Deuses, mas caso um sacerdote DE UM OUTRO DEUS desrespeite Selimom (o que foi desrespeitoso fica a cargo do mestre) tem a chance de ficar sem suas magias de Cura, ou pior, suas magias de cura agirem como maldição, dependendo do caso!
Lembre-se que um Deus pode amaldiçoar um Reino inteiro, fazendo com que plantações sequem, animais ataquem a população, maremotos e terremotos ocorram, etc... e também fazer com que seus sacerdotes atuem diretamente amaldiçoando os hereges e perseguindo-os (Se ser desrespeitoso com Selimom não é muito, imagine desrespeitar Crezir!). Claro que, como eu disse antes, o mestre deve impor limites dependendo do tamanho da afronta feita contra o Deus (Um reino inteiro? Um vilarejo? Um indivíduo? Uma piada mal feita? A destruição de um templo? O ataque a uma ordem?) Uma vez que os hereges tenham se arrependido, e prestado uma homenagem de forma correta (o que deve ser oferecido/feito fica cargo do Deus desrespeitado [mestre?] e de seu sacerdote), a maldição cessa. Se não, pode durar séculos.
Exemplos podem ser: um ataque de dragões a um reino que não fazia festivais e escarnecia de um Deus; tornar deserto um reino antes cheio de florestas por eles utilizarem magia de forma errada; criar uma doença endêmica em um reino que sacrificava seus loucos por diversão... etc.
Então, esquecer um Deus pode ser até aceitável, já que geralmente os reinos trabalham com um ou mais Deuses principais que zelam e INTERCEDEM por seus seguidores diante dos outros Deuses, mas um cidadão comum e muito menos um sacerdote de um certo Deus NUNCA deve esnobar diretamente outro, com a possibilidade de tomar um raio no meio das fuças na próxima aventura...
Isto se você for um mestre legal.
Este fato faz mais importante ainda os festivais do calendário Tagmariano: momentos que servem para pelo menos serem lembrados os Deuses menos influentes em um Reino, fazendo com que os seus seguidores os honrem com oferendas, para pedir suas graças ou seu afastamento (como no caso de Cruine e Plandis).
Isto não é nem pretende ser parte da ambientação oficial. É só uma idéia que me veio a mente para resolver esta questão que você colocou em pauta.

Um abraço
#123 Rafael Enviado : 03/11/11 22:43
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
Eu vi a falta de algumas coisas que eu tinha dito.

Não apareceu a relação de Crezir com Lena e Plandis no texto. Apenas que são filhos amados, como estava antes.

Os erros de português continuaram: "Elem" onde deveria ser "Além" e "só" onde deveria ser "dos". Também tem um "pró´rio" onde deve ser próprio.

Também senti falta de tudo que foi discutido sobre Crezir.

Eu acabei me perdendo no meio dos argumentos, mas acho que o consenso foi.

Citação:
Para que seu culto não perca o foco da batalha e da destruição, Crezir orienta que pelo menos uma vez por ano seus seguidores procurem observar ou participar, se assim desejarem, de um culto que os leve a refletir a respeito do caos, da ordem, da guerra e da paz.


E também havia aparecido algo sobre que de tempos em tempos os seguidores se retiravam das lutas para combater o caos dentro de si mesmo, ou alguma coisa deste tipo.

Acho que as doutrinas estão perfeitas agora.
#124 Marcelo Villanova Enviado : 03/11/11 23:26
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
É melhor deixar de fora sacerdotes de um deus participando de culto de outro deus.

Sobre Lena e Plandis falta alguem escrever...

#125 Rafael Enviado : 03/11/11 23:34
Jogador: Rafael
EF:
EH:
Karma:
Beleza. Então só faltou a relação de Crezir com seus filhos mesmo.
Com tudo o que discutimos aqui, ele acabou esquecendo de colocar, mas já tinnha feito.

Citação:
Sobre Lena e Plandis, não percebi que faltou esse detalhe. Já tinha escrito algo, mas não percebi que não saiu no texto final. Com relação a Lena apesar de uma relação tempestuosa com a filha, se preocupa e a admira sem falar ou deixar muito explicito. Com relação a Plandis, ele é o seu filho querido e companheiro que por muitas vezes aparece ao lado dela em situação de batalha. (tal como as várias loucuras que aparecem na guerra).


