Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Palier (revisão e melhoria) (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 6 85 %
Reprovado (precisa de melhorias) 1 14 %

Palier (revisão e melhoria)
#1 Marcelo Villanova Enviado : 27/07/09 18:29
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Esta discussão foi criada para discutir a Tarefa:

Palier

Acessem e leiam o documento pelo link acima. Critiquem, dêem sugestões.

OBS: o material gerado está em avaliação (não foi aprovado), logo peço a todos que façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto proposto.
#2 Ketalel Enviado : 25/12/09 23:16
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Primeiramente, a citação do "Livro de Maudi", está um tanto forçada... Foi tentado justificar o preconceito que há contra os elfos tornando seu criador "UM HUMANO" arrogante e egocêntrico. Sendo Palier o deus do conhecimento este já saberia da importância da prática, e seus filhos não ficaram "vendo as plantas crescendo no jardim", adaptaram-se e usaram da magia para alterar a natureza a sua volta em seu benefício não contrariando as criações de Maira.
Outra coisa, fala-se no texto que Palier escolhe a dedo seus seguidores e "não conta com muitos" e que "não como um deus principal", porém inclusive no texto que nos traz o calendário de Tagmar temos ele como divindade principal (que também é o "clima" do livro original quando fala deste deus) ao lado de Maira.
E "As amizades não importam quando uma pessoa é perfeita" esta citação é completamente equivocada, uma vez que um deus nunca pensaria dessa forma ou permitiria a seus seguidores tal doutrina, podem existir seguidores que pensam assim, mas não todos. Não confundamos Palier, um deus e ser imortal e que "nasceu" já com esse poder e conhecimento com mortais que ascendem a esse poder como vemos no personagem de Raistlin Majere em Dragonlance.
E se considerado um deus arrogante não seria o principal, muito menos sua ordem conhecida como "Ordem da Luz", conhecimento é uma salvação, não uma forma de ser superior aos outros. Palier como sábio deveria ser um deus calmo e tolerante que prezasse pelo equilíbrio pelo seu conhecimento da criação.
Quanto ao símbolo de Palier, no livro das ordens sacerdotais é citado o "livro aberto" porém é colocado como principal símbolo a estrela de sete pontas, ícone da magia.
Além quanto ao seu relacionamento com os outros deuses, ninguém teria uma pessoa insuportável como conselheiro, muito menos "líder" (se podemos falar assim) de um panteão. Mesmo sendo o "dono da verdade" ele estaria em menor número, logo não seria sábio (adj. e s.m. Que ou aquele que sabe muito, que tem extensos e profundos conhecimentos; erudito: / Que ou aquele que age ou fala em conformidade com a razão e a moral, com prudência e experiência da vida; sensato, equilibrado: sábias palavras, sábias medidas. / &151; S.m. Filósofo, pensador que se distingue pelo grande saber, pela experiência do mundo e por uma vida exemplar.)
Mais comentários, sobre o festival Edonoar, se esta é a "busca da luz" como pode ser tida como narcisista? Não faz sentido! E quanto à cor, o marrom sempre foi uma cor negativa, ligada ao saber apenas pela idade média onde os monges franciscanos usavam como simbolo de humildade, imagino que o branco e o amarelo sejam os mais indicados ao deus da sabedoria. Quanto à vestimenta dos sacerdotes, tá muito igreja católica essa coisa de chapéu redondo... estranho.

Por fim para reafirmar o que coloquei citemos as doutrinas e ensinamentos desse excelso deus:
"Os seus sacerdotes pregam a paz e a harmonia entre todas as coisas vivas ou não"
"Amor a todos os seres vivos";
"O conhecimento profundo da natureza física e etérea";
"A iluminação frente a ignorância";
"A busca da verdade".

Sob as Bençãos de Palier,

Ketalel
Fundador da Ordem da Luz
#3 Marcelo Villanova Enviado : 26/12/09 01:48
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
valeu pelas dicas.

Só um devoto de Palier para observar isso. Applause
#4 Marcelo Villanova Enviado : 26/12/09 01:57
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Aproveito para convidar os devotos de cada uma das divindades de Tagmar para comentar os textos de cada um dos deuses.
#5 Marcelo Villanova Enviado : 09/01/10 12:05
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nova Versão

Obrigado ao nobre Ketalel, fundador da ordem da luz, palas constribuição e observações.
#6 Marcelo Villanova Enviado : 09/01/10 12:23
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
A festa de Edonoar é narcisista pq os elfos são orgulhosos de sua origem e de seu pai.

Qto ao chapéu... aceito sugestões.
#7 Ketalel Enviado : 14/01/10 18:42
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Tenho a dizer que a nova versão ficou ótima e obrigado, só fiz minha obrigação de devoto de Palier.
Quanto ao chapéu, não sei não, ficou estranho, talves um aba larga e sem o véu... ou quem sabe algo como a mitra dos bispos e papas da igreja católica.
#8 T.REX Enviado : 15/01/10 19:08
Jogador: T.REX
EF:
EH:
Karma:
Que tal um cone? Ou solidéu (chapeu de judeu).

Sds. do líder do laboratório InGen,
#9 Ketalel Enviado : 17/01/10 10:11
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Gostei da idéia do nobre amigo T.Rex, qndo falei do chapéu d aba longa pensei logo no solidéu... mas pensando bem, sendo eles magos msm, acho q o chapéu pontudo cai bem.... estilo Gandalf...
#10 Marcio Enviado : 17/01/10 11:27
Jogador: Marcio
EF:
EH:
Karma:
Ola pessoal li a última revisão de palier e dou aqui minha sugestão.
Por que cobrir a cabeça? Se Palier é o deus do conhecimento nada mais justo que a cabeça esteja descoberta "livre" para entrada do saber...

Quem sabe um adorno legal seria uma espécie de coroa em forma de anel ou aliança em que na testa fique o retângulo, símbolo citado no arquivo, vazado indicando que a mente do sacerdote é a representação do livro que transmite o conhecimento para os seguidores e o topo de sua cabeça descoberta significaria o contato direto do sacerdote com o conhecimento divino...
O material desse adorno poderia ser madeira , metal sei-la...
Bem foi uma idéia espero que tenham gostado.
#11 Ketalel Enviado : 19/03/10 23:23
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Concordo com o nobre confrade Marcio, acho que deveríamos tirar o chapéu e alterar talvez pela tiara com o retangulo simbolizando a mente do sacerdote como um livro aberto.
#12 Ketalel Enviado : 19/01/12 16:52
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Sempre penso em Palier falando como o mestre dos magos de caverna do dragão, daquele jeito irritantemente tranquilo e cheio de enigmas.
#13 Fábio_CM Enviado : 27/02/12 18:25
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Gostei do que li. Vou fazer as observações, mas nenhuma delas desmerece o que foi escrito, que está ótimo. São apenas sugestões.

"Extraído de O Livro de Maudi , do capítulo “ A Criação”- Biblioteca de Saravossa." (Pág. 1)
Não seria do capítulo "A criação do mundo", como o texto dos outros deuses?

"As longas conversas entre pai e filho muitas vezes são acaloradas beirando a discussão, mas um clima de respeito sempre se faz presente e apesar das opiniões diferentes, eles se respeitam." (Pág. 2)
Faltou falar o nome do filho, Parom. Até este momento do texto não aparece que Parom é seu filho, o que acaba deixando essa frase sem referência.

"Assim como outros deuses é venerado em grande parte de Tagmar. Tem contudo maior influência entre os reinos de Filanti, Âmien e Portis." (Pág. 4)
Acho que está faltando Calco aí. Como capital do conhecimento, sede de Saravossa e com a enorme floresta de Alberdin recheada de elfos eu acho que ela precisa entrar nessa lista. Algum motivo especial para Filanti estar aí?

"Mas é na parte superior que existe uma vasta biblioteca com os mais diversos assuntos que se possa imaginar." (Pág. 4)
Uma biblioteca no segundo andar de cada templo? Melhor acrescentar que o primeiro andar sempre tem fortes colunas para sustentá-la Feliz

"Doutrinas do culto:
O conhecimento profundo da natureza física e mística;"
(Pág. 5)
E intelectual?

