Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Crisagom (revisão e melhoria) (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 6 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

Crisagom (revisão e melhoria)
#1 Marcelo Villanova Enviado : 16/09/09 12:40
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Esta discussão foi criada para discutir a Tarefa:

Crisagom

Leiam o documento no link acima.

OBS: o material gerado está em avaliação (não foi aprovado), logo peço a todos que façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto proposto.
#2 Hector Folha-Palida Enviado : 16/09/09 17:11
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Em vez de Memorial dos Ancestrais, acho que ficaria melhor algo como Memorial dos Justos/ Memorial dos Martires/ Memorial dos Paladinos. Ou trocar a palavra Memorial por Sangue.

Ficaria melhor Noite dos Honrados.

Citação:
Maira e Ganis são imparciais em relação a ele.

Seria melhor: Maira e Ganis raramente se relacionam com o jovem Deus, principalmente por este não reconhecer suas crituras como dignas de atenção, uma vez que em sua maioria são incapazes de fazer um julgamento.

Acho que é só isso.

Abraços
#3 Marcelo Villanova Enviado : 04/01/10 17:59
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nova versão seguindo as recomendações do Paladino Hector.
#4 Ketalel Enviado : 20/03/10 01:07
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Interessante... mas a Alma dos Mártires não havia sido amaldiçoada?
#5 Hector Folha-Palida Enviado : 20/03/10 02:43
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Mas a maldição foi modificada e se tornou em algo do tipo Benção/Maldição. Dá muito poder mas consome a alma do PJ.
#6 Ketalel Enviado : 20/03/10 03:18
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Que foda! Não é um preço um tanto alto? Vi a lenda dela no livro de itens mágicos. Sei-lá, acho complicado colocá-la como um dos tesouros sagrados da ordem. Mas é apenas minha opinião pessoal.
#7 Hector Folha-Palida Enviado : 21/03/10 02:54
Jogador: Hector Folha-Palida
EF:
EH:
Karma:
Não está "no tesouro da ordem", mas sim uma dica para sua localização. A Alma do martires se encontra em uma tumba e tal, pretendia escrever uma aventura para inclui-la, mas ainda não tive tempo.
#8 Leonardo Enviado : 02/04/10 16:02
Jogador: Leonardo
EF:
EH:
Karma:
Ja que o simbolo de crisagon é uma balança, entaum crisagon poderia ter uma balança com poderes divinos que atuariam no destino das pessoas, so que ele mantem essa balança em prefeito equilíbrio, e a balança poderia ser alvo da cobiça de algum demônio ou deus que quizesse usar contra os seres de tagmar. Daria até pra criar campanhas com isso.
#9 Ketalel Enviado : 02/04/10 16:28
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Discordo na parte de "mudar o destino". Mas concordo na balança mágica. Poderia dizer se uma criatura está dizendo a verdade, como a magia lágrimas de dragão.
#10 Caio P MIZER Enviado : 02/04/10 16:49
Jogador: Caio P MIZER
EF:
EH:
Karma:
mudar o destino pode não ser algo tão poderoso(se for em pequena escala)
ex:desequilibrar uma batalha,é alguem mudando o destino,de umas forma reduzida;
um guerreiro esta quase morto,c/ uma espada no pescoso,seu inimigo levanda a espada p/ cortar-le a cabeça,um mago c/ esta balança,empura numa das estremidades dela,o guerreiro consegue se denfender,quabra a espada do inimigo e a envia no coração deste.
so um exemplo,seria como mudar o destino de alguem,trocando as forças de um pelas do outro.
#11 Leonardo Enviado : 02/04/10 17:13
Jogador: Leonardo
EF:
EH:
Karma:
Nos livros fala se seu personagem venera algum deus, vai ter algum tipo de ajuda, por que se não, poderia incorporar o seguinte: dependendo de como o personagem age ele recebe algum tipo de ajuda desse deus fazendo um teste de rolamento.

tomando o exemplo do colega, se uma pessoa está com uma espada no pescoço, se ele for seguidor de algum deus ele vai resar para sair daquela enrrascada Muito Feliz , ai faria um teste para conseguir alguma ajuda.

