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2.2.7 Feitiços de sonhadores Opções
#31 SonOfBalthor Enviado : 14/04/18 16:21
O transporte das brumas deve fazer um teste contra resistência mágica dos alvos ou eles simplesmente serão levados dali? O evocador escolhe quem é levado correto?
#32 samuel.azevedo Enviado : 14/04/18 16:30
Correto, ele escolhe. Vou adicionar o aviso que as pessoas podem fazer a resistência se quiserem.

Adicionei o trecho:

Citação:
O feitiço pode atingir criaturas ou objetos. No caso de envolver uma criatura, a criatura transportada pode fazer um testes de RM para evitar o efeito, e se falhar ou se voluntariamente quiser ser carregada pelas brumas levará consigo o que estiver carregando. No caso de envolver e transportar objetos que não estão portados por uma criatura, há uma descrição de limite de peso. No caso de focar o efeito em algum objeto que está sendo portado por uma criatura, mas não focar na criatura, a aura do portador ainda assim protegerá o objeto, permitindo que a criatura faça uma RM para evitar que o objeto seja levado.
#33 Azurius Enviado : 14/04/18 17:45
Samuel, você consegue importar duas magias da básica que custem 2 pra sua lista?
Vou pedir pro Fábio adicionar mais duas magias na sua lista.
#34 samuel.azevedo Enviado : 16/04/18 16:35
As duas mais indicadas seriam Atravessar Objetos e Conjuração, mas as duas já são custo 1 na lista básica! Tem como alterar o custo?

#35 samuel.azevedo Enviado : 17/04/18 16:56
Aliás, já tem 1 da básica (Poção das Emoções). Desta forma abre espaço para uma magia nova aqui, além de pegar outra das básicas?
#36 samuel.azevedo Enviado : 17/04/18 17:35
Olá,

Então, as 2 da lista básica na lista dos sonhadores que eu vou indicar, considerando os custos atuais delas e suas características, são:

Atormentar
Poção das Emoções.

Esta última já estava na lista das 16, então com atormentar são 17. Falta uma.

Feitiço 18

Segredo das Fadas
Evocação: instantânea
Alcance: variável
Duração: variável

Este feitiço, ensinado pelas fadas aos primeiros sonhadores, permite fazer alguns efeitos variados conforme seu poder.

Segredo das Fadas 1 - Permite fazer um pó mágico brilhante que pode ser lançado imediatamente numa criatura a até 3m, a criatura poderá fazer RM para negar o efeito, mas se falhar, o pó permanecerá brilhando em seu corpo que sofrerá penalidade de -2 em sua RM por 10 rodadas.

Segredo das Fadas 2 - Idem anterior, mas o efeito causa penalidade de -2 na RM e na RF.

Segredo das Fadas 4 - no lugar de um pó, evoca um pequeno raio de luz colorida que pode ser lançada em uma criatura num raio de 9m, a criatura deve fazer RM e se falhar terá penalidades de -3 na RM, RF e -2 na defesa por até 20 rodadas.

Segredo das Fadas 6 - evoca 3 raios de luz de cores diferentes que podem atingir até 3 oponentes a 15 m do evocador. Cada oponente atingido pode fazer RM para não sofrer penalidades de -4 na RM, RF e defesa por 10 rodadas. Se 2 raios forem direcionados a um mesmo oponente, ele deve fazer uma só RM, se falhar, sofrerá -4 na RM, RM, e Defesa por 10 rodadas, e na próxima rodada ficará atordoado (durante a qual não poderá atacar ou se locomover mas poderá se defender). Se 3 raios forem direcionados a um mesmo oponente, este sofrerá imediatamente 4 de dano (na EH, ou se não tiver EH, na EF) e deverá fazer a RM para não sofrer os efeitos citados na situação de 2 raios.

Segredo das Fadas 8 - idem anterior, mas produz 7 raios de luz de cores diferentes, que pode ser direcionados a diferentes oponentes (só é possível direcionar 1, 2 ou 3 raios para um mesmo oponente da forma citada no efeito anterior) num raio de 30 m.

Segredo das Fadas 10 - idem anterior, mas qualquer quantidade dentre os 7 raios podem ser direcionados a um mesmo oponente. Se 1, 2 ou 3 raios forem direcionados a um mesmo oponente, é como descrito no efeito 6; cada raio adicional além destes causa instantaneamente +2 de dano por raio.