"Influência das ordens na política do reino:" (Pág. 5)
Que reino? Âmiem?

"Os elfos, sua maior criação, veneram-no com fervor, considerando-o incomparável aos outros deuses." (Pág. 2)
Não achei o termo sublinhado muito apropriado. Sei lá, me parece meio desrespeitoso com os outros deuses. Como se estivesse dizendo que os elfos cultuam sempre Palier, e quando dá tempo algum outro, o que não é verdade. Talvez um "sempre respeitando a dádiva de Palier, mesmo que suas devoções particulares se voltem para outros deuses", ou coisa assim.

"Uma mistura entre louvor e magia ocorre nas celebrações e cultos a Palier com manifestações místicas e grande concentração de Mana." (Pág. 4)
Como culto a Palier também pode existir em pequenas congregações, em que não há nenhum sacerdote capaz de realizar milagres, talvez coubesse aqui uma explicação do porquê essa concentração de Mana. Eles guardam algum item mágico sagrado nos templos? Palier lhes agrada com karma divino apenas pelo culto em si? É energia arcana?

Quem sabe acrescentar detalhes de sua relação com Cambu, o deus da diplomacia, exploradores, etc? Acho que combinam.

Marcio escreveu:
Se Palier é o deus do conhecimento nada mais justo que a cabeça esteja descoberta "livre" para entrada do saber...

Concordo!


Sobre o texto é isso aí.

Agora um comentário um pouco a parte. Essas conversas dos deuses em jardins, quem está com quem, etc. me soa um pouco big brother, já que não há uma ambientação específica para esses lugares. Talvez estivesse na hora de se começar a pensar em uma reino dos deuses, ou um lar dos deuses, como um castelo ou fortaleza. A Asgard de Tagmar Dancing
#14 Ketalel Enviado : 29/02/12 10:48
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Fábio, quanto a suas considerações:
Citação:
Acho que está faltando Calco aí. Como capital do conhecimento, sede de Saravossa e com a enorme floresta de Alberdin recheada de elfos eu acho que ela precisa entrar nessa lista. Algum motivo especial para Filanti estar aí?

Concordo, não tinha notado que Calco não aparece no texto. É um local de GRANDE importância ao culto de Palier.
Citação:
O conhecimento profundo da natureza física e mística;" (Pág. 5)
E intelectual?

Acho que não cabe a expressão intelectual, sendo que todo o trabalho de pesquisa é intelectual. Ao estudar a natureza física e mística o sacerdote estaria se aprimorando intelectualmente.
Citação:
Não achei o termo sublinhado muito apropriado. Sei lá, me parece meio desrespeitoso com os outros deuses. Como se estivesse dizendo que os elfos cultuam sempre Palier, e quando dá tempo algum outro, o que não é verdade. Talvez um "sempre respeitando a dádiva de Palier, mesmo que suas devoções particulares se voltem para outros deuses", ou coisa assim.

Elfos são geralmente orgulhosos, e grande parte deles cultua Palier e Maira, quase que igualmente. Se sua raça se considera melhor que as outras, seu deus deve ser melhor que os outros. Acho que a frase como está faz mais sentido na ambientação.
Citação:
Como culto a Palier também pode existir em pequenas congregações, em que não há nenhum sacerdote capaz de realizar milagres, talvez coubesse aqui uma explicação do porquê essa concentração de Mana. Eles guardam algum item mágico sagrado nos templos? Palier lhes agrada com karma divino apenas pelo culto em si? É energia arcana?

Não vejo grande necessidade de magia em si no culto. Como sacerdotes verdadeiros são raros, magos podem fazer as vezes do sacerdote. E não existindo nem magos, nem sacerdotes, pode-se explicar no texto que os clérigos fazem alguns pequenos truques. Quem sabe, algum jogo de luzes, algo pequeno, mas que marque a presença do conhecimento e da magia na religião.

Outra questão não abordada é como se manifesta o culto a Palier dentro dos colégios, acho que isso poderia ser aproveitado, sendo que em outros textos já foi citado que os magos geralmente adoram Palier e fazem oferendas a este na véspera de seus exames para entrada nos colégios.
#15 Fábio_CM Enviado : 29/02/12 11:24
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Pensei em intelectual só pela relação com conhecimento e educação. Ok.