Deu pra entender ou ta meio enrrolado???Feliz
#12 Ketalel Enviado : 02/04/10 20:45
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Deu pra entender Leonardo, mas acho que isso é "Deus Patrono", está na lista de caracterizações.
Quanto a balança... acho que ela desequilibraria o jogo (trocadilho infame) deveríamos evitar isso.
#13 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/05/13 07:51
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Disponibilizamos na Tagmarpedia o texto de Crisagom para apreciação final. Façam suas últimas considerações.

Acessem o o texto em http://www.tagmar.com.br....aspx?PageName=Crisagom
#14 Fábio_CM Enviado : 15/05/13 09:41
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Em nível de popularidade está escrito:
Citação:
Possue pouca popularidade nas regiões rurais, onde guerra é sempre vista como algo ruim, e também não é bem visto pelos elfos que possuem um senso próprio de justiça e pelos navegantes, que preferem crer na justiça de Ganis.

Não seria mais adequado substituir o termo em negrito (que parece dizer que existe um preconceito contra o deus e seus seguidores por parte de elfos e homens do mar) por "e também é pouco cultuado", ou simplesmente tirar o termo?

Em Vestimenta:
Citação:
Os sacerdotes de Crisagom estão sempre vestidos com sua armadura prateada, nomeada de Honra, que vai dos ombros aos joelhos e estão sempre usando um par de grevas azul e prata

Acho que o "sempre" é muito restritivo. Sacerdotes iniciantes não tem condições de bancar estas vestimentas, e ainda sim são abençoados por Crisagom. Eu acredito que seja melhor trocar por "sempre preferem vestir-se" (com o português corrigido, se estiver errado Sick ).

Itens Sagrados
Só um questionamento: está correto a arma preferida do deus ser um martelo, mas sua única arma mágica de grande poder conhecida ser uma espada?

De minha parte é só isso.
Muito bom o texto.
#15 Ketalel Enviado : 15/05/13 10:19
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Dúvida: por que a armadura seria nomeada "honra"?
Quanto ao que você questionou Fábio, a "Alma dos Mártires" tem sua própria história descrita no Guia de Itens Mágicos. Não vejo problema nisso, sendo que itens mágicos em Tagmar são tão raros.
#16 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/05/13 11:05
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Mas podíamos colocar o "Martelo da Justiça", uma Martelo de Guerra que traz imenso poderes aos justos, mas que se for impunhado por uma pessoa corrupta, mentirosa ou injusta traz a morte?
#17 Marcelo Villanova Enviado : 15/05/13 11:22
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Não seria mais adequado substituir o termo em negrito (que parece dizer que existe um preconceito contra o deus e seus seguidores por parte de elfos e homens do mar) por "e também é pouco cultuado", ou simplesmente tirar o termo?

Concordo

Citação:
Acho que o "sempre" é muito restritivo. Sacerdotes iniciantes não tem condições de bancar estas vestimentas, e ainda sim são abençoados por Crisagom. Eu acredito que seja melhor trocar por "sempre preferem vestir-se" (com o português corrigido, se estiver errado Sick ).

Concordo

Citação:
Mas podíamos colocar o "Martelo da Justiça", uma Martelo de Guerra que traz imenso poderes aos justos, mas que se for impunhado por uma pessoa corrupta, mentirosa ou injusta traz a morte?

Essa idéia foi dada na época, mas achamos que ia ficar meio Thor.
#18 Fábio_CM Enviado : 15/05/13 11:52
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
E tem algum problema de lembrar o Thor? O deus nórdico não é domínio público? :P
Eu não vejo problema nenhum em ter uma espada como arma mágica divina, até porque a arma do paladino tradicional é esta. Só não acho que deva ser a única, e que também pode haver um martelo porque é a arma preferida do deus. Ele também daria uma personalidade característica para o paladino de Tagmar.
Para mim é incoerente você ler que a arma preferida de seu deus é um martelo, daí vai procurar nos itens sagrados mais poderosos conhecidos e acha só uma espada.
Bom, é só uma opinião.
#19 Marcelo Villanova Enviado : 15/05/13 11:58
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Simples, como o Tagmar sempre buscou a originalidade, na ocasiao a maioria decidiu fugir do estereotipo.
#20 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/05/13 13:20
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Fábio,

a arma tradicional dos Paladino É o martelo de guerra, como descrito no Livro das Ordens Sacerdotais Eh? É estranho, mas em Tagmar os paladinos usam esta arma.

