Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

3 Páginas <123
Geografia das Ilhas Independentes Opções
#61 Fábio_CM Enviado : 03/04/19 00:40
Concordo com o tamanho aproximado do continente Sul. Ficará melhor, inclusive, para mesclar os dois mapas posteriormente.

zetagmar escreveu:
Quando começamos a escrever sobre o material de Ilhas Independentes, a coisa ainda estava complicada para entender as dimensões do que estava sendo criado.

Não vejo com muito otimismo a necessidade de nomear cada ilha que aparecerá no mapa. Penso que o melhor seria uma apresentação mais limpa, focada em regiões, especialmente nas regiões mais afastadas de Agéia e menos civilizadas.

Quanto à geografia estabelecida até agora, ficamos com uma dificuldade. Vejam o esboço abaixo, que eu estava colocando até então:



Como foi sugerido em algum lugar que as Ilhas Independentes se extendam desde o Império até além a leste dos reinos, e sua área deve ser aproximada a área do continente ao sul, então este mapa acaba sendo um pouco mais "widescreen". Com isso, A Agéia que propus ocupa boa parte da extensão Norte-Sul. Porém, para colocar as Ilhas Esquecidas ao norte, e de forma que não fiquem muito próximas de Agéia, o continente deveria ser remodelado para se estender mais no sentido oeste-leste. Isso estaria correto?
#62 Fábio_CM Enviado : 03/04/19 22:59
Versão da Tagmarpedia um pouco editada. Ela parece ser bem maior do que a que eu estava desenhando!
#63 samuel.azevedo Enviado : 04/04/19 16:00
Esses mapas estão demais! A dúvida é qual deles usar? O primeiro, o segundo ou uma combinação dos dois?!

#64 Arion Enviado : 05/04/19 08:30
1)
Citação:
Não vejo com muito otimismo a necessidade de nomear cada ilha que aparecerá no mapa. Penso que o melhor seria uma apresentação mais limpa, focada em regiões, especialmente nas regiões mais afastadas de Agéia e menos civilizadas.


Concordo! Fica muito ruim colocar todos os nomes no mapa principal... Temos que eleger os nomes chaves e pronto!

2)
Citação:
Como foi sugerido em algum lugar que as Ilhas Independentes se extendam desde o Império até além a leste dos reinos, e sua área deve ser aproximada a área do continente ao sul, então este mapa acaba sendo um pouco mais "widescreen". Com isso, A Agéia que propus ocupa boa parte da extensão Norte-Sul. Porém, para colocar as Ilhas Esquecidas ao norte, e de forma que não fiquem muito próximas de Agéia, o continente deveria ser remodelado para se estender mais no sentido oeste-leste. Isso estaria correto?


Acho que sim.. Agéia precisa ser remodelada nesse caso... Ela está meio que engolindo o mapa! Lembrando que o formato final da ilha não existe oficialmente ainda... Tenta diminuir baía com ilhas no meio... coloca uma menor, como no primeiro esboço..

Outros dois pontos:
a) A região "Ilhas Ermas" deveria ter mais ilhas que as "ilhas esquecidas". As "ilhas ermas" deveriam ser um território mais inexplorado, selvagem, perigoso, mágico, sem grandes civilizações... As ilhas esquecidas deveriam ser um punhado de ilhas isoladas, distantes, desconhecidas e sem nomes conhecidos... "exemplo aquela ilha dos ciclopes do Deus Caído do filme "Fúria de Titãs 2"

b) É necessário aprimorar a forma geográfica da Região "reinos menores"... Não tenho um idéia fechada, mas aqui teremos um grande fluxo de navios, grande quantidade de cidades estados e o império Ardoriano que vai ser o grande antagonista da ambientação... Então, essa região vai ter um peso grande na ambientação!

No mais, seus mapas estão excelentes!
#65 samuel.azevedo Enviado : 05/04/19 12:35
Bom dia,

Para ajudar a decidir qual mapa usaremos, vou sintetizar aqui todas as ilhas que precisam existir, de acordo com as demais tarefas oficiais em andamento:

A região conhecida por Ilhas Independentes se divide em algumas regiões menores: Região Central, Região Setentrional ao norte, e Região Meridional ao sul.

Região Central



Composta por Agéia no centro, as Ilhas Menores ao leste, e as Ilhas Ermas ao Oeste.