Para mim, o texto está perfeito.
#126 Ewerton Enviado : 14/07/12 21:45
Jogador: Ewerton
EF:
EH:
Karma:
Desculpem adentrar a discussão, só gostaria dar algumas sugestões! Acho que no livro dos deuses poderia haver um boxe lateral, ou nota de rodapé com um texto abordando as principais questões surgidas durante a elaboração do conceito geral de Clezir, dando orientações ao Mestre do jogo sobre como se orientar em relação a ambientação do jogo. Por exemplo:

1. Como é gerado um deus? Eles nascem e crescem? embora sejam entidades antropomórficas, o quanto podemos pensa-los como pensamos os filhos?
2. O Panteão Tagmariano é uma "família feliz" que luta contra demônios para manter a ordem, sem contendas ou intrigas?
3. Monoteismos ou Panteão? Cada igreja cultuam um único deus e é alto-suficiente, ou age como em um Panteão , indicando aos seus fieis que frequentem templos de outros deuses?


Sobre a questão da natureza "benigna" de uma guerra, acho que não ha como chegar em um consenso sobre isto aqui neste espaço e nem é esse o objetivo do mesmo.

Quando li no post #10:
"Por fim, os deuses de Tagmar são diferentes dos deuses greco-romanos exatamente nesse ponto: os deuses greco-romanos são bons ou maus, porque não há demônios, eles mesmos podem ser os anjos ou demônios. Em Tagmar os deuses são a ordem, os Titâs a energia caótica e os demônios a anti-energia."

Na verdade os deuses greco-romanos não são dualistas (bons ou maus, excluindo-se). Eles são mais complexos e representam os extremos das contradições humanas. A deusa Hera era ligada a fertilidade e a obstinação( aspectos positivo)ao mesmo tempo que ao ciúme e orgulho(algo negativo). Esse dualismo(bem x mau ) vem da moral cristã Marcelo, que você diz evitar usar como referencia.

e no post#25:
"Todos os deuses de tagmar são contraditórios moralmente."

Desse modo realmente os deuses ficam contraditórios...eu perguntaria se deuses que se dizem mantenedores da ordem podem ser assim, tão contraditórios. Ordem é ordem! O contraditório deveria estar no campo do caos.E olha que foram esses deuses que criaram a humanidade, algo extremamente contraditório.

Colocar genocídios, infanticídios, estupros, massacres como responsabilidade de Diatrimis é interessante, mais e os vilões que fazem isso sem a influencia do demônio? Eles são malignos e também são "filhos", portanto a maldade, em qualquer escala,faz parte da natureza humana. Esses são os homens, obra contraditória dos deuses, que são também contraditórios pelo visto. Afinal, Blator (para sair de Clezir) com suas guerras também gera sofrimentos incalculáveis (para ambos os lados).

Uma questão interessante é que os textos sobre Clezir até então deixaram a duvida sobre a natureza da deusa, benigna ou maligna? Na minha opinião isso não deve ser interpretado como desatenção dos leitores, acho que devemos explorar isso como uma dúvida de alguns "filhos" na ambientação. Se lendo a descrição da deusa já surgem dúvidas imaginem no mundo de Tagmar quando um aldeão se depara com os clérigos de Clezir em ação (destroçando alguma coisa em combate emfim...). Eles podem orar a deusa mais por medo do que por admiração.

No post# 27 aparece:
"o projeto tagmar 2 tem como princípi que os deuses de Tagmar não são maus e que não há conflito entre eles e nem uma guerra santa entrre os sacerdotes."

Acho que isso decepciona alguns mestres sobre a ambientação de Tagmar, como por exemplo o Arauto. Temos que criar outros conflitos e ganchos de aventuras. Temos que tornar mais claro porque se tomou essa decisão e quais são as vantagens e desvantagens para mestres e jogadores em adotar esse aspecto da "ambientação oficial". Acho a historia da seita bankdi e os demônios é interessante, mais temos que criar outros conflitos gerais e de igual magnitude que envolvam o mundo como um todo. Sei lá...uma sociedade de magos que quer dominar o mundo, uma religião que tenta ressuscitar os titãs mortos, etc. Temos que ampliar as temáticas de conflitos.

