Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Revisão de regra de criatura - Ataques múltiplos
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 5 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

2 Páginas <12
Revisão de regra de criatura - Ataques múltiplos Opções
#31 Azurius Enviado : 20/04/18 14:52
Julgo que seja a melhor saída Fábio.
#32 SonOfBalthor Enviado : 20/04/18 15:35
Creio ser a melhor opção, por que aí as criaturas vão continuar sendo perigosas
#33 Fábio_CM Enviado : 17/05/18 10:51
Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
#34 Omnix Enviado : 18/05/18 09:17
Caso ainda haja tempo, gostaria de entender mais sobre utilizar a mesma iniciativa para os múltiplos ataques.

Para fazer um exercício mental, vou imaginar um dragão em combate que pode morder, atacar com as garras e com a cauda.

Na cena que imagino, no tempo que ele dá uma mordida, sofre 2 ataques dos adversários. Dá uma garrada em um, leva mais um ataque, e em seguida derruba 3 adversários com a cauda.

Parece verossímil? Eu acho que ataques diferentes possuem velocidades diferentes. Inclusive, como o sistema de iniciativa é retroativo, seria muito bacana em termos de jogo todo mundo tentando matar um bicho poderoso antes de vir a vez dele na rodada usando aquele ataque lento mas arrasa-quarteirão.

Mal comparando, manter a iniciativa igual para todos os ataques é imaginar uma Naga, com muitos braços, atacando com uma Marreta, uma adaga e um arco com a mesma velocidade, com a mesma facilidade.

Na minha opinião, então, cada ataque deve rolar iniciativa individualmente.

Cordialmente,
#35 Fábio_CM Enviado : 18/05/18 09:33
É por uma questão de simplificação. Sim, o ideal seria uma velocidade para cada ataque. Mas isso seriam mais rolagem de dados, mais controle de iniciativa. Imagine lutar contra apenas 4 criaturas que atacam 3 vezes. Imagine contra 8!
#36 Omnix Enviado : 18/05/18 11:01
Cara, se o mestre resolver colocar um grupo de 5 lutando contra 8 Cérberos, joga as fichas pro alto e vai pra praia!! Hehehehehe

Supondo que boa parte dos personagens tem acesso à ataques múltiplos, vamos colocar as 5 pessoas gerando 7 ataques, cada um com sua iniciativa. Do outro lado, os Cérberos gerando 24 ataques! Um total de 31 ataques por turno! Hehehe

É, não sei. O exercício mental feito acima me parece a exceção, não? Ou vocês imaginam que esse poder de ataque múltiplo das criaturas será muito frequente?

Caso seja algo raro (e eu espero que sim, para não banalizar as criaturas que historicamente podem ter múltiplos ataques como hidras etc), eu preferiria essa sintonia fina de uma iniciativa por ataque.

Cordialmente,
#37 Azurius Enviado : 18/05/18 11:06
Omnix, vc pode votar contra e relatar o que acha que é o problema.
Assim, fica de forma destacada.
#38 Omnix Enviado : 18/05/18 11:16
Opa, valeu pela dica! Mas a verdade é que eu ainda não sei se isso consolida um voto meu contra a regra... Ela está bacana, e diminuir o realismo em prol da velocidade é algo louvável... Eu só queria discutir mais um pouco aqui para me ajudar a decidir. Rs Muito Feliz
#39 Fábio_CM Enviado : 18/05/18 13:04
Omnix escreveu:
Cara, se o mestre resolver colocar um grupo de 5 lutando contra 8 Cérberos, joga as fichas pro alto e vai pra praia!! Hehehehehe

Os filhotes de cérberos são de estágio 3. Um grupo de estágio médio pode lidar com uma ninhada deles.

Omnix escreveu:
Supondo que boa parte dos personagens tem acesso à ataques múltiplos, vamos colocar as 5 pessoas gerando 7 ataques, cada um com sua iniciativa. Do outro lado, os Cérberos gerando 24 ataques! Um total de 31 ataques por turno! Hehehe

É, não sei. O exercício mental feito acima me parece a exceção, não? Ou vocês imaginam que esse poder de ataque múltiplo das criaturas será muito frequente?

Atualmente não é muito frequente, mas a tendência é que se torne mais comum com a revisão das criaturas. Hoje não há nenhum destaque para indicar se uma criatura ataca uma vez ou mais. É preciso ler seu texto (as vezes grande) para descobrir. E isso nem sempre está escrito. No texto dos dragões do fogo, por exemplo, não há menção a múltiplos ataques na mesma rodada, mas não é nenhum exagero querer que eles tenham essa capacidade.

Como guerreiros e ladinos terão, na maioria das vezes, mais de um ataque por rodada (além do rastreador, e futuramente o berserker, ter essa possibilidade) algumas criaturas com foco combativo também deverão ter após a revisão, e essa informação deverá estar clara e acessível na ficha.

Omnix escreveu:
Caso seja algo raro (e eu espero que sim, para não banalizar as criaturas que historicamente podem ter múltiplos ataques como hidras etc), eu preferiria essa sintonia fina de uma iniciativa por ataque.

Não tem como prever. Alguns animais selvagens poderiam atacar múltiplas vezes (como um leão). Essas criaturas podem ser controladas por personagens dos jogadores. Imagine manipular duas iniciativas do PJ, mais duas do animal?

Reitero: concordo que o ideal seria uma iniciativa por ataque, mas isso aumentaria desnecessariamente o número de controles exigidos. Teríamos turnos muito prolongados, muitas rolagens de dados, além de dificultar o controle de Velocidade Básica.

Fora que as técnicas de combate de múltiplos ataques são na mesma iniciativa (embora nada diga que sejam, elas falam em ataques simultâneos ou sequenciais quase imediatos).
#40 Omnix Enviado : 18/05/18 17:55
Entendi e concordo agora.

Caberia entrar a regra mais trabalhosa como opcional em algum lugar?

Abraços.
#41 Fábio_CM Enviado : 19/05/18 00:19
Omnix escreveu:
Caberia entrar a regra mais trabalhosa como opcional em algum lugar?

Certamente na Tagmarpedia. Posteriormente o material poderia ser absorvido pelo livro de regras opcionais.
Usuários visualizando este tópico
Guest
2 Páginas <12
Ir para o Fórum