Agéia - a grande ilha central desta ambientação, é dividida entre as cidades-estados Moltas; a Floresta de Artrum, principal lar dos magornos junto com a Ilha Gorne ao leste (esta ilha pequena é muito próxima a Agéia e existe um banco de areia ligando as duas que se revela na maré baixa); a Cordilheira Teldrum, lar da tribo de colossais de mesmo nome; no sudoeste da ilha há um território disputado entre a nação reptante República Silar e tribos selvagens de Yatujas. A sudoeste da ilha há algumas ilhas pequenas, algumas de silars e outras de yatujas.

No mar ao sul de Agéia, há a cidade submarina de Acquaria, e algumas vilas submarinas sob sua proteção.

Ilhas Menores - a ilha Santuário dos Pantos; as ilhas colônias dos Silars ao sul; as ilhas dos tessaros, perto do território panto; ilhas Ardor, Valom e outras dos humanos valons ao extremo leste; O arquipélogo de Elas, das elanas, com as ilhas Alana, Elana, Elisia, Luarnia, e Vulcania;as ilhas Ginete, Minuria, e das Brumas, dos pequeninos; e ilha Minas Eternas, a principal ilha dos gnomios.

No mar das ilhas menores há as cidades submarinas aquarianas de Arrecife e Búzios.

Ilhas Ermas - em meio a muitas ilhas selvagens, existem ilhas ocupadas por alguns povos: as ilhas chamadas Ilha Corte das Estações, Ilha da Corte Alta, Arquipélago da Corte dos Elementos (ilhas: Áqua, Ar, Fogo, Luz, Terra e Trevas), e Arquipélago da Corte das Emoções (ilhas da Felicidade, Melancolia, Medo, Amor, Raiva, e Repulsa), dos ornes; a ilha Sideira, principal ilha dos centaurinos; ilha de Lerom, lar dos nolusgos; as ilhas Arim e Volgar, ocupadas por etnias diferentes de colossais.



Região Setentrional



Composta pelas terras glaciais e as ilhas esquecidas.

Terras Glaciais - também chamada de terra de gelo eterno e suas ilhas mais próximas. É habitada pelos Dragões Imperiais do Gelo na área mais remota, é habitado também pelos povos humanos: vancos, no Altiplano de Gelo; e yarings, e na região costeira. Também é habitado pelos pequeninos Yogs na Planície de Calnuar, por gigantes e sasquates nas regiões montanhosas, e há uma colônia draconiana no litoral sudoeste.

Ilhas Esquecidas - faixa de ilhas entre as Terras Glaciais e Agéia, são o que restou de uma área muito devastada no Cataclismo. Nesta região há sete ilhas governadas cada uma por uma das Rainhas Arcanas. Nas ilhas mais ao nordeste há tentativas de colônias de humanos valons, e em algumas ilhas mais ao sul há tribos de humanos sulnos vivendo de forma primitiva, também há ilhas desertas ou ilhas habitadas por monstros ou raças selvagens.


Região Meridional



Região mais ao sul, composta pela grande e perigosa Ilha de Arcádia, o Arquipélago do Dragão, A Ilhas do Sul.

Ilha de Arcádia - maior ilha da região sul, lar de criaturas gigantescas, especialmente répteis, e contém uma colônia reptante.

Arquipélago do Dragão - ilhas e mares ocupados por draconianos (cidades submarinas ou costeiras dos coralianos, e terrestres ou costeiras dos terranianos); é um círculo de ilhas mais próximas a região central das ilhas da região meridional, e ao norte delas, já na região central, ficam as ilhas colônias dos silars.

A leste do arquipélago do Dragão, há a cidade submarina independente de Draqua, onde vivem aquarianos e coralianos.

Ilhas do Sul - entre as ilhas estão os territórios de sereias, tritões e aquarianos; há ilhas habitadas por piratas, e outras que são colônias recentes de humanos e outras raças, que funcionam de entreposto comercial com os aquarianos.

Nos mares das ilhas do sul há cidades aquarianas, sendo as principais Madrepérola e Corais-profundos.

Ao sul das ilhas do sul existe a Gargânta de Gânis.