Ketalel escreveu:
Elfos são geralmente orgulhosos, e grande parte deles cultua Palier e Maira, quase que igualmente. Se sua raça se considera melhor que as outras, seu deus deve ser melhor que os outros. Acho que a frase como está faz mais sentido na ambientação.

Ok. É que eu acho que quando você coloca que Palier é incomparável, também está o colocando acima de Maira.
Para ver se eu entendi, a ideia é "creio em todos, mas Palier acima de tudo?". Nesse caso, sacerdotes elfos de outros deuses são respeitados da mesma forma ou existe um certo preconceito (acho que essa pergunta caberia no texto dos elfos)?

Citação:
Não vejo grande necessidade de magia em si no culto. Como sacerdotes verdadeiros são raros, magos podem fazer as vezes do sacerdote. E não existindo nem magos, nem sacerdotes, pode-se explicar no texto que os clérigos fazem alguns pequenos truques. Quem sabe, algum jogo de luzes, algo pequeno, mas que marque a presença do conhecimento e da magia na religião.

Concordo. Mas e a grande concentração de mana? Deve ser alterada, então? Não sei até que ponto seria possível a realização de "pequenos truques". Com magia divina acho que não é possível, mas com a presença de magos é possível.

Uma questão que também lembrei. A magia arcana é mal vista em grande parte de Tagmar. Dentro dos templos de Palier é permitida sua realização?
#16 Ketalel Enviado : 29/02/12 14:59
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Acho que vou ter que explorar essa questão no texto dos elfos. Não vejo preconceito, mas entre um sacerdote de Crisagom e um de Palier para realizar uma cura ou benção, daria-se preferência ao de Palier. Como entre uma refeição feita por um humano e outra feita por um elfo, preferiria-se a do elfo. Digamos uma preferência descarada, ao invés de um preconceito com outros deuses. Com excessão à Maira que é a mãe dos elfos, logo estaria em igualdade com o pai.

Lembrando que você citou a influência política do culto e citou Âmien. Âmien apesar de ser um reino élfico e adorar Palier, a "religião oficial" ou seja o maior culto (inclusive o mais popular entre a nobreza) é o de Maira.

Acho que deve-se alterar essa parte realmente, tirando a concentração de mana, lembrando que Tagmar são poucos os indivíduos com capacidade de manipular essa energia.

Citação:
A magia arcana é mal vista em grande parte de Tagmar. Dentro dos templos de Palier é permitida sua realização?

Sendo Palier o deus da magia não há porque desse temor ou preconceito, dentro das paredes do templo o mago não deveria ser mal visto, e sendo fiel à Palier inclusive deveria auxiliar em sua reputação.
#17 Marcelo_Rodrigues Enviado : 21/05/13 17:20
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Versão pronta para avaliação final disponibilizada na TagmarPedia. Acessem pelo seguinte link
#18 Marcelo_Rodrigues Enviado : 28/05/13 09:53
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

fechamos este texto? votação?
#19 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/05/13 11:11
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Iniciamos a votação. A data para encerramento é 9/6/2013 .
#20 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/06/13 00:57
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Resultado da Votação "Palier (revisão e melhoria)":

Aprovado, 6 votos (85%)
Reprovado (precisa de melhorias), 1 votos (14%)
Reprovado (precisa de melhorias), 1 votos (14%)

Votos individuais:
AirtonJr777 - Aprovado
Ketalel - Aprovado
Marcelo Villanova - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
T.REX - Aprovado
Vercenorax - Aprovado
Samyaza - Reprovado (precisa de melhorias)
#21 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/06/13 00:57
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Resultado da Votação "Palier (revisão e melhoria)":

Aprovado, 6 votos (85%)
Reprovado (precisa de melhorias), 1 votos (14%)
Reprovado (precisa de melhorias), 1 votos (14%)

Votos individuais:
AirtonJr777 - Aprovado
Ketalel - Aprovado
Marcelo Villanova - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
T.REX - Aprovado
Vercenorax - Aprovado
Samyaza - Reprovado (precisa de melhorias)
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.