Abraços
#37 Fábio_CM Enviado : 18/04/18 08:25
samuel.azevedo escreveu:
Feitiço 14

Sonho Providencial

Como a magia é muito poderosa e realizada durante o sono, sugiro que se acrescente que o feiticeiro não recupera karma quando realiza este feitiço durante o sono.
#38 samuel.azevedo Enviado : 18/04/18 10:46
Fiz uma alteração para falar mais ou menos isso, só que a magia pode afetar uma pessoa tocada, logo botei a penalidade para quem está recebendo o benefício.

Abraço
#39 Fábio_CM Enviado : 18/04/18 11:56
Citação:
Feitiço 13
Sonambulismo

Um dos efeitos dura por 8 horas. No entanto, é importante deixar claro que o feitiço não força o sono e a pessoa pode despertar naturalmente antes disso mesmo sem um som alto ou ser tocada. Isso é critério do mestre e da história. Usar a feitiço em alguém que recém dormiu permitiria que o efeito durasse mais tempo, já usar o feitiço quase pela manhã certamente acarretará em uma duração menor.
#40 Fábio_CM Enviado : 18/04/18 11:57
samuel.azevedo escreveu:
As duas mais indicadas seriam Atravessar Objetos e Conjuração, mas as duas já são custo 1 na lista básica! Tem como alterar o custo?


Sim. Vejam os custos da lista básica e comentem por lá. Isso também será votado!
#41 Fábio_CM Enviado : 18/04/18 12:00
Citação:
Feitiço 18

Segredo das Fadas

Esta magia está muito poderosa, fazendo muitas coisas diferentes e um pouco confusa. Reduzir a RM é um poder com um potencial de combo extremamente alto. Não sei se vale a pena apostar nisso.
#42 samuel.azevedo Enviado : 18/04/18 12:27
Tem várias magias que dão penalidades a todas as colunas (incluindo RM), esta apenas foca penalidades específicas (e ainda assim, baixas). Mas vou procurar diminuir o tempo de duração delas.


Feitiço 18

Segredo das Fadas
Evocação: instantânea
Alcance: variável
Duração: variável

Este feitiço, ensinado pelas fadas aos primeiros sonhadores, permite fazer alguns efeitos variados conforme seu poder.

Segredo das Fadas 1 - Permite fazer um pó mágico brilhante que pode ser lançado imediatamente numa criatura a até 3m, a criatura poderá fazer RM para negar o efeito, mas se falhar, o pó permanecerá brilhando em seu corpo que sofrerá penalidade de -2 em sua RM por 4 rodadas.

As penalidades aplicadas não se acumulam, permanecendo a maior.

Segredo das Fadas 2 - Idem anterior, mas o efeito causa penalidade de -2 na RM e na RF por 6 rodadas.

Segredo das Fadas 4 - no lugar de um pó, evoca um pequeno raio de luz colorida que pode ser lançada em uma criatura num raio de 9m, a criatura deve fazer RM e se falhar terá penalidades de -3 na RM, RF e -2 na defesa por até 10 rodadas.

Segredo das Fadas 6 - evoca 3 raios de luz de cores diferentes que podem atingir até 3 oponentes a 15 m do evocador. Cada oponente atingido pode fazer RM para não sofrer penalidades de -3 na RM, RF e defesa por 10 rodadas. Se 2 raios forem direcionados a um mesmo oponente, ele deve fazer uma só RM, se falhar, sofrerá -4 na RM, RM, e Defesa por 10 rodadas, e na próxima rodada ficará atordoado (durante a qual não poderá atacar ou se locomover mas poderá se defender). Se 3 raios forem direcionados a um mesmo oponente, este sofrerá imediatamente 4 de dano (na EH, ou se não tiver EH, na EF) e deverá fazer a RM para não sofrer os efeitos citados na situação de 2 raios.

Segredo das Fadas 8 - idem anterior, mas produz 7 raios de luz de cores diferentes, que pode ser direcionados a diferentes oponentes (só é possível direcionar 1, 2 ou 3 raios para um mesmo oponente da forma citada no efeito anterior) num raio de 30 m.

Segredo das Fadas 10 - idem anterior, mas qualquer quantidade dentre os 7 raios podem ser direcionados a um mesmo oponente. Se 1, 2 ou 3 raios forem direcionados a um mesmo oponente, é como descrito no efeito 6; cada raio adicional além destes causa instantaneamente +2 de dano por raio.
#43 Rywv Enviado : 18/04/18 15:07
o problema é o combo, Segredo das Fadas + sufocar = morte.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#44 Fábio_CM Enviado : 18/04/18 15:13
Rywv escreveu:
o problema é o combo, Segredo das Fadas + sufocar = morte.