A espada é a arma dos paladinos em outras ambientações... Muito Feliz

Villanova,

e se o martelo sagrado fosse um martelo de juiz? Não um martelo de guerra? Os paladinos usam a arma por ser a arma que o deus usa e por o martelo é o instrumento da justiça? O que acham? Think
#21 Marcelo Villanova Enviado : 15/05/13 14:12
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Vou dar um exemplo:
Quando você sugeriu adaptar aventuras do old dragon para tagmar o que aconteceu?
Qual foi o argumento que um número razoável de pessoas usou?
Então mudar de martelo de guerrabpara martelo comum nao vai mudar o fato de que continua sendo beeeemmmmm parecido com Thor.
#22 Fábio_CM Enviado : 15/05/13 15:04
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Marcelo Villanova, eu discordo que só o fato de usar o martelo o torne parecido com Thor. Pode lembrar, mas porque o Thor é um dos pouquíssimos personagens muito conhecidos a lutar com o martelo (não me lembro de nenhum outro no momento) enquanto quase todos usam a espada, e não porque existe outra semelhança qualquer. Além disso, o martelo já é a arma preferida de Crisagom e não o vejo como o "Thor de Tagmar". Ele não lança raios, não convoca tempestades nem seu martelo volta para sua mão, afinal.
Eu gostei da ideia do Marcelo Rodrigues.
#23 Arion Enviado : 15/05/13 15:08
Jogador: Arion
EF:
EH:
Karma:
Vou dar os meus pitacos... Silenced

1) Acho que uma espada simbolizaria mais a mão pesada da justiça. A própria Dama da Justiça segura uma balança em uma mão e uma espada na outra.

2) Nesse trecho “mas ele não é o deus “apenas” daqueles que nasceram com sangue azul, e sim de todos aqueles que carregam a nobreza dos sentimentos puros e justos dentro de si e os demonstram através de seus atos”

Acho que faltou um advérbio na parte negritada do trecho, coloquei um “apenas” como sugestão..

3) No tópico "Países em que a religião mais atua" economizaram demais na oração. O ideal seria uma oração completa do tipo "Dentre os países em que a religião mais atua podemos destacar Azanti e Filanti, mas existem congregações em todo mundo conhecido."

Enfim... Temos que tentar fugir um pouco do aspecto de "questionário" do texto.

4) Senti falta da referência de Crisagom no Império... Eis um trecho do livro do Império que poderia ser transcrito no texto

"Tauram
O deus-touro. É o deus da virilidade, força, honra e bravura que concede legitimidade ao poder real. Tauram é
conhecido em Tagmar pelo nome de Crisagom."

Por falar em Império, acredito que essa referência do nome do deus no Império deveria ser mencionada em todos os textos dos deuses citados naquele livro (Ganis, Crisagom, Maira, Cambu, Sevides e Blator)...

Enfim...

Arion

#24 Marcelo Villanova Enviado : 15/05/13 16:55
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Nao tenho nada contra o martelo do Thor. O que estou questionando é a coerência editorial.
Varias vezes já vetamos ou mudamos idéias inspiradas em outro lugar ou mudamos usando como argumento a originalidade.
Dai vem o coordenador geral e da uma idéia que lembra um personagem dos quadrinhos (pois o martelo do Thor tbm só pode ser empunhado por alguem justo e etc e tal) e aceitamos a idéia.
Nao parece dois pesos e duas medidas?
Nada contra o martelo do Thor, volto a dizer, mas em ser coerente com a maneira em que agimos. Vamos usar idéias tiradas de outros lugares? Sim, tudo certo. Nao, tudo certo. Mas uma vez decidido tem que ser coerente.
Nas tarefas dos príncipes demoníacos definimos que os nomes tem de ser 100% original. Mas em outro lugar se permite copias e adaptações. E ae? Afinal o que define onde se vai ser original e onde nao vai ser? O martelo do Thor é só consequência...
Na discussão sobre enviado tipo V alguém sugeriu que ele se parecesse com um leão de jubas douradas, dai o coordenador geral diz: não porque parece o Aslam! E ae? Porque lá não pode e aqui pode?


