Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Nomes em Padrão TAGMAR [Dúvida respondida]
#1 Ketalel Enviado : 15/04/13 14:18
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Srs,
Notei outro dia que material oficial, publicado (uma aventura se não me engano) foi alterado para que o nome se adequasse ao "padrão Tagmar" de nomenclatura.
Em primeiro lugar quero deixar claro que não concordo com este padrão "abrasileirado" dos nomes, mas sendo que é uma decisão do fórum, devemos manter uma certa uniformidade.
Porém enquanto relia meus livros de Tagmar notei que alguns nomes nos livros mais antigos (Introdução à Ambientação, Livro dos Reinos e Livro das Ordens Sacerdotais) não estão neste padrão. Um exemplo é o nome do orco "Korumba", na introdução que fala sobre o império Molda. "Ketalel" fundador da ordem da luz de Palier, etc.
Mais uma vez reitero que não concordo com este padrão de nomenclatura, sendo que o argumento original para manter os nomes era que as letras ou fonemas (k, y, w, th, etc) não existiam na língua portuguesa. Pois bem, este argumento não é mais aplicável, sendo que agora tais fonemas existem na língua portuguesa (conforme a mais recente revisão ortográfica).

Assim pergunto: Como ficará a regra de nomenclatura no projeto? Revisa-se os livros antigos ou integram-se as novas revisões da língua portuguesa?
#2 Vercenorax Enviado : 15/04/13 16:03
Jogador: Vercenorax
EF:
EH:
Karma:
Compartilho totalmente sua opnião Ketalel, e em outros tópicos já mencionei isso.
#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 16/04/13 07:38
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Esta foi uma decisão oficial (votada) e é uma regra que consta do próprio Manual de Regras, capítulo 2:

Nome do Personagem
O Tagmar é um RPG brasileiro e valoriza nossa língua. Por isto devem-se evitar grafias que não existem no português, desta forma não use as letras Y, W, bem como palavras terminadas em N (use M no lugar). Fonemas inexistentes no português tais como TH, PH, SH, GH, SW, SC, TW não devem ser usados. Letras dobradas tais como TT, LL e a letra K, são toleradas, mas devem ser usadas com parcimônia.
O ideal é a criação de nomes originais, evitando-se nomes comuns do português (João, Maria, Pedro) e de outras línguas (Piere, John, Paolo, Boris, Xang...). Os nomes em Tagmar devem ser neutros não devendo soar como qualquer língua existente.


Quanto a existência de nomes que fogem a esta regra, sim sabemos que existe, mas ainda não fizemos um pente fino. Há inclusive um deus que infringe esta regra!

OBS: os fonemas TH, PH, SH, GH, SW, SC, TW não existem no português. E o caso do "K" entrou como tolerado, conforme regra.
#4 Vercenorax Enviado : 16/04/13 10:31
Jogador: Vercenorax
EF:
EH:
Karma:
Marcelo, não estou questionando, mas só pra constar p PH existe em português, mas não é mais usado, ele tem som de F, nunca viram Farmácia com PH?
#5 Marcelo_Rodrigues Enviado : 16/04/13 10:40
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Me desculpe, mas PH foi retirado do português no século passado. O português já sofreu varias atualizações e o PH caiu fora em 1911. Muito Feliz http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Ortogr%C3%A1fica_de_1911

O pior que eu até agora não decorei nem a metade da última revisão ortográfica... Brick wall srsrsr
#6 Alisson Enviado : 04/06/15 14:24
Jogador: Alisson
EF:
EH:
Karma:
Quando sou MJ, se algum personagem usar alguma sílaba que contenha um fonema "PH" por exemplo eu considerarei o "H" mudo pois em português o "H" é mudo.Qual quer nome que tenha uma pronúncia diferente em inglês eu considero como se fosse lido em português.
AVDACES FORTVNA IVVAT
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.