Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Retomaremos as tarefas e criaremos o livro? (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
sim 4 44 %
não 5 55 %

Devemos retomar as tarefas para criar o livro de profissões agora?
#1 Joao Enviado : 17/08/15 17:01
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

Recebi algumas mensagens privadas e combinando com algumas discussões que se desenvolveram no livro de ambientação pensei em retomar a discussão do livro de profissões (apenas profissões).

Gostaria de saber a opinião.

Esta enquete se encerrará em uma semana.(Clique aqui)

#2 samuel.azevedo Enviado : 17/08/15 17:06
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Bom,

Sei que a opinião de alguns de vocês é que devemos concentrar alguns tópicos para que eles sejam encerrados e comecem outros. Inclusive venho tentando fazer isso no forum de criaturas. Mas minha pouca experiência está apontando que quanto mais forums abertos, mais movimentação e participação se gera. Por isso é bom procurar um meio-termo entre quantidade de tópicos ser alta demais para causar dispersão ou baixa demais para causar desinteresse.

No caso das tarefas de profissões, se for para discutir o equilíbrio sobre elas e a possibilidade de ter ou não novas especializações concordo que seja aberto.


Abraços
#3 Marcelo Villanova Enviado : 17/08/15 19:44
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Citação:
No caso das tarefas de profissões, se for para discutir o equilíbrio sobre elas e a possibilidade de ter ou não novas especializações concordo que seja aberto.


Além disso, se estamos num processo de "reboot" e aprofundamento da discussão, seria realmente importante abrir a discussão sobre as profissões, já que frequentemente vemos alguém entrando no fórum e questionando algo sobre as profissões. A profissão de bardo, por exemplo, me parece ser unanimidade que precisa ser revista para se tornar mais útil.
#4 Alisson Enviado : 17/08/15 20:19
Jogador: Alisson
EF:
EH:
Karma:
O que exatamente fala o livro das profissões?
AVDACES FORTVNA IVVAT
#5 Ares Enviado : 17/08/15 20:51
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Acho uma boa dar um amparo oficial a um maior número de questões, se existe interesse de pessoas em ir para a frente com essas tarefas, então eu imagino que elas já fizeram as contribuições que acharam necessárias em outros tópicos oficias em discussão ou tem o interesse realmente focado nessa questão.
#6 Fábio_CM Enviado : 17/08/15 21:13
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
O livro das profissões era um livro de ambientação. Logo, não tinha regras e não trabalhava com o equilíbrio entre elas.

Sou a favor da reabertura da discussão.
#7 samuel.azevedo Enviado : 17/08/15 21:38
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Se for só ambientação então mudo meu voto para NÃO, acho que a estrutura das profissões precisa ser discutida antes de aprofundar elas na ambientação.
#8 Joao Enviado : 17/08/15 22:17
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Pessoal, como definimos nas diretrizes a ambientação vem antes de regras. Não há como mudarmos as regras se não mudarmos ou criarmos a ambientação adequada à regra a que se refere.

O livro das profissões são textos com detalhes afim de ajudar o role-play e aprofundar como uma dada profissão e suas especializações atuam na ambientação de Tagmar.


No entanto, podemos abrir espaço para um livro misto. Isto depende de discussões adiante (faremos um livro misto? qual os limites? etc...) em uma futura votação caso esta tarefa for começada.
#9 samuel.azevedo Enviado : 17/08/15 22:40
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Entendo. Creio que no caso específico das profissões fica muito abstrato discutir só o aspecto da ambientação e fica muito mecânico discutir só o aspecto de regra. Então, vai ser um livro misto?
#10 Ares Enviado : 17/08/15 23:54
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Apoio o livro misto, já que as profissões são uma das mais fortes ligações entre a ambientação e as regras, algo que precisa de amparo em ambos.
#11 Marcelo Villanova Enviado : 18/08/15 00:07
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Tbm acho q deveria ser um livro misto, pq uma discussão desse nível sem entrar em regras ficaria capenga.

Qtos aos limites: creio que já havia bastante coisa pronta no antigo livro das profissões que poderia ser usado e em seguida sua implicação direta nas regras.
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 18/08/15 08:31
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
O objetivo deste livro era para ser semelhante ao "Livro das Ordens". Ou seja... só ambientação. Por isto o meu voto é não. Acho que temos livros mais importantes de ambientação, como por exemplo o livro dos Deuses que está semi pronto.

Outros mais interessante seriam: Livro dos Vilões, Aventura nas Terras Selvagens, Aventura no Império. Para mim o Livro das Profissões seria o ultimo por de todos é o que tem menor utilidade. Os livros acima são de vital importância para o mestre.

Ou seja... vamos desperdiçar esforço num livro pouco ultil quanto temos outros mais importantes.

SUGESTÂO: trocar esta votação por uma enquete para incluir os livos citados acima afim que possamos escolher o que a galera ache o mais importante.

#13 Alisson Enviado : 18/08/15 09:08
Jogador: Alisson
EF:
EH:
Karma:
Eu acho que há muito trabalho ainda a ser feito, há 2 livros ainda pendentes e alguns livros a ser revisados e, normalmente, leva-se um tempo bom para terminarmos um trabalho desses. Este livro não é tão importante como o Manual de Regras, que precisa de revisão, ou o de magias, que começamos há pouco tempo a revisar. Acho que devemos sim terminar este livro, mas agora não seria a hora. Seria melhor terminar pelo menos o 'livro de ambientação' e o de 'deuses e demônios', pelo que entendi eles já estão bem próximos de serem terminados.
AVDACES FORTVNA IVVAT
#14 Fábio_CM Enviado : 18/08/15 09:30
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
O projeto sempre teve a intenção de apresentar ambientação e regras de formas separadas, para que assim tanto uma quanto a outra pudessem ser utilizadas independentemente. Por concordar com essa ideia, eu sou contra fazer um livro misto.

E continuo a favor de retomar a tarefa. Também sou a favor de retomar as outras tarefas - todas de uma vez - e deixar que a própria discussão no fórum encaminhe qual terá mais atenção. Trabalhadas em paralelo, algumas delas podem ter efeitos sinérgicos positivos nas outras. Principalmente porque quase todas elas já estão/estavam sendo discutidas.
#15 elton10pkn Enviado : 18/08/15 12:39
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Concordo com o Marcelo Rodrigues quando ele diz que este livro é de menor importância e que deve ser deixado de lado, por enquanto. O livro de profissões pode ser criado quando se terminar de criar os livros Aventuras d'O Império e das Terras Selvagens. Assim se incluiria as profissões das 3 ambientações, como ocorre com o reformulado Livro de Ambientações, que trata das três. Acho também que se deve priorizar os livros que já estão semi prontos como o dos Deuses e Demônios.
#16 Joao Enviado : 19/08/15 11:36
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
elton10pkn escreveu:
Concordo com o Marcelo Rodrigues quando ele diz que este livro é de menor importância e que deve ser deixado de lado, por enquanto. [...]



Elton, estas tarefas estão praticamente terminadas desde 2009. Tenho como prioridade valorizar o trabalho em tarefas tidas como oficiais já feito por muita gente antes de abrir novos livros. Nestas tarefas se inclui também deuses, raças, entre outros. Tomei as profissões agora por conta das discussões desenvolvidas aqui.

A questão aqui é se vou abrir agora ou depois. Não se vou abrir ou deixar de abrir.


Uma vez que os livros do Tagmar II são dinâmicos, acrescentar novas especialidades ou profissões não será problema.Feliz

Até!

#17 Marcelo Villanova Enviado : 19/08/15 15:07
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Elton, estas tarefas estão praticamente terminadas desde 2009.


De fato essa discussão está bem adiantada e a bastante tempo. Faltando que eu me lembre somente os rastreadores.
O livro procurou aprofundar temas não discutidos e que pairam duvidas. Por exemplo:
Magos:
Muito foi dito sobre eles no livro dos colégios, por isso no livro das profissões tratou de discutir, como o mago manipula o karma? Qdo ele se especializa, como ele passa a controlar outro tipo de karma? Como o infernal ou o titânico, por exemplo?
Sacerdotes:
Muito foi dito sobre eles no livro das ordens. Então foi discutido, sacerdotes sem karma, sacerdotes que escolhem não entrar numa das ordens.
Os magos foram escritos pela Crocodilo, muito bem escrito alias, ela tem um blog de poemas escritos por ela.
Sacerdotes e guerreiros pelo Fabio CM
E ladinos pelo Allan Emanuel
Falta como eu disse os rastreadores.
E bardos não me lembro, pois faz muito tempo que eu peguei esse material (mas tenho quase certeza que foi o Allan tbm).
#18 elton10pkn Enviado : 19/08/15 18:07
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Ops, falha minha, não havia notado que este livro já estava semi pronto também. No caso seria a tarefa "Raças & Profissões" alterada para tratar apenas das profissões?

