Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Rastreador na Academia dos Arqueiros.
#1 ernani Enviado : 03/04/15 17:45
Jogador: ernani
EF:
EH:
Karma:
Estava escrevendo umas ideias aqui e, pensando sobre os arqueiros, me (re)ocorreu: por que Rastreadores não podem fazer parte da Academia dos Arqueiros?

É comum que, nos RPGs de fantasia medieval, o Rastreador seja melhor arqueiro do que um guerreiro. Seria absurdo permitir que um Rastreador ingresse nessa academia? Existe algum impeditivo, além de ser uma proibição para equilibrar as profissões?

Não estou falando de "decisão a cargo do mestre" - claro que um MJ pode permitir qualquer coisa -, estou tentando analisar se seria algo coerente e razoável considerar a hipótese numa futura revisão...
#2 Fábio_CM Enviado : 05/04/15 20:39
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Eu acho que o principal motivo seja mesmo para equilibrar as profissões. Dar acesso a uma grande quantidade de técnicas de combate a alguém que já é capaz de lançar magias o desequilibraria em relação a outras profissões.

Pensando pelo lado do cenário, uma academia de guerreiro é um local que acolhe aqueles que se destacam entre seus pares naquela área. Sendo assim, seria possível que um rastreador acabasse chamando a atenção de uma academia de arqueiros devido a suas habilidades com o arco e flecha. Mas, como não tem o treinamento ou o foco de um guerreiro, uma vez que parte de seu tempo deve ser dedicada a outros fins que não o combate, o quanto um rastreador conseguiria absorver de uma temporada na academia militar? Sendo assim, eu acho que ele não poderia adquirir as habilidades de um guerreiro, a menos que deixasse de ser um rastreador.
#3 ernani Enviado : 05/04/15 22:31
Jogador: ernani
EF:
EH:
Karma:
Eles poderiam aprender algumas habilidades de Arco e Flecha na Trilha dos Caçadores.

Ou então haver uma "academia" que ele pudesse entrar, desde que optasse por não ingressar nas Trilhas.

Sei lá, acho que o Rastreador tinha que receber alguma moral no Arco e Flecha... só uma opinião.
#4 Fábio_CM Enviado : 06/04/15 13:24
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Ou talvez alguma trilha que substituísse uma ou outra magia por uma ou outra técnica de combate voltada ao arqueirismo.
#5 Ketalel Enviado : 06/04/15 14:56
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Possivelmente fosse mesmo o equilíbrio das profissões. Mas em última análise, não há nada que determine (na ambientação) que os rastreadores sejam bons com arco e flecha. Em outros rpgs realmente os rangers ficam com as melhores habilidades com arcos, mas isso não é regra, e como disse não há nada na ambientação que justifique tal habilidade. Apenas por outros rpgs usarem esse esteriótipo não justifica também usarmos.
Na verdade nunca entendi o motivo dos rangers serem bons com arco.
#6 Fábio_CM Enviado : 06/04/15 15:28
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Os rangers são bons com arco porque são bons em sobrevivência: precisam rastrear e caçar, e nada melhor do que um arco para isso.
#7 ernani Enviado : 06/04/15 23:41
Jogador: ernani
EF:
EH:
Karma:
É... o arco era a arma de opção para caça, daí que deve partir a associação "Rastreador = melhor arqueiro".
#8 Fábio_CM Enviado : 07/04/15 18:54
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Na verdade eu não acho que isso implique em ele ser "o melhor arqueiro". Eu colocaria mais como um "arqueiro ao natural", quase "por obrigação". É nesse contexto que eu acho que pode haver uma especialização.
#9 ernani Enviado : 10/04/15 22:54
Jogador: ernani
EF:
EH:
Karma:
Bom, concordamos quanto a necessidade de disponibilizar uma especialização, pelo menos. rs

Particularmente acharia mais útil do que as magias das Trilhas.
#10 Ketalel Enviado : 15/04/15 17:12
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
As Trilhas às vezes são fraquinhas realmente, só disponibilizam magias diferentes, mas possibilitar uma especialização em padrão diferente pode ir contra as diretrizes (ou pelo menos o controle do MJ).
Particularmente eu não vejo o rastreador como melhor arqueiro pelo guerreiro receber treinamento formal nisso ao invés de ser um "arqueiro natural" como o Fábio colocou. Muitas pessoas podem usar o arco, mas apenas os que tem um treinamento formal e diário podem se tornar exímios arqueiros.
#11 ernani Enviado : 15/04/15 19:55
Jogador: ernani
EF:
EH:
Karma:
Ok, mas continuo discordando que um arqueiro seja também um guerreiro... e mais: tão competente quanto qualquer outro guerreiro.

Tirando o Legolas, o Hawkeye e o Green Arrow, arqueiro era o carinha que aprendia a usar o arco e carregava um punhal ou gládio pra quando chegasse a sua hora... não faz sentido o cara ter 7 pontos de armas e a maior EH do jogo, se ele treina pra lutar de longe.

Arqueiros são os primeiros a morrer quando a infantaria rompem as linhas, flanqueiam ou atacam por trás, eles não tem vitalidade e treinamento pra combate corpo a corpo.

E no teste de gameplay nunca dá certo... ou alguém já entrou nessa academia e efetivamente jogou como arqueiro? Acho bem difícil de rolar, exceto num grupo cheio de guerreiros.
#12 leonardoraele Enviado : 16/04/15 21:25
Jogador: leonardoraele
EF:
EH:
Karma:
Não precisa existir uma profissão de arqueiro para poder criar um personagem arqueiro. Tanto Rastreadores e Guerreiros quanto Ladinos e Bardos podem ser arqueiros naturalmente.
#13 Fábio_CM Enviado : 16/04/15 23:30
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Mas poderia haver uma trilha de rastreadores que focasse suas magias em "tiros mais eficazes", não?
#14 ernani Enviado : 16/04/15 23:38
Jogador: ernani
EF:
EH:
Karma:
leonardoraele escreveu:
Não precisa existir uma profissão de arqueiro para poder criar um personagem arqueiro. Tanto Rastreadores e Guerreiros quanto Ladinos e Bardos podem ser arqueiros naturalmente.


Sim, assim como Ladinos podem ser Cavaleiros ou Rastreadores podem ser Guerreiros.

Se for pelo simples fato de se "autodeclarar", você pode ser qualquer profissão no jogo, não precisaríamos de nenhuma. rs
#15 ernani Enviado : 16/04/15 23:47
Jogador: ernani
EF:
EH:
Karma:
Fábio_CM escreveu:
Mas poderia haver uma trilha de rastreadores que focasse suas magias em "tiros mais eficazes", não?


Concordo... pelo menos a opção poderia existir, até porque nenhuma das Trilhas tem magias interessantes. Uma trilha só de "caça e sobrevivência", sem magias, seria bastante legal. :D
#16 Fábio_CM Enviado : 17/04/15 00:03
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Talvez a trilha dos caçadores pudesse ser transformada em trilha dos predadores, e fazer da academia dos caçadores algo mais voltado para caça - inclusive com magias que favoreçam o disparo com o arco.
#17 Ketalel Enviado : 17/04/15 10:31
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
ernani escreveu:
Sim, assim como Ladinos podem ser Cavaleiros ou Rastreadores podem ser Guerreiros.

Se for pelo simples fato de se "autodeclarar", você pode ser qualquer profissão no jogo, não precisaríamos de nenhuma. rs


kkkk, concordo, na verdade sou contra a estrutura de classes/profissões, mas devo admitir que ela funciona, principalmente para Tagmar.

O personagem não se "autodeclara", ele justifica pelo background e pelo roleplay. Se fosse só pelos dados rolando, ou jogaria Craps, se fosse só pelos poderes, eu jogaria WOW, o importante do RPG de mesa é a interpretação, o roleplay, ele é o foco, não o sistema.
Enquanto pudermos manter o sistema mais básico, manteremos. Enquanto puder justificar pelo background/roleplay, faremos. Tagmar já tem MUITA regra, não vamos apenas criar mais, pfv, hehe.
#18 ernani Enviado : 21/04/15 18:37
Jogador: ernani
EF:
EH:
Karma:
Bom, tá entendido. rs

Mas é possível colocar material lá na Tagmarpedia, pros mestres/jogadores que quiserem incrementar o jogo, ou será apagado por ir contra aos ditames da direção do projeto?
#19 Ketalel Enviado : 22/04/15 17:50
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
1º Não há ditames da direção!Shame on you
2º O Tagmarpédia é uma área livre para material extraoficial...
Pode ficar tranquilo, tudo que está lá, fica lá para consulta de quem possa interessar Muito Feliz .
Foi um espaço que alcançamos com muito empenho e muita discussão para abrir as portas do Tagmar com contribuições não oficiais inclusive que possam ir contra as diretrizes ou interesses do projeto.Dancing
Gosto muito do tagmarpédia exatamente por isso. Muito Feliz Muito Feliz Muito Feliz
#20 cassiusmarques001 Enviado : 22/04/15 18:58
Jogador: cassiusmarques001
EF:
EH:
Karma:
Ketalel escreveu:

O Tagmarpédia é uma área livre para material extraoficial...
Pode ficar tranquilo, tudo que está lá, fica lá para consulta de quem possa interessar Muito Feliz .
Foi um espaço que alcançamos com muito empenho e muita discussão para abrir as portas do Tagmar com contribuições não oficiais inclusive que possam ir contra as diretrizes ou interesses do projeto.Dancing
Gosto muito do tagmarpédia exatamente por isso. Muito Feliz Muito Feliz Muito Feliz


Usam o material para desenvolver o oficial também?
#21 Ketalel Enviado : 22/04/15 19:18
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Em alguns casos. O material é divulgado e usado em playtests, depois se houver a tarefa sobre ele entra para avaliação do responsável pela tarefa que apresenta ao coordenador para avaliação em vista das regras/ambientação.
#22 Nironde Enviado : 19/11/15 09:13
Jogador: Nironde
EF:
EH:
Karma:
Usa lança no lugar de arco pois o mesmo sirva para sobrevivência e não para combate como guerreiro,
mas se for para um rastreador obter o que um guerreiro arqueiro adquire então não vejo problema de um guerreiro usar magia, pois basta ele não usar armadura...
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.