Outras áreas misteriosas (pode escolher o lugar e postar onde acha que se encaixariam melhor na tarefa das Áreas Misteriosas):

Losango Astral
Aura Cintilante - não tem local fixo, surge aleatoriamente no mapa.
Ilha à Deriva - esta não tem local fixo, mas pode ter uma rota...
Caminho de Cristal - não tem local fixo, surge aleatoriamente no mapa.
Cemitério de Navios - pode ser a leste ou a oeste, ajudando a criar uma fronteira, o que acha?
Caverna Glacial
Corbes, a ilha das toupeiras

#66 Fábio_CM Enviado : 11/04/19 00:46
Pessoal, para termos uma noção dos tamanhos das regiões mencionadas até agora, coloquei os três mapas na mesma escala: O Continente principal, O mapa da Tagmarpedia (canto noroeste) e o que esbocei antes (nordeste). Segue abaixo.

#67 Arion Enviado : 11/04/19 09:27
Legal, Fábio_Cm. Deu para ter uma noção legal de espaço!


1) Acho que o mapa que você esboçou ficou melhor que o antigo;

2) Acho que daria para aumentar a distância entre as ilhas, alongando o mapa horizontalmente até o limite ocidental do Império ou até mesmo ultrapassando um pouco esse limite...

3) É preciso desidratar um pouco esse tanto de ilha dentro da Baía de Agéia para facilitar a navegação...

4) Seria legal aumentar a distância entre Agéia e as Terras Glaciais...

Resumindo é isso... O mapa precisa respirar um pouco oceano!
#68 samuel.azevedo Enviado : 11/04/19 10:54
Olá, concordo com Arion quanto a usar o mapa novo com alguns retoques.

Quanto as dimensões, me parece que além de esticar horizontalmente, o mapa novo precisa de mais distância vertical. No mínimo dobre verticalmente o tamanho da região, e a distância marítima com o continente ao sul precisa ser maior.
#69 Fábio_CM Enviado : 13/04/19 00:55
Algo mais ou menos assim:

#70 samuel.azevedo Enviado : 13/04/19 16:39
Mais ou menos, mas me parece que as proporções ainda precisam ser alteradas de alguma forma (a região das ilhas está "pequena" se comparada ao continente - talvez diminuindo o continente para 75% de seu tamanho neste mapa e espalhando mais as ilhas, as coisas fiquem com uma proporção mais interessante).
#71 Arion Enviado : 13/04/19 19:30
Está ficando muito bom!!! Applause

Além da sugestão do samuel.azevedo, vou deixar uma outra também... Mas não de proporção do mapa... Acho que está faltando um pouco mais de ilhas na parte oeste (ilhas ermas)... Veja a definição da região:

Citação:
1) Ilhas Ermas - em meio a muitas ilhas selvagens, existem ilhas ocupadas por alguns povos: as ilhas chamadas Ilha Corte das Estações, Ilha da Corte Alta, Arquipélago da Corte dos Elementos (ilhas: Áqua, Ar, Fogo, Luz, Terra e Trevas), e Arquipélago da Corte das Emoções (ilhas da Felicidade, Melancolia, Medo, Amor, Raiva, e Repulsa), dos ornes; a ilha Sideira, principal ilha dos centaurinos; ilha de Lerom, lar dos nolusgos; as ilhas Arim e Volgar, ocupadas por etnias diferentes de colossais.


E para compensar um pouco, sugiro a retirada de uma ou outra ilha da região das Ilhas esquecidas (ilhas entre Agéia e as Terras Glaciais) e uma espalhada das demais... Veja a definição da região:

Citação:
2) Ilhas Esquecidas - faixa de ilhas entre as Terras Glaciais e Agéia, são o que restou de uma área muito devastada no Cataclismo. Nesta região há sete ilhas governadas cada uma por uma das Rainhas Arcanas. Nas ilhas mais ao nordeste há tentativas de colônias de humanos valons, e em algumas ilhas mais ao sul há tribos de humanos sulnos vivendo de forma primitiva, também há ilhas desertas ou ilhas habitadas por monstros ou raças selvagens.