Em todo caso quantos livros podem ficar em discussão aberta no fórum? Nos procedimentos diz que para livro oficiais em revisão é apenas um, e para livros novos (neste caso semi prontos) não reparei se há limites há limites? Se bem que o livro de magias entrou em revisão e o livro de ambientação ainda não terminado, aliais algumas partes já poderiam estar em votação.
#19 Marcelo_Rodrigues Enviado : 19/08/15 18:17
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
João,

que tal cancelar esta enquete e fazer uma nova com a lista dos possíveis livros a serem feitos?
#20 Ketalel Enviado : 20/08/15 08:13
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Em verdade temos vários livros "semi-prontos". O que precisamos é focar em qual terminar. Se muitos forem abertos ao mesmo tempo, acabará dirimindo os esforços e o projeto se perderá novamente.
Temos as revisões, e sempre teremos (ontem mesmo estava relendo o Livro dos Reinos e encontrei algumas incoerências) Mas podíamos manter um livro em revisão e um livro novo em aberto.
Como foi discutido aqui, sou a favor de abrir UM livro novo, independente qual seja (profissões, raças, deuses, o que for) para manter a chama do projeto queimando.
#21 Fellipe Montanha Enviado : 21/08/15 01:01
Jogador: Fellipe Montanha
EF:
EH:
Karma:
Bom, queridos colegas jogadores de Tagmar II, deixa eu dar um ponto de vista:
* Acredito que o ideal é fazer o RPG ficar mais amplo, sugiro que volvam suas
energias e tempo(eu sei que é puxado para todos) para criação de regras de aventuras
nas Terras Selvagens, Império e Ilhas Independentes.
Um forte abraço à todos!!!
#22 Ketalel Enviado : 21/08/15 08:28
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Bem... imagino pelos depoimentos que todos concordam em abrir um livro para finalização, apenas estamos divididos quanto à qual livro.
Apoio a sugestão acima (do Marcelo se não me engano) para abrir uma votação (para todos os membros do projeto e com data de início e término explícitas) quanto à qual livro iniciaremos.
Profissões
Raças
Aventuras nas Terras Selvagens
Aventuras no Império
Deuses e Demônios

Tenho de concordar com o Fellipe que o que os jogadores mais desejam são os livros de Aventuras nas Terras Selvagens / Império.
#23 Joao Enviado : 21/08/15 14:32
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Villanova,

Quem escreveu os bardos fui eu.Dancing

elton10pkn escreveu:
[...]Se bem que o livro de magias entrou em revisão e o livro de ambientação ainda não terminado, aliais algumas partes já poderiam estar em votação.


Elton, O livro de magias, assim como o livro de criaturas, é um livro do tipo em constante atualização. Ele não se enquadra na comparação que fez.

Sobre livros novos. Abrirei uma nova enquete. Mas não entrarão aventuras nas terras selvagens ou império. Não será para revisão e sim para finalizar livros começados e ainda não oficializados.

Os livro serão separados deuses; demonios; profissões;raças .
Até.
#24 Marcelo Villanova Enviado : 21/08/15 15:16
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Foi mal, João, faz tanto tempo que nem me lembrava mais d'oh! d'oh!

Pra vc ter idéia, a Crocodilo casou, saiu do projeto, nasceu o filho dela e a tarefa está no mesmo lugar. E olha que está beeem adiantada. Em contrapartida, outras tarefas, que não tem nenhuma influência no jogo (Tagmar é um jogo) entraram depois foram finalizadas e lançadas (tipo crônicas de Tagmar, que sinceramente não vejo nenhuma utilidade para o jogo).

Quanto as tarefas, é certo que todos irão falar nos livros de regras para o Império e Terras Selvagens, mas sem antes terminar a revisão dos livros básicos não vai dar. Por isso, os únicos que dariam para serem lançados seriam dos deuses e demônios ou profissões e raças.
#25 Joao Enviado : 25/08/15 18:17
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Tópico trancado, entrarei com a nova enquete.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.