O pessoal cismou com o sufocar haha. A morte por sufocamento é o menos preocupante no feitiço, já que a sucessão ininterrupta de falha nos testes de RF tem a probabilidade reduzida a cada nova rodada. Além disso, o tempo pra morrer sufocado é tão grande que quase qualquer combate já vai estar encerrado antes da morte da vítima da magia.

Um problema maior é facilitar o acúmulo de penalidades depois de estar sob efeito desse feitiço.
#45 Rywv Enviado : 18/04/18 15:35
Segredo das Fadas ta tirando tanto RM quanto RF o que facilita mto o sufocar.

Segredo das Fadas 2 da menos 2 em RM e RF, isso ja anula a RM e RF que vc ganha com estagio sobrando só o que vc tem de bonus de Aura e Fisico.
Segredo das Fadas 4 da menos 3 em RM e RF.
Segredo das Fadas 6 da menos 4 em RM e RF.

Isso bonifica mto o sufocar, mas realmente não da pra saber se vai ser absurdamente forte.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#46 samuel.azevedo Enviado : 18/04/18 16:30
3a Tentativa

Feitiço 18

Segredo das Fadas
Evocação: instantânea
Alcance: 15 m
Duração: instantânea ou 10 rodadas (ver texto).

Este feitiço, ensinado pelas fadas aos primeiros sonhadores, permite fazer alguns efeitos variados conforme seu poder. A magia acerta os oponentes instantaneamente, mas eles podem se defender com sua RM conforme descrito nos efeitos. Cada raio pode ser mirado para um oponente diferente, ou mais de um raio podem ser mirados para um mesmo oponente, a critério do evocador.

Os raios podem ter as seguintes cores e efeitos:

- Vermelho - causa dano instantâneo de 1 ponto (na EH, ou se não tiver EH, na EF) por nível do efeito.
- Laranja - se oponente falhar na RM, foge apavorado por 1 rodada por nível do efeito em sua maior velocidade possível.
- Amarelo - se oponente falhar na RM, sofre penalidade de 1 ponto na iniciativa a cada 2 níveis do efeito (arredondando para cima).
- Verde - se oponente falhar na RM, sofre penalidade de -1 na defesa a cada 3 níveis do efeito (arredondando para cima).
- Azul - se oponente falhar na RM, sofre penalidade de -1 coluna em todos os testes para cada 3 níveis do efeito (arredondando para cima).
- Anil - se oponente falhar na RM, é empurrado para uma distância de 0,5 m a cada nível do efeito, mas o oponente só cai se for afastado mais de 1,5 m.
- Violeta - se oponente falhar na RM, é atordoado por 1 rodada para cada 4 níveis do efeito (arredondando para cima).

A duração é instantânea apenas para o efeito vermelho, e de 10 rodadas para os demais.

Segredo das Fadas 1 - evoca 2 raios de luz de cores distintas.
Segredo das Fadas 2 - evoca 3 raios de luz de cores distintas.
Segredo das Fadas 4 - evoca 4 raios de luz de cores distintas.
Segredo das Fadas 6 - evoca 5 raios de luz de cores distintas.
Segredo das Fadas 8 - evoca 6 raios de luz de cores distintas.
Segredo das Fadas 10 - evoca 7 raios de luz de cores distintas.
#47 Fábio_CM Enviado : 18/04/18 16:45
Está bem mais simples de entender.

Na versão anterior falava em efeitos que podiam ou não serem direcionados contra o mesmo alvo. E agora? Não precisa, porque as luzes são distintas?

Acho que ficou bom.
#48 samuel.azevedo Enviado : 18/04/18 16:47
Fabio, se for mesmo ter 18 magias; além das 15 acima por favor acrescente: Atormentar e Poção das Emoções da lista básica e Segredo das Fadas.

Aceito sugestão de nomes melhores para Segredo das Fadas.

Abraços
#49 Fábio_CM Enviado : 18/04/18 17:00
samuel.azevedo escreveu:
Fabio, se for mesmo ter 18 magias; além das 15 acima por favor acrescente: Atormentar e Poção das Emoções da lista básica e Segredo das Fadas.

Aceito sugestão de nomes melhores para Segredo das Fadas.

Abraços

Atormentar e Poção das Emoções, assim como as magias já existentes, podem ser visualizadas na tabela do verbete 2.8, mas não aparecem na listagem em cima deste tópico. As duas primeiras porque estão vinculadas ao verbete das feitiços básicos e as outras (como Pesadelo) porque já são oficiais e não podem ser votadas de novo.