Nenhum dos deuses é mencionado o seu culto no Império, talvez numa outra tarefa mais específica...
#25 Ketalel Enviado : 15/05/13 17:22
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Só um adendo, o paladino usar um martelo NÃO É original de Tagmar. Os paladinos de WoW utilizam como arma principal o martelo de guerra. Vamos mudar isso só porque aparece em outro local? Eu não acho necessário.

Entendo o ponto que você citou Villanova (coerência), mas algo que sempre se levanta nas discussões é esse "fundamentalismo" tagmariano de que TUDO tem que ser original. Eu não concordo com isso.

O martelo de Thor só pode ser utilizado por "aquele que for digno" não tem nada de honra nisso. Não vejo problema de em um lugar ou outro uma homenagem a uma figura do inconsciente coletivo humano. Inclusive ajuda às pessoas acharem referências no RPG, logares comuns com os quais se identificar. Afinal no próprio livro de Tagmar se estimula essas "homenagens" a filmes, livros e etc. Não vejo motivos para desqualificar uma ideia tão boa.

Mas continuo perguntando: Por que a armadura se chama honra?
#26 Marcelo Villanova Enviado : 15/05/13 17:31
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Volto a dizer não tenho nada contra a idéia e nem contra o martelo do Thor, mas sim a coerência dos argumentos: se na discussão do enviado tipo V foi usado o argumento de parecer com Aslan para se eliminar a idéia por que aqui esse argumento nao vale? Qual o problema se o enviado tipo V fizer referencia ao Aslan? Se lá é assim aqui tem que ser assim, mas se lá for assado aqui tem que ser assado também.
A minha sugestão é mudar as propriedades do martelo, ele concede a magia coragem a quem empunhar ou a magia resistência. Assim se foge ao estereotipo e mantém a questão da originalidade.

Quanto ao "fundamentalismo", a maioria dos participantes ativos do projeto Tagmar2 são conservadores, é só acompanhar as votações que isso facilmente se observa, até quem dá idéias progressivas, na hora de votar opta por soluções mais conservadoras (já vi isso varias vezes). Isso não é ruim, mas significa que o projeto tem uma cara, uma identidade, e isso pra mim é bom.

As cores das armaduras sao simbólicas: dourado, Blator. Prateado, Crisagom. E cobre, Crezir.
#27 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/05/13 19:32
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Respondendo a pergunta: Por que a armadura se chama honra?

Não faço a menor ideia... Sei lá, por que soa bonito? rsrsrs kkkkkkk

Serio podemos rever isto. Muito Feliz

Em breve postareis mudanças no texto e vou ver isto.
#28 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/05/13 19:37
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:

Mas vamos arrumar as ideias que estamos descabando para o flame...

1) Os Paladinos de Crisagom usam martelo de guerra. Isto é um fato e está no livro das Ordens Sacerdotais. Não vamos mudar. OK. Ponto 1 esclarecido.

2) No livro dos Objetos Mágicos cita uma arma mágica relativa a Crisagon e é uma espada. Ok. Tudo bem, não é dito que TODO sacerdote de Crisagom tem que usar martelo de guerra. Não vamos mudar este livro. OK. Ponto 2 esclarecido.

Logo, até o momento não há inconsistência.

3) No texto de Crisagom cita algumas relíquias, e o que foi criticado é que não há uma relíquia que seja um Martelo de Guerra e que em contrapartida cita uma espada, Ok, isto é um pouco esquisito. Este é o ponto a decidir.

Opções

a) Deixamos assim, não fazemos nada. Ser esquisito não vai fazer o texto ser ruim.

b) Incluímos mais uma relíquia que seria um martelo de guerra e que tenha poderes beeeeeeeeeeemmm diferentes do martelo de Thor.

