Acho que uma boa resposta para sua pergunta seria uma simbiose do que o Hugar e o Dr. Zero disseram. A única regra realmente importante é que a aventura deve ser divertida.
Quando se conhece o grupo para quem vc vai narrar isso é muito simples de ser resolvido, é só incluir, devidamente dosado, as preferências de seus jogadores. Porém, o que fazer quando se cria uma aventura pra pessoas que vc não conhece?
Bom, pessoalmente acho importante levar em consideração que existem "tipos" de aventuras:
- Aventuras para serem narradas durante um evento/encontro:Um grupo se reúne aqui em SP pra jogar uma vez ao mês, caí no erro de tentar montar uma campanha, nem sempre todos os jogadores estão presentes, o intervalo é muito grande, e as vezes aparecem outros jogadores (o que é excelente pro projeto).
Neste caso, é importante o narrador observar o tempo que a aventura vai tomar (quando narrei Tagmar na RPGCon acabei tomando tempo demais, o pessoal não curtiu e interrompemos a aventura ainda na metade). Acredito que uma aventura assim deve ser curta, sem muitas tramas muito complexas para evitar a perda de tempo. É interessante, ao se preparar uma aventura assim, fazer um enredo simples, direto e divertido (é possível) e deixar um tempo para preparar coisas que facilitem o entendimento do jogador sobre as regras (eu estou imprimindo e plastificando cards com as explicações das magias, técnicas de combate e habilidades, assim,quando precisar consultar alguma coisa é só distribuir os cards pros jogadores, é bem rápido e por ser diferente aumenta a atenção do jogador o que faz com que ele assimile mais rápido tbm as regras contidas nos cards).
- Aventuras para uma campanha longa:Nesse caso, acho que deve-se fugir do padrão de descer a masmorra e matar o monstro, isso pode se tornar entediante com o tempo. Neste caso, desenvolva tramas, valorize os npc´s, faça-os memoráveis e não os mate no primeiro combate, deixe-os fugir e voltar para atormentar os PJ´s, crie laços de amizades e abuse do historico dos jogadores para criar enredos e deixar ganchos. Uso isso na campanha de PbF que narro aqui no projeto, se interessar pode dar uma lida:
http://www.tagmar.com.br...aspx?g=posts&t=4444
- Aventuras prontas:Acho que esse é o tipo de aventura mais trabalhosa, ela deve conter um enredo,mas o conhecimento das regras e dificuldade dos monstros devem ser muito bem dominados, pois vc vai escrever uma aventura que outra pessoa vai narrar, nesse caso,é melhor ser didático nas regras e além disso, vc tem que trabalhar prevendo uma série de coisas o que por si só já gera uma demanda danada. Estou montando uma aventura pra ser narrada na RPGCon deste ano por outros narradores de tagmar e tenho tido dificuldades, ela está quase pronta mas ainda precisa ser testada.
Apesar dos diferentes tipos,algumas coisas devem ser comunsa todas as aventuras:
Contemple cada profissão/classe, partindo da formação base:ladino, mago, sacerdote e guerreiro, insira na aventura desafios para cada uma dessas profissões;
Explore as perícias/habilidades de cada um;
Insira um desafio a altura dos jogadores;
Conheça o máximo possível das regras, mas se vc se sentir inseguro, evite confusões e determine um critério pra vc mesmo.
E,caso não conheça os jogadores, coloque situações mais simples no inicio e aproveite elas para definir qual o padrão do grupo, logo, a partir daí vc investe naquilo que eles mais gostarem. (Essa eu aprendi com o Dr. Zero, depois de eu deixar o mago vermelho fugir)