Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : 2.7 Guilda dos Trapaceiros (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 6 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

2.7 Guilda dos Trapaceiros Opções
#1 Fábio_CM Enviado : 11/03/18 19:33
Esta tarefa está aberta para descrever a Guilda dos Trapaceiros. É parte desta tarefa:

• Descrever o que é a guilda dos trapaceiros.
• Explicar qual o objetivo da especialização e diferenciá-la das outras, especialmente ladrões e piratas.
• Criar a lista de técnicas de combate avançadas para a especialização.
#2 Ares Enviado : 11/03/18 20:10
Que satisfação ver essas coisas saindo da Tagmarpedia.
#3 Sistema Automático Enviado : 11/03/18 20:29
A Terefa foi solicitada pelo usuário samuel.azevedo
#4 samuel.azevedo Enviado : 11/03/18 21:36
Primeira versão.
#5 Fábio_CM Enviado : 19/03/18 09:13
O texto está bom. As técnicas envolvem várias mecânicas ao mesmo tempo. Precisamos analisar devagar e talvez testar.
#6 samuel.azevedo Enviado : 19/03/18 09:59
Podemos fazer um playtest no PBF? Faríamos uma ficha para um trapaceiro e usaríamos algumas fichas para seus oponentes. Quer jogar como os oponentes? Qual o oponente ideal ou mediano contra um trapaceiro de estágio 5?
#7 Fábio_CM Enviado : 28/03/18 16:36
Não tenho conta de mestre no PBF e não sei exatamente como fazer as fichas por lá.
#8 samuel.azevedo Enviado : 28/03/18 20:20
Bom, eu posso criar (ainda tenho as permissões); mas primeiro vou tentar rever a mecânica para simplificá-la.
#9 samuel.azevedo Enviado : 31/03/18 17:27
Boa tarde,

Procurei simplificar o texto de Confundir Oponentes. Ficou melhor assim?

Abraços
#10 Fábio_CM Enviado : 02/04/18 14:38
Eu estou achando confundir oponente muito truncado (pior até do que combate com escudo). Veja o número de rolagens:

1. Rolagem para teste de confundir oponentes.
2. Rolagem do ladino de enganação. Uma rolagem para cada adversário, que varia de 1 a muitos
3. Rolagem de empatia da vítima para perceber a enganação. Uma rolagem para cada adversário. Tantas quantas forem as do número 2.
4. Rolagem de Moral das vítimas para determinar o quanto são enganadas. O número de testes pode varia de 0 até o número de oponentes.

Resultado, o uso desta técnica resulta no lançamento de no mínimo 1 dado (no caso de uma falha) mas que pode explodir facilmente para dezenas, com cada grupo de testes sendo comparados com um valor diferente (nível da técnica, enganação, empatia, moral).

Acho que ainda não está bom.
#11 samuel.azevedo Enviado : 05/04/18 15:11
Olá,

Análise interessante. Refiz o texto de Confundir Oponentes.

Abraço
#12 samuel.azevedo Enviado : 07/04/18 16:33
Algo mais?
#13 samuel.azevedo Enviado : 24/04/18 16:26
Fabio, acho que pode ir para votação...
#14 zetagmar Enviado : 24/04/18 20:54
Tava dando uma lida no texto e fica um pouco estranho algumas das afirmações existentes nele.
Afirmar que um trapaceiro não realiza um ato fora da lei é algo estranho, no mínimo ingenuo.

Ele se utiliza de truques que não são nada mais que adulterar documentos, se fazer passar por alguém, etc. Estes são todos meios ilegais.
Mentir em princípio é somente algo imoral, mas quando se faz passar por uma pessoa (Impostor - é ilegal), quanto a procedência de uma mercadoria (ilegal - se for roubada).
O trapaceiro busca meios não agressivos para conseguir chegar aos seus objetivos. Ele vai ludibriar você, achar que está fazendo um grande negócio, quando na verdade você está sendo enganado, comprando algo que não vale tanto, uma quantidade incorreta, etc.
Basicamente um trapaceiro encontra no ganancioso um meio de obter vantagens.

#15 zetagmar Enviado : 25/04/18 10:17
Andei pensando um pouco sobre a "hierarquia" para a Guilda dos Trapaceiros e me veio a seguinte ideia.

Mentiroso - Seria o equivalente a aprendiz. Neste caso o individuo passa a ser treinado e adquire a habilidade de mentir. Recebe +2 pontos na escolha de uma das habilidades Persuasão ou Sedução.
Fraudador - Seria o nível seguinte. Neste caso o individuo passa a ser capaz de efetuar fraudes das mais variadas, alterando mercadorias ou documentos. Recebe +2 pontos na escolha de uma das habilidade de Falsificação ou Escrita.
Impostor - O individuo passa a ser capaz de se passar por outra pessoa. Recebe +2 pontos na escolha de uma das habilidades Disfarce ou Etiqueta.
Vigarista - O individuo passa a ser capaz de aplicar golpes mais elaborados. Recebe +2 pontos na escolha de uma das habilidades Jogatina ou Barganha.
Ardiloso - O individuo é um trapaceiro de anos de prática, acumulando golpes e é capaz de aplicar golpes e arregimentar "associados". Recebe +2 pontos na escolha de uma das habilidades Liderança ou Língua.
#16 zetagmar Enviado : 25/04/18 10:38
A medida que o trapaceiro cresce em importância e o golpe, maior é o risco, mas também maior é a recompensa. Mas acreditar que um simples individuo é capaz de golpes fabulosos é tolice.
Um grande golpe é feito em escalas e necessita de vários integrantes para que as etapas se concretizem. Uma organização é importante e associados são imprescindíveis.
Associados não são aliados, mas outros trapaceiros que participam do golpe e que recebem seus dividendos no final.
Nível de Trapaceiro e associados.
Mentiroso - 0 trapaceiros
Fraudador- 1 a 3 associados;
Impostor - 1 a 7 associados;
Vigarista - 1 a 12 associados;
Ardiloso - 1 a 20 associados;

Lealdade dos Associados é determinado pelo teste de moral. Dependendo do comportamento do jogador, a lealdade dos personagens podem ser alterada para mais ou para menos.
#17 samuel.azevedo Enviado : 26/04/18 09:57
Bom dia, obrigado pelas sugestões!

Citação:
Tava dando uma lida no texto e fica um pouco estranho algumas das afirmações existentes nele.
Afirmar que um trapaceiro não realiza um ato fora da lei é algo estranho, no mínimo ingenuo.

Ele se utiliza de truques que não são nada mais que adulterar documentos, se fazer passar por alguém, etc. Estes são todos meios ilegais.
Mentir em princípio é somente algo imoral, mas quando se faz passar por uma pessoa (Impostor - é ilegal), quanto a procedência de uma mercadoria (ilegal - se for roubada).
O trapaceiro busca meios não agressivos para conseguir chegar aos seus objetivos. Ele vai ludibriar você, achar que está fazendo um grande negócio, quando na verdade você está sendo enganado, comprando algo que não vale tanto, uma quantidade incorreta, etc.
Basicamente um trapaceiro encontra no ganancioso um meio de obter vantagens.

Alterei o texto procurando absorver boa parte dessa sugestão.

Quanto a sugestão de Associados e Hierarquia, acredito que podem ficar por enquanto no tópico extraoficial. Colocar seguidores assim como parte da especialização deixaria ela desbalanceada. E a parte da hierarquia não precisa ser explicada agora, pode ficar para o livro das profissões para não deixar o texto tão grande.

Abraços
#18 samuel.azevedo Enviado : 05/05/18 16:30
Boa tarde, algo mais?
#19 Azurius Enviado : 05/05/18 19:26
Confundir o oponente tá com cara de habilidade e não de técnica.