Segredo das Fadas não é ruim. Mas alguma coisa como Maldição das Fadas também cairia bem.
#50 SonOfBalthor Enviado : 19/04/18 08:18

Amigo Imaginário escreveu:

Evocação: Variável
Alcance: 10 m
Duração: Variável


Sugiro trocar a evocação da criatura de instântanea para 1 à 3 rodadas como réplicas.

O alcance pode diminuir para 5 m.

Amigo Imaginário escreveu:
e pode realizar seus feitiços através deles (mas todos os feitiços gastam o karma do sonhador).


Qual é o limite por rodada de feitiços? se for mais que 1 você está gerando ações extras.

Amigo Imaginário escreveu:
Um mesmo sonhador pode fazer qualquer quantidade de amigos imaginários, mas apenas um deles por vez pode viver permanentemente ao seu lado no mundo físico o acompanhando, aprendendo e evoluindo junto com ele, mas não pode se distanciar de 100 m dele por mais de 12h ou voltará para o mundo dos sonhos. O mundo dos sonhos é um sub-plano criado da imaginação do sonhador, cada sonhador tem seu mundo dos sonhos isolado e acredita-se que eles ficam no Éter.


Uma ilusão de ilusionista se não me engano tem limite máximo de 100 metros e não tem essa tolerância de tempo. Sugiro usar só a distância como parâmetro.

Amigo Imaginário escreveu:
Em alguns efeitos temporários deste feitiço, é possível convocar acumuladamente até 3 amigos imaginários materializados por um pequeno espaço de tempo. O amigo imaginário convocado só pode estar presente nos mesmos cômodos em que o sonhador estiver. Já dentro dos sonhos, é possível encontrar quantos amigos imaginários quanto o sonhador desejar.


É possível ter 3 temporários e um permanente?

Amigo Imaginário escreveu:
O amigo imaginário volta para o mundo dos sonhos quando o sonhador dormir ou ficar inconsciente, e ao acordar, ele terá que evocar um de seus amigos se desejar, usando esta magia. Quando o sonhador passar de estágio, apenas um de seus amigos imaginários que passou mais tempo no "mundo real" deve evoluir.

Cada amigo imaginário sabe falar o mesmo idioma nativo do sonhador, e tem uma aparência fixa, que deve ser escolhida cuidadosamente em seu ritual de criação entre: a) um animal pequeno, b) uma mistura entre duas criaturas, ou c) um ser humanoide de até 2m de altura. No caso de um animal pequeno, ele terá a capacidade de guardar um volume de até 10 kg de objetos por estágio em uma bolsa dimensional dentro de uma gema em sua testa ou outra parte de seu corpo. No caso de uma mistura de 2 criaturas, ele terá os ataques e as habilidades naturais das 2 criaturas. No caso de um ser humanoide, ele terá a ficha de um guerreiro ou ladino. O estágio inicial do amigo imaginário é igual ao efeito do feitiço que o criou.

Além disso, o amigo imaginário tem os atributos Físico 0, Força = Intelecto do sonhador+ Carisma do sonhador -2, Agilidade = Intelecto do sonhador + Percepção do sonhador -2, Aura = Aura do sonhador -1, Intelecto = Intelecto do sonhador -1, Carisma = Carisma do Sonhador-1, Percepção = Percepção do sonhador -1.

Os amigos imaginários tem Karma = 0, VB = percepção do sonhador x 5 m, e possuem 10 de EH por estágio, e são tratados como seres imateriais, ou seja, só podem ser atingidos por magia ou armas mágicas. Eles não possuem EF, e quando sua EH acaba, eles voltam para a imaginação do sonhador e poderão ser convocados novamente com esta magia apenas no dia seguinte.


Não seria melhor ele ter uma ficha meio que predefinida assim como enviados, demônios e outras criaturas evocaveis.

Abço
#51 samuel.azevedo Enviado : 19/04/18 11:12
Bom dia,

Obrigado pela análise! Troquei as evocações de instantâneas para 1 rodada, mas deixei o tempo de evocação variável pois para criar um amigo imaginário a evocação é ritual.

Diminui o alcance para 5 m.

Alterei o primeiro parágrafo para explicar que o sonhador gasta sua ação e karma para evocar o feitiço através do amigo.

Deixei apenas a distância como parâmetro para a criatura desaparecer.

Citação:
É possível ter 3 temporários e um permanente?
Graças a sua pergunta reparei que não havia descrição de como é a evocação do amigo "permanente", então, acrescentei isso nos efeitos. Além disso, coloquei um limite de 3 temporários ou 2 temporários e 1 permanente.

