Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Quiris (revisão e melhoria) (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 4 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

Quiris (revisão e melhoria)
#1 Marcelo Villanova Enviado : 20/07/09 18:05
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Esta discussão foi criada para discutir a Tarefa:

Quiris

Leiam o documento pelo link acima. Critiquem, dêem sugestões.

OBS: o material gerado está em avaliação (não foi aprovado), logo peço a todos que façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto proposto.
#2 Marcelo Villanova Enviado : 18/09/09 16:12
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nova Versão
#3 Ares Enviado : 31/12/11 15:05
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Fica sempre ao lado direto de seu pai, Sevides e anda sempre atrás deste e de Líris.

Pra mim não ficou claro esta parte

Citação:
Incrustado no chão em formato de meia-lua o símbolo de Quíris marca um dos locais mais sagrados da ordem e onde grandes cerimônias são realizadas pelos altos membros da ordem.

Mesma duvida,como os sacerdotes protegem lugar tão sagrado?

Por enquanto é isto.
#4 Marcelo Villanova Enviado : 31/12/11 15:14
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Não entendi bem sua duvida, mas...
Se vc alinhar a triade da agricultura: sevides ficara no meio, Liris do seu lado direito um pouco atras e do lado esquerdo mais atras ainda Quiris.
#5 Ares Enviado : 31/12/11 15:44
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Agora deu pra entender.
E a duvida é a mesma do outro tópico sobre se a ordem protegeria de alguma forma o lugar.
E me veio outra questão,haveria peregrinações a este lugar sagrado por partes dos fieis?
#6 Marcelo Villanova Enviado : 31/12/11 15:49
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Qdo se fala em proteção, é importante lembrar que durante a guerra contra a seita varios lugares sagrados foram destruidos e violados. Sendo assim, muitas ordens matem seus locais sagrados em segredo ou em constante proteção.
#7 T.REX Enviado : 01/01/12 11:37
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Prezados,

Ainda hoje posto minhas escritas. Agora tenho que mestrar 7 crianças, entre 10 e 18 anos. Muito Feliz

Desejam-me sorte e muita paciência. Feliz

Sds. carnívoras,
#8 T.REX Enviado : 06/01/12 02:00
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Prezados,

Cá estou, mais uma vez, numa das sessões do Coordenador Villanova, como havia prometido.

Vamos às minhas percepções?

PREFÁCIO:

Muito boa história. Sorte minha nunca ter colocado minhas patas escamosas em Gamilda Pray . Mas deixando a brincadeira de lado.

Li o texto quatro vezes. E logo na primeira leitura adorei suas escritas. Mas quatro parágrafos li diversas vezes, para tentar entender o que suas palavras citadas querem nos mostrar. Leiamos.
Citação:
O cerco a cidade de Franis durou somente quatro meses, quando as notícias sobre a fome que se abatia sobre a cidade, levou a uma revolta civil.

As tropas foram obrigadas a retornar para conter a população furiosa com o governador local.

Após o termino do conflito, os moradores da cidade descobriram toda a destruição causada nos campos assim como a destruição do templo, contudo os campos foram semeados, as casas construídas, os mortos enterrados e por fim o templo erguido novamente.

* "O cerco a cidade de Franis". Este cerco penso ser de Gamilda. Mas abaixo...

* " (...) quando as notícias sobre a fome que se abatia sobre a cidade, levou a uma revolta civil". Que cidade é esta? Corretamente trata-se de Gamilda, mas da forma como está escrito, mostra-nos estar se referindo a Farnis.

* "As tropas foram obrigadas a retornar para conter a população furiosa com o governador local". A correção das escritas do meu segundo asterísco vai ajudar a entender melhor este terceiro.

* "Após o termino do conflito, os moradores da cidade descobriram toda a destruição causada nos campos assim como a destruição do templo, contudo os campos foram semeados, as casas construídas, os mortos enterrados e por fim o templo erguido novamente.". Só consegui entender que aqui se tratava do povo de Fanis por causa da reforma do templo. Proponho alterarmos este parágrafo.


Outro no prefácio.
Citação:
A grande festa de celebração da libertação e das colheitas se contratava ...

Celebração das colheitas... Não seria melhor celebração do plantio?

E mais um.