Por isso não faz sentido a frase do post #110:"Ninguem esta atentando para o fato de que estão usando pressupostos coisas q nunca foram ditas em lugar nenhum e em texto nenhum."

Estamos aqui para criar e embora as bases estejam ai, elas, de forma alguma, são amplas ou completas. Nada do que foi escrito é complexo ou amplo o bastante que não de margem a novas contribuições. É para isso que estamos aqui. Se a discussão esta saindo dos limites, oriente os participantes a inaugurarem outro campo de discussão, mais não desmereça sua iniciativa e ideias.

Acho que essas questões devem ser levantadas em algum ponto do livro dos deuses!
#127 Ares Enviado : 14/07/12 22:06
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Se eu pudesse dar um Gostei no comentário do Ewerton,eu dava o Gostei.
#128 Marcelo Villanova Enviado : 14/07/12 23:41
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
E só buscar no fórum que tudo isso já foi respondido.
E nao to desmerecendo idéias, só que as idéias apresentadas são contrárias a elementos de ambientacao que já foram anteriormente determinadas pelos criadores originais do projeto, que tem todo direito de quererem manter as idéias originais, afinal foram eles que criaram Tagmar.
E você pode ler nas diretrizes do projeto que a ambientacao nao vai ser mudada, mas apenas ampliada.
E se você apresentar uma idéia que nao fira o que já foi determinado, terei todo prazer de colocar em discussão e orientar o desenvolvimento.
#129 Ewerton Enviado : 15/07/12 10:20
Jogador: Ewerton
EF:
EH:
Karma:
Quem falou em mudar a ambientação? Acho que você ainda não entendeu...

Deixo claro que não estou defendendo ideia alguma...mas não vejo oque foi colocado como contrario ao idealizado pelo projeto, na verdade foram questionamentos surgidos, tipo "os deuses são ou não uma família divina feliz que luta contra demônios para manter a ordem sem atritos entre os seus?" É só responder isso, são ou não?

É importante tornar isso mais claro para todos trabalharem em cima de uma (1) perspectiva de forma esclarecida. Da maneira como você coloca a questão fica parecendo que nos textos originais esses "pormenores" estão claríssimos, e isso não é verdade...pelo menos para a maioria dos que participaram desta discussão.

Além disso me parece (estou especulando) que você não sabe como essa perspectiva surgiu e nem porque, daí ficar repetindo " é por que tem que ser assim, porque foi decidido assim, etc..." como o porteiro do meu prédio que repete por que não sabe mesmo.

Para qualificar a discussão e responder REALMENTE oque estão te questionando, você deveria se informar com os idealizadores do projeto e colocar isso abertamente para eles e retornar com uma resposta plausível. Tipo "olha falei com fulano e me informaram que a ideia de como agem os deuses surgiu assim assado, por que alguém imaginou que seria diferente ter deuses sem atritos por isso e isso...e só"! Ou então humildemente dizer: "olha eu não faço a minima ideia do porque as coisas são assim, só sei que devem ser assim" e pronto! Ai você teria respondido as questões (ou não, como acabou fazendo...) e teria esclarecido a todos facilitando o nosso trabalho que é contribuir com a ambientação. Pelo que vi as pessoas estão perdidas tentando entender melhor os conceitos originais para daí contribuir. O só ler os textos originais não é o suficiente.

Digo mais uma vez que não estou defendendo lado algum, só quero contribuir também para que a discussão alcance outro nível de produtividade e RESOLUTIVIDADE. Para isso seria legal voçe se informar e responder oque foi questionado. Minha proposta é saber como essas ideias originais se desenvolveram para continuar avançando e lançar esse debate abertamente em um box lateral no livro, ou no capitulo introdutório. Tipo:

"Os deuses Tagmarianos foram originalmente concebidos como divindades de extremo poder, que surgiram (descrição do fórum sobre isso que você diz que existe e não se deu o trabalho de citar aqui...) . Optamos por esse perspectiva, diferente de outras como um Panteão de divindades em conflito e um mundo de guerras santas entre cleros divergentes POR CAUSA DISSO e DISSO. Embora a ideia de intrigas entre divindades seja interessante (admita, é interessante sim!) para varias ambientações (quase todas as outras diga-se de passagem...), nossa perspectiva é inovadora POR CAUSA DISSO E DISSO. Se o mestre do jogo desejar inserir conflitos entre os deuses e guerras santas em Tagmar, ele estará modificando DRASTICAMENTE a ambientação original e perdendo, com isso a oportunidade... DISSO, DISSO e DISSO." Pronto, claro e simples.