Quanto a ficha, o jogador deve fazer quando for preparar o ritual de criação de cada amigo imaginário - acrescentei isso na nova versão.

Abraços
#52 SonOfBalthor Enviado : 20/04/18 10:52
Bruma Nociva escreveu:
Este feitiço cria uma bruma que irá se expandir contra 1 ou mais criaturas dependendo do nível do efeito. A bruma atrapalha e nos efeitos mais fortes também causa dano por rodada. O dano deve ser descontado primeiro na EH, e quando não houver EH, será na EF.


Eu não consegui entender como uma bruma causa dano na EH do alvo, o que você acha de colocar algum efeito para poder causar dano na EH.

Bruma Nociva escreveu:
Os oponentes afetados pela bruma podem fazer RM para sofrer apenas metade dos efeitos.

Acho que causar dano quando a vítima passa em RM muito forte.

Bruma Nociva escreveu:
Bruma Nociva 1 - cria uma bruma pequena e a lança contra 1 oponente a até 25 m de distância. O oponente pode fazer RM para resistir ao efeito, se falhar, a bruma o segue por 10 rodadas, causando penalidades de -1 em todas as colunas.

Bruma Nociva 2 - idem anterior, mas pode ser lançada contra 3 oponentes, e a penalidade é de -2.

Bruma Nociva 4 - cria uma bruma pequena que pode ser lançada contra 1 oponente a até 50 m de distância. A bruma é magicamente tóxica e causa instantaneamente 4 de dano, mas o oponente pode fazer RM para sofrer metade desse dano e resistir ao efeito secundário, e se falhar, sofrerá penalidades de - 3 em todas as colunas e 1 de dano por rodada nas próximas 10 rodadas.

Bruma Nociva 6 - idem anterior, mas a bruma pode atingir todas as criaturas (menos o evocador) num raio de 15 m dele.

Bruma Nociva 8 - idem anterior, mas a bruma é mais forte, causando instantaneamente 8 de dano, mas os seres afetados podem fazer RM para sofrer metade desse dano e resistir ao efeito secundário, quem falhar, sofrerá penalidades de - 4 em todas as colunas e 2 de dano por rodada nas próximas 15 rodadas.

Bruma Nociva 10 - idem anterior, mas o raio da bruma é de 30 m, e a duração é de 20 rodadas.


Nos níveis eu discordo da forma com que a bruma faz seus alvos. A bruma deveria visar uma área e também poder ser fixada a uma alvo, como é possível como manipulação de luz, escuridão e afins. Mas não acho que uma mesma bruma possa ser fixada em múltiplos alvos. Até mesmo pq se cada um decidir ir pra uma extremidade e sair da magia o que iria acontecer? Entende?

Os níveis podem falar do tamanho da área, Das penalidades, do dano causado.

Uma última coisa, essa magia deveria ter um alcance lá em cima. Sugiro uns 20 metros.
#53 samuel.azevedo Enviado : 20/04/18 12:02
Citação:
Acho que causar dano quando a vítima passa em RM muito forte.

Concordo, cortei as partes que permitiam isso.

Citação:
Uma última coisa, essa magia deveria ter um alcance lá em cima. Sugiro uns 20 metros.

O alcance varia conforme o nível do efeito.

Modifiquei um pouco os efeitos, feiticeiros não podem causar dano em área.

A bruma é encantada e fica envolvendo os alvos que falharem na RM, o efeito visual é uma bruma rodeando uma pessoa. O efeito prático é como uma mosca que fica voando na cabeça de alguém o perturbando, só que no caso a bruma atrapalha os sentidos.
#54 SonOfBalthor Enviado : 20/04/18 12:37
Umas outras considerações, a bruma em si atrapalha a visão do alvo? O alcance de 25m é que o evocador pode lançar a magia ou o tamanho da névoa em si? ela se prende aos alvos ou apenas ao local e quem tiver dentro do local tem que fazer o teste de RM?
#55 samuel.azevedo Enviado : 20/04/18 13:42
O tamanho da bruma é o suficiente para envolver cada criatura afetada. Alterei o texto para explicar que ela se divide e envolve a cabeça de cada criatura afetada, fazendo um zumbido abafado. Ela não atinge uma área, ela se divide para atingir um número de criaturas.

Grato
#56 Azurius Enviado : 20/04/18 14:50
A visão da criatura é alterada?
Eu tava olhando a magia e ela realmente ia ficar mais chamativa e útil pro feiticeiro se ela fosse em área.
Te aconselho a dar uma olhada no padrão de escuridão.
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