É GAMILDA ou GALMIRA? LÍRIS (com acento) ou LIRIS (sem acento)? DEUS(es) e DEMÔNIO(s) - letra inicial sendo maiúscula ou minúscula?


TEMPERAMENTO:
Citação:
Fica sempre ao lado direto de seu pai, Sevides e anda sempre atrás deste e de Líris.

Como Quiris pode estar atrás de seu pai se já está ao lado? Assim como Ares, também tive dificuldade de entender. Mesmo lendo sua resposta postada, mestre.


REPRESENTAÇÃO:
Citação:
(...) pastor cuidado do rebanho

"(...) pastor CUIDANDO do rebanho"


SÍMBOLO:

Citação:
(...)Representa o cesto usado lançar as sementes nas plantações.

"(...)Representa o cesto usado PARA lançar as sementes nas plantações."


FESTA DO PLANTIO:

Aqui andei pensando também nos insetos para serem acrescentados nos textos. Muitos deles carregam pólens em suas patas que caem, levadas pelo vento. No ponto onde caem, nascem novas plantas.


CORES:

Não ficou acertado de ser BEGE, cor das sementes (pelo menos a maioria delas)?


VESTIMENTA:

No primeiro parágrafo.
Citação:
(...)Tem uma pequena faixa sobre o ombro direito preso com cordão de linho de cor lima.

Tocar "lima" por "BEGE", cor das sementes.

Citação:
(...)O número máximo de orações é sete.

Faz diferença o número de orações para o MJ ou seria apenas para dar mais uma característica so deus Quiris? Penso que, se estamos colocando um número exato de orações, seria necessário apresentá-los no texto.

Agora no terceiro parágrafo.
Citação:
O cordão de linho da cor lima ...

Trocar "lima" por "BEGE".

Bom. É isso!

Mais uma vez ressalto que gostei muito do que li. O prefácio achei um pouco confuso do meio ao fim. No início fala-se muito de Franis e depois Gamilda (ou Galmira). E depois misturam-se Franis com Gamilda novamente, dificultando o entendimento das escritas de Maudi.

Gostei demais do item sagrado HUDRAR. Se realmente existir e cair em mãos erradas, vai virar Tagmar do avesso e os demônios vão rir adoidado.

Parabéns aos autores e a você, Villanova, por este belo documento.

Sds. jurássicas,
#9 Marcelo Villanova Enviado : 06/01/12 10:47
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
O texto é anterior a enquete promovida pelo Rodrigues.

A maioria das observações deixo para a revisão.

O Conto inicial vou ver e faço as correções.

O alinhamento da triade da agricultura já expliquei, sevides no meio ao seu lado Liris do lado direito e Quiris do lado esquerdo, mas alguns passos atras.

Obs: Cara, se te incomoda tanto os erros de grafia, fça vc mesmo e me mande, pela milionésima vez, não tenho tempo de ficar fazendo isso e vc já ta me chateando batendo sempre na mesma tecla.
#10 T.REX Enviado : 06/01/12 12:43
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Grrr...

Eu podia responder essa. Mas, calar-me-ei.


Com licença!!!

TUM, TUM, TUM, TUM, TUM, TUM, TUM, TUM, TUM...
#11 Marcelo Villanova Enviado : 07/01/12 13:47
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nova Versão
#12 Fábio_CM Enviado : 09/01/12 09:38
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Não estou muito por dentro da discussão dos deuses em Tagmar, mas vou comentar sobre o que li. Perdoe-me se houver algo já discutido em outro tópico.

* Na página 3 há uma citação:
Possui uma indisposição com Cambu, quando este, alguns séculos atrás, resolveu cortejar Líris, porém sem grande sucesso
Não seria inapropriado falar de tempo quantitativamente em um texto sobre um deus? Não seria melhor colocar apenas "muito tempo" ou "algum tempo" do que "alguns séculos atrás"? Veja bem, "alguns séculos" pode ser menos do que o período de vida de um elfo, e não me parece apropriado que sequer possa existir a comparação de vida de um deus com a de um dos filhos. Uma frase do tipo "Meu avô é do tempo em que Cambu cortejava Liris" seria verdadeira!