É só um pedido. Se não der para fazer (talvez não esteja ao seu alcance) avisa e esquecemos isso.




#130 Marcelo Villanova Enviado : 15/07/12 13:47
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Mas eu já respondi, e só procurar a resposta.
#131 zetagmar Enviado : 24/10/12 12:17
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Uma vez me perguntaram porque fico algum tempo afastado do forúm do tagmar. E como sempre gosto de reafirmar, é por conta de materiais como este.
Acabo de ler a versão 7 e considero muito bom, uma nova ótica para a deusa Crezir.
Os autores Eduardo Turini Ribeiro e Kerlon Muniz, e o colaborador João ajudaram a dar um novo gás.
Parabéns.

Uma coisa que gostaria de contribuir para o temperamento da Deusa. Colocamos a afirmação de impulsiva, mas acredito que ela seja uma obstinada. Está obstinação em conseguir seus objetivos a levam muitas das vezes a bater de frente com os métodos dos outros deuses.

Sim, ela é agressiva e não tem medo de falar o que pensa, sendo muitas das vezes bruta em seu modo de falar e até em suas ações.

Acredito que uma das formas de melhor criarmos os deuses e coloca-los de forma mais humana, com personalidades que permitam não somente ajudar os leitores a entender com quem estão lidando, mas permitir escolher quem adorar.

Outra coisa que temos que acrescentar no livro dos deuses e demônios é um tópico sobre a criação destes. Já trabalhamos no material meses atrás e ajuda a esclarecer dúvidas das pessoas, não sendo necessário colocar como nota de rodapé, tópico do material ou qualquer outra coisa.

Novamente gostaria de expressar a minha satisfação aos autores e colaborador pelo excelente trabalho.
#132 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/10/12 10:18
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

dei uma relida, fiz alguns ajustes de texto, acertei o lance da cor, e acho que agora está bom para ir votação.

Alguém tem mais alguma coisa a acrescentar?

OBS: agora o texto está na TagmarPedia em Crezir
#133 Leonardo Enviado : 27/10/12 13:20
Jogador: Leonardo
EF:
EH:
Karma:
O Desenho de Crezir no Facebook ta muito maneiro. E engraçado por causa daqueles mamilos mortais!! ahuahuahuaMuito Feliz
#134 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/10/12 19:51
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Este desenho é antigo e foi colocado apenas para ilustrar a informação no Facebook do Tagmar. Mas com certeza é uma ilustração maneira. Feliz

Marcelo_Rodrigues anexadas as seguintes imagens:
Crezir.jpg
#135 RenatoCardos Enviado : 30/10/12 08:16
Jogador: RenatoCardos
EF:
EH:
Karma:
Quando jogava o Tagmar 1 eu tinha a ideia que Crezir seria uma deusa má. Mas algum tempo a atras quando o projeto começou e os primeiros esboços dos textos dos deuses foram feitos, o pessoal tinha decidido que os deuses seriam neutros ou bons.

Achei que isto seria impossivel de ser feito com Crezir. Estava enganado! O texto ficou muito bom e consegue explicar bem como uma deusa da fúria e da matança não é uma deusa má. Achei ótimo.

Para mim está pronto para votação.
#136 Joao Enviado : 01/11/12 10:41
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Opa, encontrei alguns erros (que eu mesmo cometi) de redação.

Ao invés de:

Citação:
Mas, mesmo atacando em grupo, o resultado será pilhas de carcaças de demônios.


O correto seria:
Citação:
E mesmo atacando em grupo o resultado será pilhas de carcaças de demônios.


=======
Retirar a primeira vírgula da frase:

Citação:
O maior dos prazeres de seus seguidores, é quando lutam e vencem alguém de força igual ou maior a sua, comemorando com orgulho e festas.


===========

Trocar
Citação:

e detalhes decorativos em prata.

por
Citação:
e detalhes decorativos em cobre.


Isto porque, quando escrevi pensava em prata como cor da deusa.
====================

Feito isto, acho está pronto para votar!!!