O que vcs preferem?
#29 Marcelo Villanova Enviado : 15/05/13 19:50
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Quando se associava as cores e as virtudes da tríade da guerra, na época se chegou a seguinte conclusão: Blator estava relacionado a gloria da vitoria na batalha. Crisagom ao combate honrado e justo. Crezir e a fúria e ao prazer em batalhar. Então, os sacerdotes desses deuses inevitavelmente estariam ligados a batalha como forma de culto.
O passo seguinte foi relacionar isso a cores, armas e armaduras
E por isso, que se chegou a armadura da honra. Mas isso é de menor importância, pois o nome pode ser mudado sem problema nenhum.
#30 Fábio_CM Enviado : 15/05/13 21:11
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Bom,como eu levantei a questão da relíquia ser um martelo tenho que me manifestar pela letra b. Mas também quero dizer que concordo com o Marcelo quando ele diz que ser esquisito não vai fazer o texto ruim.
Eu pensei um pouco e talvez a relíquia possa não ser só um martelo, mas um conjunto de Martelo + Escudo, como as armas que o deus é visto carregando. Ambos, quando usados juntos, garantem ao sacerdote imunidade ao medo. Se ele bater o martelo no escudo, todos os aliados que escutarem o som também são afetados pelo mesmo efeito por um curto período. (Isso é um esboço, o poder pode ser ampliado para se adequar a um item de maior influência)
#31 Ketalel Enviado : 16/05/13 11:30
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Concordo com o Fábio. Gostei da ideia de imunidade à medo.

Quanto a "Honra", só achei estranho, normalmente na fantasia e história o atributo honra é representado sempre pela arma (geralmente uma espada, a citar: Excalibur, a katana do samurai, etc) só achei estranho, não que tenha que mudar.
#32 Marcelo_Rodrigues Enviado : 16/05/13 14:01
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Que tal estas alterações para:

Vestimenta

Os sacerdotes de Crisagom quando em tempo de paz estão sempre vestidos com uma túnica azul escura com detalhes em prata. Mas quando partem para alguma missão, usam um armadura prateada, nomeada de Honra, um grande escudo triangular chamado de Bravura e uma arma, nomeada de Justiça, que geralmente é um Martelo de Guerra, mas pode ser outra arma.

OBS: no filme A Bussola de Ouro o urso gigante tinha perdido sua honra (a armadura).

Itens Sagrados

Dentre os Artefatos Divinos enviados por Crisagom ao seus Servos, destacam-se a Alma dos Mártires, uma espada de mão e meia que foi cedida pelo deus durante a guerra contra a Seita para um de seus Paladinos. Fala-se ainda, embora a veracidade dos fatos seja duvidosa, de um chifre de unicórnio em posse da Ordem dos cavaleiros da Justiça. Seus poderes são desconhecidos, mas especula-se que sejam numerosos. Mas a maior relíquia é um conjunto de Armadura, Escudo e Martelo de Guerra que foi forjada pelo O Mais Sábio e que atualmente está de posse do sumo sacerdote da Ordem de Crisagom. Dizem que os poderes deste conjunto são enormes, mas ninguém sabe ao fato quais são.
#33 Marcelo Villanova Enviado : 16/05/13 21:03
Jogador: Marcelo Villanova
EF:
EH:
Karma:
Eu tiraria o mais sábio, porque ficou clichê. Bastaria dizer que ela surgiu a primeira vez durante a guerra contra a seita.
E deixaria em aberto onde está o conjunto armadura, escudo e martelo; como se ele tivesse desaparecido depois da guerra.
#34 Fábio_CM Enviado : 17/05/13 00:33
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Eu gostei da ideia do Rodrigues, com o complemento do Villanova.
#35 Ketalel Enviado : 17/05/13 11:40
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Também concordo com o texto do Rodrigues com as ponderações do Villanova.

Com isso fecha-se Crisagom?
#36 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/05/13 17:31
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Fiz as mudanças nos dois itens seguindo a sugestão do Villanova.

Mais alguma sugestão/crítica?
#37 RenatoCardos Enviado : 21/05/13 07:59
Jogador: RenatoCardos
EF:
EH:
Karma:
Li o texto e por mim está ótimo. Applause

Votação! Votação! Votação! Muito Feliz
#38 Marcelo_Rodrigues Enviado : 21/05/13 17:15
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Iniciamos a votação. A data para encerramento é 31/5/2013 .
#39 Marcelo_Rodrigues Enviado : 31/05/13 01:31
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Resultado da Votação "Crisagom (revisão e melhoria)":

Aprovado, 6 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
AirtonJr777 - Aprovado
Fábio_CM - Aprovado
Ketalel - Aprovado
Marcelo Villanova - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
RenatoCardos - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.