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2.2.2 Feitiços de bruxos Opções
#31 Fábio_CM Enviado : 17/05/18 13:39
Omnix escreveu:
Alguém sugere algumas bruxas bem legais de filmes, contos, desenhos, videogames etc para nos inspirarmos? Para definir o que é mais clássico?

Algumas referências boas no site witchcraftandwitches (em inglês). Entre as que estão lá, algumas interessantes são:
Baba Yaga
Bruxa de Endor (mais para uma necromante)
Outra:
Bruxa do mar (Popeye)

Uma tendência interessante e que acho que deveria ser passada aos bruxos, é a de que parte de seus feitiços tenham uma pegada menos europeia e mais candomblé.
#32 Omnix Enviado : 17/05/18 14:25
Candomblé é uma forma de animismo.

Tirei um trecho do verbete da wikipedia.

Citação:
O animismo abrange a crença de que não há separação entre o mundo espiritual e físico (ou material) e de que existem almas ou espíritos, não só em seres humanos, mas também em alguns outros animais, plantas, rochas, características geográficas (como montanhas ou rios) ou de outras entidades do meio ambiente natural, como o trovão, o vento e as sombras. O animismo rejeita, assim, o dualismo cartesiano. Exemplos de animismo podem ser encontrados em formas de xintoísmo, serer, o hinduísmo, o budismo, a cientologia, jainismo, paganismo, e neopaganismo.


Interessante pensar nisso!
#33 Omnix Enviado : 17/05/18 14:33
Pesquisei sobre as banshees na nossa cultura do mundo real mas achei bem pouco senão a referência às mulheres-fada ou mulheres-espírito que choravam a morte de membros das famílias irlandesas de linhagem pura.

O que é engraçado, pq é uma entidade tão vastamente abordada em jogos e histórias modernas.
#34 Azurius Enviado : 17/05/18 15:35
Realmente tem pouquíssimo sobre essa criatura, eu já pesquisei a muito tempo atrás.
Mas ela abre um leque legal de possibilidades pra se trabalhar.
#35 Omnix Enviado : 17/05/18 17:34
Fábio_CM, andei pesquisando um pouco mais sobre essa possibilidade de aproximar as bruxas ao que é o candomblé.

Desconsiderando se tratar de uma religião, as entidades cultuadas são heróis de seu povo. Pelo que entendi, cada orixá e as demais entidades adoradas foram, em algum momento, pessoas de destaque para seu povo.

Tá soando heróico demais para acabar virando uma bruxa tão clássica quanto possível.

O que você acha disso? Acha que rola adaptar de alguma forma, para utilizar?

Azurius, qual pegada as Banshees teriam, na sua ideia? Mais desmorto ou mais feérico?

Eu fico quase com vontade de roubar a ideia da trilha das sombras dos Rastreadores e aplicar um Lado B das naturezas (das entidades místicas naturais, para ser bem preciso) nas Bruxas.

Tipo ao invés da fada da primavera, uma Pixie do musgo. Coisas do tipo que lembrem podridão e o lado mais feio do que é natural.

Isso ficaria bem europeu. Mas o clássico é, no fim das contas, do velho mundo.

Temos na cultura indígena brasileira alguma entidade que lembre a bruxa!?

Abraços.
#36 Azurius Enviado : 17/05/18 17:50
http://www.tagmar.com.br...EX&Username=azurius

Eu quando escrevi essas criaturas, elas seriam guardas das banshes.

Bom da pra gente pegar um esquema mais voltado pra bruxarias, controles, voodoo, mudança de corpos, vampirismo, etc.
#37 samuel.azevedo Enviado : 17/05/18 18:14
Parece que cabe abrir uma tarefa para a criatura Banshee! Daí se discute os pormenores para ela ter todos os poderes que escolhermos para um bruxo. Mas em nome da cultura pop, um dos ataques dela tem que envolver grito!
#38 Rywv Enviado : 17/05/18 19:36
Só pra reiterar que o feiticeiro não aprende magia com a entidade e sim como manusear o mana.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#39 Azurius Enviado : 17/05/18 20:49
Grito Ensurdecedor ihsauhasuisa
#40 Omnix Enviado : 17/05/18 21:06
Opa, Rywv? Não aprende? Só aprende a manipular o mana?

Bom esclarecer isso direitinho, pq não está explícito na descrição dos feiticeiros.
#41 Omnix Enviado : 17/05/18 21:08
Citação:
Depois deste primeiro aprendizado, o jovem buscará entidades de poder para se aprofundar nos mistérios da feitiçaria. O que retoma aos tempos dos primeiros feiticeiros, que aprenderam a manusear o mana diretamente com entidades místicas de grande poder. Neste momento de seu aprendizado, os feiticeiros procuram manter contato prolongado e de forma intensa com uma dessas entidades, usando de sua sensitividade natural e observação para repetir os poderes ensinados.
#42 Fábio_CM Enviado : 18/05/18 09:21
Omnix, o que o Rywv quis dizer é que a entidade não é, necessariamente, uma professora que lhe ensina magia por magia de forma didática ou até consciente. As vezes, a única interação que estas entidades terão com o feiticeiro é permitir que ele permaneça por perto. Isso está na passagem que você colou:
Citação:
O que retoma aos tempos dos primeiros feiticeiros, que aprenderam a manusear o mana diretamente com entidades místicas de grande poder.

A habilidade especializada dos feiticeiros é a sensitividade, porque eles são capazes de sentir o mana. Seu atributo base é a percepção, porque eles precisam estar atentos aos detalhes para aprender o que presenciam.
Citação:
Neste momento de seu aprendizado, os feiticeiros procuram manter contato prolongado e de forma intensa com uma dessas entidades, usando de sua sensitividade natural e observação para repetir os poderes ensinados.

Nesse caso, a palavra ensinados é que destoa um pouco da mensagem que se quer passar. O ideal seria alguma coisa como "transmitidos" ou palavra nenhuma mesmo.
#43 Rywv Enviado : 19/05/18 10:48
Uma coisa que tinha esquecido de comentar é que a poção halito de dragão é citada no Caminho Dracônico o que da a entender que é exclusiva dele no entanto esta na basica e o Caminho do Druidismo cita uma poção para resistir a venenos e a doenças no entanto isso tbm esta na basica dentro da poção da restauração. Acredito que ambas as citações precisam ser removidas.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#44 Omnix Enviado : 19/05/18 15:00
Nesse caso, Fábio, acharia bem bacana fazer uma micro-alteração na descrição dos Feiticeiros para que ela passe a mensagem de forma mais exata, mais precisa. Me ofereço pra fazer isso, caso seja possível.

Acho importante que as referências que usamos para criar estejam bem claras, não permitam entendimentos dúbios.
#45 Fábio_CM Enviado : 07/06/18 15:08
Pessoal, temos algumas magias no verbete. Por favor, acompanhem e deem sugestões.

Omnix, prepare sua alteração que vamos levar a avaliação na primeira revisão das profissões e raças, que faremos logo.
#46 samuel.azevedo Enviado : 07/06/18 17:35
Considerando que eles terão contato com demônios ou mortos-vivos, talvez seja interessante uma magia para realização de pactos com estas entidades. Eu sugiro esta magia extraoficial Pacto.
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