PS1: Li agora o comentário do Zétagmar
Citação:
Colocamos a afirmação de impulsiva, mas acredito que ela seja uma obstinada.


Concordo com a mudança. Melhoraria bastante a concepção da deusa.

PS2: Também trocar Deusa (com maiúsculo) por deusa (com minúsculo). Isso é regra gramatical. O único deus escrito com maiúsculo é o cristão-judaico por uma questão cultural: "Deus" é um nome próprio. E era proibido aos textos que não fossem sacros escrever o nome de Deus.
#137 Marcelo Villanova Enviado : 17/11/12 22:50
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Citação:
e detalhes decorativos em prata.

Não achei.

Citação:
Colocamos a afirmação de impulsiva, mas acredito que ela seja uma obstinada.

Não achei


#138 Marcelo_Rodrigues Enviado : 18/11/12 10:27
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Achei as partes que falavam "prata". Já troquei por "cobre".
#139 Joao Enviado : 18/11/12 12:02
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Acho que essa afirmação não consta mais lá. Mas, só para deixar mais claro, seria legal começar assim na parte de temperamento:

Citação:


Alguns poderiam confundir seu temperamento e dizer que é uma deusa impulsiva e teimosa. Nada mais longe da verdade, pois é comum rotular desta maneira seu perfil contumaz, ou seja, obstinado, persistente, firme, orgulhoso e desobediente.
#140 Joao Enviado : 18/11/12 12:14
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Não sei se cabe ser tão detalhista mas vi algumas coisas que podem melhorar:


aqui repete-se o "também":

Citação:

Levânia também é conhecida por sua adoração a Blator e esse também está se tornando um campo fértil para a deusa.

acho que assim melhoraria:
Citação:

Apesar de Levânia ser conhecida por sua adoração a Blator, este pais está se tornando um campo fértil para a deusa.


===============

Citação:
os sacerdotes costumam usar rajes de guerra suntuosos


acredito que falta o "t" de trajes.
#141 Marcelo Villanova Enviado : 18/11/12 14:10
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Alguns poderiam confundir seu temperamento e dizer que é uma deusa impulsiva e teimosa. Nada mais longe da verdade, pois é comum rotular desta maneira seu perfil contumaz, ou seja, obstinado, persistente, firme, orgulhoso e desobediente.

Não achei
#142 Joao Enviado : 22/11/12 14:55
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Citação:

Não achei


É que não consta lá mesmo. O que escrevi foi só uma sugestão para acrescentar, se concordar é claro. A ideia é implementar no texto o que o Zétagmar quis expor.

#143 Marcelo Villanova Enviado : 22/11/12 14:58
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Mas onde?
#144 Joao Enviado : 22/11/12 15:30
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
ah! No início da seção : temperamento

Vou escrever uma sugestão, algo como:

Citação:

Temperamento

Crezir é senhora de um temperamento contumaz, ou seja, obstinado, persistente, firme, orgulhoso e desobediente. Alguns confundem seu perfil e dizem que é uma deusa impulsiva e teimosa, no aspecto mais desprezível destas palavras. Nada está mais longe da verdade do que estes preconceitos.
É fato que tem um humor instável. Nos poucos momentos em que a deusa parece gozar de uma calma aparente, um acontecimento que pode parecer insignificante para outros, pode ser suficiente para despertar sua ira. Porém, Crezir não é cruel, muito menos para com seus filhos e seguidores. Apesar de rígida, ela é uma mãe zelosa, protegendo seus fiéis como um companheiro de campanha defende um irmão de armas. Assim, seus acessos de fúria não fazem da deusa uma criatura leviana e estúpida, incapaz de usar a inteligência ou até mesmo a diplomacia. Muito pelo contrário, quando deseja, Crezir pode ser audaz e mortal inclusive com as palavras.
#145 Marcelo Villanova Enviado : 22/11/12 17:03
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Não sei se voce já viu, mas assim que o texto foi passado pro tagmarpedia o Rodrigues já alterou essa parte do texto, então ele já considerou a sugestão do zetagmar. Dá uma olhada lá primeiro.
#146 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/03/13 10:18
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

vamos votar este texto?
#147 Marcelo_Rodrigues Enviado : 28/03/13 11:27
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Iniciamos a votação. A data para encerramento é 7/4/2013 .
#148 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/04/13 00:30
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Resultado da Votação "Crezir (revisão e melhoria)":

Aprovado, 5 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
Ares - Aprovado
Fábio_CM - Aprovado
Marcelo Villanova - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
Samyaza - Aprovado
#149 Fábio_CM Enviado : 10/02/16 15:07
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Pessoal, eu acrescentei as partes em negrito no texto de Crezir (e removi do de Blator a contradição):

Citação:
Inicialmente, sua maior influência vinha das grandes arenas de gladiadores espalhadas pelo continente. Como grande representação da luta pela sobrevivência, estes guerreiros cultuavam a deusa e ofereciam a ela suas vitórias.

Entretanto,
o culto a Crezir vem ganhando força nas últimas décadas, quase sobrepondo a fé em Blator,e hoje Crezir começa a impor seu espaço dentre os deuses da guerra. O reino de Verrogar é um grande exemplo dessa verdade, um povo que desde sua origem detinha quase que toda sua devoção bélica em Blator, agora começam a adorar a deusa da fúria cada vez com mais fervor, fato que começa a preocupar o clero do deus das guerras. Dantsem que adora os deuses da guerra passam também a sofrer influência da deusa, apesar de Blator ainda ser mais popular por essas paragens.


Votem sobre a alteração para oficializar o texto.
#150 T.REX Enviado : 13/02/16 13:45
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Não sei porque. Mas eu tenho um carisma muito grande por ela. Talvez por eu ser um predador Dancing


Sds. reptilianas,
#151 Buliwyf Enviado : 15/02/16 13:35
Jogador: Buliwyf
EF:
EH:
Karma:
Pô desculpa se o fato já foi discutido mas fiquei com preguiça de ler toda a discussão, mas acho o fato de Crezir ser uma mulher muito ruim e não combina, a fúria e destruição são características masculinas, guerra em si é masculina e não feminina e acho que o gênero do Deus(a) deveria ser revisto.
#152 Hazafer Enviado : 15/02/16 17:18
Jogador: Hazafer
EF:
EH:
Karma:
kkkk, discordo de você meu amigo.
Mulher com raiva é quase uma catástrofe natural.

Eu particularmente gosto, acho o contraste muito legal.

Abraço.
Democracia: Sistema político q a soberania é exercida pelo povo

Monarquia: Sistema político q tem um monarca como líder do Estado

Anarquia:Sistema político desprovida de direção e/ou normas, baseado na negação do princípio de qualquer tipo de autoridade
#153 Ares Enviado : 15/02/16 20:18
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Discordo e acho que uma mudança dessas deveria ser impossibilitada pelas diretrizes, mesmo que ela seja uma deusa, ou seja, se quiser se mostrar como homem quero ver quem vai impedir. Mas discordo, e uso um link da wikipedia por preguiça como argumento:
https://en.wikipedia.org.../Category:War_goddesses
Acho que a mais lembrada seja a Morrígan, mas existem as Valkirias e as Furias são bem conhecidas, mesmo que sua classificação como deusas seja contestável. E mesmo que os modelos mitológicos de Deusa da Guerra não existissem, isso não impediria dele ser introduzido em Tagmar.
#154 AirtonJr777 Enviado : 15/02/16 23:02
Jogador: AirtonJr777
EF:
EH:
Karma:
Colega Buliwyf;

Crezir é uma das deusas do panteão original tagmariano, portanto, pelas diretrizes, acredito que a mesma não possa ser modificada;

Agora, falar que fúria e destruição são características masculinas, me perdoe, mas você nunca leu Sonja, a guerreira (contemporânea do Conan, o Bárbaro)? ou a Mulher Maravilha? ou mesmo sobre as amazonas?? ou as que o Ares citou - as valquírias, as fúrias/erínias? rapaz, as mulheres podem sim, ser sanguinárias tanto quanto os homens...

Airton Jr.Feliz
#155 samuel.azevedo Enviado : 16/02/16 01:26
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:


A imagem acima, parte das tirinhas da ordem do palito, trata de uma guerreira grávida, ela diz:

- Porque eu deveria se importar em quantas pessoas eu tenho que matar? Eu posso fazer mais em minha barriga.
#156 T.REX Enviado : 16/02/16 01:34
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Applause Viva Crezir!

Minha deusa nas mesas de TAGMAR!



Sds. carnívoras,
#157 Buliwyf Enviado : 17/02/16 11:36
Jogador: Buliwyf
EF:
EH:
Karma:
AirtonJr777 escreveu:
Colega Buliwyf;

Crezir é uma das deusas do panteão original tagmariano, portanto, pelas diretrizes, acredito que a mesma não possa ser modificada;

Agora, falar que fúria e destruição são características masculinas, me perdoe, mas você nunca leu Sonja, a guerreira (contemporânea do Conan, o Bárbaro)? ou a Mulher Maravilha? ou mesmo sobre as amazonas?? ou as que o Ares citou - as valquírias, as fúrias/erínias? rapaz, as mulheres podem sim, ser sanguinárias tanto quanto os homens...

Airton Jr.Feliz


O fato de existirem mulheres que são sanguinárias não indica que seja uma característica do gênero e foi uma opinião, exceto pela A mulher maravilha, conheço não leio, conheço todas as outras e não concordo muito pois lutar com paixão e fúria é uma coisa, promover matanças gratuitas é outra coisa.
#158 Ares Enviado : 17/02/16 12:04
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Citação:
O fato de existirem mulheres que são sanguinárias não indica que seja uma característica do gênero

O fato de existirem homens que são sanguinários também não indica que seja uma característica do gênero. Eu sou homem e não saio por ai matando as pessoas.

Citação:
pois lutar com paixão e fúria é uma coisa, promover matanças gratuitas é outra coisa

Sim, porque promover matanças gratuitas é algo comum a todos os homens, mas não é coisa de mulher. Eu mesmo hoje matei umas 3 velhinhas e atropelei um canguru só pelo prazer de ver o filhote agonizando na bolsa da mãe.

Ela é uma deusa, não é uma representação do conceito de mulher. Ela representa uma faceta da guerra e é uma figura feminina. Representações mais ligadas ao conceito de mulher, procure em Ganis ou em Lena, Crezir é a fúria e o fogo que impulsiona e impede o recuo e a rendição. Se for buscar uma representação mais feminina, diga que ela é a fúria da mãe que protege seus filhos, mas ao mesmo tempo é o chute na bunda que os filhos recebem para seguir a vida em frente sozinhos e se tornarem adultos, e não eternas crianças.
#159 Fábio_CM Enviado : 27/02/16 13:56
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Acho que a votação que eu tinha programado para inserir a alteração acabou não entrando no ar.
#160 Fábio_CM Enviado : 27/02/16 13:57
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Pessoal, eu acrescentei as partes em negrito no texto de Crezir (e removi do de Blator a contradição):

Citação:
Inicialmente, sua maior influência vinha das grandes arenas de gladiadores espalhadas pelo continente. Como grande representação da luta pela sobrevivência, estes guerreiros cultuavam a deusa e ofereciam a ela suas vitórias.

Entretanto, o culto a Crezir vem ganhando força nas últimas décadas, quase sobrepondo a fé em Blator,e hoje Crezir começa a impor seu espaço dentre os deuses da guerra. O reino de Verrogar é um grande exemplo dessa verdade, um povo que desde sua origem detinha quase que toda sua devoção bélica em Blator, agora começam a adorar a deusa da fúria cada vez com mais fervor, fato que começa a preocupar o clero do deus das guerras. Dantsem que adora os deuses da guerra passam também a sofrer influência da deusa, apesar de Blator ainda ser mais popular por essas paragens.



Votem sobre a alteração para oficializar o texto.
#161 Fábio_CM Enviado : 27/02/16 13:59
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Iniciamos a votação. A data para encerramento é 05/03/2016 .
#162 Sistema de Votação Enviado : 05/03/16 00:02
Jogador: Sistema de Votação
EF:
EH:
Karma:
Resultado da Votação "Crezir (alteração no texto)":

Aprovado, 9 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
AirtonJr777 - Aprovado
Alex_Ladeiras - Aprovado
Azurius - Aprovado
baldur - Aprovado
Hector Folha-Palida - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
samuel.azevedo - Aprovado
servantis - Aprovado
T.REX - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest (8)
2 Páginas <12

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.