#72 Fábio_CM Enviado : 13/04/19 23:43
samuel.azevedo escreveu:
a região das ilhas está "pequena" se comparada ao continente - talvez diminuindo o continente para 75% de seu tamanho neste mapa e espalhando mais as ilhas, as coisas fiquem com uma proporção mais interessante


Para comparação:
A faixa de terra do continente, de norte a sul, tem aproximadamente 4.200 km.
Da ilha mais ao sul até o norte das Terras Glaciais, são aproximadamente 4100 km (veja que isso ignora os oceanos entre o continente e as Ilhas Independentes).

Por isso, acho que não precisamos de mais distância entre ambos, ou aumentar o tamanho das ilhas. Na verdade, acredito que o problema que você enxerga seja apenas de escala, já que o continente tem sua imagem dominada por terra, enquanto as Ilhas Independentes tem muito oceano, dando um aspecto de vazio para as Ilhas Independentes. No entanto, acredito que ter muito oceano seja a ideia da ambientação, e será uma missão posterior fazer com que essa imensidão azul não seja, de fato, um vazio. Imagine que navegar de Agéia até o retângulo astral tenham 2000 km!! Isso são mais de 2/3 da distância América-Europa (meses de viagem com a tecnologia medieval).

Arion escreveu:
Além da sugestão do samuel.azevedo, vou deixar uma outra também... Mas não de proporção do mapa... Acho que está faltando um pouco mais de ilhas na parte oeste (ilhas ermas)... Veja a definição da região:

Acrescentei algumas ilhas. Percebi que elas estão com uma distância entre elas que gira em torno de 300 km. Acho que é um bom número, mas não sei exatamente o tempo que leva uma viagem destas com a tecnologia que as Ilhas terão (lembrando que também haverá civilização submarina, em áreas que o mapa não mostra por enquanto).

Arion escreveu:
E para compensar um pouco, sugiro a retirada de uma ou outra ilha da região das Ilhas esquecidas (ilhas entre Agéia e as Terras Glaciais) e uma espalhada das demais... Veja a definição da região:

Reduzi poucas ilhas, mas espalhei mais elas. A impressão geral ficou realmente melhor.

#73 Arion Enviado : 14/04/19 09:31
Melhorou 100% fábio_CM!!! Applause

Outra coisa... Vendo o mapa agora, achei que as terras glaciais estão precisando de um up, uma maior naturalidade! Não tenho ideia agora, mas um exemplo seria o mapa da Rússia, na Sibéria... Outro exemplo também seria o Canadá e o norte da Suécia e a da Noruega! Tá faltando alguma coisa ali... Nessa região vai ter uma cadeia de montanhas chamado Altiplano, lar dos Dragões de Gelo! Enfim...

Parabéns pelo trabalho!
#74 Fábio_CM Enviado : 15/04/19 18:55
Pela nossa representação atual, temos uma distância que equivaleria do sul da África ao norte da Europa.

Então, para termos um bom mapa, acho que devemos começar a pensar em projeção. Certamente teríamos distorções grandes em uma escala realista, embora não acharia um problema ignorar isso na maioria dos casos. Acontece que a área glacial do norte está com bastante cara de pólo. Eu já desgrudei ela da margem (como no original da Tagmarpedia) para que seja uma dúvida se ela é ou não o pólo. Mesmo assim não tem como ignorar a distorção na projeção porque o local está evidentemente próximo do extremo norte.

Qual o tamanho aproximado do mundo? O mesmo da terra? A área glacial está no extremo norte? (Daí ela precisa estar centralizada)
#75 zetagmar Enviado : 10/05/19 20:53
Fabio,

como vai? Andei afastado algum tempo do projeto e acompanhando esporadicamente as postagens.
Bem, Já houve no passado algumas conversas sobre dimensões, mas nada muito "oficial". De qualquer forma, o material apresentado por você está muito bom.

Está ambientação tem como principal elemento a água.
Pode não parecer importante, mas nunca foi cogitado a extensão dos oceanos que existem.
Bem, se fossemos pegar uma foto das Ilhas independentes, imagino eu que 70% da superfície seria composta de água e os outro 30% de terra (sendo o somatório de todas as ilhas existentes).

Gostei do novo formato de Agéia.

Algo que se tem que pensar é nas verdadeiras dimensões do continente antigo descrito nas outras ambientação.
Isso porque a extensão total das ilhas independentes pode ser bem maior que a apresentada em sua imagem.