* Página 3:
Uma festa onde mudas são plantadas em parte da fazenda e os animais bebem a água abençoada pelos sacerdotes.
Talvez coubesse: "Uma festa onde mudas são plantadas em parte da fazenda, as plantas são irrigadas e os animais bebem a água abençoada pelos sacerdotes."

* Página 4:
Seu tempo se encontra sempre a direita do templo destinado a Sevides, como seu filho se encontra para com seu pai
Direita a partir de que perspetiva? Quem vê de frente ou olhando para fora a partir do próprio templo? Pela forma como está escrito imagino que seja a segunda opção, mas acho que o melhor seria colocar a leste, a direção a direita na rosa dos ventos, que não haverá ambiguidade.

* Quiris é o deus da colheita - de qualquer colheita. Mas, obviamente, ele é mais cultuado pela colheita de grãos e frutos destinados a alimentação. Não é necessário, mas seria interessante, se a palavra alimentação aparecesse algumas vezes no texto, para ressaltar essa ideia.

Este texto está praticamente pronto, não está?
#13 Marcelo Villanova Enviado : 09/01/12 12:03
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
1. Ao contrário acho que séculos exprime melhor do que algum tempo. Algum tempo da ideia de um tempo curto, séculos da ideia de muito tempo para nós e pouco para os deuses.

2. Coordenação de revisão.

3. A direita ou a esquerda de Sevides que é a referência. Não dá pra saber onde é leste ou oeste. A referencia é sevides, esquerda ou direita dele.

4. Podem haver plantação de plantas mediciais e a colheita delas. Plantação de algodão para roupa e a colheita desses. Enfim, não somente alimentação.
#14 Fábio_CM Enviado : 09/01/12 12:34
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
#1- Note que 3 ou 4 séculos, que para nós é muito tempo, pode se encaixar dentro do período de vida de um elfo ou anão. Além disso é comum lendas serem referidas com um "há muito tempo...".

#2- OK

#3- Esquerda e direita são relativos, e não estamos falando de uma pessoa, com rosto e frente, mas de uma construção que poderia ter, por exemplo, mais de uma saída/entrada. É fácil saber para onde fica o leste e o oeste quando se tem o sol como referência.
Ainda assim, se você acha melhor usar esses termos, o melhor é deixar mais claro no texto se é direita ou esquerda em relação a quê, estabelecendo um ponto de vista (de cosItas para o altar a Sevides, por exemplo).

#4- OK
#15 Marcelo Villanova Enviado : 09/01/12 12:39
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Ainda prefiro séculos...

Mas o texto diz, se não me engano. Os templos da triade da agricultura geralmente são construidos em complexo. No meio sevides e seus filhos ao seu lado, de acordo com o alinhameto dos deuses. Vc disse que direita e esquerda são relativos, e estou respondendo, o referencial é sevides e não o sol.
Templos com mais de uma entrada/saida geralmente tem uma que é a principal, esta entrada principal marca a parte da frente do templo, e mesmo assim estas são grande igrejas, estamos falando aqui de templos em geral, geralmente construidas em cidades pequenas e modestas. Então, o texto fala de direita e esquerda em relação a parte da frente do templo de sevides.
O objetivo é mostrar a centralidade de Sevides e que seus filhos "flutuam" em torno dele, que não são independentes dele, que só há plantio e colheita em ralação (olha o referencial ai) a agricultura.
#16 Fábio_CM Enviado : 09/01/12 14:38
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Séculos - ok então.

Orientação dos templos - bem esclarecido.

Da minha parte era isso, tanto para Quiris quanto para Liris.
#17 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/06/13 14:12
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Disponibilizado o texto de Quiris. Este é o ultimo texto sobre os deuses.

Leiam o texto diretamente na TagmarPedia através do seguinte link.

Façam suas observações, sugestões e críticas.
#18 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/06/13 13:52
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Fechamos?
#19 T.REX Enviado : 08/06/13 21:14
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Gostei do que li.

Pode fechar.

Sds. pangenianas,
#20 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/06/13 10:23
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Iniciamos a votação. A data para encerramento é 19/6/2013 .
#21 Marcelo_Rodrigues Enviado : 19/06/13 00:11
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Resultado da Votação "Quiris (revisão e melhoria)":

Aprovado, 4 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
Fábio_CM - Aprovado
Marcelo Villanova - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
T.REX - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.