Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : [Revisão] Aprimorar Habilidades (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 6 85 %
Reprovado (precisa de melhorias) 1 14 %

[Revisão] Aprimorar Habilidades Opções
#1 Azurius Enviado : 23/04/18 12:51
Vamos iniciar os trabalhos de revisão da magia Aprimorar Habilidades, assim que tiver a primeira versão pronta eu já posto no verbete para que possamos discutir.
#2 Azurius Enviado : 23/04/18 13:37
Tópico pronto para ser discutido.

Aguardo o feedback dos senhores.
#3 Rywv Enviado : 23/04/18 18:28
1° opção
* Remover trabalhos em metal, sem sentido no rastreador.
* Remover lidar com animais, ja temos a magia treinar animais que afeta essa habilidade.
* Adicionar Sobrevivência, não temos nenhuma magia que afeta sobrevivência e tbm é bom lembrar que ela deixou de ser a habilidade especializada do rastreador.
*Adicionar Aplicar Esforço, é bom lembrar que essa habilidade não funciona só pra levantar peso mas tbm para pular.

2° opção é mto ampla, não tem pq o rastreador ter uma magia dessa.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#4 Azurius Enviado : 23/04/18 19:54
Vou trocar as habilidades na primeira opção.
#5 Azurius Enviado : 26/04/18 09:25
Alguém mais gostaria de sugerir algo?
#6 samuel.azevedo Enviado : 26/04/18 10:03
Gostaria de sugerir que mesclassem as opções 1 e 2 (deixando escolher entre 5 habilidades da lista de habilidades da opção 1 - falta excluir a de lidar com animais), com os níveis de efeito da opção 2.

Abraço
#7 Azurius Enviado : 26/04/18 10:11
Posso fazer um balanço Samuel. entre usar as habilidades da primeira e o nível da segunda.
Vou esperar mais alguém se pronunciar a respeito.
#8 SonOfBalthor Enviado : 26/04/18 10:46

Aprimorar Habilidades

Alcance: Pessoal
Duração: Uso(s)
Evocação: Instantânea

Ao adquirir pelo menos 1 nível neste encanto, o evocador terá de escolher até 3 habilidades e ao adentrar em uma especialização, este poderá escolher 5 novas habilidades. As habilidade que podem ser escolhidas são: Acrobacias, Ações Furtivas, Aplicar Esforço, Carpintaria, Corrida, Escalar Superfícies, Escapar, Lidar com Animais, Manusear Armadilhas, Medicina, Natação, Navegação, Sobrevivência, Trabalhos Manuais e Usar Sentidos. Somente as habilidades escolhidas terão seus níveis de dificuldade diminuídos de acordo com os efeitos abaixo; uma vez escolhida a habilidade não é mais possível trocá-la. Note que, caso o místico não possua nível na habilidade que tenha escolhido, este encanto não poderá ser utilizado.

Obs.: Este feitiço faz efeito pode ser evocado em conjunto ao uso de uma habilidade, caso seja evocado desta maneira não gastará a ação da rodada.

Aprimorar Habilidades 1: Bônus ou Redução de 1 Nível em um rolamento.
Aprimorar Habilidades 3: Bônus ou Redução de 1 Níveis em um rolamento. O encanto tem 2 usos.
Aprimorar Habilidades 5: Bônus ou Redução de 2 Níveis em um rolamento. O encanto tem 2 usos.
Aprimorar Habilidades 7: Bônus ou Redução de 2 Níveis em um rolamento. O encanto tem 3 usos.
Aprimorar Habilidades 9: Idem ao anterior, mas agora um dos usos pode transformar um rolamento Azul (Muito Difícil) torna-se Cinza (Crítico) e o Cinza (Crítico) torna-se Impossível. O encanto tem 3 usos.
#9 Azurius Enviado : 26/04/18 10:57
Vou adaptar o texto aqui. Obrigado pelas sugestões senhores.
#10 Azurius Enviado : 28/04/18 09:58
Pessoal, deem uma última olhada e vejam por favor se vocês identificam erros.

Eu estava com vontade de reduzir pra um uso só, e transformar a magia em nível 1, 3 e 5.