Acredito que o tamanho seria 1/3 maior que o da Terra.
A nossa área total já "vista" seria qual percentual deste globo?
Quanto a área glacial seria algo como o polo norte.
#76 Fábio_CM Enviado : 11/05/19 19:22
Olá.

Não sei como medir a fração da área ocupada por terra ou mar a partir da imagem.Tenho o mapa acima em duas cores, se você souber como descobrir esse número.

zetagmar escreveu:
Algo que se tem que pensar é nas verdadeiras dimensões do continente antigo descrito nas outras ambientação.

As dimensões do continente antigo já estão determinadas, uma vez que temos o mapa e a escala. As ilhas e o continente antigo estão em escala no mapa acima, respeitando as dimensões do mapa oficial.

zetagmar escreveu:
Isso porque a extensão total das ilhas independentes pode ser bem maior que a apresentada em sua imagem.
Acredito que o tamanho seria 1/3 maior que o da Terra.
A nossa área total já "vista" seria qual percentual deste globo?

A terra tem uma superfície estimada em 510 milhões de quilômetros quadrados. O mapa mostra uma área aproximada de 58 milhões de quilômetros quadrados, cerca de 11% da área total da Terra. Se o mundo de Tagmar for 1/3 maior, esse mapa representaria algo em torno de 8% da área total desse mundo.

Porém, temos que pensar nos climas que queremos. O Continente de Tagmar tem muita influência de magia e acaba tendo um clima muito sobrenatural, mas as ilhas não precisam ser assim. Com os 10.000 km que temos de uma ponta a outra do mapa, podemos ter climas que cruzem trópicos, o equador e até o círculo polar com as dimensões atuais. Mas se o planeta for 1/3 maior, talvez precisemos mesmo aumentar o tamanho das ilhas para termos esse mesmo resultado.
#77 zetagmar Enviado : 12/05/19 19:59
Eu colocaria de forma mais simples.

A imagem deve ser uma descrição mais próxima possível da ambientação.
Acredito que estamos trabalhando na ordem inversa.
Tem em algum lugar o número de ilhas oficializado? As dimensões destas ilhas?

Pergunto isso porque acaba sendo que você, Fabio acaba tendo muito trabalho desnecessariamente.

Assim como do oceano que cercam estas ilhas, deve ter um valor para facilitar o seu trabalho.
Bem, penso assim. Mas se preferirem seguir um caminho diferente, ou optarem por uma questão mais estética, não vejo problema.
Principalmente se o Fabio não se importar.

#78 Fábio_CM Enviado : 16/05/19 09:26
zetagmar escreveu:
Acredito que estamos trabalhando na ordem inversa.

Esta tarefa está em andamento para descrever a geografia geral das ilhas independentes. O Marcelo é o responsável, mas ainda não apresentou nenhuma versão. Enquanto isso, vou colocando aqui algumas alternativas mais gerais, sem entrar em detalhes de relevo, por exemplo. Como as ilhas são muitas, acredito que qualquer determinação fixa que o texto estabeleça será mais difícil de colocar no desenho do que contar as ilhas depois de ver o mapa pronto. O ideal seria um texto que falasse mais em regiões e menos em ilhas individuais, com exceção daquelas que são notáveis por alguma razão.
#79 zetagmar Enviado : 19/05/19 12:23
Fabio,

fugindo um pouco do que está fazendo agora.
Você consegue fazer algo semelhante a isso?
Mapas
Como você faz os mapas? Que programa usa?
#80 Fábio_CM Enviado : 19/05/19 20:35
Esses mapas do link são muito bons. Eu não acho que consigo fazer nada tão detalhado Anxious

Os mapas acima foram feitos com o Wonderdraft. O programa tem poder para fazer mapas como os do link, mas só a ferramenta não basta, né Brick wall

Um mapa que já fiz com ele:
Usuários visualizando este tópico
Guest (4)
3 Páginas <123
Ir para o Fórum  
Você não pode adicionar novos tópicos neste fórum.
Você não pode responder a tópicos deste fórum.
Você não pode excluir suas participações deste fórum.
Você não pode editar suas participações neste fórum.
Você não pode criar enquetes neste fórum.
Você não pode votar em enquetes neste fórum.

YAFPro Theme Created by Jaben Cargman (Tiny Gecko)
Powered by YAF | YAF © 2003-2009, Yet Another Forum.NET