Se não me engano da pra fazer coisas do tipo com enganação.
#20 samuel.azevedo Enviado : 05/05/18 23:10
Boa noite,

Citação:
Confundir o oponente tá com cara de habilidade e não de técnica.
Se não me engano da pra fazer coisas do tipo com enganação.

O comentário acima está equivocado, as habilidades que tem algo relacionado são enganação e persuasão. Porém a habilidade enganação permite basicamente mentir, disfarçar-se, ou imitar/personificar alguém. Entretanto, ela não menciona efeitos das mentiras durante o combate (que é o que a técnica proposta nesta tarefa faz). Já a habilidade persuasão, descreve a dificuldade de persuadir inimigos, mas também não descreve o efeito de uma tentativa de persuasão no meio de um combate. A técnica proposta nesta tarefa tem o objetivo de tratar efeitos específicos em combate por tentativas de enganação/persuasão.

Abraço

#21 Azurius Enviado : 06/05/18 08:02
Já pensou se eu for mencionar tudo que dá pra fazer em uma habilidade?
Além de limitar o campo de ação para futuras descobertas de uso, eu vou escrever textos extremamente volumosos e massantes.
#22 Fábio_CM Enviado : 10/05/18 13:39
Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
#23 Azurius Enviado : 10/05/18 17:45
Votei! Esse lance de ter um trapaceiro é bem bacana.
Vlw pelo trabalho, como sempre bem feito.
#24 samuel.azevedo Enviado : 13/05/18 11:39
Citação:
Votei! Esse lance de ter um trapaceiro é bem bacana.
Vlw pelo trabalho, como sempre bem feito.

Obrigado! Vindo de você, que também faz tantas tarefas bacanas, tal elogio é uma honra.
#25 Omnix Enviado : 16/05/18 10:28
Achei o trabalho excelente. Só teria duas contribuições.

Na verdade uma dúvida e uma contribuição.

1) Vi duas técnicas de combate descritas. Normalmente é tão pouco assim? Pergunto pq as Técnicas de Combate ainda são a "novidade" que tenho mais dificuldade de absorver, frente à minha experiência com o Tagmar 1. Indo apenas pela temática da coisa, trapaceiros costumam ter muitos golpes, truques e peraltices na manga.

2) Sobre a Técnica "Confundir o Oponente", senti falta de um nível (Absurdo, provavelmente) onde todos os inimigos se ataquem uns aos outros. Essa é uma cena clássica de filmes. Um bar, alguém dá uma garrafada na cabeça do outro e em pouco tempo há uma pancadaria generalizada.

No mais, irretocável. Parabéns!

Cordialmente,
#26 samuel.azevedo Enviado : 16/05/18 14:20
Obrigado pelos elogios.

1) A quantidade de técnicas da especialização, que em si só já são uma novidade do Tagmar 3.0, está no novo padrão das especializações de ladino e foi debatida e definida também durante a revisão do manual de regras. Mas não se preocupe, além destas técnicas, há as técnicas de combate gerais, e as técnicas de combate do ladino. Concordo com você que eles são cheios de truque, por isso procurei deixar as técnicas novas com mecânicas de efeitos sortidos o mais diverso possível - e depois isso deu trabalho pois foi preciso simplificar o texto para ser compreendido com mais clareza.

2) O efeito absurdo é o cinza, que está descrito na técnica. "Cinza: O usuário desta técnica pode confundir todos os adversários que estejam em seu campo de visão e possam lhe ouvir, e os fará se render ou fugir conforme a escolha do mestre." Depois da votação, este efeito pode ser colocado para revisão caso necessário, basta falar com Fabio.

Abraço
#27 Sistema de Votação Enviado : 19/05/18 00:00
Resultado da Votação "2.7 Guilda dos Trapaceiros":

Aprovado, 6 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
Azurius - Aprovado
Fábio_CM - Aprovado
isclopes - Aprovado
Omnix - Aprovado
samuel.azevedo - Aprovado
zetagmar - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest (3)
Ir para o Fórum