Grato pela ajuda.
#11 saulocr Enviado : 03/05/18 14:43
Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
#12 Omnix Enviado : 09/05/18 22:33
Justifiva do voto negativo: A justificativa do meu voto negativo é o fato desta magia ser puramente mecânica. Não tem temática alguma.
"Melhore uma das 73 habilidades a seguir"
Fica artificial. Eu entendo e acho bastante elegante a ideia de fusionar essas magias de melhoria. Mas sem amarrar temática alguma, é metajogo puro.
#13 Azurius Enviado : 10/05/18 17:47
Omnix escreveu:
Justifiva do voto negativo: A justificativa do meu voto negativo é o fato desta magia ser puramente mecânica. Não tem temática alguma.
"Melhore uma das 73 habilidades a seguir"
Fica artificial. Eu entendo e acho bastante elegante a ideia de fusionar essas magias de melhoria. Mas sem amarrar temática alguma, é metajogo puro.

Nem tudo precisa ser filosófico. Alguma coisas podem simplesmente ser mecânico.
Você jogou tagmar 1? Se sim eu não entendi a pergunta, as magias mecânicas que foram sintetizadas nesta e que mexem com habilidade são originárias de lá.
#14 Omnix Enviado : 10/05/18 18:16
Opa, joguei sim! Nosso grupo de RPG começou em Março de 1996 e jogamos basicamente Tagmar desde então. Acabamos de comemorar 22 anos de grupo! Nossa maior campanha, em Tagmar, durou 8 anos consecutivos, todo domingo, perdendo apenas 3 meses devido a problemas pessoais meus.

Mesmo nesse tempo, com as regras originais, sempre achamos o efeito pobre - apesar de, repare, originalmente ainda manter alguma temática. Faz sentido o Rastreador seguir trilhas melhor que todo mundo! Mecânica e temáticas se reforçado.

Agora a questão, que não é filosófica mesmo, mas sim de game design, é que mecânica e temática (entre outros elementos) devem se reforçar tanto quanto possível. Uma boa referência disso é o livro do excelente Jesse Schell, A Arte do Game Design, o Livro Definitivo (creio ser essa a tradução), falando especificamente do que ele chama de Tetraedro Elemental. Vale MUITO a pena catar esse livro ou mesmo baixar o app dele (de graça!) para celular.

Quando a magia vira "melhore qualquer coisa que você escolha na lista abaixo", a mecânica é excelente. Optimização bem feita. Consolida muitas magias. Mas o preço pago é a magia não se grudar tematicamente à mais ninguém.

Mas gente, isso vai estragar o sistema? Não, é óbvio. Eu só calhei de ter lido sobre isso, e deixei aqui meu voto baseado nessa leitura.

A intenção é contribuir.

Abraços!
#15 Azurius Enviado : 10/05/18 18:19
Se você tiver uma sugestão de texto introdutório que fique bonito, pode deixar aqui que sendo boa eu peço ao marcelo pra adicionar no fim da votação. Afinal um texto pra melhorar a plástica da magia não vai alterar em nada o trabalho votado.
Obrigado pela atenção.
#16 Omnix Enviado : 10/05/18 18:33
Eu gostaria muito de contribuir, mas acho que o problema não reside na plástica ou na temática da magia. Na minha opinião, o agrupamento de habilidades é que foi exagerado, entende? São tantas habilidades que torna muito difícil ter um fio condutor por trás. Como já está na votação, creio que não caiba repropor agora, do ponto de vista mecânico.

Caso seja reprovada, ao rediscutir levanto esse meu ponto novamente.
#17 Azurius Enviado : 10/05/18 18:56
Isso vem sendo discutido a muito tempo já meu amigo. A magia foi realmente pra sintetizar todas as habilidades que estavam sendo bonificadas em outros lugar. Pra você ter uma ideia essa magia vem sendo discutida desde 2016.
De qualquer forma agradeço sua participação.
#18 Omnix Enviado : 10/05/18 19:17
Imagina, Azurius. Tenho o maior prazer em debater e contribuir no que for possível. Pode contar. Abraços.
#19 Sistema de Votação Enviado : 12/05/18 00:00
Resultado da Votação "[Revisão] Aprimorar Habilidades":

Aprovado, 6 votos (85%)
Reprovado (precisa de melhorias), 1 votos (14%)

Votos individuais:
Azurius - Aprovado
Hazafer - Aprovado
isclopes - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
Rywv - Aprovado
samuel.azevedo - Aprovado
Omnix - Reprovado (precisa de melhorias)
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum